Acessibilidade / Reportar erro

Estudos da Presença: prolegômenos para a pesquisa das práticas performativas

Studies on Presence: prolegomena for the research onperformative practices

Études de la présence: prolégomènes à la recherche sur les pratiques performatives

RESUMO

Este texto se ocupa em apresentar algumas notas sobre a maneira por intermédio da qual os Estudos da Presença se circunscrevem do ponto de vista epistemológico. Apresenta-se o contexto de pesquisa universitário no qual essa perspectiva está inserida e o modo autorreferencial de pequisar as práticas performativas. Discute-se a presença no trabalho do performer e sua relação com o significado para delimitar um campo de problematização sobre a insuficiência da interpretação como modo único de acesso ao conhecimento. Propõe-se, a partir de Michel Foucault e Hans Ulrich Gumbrecht, outros modos de pesquisa para as práticas performativas.

Palavras-chave:
Estudos da Presença; Performance; Práticas performativas; Presença; Pesquisa

ABSTRACT

Thistext presents a few notes about themanner through which the Studies on Presence define and delimitthemselves from an epistemological point of view. It presentsthe university context of the research to which this perspectivebelongs and the self-referential mode of studying performativepractices. It also discusses presence in the work of performers andits relation to meaning in order to delimit a field ofproblematisation on the inadequacy of interpretation as the only wayfor having access to knowledge. We propose, from Michel Foucault andHans Ulrich Gumbrecht, other modes of research on performative practices.

Keywords:
Studieson Presence; Performance; Performative practices; Presence; Research

RÉSUMÉ

Ce texte propose une réflexion autour de quelques notions à partir desquelles les études de la présence peuvent être circonscrites d'un point de vue épistémologique. Présentant le contexte de recherche universitaire dans lequel cette démarche s'inscrit, l'auteur décrit le fonctionnement autoréférentiel propre aux recherches sur les pratiques performatives. Il s'interroge notamment sur la présence du performer et sa relation avec la construction du sens, mettant en exergue l'insuffisance de l'interprétation comme seul moyen d'accès à la connaissance. À partir des écrits de Michel Foucault et de Hans Ulrich Gumbrecht, l'auteur envisage enfin d'autres approches possibles des pratiques performatives.

Mots-clés:
Études de la présence; Performance; Pratiques performatives; Présence; Recherche

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BARBA, Eugenio. La Canoa di Carta. Bologna: Il Mulino, 2001.
  • ENAUDEAU, Corinne. Le Corps de l'Abscence. In: FARCY, Gérard-Denis; PRÉDAL, Renè. Brûler les Planches, Crever l'Écran. Saint-Jean-de-Védas: L'Entretemps, 2000. P. 33-44.
  • FARCY, Gérard-Denis. Du Singulier au Pluriel. In: FARCY, Gérard-Denis; PRÉDAL, Renè. Brûler les Planches, Crever l'Écran. Saint-Jean-de-Védas: L'Entretemps , 2000. P. 13-20.
  • FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e o Desejável Conhecimento do Sujeito, Educação & Realidade, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 24, n. 1, p. 39-59, jan./jun. 1999.
  • FISCHER, Rosa Maria Bueno. Prefácio. In: ICLE, Gilberto. Pedagogia Teatral como Cuidado de Si. São Paulo: Hucitec, 2010. P. 11-17.
  • FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
  • GEERTZ, Clifford; CLIFFORD, James. El Surgimiento de la Antropologia Posmoderna. Barcelona: Gedisa, 1992.
  • GROS, Frédéric. Michel Foucault. Paris: PUF, 2007.
  • GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos Sentidos. São Paulo: Ed. 34, 1998.
  • GUMBRECHT, Hans Ulrich. O Campo Não-hermenêutico ou a Materialidade da Comunicação. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1993.
  • GUMBRECHT, Hans Ulrich. Production of Presence. Stanford: Stanford University Press, 2004.
  • LAPLANTINE, François. Le Social et le Sensible. Introduction à une Anthropologie Modale. Paris: Téraèdre, 2009.
  • PRADIER, Jean-Marie. La Scène et la Fabrique des Corps. Ethonoscénologie du Spectacle Vivant en Occident (Ve siècle av. J.-C. - XVIIIe siècle). Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux, 2000.
  • SCHECHNER, Richard. Performance Studies, an introduction. New York: Routledge, 2002

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2011

Histórico

  • Recebido
    Fev 2011
  • Aceito
    Maio 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com