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TURISMO DE CASSINOS DO DESTINO TURÍSTICO IGUAÇU: AS MOTIVAÇÕES DOS TURISTAS BRASILEIROS

CASINO TOURISM IN THE TOURIST DESTINATION IGUAÇU: THE MOTIVATIONS OF BRAZILIAN TOURISTS

TURISMO DE CASINO EN EL DESTINO TURÍSTICO IGUAZÚ: LAS MOTIVACIONES DE LOS TURISTAS BRASILEÑOS

Resumo:

O turismo de cassinos é o tema da presente investigação, cujo recorte espacial contempla a região do Destino Turístico Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, que oferta jogos de apostas como um de seus produtos. A pesquisa contribui para reduzir uma lacuna existente na literatura sobre turismo de cassinos no Brasil, buscando entender as motivações dos fluxos para estes atrativos a partir da perspectiva do turista. O objetivo geral é identificar os fatores motivacionais que levam os turistas brasileiros a visitar os cassinos do Destino Turístico Iguaçu. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e documental, tendo como fonte de dados comentários de turistas na plataforma TripAdvisor. A captura dos comentários ocorreu com o uso de um software em Python, obtendo-se uma amostra de 2.197 comentários em língua portuguesa, entre agosto de 2012 e março de 2020. A tabulação e o processamento dos dados foram realizados com mecanismos para análise de textos do software R, que gerou um conjunto de quadrigramas (sequências de quatro palavras), para catalogar os fatores motivacionais que emergiram do corpus analisado. Aplicando análise de conteúdo, os quadrigramas foram classificados nas categorias motivacionais do modelo bidimensional push e pull proposta por Dann (1977) e Crompton (1979). Observou-se que as motivações que mais incentivam o turista a frequentar os cassinos (push) se concentram nos fatores “novidade”, seguido de “socialização” e “repouso e relaxamento”. No que tange às características que atraem os turistas para os cassinos (pull) aparecem os fatores “infraestrutura”, seguido de “bares e entretenimento” e “acomodações e transporte”.

Palavras-chave:
Turismo; Cassinos; Motivação; Push e Pull; TripAdvisor

Abstract:

Casino tourism is the subject of this research, whose spatial focus is the Tourist Destination Iguaçu, on the triple border between Brazil, Paraguay, and Argentina, and which offers gambling as one of its products. The research contributes to filling a gap in the literature on casino tourism in Brazil, seeking to understand the factors that prompt visitors to these attractions, from the tourist's perspective. The general objective is to identify the motivational factors that lead Brazilian tourists to visit the casinos of the Tourist Destination Iguaçu. The methodology used was of qualitative and documentary, and the source of data was comments from tourists on the TripAdvisor platform. The comments were captured using Python software, obtaining a sample of 2,197 comments written in Portuguese, between August 2012 and March 2020. The data were tabulated and processed, using the R software to analyze the text contained in the comments. This analysis generated a set of quadrigrams (four-word sequences) to catalog the motivational factors that emerged from the analyzed corpus. Applying content analysis, the quadrigrams were classified into the motivational categories of the two-dimensional push and pull model proposed by Dann (1977) and Crompton (1979). It was observed that the motivations that most encourage tourists to visit casinos (push) are centered around the factors “novelty”, followed by “socialization” and “rest and relaxation”. Regarding the characteristics that attract tourists to the casinos (pull), the factor “infrastructure” appears first, followed by “bars and entertainment” and “accommodation and transport”.

Keywords:
Tourism; Casinos; Motivation; Push and Pull; TripAdvisor

Resumen:

El turismo de casino es objeto de la presente investigación, cuyo foco espacial incluye la región del Destino Turístico Iguazú, en la triple frontera entre Brasil, Paraguay y Argentina, que ofrece el juego como uno de sus productos. La investigación contribuye a reducir un vacío existente en la literatura sobre el turismo de casino en Brasil, buscando comprender las motivaciones de los flujos a estas atracciones desde la perspectiva del turista. El objetivo general es identificar los factores motivacionales que llevan a los turistas brasileños a visitar los casinos del Destino Turístico Iguazú. La metodología utilizada fue de carácter cualitativo y documental, teniendo como fuente de datos los comentarios de los turistas en la plataforma TripAdvisor. Los comentarios fueron capturados utilizando el software Python, obteniendo una muestra de 2.197 comentarios en portugués, entre agosto de 2012 y marzo de 2020. La tabulación y el procesamiento de datos se realizaron con mecanismos de análisis de texto del software R, que generó un conjunto de cuadrigramas (secuencias de cuatro palabras), para catalogar los factores motivacionales que surgieron del corpus analizado. Aplicando el análisis de contenido, los cuadrigramas se clasificaron en las categorías motivacionales del modelo bidimensional push y pull propuesto por Dann (1977) y Crompton (1979). Se observó que las motivaciones que más animan a los turistas a visitar los casinos (push) se concentran en los factores “novedad”, seguidos de “socialización” y “descanso y relajación”. En cuanto a las características que atraen a los turistas a los casinos (pull), aparecen los factores “infraestructura”, seguido de “bares y entretenimiento” y “alojamiento y transporte”.

Palabras clave:
Turismo; Casinos; Motivación; Push y Pull; TripAdvisor

INTRODUÇÃO

O tema do artigo aborda o turismo de cassinos no Destino Turístico Iguaçu, na tríplice fronteira lo calizada na região Oeste do Estado do Paraná, espaço em que se forma a conurbação transnacional entre Foz do Iguaçu (Brasil) com Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina) (Cury, 2010Cury, M. J. F. (2010). Territorialidades transfronteiriças do Iguassu (TTI): interconexões, interdependências e interpenetrações nas cidades da tríplice fronteira-Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Leste (PY) e Puerto Iguazú (AR). Pesquisa defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Paraná. Curitiba.). O município de Foz do Iguaçu se constitui no elo com o poder de atração de fluxos originários de localidades mais distantes e adota, mesmo que informalmente, a gestão integrada de turismo, em que os cassinos são divulgados como oferta existente em sua área de abrangência e o turista con sidera que eles pertencem ao referido município (Foz do Iguaçu Destino do Mundo, 2020Foz do Iguaçu Destino do Mundo. Cassinos. Disponível em: <https://www.fozdoiguacudestinodomundo.com.br/cassinos> Acesso em: 09/2020.
https://www.fozdoiguacudestinodomundo.co...
; Gândara et al., 2011Gândara, J. M. G.; Souza, C. A.; Lacay, M. C. (2011). O marketing turístico como instrumento de produção e transformação do espaço na região de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros ao lago de Itaipu. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 5(2),19-42.).

Em estudo recente, Chaves, Oliveira, Lima e Fedrizzi (2022Chaves, M. G. S., de Oliveira, B. T., de Lima, R. T., & Fedrizzi, V. L. P. (2022). O cassinismo como fator de desenvolvimento turístico: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal. Tramitação processual (2014-2021). Ateliê Do Turismo, 6(1), 19-38.) revelaram ser importante a retomada da discussão sobre a prática de jogos de apostas esportivas, ou cassinismo, por ser um fator de desen volvimento social, econômico e turístico. Os resultados da pesquisa dos referidos autores indicaram que a autorização do cassinismo no Brasil acarretaria a intensificação da atividade turística, devido à sua capacidade de atração e entretenimento, além de contribuir para o aumento do recolhimento de impostos para o poder público e para a geração de empregos diretos e indiretos.

Tendo em vista a contextualização delineada, questiona-se: Quais são os fatores motivacionais que levam os turistas brasileiros a visitar os cassinos do Destino Turístico Iguaçu? A partir do questiona mento e do recorte espacial da investigação, delineou-se como objetivo geral da pesquisa, identificar os fatores que impulsionam e atraem os turistas a visitar os cassinos do Destino Turístico Iguaçu.

A contribuição desta pesquisa para a prática da gestão e do desenvolvimento do destino, decorre do fato de que os cassinos contribuem para melhorar a qualidade e a competitividade de destinos turísticos (Paixão & Paixão, 2015Paixão, D. L. D.; Paixão, A. C. M. Turismo de Cassinos : o segmento proibido no Brasil. In: Netto, A. P. & Ansarah, M. G. R. Produtos Turísticos e Novos Segmentos de Mercado: Planejamento, Criação e Comercialização. 1 ed. São Paulo: Manole, v. 1, p. 391-406, 2015 .). Nesse sentido, os resultados aqui obtidos podem subsidiar de cisões que ampliem o consumo deste tipo de atrações, aspecto já evidenciado por Gândara et al. (2013Gândara, J. M. G., Domareski Ruiz, T. C., Chim-Miki, A. F., & Biz, A. (2013). O ciclo de vida e o posicionamento competitivo dos produtos turísticos de Foz do Iguaçu desde a perspectiva dos atores locais. Investigaciones Turísticas, 6, 1-26.). Dessa forma, a partir dos resultados desta investigação, a cidade pode melhorar o seu de sempenho, por meio da adoção de estratégias para aproveitar melhor esse segmento turístico e por consequência fortalecer o seu papel de centro de distribuição turístico (Gosenheimer et al., 2021Gosenheimer, A., Feger, J. E., Minasi, S. M., Marynowski, J. E., & Da Silva, T. M. (2021). Foz do Iguaçu/PR na Perspectiva da Teoria do Espaço Turístico. Marketing & Tourism Review , 6(2).).

A relevância acadêmica desta pesquisa se sustenta na medida em que Foz do Iguaçu é o destino turístico do Paraná que mais se destaca, todavia, os cassinos, enquanto atrativo turístico, na área de abrangência desta pesquisa, constitui uma lacuna, visto que há uma literatura nacional inci piente sobre o tema (Paixão & Paixão, 2015Paixão, D. L. D.; Paixão, A. C. M. Turismo de Cassinos : o segmento proibido no Brasil. In: Netto, A. P. & Ansarah, M. G. R. Produtos Turísticos e Novos Segmentos de Mercado: Planejamento, Criação e Comercialização. 1 ed. São Paulo: Manole, v. 1, p. 391-406, 2015 .; Penna, 2019Penna, C. M. (2019). Legalização dos cassinos e desenvolvimento regional: construindo alicerces para o debate. In: Planejamento e Políticas Públicas / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, n. 53.). As poucas incursões sobre a matéria no Brasil, em geral, abordam fatos históricos que retratam os cassinos no período em que o jogo era legalizado (Paixão, 2005Paixão, D. L. D. (2005 ). A Belle Époque do turismo brasileiro (1930-1945 ): os hotéis-cassino na era getulista. Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. São Paulo, SP: Roca.). Por seu turno, na literatura internacional o tema tem sido explorado por outro prisma, como os levados a cabo por Eadington (2002Eadington, W.R. (2002). A proliferação de cassinos e seu papel no desenvolvimento do turismo. In: Pearce, D. G.; Butler, R. W. Desenvolvimento em turismo: temas contemporâneos. São Paulo: Contexto, p. 157-175. ) que estudou os cassinos localizados na fronteira entre Canadá e Estados Unidos; Wong e Rosembaum (2012Wong, I. K. A.; Rosenbaum, M. S. (2012). Beyond hardcore gambling: Understanding why mainland chinese visit casinos in Macao. Journal of Hospitality and Tourism Research, 36(1), p. 32-51.), Chan et al. (2015Chan, S. H. J., Wan, Y. K. P., & Wong, I. K. A. (2015). Exploring the differences among Chinese casino gamblers’ characteristics, motivations, and behaviors. Journal of Vacation Marketing, 21(1), 23-36. https://doi.org/10.1177/1356766714542188 ) e Li et al. (2017Li, J., Wong, I. A., & Kim, W. G. (2017). Re-segmenting a gaming destination market: A fresh look at Mainland Chinese tourists in Macau. Journal of Vacation Marketing , 23(3), 205 -216. https://doi.org/10.1177/135 6766716647438 ) interessados nos fatores motivacionais que levam os turistas para os cassinos de Macau, e Carvalho (2021Carvalho, N. H. R. P. (2021) Winning isn´ t everything: push and pull factors of casinos in coastal Europe. Dissertação de Mestrado em Gestão de Negócios. Lisboa (Portugal): Universidade Católica Portuguesa.) que investigou as motivações de turistas que frequentam cassinos em zonas cos teiras da Europa (Portugal, França e Grécia). Assim, evidencia-se a relevância da presente pesquisa, visto que amplia conhecimentos sobre o assunto e contribui para diminuir as lacunas existentes sobre o turismo de cassinos na literatura nacional.

Postula-se utilizar o modelo push e pull proposto por Dann (1977Dann, G. M. (1977). Anomie, ego-enhancement and tourism. Annals of tourism research , 4(4), 184-194. https://doi.org/10.1016/0160-7383(77)90037-8 ) e incrementado por Crompton (1979Crompton, J. L. (1979). Motivations for pleasure vacation. Annals of tourism research, 6(4), 408-424. https://doi.org/10.1016/0160-7383(79)90004-5 ), visto que combina duas perspectivas, uma psicológica, inerente a fatores internos dos indivíduos que os impulsionam a viajar, e outra externa, ligada ao destino, evidenciando fatores que atraem o turista àquele local, proporcionando um olhar bidimensional sobre o objeto estudado. O interesse recai na compreensão do fenômeno e sua possibilidade de comparação, visto que o modelo foi utilizado para analisar as motivações de viagem a cassinos em outros países, permitindo entender melhor o comportamento do consumidor. Ressalta-se que o desígnio aqui não incide na listagem de fatores, visto que essa se mostra variável a cada estudo e modifica-se de acordo com o objeto de análise (Rodrigues & Mallou, 2014Rodrigues, A. S.; Mallou, J. V. (2014). A influência da motivação na intenção de escolha de um destino turístico em tempo de crise econômica. International Journal of Marketing, Communication and New Media, 2(2).), mas sim, na exploração dos fatores mais relevantes na visão do consumidor/turista enquanto responsáveis pela visitação dos cassinos no espaço estudado.

Quanto à população e amostra a ser considerada, apesar de ser um destino internacional, o foco recai sobre o público brasileiro. Tal decisão leva em conta Paixão e Gândara (1998Paixão, D. L. D., & Gândara, J. M. G. (1998). A Legalização dos Cassinos no Brasil: uma análise comparativa das situações governamentais em outros países. Turismo: Visão e Ação, 1(2), 09-22. https://doi.org/10.14210/rtva.v1n2.p09-22 ) os quais já esti mavam que 80% do fluxo de turistas para os cassinos da região se constituía de próprios brasileiros. Constatação similar ocorreu nos estudos de Gosenheimer et al. (2021Gosenheimer, A., Feger, J. E., Minasi, S. M., Marynowski, J. E., & Da Silva, T. M. (2021). Foz do Iguaçu/PR na Perspectiva da Teoria do Espaço Turístico. Marketing & Tourism Review , 6(2).), no que se refere ao fluxo que se destina a Foz do Iguaçu.

No que tange à origem dos dados, busca-se a exploração do conteúdo gerado pelos usuários em redes sociais, em virtude dos atuais avanços na tecnologia da informação e comunicação que im pactam no turismo, proporcionando aos gestores e entidades promotoras do turismo criar valor aos turistas (Buhalis, 2019Buhalis, D. (2019). Technology in tourism-from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review . https://doi.org/10.1108/TR-06-2019-0258 ; Sousa et al., 2021Sousa, M. C. P. B.; Fernandes, A. L.; Pequeno, V. M. Utilização de Conteúdo Gerado pelo Utilizador Para Suportar a Criação de Destinos Turísticos Inteligentes. CISTI (Iberian Conference on Information Systems & Technologies / Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação) Proceedings, [s. l.], n. 16, p. 1-4, 2021.). A partir deste entendimento, optou-se pelo site Tri pAdvisor (tripadvisor.com.br) como fonte dos dados, uma vez que, ele é especializado em comen tários de viagens, portanto, fazendo com que a pesquisa se caracterize como documental (Cohen et al., 2014Cohen, S. A., Prayag, G., & Moital, M. (2014). Consumer behaviour in tourism: Concepts, influences and opportunities. Current issues in Tourism, 17(10), 872-909. https://doi.org/10.1080/13683500.2013.850064 ; Manosso, 2015Manosso, F. C. (2015 ). O espaço urbano turístico de Curitiba nas fotografias on-line: uma análise na rede social instagram. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Setor de Ciências da Terra da UFPR, Curitiba.).

Feitas as considerações pretéritas, a seção seguinte é dedicada à fundamentação teórica, aprofun dando-se no modelo bidimensional push e pull. A terceira seção é reservada para exposição dos procedimentos metodológicos adotados para esta pesquisa que impactaram na forma de trata mento e apresentação dos dados. A quarta seção expõe os achados da pesquisa, confrontando-os com o referencial teórico. Por fim, aborda-se de que maneira o estudo deu conta dos objetivos almejados e suas limitações.

REVISÃO DE LITERATURA

O assunto abordado nesta seção envolve, de forma sintética, dois temas: o turismo de jogos e o modelo bidimensional para análise das motivações de viagem a destinos ligados a jogos.

Turismo de Cassinos

O turismo de cassinos é considerado temático ou de interesse especial, refletindo o desenvolvimen- to do turismo moderno em que se busca vender uma experiência, estímulos emocionais e sensa- ções, não produtos (Bulatovic et al., 2017Bulatović, I., Stranjančević, A., Lacmanović, D., & Raspor, A. (2017). Casino business in the context of tourism development (case: Montenegro). Social Sciences, 6(4), 146. https://doi.org/10.3390/socsci6040146 ). O cassino, como forma de jogo regulamentado, é o mais associado ao turismo, constituindo-se num tipo de atrativo que mais gera tempo de permanência do turista na localidade (Eadington, 2002Eadington, W.R. (2002). A proliferação de cassinos e seu papel no desenvolvimento do turismo. In: Pearce, D. G.; Butler, R. W. Desenvolvimento em turismo: temas contemporâneos. São Paulo: Contexto, p. 157-175. ; Boullón, 1999Boullón, R. C. (1999). Los Municipios Turísticos. Editorial Trillas. ). Uma das razões pelas quais o jogo de cassino se tornou tão popular foi o volume de impostos que gera, os quais podem ser revertidos no incremento da economia e na sociedade (Carvalho, 2021Carvalho, N. H. R. P. (2021) Winning isn´ t everything: push and pull factors of casinos in coastal Europe. Dissertação de Mestrado em Gestão de Negócios. Lisboa (Portugal): Universidade Católica Portuguesa.). Assim, os cassinos encontram-se normatizados em quase todos os países do mundo, com raras exceções, como é o caso do Brasil (Paixão & Paixão, 2015Paixão, D. L. D.; Paixão, A. C. M. Turismo de Cassinos : o segmento proibido no Brasil. In: Netto, A. P. & Ansarah, M. G. R. Produtos Turísticos e Novos Segmentos de Mercado: Planejamento, Criação e Comercialização. 1 ed. São Paulo: Manole, v. 1, p. 391-406, 2015 .).

À medida que o jogo evoluiu, não só as concessões mudaram, mas também o negócio dos cassinos. Na atualidade, a receita não relacionada a apostas de Las Vegas é superior à obtida por meio dos jogos (LVC & VA, 2021LVC & VA, LAS VEGAS Convention & Visitors Authority. Tourism Tracker. Disponível em:<https://www.lvcva.com/research/> 2021. Acesso em: 02/2021.
https://www.lvcva.com/research/...
). Esse fato, corrobora os achados de Minasi e Pereira (2017Minasi, S. M.; Pereira, G. S. (2017). Os fatores pull de um destino turístico: Uma análise sobre Las Vegas. IX Semintur e II COPEH na Universidade Caxias do Sul.) os quais eviden ciaram que as apostas não estavam na principal razão dos turistas visitarem os cassinos. Nesse sentido, conforme esclarece Schwartz (2019Schwartz, D. G. (2019). Futures of Gaming: How Casinos and Gambling Might Evolve in the Near Future. Gaming Law Review, 23(5 ), 306-318.), com o tempo, o modelo de negócios dos cassinos mudou para obter receitas de diferentes fluxos de demanda, como hospedagem, restaurante e entretenimento, dando lugar à resorts de cassino que oferecem uma multiplicidade de serviços, proporcionando ao cliente uma experiência muito mais ampla do que apenas jogos de apostas.

Motivação com enfoque no turismo de cassinos

O turismo é uma atividade que ocorre a partir do deslocamento de pessoas na qual o turista se co loca em busca de sensações ímpares e experiências marcantes (Panosso Netto & Gaeta, 2010Panosso Netto, A.; Gaeta, C. (2010). Turismo de experiência. São Paulo: SENAC, 2010.; Pezzi & Vianna, 2015Pezzi, Eduardo; Vianna, Silvio Luiz Gonçalves. (2015 ). A Experiência Turística e o Turismo de Experiência: um estudo sobre as dimensões da experiência memorável. (Artigo). Turismo em Análise, v. 26, n. 1, especial 2015 . Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/283811197_A_Experiencia_Turistica_e_o_Turismo_de_Experiencia_um_estudo_sobre_as_dimensoes_da_experiencia_memoravel). Identificar os fatores motivacionais que conduzem as pessoas à viagem é essencial para entender o público-alvo e o desenvolvimento do produto turístico (Nakatani et al., 2017Nakatani, M. S. M.; Gomes, E. L.; Nunes, M. P. (2017). Diferentes Olhares da Comunicação no Turismo: entendendo três localidades paranaenses como destino e produto turístico. Revista Turismo em Análise, 28(3), 474-491.; Nikjoo & Ketabi, 2015Nikjoo, A. H.; Ketabi, M. (2015 ). The role of push and pull factors in the way tourists choose their destination. Anatolia, v. 26, n. 4, p. 588-597, 2015 .). Os motivos consistem nas necessidades dos indivíduos, as quais direcionarão o seu processo de decisão (Adams et al., 2015Adams, K., Snyder, J., Crooks, V. and Johnston, R. (2015), "Tourism discourse and medical tourists’ motivations to travel", Tourism Review, Vol. 70 No. 2, pp. 85-96. https://doi.org/10.1108/TR-04-2014-0015 ). Assim, para esta pesquisa, acompanha-se Hirata e Braga (2017Hirata, F. A.; Braga, D. C. (2017). Demanda turística e o estudo sobre motivação. Boa Vista/RR. Editora da UFRR., p. 17) no que concerne à importância de estudar a motivação de viagem, pois, como afirmam, “embora a análise sistemática de fatores socioeconômicos e demográficos da demanda [...] seja im portante, ela se torna ainda mais relevante quando conjugada à análise dos indivíduos que a com põe”. Assim, a perspectiva teórica que orienta o estudo se concentra nos modelos motivacionais.

Se, de um lado temos o desejo do turista ir ao encontro do destino, objeto de seu desejo, por outro, as atrações turísticas são compostas por recursos que possuem a capacidade de chamar a aten ção desses turistas, podendo ser atributos tangíveis ou intangíveis (Coelho, 2015Coelho, M. F. (2015). O que atrai o turista? Gestão da competitividade de destinos a partir de atrações e da atratividade turística. Rosa dos Ventos, 7(4), 489-505. DOI: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v7iss4p489 ). Nesse sentido é que se destaca o modelo bidimensional push pull de Dann (1977Dann, G. M. (1977). Anomie, ego-enhancement and tourism. Annals of tourism research , 4(4), 184-194. https://doi.org/10.1016/0160-7383(77)90037-8 ; 1981) e Crompton (1979Crompton, J. L. (1979). Motivations for pleasure vacation. Annals of tourism research, 6(4), 408-424. https://doi.org/10.1016/0160-7383(79)90004-5 ), visto que, além de retratar a motivação do indivíduo, permite a reflexão sobre os atributos do destino ou atrativo turístico. Conforme indicam os estudos de Lee (1966) citado por Li e Qi (2019Li, F. S., & Qi, H. (2019). An investigation of push and pull motivations of Chinese tourism doctoral students studying overseas. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 24, 90-99. https://doi.org/10.1016/j.jhlste.2019.01.002 ), o uso da análise bidimensional acerca das motivações dos deslocamentos das pessoas já era genericamente utilizado no âmbito da migração humana, mas não aplicado para estudos de Turismo. É usual en contrar estudos que focam apenas em um campo das motivações (Minasi & Pereira, 2017Minasi, S. M.; Pereira, G. S. (2017). Os fatores pull de um destino turístico: Uma análise sobre Las Vegas. IX Semintur e II COPEH na Universidade Caxias do Sul.). Todavia, é possível encontrar na literatura, estudos de turismo, nos quais as duas categorias são abordadas (Chen & Chen, 2015Chen, L. J., & Chen, W. P. (2015). Push-pull factors in international birders' travel. Tourism management, 48, 416-425. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.12.011 ; Prayag & Ryan 2011Prayag, G.; Ryan, C. (2011). The relationship between the ‘push’ and ‘pull’ factors of a tourist destination: The role of nationality-an analytical qualitative research approach. Current issues in Tourism , 14(2), 121-143.).

Visto que para a presente investigação é importante compreender as duas facetas das motivações para o turismo de cassinos, dedica-se mais espaço para tratar dos fundamentos do modelo push e pull. Para Cohen et al. (2014Cohen, S. A., Prayag, G., & Moital, M. (2014). Consumer behaviour in tourism: Concepts, influences and opportunities. Current issues in Tourism, 17(10), 872-909. https://doi.org/10.1080/13683500.2013.850064 ), a simplicidade e a abordagem intuitiva é que fazem do modelo o mais aplicado para levantar as explicações do comportamento do consumidor no turismo, cuja intera ção entre os dois fatores pode ser utilizada para estabelecer um segmento de mercado (Caber & Albayrak, 2016Caber, M., & Albayrak, T. (2016). Push or pull? Identifying rock climbing tourists' motivations. Tourism Management, 55, 74-84. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.02.003 ).

No estudo pioneiro, que visou a compreender por que os turistas escolhiam um determinado resort em Barbados, Dann (1977Dann, G. M. (1977). Anomie, ego-enhancement and tourism. Annals of tourism research , 4(4), 184-194. https://doi.org/10.1016/0160-7383(77)90037-8 ) identificou fatores que classificou como push, os quais foram susten tados em dois conceitos sociopsicológicos. O primeiro, anomie, que envolve o desejo de transpor o sentimento de isolamento, fruto da vida cotidiana (Dann, 1977; Crompton, 1979Crompton, J. L. (1979). Motivations for pleasure vacation. Annals of tourism research, 6(4), 408-424. https://doi.org/10.1016/0160-7383(79)90004-5 ). Isto pode ser explicado por elementos da vida urbana, visto que a cidade pode gerar estados de tensão devido à poluição, deterioração de valores culturais, excessiva densidade populacional, ao trânsito e outros problemas que acarretam um elevado desejo de fuga desse ambiente (Hirata & Braga, 2017Hirata, F. A.; Braga, D. C. (2017). Demanda turística e o estudo sobre motivação. Boa Vista/RR. Editora da UFRR.). O segundo, ego-enhancement, parte do desejo das pessoas serem notadas fazendo com que tenham interesse em melhorar os conhecimentos acerca do mundo, tratando-se do ego-aperfeiçoamento e autorreconhecimento (Crompton, 1979). Essas necessidades humanas seriam supridas pelas via gens (Dann, 1977; Crompton, 1979; Hirata & Braga, 2017). O modelo proposto por estes autores apresenta como motivações psicológicas: fuga, autoexploração, relaxamento, prestígio, regressão, melhoria das relações de parentesco e a facilidade na interação social - e duas motivações de âm bito cultural - novidade e educação. Pode-se sintetizar esse debate sugerindo que os fatores push incluem fatores que “empurram” o turista para a necessidade de continuar uma viagem de jogo (Wong & Rosenbaum, 2012Wong, I. K. A.; Rosenbaum, M. S. (2012). Beyond hardcore gambling: Understanding why mainland chinese visit casinos in Macao. Journal of Hospitality and Tourism Research, 36(1), p. 32-51.).

Já os fatores pull, que têm sido muito menos estudados (Minasi & Pereira, 2017Minasi, S. M.; Pereira, G. S. (2017). Os fatores pull de um destino turístico: Uma análise sobre Las Vegas. IX Semintur e II COPEH na Universidade Caxias do Sul.), são fatores que atraem o consumidor para um local específico. Crompton (1979Crompton, J. L. (1979). Motivations for pleasure vacation. Annals of tourism research, 6(4), 408-424. https://doi.org/10.1016/0160-7383(79)90004-5 ) assevera que os fatores pull pos suem como chamariz as características particulares de determinado atrativo ou destino. A reputa ção de um local, lazer, atividades, o número ou a dimensão dos cassinos, a qualidade de hotéis e comida são considerados fatores que atrairão pessoas que querem jogar (Minasi & Pereira, 2017; Carvalho, 2021Carvalho, N. H. R. P. (2021) Winning isn´ t everything: push and pull factors of casinos in coastal Europe. Dissertação de Mestrado em Gestão de Negócios. Lisboa (Portugal): Universidade Católica Portuguesa.). O cerne da questão é evidenciar por que se escolhe determinado destino em de trimento a outro. Nesse sentido, Baloglu e Uysal (1996Baloglu, S., & Uysal, M. (1996). Market segments of push and pull motivations: A canonical correlation approach. International journal of contemporary Hospitality Management, 8(3), 32-38. https://doi.org/10.1108/09596119610115989 ), defendem que o êxito da promoção de um destino turístico está na capacidade de melhor responder a um conjunto de necessidades de determinados segmentos de mercado. Os referidos autores testaram o modelo bidimensional para análise e concluíram que existe uma relação significativa entre motivação e atributos do destino, indicando que o exame simultâneo desses fatores seria mais útil para segmentar mercados, pro jetar programas e pacotes, bem como orientar decisões sobre estratégias para o desenvolvimento de destinos.

Assim, se observam no Quadro 1 os fatores push e pull mais comuns na literatura, a partir de Fakeye e Crompton (1991Fakeye, P. C., & Crompton, J. L. (1991). Image differences between prospective, first-time, and repeat visitors to the Lower Rio Grande Valley. Journal of travel research, 30(2), 10-16. https://doi.org/10.1177/004728759103000202 ), Crompton e McKay (1997).

Quadro 1
Fatores push e pull citados na literatura

Os fatores push-pull, enquanto rol de dimensões, tendem a sofrer adaptações e acréscimos à medi da que novos fatores vão surgindo, fruto das pesquisas empíricas. O mérito do emprego do modelo está no olhar bidimensional do que impulsiona e do que atrai, pois a descrição de fatores indivi dualmente se mostra variável, conforme cada objeto estudado (Rodrigues & Mallou, 2014Rodrigues, A. S.; Mallou, J. V. (2014). A influência da motivação na intenção de escolha de um destino turístico em tempo de crise econômica. International Journal of Marketing, Communication and New Media, 2(2).; Minasi & Pereira, 2017Minasi, S. M.; Pereira, G. S. (2017). Os fatores pull de um destino turístico: Uma análise sobre Las Vegas. IX Semintur e II COPEH na Universidade Caxias do Sul.; Whyte, 2017White, L. J. (2017). Understanding the relationship between push and pull motivational factors in cruise tourism: A canonical correlation analysis. Wiley, p. 557 - 568.). Os autores Park et al. (2015Park, S. H., Lee, C. K., & Miller, J. C. (2015 ). A comparative study of the motivations, activities, overall satisfaction, and post-trip behaviors of international tourists in Macau: Mainland Chinese, Hongkongese, Taiwanese, and Westerners. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 20(10), 1174-1193. https://doi.org/10.1080/10941665 .2014.965184 ) concordam com esse pensamento, a ponto de declarar que é vital para as estratégias de marketing, em especial, visando ao turismo internacional, conhecer as motivações de diferentes culturas utilizando um modelo baseado nos conceitos push e pull. Estes autores investigaram turistas oriundos da China, Hong Kong e Taiwan que optaram pelo destino turístico Macau. Como conclusão de seus estudos, identificaram três fa tores push (novidade e diversão; relaxamento e fuga; vida noturna) e quatro fatores pull (atmosfera excitante e relaxante; recursos culturais locais; jogos de apostas e entretenimento; destino famoso). O Quadro 2 demonstra os diversos segmentos dentro do turismo em que o modelo bidimensional foi explorado.

Quadro 2
Uso da teoria push-pull para análise das motivações turísticas

A partir dos estudos evidenciados no Quadro 2, as pesquisas de Baloglu e Uysal (1996Baloglu, S., & Uysal, M. (1996). Market segments of push and pull motivations: A canonical correlation approach. International journal of contemporary Hospitality Management, 8(3), 32-38. https://doi.org/10.1108/09596119610115989 ), Park et al. (2015Park, S. H., Lee, C. K., & Miller, J. C. (2015 ). A comparative study of the motivations, activities, overall satisfaction, and post-trip behaviors of international tourists in Macau: Mainland Chinese, Hongkongese, Taiwanese, and Westerners. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 20(10), 1174-1193. https://doi.org/10.1080/10941665 .2014.965184 ), Minasi e Pereira (2017Minasi, S. M.; Pereira, G. S. (2017). Os fatores pull de um destino turístico: Uma análise sobre Las Vegas. IX Semintur e II COPEH na Universidade Caxias do Sul.), Li e Qi (2019Li, F. S., & Qi, H. (2019). An investigation of push and pull motivations of Chinese tourism doctoral students studying overseas. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 24, 90-99. https://doi.org/10.1016/j.jhlste.2019.01.002 ), Katsikari et al. (2020Katsikari, C., Hatzithomas, L., Fotiadis, T., & Folinas, D. (2020). Push and pull travel motivation: segmentation of the Greek market for social media marketing in tourism. Sustainability, 12(11), 4770. https://doi.org/10.3390/su12114770) e Carvalho (2021Carvalho, N. H. R. P. (2021) Winning isn´ t everything: push and pull factors of casinos in coastal Europe. Dissertação de Mestrado em Gestão de Negócios. Lisboa (Portugal): Universidade Católica Portuguesa.) forneceram evi dências teóricas e empíricas sobre os fatores push e pull. A título de exemplo, Katsikari et al. (2020) investigaram se a análise de segmentação de mercado baseada em fatores push e pull aplica-se ao contexto das mídias sociais. Os resultados mostraram que os turistas gregos estão segmentados em quatro fatores push: “conhecimento/intelectual”, “novidade/aventura”, “escape/entretenimento/ prestígio” e “esportes”; e em quatro fatores pull: “cultura/história”, “atividades/esportes”, “natureza/ ar livre” e “segurança/luxo”. Os autores concluíram que as mídias sociais podem atrair todos esses segmentos para o mercado de turismo grego.

Observa-se que a motivação turística na perspectiva do modelo push e pull foi adotada como funda mento teórico para diferentes tipos de destinos e atrativos, mostrando-se consistente. Os fatores estudados na literatura foram incrementados ao longo das pesquisas aplicadas, mas as característi cas dos fatores convergem para a estrutura teórica dos fatores de Dann (1977Dann, G. M. (1977). Anomie, ego-enhancement and tourism. Annals of tourism research , 4(4), 184-194. https://doi.org/10.1016/0160-7383(77)90037-8 ) e Crompton (1979Crompton, J. L. (1979). Motivations for pleasure vacation. Annals of tourism research, 6(4), 408-424. https://doi.org/10.1016/0160-7383(79)90004-5 ). Considera-se o exame do referencial teórico suficiente para proporcionar ao leitor uma compreen são do tema (Galvão, 2011Galvão, M. C. B. (2011) Levantamento bibliográfico e pesquisa científica. In: Fundamentos de Epidemiologia. Barueri: Manole.) e orientar a análise efetuada, cujos procedimentos metodológicos são expressos na seção a seguir.

METODOLOGIA

A pesquisa, quanto à sua finalidade, está caracterizada como pesquisa aplicada e no que respeita a sua natureza, assume o caráter observacional (Oliveira, 2021Oliveira, A. P. W. L. C. (2021). Metodologia científica. Curitiba: Contentus.), pois tem como base fatos que já aconteceram (relatos pós-viagem) que são observados sem a interferência do pesquisador.

Quanto à abordagem, é de natureza qualitativa (Martins & Theóphilo, 2016Martins, G. A.; Theóphilo, C. R. (2016) Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas, 3ª edição. São Paulo: Atlas.; Minayo, 2016Minayo, M. C. S. (ORG.). (2016). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes. ), visto que busca descobrir e entender a complexidade e a interação de elementos relacionados com as motivações que levam os turistas a visitarem os cassinos sem o uso de procedimentos estatísticos. No que tange aos objetivos, se apresenta como de natureza explicativa (Oliveira, 2021Oliveira, A. P. W. L. C. (2021). Metodologia científica. Curitiba: Contentus.), ao buscar identificar quais fatores contribuem para a ocorrência da viagem e visita ao atrativo cassino.

No que concerne ao recorte temporal, esta pesquisa contempla comentários na plataforma TripAd visor de agosto/2012 até março/2020. Já na seara dos procedimentos técnicos, abrange a pesquisa bibliográfica (discute o tema baseado em livros e artigos) e documental (acessa o diário on-line (rela tos de viagens) e textos disponíveis no TripAdvisor (Martins & Theóphilo, 2016Martins, G. A.; Theóphilo, C. R. (2016) Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas, 3ª edição. São Paulo: Atlas.). Os passos adotados para alcançar os resultados pretendidos com a investigação são sintetizados no Quadro 3.

Quadro 3
Passos para coleta e tratamento dos dados.

Nesta linha de ação, o processamento e o tratamento dos dados estão condizentes com os preceitos da pesquisa qualitativa, visto que não se busca tratar a informação estatisticamente, mas sim consta tar a presença das motivações de viagem para os cassinos do Destino Turístico Iguaçu. Isso, por meio da categorização dos quadrigramas nas dimensões push ou pull, a fim de promover uma discussão empírica e teórica sobre o tema, a qual será apresentada no próximo capítulo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para facilitar a análise, os resultados serão apresentados em quadros que conterão o total de qua drigramas identificados e aferidas quantas vezes uma mesma sequência de palavras se repete no corpus, formando a amostragem de apresentação, conforme indicado por Serra, Font, Ivanova (2016) e Flick (2008Flick, U. (2008). Amostragem. In: Flick, U. Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora, p.117-128.). Os comentários dos visitantes serão catalogados relacionando os quadrigramas com os fatores motivacionais push e pull, já apresentados e consolidados na literatura.

Fatores push identificados

No que tange aos fatores que empurram o turista para visitar os cassinos, a primeira variável que se destaca com 49 quadrigramas denomina-se “novidades” que se repetiram 140 vezes (Quadro 4). Pode-se inferir que grande parte dos turistas que comentam sua visita aos cassinos o consideram algo diferente evidenciando que este atrativo personifica a novidade.

Quadro 4
Análise temática do fator push “Novidades”

A novidade também apareceu nos estudos de Baloglu e Uysal (1996Baloglu, S., & Uysal, M. (1996). Market segments of push and pull motivations: A canonical correlation approach. International journal of contemporary Hospitality Management, 8(3), 32-38. https://doi.org/10.1108/09596119610115989 ), Moyano et al. (2012Moyano, C. A. M.; Lengler, J. F. B.; Mohsin, A. Análise das Motivações para o Lazer e a Atitude dos Jovens Brasileiros em Relação à Nova Zelândia como Destino Turístico. IX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (ANPTUR) - Universidade Anhembi Morumbi, 30 de agosto a 01 de setembro de 2012.) e Alberga ria (2016) como o fator impulsionador mais evidenciado ao analisarem diferentes tipos de atrativos. Destaca-se o estudo de Li et al. (2017Li, J., Wong, I. A., & Kim, W. G. (2017). Re-segmenting a gaming destination market: A fresh look at Mainland Chinese tourists in Macau. Journal of Vacation Marketing , 23(3), 205 -216. https://doi.org/10.1177/135 6766716647438 ) que se ocuparam de compreender as motivações dos turistas chineses que buscavam os cassinos em Macau, no qual a busca pela novidade foi significativa. Nes se sentido, esta constatação está em acordo com o aludido por Alves et al. (2017Alves, F. G., Costa, H. S., & Perinotto, A. R. C. (2017). 7. Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo. Marketing & Tourism Review , 2(2).), os quais alegam que o turista procura uma experiência inusitada, coadunando com Crompton e McKay (1997Crompton, J. L., & McKay, S. L. (1997). Motives of visitors attending festival events. Annals of tourism research , 24(2), 425-439. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(97)80010-2 ) no que tange ao desejo do turista vivenciar a surpresa.

Em segundo lugar emergiu a dimensão “socialização”, a qual foram associados 16 quadrigramas, que apareceram 146 vezes ao longo do corpus analisado (Quadro 5). Alguns exemplos foram se lecionados, indicando a socialização relacionada à fotografia “não pode tirar foto”, “não é possível tirar foto”. Nesse aspecto, o conjunto de comentários revela que há o interesse dos turistas na socialização, evidenciando o que foi indicado por Alves et al. (2017Alves, F. G., Costa, H. S., & Perinotto, A. R. C. (2017). 7. Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo. Marketing & Tourism Review , 2(2).), que o turista almeja, durante o tempo livre, aproveitar tudo que lhe é ofertado e fotografar tudo. Com suporte neste entendi mento é que se considerou o relato da proibição de fotos como evidência da importância desse fator motivacional.

Quadro 5
Análise temática do fator push “Socialização”

Apesar dos relatos de proibição, existem fotos de turistas no Tripadvisor que registraram suas pre senças nas salas de jogos dos cassinos da tríplice fronteira. O fato de ser proibido, não quer dizer que todos os turistas seguem esta regra. Panazzolo (2016Panazzolo, F. B. (2016). Turismo e Fotografia em tempos de Globalização digital: Narrativas sobre fotografias de viagens turísticas. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. Porto Alegre: PUCRS.) registrou o relato de uma turista que tirou foto ao lado de uma máquina caça-níquel, pois segundo ela “[...] aparecer nas imagens é poder mostrar para todos que estive lá […]”. Nesse mesmo sentido, Zucco et al. (2018Zucco, F. D., de Lima Pereira, M., Limberger, P. F., & Falaster, C. D. (2018). Avaliação da imagem de um destino turístico no Instagram. Turismo: Visão e Ação , 20(3), 490-499. https://doi.org/10.14210/rtva.v20n3.p490-499 ) ponderam que a fotografia evidencia o “eu estive lá”, alertando que, além da socialização, a fotografia é também evidência de externalização do conceito de prestígio. Nesse sentido, os achados coadunam com o entendimento de Alves et al. (2017Alves, F. G., Costa, H. S., & Perinotto, A. R. C. (2017). 7. Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo. Marketing & Tourism Review , 2(2).) de que as imagens compartilhadas através das redes sociais são um exercício de socialização, dessa forma, reforça os estudos de Crompton (1979Crompton, J. L. (1979). Motivations for pleasure vacation. Annals of tourism research, 6(4), 408-424. https://doi.org/10.1016/0160-7383(79)90004-5 ) para quem o turista busca tais oportunidades. No que tange a cassinos, Wong e Rosenbaum (2012Wong, I. K. A.; Rosenbaum, M. S. (2012). Beyond hardcore gambling: Understanding why mainland chinese visit casinos in Macao. Journal of Hospitality and Tourism Research, 36(1), p. 32-51.) encontraram a socialização como um forte componente na motivação dos turistas que frequentam esse tipo de destino.

Já o terceiro fator motivacional identificado refere-se ao item “repouso e relaxamento”, que agre gou três quadrigramas, e foi entendido como manifestação de interesse em atividades hedônicas. Esse conjunto sequencial de palavras ocorreu nove vezes ao longo dos textos analisados (Quadro 6). Essa dimensão revela que os turistas indicam em seus comentários que são impulsionados pelo desejo de diversão, fato também retratado por Carvalho (2021Carvalho, N. H. R. P. (2021) Winning isn´ t everything: push and pull factors of casinos in coastal Europe. Dissertação de Mestrado em Gestão de Negócios. Lisboa (Portugal): Universidade Católica Portuguesa.) ao estudar os fatores push de cassi nos da costa europeia. O fator “repouso e relaxamento” aparece nos achados em menor número de menções, situação similar aos estudos de Moyano et al. (2012Moyano, C. A. M.; Lengler, J. F. B.; Mohsin, A. Análise das Motivações para o Lazer e a Atitude dos Jovens Brasileiros em Relação à Nova Zelândia como Destino Turístico. IX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (ANPTUR) - Universidade Anhembi Morumbi, 30 de agosto a 01 de setembro de 2012.) e Albergaria (2016Albergaria, R. S. G. S. D. (2016). Turismo médico e estudo das motivações Push and Pull estudo de caso: Hospital da Luz Lisboa. Dissertação de Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde. ISCTE Business School Instituto Universitário de Lisboa, 2016.).

Quadro 6
Análise temática do fator push “repouso e relaxamento”

Os resultados evidenciam que para os turistas, cujos comentários fazem parte do corpus da pre sente investigação, o desejo pela busca de novidades é indubitavelmente o que mais os represen ta quando o foco está nos fatores push. Esse aspecto evidencia que o perfil identificado é de um buscador de novidades. Pode-se inferir que este grupo pesquisado ao cruzar a tríplice fronteira busca nos cassinos algo diferente do que é possível fazer no destino, esperando encontrar ali uma experiência nova.

Fatores pull identificados

No que diz respeito ao primeiro fator pull identificado tem-se “infraestrutura, alimentação e povo amigável”, referente, neste caso, à completude de uma experiência que representa bem a recepti vidade dos países de fronteira, em relação aos turistas de cassino. Neste item, somam-se 54 quadrigramas, os quais apareceram 214 vezes ao longo do texto, conforme apresentado no Quadro 7.

Quadro 7
Análise temática do fator pull “infraestrutura, alimentação e povo amigável”

Verifica-se que, isoladamente, é a dimensão com maior representatividade entre as obtidas a partir dos relatos de viagem. Nesse sentido, conforme apontado por Penna (2019Penna, C. M. (2019). Legalização dos cassinos e desenvolvimento regional: construindo alicerces para o debate. In: Planejamento e Políticas Públicas / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, n. 53.), os clientes de cassinos - sejam eles locais ou estrangeiros - também buscam payoffs não monetários advindos de experi ências sociais. Em geral, esses payoffs podem ser distribuídos em termos de experiências associa das à localização e à comodidade oferecida pela região que abriga os cassinos. Extraem-se alguns dizeres que servem de exemplos como “máquina aceitam nota real” ou “fica bem entrada cidade”, que denotam uma facilidade de acesso e uma preparação para receber aquele perfil de turistas (no caso, os brasileiros). Ao interpretar este fato, por meio da análise temática, leva-se em consideração Fakeye e Crompton (1991Fakeye, P. C., & Crompton, J. L. (1991). Image differences between prospective, first-time, and repeat visitors to the Lower Rio Grande Valley. Journal of travel research, 30(2), 10-16. https://doi.org/10.1177/004728759103000202 ), quando se referem a um tipo de povo amigável. Esse entendimento advém de outras observações da dimensão amigável, quando o turista diz “falam muito bem portu guês e auxiliam” e comenta “não há qualquer necessidade de traje formal”.

Em seguida, tem-se “bares e entretenimento noturno”, neste caso, trata-se da oferta dos cassinos como atrativo complementar a partir de Foz do Iguaçu e caracteriza-se como uma opção de entre tenimento noturno. Neste item somam-se 11 quadrigramas, os quais apareceram 40 vezes ao longo do texto, conforme apresentado (Quadro 8).

Quadro 8
Análise temática do fator pull “bares e entretenimento noturno”

Nesse aspecto, o estudo corrobora com os achados de Minasi e Pereira (2017Minasi, S. M.; Pereira, G. S. (2017). Os fatores pull de um destino turístico: Uma análise sobre Las Vegas. IX Semintur e II COPEH na Universidade Caxias do Sul.), que, ao investigar os fatores pull em Las Vegas, também observaram que os cassinos de lá se destacam como uma opção de entretenimento noturno. Tal evidência vem de alguns dizeres que servem de exemplos como “níquel roleta mesa poker” ou “mesa black jack roleta”, que denotam atração pelas apostas como diversão (Fakeye & Crompton, 1991Fakeye, P. C., & Crompton, J. L. (1991). Image differences between prospective, first-time, and repeat visitors to the Lower Rio Grande Valley. Journal of travel research, 30(2), 10-16. https://doi.org/10.1177/004728759103000202 ).

Como último fator pull identificado tem-se “acomodações e transporte”, referindo-se às facilidades e conveniência de acesso ao transporte e, principalmente, ao caso de os cassinos oferecerem algo gratuito. Nesse quesito, somam-se quatro quadrigramas, os quais apareceram 13 vezes ao longo do texto, conforme apresentado no Quadro 9.

Quadro 9
Análise temática do fator pull “acomodação e entretenimento”

Verifica-se que, além da conveniência, o turista evidencia ser atraído pela relação custo-benefício que se observa a partir dos comentários. Nesse sentido, pode-se inferir que nos relatos analisados, a estratégia de oferecer algum brinde (bebida ou refeição grátis, estadia em hotel com desconto, ou transporte) pode levar o consumidor a gastar mais dinheiro do que o cassino investiu na cor tesia (Philander et al., 2015Philander, K. S.; Abarbanel, B. L. L.; Repetti, T. (2015 ). Consumer spending in the gaming industry: evidence of complementary demand in casino and online venues. International Gambling Studies, 15 (2), 256-272.). Além disso, para Kim e Kang (2018Kim, J. H., & Kang, K. H. (2018). The effect of promotion on gaming revenue: A study of the US casino industry. Tourism Management , 65 , 317-326. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.05.005 ) é possível a complementaridade entre produtos de jogos e não-jogos (transporte por exemplo), o que significa dizer que produtos complementares criam mais demanda juntos do que sozinhos. Alguns dizeres servem de exemplos como “van busca levar volta” ou “transporte gratuito hotel cassino”, que denotam um sentimento de conveniência dos indivíduos (Fakeye & Crompton, 1991Fakeye, P. C., & Crompton, J. L. (1991). Image differences between prospective, first-time, and repeat visitors to the Lower Rio Grande Valley. Journal of travel research, 30(2), 10-16. https://doi.org/10.1177/004728759103000202 ).

O resultado aqui encontrado coaduna com a investigação de Minasi e Pereira (2017Minasi, S. M.; Pereira, G. S. (2017). Os fatores pull de um destino turístico: Uma análise sobre Las Vegas. IX Semintur e II COPEH na Universidade Caxias do Sul.), pois estas autoras, ao analisarem os fatores pull em Las Vegas, identificaram que aquele público pesquisado não apontou o jogo como fator motivacional preponderante. Aqui tem-se a mesma situação, visto que a atração por apostas foi alocada na dimensão “bares e entretenimento”, o que apresentou o percentual de 15,9%. Destaca-se, com quase 80%, a infraestrutura que pode ser traduzida para este recorte do estudo como ambiente amigável, ou seja, usufruir de uma infraestrutura onde se possa pagar seus consumos em geral em moeda nacional e se comunicar em português.

Deve-se ponderar, ainda, a existência de públicos distintos no cassino, o que ocasiona interesses diferentes, pois, segundo Penna (2019Penna, C. M. (2019). Legalização dos cassinos e desenvolvimento regional: construindo alicerces para o debate. In: Planejamento e Políticas Públicas / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, n. 53.), Paixão e Paixão (2015Paixão, D. L. D.; Paixão, A. C. M. Turismo de Cassinos : o segmento proibido no Brasil. In: Netto, A. P. & Ansarah, M. G. R. Produtos Turísticos e Novos Segmentos de Mercado: Planejamento, Criação e Comercialização. 1 ed. São Paulo: Manole, v. 1, p. 391-406, 2015 .), o público pode ser dividido entre jogadores e turistas e estes últimos podem ou não ter interesse no jogo. Isso pode explicar por que as pesquisas apontam que os serviços adicionais são mais destacados do que o jogo. Por exemplo, para os turistas que não tem interesse diretamente no jogo, o objetivo, segundo Penna (2019), é a experiência social, o que ele chama de payoff não monetário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na busca por combinar os dois conjuntos, tem-se pesquisas quantitativas que se ocupam em re alizar uma correlação canônica entre os fatores push e pull (White, 2017White, L. J. (2017). Understanding the relationship between push and pull motivational factors in cruise tourism: A canonical correlation analysis. Wiley, p. 557 - 568.). Por outro lado, nesta investigação, a opção por abordar o tema pelo viés qualitativo, permite inferir que os turistas que comentaram sua experiência nos cassinos, evidenciaram que são impulsionados como buscadores de novidade e, concomitantemente, são atraídos pela expectativa de encontrar a atmosfera (não -jogo) do cassino, ou seja, privilegiando o que Carvalho (2021Carvalho, N. H. R. P. (2021) Winning isn´ t everything: push and pull factors of casinos in coastal Europe. Dissertação de Mestrado em Gestão de Negócios. Lisboa (Portugal): Universidade Católica Portuguesa.) denomina de servicescape. Nesse sentido, conclui-se que o desafio dos cassinos, que são por definição casa de apostas, se constitui em oferecer a este turista, para quem o jogo é secundário (Minasi & Pereira, 2017Minasi, S. M.; Pereira, G. S. (2017). Os fatores pull de um destino turístico: Uma análise sobre Las Vegas. IX Semintur e II COPEH na Universidade Caxias do Sul.), atividades que o levem a se dirigir para lá.

Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os fatores que impulsionam e atraem os turistas a visitar os cassinos do Destino Turístico Iguaçu. Os fatores motivacionais foram obtidos através dos comentários publicados no Tripadvisor. As análises permitiram classificar os comentários de forma que eles corresponderam aos preceitos da ideia bidimensional push e pull proposta por Dann (1977Dann, G. M. (1977). Anomie, ego-enhancement and tourism. Annals of tourism research , 4(4), 184-194. https://doi.org/10.1016/0160-7383(77)90037-8 ) e Crompton (1979Crompton, J. L. (1979). Motivations for pleasure vacation. Annals of tourism research, 6(4), 408-424. https://doi.org/10.1016/0160-7383(79)90004-5 ). Tem-se, então, uma implicação gerencial relevante, na medida em que sugere que os cassinos devem atentar-se à sua capacidade de dispor e/ou melhorar seus serviços que gerem receitas do tipo não-jogo (por exemplo, serviços de restaurante e shows), pois o recorte da pesquisa evidencia um contingente de consumidores interessados na atmosfera do local e não necessariamente na prática do jogo que, a princípio, é a fonte geradora de receitas de um cassino.

Com a interpretação por meio da análise temática dos conteúdos, foi possível a classificação dos 150 quadrigramas, conformando-se três conjuntos de fatores que empurram (push) o turista para o atrativo turístico cassino na tríplice fronteira, sendo que a busca por novidades se evidencia com mais de dois terços dos quadrigramas. No que tange aos fatores que atraem (pull), também foram encontrados três conjuntos de fatores, destacando-se a infraestrutura, contemplando aspectos re lacionados a atividades não ligadas ao jogo. Tais achados estão em acordo e corroboram investiga ções feitas em outros países, tanto na Europa como nos Estados Unidos e Ásia.

Entretanto, nem todos os fatores propostos pela teoria emergiram nesta pesquisa. Tal fato pode ter ocorrido devido à utilização de um banco de dados secundário, cujos comentários foram expostos espontaneamente pelos turistas, e que não conseguiram representar todas as dimensões propos tas pelo modelo utilizado nesta investigação (Carvalho, 2021Carvalho, N. H. R. P. (2021) Winning isn´ t everything: push and pull factors of casinos in coastal Europe. Dissertação de Mestrado em Gestão de Negócios. Lisboa (Portugal): Universidade Católica Portuguesa.). Nesse caso, Kozinets (2014Kozinets, R. V. (2014). Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso.) já aponta va que o uso de dados coletados em redes sociais pode não trazer todas as variáveis esperadas por um modelo. Esse fato não invalida a presente pesquisa, visto que os achados estão de acordo com a teoria. Todavia, não permitem afirmar que as demais dimensões não são relevantes para os fre quentadores dos cassinos que compartilharam suas impressões na internet. Nesse caso, abrem-se oportunidades para realização de futuras pesquisas, adotando outro grupo, em que se pode aplicar diferentes formas de coletar os dados, como indicado por Kozinets (2014).

Ainda, foi possível compreender de maneira mais clara os fatores motivacionais que levam os tu ristas aos cassinos. Todavia, é preciso atentar para o aludido por Carvalho (2021Carvalho, N. H. R. P. (2021) Winning isn´ t everything: push and pull factors of casinos in coastal Europe. Dissertação de Mestrado em Gestão de Negócios. Lisboa (Portugal): Universidade Católica Portuguesa.), ao se pensar em estratégias de elaboração de produtos turísticos, visto que os fatores de atração (pull) podem variar bastante entre os turistas, pois valorizam diferentes atributos de destino em distintos níveis. Assim, os procedimentos adotados nesta pesquisa podem contribuir para obter informações com acurá cia, a fim de melhorar a vantagem competitiva dos cassinos e combinar os fatores push e pull para criar uma estratégia de marketing nas áreas de destino (Baloglu e Uysal, 1996Baloglu, S., & Uysal, M. (1996). Market segments of push and pull motivations: A canonical correlation approach. International journal of contemporary Hospitality Management, 8(3), 32-38. https://doi.org/10.1108/09596119610115989 ).

A investigação também tornou possível observar a existência de dois públicos nos cassinos, confor me retratado por Penna (2019Penna, C. M. (2019). Legalização dos cassinos e desenvolvimento regional: construindo alicerces para o debate. In: Planejamento e Políticas Públicas / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, n. 53.), Paixão e Paixão (2015Paixão, D. L. D.; Paixão, A. C. M. Turismo de Cassinos : o segmento proibido no Brasil. In: Netto, A. P. & Ansarah, M. G. R. Produtos Turísticos e Novos Segmentos de Mercado: Planejamento, Criação e Comercialização. 1 ed. São Paulo: Manole, v. 1, p. 391-406, 2015 .), ou seja, jogadores e turistas. Tal situação exige que a gestão dos cassinos repense estratégias no que tange a possibilidade de tirar fotos no seu recinto a fim de atender às demandas de cada um desses públicos (Machado et al., 2017Machado, D.; Medeiros, M.; Silva, B. (2017). Do voyeurismo virtual à aprendizagem social: efeitos da visualização de fotografias de viagens no comportamento dos usuários de redes sociais. Revista Turismo e Desenvolvimento. No. 27/28, 1423-1434.).

A limitação da pesquisa, conforme já citado, considera que se tratando de base de dados secun dária, nem todas as dimensões emergiram, tal como a dimensão prestígio. Duas situações podem indicar a ausência de algum aspecto ditado pela teoria: 1) a pesquisa foi baseada nos relatos dos usuários e não foram exploradas as fotos disponíveis no Tripadvisor; 2) uso de fonte de dados secundária, não sendo necessariamente constituída para atender aos conceitos da teoria ora estu dada (Kozinets, 2014Kozinets, R. V. (2014). Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso.). Nesse sentido, fica como possibilidade aprofundar o estudo, combinando a análise de conteúdo dos textos e das imagens compartilhadas pelos turistas, por meio de investiga ções que ampliem a compreensão do fenômeno aqui estudado.

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  • 1
    Este artigo foi apresentado oralmente no XVIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo - ANPTUR 2022, submetido no sistema Fast Track, e avaliado no processo Double-blind Review da revista Turismo: Visão e Ação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Mar 2023
  • Data do Fascículo
    Jan-Apr 2023

Histórico

  • Recebido
    29 Jul 2022
  • Aceito
    24 Out 2022
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