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Posicionamento estratégico e liderança em mercado globalizado sob o enfoque do Modelo Delta: o caso de uma holding latino-americana líder em P & D & I

Resumos

O ambiente competitivo globalizado requer respostas inovadoras das empresas a fim de colher os benefícios e superar possíveis barreiras inerentes a ele. As estratégias para lidar com a complexidade do ambiente contemporâneo de negócios têm suscitado o interesse acadêmico de um expressivo número de pesquisadores. Todavia, as teorias e práticas convencionais, fundamentadas nas propostas clássicas de posicionamento, não têm propiciado às empresas todas as respostas para que elas empreendam, satisfatoriamente, seu posicionamento estratégico. Assim, neste estudo, tem-se por objetivo analisar o posicionamento estratégico de empresas inovadoras bem sucedidas, em um cenário de globalização. Preliminarmente, é feita uma revisão da literatura concernente ao assunto, abordando particularmente dois temas: o Modelo Delta, de Hax e Wilde II (2001), como proposta pertinente à competição entre redes; e o modelo organizacional e de gestão que dará suporte ao processo estratégico da empresa. Em seguida, apresentam-se os resultados de uma pesquisa exploratória, com o recurso de estudo de caso, analisando, segundo a perspectiva do Modelo Delta, o processo de posicionamento estratégico de duas empresas integrantes de uma bem sucedida Holding, líder em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I). Os resultados do estudo revelaram propostas distintas de posicionamento das empresas pesquisadas.


The global competitive environment requires innovative answers from the companies in order to obtain the benefits and surpass its possible inherent barriers. The strategies to deal with the complexity of the contemporary business environment have incited the academic interest of a large number of researchers. However, the conventional theories and practices, based on the classical proposals of positioning, do not have provided companies with complete answers to undertake satisfactory strategic positioning. So, in this study the authors aim to analyze the strategic positioning of successful innovative companies, in a globalization scenario. Preliminarily a critical review of literature about the subject was made, approaching particularly two themes: the Delta Model, proposed by Hax and Wilde II, as an adequate schema to analyze the competition between nets, and the organizational and managerial model that must support the strategic process of a company. An exploratory study was carried through, using a case study research. In this study was analyzed the strategic positioning process of two companies of a successful Holding, leader in Research, Development and Innovation (R&D&I), according to the perspective of the Delta Model. The findings of the study disclose different positioning strategies of the analyzed companies.


ARTIGOS

Posicionamento estratégico e liderança em mercado globalizado sob o enfoque do Modelo Delta: o caso de uma holding latino-americana líder em P&D&I

Geraldo Luciano ToledoI; Eliana Marroquin QuelopanaII; Álvaro Castroman PolleroIII

IProf. FEA/USP

IIDoutoranda Universidade Politécnica de Madri/UPM

IIIDoutor pela USP

RESUMO

O ambiente competitivo globalizado requer respostas inovadoras das empresas a fim de colher os benefícios e superar possíveis barreiras inerentes a ele. As estratégias para lidar com a complexidade do ambiente contemporâneo de negócios têm suscitado o interesse acadêmico de um expressivo número de pesquisadores. Todavia, as teorias e práticas convencionais, fundamentadas nas propostas clássicas de posicionamento, não têm propiciado às empresas todas as respostas para que elas empreendam, satisfatoriamente, seu posicionamento estratégico. Assim, neste estudo, tem-se por objetivo analisar o posicionamento estratégico de empresas inovadoras bem sucedidas, em um cenário de globalização. Preliminarmente, é feita uma revisão da literatura concernente ao assunto, abordando particularmente dois temas: o Modelo Delta, de Hax e Wilde II (2001), como proposta pertinente à competição entre redes; e o modelo organizacional e de gestão que dará suporte ao processo estratégico da empresa. Em seguida, apresentam-se os resultados de uma pesquisa exploratória, com o recurso de estudo de caso, analisando, segundo a perspectiva do Modelo Delta, o processo de posicionamento estratégico de duas empresas integrantes de uma bem sucedida Holding, líder em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I). Os resultados do estudo revelaram propostas distintas de posicionamento das empresas pesquisadas.

ABSTRACT

The global competitive environment requires innovative answers from the companies in order to obtain the benefits and surpass its possible inherent barriers. The strategies to deal with the complexity of the contemporary business environment have incited the academic interest of a large number of researchers. However, the conventional theories and practices, based on the classical proposals of positioning, do not have provided companies with complete answers to undertake satisfactory strategic positioning. So, in this study the authors aim to analyze the strategic positioning of successful innovative companies, in a globalization scenario. Preliminarily a critical review of literature about the subject was made, approaching particularly two themes: the Delta Model, proposed by Hax and Wilde II, as an adequate schema to analyze the competition between nets, and the organizational and managerial model that must support the strategic process of a company. An exploratory study was carried through, using a case study research. In this study was analyzed the strategic positioning process of two companies of a successful Holding, leader in Research, Development and Innovation (R&D&I), according to the perspective of the Delta Model. The findings of the study disclose different positioning strategies of the analyzed companies.

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Referências

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
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