Acessibilidade / Reportar erro

O desenvolvimento da compreensão oral e em leitura em um programa temático baseado em tarefas

Resumos

Este trabalho discute o desenvolvimento das habilidades de compreensão oral e escrita em língua inglesa a partir da implementação de um programa temático de ensino baseado em tarefas em duas 5as séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados através de diários, gravações de aulas em áudio e vídeo, questionários e testes de rendimento em dois momentos do processo de implementação, de modo que os resultados pudessem ser comparados entre si. Para verificar se os ganhos de aprendizagem haviam sido significativos, duas 6as séries realizaram os mesmos testes de compreensão oral e em leitura e os seus resultados foram comparados com aqueles dos sujeitos desta pesquisa. Nos contextos pesquisados, os alunos apresentaram ganhos de aprendizagem, sendo eles mais significativos na habilidade de compreensão oral.


This paper discusses the development of both listening and reading skills of two groups of Brazilian secondary students learning English under a task-based thematic syllabus. The data were collected through weekly exchanged lesson diaries, audio- and videotaped sets of lessons, questionnaires, and achievement tests in two moments of the syllabus implementation so that the results could be compared. Aiming at investigating the students' learning gains in both reading and listening comprehension, two next-level groups of Brazilian secondary students were asked to carry out the same achievement tests and their results were compared to the ones achieved by the subjects. The results of this research show that the subjects had learning gains in listening more than in reading.


O desenvolvimento da compreensão oral e em leitura em um programa temático baseado em tarefas1 1 Este trabalho é um recorte de minha tese de doutorado que, em seu processo de elaboração, recebeu valiosas contribuições dos professores doutores Matilde V. R. Scaramucci (UNICAMP), José Carlos P. A. Filho (UNICAMP), Teresa O'Brien (Universidade de Manchester), Richard West (Universidade de Manchester) e, em particular, do professor Dr. John Robert Schmitz (UNICAMP), que me fez refletir e compreender sobre questões sociolingüísticas na elaboração das atividades da primeira Rede Temática desenvolvida para esta pesquisa.

Rosely Perez Xavier

Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO

Este trabalho discute o desenvolvimento das habilidades de compreensão oral e escrita em língua inglesa a partir da implementação de um programa temático de ensino baseado em tarefas em duas 5as séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados através de diários, gravações de aulas em áudio e vídeo, questionários e testes de rendimento em dois momentos do processo de implementação, de modo que os resultados pudessem ser comparados entre si. Para verificar se os ganhos de aprendizagem haviam sido significativos, duas 6as séries realizaram os mesmos testes de compreensão oral e em leitura e os seus resultados foram comparados com aqueles dos sujeitos desta pesquisa. Nos contextos pesquisados, os alunos apresentaram ganhos de aprendizagem, sendo eles mais significativos na habilidade de compreensão oral.

ABSTRACT

This paper discusses the development of both listening and reading skills of two groups of Brazilian secondary students learning English under a task-based thematic syllabus. The data were collected through weekly exchanged lesson diaries, audio- and videotaped sets of lessons, questionnaires, and achievement tests in two moments of the syllabus implementation so that the results could be compared. Aiming at investigating the students' learning gains in both reading and listening comprehension, two next-level groups of Brazilian secondary students were asked to carry out the same achievement tests and their results were compared to the ones achieved by the subjects. The results of this research show that the subjects had learning gains in listening more than in reading.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • BREEN, M.P. Process syllabuses for the language classroom. In: Brumfit, C.J. (Ed.). General English Syllabus Design Oxford: Pergamon Press and the British Council, 1984.
  • BREEN, M.P. Learner contributions to task design. In: Candlin, C.N.; Murphy, D. Language Learning Tasks Lancaster Practical Papers in English Language Education, 7. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall International, 1987a.
  • BREEN, M.P. Contemporary paradigms in syllabus design. Part I. Language Teaching, 20(2), p. 81-92, 1987b.
  • CANDLIN, C.N. Towards task-based language learning. In: Candlin, C.N.; Murphy, D. Language Learning Tasks Lancaster Practical Papers in English Language Education, 7. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall International, 1987.
  • ELLIS, R. Interpretation-based grammar teaching. System 21(1), p. 69-78, 1993.
  • ELLIS, R. Interpretation tasks for grammar teaching. TESOL Quarterly 29(1), p. 87-105, 1995.
  • FOTOS, S.; ELLIS, R. Communicating about grammar: a task-based approach. TESOL Quarterly 25(4), p. 605-626, 1991.
  • LONG, M.H. A role for instruction in second language acquisition: Task-based language teaching. In: Hyltenstam, K.; Pienemann,M. Modelling and Assessing Second Language Acquisition Clevedon: Multilingual Matters, 1985.
  • LONG, M.H.; CROOKES, G. Three approaches to task-based syllabus design. TESOL Quarterly 26(1), p. 27-56, 1992.
  • LONG, M.H.; CROOKES, G. Units of analysis in syllabus design - the case for task. In: Crookes, G.; Gass, S.M. (Org.). Tasks and Language Learning - Integrating Theory and Practice Clevedon: Multilingual Matters Ltd, 1993.
  • NUNAN, D. Designing Tasks for the Communicative Classroom Cambridge: CUP, 1989.
  • PRABHU, N.S. Procedural syllabuses. In: Read, J.A.S. (Ed.). Trends in Language Syllabus Design Cingapura: SUP, 1984.
  • PRABHU, N.S. Second Language Pedagogy Oxford: OUP, 1987.
  • RICHARDS, J.C.; PLATT, J.; WEBER, H. Longman Dictionary of Applied Linguistics London: Longman, 1986.
  • SCARAMUCCI, M.V.R. CELPE-Bras: Por que um exame comunicativo. In: Cunha, M.J.; Santos, P. (Org.). Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros Universidade de Brasília, DF, 1996.
  • SKEHAN, P. A Framework for the implementation of task-based instruction. Applied Linguistics 17(1), p. 38-62, 1996.
  • SKEHAN, P.; FOSTER, P. Task type and task processing conditions as influences on foreign language performance. Working Papers in English Language Teaching 3. London: Thames Valley University, 1995.
  • TERZI, S.B. A Construção da Leitura Campinas: Ed. Pontes, 1995.
  • WILLIS, J. A Flexible framework for task-based learning. In: Willis, J.; Willis, D. (Ed.). Challenge and Change in Language Teaching Oxford: Heinemann, 1996.
  • XAVIER, R. P. A aprendizagem em um programa temático de língua estrangeira (Inglês) baseado em tarefas em contextos de 5ª série do ensino fundamental. 1999. 358p. Vol.I e 181p. II - Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.
  • 1
    Este trabalho é um recorte de minha tese de doutorado que, em seu processo de elaboração, recebeu valiosas contribuições dos professores doutores Matilde V. R. Scaramucci (UNICAMP), José Carlos P. A. Filho (UNICAMP), Teresa O'Brien (Universidade de Manchester), Richard West (Universidade de Manchester) e, em particular, do professor Dr.
    John Robert Schmitz (UNICAMP), que me fez refletir e compreender sobre questões sociolingüísticas na elaboração das atividades da primeira Rede Temática desenvolvida para esta pesquisa.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Jan 2013
    • Data do Fascículo
      2004
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com