Acessibilidade / Reportar erro

Assimetrias de informação e o provimento obrigatório de dados de firmas reguladas: estudo de caso do transporte aéreo

Asymmetric information and mandatory data disclosure by regulated firms: a case study of air transportation

Resumos

Toda regulação econômica setorial contém elementos de assimetrias de informação entre autoridade regulatória e regulados. Ao desempenhar suas atribuições de estabelecer regulamentos, medidas e ações que induzem e promovem o bem-estar econômico, o regulador rotineiramente encontra-se na situação de baixo nível informacional em virtude da escassez de dados, ou, o que é mais comum, baixa abrangência, nível de desagregação inadequado e parca qualidade da informação disponível. Assim, não é incomum observar reguladores desenhando regulamentos de maneira subótima. Adicionalmente, planos de investimentos na expansão da infra-estrutura básica de acesso ao mercado - recursos essenciais -, bem como a sua própria regulação, podem ser concebidos usando-se informação coletadas de forma imperfeita, ou seja, com ruído. Isso aumenta as incertezas inerentes à regulação - e também à implementação da política antitruste e às políticas governamentais - além de aumentar o custo dos investimentos setoriais. O presente trabalho visa estudar o caso das assimetrias de informação no setor de transporte aéreo. Maior ênfase é dada ao detalhamento dos esforços das autoridades do setor em realizar a regulação do provimento dos dados dos regulados, com vista a embasar a regulação e assistir ao consumidor em suas escolhas. Um estudo de caso do arcabouço de coleta, manuseio e disseminação dos dados setoriais implementados pelo regulador norte-americano, o US Department of Transportation (DOT). E por fim apresentar algumas propostas que poderão alterar a questão do provimento de informações por parte da ANAC, possibilitando assim maior fiscalização por parte da sociedade.

regulação; antitruste; assimetrias de informação; dados econômicos; estatísticas


All sector economic regulation contains elements of asymmetry of information between regulatory authority and regulated. When performing their duties, the regulator routinely lies in low-level situation because of the scarcity of informational data, or, what is more common, spanning low, inadequate level of disaggregation and low quality of information available. Thus, it is not uncommon to observe regulators designing sub-optimal configuration way regulations. Additionally, plans for investments in basic infrastructure expansion of market access, as well as its own regulation, can be designed using information collected imperfectly. This increases the uncertainty inherent in the regulation, in addition to increasing the cost of the investment industry. This work aims to study the case of information asymmetry in the air transport sector. Greater emphasis is given to detailing the efforts of industry authorities carry out the regulation of the provision of regulated data, with a view to enhance the regulation and assist the consumer in their choices. A case study of framework of collecting, handling and dissemination of sector data implemented by North American regulator, the US Department of Transportation (DOT). And finally present some proposals that can change the question of provision of information by the ANAC, thus greater supervision by society.

regulation; antitrust; information asymmetries; economic data; statistics


  • Aubert, C. e Pouyet, J. (2006) Incomplete regulation, market competition and collusion. Review of Economic Design, vol. 10, pp. 113-142.
  • Baron, D. P. e Myerson, R. B. (1982) Regulating a monopolist with unknown costs. Econometrica, vol. 50, pp. 911 – 930.
  • Biglaiser, G. e Ma, C. A. (1995) Regulating a dominant firm: unknown demand and industry structure. The Rand Journal of Economics, vol. 26, n. 1, pp. 1-19.
  • Caillaud, B. (1990) Regulation, competition and asymmetric information. Journal of Economic Theory, vol. 52, pp. 87-110.
  • Condé, M. (2011) Estudo e previsão de demanda aeroportuária para a cidade do Rio de Janeiro. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 1, pp. 161-183.
  • Diniz, R. R. (2013) Dimensionamento de ampliação do aeroporto de Marabá com base em estudo de previsão de demanda aeroportuária. Journal of Transport Literature, vol. 7, n.1.
  • Falcão, V. A. (2013) Demanda aeroportuária de Manaus e sua influência para o setor de turismo da região. Journal of Transport Literature, vol. 7, n.1.
  • Green, J. e Laffont, J. J. (1977) Characterization of satisfactory mechanisms for the revelation of preferences for public goods. Econometrica, vol. 45, pp. 427-435.
  • Laffont, J.-J. e Martimort, D. (1997) Collusion under asymmetric information. Econometrica, vol. 65, pp. 875-911.
  • Laffont, J.-J. e Martimort, D. (2000) Mechanism design with collusion and correlation. Econometrica, vol. 68, n. 2, pp. 309-342.
  • Laffont, J.-J. e Tirole, J. (1986) Using cost information to regulate firms. Journal of Political Economy, vol. 94, pp. 921-937.
  • Lewis, T. R. e Sappington, D. (1988) Regulating a monopolist with unknown demand. American Economic Review, vol. 78, pp. 986-998.
  • Mathios, A. (2000) The impact of mandatory disclosure laws on product choices: An analysis of the salad dressing market. Journal of Law and Economics, vol. 43, pp. 651-677.
  • Myerson, R. (1979) Incentive compatibility and the bargaining problem. Econometrica, vol. 47, pp. 61-73.
  • Oliveira, A. V. M. (2007) Regulação da Oferta no Transporte Aéreo: Do Comportamento de Operadoras em Mercados Liberalizados aos Atritos que Emergem da Interface Público-Privado. Journal of Transport Literature, vol. 1, n. 2, pp. 22-46.
  • Oliveira, A. V. M. (2010) A Alocação de Slots em Aeroportos Congestionados e suas Consequências no Poder de Mercado das Companhias Aéreas. Journal of Transport Literature, vol. 4, n. 2, pp. 5-49.
  • Pate, R. H. (2001) International Aviation Alliances: Market Turmoil and the Future of Airline Competition Subcommitee on Antitrust, Competition, and Business Rights. Commitee on the Judiciary, United States Senate. Disponível em www.justice.gov
  • Salgado, L. H., Vassallo, M. D. e Oliveira, A. V. M. (2010) Regulação, Políticas Setoriais, Competitividade e Formação de Preços: Considerações sobre o Transporte Aéreo no Brasil. Journal of Transport Literature, vol. 4, n. 1, pp. 7-48.
  • Silva, L. N. (2010) O Mercado de "Slots" e a Concessão de Aeroportos à Iniciativa Privada: Caminhos Possíveis para o Setor Aéreo. Journal of Transport Literature, vol. 4, n. 1, pp. 49-80.
  • Stiglitz, J. (2010) Government failure vs. market failure: principles of regulation. In: Balleinsen, E.;Moss, D. (Ed.). Government and markets, toward a new theory of regulation Cambridge University Press, The Tobin Project.
  • Tangeras, T. P. (2000) Collusion-proof yardstick competition. Journal of Public Economics, vol. 83, pp. 231-254.
  • Ueda, T. V. A. (2012) Fusões no transporte aéreo: estudos e tendências. Journal of Transport Literature, vol. 6, n. 4.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2012

Histórico

  • Recebido
    09 Set 2011
  • Aceito
    26 Jan 2012
  • Revisado
    22 Nov 2011
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com