Resumos
Este trabalho investiga a adequação de um projeto de ampliação da capacidade nominal do aeroporto de Marabá para 500.000 passageiros/ano. Para isto se serve de uma abordagem de projeção de demanda por meio de regressões lineares. São analisados econometricamente três modelos, e opta-se por um compromisso entre características de explicação de evolução histórica e capacidade preditiva. Conclui-se que há fortes indicações de que a reforma proposta é insuficiente em escopo.
demanda aeroportuária; marabá; aeroportos regionais; investimentos; econometria
This paper investigates whether a proposed project for increasing the nominal capacity for the Marabá International Airport to 500.000 passengers/year would be adequate. In order to do this it uses a demand forecast approach through use of linear regressions. Three models are econometrically analyzed, and an option is made for a compromise between explanation of historical evolution and predictive capacity characteristics. It is concluded that strong indications are present that the proposed reform is insufficient in its scope.
airport demand; marabá; regional airports; investments; econometrics
- Alves, C. J. P. and Amaral, F. C. F. (2012) A situação da infraestrutura aeroportuária na região Norte e seu potencial apoio à aviação regional. Journal of Transport Literature, vol. 6, n. 1.
- Amorim, H. C. (2007) A Gol ainda é uma Empresa Low-Fare? Renan Rios Diniz, vol. 1, n. 1, pp. 23-45.
- Bettini, H. F. (2007) Um Retrato da Aviação Regional no Brasil. Journal of Transport Literature, vol. 1, n. 1, pp. 46-65.
- Bettini, H. F. A. J. and Oliveira, A. V. M. (2011) Transporte aéreo regional: entre economias de densidade e custos de transação. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 4, pp. 171-187.
- Condé, M. (2011) Estudo e previsão de demanda aeroportuária para a cidade do Rio de Janeiro. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 1, pp. 161-183.
- Demant, M. A. R. (2011) Infraestrutura aeroportuária e o desenvolvimento do tráfego aéreo regional no Brasil. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 1, pp. 124-160.
- Falcão, V. A. (2013) Demanda aeroportuária de Manaus e sua influência para o setor de turismo da região. Journal of Transport Literature, vol. 7, n. 1.
- Fraga, R. (2010) Estudo de Caso: Histórico e Análise Evolutiva da Trip Linhas Aéreas. Journal of Transport Literature, vol. 2, n. 2, pp. 66-93.
- Fregnani, J. A., Ferreira, N. S. and Griebeler, M. C. (2009) Análise de Custos Logísticos do Transporte Aéreo Regional. Journal of Transport Literature, vol. 3, n. 2, pp. 7-24.
- IBGE, Sinopse Preliminar do Censo 2010, 2011, IBGE, Rio de Janeiro, RJ
- IBGE, Sinopse Preliminar do Censo 2000, 2001, IBGE, Rio de Janeiro, RJ
- IBGE, Censo Demográfico 1991, Resultados preliminares, 1992, IBGE, Rio de Janeiro, RJ
- IBGE, Contas Nacionais Trimestrais, 2011
- Kuroda,. E. T., Kalfas, A. J. and Eller, R. S. G. (2012) Análise da produtividade no setor aéreo utilizando função Cobb-Douglas: o caso da GOL. Journal of Transport Literature, vol. 6, n. 2.
- Rocha, G. C. (2010) Ensaios sobre a Demanda do Transporte Aéreo Regional. Journal of Transport Literature, vol. 4, n. 1, pp. 114-133.
- Santos, F. A. B. (2008) Demanda por Transporte Aéreo e seus Desdobramentos. Journal of Transport Literature, vol. 2, n. 2, pp. 94-113.
- Turolla, F. A., Lima, M. F. F. and Ohira, T. H. (2011) Políticas públicas para a melhoria da competitividade da aviação regional brasileira. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 4, pp. 188-231.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
30 Jun 2015 -
Data do Fascículo
Jan 2013
Histórico
-
Recebido
12 Dez 2011 -
Aceito
26 Jan 2012