Resumos
O presente artigo faz uma análise da documentação incluída em diferentes edições do manual Trip Generation, publicado pelo ITE (Institute of Transportation Engineers), para os usos do solo 530 (Instituições de Ensino Médio) e 550 (Universidades), contemplando um período de avaliação superior a 20 anos. São feitas considerações e recomendações sobre a possibilidade de aplicação das taxas propostas na Edição 2012 do manual do ITE para estimar o número de viagens de automóvel geradas por instituições de ensino médio e universidades localizadas no Brasil. Em geral, o estudo mostrou que o uso dessas taxas superestima o número de viagens observadas nas instituições nacionais. Além disso, foi verificado que as taxas e modelos de geração de viagens de cada edição do manual do ITE são obtidos a partir da agregação de novos estudos à base de dados da edição anterior, sem que estudos mais antigos sejam descartados. Isso é, os esforços mais recentes para alterar a distribuição modal das viagens geradas pelos polos geradores de viagens não são plenamente capturados nas novas edições.
polos geradores de viagens; taxas de geração de viagens; intituição de ensino médio; universidade; manual do ITE
This paper reviews and analyzes the land use documentation included in various editions of the Trip Generation manual published by the Institute of Transportation Engineers (ITE) concerning Land Use: 530 (High School) and Land Use: 550 (University) and spanning an assessment period of more than 20 years. Remarks and recommendations are made on the possibility of using the rates proposed in the 2012 edition of the manual to estimate the number of automobile trips generated by high schools and universities in Brazil. Overall the study showed that such rates lead to overestimates of trips as compared to those actually observed in Brazilian institutions. Furthermore, it was found that the rates and models adopted in each successive edition of the ITE manual are obtained by aggregating the more recent studies to the database of the preceding edition without discarding the older studies so that more recent efforts to alter the modal distribution for trips generated by such sites are not fully captured in the newest editions.
trip generators; trip generation rates; high school; university; ITE manual (2012 edition)
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
15 Abr 2014 -
Data do Fascículo
Jul 2014
Histórico
-
Recebido
06 Maio 2013 -
Aceito
01 Nov 2013 -
Revisado
30 Set 2013