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Liberalização econômica e universalização do acesso no transporte aéreo: é possível conciliar livre mercado com metas sociais e ainda evitar gargalos de infraestrutura

Economic liberalization and universal access in air transport: the free market can be reconciled with social goals and still avoid infrastructure bottlenecks

Resumos

A liberalização econômica do transporte aéreo brasileiro trouxe visíveis benefícios ao setor, com preços mais baixos e maior popularização. Houve, entretanto, mais concentração da operação em grandes aeroportos e perda de cobertura regional. O presente trabalho tem por objetivo analisar a evolução do número de aeroportos servidos pelo transporte aéreo regular brasileiro, bem como os índices de concentração de operações e a cobertura ao longo do território nacional. Serão abordados aspectos contidos no processo de desregulação econômica que o mercado aéreo brasileiro sofreu nos anos 1990 e início dos anos 2000, fazendo com que o transporte aéreo nacional passasse a ser mais competitivo e eficiente, mas também com operação mais concentrada geograficamente. Estes fatores acarretaram benefícios e malefícios aos passageiros: por um lado, preços mais baixos, alta indução do tráfego aéreo e maior acessibilidade de novos segmentos de consumidores; por outro, crescimento acelerado pressionado das infraestruturas aeroportuária e do espaço aéreo - com decorrentes gargalos geradores de congestionamentos e atrasos - e piora na cobertura geográfica. Este estudo desenvolveu um modelo econométrico que possibilitou análise de potenciais variáveis explicativas da cobertura do transporte aéreo, bem como sua influência e impacto no número de aeroportos servidos.

desregulamentação; número de aeroportos; transporte aéreo; econometria


The economic liberalization of the Brazilian air transportation has brought visible benefits to the sector, with lower prices and greater popularity. There was, however, more concentration of the operation at major airports and loss of regional coverage. This paper aims to analyze the development of the number of airports served by regular air transportation in Brazil, as well as the concentration indices of operations and coverage across the national territory. It will examine aspects from the process of economic deregulation that the Brazilian air market suffered in the 1990s and early 2000s, causing the national air transportation became more competitive and efficient, but also with operate more geographically concentrated. These factors resulted in benefits and in harms to passengers: on the one hand, lower prices, high induction air traffic's and increased accessibility of new customer, on the other hand, pressed accelerated growth of airport infrastructure and airspace - with arising congestion generators bottlenecks and delays - and worst coverage. This study developed an econometric model that allowed for analysis of potential explanatory variables of the coverage of air transport as well as their influence and impact on the number of airports served.

deregulation; number of airports; airline market; econometrics


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    10 Jul 2011
  • Aceito
    26 Jan 2012
  • Revisado
    12 Dez 2011
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