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A PESQUISA QUANTITATIVA EM SOCIOLOGIA: RECURSOS E DILEMAS DA REALIZAÇÃO DE SURVEYS ONLINE COM TRABALHADORES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

QUANTITATIVE RESEARCH IN SOCIOLOGY: RESOURCES AND DILEMMAS OF CARRYING OUT ONLINE SURVEYS WITH WORKERS DURING THE COVID-19 PANDEMIC

Resumo

Este registro de pesquisa discute a construção do desenho para a realização de um survey sobre os trabalhadores da indústria automotiva do sul do Rio de Janeiro, refletindo sobre as condições de realização da investigação e a necessidade de redefinição da coleta de dados e do instrumento de pesquisa sob o impacto da covid-19, com reflexos na confecção da amostra e, principalmente, nas estratégias de divulgação da pesquisa e disseminação do questionário autoadministrado. A discussão avalia os limites e as possibilidades dos formulários online para a pesquisa sociológica, assim como o processo de consecução da amostra a partir da avaliação das plataformas de disseminação, sugerindo a relevância de ferramentas que potencializam conexões pessoais e, principalmente, contatos profissionais, como o LinkedIn, para o cumprimento de objetivos de pesquisa científica junto a trabalhadores.

Palavras-chave:
Pesquisa quantitativa; Survey online; Formulário; LinkedIn; Trabalhadores

Abstract

In this research report, we discuss the conception of a research design to carry out a survey on workers in the automotive industry in the south of Rio de Janeiro, considering on the conditions for accomplishing the investigation and on the need to revise both the data collection and the research tool under the impact of COVID-19, as well as we evaluate the sample design and the dissemination strategies related to the survey form. We provide an assessment of limits and possibilities to online forms to sociological research, and appraise the impacts of dissemination platforms for reaching the sample, arguing for the importance of tools driven at potentiating personal and professional contacts, such as LinkedIn, to achieve scientific objectives on worker-related investigations.

Keywords:
Quantitative research; Online survey; Form; LinkedIn; Workers

INTRODUÇÃO

O conhecimento específico de técnicas de pesquisa e sua seleção em função das características de dado objeto de investigação são componentes primordiais do empreendimento científico. Entretanto, ainda são pouco usuais - particularmente na sociologia - os trabalhos engajados na “prestação de contas de forma precisa de sua metodologia, [e] das escolhas feitas ao longo do processo de pesquisa” (Paugam, 2015Paugam, Serge. (2015). Introdução: a pesquisa sociológica em vinte lições. In: Paugam, Serge (org.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, p. 11-13.: 11), entendidas como condições necessárias para a apresentação de resultados científicos.

Assim, este registro de pesquisa apresenta e discute os avanços e limitações metodológicos de uma investigação de tipo quantitativa, realizada coletivamente1 1 Além da equipe do grupo de pesquisa Desenvolvimento Trabalho e Ambiente (DTA) e dos colegas Cristiano Monteiro e Raphael Lima, da Universidade Federal Fluminense (UFF), os autores agradecem a José Ricardo Ramalho (Universidade Federal do Rio de Janeiro) pelo engajamento na concepção, realização e liderança da investigação, aos pesquisadores Tuli d’Mauri Pellini e Tarik Hamdan, que trabalharam diligentemente na coleta de dados entre janeiro e abril de 2021, e à Raquel Henriques, Gerente de Recursos Humanos da Jaguar Land Rover (JLR), pelo suporte à sua realização. Expressam também seu agradecimento a dois pareceristas anônimos que motivaram o aperfeiçoamento do texto. , buscando avaliar as ações de planejamento e coleta de dados empreendidas para a realização do “Survey sobre o perfil dos trabalhadores e sobre as condições e relações de trabalho no polo automotivo da RGI2 2 A RGI de Resende é composta pelos municípios de Itatiaia, Porto Real, Quatis e Resende (IBGE, 2017). de Resende” (DTA, 2021Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA). (2021). Survey sobre o Perfil dos Trabalhadores e sobre as Condições e Relações de Trabalho no Polo Automotivo da RGI de Resende. Disponível em: Disponível em: https://www.nucleodta.org/ . Acesso em: 31 mar. 2023.
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), parte do projeto “Estratégias Corporativas, Trabalho e Território: a indústria automobilística no estado do Rio de Janeiro”3 3 A pesquisa foi apoiada pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do Edital Faperj nº 8/2015 - Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades n. E-26/210.107/2016 - e da bolsa JCNE-203.218/2017, assim como pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através das bolsas de produtividade 310615/2020-8 e de pós-doutorado 150679/2020-3. .

Especificamente, o survey (DTA, 2021Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA). (2021). Survey sobre o Perfil dos Trabalhadores e sobre as Condições e Relações de Trabalho no Polo Automotivo da RGI de Resende. Disponível em: Disponível em: https://www.nucleodta.org/ . Acesso em: 31 mar. 2023.
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) objetivou conhecer as mudanças4 4 A discussão dos primeiros resultados sublinha a profundidade dessas mudanças (Ramalho et al., 2022), em grande medida relacionadas à expansão e diversificação das montadoras e fornecedoras e a transformações do mercado de trabalho regional nos anos 2010 (Santos, 2021). na composição sociodemográfica dos trabalhadores automotivos do sul do estado do Rio de Janeiro, assim como suas condições de vida e relações de trabalho, com destaque para sua escolaridade e qualificação, as relações com as empresas, os impactos da pandemia de covid-19 e as transformações na representação sindical (Ramalho et al., 2022Ramalho, José Ricardo et al. (2022). O que mudou no perfil do trabalhador automotivo fluminense? Variações no trabalho industrial em 3 contextos de pesquisa. In: Ramalho, José Ricardo & Santos, Rodrigo Salles Pereira dos (orgs.). Trabalho e mudança social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, p. 321-377.). A pesquisa deu prosseguimento a investigações realizadas desde fins dos anos 1990 (Abreu et al., 2000Abreu, Alice Rangel de Paiva et al. (2000). The Dream Factory’: VW’s modular production system in Resende, Brazil. Work, Employment and Society, 14/2, p. 265-282.), se somando aos surveys de 2001 (Ramalho & Santana, 2006Ramalho, José Ricardo & Santana, Marco Aurélio. (2006). Um perfil dos trabalhadores do “consórcio modular”. In: Ramalho, José Ricardo & Santana, Marco Aurélio (orgs.). Trabalho e desenvolvimento regional: efeitos sociais da indústria automobilística no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X, p. 91-110.) e 2009 (Ramalho, 2009Ramalho, José Ricardo. (2009). Um perfil dos metalúrgicos da MAN-Volkswagen de Resende - RJ. Rio de Janeiro: Pensa Rio.) dedicados a esse grupo socioprofissional.

Os três surveys não apresentam comparabilidade estatística. As duas primeiras investigações se debruçaram sobre os trabalhadores da Volkswagen Caminhões e Ônibus (Volkswagen) e sua rede de fornecimento na fase inicial do polo, sendo que o apoio da montadora possibilitou a aplicação pioneira de 79 (2001) e 297 (2009) questionários impressos dentro da planta (Ramalho et al., 2022Ramalho, José Ricardo et al. (2022). O que mudou no perfil do trabalhador automotivo fluminense? Variações no trabalho industrial em 3 contextos de pesquisa. In: Ramalho, José Ricardo & Santos, Rodrigo Salles Pereira dos (orgs.). Trabalho e mudança social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, p. 321-377.). Por sua vez, o survey de 2021 inovou ao enfocar o universo dos trabalhadores do polo, abrangendo todas as montadoras e suas redes e, mais importante, adotou o formulário autoadministrado online (Carlomagno, 2018Carlomagno, Márcio Cunha. (2018). Conduzindo pesquisas com questionários online: uma introdução às questões metodológicas. In: Silva, Tarcízio et al. (orgs.). Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. Brasília: IBPAD, p. 31-55.; Parizot, 2015Parizot, Isabelle. (2015). A pesquisa por questionário. In: Paugam, Serge (org.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, p. 85-101.), contando com o apoio da Jaguar Land Rover (JLR) e do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Sul Fluminense (Sindmetal-SF).

O desafio deste registro é partilhar uma experiência de pesquisa sociológica remota com trabalhadores, avaliando seus limites e possibilidades, e a partir daí refletir sobre: os procedimentos de planejamento investigativo (seção 2); o uso de questionários online e as características das principais ferramentas disponíveis (seção 3); a construção da amostra diante de limitações da base de dados (seção 4); e, finalmente, a relevância das estratégias de divulgação e disseminação do instrumento de coleta (seção 5), cujas especificidades se mostraram cruciais para a consecução dos objetivos de pesquisa. Por fim, o texto sintetiza seus principais achados e limitações na conclusão.

O PLANEJAMENTO DA INVESTIGAÇÃO

A primeira ação de planejamento da investigação consistiu no levantamento de dados secundários sobre o setor automotivo sul fluminense, com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) (Brasil, 2017Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. (2017). Relação Anual de Informações Sociais. Disponível em: Disponível em: https://bi.mte.gov.br/bgcaged/ . Acesso em: 1 abr. 2023.
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). Esse trabalho, iniciado em 2019, subsidiou a confecção de uma amostra não probabilística por cotas que norteou a coleta de dados, a ser discutida na quarta seção.

A segunda etapa remeteu à construção do instrumento de coleta e à realização do pré-teste. Inicialmente, o planejamento implicava que a coleta seria realizada tanto online quanto presencialmente5 5 Pretendia-se testar a abordagem de coleta online com o suporte das montadoras e do Sindmetal-SF, que poderiam disseminar hiperlinks para o preenchimento do formulário através de seus cadastros de e-mails. A quantidade restante de respostas para alcançar a amostra seria coletada presencialmente. O instrumento de coleta foi desenhado de forma a permitir pequenas adaptações para controle e impressão para a coleta presencial em pontos de concentração dos trabalhadores nos municípios de Itatiaia, Porto Real e Resende. , a partir do desdobramento do instrumento sob as formas de i) questionário e ii) formulário autoadministrado (Parizot, 2015Parizot, Isabelle. (2015). A pesquisa por questionário. In: Paugam, Serge (org.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, p. 85-101.).

Com o início da pandemia de covid-19 e a necessidade de distanciamento social, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)6 6 A UFRJ suspendeu as atividades presenciais (UFRJ, 2020a) e ratificou essa suspensão por tempo indeterminado (UFRJ, 2020b) em março de 2020. e trabalhadores da maior parte das empresas automotivas na região geográfica imediata (RGI) de Resende precisaram adequar-se ao regime de trabalho remoto, o que alterou o planejamento. Assim, do total da amostra, 62,7% dos trabalhadores atuaram em home office em algum momento da pandemia (Ramalho et al., 2022Ramalho, José Ricardo et al. (2022). O que mudou no perfil do trabalhador automotivo fluminense? Variações no trabalho industrial em 3 contextos de pesquisa. In: Ramalho, José Ricardo & Santos, Rodrigo Salles Pereira dos (orgs.). Trabalho e mudança social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, p. 321-377.). Por essa razão, a aplicação foi suspensa por alguns meses, impondo a redefinição da coleta de dados que, justificadamente, tornou-se exclusivamente remota, empregando o formulário autoadministrado.

OS QUESTIONÁRIOS AUTOADMINISTRADOS OU FORMULÁRIOS ONLINE

Surveys buscam contribuir para ampliar o conhecimento sobre dado grupo social, sendo classificados de acordo com a sua finalidade em pesquisas: i) exploratórias, que buscam obter uma perspectiva inicial sobre determinado tema; ii) descritivas, que pretendem descrever o público-alvo da investigação; e iii) explicativas, voltadas a explicar as razões de mudanças em um determinado fenômeno (Babbie, 1999Babbie, Earl. (1999). Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: EdUFMG.). O survey sobre trabalhadores automotivos (DTA, 2021Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA). (2021). Survey sobre o Perfil dos Trabalhadores e sobre as Condições e Relações de Trabalho no Polo Automotivo da RGI de Resende. Disponível em: Disponível em: https://www.nucleodta.org/ . Acesso em: 31 mar. 2023.
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) apresenta características descritivas e explicativas, analisando as condições presentes e as transformações desse grupo (Ramalho et al., 2022Ramalho, José Ricardo et al. (2022). O que mudou no perfil do trabalhador automotivo fluminense? Variações no trabalho industrial em 3 contextos de pesquisa. In: Ramalho, José Ricardo & Santos, Rodrigo Salles Pereira dos (orgs.). Trabalho e mudança social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, p. 321-377.) em relação aos anos 2000 (Ramalho, 2009Ramalho, José Ricardo. (2009). Um perfil dos metalúrgicos da MAN-Volkswagen de Resende - RJ. Rio de Janeiro: Pensa Rio.; Ramalho & Santana, 2006Ramalho, José Ricardo & Santana, Marco Aurélio. (2006). Um perfil dos trabalhadores do “consórcio modular”. In: Ramalho, José Ricardo & Santana, Marco Aurélio (orgs.). Trabalho e desenvolvimento regional: efeitos sociais da indústria automobilística no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X, p. 91-110.).

Considerando as condições específicas de coleta de dados, diferentes formas de administração podem ser empregadas. Assim, questionários podem ser aplicados pessoalmente, por correio, por telefone ou podem ser mesmo preenchidos de modo autoadministrado (Parizot, 2015Parizot, Isabelle. (2015). A pesquisa por questionário. In: Paugam, Serge (org.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, p. 85-101.; Sampieri et al., 2013Sampieri, Roberto Hernández et al. (2013). Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill.). Neste último caso, o instrumento é elaborado com vistas ao preenchimento de forma independente pelo respondente, dispensando a presença de entrevistador.

Como o público-alvo da pesquisa tinha amplo acesso à internet - uma consideração-chave desse formato (Parizot, 2015Parizot, Isabelle. (2015). A pesquisa por questionário. In: Paugam, Serge (org.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, p. 85-101.) -, a disseminação do instrumento foi realizada eletronicamente. Esse recurso tende a reduzir os custos de levantamento de dados e o nível de erros de registro (Parizot, 2015Parizot, Isabelle. (2015). A pesquisa por questionário. In: Paugam, Serge (org.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, p. 85-101.), eliminando, em grande medida, restrições relacionadas à distância. Apresenta ainda vantagens para pesquisas que buscam alcançar público diversificado ou mesmo encontrar nichos específicos de respondentes (Walter, 2013Walter, Olga Maria Formigoni Carvalho. (2013). Análise de ferramentas gratuitas para condução de survey online. Produto & Produção, 14/2, p. 44-58.).

O United States Census Bureau (USCB), principal agência governamental norte-americana para a produção de dados demográficos e econômicos, utiliza diferentes técnicas de coleta de dados para pesquisas domiciliares (USCB, 2020aUnited States Census Bureau (USCB). (2020a). About Household Surveys. USCB. Disponível em: Disponível em: https://www.census.gov/programs-surveys/surveyhelp/about-household-surveys.html . Acesso em: 1 abr. 2023.
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), combinando instrumentos autoadministrados online e por e-mail, assim como aplicados por telefone ou presencialmente, com intuito de ampliar as taxas de resposta. Em 2020, o censo demográfico norte-americano pôde ser respondido online (USCB, 2020bUnited States Census Bureau (USCB). (2020b). Respond Online. USCB. Disponível em: Disponível em: https://www.census.gov/programs-surveys/acs/respond/respond-online.html . Acesso em: 1 abr. 2023.
https://www.census.gov/programs-surveys/...
), preservando a confiabilidade e a confidencialidade dos dados.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalha com questionários eletrônicos nas Pesquisas Estruturais por Empresa, uma série de investigações de periodicidade anual e mensal, a saber: a Pesquisa Industrial Mensal, a Pesquisa Mensal do Comércio e a Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE, 2021cInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2021c). Questionários Eletrônicos IBGE. Questionários IBGE. Disponível em: Disponível em: https://questionarios.ibge.gov.br/apresentacao-questionarios.html . Acesso em: 31 mar. 2023.
https://questionarios.ibge.gov.br/aprese...
). O IBGE também já realizou experiências com questionários autoadministrados online nos testes realizados para o Censo Demográfico de 2022, na Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro (RJ) (IBGE, 2021aInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2021a). IBGE realiza teste do Censo na Ilha de Paquetá. Censo 2022. Disponível em: Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/etapas/teste-na-ilha-de-paqueta.html . Acesso em: 31 mar. 2023.
https://censo2022.ibge.gov.br/etapas/tes...
), e, posteriormente, em outros municípios (IBGE, 2021bInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2021b). IBGE realiza testes do Censo em todo o país. Censo 2022. Disponível em: Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/etapas/teste-do-censo-2022-nos-estados.html . Acesso em: 31 mar. 2023.
https://censo2022.ibge.gov.br/etapas/tes...
).

Como exemplificado, formulários online vêm sendo empregados em várias pesquisas com distintas finalidades, apresentando vantagens e desvantagens (sintetizadas no Quadro 1), cabendo ao pesquisador verificar a adequação desse recurso ao seu trabalho.

Quadro 1
Vantagens e desvantagens do formulário online

Para o survey com os trabalhadores automotivos (DTA, 2021Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA). (2021). Survey sobre o Perfil dos Trabalhadores e sobre as Condições e Relações de Trabalho no Polo Automotivo da RGI de Resende. Disponível em: Disponível em: https://www.nucleodta.org/ . Acesso em: 31 mar. 2023.
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), buscou-se minorar as desvantagens da coleta não presencial, por exemplo, por meio de redação objetiva, predominando questões fechadas e de múltipla escolha, com vistas a minimizar as dúvidas e reduzir a possibilidade de abandono, assim como através do envio do hiperlink para preenchimento de forma individualizada. Também foram empregadas distintas formas de disseminação, com o objetivo de atenuar a autosseleção e a homofilia (Carlomagno, 2018Carlomagno, Márcio Cunha. (2018). Conduzindo pesquisas com questionários online: uma introdução às questões metodológicas. In: Silva, Tarcízio et al. (orgs.). Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. Brasília: IBPAD, p. 31-55.: 46), que apresentaram efetividade variável, notadamente inferior no que diz respeito à escolaridade da amostra (Ramalho et al., 2022Ramalho, José Ricardo et al. (2022). O que mudou no perfil do trabalhador automotivo fluminense? Variações no trabalho industrial em 3 contextos de pesquisa. In: Ramalho, José Ricardo & Santos, Rodrigo Salles Pereira dos (orgs.). Trabalho e mudança social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, p. 321-377.), divergente da apresentada pelo universo pesquisado (Brasil, 2021Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. (2021). Relação Anual de Informações Sociais . Disponível em: Disponível em: https://bi.mte.gov.br/bgcaged/ . Acesso em: 1 abr. 2023.
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).

Assim, foi necessário escolher a plataforma de construção e divulgação do formulário online. Google Formulários, Microsoft Forms e o CSPro são gratuitas, diferentemente do Survey Monkey, ferramenta paga que oferece mais layouts de perguntas que as duas primeiras, sendo também mais intuitiva. Por sua vez, o CSPro é utilizado em formulários para tablets e outros dispositivos eletrônicos por grandes institutos de pesquisa, também sendo apropriado para questionários autoadministrados - ainda que a construção seja pouco amigável, demandando conhecimentos básicos de programação.

Embora todas as plataformas tenham potencial para ser empregadas com bons resultados em pesquisas acadêmicas, é necessário analisar as condições e demandas específicas da investigação em função da construção e disseminação do formulário. No Quadro 2 apresentamos uma síntese das principais plataformas disponíveis e suas características.

Quadro 2
Características das principais plataformas de formulários online disponíveis

Google Formulários é a plataforma mais conhecida, fato que contribui para a familiaridade do respondente. Também possui interface amigável e há muitos tutoriais gratuitos, o que facilita a confecção do instrumento. Ela possibilita organizar os saltos entre questões, ainda que limite tanto os layouts como a customização. No survey (DTA, 2021Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA). (2021). Survey sobre o Perfil dos Trabalhadores e sobre as Condições e Relações de Trabalho no Polo Automotivo da RGI de Resende. Disponível em: Disponível em: https://www.nucleodta.org/ . Acesso em: 31 mar. 2023.
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), foi selecionada tanto por atender a necessidades metodológicas, do controle de saltos, passando pela criação de blocos de perguntas por temas até a simplicidade para disseminação do hiperlink, quanto pelas características de acessibilidade, isto é, gratuidade, popularidade e facilidade de preenchimento por meio de microcomputador e, principalmente, de celular.

Especificamente, o formulário utilizado na investigação possuía 55 questões, predominantemente fechadas, visando obter informações objetivas, agilizar a tabulação dos dados e reduzir o tempo de preenchimento. O tempo estimado de resposta situou-se entre 20 e 30 minutos, considerado longo7 7 Não há nenhum tamanho ideal preestabelecido para um questionário online, mas recomenda-se que seja o menor possível para evitar que o respondente abandone seu preenchimento. É fundamental equalizar com bom senso a necessidade de coletar informações com o tamanho do instrumento. . Questões relacionadas às características sociodemográficas dos trabalhadores seguiram padrões tipicamente utilizados, como perguntas de resposta única ou múltiplas (Lima, 2016Lima, Márcia. (2016). Introdução aos métodos quantitativos em Ciências Sociais. In: Abdal, Alexandre et al. (orgs.). Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais: bloco quantitativo. São Paulo: Sesc/Cebrap, p. 10-31.), enquanto questões associadas a percepções sobre condições e relações de trabalho empregaram predominantemente a escala Likert (Elejabarrieta & Iñiguez, 2008Elejabarrieta, Fran & Iñiguez, Lupicinio. (2008). Construcción de escalas de actitud, tipo Thurstone y Likert. La Sociología en sus escenarios, 17, p. 1-50.). Sua construção esteve balizada em dois instrumentos previamente utilizados (Ramalho, 2009Ramalho, José Ricardo. (2009). Um perfil dos metalúrgicos da MAN-Volkswagen de Resende - RJ. Rio de Janeiro: Pensa Rio.; Ramalho & Santana, 2006Ramalho, José Ricardo & Santana, Marco Aurélio. (2006). Um perfil dos trabalhadores do “consórcio modular”. In: Ramalho, José Ricardo & Santana, Marco Aurélio (orgs.). Trabalho e desenvolvimento regional: efeitos sociais da indústria automobilística no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X, p. 91-110.), privilegiando a comparabilidade, embora o formulário empregado seja menor e inclua questões específicas sobre a pandemia de covid-19.

A CONSTRUÇÃO DA AMOSTRA

Diante da ausência de um cadastro dos trabalhadores da indústria automotiva sul fluminense e, consequentemente, da impossibilidade de seleção aleatória dos respondentes, a investigação se apoiou em uma amostra não probabilística por cotas (Babbie, 1999Babbie, Earl. (1999). Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: EdUFMG.; Sampieri et al., 2013Sampieri, Roberto Hernández et al. (2013). Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill.), construída a partir das informações da RAIS (Brasil, 2017Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. (2017). Relação Anual de Informações Sociais. Disponível em: Disponível em: https://bi.mte.gov.br/bgcaged/ . Acesso em: 1 abr. 2023.
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). As cotas foram obtidas a partir do número de vínculos das empresas localizadas na RGI de Resende, cabendo ressaltar que a representatividade foi calculada para a totalidade da amostra, e não para os estratos.

Considerando que a RAIS não identifica os estabelecimentos, não foi possível acessar o nome de todas as empresas classificadas na categoria “Fabricação de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias” da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) (IBGE, 2022Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2022). CNAE. Disponível em Disponível em https://cnae.ibge.gov.br/ . Acesso em: 31 mar. 2023.
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), restringindo o conhecimento dos vínculos empregatícios por elas mantidos. Para contornar o problema, foi necessário identificar a atividade principal das cinco maiores firmas automotivas na região. Assim, a Hyundai Heavy Industries do Brasil (HHIB) se dedica à fabricação de máquinas e equipamentos para terraplanagem, pavimentação e construção, peças e acessórios, exceto tratores; a Jaguar Land Rover (JLR), a Nissan e a Stellantis realizam a fabricação de automóveis, caminhonetas e utilitários; e a Volkswagen atua na fabricação de caminhões e ônibus.

Esse procedimento permitiu estimar o número de vínculos empregatícios dessas empresas e, por consequência, a quantidade de vínculos dos demais estabelecimentos do setor conjuntamente, para o ano de 2017, como descrito na Tabela 1:

Tabela 1
Estimativa de vínculos nas montadoras e outras empresas automotivas (2017)

Com o número total de estabelecimentos e das categorias de empresa abrangidas pela pesquisa, primeiramente foi calculada a quantidade de formulários necessária para garantir a representatividade da amostra para todo o setor automotivo sul fluminense, seguindo Levin (1987Levin, Jack. (1987). Estatística aplicada a ciências humanas. 2. ed. São Paulo: Harbra.) e Silva (1998Silva, Nilza Nunes da. (1998). Amostragem Probabilística: Um Curso Introdutório. São Paulo: Edusp. Vol. 18.), por meio da seguinte fórmula:

n = z a 2 x σ 2 e 2

Em que:

e2 é a margem de erro aceitável;

za2 é o nível de confiança; e

σ2 é a variabilidade da população.

A amostra foi então calculada para o nível de confiança de 95% e para uma margem de erro de 5%, totalizando 369 formulários. Por sua vez, a quantidade de formulários foi dividida proporcionalmente para cada categoria de empresa, tomando por base os dados da RAIS (Brasil, 2017Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. (2017). Relação Anual de Informações Sociais. Disponível em: Disponível em: https://bi.mte.gov.br/bgcaged/ . Acesso em: 1 abr. 2023.
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). Na Tabela 2 são apresentadas as cotas da amostra.

Tabela 2
Quantidades de respostas necessárias e obtidas para a amostra em cada cota

Ao fim da coleta de dados foram obtidos 408 formulários, que foram redivididos pelas cotas estipuladas. Ainda na Tabela 2, a coluna à direita apresenta as respostas obtidas para cada cota. Com vistas a não descartar formulários, a margem de erro foi recalculada, sendo reduzida para 4,7%, enquanto o intervalo de confiança de 95% se manteve.

Após a análise dos dados, foi possível afirmar que o trabalhador automotivo sul fluminense é predominantemente homem (71,6%), branco (61,0%), casado (60,0%) e sem filhos (51,5%), fluminense (74,0%) e resendense (51,7%). Ele habita imóvel próprio (67,6%), convivendo com mais duas pessoas (32,4%) em áreas com boa cobertura infraestrutural em Resende, Volta Redonda ou Barra Mansa há mais de uma década. Possui instrução formal elevada, na qual predomina o ensino superior (39,7%) e a pós-graduação (39,2%), detendo, ainda, formação técnica e/ou profissionalizante (67,9%). Entretanto, seus rendimentos não correspondem a essa formação, apresentando marcada segmentação salarial. Enquanto cerca de 1/3 deles aufere rendimentos elevados (acima de R$ 5 mil), outro terço se situa na base da pirâmide salarial (até R$ 2 mil), na qual predominam trabalhadores não brancos e mulheres (Ramalho et al., 2022Ramalho, José Ricardo et al. (2022). O que mudou no perfil do trabalhador automotivo fluminense? Variações no trabalho industrial em 3 contextos de pesquisa. In: Ramalho, José Ricardo & Santos, Rodrigo Salles Pereira dos (orgs.). Trabalho e mudança social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, p. 321-377.).

A COLETA DE DADOS E A DISSEMINAÇÃO DO FORMULÁRIO: REDES SOCIAIS E LINKEDIN

A coleta dos dados ocorreu entre outubro de 2020 e julho de 2021. Esse período relativamente extenso se justifica pelas dificuldades encontradas para acessar e engajar8 8 O receio de parte do público-alvo em participar da pesquisa pode ser explicado, em parte, pela situação de insegurança no trabalho, visto que 60% dos respondentes manifestaram preocupação intensa ou média de perder o emprego (Ramalho et al., 2022). o público-alvo. Por esse motivo, foram empregadas diversas estratégias de divulgação e disseminação do hiperlink do formulário, conforme apresentado no Quadro 3, que se mostraram desiguais quanto à efetividade, além de terem produzido vieses9 9 Considera-se viés como erro sistemático de planejamento, execução e/ou análise relacionado às abordagens de seleção da amostra, de um lado, e de coleta/mensuração de dados, de outro. específicos.

Quadro 3
Características das estratégias de divulgação e disseminação do formulário

O primeiro e um dos mais importantes recursos de disseminação do hiperlink remeteu às redes de contatos de pesquisadores do DTA, incluindo parentes, amigos e conhecidos trabalhando em empresas automotivas na região ou que conhecessem pessoas com o perfil desejado. Essa fase inicial, entre outubro e novembro de 2021, como indicado no Gráfico 1, abrangeu a divulgação da pesquisa entre discentes da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e dos campi da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que oferecem formação em diferentes habilitações de engenharia (incluindo automotiva) e possuem vínculos com o setor. Essa estratégia se mostrou muito efetiva, permitindo atingir 49% da amostra em dois meses, sugerindo a importância de laços fracos (Granovetter, 1973Granovetter, Mark S. (1973). The strength of weak ties. American Journal of Sociology, 78/6, p. 1360-1380.).

Gráfico 1
Evolução da consecução da amostra (% e % acumulado)

O apoio das montadoras à pesquisa foi parcialmente efetivado, de modo que apenas a JLR se engajou na discussão de seus objetivos e mobilizou seus canais de comunicação internos, o que permitiu atingir a cota da firma na amostra rapidamente. Não sendo possível estabelecer parcerias similares, como ocorreu em outras oportunidades (Ramalho, 2009Ramalho, José Ricardo. (2009). Um perfil dos metalúrgicos da MAN-Volkswagen de Resende - RJ. Rio de Janeiro: Pensa Rio.; Ramalho & Santana, 2006Ramalho, José Ricardo & Santana, Marco Aurélio. (2006). Um perfil dos trabalhadores do “consórcio modular”. In: Ramalho, José Ricardo & Santana, Marco Aurélio (orgs.). Trabalho e desenvolvimento regional: efeitos sociais da indústria automobilística no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad X, p. 91-110.), tal apoio favoreceu a consecução da amostra. Por sua vez, o Sindicato publicizou a pesquisa por meio de sua homepage e boletim (UFRJ…, 2021UFRJ está realizando pesquisa para traçar o perfil do trabalhador do setor automotivo (2021). Sindmetal-SF. Disponível em: Disponível em: http://www.sindmetalsf.org.br/sind_noticias_detalhe.asp?menu=comunicacao&submenu=noticias&id=1205 . Acesso em: 1 abr. 2023.
http://www.sindmetalsf.org.br/sind_notic...
), assim como matérias em jornais a divulgaram (Pesquisa pretende…, 2020Pesquisa pretende traçar perfil dos trabalhadores do setor automobilístico da região. (2020). Diário do Vale. Disponível em: Disponível em: https://diariodovale.com.br/destaque/pesquisa-pretende-tracar-perfil-dos-trabalhadores-do-setor-automobilistico-da-regiao/ . Acesso em: 5 maio 2021.
https://diariodovale.com.br/destaque/pes...
; Pesquisa irá…, 2020Pesquisa irá traçar perfil dos trabalhadores automobilísticos do Sul Fluminense. (2020). O Dia. Disponível em: Disponível em: https://odia.ig.com.br/volta-redonda/2020/10/6017803-pesquisa-ira-tracar-perfil-dos-trabalhadores-automobilisticos-do-sul-fluminense.html . Acesso em: 5 maio 2021.
https://odia.ig.com.br/volta-redonda/202...
), ainda que o impacto efetivo dessas ações tenha sido baixo.

Ambas as estratégias de disseminação remetem a diferentes identidades de emissores e tipos de relações sociais. Enquanto a influência das primeiras sobre os padrões de respostas em surveys online tem sido discutida em termos de status (Manzo & Burke, 2012Manzo, Amber N. & Burke, Jennifer M. (2012). Increasing response rate in web-based/internet surveys. In: Gideon, Lior (org.). Handbook of Survey Methodology for the Social Sciences. New York: Springer, p. 327-343.) ou poder (Joinson & Reips, 2007Joinson, Adam N. & Reips, Ulf-Dietrich. (2007). Personalized salutation, power of sender and response rates to Web-based surveys. Computers in Human Behavior, 23/3, p. 1372-1383.) do emissor, a natureza da relação entre emissor e receptor tem sido pouco explorada.

Assim, relações pessoais entre pesquisadores e trabalhadores incutiram parte da confiança necessária à participação no survey durante a pandemia, marcada pela retração do mercado automotivo e pelo medo da perda do emprego (Ramalho et al., 2022Ramalho, José Ricardo et al. (2022). O que mudou no perfil do trabalhador automotivo fluminense? Variações no trabalho industrial em 3 contextos de pesquisa. In: Ramalho, José Ricardo & Santos, Rodrigo Salles Pereira dos (orgs.). Trabalho e mudança social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, p. 321-377.). Por sua vez, ao empregar canais internos com vistas à disseminação, a JLR dirimiu o receio quanto a possíveis consequências negativas entre seus trabalhadores.

Tais estratégias responderam pela rápida expansão das respostas entre outubro e dezembro de 2020, particularmente de trabalhadores da JLR e de poucas outras grandes empresas - e suas terceirizadas - que predominaram no conjunto inicial. Entretanto, é possível que a mobilização desse conjunto de relações tenha originado um viés de não resposta (Sax et al., 2003Sax, Linda J. et al. (2003). Assessing response rates and nonresponse bias in web and paper surveys. Research in Higher Education, 44/4, p. 409-432.) na investigação, tendo em conta as potenciais variações de atitude entre trabalhadores ‘otimistas’ e ‘recalcitrantes’ de diferentes firmas quanto a seus efeitos sobre sua posição no emprego. Em parte, a utilização de redes sociais digitais buscou superar esse tipo de viés. Tais instrumentos tornaram-se cada vez mais comuns em pesquisas acadêmicas, dadas suas inegáveis vantagens quanto ao tempo de execução, relação entre custo e benefício e efeitos de bola-de-neve (Stokes et al., 2019Stokes, Yehudis et al. (2019). Using Facebook and LinkedIn to recruit nurses for an online survey. Western Journal of Nursing Research, 41/1, p. 96-110.), assim como à abordagem de populações vulneráveis e/ou grupos sociais de difícil acesso (Browne, 2005Browne, Kath. (2005). Snowball sampling: using social networks to research non-heterosexual women. International journal of social research methodology, 8/1, p. 47-60.; Johnson et al., 2016Johnson, Shonteria L. et al. (2016). Social media use for survey distribution. In: Gasman, Marybeth (org.). Academics Going Public: how to write and speak beyond academe. New York: Routledge, p. 87-103.).

Assim, a investigação recorreu a ferramentas de divulgação e disseminação do hiperlink do formulário através das redes Facebook, Twitter, Instagram e, principalmente, LinkedIn, em sua fase seguinte. De modo geral, as postagens (incluindo vídeos e cards) para disseminação do hiperlink nas três primeiras redes digitais tiveram efetividade intermediária, ainda que essas plataformas tenham contribuído para a divulgação, particularmente em âmbito acadêmico.

Por outro lado, as vantagens do LinkedIn como “plataforma para recrutar profissionais [da indústria automotiva] para participar” (Unkelos-Shpigel et al., 2015Unkelos-Shpigel, Naomi et al. (2015). Finding the missing link to industry: LinkedIn professional groups as facilitators of empirical research. In: 3rd International Workshop on Conducting Empirical Studies in Industry. Piscataway: IEEE.: 43) da investigação foram rapidamente percebidas, particularmente por constituir uma rede densa de contatos profissionais do setor automotivo sul fluminense. Assim, foi criada uma conta do DTA na plataforma, da qual foram enviados convites para contato - e, posteriormente, hiperlinks para o preenchimento - com trabalhadores das firmas automotivas da região. Em conjunto com postagens explicativas, essa estratégia gerou engajamento e, como consequência, a ampliação da quantidade de respostas. Não obstante, o contato em duas etapas (convite e envio do hiperlink) tornou o processo penoso, tendo produzido retorno positivo, embora insuficiente.

A ação prévia indicou algumas das possibilidades da plataforma, de maneira que o DTA contratou uma conta LinkedIn premium entre janeiro e abril de 2021, permitindo o contato direto e imediato com qualquer membro da rede e expandindo rapidamente a taxa de respostas já no primeiro mês, como se observa no Gráfico 1. Tendo esse recurso à disposição, e a partir de listagem provisória das montadoras e fornecedoras automotivas da região - organizada a partir das respostas até então obtidas -, a equipe de coleta selecionou e contatou todos os trabalhadores a elas associados na plataforma, fazendo uso de filtros de localidade e empresa atual ao longo dos quatro meses.

Assim, o hiperlink do formulário era acompanhando de um breve texto explicativo ou “carta de apresentação” (Parizot, 2015Parizot, Isabelle. (2015). A pesquisa por questionário. In: Paugam, Serge (org.). A pesquisa sociológica. Petrópolis: Vozes, p. 85-101.: 89) da pesquisa, o que ampliou a proximidade com os possíveis respondentes, lhes permitindo fazer perguntas e comentários sobre a investigação e possibilitando mesmo breves conversas e a construção de vínculos com vistas a desdobramentos posteriores. Em síntese, em abril de 2021 a amostra foi atingida, sendo posteriormente superada, como indica o Gráfico 1.

Quanto à referida estratégia, preocupações relacionadas à acessibilidade do instrumento foram descartadas, dado o amplo acesso e a familiaridade dos trabalhadores do universo com diversas redes sociais. Entretanto, se o favorecimento do LinkedIn permitiu alcançar os estratos pré-definidos da amostra, circunscrevendo o viés de não resposta aos não usuários da plataforma (Kozłowski et al., 2021Kozłowski, Arkadiusz et al. (2021). Virtual network sampling method using LinkedIn. MethodsX, 8, p. 1-15.), não foi possível evitar algum grau de viés de amostragem (Spencer et al., 2022Spencer, Neil H et al. (2022). Assessing bias in online surveys using alternative survey modes. Work Organisation, Labour & Globalisation, 16/1, p. 34-51.), com destaque para os trabalhadores que possuem “mais tempo de escolaridade e se concentra[m] nos níveis superiores da escala educacional” (Ramalho et al., 2022Ramalho, José Ricardo et al. (2022). O que mudou no perfil do trabalhador automotivo fluminense? Variações no trabalho industrial em 3 contextos de pesquisa. In: Ramalho, José Ricardo & Santos, Rodrigo Salles Pereira dos (orgs.). Trabalho e mudança social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, p. 321-377.: 335), que estão sobrerrepresentados11 11 Nesse caso, o viés de seleção é significativo, ainda que se dilua na amostra como um todo, uma vez que a distribuição do grau de escolaridade se comporta de modo diferente entre os 6.807 trabalhadores que atuavam na indústria automotiva da região em 2020, de acordo com os dados da RAIS (Brasil, 2021). Nesse universo, predominam os trabalhadores com ensino médio completo (59,4%) e superior completo (32,2%), em contraposição à amostra, concentrada no ensino superior completo (39,7%) e na pós-graduação lato e stricto sensu (39,2%), sendo apenas essa última captada pela RAIS (0,8%). Esse resultado pode ser parcialmente atribuído à centralidade do LinkedIn na coleta de dados e à tendência desta e de algumas redes sociais de concentrar usuários muito escolarizados. na amostra.

CONCLUSÃO

A pandemia de covid-19 tornou imperativo e desafiador redesenhar a pesquisa sobre os trabalhadores automotivos sul fluminenses, particularmente no que diz respeito à mudança da forma de coleta de dados, que passou a empregar somente formulário online. Apesar dos desafios, esse instrumento apresentou consideráveis vantagens nessas condições, permitindo ainda demonstrar a adequação da plataforma Google Formulários a objetivos de pesquisa acadêmica.

Por sua vez, as estratégias de disseminação apresentaram resultados bastante desiguais no que diz respeito à consecução da amostra. Foi possível notar, contudo, que o volume expressivo de respostas obtidas em sua fase inicial se associou à relevância de ferramentas que potencializam relações próximas e personalizadas. Entretanto, com seu esgotamento e a redução substancial nas respostas, foi necessário adotar novas estratégias que, progressivamente, se concentraram na plataforma LinkedIn e em seus recursos mais sofisticados, em razão da aderência entre seu foco em conexões profissionais e os objetivos da investigação, associados aos trabalhadores de um setor econômico territorialmente concentrado.

Da perspectiva das limitações, a reduzida experiência com redes sociais e estratégias de comunicação fez com que muitas das formas de divulgação e disseminação utilizadas engendrassem padrões de tentativa e erro, sendo necessário vincular a definição do instrumento de coleta a formas de acesso e engajamento específicos do público-alvo futuramente, com foco nas características e objetivos de redes digitais e suas implicações para os objetivos de pesquisa. Essa questão remete à motivação dos potenciais respondentes, sendo a participação em redes sociais específicas um poderoso mecanismo de identificação e seleção de grupos, bastante apropriado à focalização necessária a qualquer pesquisa sociológica.

Além disso, vieses derivados da aplicação online do instrumento de coleta, particularmente relacionados às dificuldades de acesso ao público-alvo da investigação, intensificados sob condições pandêmicas, mostraram-se significativos. Os vieses de não resposta e, principalmente, de seleção afetaram a qualidade dos dados da amostra, sobretudo em relação à escolaridade dos respondentes, consideravelmente superior às características do universo, sugerindo cautela quanto à análise do perfil e das percepções dos trabalhadores automotivos no sul do estado do Rio de Janeiro.

Não obstante, a fragilidade da reflexão acadêmica sobre ferramentas de coleta de dados online e seus mecanismos de divulgação e disseminação (Browne, 2005Browne, Kath. (2005). Snowball sampling: using social networks to research non-heterosexual women. International journal of social research methodology, 8/1, p. 47-60.; Johnson et al., 2016Johnson, Shonteria L. et al. (2016). Social media use for survey distribution. In: Gasman, Marybeth (org.). Academics Going Public: how to write and speak beyond academe. New York: Routledge, p. 87-103.; Kozłowski et al., 2021Kozłowski, Arkadiusz et al. (2021). Virtual network sampling method using LinkedIn. MethodsX, 8, p. 1-15.; Stokes et al., 2019Stokes, Yehudis et al. (2019). Using Facebook and LinkedIn to recruit nurses for an online survey. Western Journal of Nursing Research, 41/1, p. 96-110.; Unkelos-Shpigel et al., 2015Unkelos-Shpigel, Naomi et al. (2015). Finding the missing link to industry: LinkedIn professional groups as facilitators of empirical research. In: 3rd International Workshop on Conducting Empirical Studies in Industry. Piscataway: IEEE.) tem ido na contramão de sua importância e viabilidade para a investigação sociológica, demandando reconsideração o mais rápido possível, uma pretensão para a qual acreditamos que este registro de pesquisa possa contribuir.

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  • Walter, Olga Maria Formigoni Carvalho. (2013). Análise de ferramentas gratuitas para condução de survey online. Produto & Produção, 14/2, p. 44-58.
  • 1
    Além da equipe do grupo de pesquisa Desenvolvimento Trabalho e Ambiente (DTA) e dos colegas Cristiano Monteiro e Raphael Lima, da Universidade Federal Fluminense (UFF), os autores agradecem a José Ricardo Ramalho (Universidade Federal do Rio de Janeiro) pelo engajamento na concepção, realização e liderança da investigação, aos pesquisadores Tuli d’Mauri Pellini e Tarik Hamdan, que trabalharam diligentemente na coleta de dados entre janeiro e abril de 2021, e à Raquel Henriques, Gerente de Recursos Humanos da Jaguar Land Rover (JLR), pelo suporte à sua realização. Expressam também seu agradecimento a dois pareceristas anônimos que motivaram o aperfeiçoamento do texto.
  • 2
    A RGI de Resende é composta pelos municípios de Itatiaia, Porto Real, Quatis e Resende (IBGE, 2017Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2017). Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: 2017. Rio de Janeiro: IBGE.).
  • 3
    A pesquisa foi apoiada pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do Edital Faperj nº 8/2015 - Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades n. E-26/210.107/2016 - e da bolsa JCNE-203.218/2017, assim como pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através das bolsas de produtividade 310615/2020-8 e de pós-doutorado 150679/2020-3.
  • 4
    A discussão dos primeiros resultados sublinha a profundidade dessas mudanças (Ramalho et al., 2022Ramalho, José Ricardo et al. (2022). O que mudou no perfil do trabalhador automotivo fluminense? Variações no trabalho industrial em 3 contextos de pesquisa. In: Ramalho, José Ricardo & Santos, Rodrigo Salles Pereira dos (orgs.). Trabalho e mudança social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, p. 321-377.), em grande medida relacionadas à expansão e diversificação das montadoras e fornecedoras e a transformações do mercado de trabalho regional nos anos 2010 (Santos, 2021Santos, Rodrigo Salles Pereira dos. (2021). A rede global de produção automotiva: estrutura de rede e estratégias corporativas no Rio de Janeiro, Brasil. Revista Tamoios, 17/1, p. 65-94.).
  • 5
    Pretendia-se testar a abordagem de coleta online com o suporte das montadoras e do Sindmetal-SF, que poderiam disseminar hiperlinks para o preenchimento do formulário através de seus cadastros de e-mails. A quantidade restante de respostas para alcançar a amostra seria coletada presencialmente. O instrumento de coleta foi desenhado de forma a permitir pequenas adaptações para controle e impressão para a coleta presencial em pontos de concentração dos trabalhadores nos municípios de Itatiaia, Porto Real e Resende.
  • 6
    A UFRJ suspendeu as atividades presenciais (UFRJ, 2020aUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). (2020a). Portaria n. 2.336, de 18 de março de 2020. Boletim UFRJ, 13. Disponível em Disponível em https://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/13-2020-extraordinrio-3a-parte.pdf . Acesso em: 1 abr. 2023.
    https://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/r...
    ) e ratificou essa suspensão por tempo indeterminado (UFRJ, 2020bUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). (2020b). Resolução CEPG n. 1, de 16 de março de 2020. Boletim UFRJ, 13. Disponível em: Disponível em: https://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/13-2020-extraordinrio-3a-parte.pdf . Acesso em: 1 abr. 2023.
    https://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/r...
    ) em março de 2020.
  • 7
    Não há nenhum tamanho ideal preestabelecido para um questionário online, mas recomenda-se que seja o menor possível para evitar que o respondente abandone seu preenchimento. É fundamental equalizar com bom senso a necessidade de coletar informações com o tamanho do instrumento.
  • 8
    O receio de parte do público-alvo em participar da pesquisa pode ser explicado, em parte, pela situação de insegurança no trabalho, visto que 60% dos respondentes manifestaram preocupação intensa ou média de perder o emprego (Ramalho et al., 2022Ramalho, José Ricardo et al. (2022). O que mudou no perfil do trabalhador automotivo fluminense? Variações no trabalho industrial em 3 contextos de pesquisa. In: Ramalho, José Ricardo & Santos, Rodrigo Salles Pereira dos (orgs.). Trabalho e mudança social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, p. 321-377.).
  • 9
    Considera-se viés como erro sistemático de planejamento, execução e/ou análise relacionado às abordagens de seleção da amostra, de um lado, e de coleta/mensuração de dados, de outro.
  • 10
    Em janeiro de 2022, a página do DTA no LinkedIn possuía 3.104 contatos (DTA, 2022Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA). (2022). Grupo de Pesquisa DTA/UFRJ. Disponível em: Disponível em: https://www.linkedin.com/in/grupodepesquisadtaufrj/ . Acesso em: 31 mar. 2023.
    https://www.linkedin.com/in/grupodepesqu...
    ), em sua ampla maioria trabalhadores automotivos atuando no sul fluminense.
  • 11
    Nesse caso, o viés de seleção é significativo, ainda que se dilua na amostra como um todo, uma vez que a distribuição do grau de escolaridade se comporta de modo diferente entre os 6.807 trabalhadores que atuavam na indústria automotiva da região em 2020, de acordo com os dados da RAIS (Brasil, 2021). Nesse universo, predominam os trabalhadores com ensino médio completo (59,4%) e superior completo (32,2%), em contraposição à amostra, concentrada no ensino superior completo (39,7%) e na pós-graduação lato e stricto sensu (39,2%), sendo apenas essa última captada pela RAIS (0,8%). Esse resultado pode ser parcialmente atribuído à centralidade do LinkedIn na coleta de dados e à tendência desta e de algumas redes sociais de concentrar usuários muito escolarizados.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Maio 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    27 Jan 2022
  • Revisado
    11 Jan 2023
  • Aceito
    25 Jan 2023
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