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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 59, Número: 4, Publicado: 2006
  • A enfermagem do futuro Editorial

    Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm
  • Trajetória e tendências dos cursos de enfermagem no Brasil Autores Convidados

    Teixeira, Elizabeth; Vale, Eucléia Gomes; Fernandes, Josicelia Dumêt; De Sordi, Mara Regina Lemes

    Resumo em Português:

    O texto analisa a trajetória da educação em enfermagem no Brasil; analisa as tendências dos cursos de graduação (1991-2004) e traça um perfil do estudante de graduação de enfermagem que participou do Exame Nacional de Cursos (ENADE), em 2004. Para traçar o referido perfil são utilizados 18 indicadores sócio-familiares e acadêmicos dos respondentes do questionário do aluno. Apontam-se algumas perspectivas e desafios à educação em enfermagem no país, com vistas a subsidiar educadores e educandos na sua prática acadêmica.

    Resumo em Espanhol:

    El texto analiza el camino de la educación de enfermeria en Brasil y las tendencias de los cursos del grado (1991-2004) y polilla un perfil del estudiante graduación en enfermeria han participado en el Examen Nacional de Cursos (ENADE), en 2004. Para dibujar el referido 18 indicadores del compañero-familia y los respondentes al perfil de los académicos de la encuesta del estudiante ellos se usan. Se apuntan un poco de perspectivas y desafíos a la educación em enfermería en el país, con las vistas para subvencionar a educadores y estudiantes en el his/her la práctica académica.

    Resumo em Inglês:

    The text analyzes the path of the education in nursing in Brazil and analyzes the trends of the diploma courses (1991-2004) and describes a profile of the nursing graduation students that participated in the National Exam of Courses (ENADE), in 2004. To draw the referred profile 18 partner-family indicators and the respondents of the student's questionnaire academics they used. Some perspectives and challenges are pointed to the education in nursing in the country, with views to subsidize educators and students in his/her academic practice.
  • A formação do enfermeiro: construindo a integralidade do cuidado Pesquisa

    Silva, Kênia Lara; Sena, Roseni Rosângela de

    Resumo em Português:

    O estudo tem como objetivo compreender a formação do enfermeiro para a integralidade do cuidado na saúde. Estudo qualitativo utilizando-se dados de entrevistas com docentes, estudantes e enfermeiros de serviços, submetidas à análise de discurso. Visualizam-se intencionalidades manifestadas pelos participantes da pesquisa quanto á formação na perspectiva da integralidade do cuidado num movimento de superação do paradigma flexneriano para uma possibilidade de educação crítica e reflexiva. Conclui-se que a formação do enfermeiro sinaliza reflexões sobre um movimento de mudança nas práticas pedagógicas e de atenção à saúde como estratégia fundamental para construir a integralidade do cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tiene por objetivo comprender la formación del enfermero para la integralidad de la atención a la salud. Estudio de enfoque cualitativo en que los datos se obtuvieron a través de entrevistas con docentes, estudiantes enfermeros de servicios. Las entrevistas transcritas se sometieron a un análisis de discurso. Se visualiza las intencionalidades manifestadas por los participantes de la investigación en relación a la formación en la perspectiva de la integralidad del cuidado en un movimiento de superación del paradigma flexneriano, para una posibilidad de educación crítica y reflexiva. Se concluye que la formación del enfermero señala reflexiones sobre un movimiento de cambio en las prácticas pedagógicas y de atención a la salud como estrategia fundamental para construir la integralidad del cuidado.

    Resumo em Inglês:

    In this study it was aimed to understand the nursing teaching towards the integrality of healthcare. A qualitative approach study with data obtained from interviews with members of the teaching staff, student nurses and nurses of services. The transcribed interviews were submitted to discourse analysis. Intentionalities shown by the research participants regarding the professional training from the perspective of the integrality of healthcare in a movement of overcoming the flexnerian paradigm towards a possibility of critical and reflective education were seen. It was concluded that the nursing training points at reflections on the changing movement on the pedagogical practices and healthcare as fundamental strategy in order to build the integrality of healthcare.
  • Conhecimento materno/familiar sobre o cuidado prestado à criança doente Pesquisa

    Prado, Sônia Regina Leite de Almeida; Fujimori, Elizabeth

    Resumo em Português:

    Dentre as bases da estratégia AIDPI destacam-se medidas para o cuidado efetivo da criança no domicílio. Considerando que essa estratégia foi prioritariamente implantada nas unidades de saúde com Programa de Saúde da Família-PSF, este estudo teve como objetivo, identificar conhecimentos maternos em relação ao cuidado prestado à criança com infecção respiratória aguda ou com diarréia, em unidades de saúde com modelos assistenciais distintos, com-PSF e sem-PSF. Os resultados apontaram que o grau de conhecimento da mãe e/ou familiares era semelhante nos dois modelos assistenciais. Com relação à diarréia, ainda persistiam conhecimentos superados do ponto de vista cientifico, mostrando a necessidade de se melhorar a comunicação com a mãe ou familiares, mesmo na unidade de saúde com-PSF.

    Resumo em Espanhol:

    De la estrategia AIEPI se destacan en su base las medidas para la atención efectiva de los niños en sus casas. Considerando que esa estrategia fue prioritariamente implantada en las unidades de salud con el Programa de Salud de la Familia-PSF, este estudio tuvo como objetivo, identificar los conocimientos de las madres en la atención de los niños con infección respiratoria aguda y con diarrea en unidades de salud con modelos asistenciales distintos, con-PSF y sin-PSF. Los resultados apuntan que el grado de conocimiento de la madre y/o familiares era semejante en los dos modelos asistenciales. Sobre la diarrea, todavía siguen conocimientos superados del punto de vista científico, indicando la necesidad de mejorar la comunicación con la madre o familiares, mismo en la unidad de salud con el-PSF.

    Resumo em Inglês:

    Improving family and community practices is one of the components of the strategy Integrated Management of Childhood Illness (IMCI). Considering that In Brazil, IMCI is being implemented in the context of Family Health Program (PSF), the objective of this study was to identify maternal knowledge in relation to care provided to child with respiratory disease or diarrhea in two health units with different assistance models, with PSF and without PSF. The results showed that the level of maternal/familiar knowledge were similar in both assistance models. Under a scientific point of view, the mothers/families showed overshot knowledge in relation to care provided to child with diarrhea. The finding show that mother and caretaker communication need to improve, even health units with PSF.
  • O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo Pesquisa

    Cintra, Sílvia Maira Pereira; Silva, Conceição Vieira da; Ribeiro, Circéia Amália

    Resumo em Português:

    Este estudo é uma pesquisa quantitativa, descritiva, com os objetivos de caracterizar o ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico e analisar as facilidades e dificuldades de seu desenvolvimento nos cursos de graduação em enfermagem do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados em 40 instituições, tendo como sujeitos participantes 76 docentes. Os resultados demonstraram que a temática é abordada no conteúdo programático da disciplina Enfermagem Pediátrica na maioria das instituições, na 3.ª série, mais efetivamente nos últimos dez anos, tanto no ensino teórico como prático. A carga horária teórica variou de uma a 20 horas, foram utilizadas aulas expositivas e participativas e na estratégia de avaliação teórica prevaleceu a prova escrita e na prática, a observação do aluno. Algumas facilidades e dificuldades citadas se referem à valorização e a infraestrutura favoráveis a este recurso.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio es una pesquisa cuantitativa, descriptiva, con los objetivos de caracterizar la enseñanza del juguete/juguete terapéutico y analizar las facilidades y dificultades de su desarrollo en los cursos de graduación en enfermería del Estado de São Paulo. Los datos fueron obtenidos en 40 instituciones, del cual participaron 76 catedráticos. Los resultados demostraron que la temática fue abordada en el programa de la disciplina de Enfermería Pediátrica, en la mayoria de estas instituciones, en el tercer año del curso, más efectivamente en los últimos diez anõs, tanto en la enseñanza teórica, como en la práctica. La carga horaria teórica varió de una a veinte horas, utilizando clases expositivas y participativas. Como estrategia de evalución teórica prevaleció el examen escrito y en la práctica, la observación del alumno. Algunas facilidades y dificultades citadas, se refieren a la valoración e infraestructura favorable de estos recursos.

    Resumo em Inglês:

    This study is a descriptive and quantitative research that aims to characterize the toy / therapeutic toy teaching and analyze the facilities and difficulties of its development in the graduation courses in nursing in Sao Paulo State. The data was collected in 40 institutions, where there were 76 participant professors. The results showed that the theme is approached in the programmatic content of Pediatric Nursing in most of these institutions, in the third, more effectively in the last ten years, both in the theoretical and practical teaching. The theoretical load time had a variation of one to 20 hours, using expositive and participative class and the written test prevailed in the theoretical evaluation strategies and in the practical, the students observation. Some difficulties and facilities mentioned refer to valorization and to infra structure favorable to these resources.
  • CIPESC® Curitiba: o trabalho da enfermagem no Distrito Bairro Novo Pesquisa

    Altino, Denise Maria; Apostolico, Maíra Rosa; Duarte, Franciele de Oliveira; Cubas, Márcia Regina; Egry, Emiko Yoshikawa

    Resumo em Português:

    Curitiba implantou em rede o sistema Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva - CIPESC®. O presente estudo objetivou identificar as atividades exercidas pelos profissionais de enfermagem nas unidades de saúde do distrito Bairro Novo de Curitiba. Trata-se de uma pesquisa descritiva em que foram entrevistados auxiliares e enfermeiras utilizando-se de um check-list. Os resultados mostram que: o acolhimento é realizado por todos; as auxiliares se ocupam mais das atividades assistencial-procedimentais; a totalidade das enfermeiras realiza consulta de enfermagem diariamente, recorrendo ao prontuário eletrônico de base CIPESC®. Conclui-se que, excetuando-se as atividades de pesquisa, houve intensificação e ampliação das atividades assistenciais sistematizadas e embasadas no trabalho cotidiano da enfermagem, intra e extramuros.

    Resumo em Espanhol:

    Curitiba implantó el sistema Clasificación Internacional de las Prácticas de Enfermería en Salud Colectiva - CIPESC®. El presente estudio objetivó identificar las actividades ejercidas por personal de enfermería en la red de atención básica de la salud del distrito Bairro Novo, Curitiba. Ha hecho una investigación junto a los trabajadores de enfermería, recorriendo-se a check-list. Los resultados mostrarán: todos realizan el acogimiento; las auxiliares de enfermería se ocupan más de las actividades asistencial-procedimentales; todas las enfermeras realizan consulta de enfermería diariamente, utilizando-se del prontuario electrónico bases CIPESC®. En conclusión, excepto las actividades del investigación, hube intensificación y ampliación de las actividades asistenciales, que se ubican sistematizadas e embasadas en el trabajo cotidiano de la enfermería, así como la educación y planeamiento.

    Resumo em Inglês:

    Curitiba has been utilized system CIPESC® - International Nursing Practice Classification in Collective Health. This study goal identifies the activities of nursing staff in the health unities of Bairro Novo district of Curitiba City. We interviewed nursing and auxiliaries using check-list. The results showed: the sheltering is done by everyone; the auxiliaries' activities are procedures caring; all the nurses do nursing consultation and most of then use computer-based system CIPESC®. In conclusion, excepting the research activities, the nursing staff works all the time according municipality program, such is under organized and scientific based system to giving nursing care, emphasizing at women health. Activities such as planning and education have been improved also.
  • Prevalência de dor crônica em adultos Pesquisa

    Kreling, Maria Clara Giorio Dutra; Cruz, Diná de Almeira Lopes Monteiro da; Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos

    Resumo em Português:

    A dor crônica é um problema de saúde pública que acarreta prejuízos pessoais e sociais. Estudos epidemiológicos de dor crônica no Brasil e no resto do mundo são escassos, principalmente em se tratando de dores não específicas e em populações não vinculadas a serviços de saúde. Foram objetivos desse estudo: identificar a prevalência de dor crônica em adultos trabalhadores; analisar a prevalência de dor crônica conforme o sexo; e analisar a prevalência de dor conforme locais do corpo. Esta pesquisa foi realizada com uma amostra de 505 funcionários da Universidade Estadual de Londrina (Paraná, Brasil), considerando-se uma prevalência esperada de 50%, margem de erro de 4% na estimativa e nível de confiança de 95%. Estabeleceram-se como significativos os valores de p<0,05. Os dados foram coletados por entrevista, com entrevistadores previamente treinados para este fim. A prevalência de dor crônica encontrada foi de 61,4%, mais mulheres do que homens relataram dor crônica (p=0,0001). Os locais de dor mais prevalentes foram cabeça (26,7%), região lombar (19,4%) e membros inferiores (13,3%).

    Resumo em Espanhol:

    El dolor crónico es un problema de salud pública que puede acarrear prejuicios personales y sociales. Estudios epidemiológicos del dolor crónico en Brasil y en el resto del mundo son escasos, máxime cuando se trata de los dolores no específicos y en poblaciones que no se vinculam a los servícios de salud. Esse estudio tuvo como objetivos: identificar la prevalencia del dolor crónico em adultos trabajadores; analizar la prevalencia del dolor conforme regiones del cuerpo. Esa investigación fue realizada con una muestra de 505 funcionarios de la Universidad Estadual de Londrina, considerándose una prevalencia esperada de 50%, margen de error de 4% em la estimativa y nivel de confianza de 95%. Se estableció como significativo los valores de p<0,05. Los datos fueron recogidos através de entrevista, con entrevistadores entrenados y remunerados para esse fin. La prevalencia del dolor crónico encontradafue de 61,38%, y más mujeres que hombres relataron dolor crónico (p = 0,0001). Las regiones de dolor más prevalentes fueron cabeza (26,73%), región lumbar (19,40%) y miembros inferiores (13,26%).

    Resumo em Inglês:

    Chronic pain is a public health problem which causes personal and social losses. There are few epidemiological studies of chronic pain in Brazil and elsewhere in the world, especially those dealing with non-specific pain, in general population. The objectives of this study were: to identify the prevalence of chronic pain in adult workers; to analyze the prevalence of chronic pain according to gender, and local of pain. The sample was 505 workers at Londrina State University (Paraná, Brazil) (estimated prevalence = 50%, 4% error, and confidence interval = 95%). Data were collected by interviews. The prevalence of chronic pain was 61.4%; and it was significantly higher among women (p=0.0001). The most prevalent locals of pain were: head (26.7%), lower back (19.4%) and limbs (13.3%).
  • Mudanças nos relacionamentos com os amigos, cônjuge e família após o diagnóstico de câncer na mulher Pesquisa

    Molina, Maria Aparecida Salci; Marconi, Sônia Silva

    Resumo em Português:

    A proposta deste estudo foi identificar mudanças ocorridas nos relacionamentos após o diagnóstico de câncer na mulher. Como estratégia teórico-metodológica foi utilizado respectivamente o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados. Fizeram parte da pesquisa 10 mulheres portadoras de câncer e um familiar. Identificamos que ocorreu mudanças nos relacionamentos com amigos, em que as relações que já eram íntimas consolidaram-se ainda mais e as superficiais inexistiram. Com os cônjuges, alguns relacionamentos tornaram-se melhores e outros, que já eram conflituosos, passaram por vários problemas chegando até à separação. Com a família, os relacionamentos tornaram-se mais fortes. O estudo nos permite compreender um contexto particular da mulher com câncer e repensar algumas estratégias de cuidados a partir dessas relações.

    Resumo em Espanhol:

    La propuesta de este estudio fue a de identificar cambios ocurridos en las relaciones, tras el diagnóstico de cáncer en la mujer. Como estrategia teórico-metodológica se utilizó respectivamente el Interacionismo Simbólico y la Teoría Fundamentada en los Datos. Formaron parte de la investigación 10 mujeres portadoras de cáncer y un familiar. Identificamos que ocurrieron cambios en las relaciones con amigos, y que las relaciones que ya eran íntimas se consolidaron todavía más y las superficiales no siguieron adelante. Con los cónyuges, algunas relaciones mejoraron y otras, que ya eran conflictivas, pasaron por varios problemas llegando hasta a la separación. Con la familia, las relaciones se fortalecieron aún más. El estudio nos permite comprender un contexto particular de la mujer con cáncer y repensar algunas estrategias de cuidados a partir de esas relaciones.

    Resumo em Inglês:

    The proposal of this research was to identify changes occurred in relationships after cancer diagnosis in the womam. As a theoretical-methodological strategy it was utilized respectively the Symbolic Interacionism and the Grounded Theory. Ten womam bearers of cancer and one familiar joined the research. We identify that occurred changes in the relationships with friends, the closest relations consolidated even more and the superficial ones did not exist. With the spouses, some of the relationship became better and others, that were already hard, faced a lot of problems even the separation. With the family, the relationships became stronger. The research allows us to understand a particular context of the womam with cancer and re-think some care strategies starting from these relations.
  • Práticas utilizadas pelas puérperas nos problemas mamários Pesquisa

    Zorzi, Nelci Terezinha; Bonilha, Ana Lúcia de Lorenzi

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo, do tipo Convergenteassistencial, objetivando conhecer as práticas adotadas pelas puérperas para a resolução dos problemas mamários, no domicílio, e intervir para a sua resolução. Foram participantes quatorze puérperas, que estavam amamentando e recebendo atendimento em um Centro de Atenção Integral a Saúde. Utilizou-se entrevista semi-estruturada, observação participante e anotações em diário de campo, analisadas conforme proposta de Trentini e Paim. Os temas foram: Práticas utilizadas pelas puérperas nos problemas mamários; Repercussões dos mesmos no desmame e a promoção do aleitamento materno. A diversificação de produtos utilizados pelas puérperas, e a necessidade dos profissionais de saúde conhecerem as práticas utilizadas nas comunidades e se atualizarem em relação ao aleitamento materno, para a sua promoção, foram os achados encontrados.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio calitativo del tipo ConvergenteAsistencial, objetivando conocer las prácticas adoptadas por las puérperas para la resolución de los problemas mamarios, en el domicilio, e intervenir para su resolución. Fueron participantes catorze puérperas, que estaban amamantando y recibiendo atendimiento en un Centro de Atención Integral a la Salud. Se utilizó encuesta semiestructurada, observación participante y apuntes en diario de campo, analizadas según propuesta de Trentini y Paim. Los temas fueron: Prácticas utilizadas por las puérperas en los problemas mamarios; Repercusiones de los mismos en la desmama y la promoción del amamantamiento materno. La diversificación de productos utilizados por las puérperas, la necesidad de los profesionales de salud conocieren las prácticas utilizadas en las comunidades y se actualizaren en relación al amamantamiento materno, para su promoción, fueron los hallados encontrados.

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative study, of Convergentassistential type, with the objective of knowing the women's practices at post-birth for the resolution of nipple problems, at home, and intervene to its resolution. Fourteen women at post-birth who were in the breastfeeding period and attended at a Center of Integral Attention to Health were participants. It was used a semi-structured interview, participant observation and notes in field diary, analised according to Trentini and Paim's proposal. The themes were the following: Practices used by the women with nipple problems; their repercussion and breastfeed ending and promotion of feeding. The diversification of products used by women at post-birth, the necessity of heallth professionals to know the practices used in the communities and be used in relation to breastfeeding, to its promotion, were the findings.
  • Supervisão da enfermeira em Unidades Básicas de Saúde Pesquisa

    Correia, Valesca Silveira; Servo, Maria Lúcia Silva

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo quantitativo sobre o padrão de supervisão das enfermeiras nas unidades básicas de saúde da sede do município de Feira de Santana - BA no período de agosto de 2001 a junho de 2002, que tem como objetivo descrever e identificar a existência da sistematização da supervisão da enfermeira. Utilizou-se o questionário como instrumento para a coleta de dados. A população em estudo constitui-se em dezesseis (16) enfermeiras que estavam em pleno exercício profissional. Utilizou-se procedimentos de estatística descritiva para análise dos dados. A partir desta análise conclui-se que 63,6% das enfermeiras realizam supervisão sistematizada e 36,4% destas não sistematizam a supervisão.

    Resumo em Espanhol:

    El presente es un estudio cuantitativo sobre el procedimiento de supervisión de las enfermeras en las unidades básicas de salud de la municipalidad de Feira de Santana (Bahía Brasil) en el período de agosto de 2001 a junio de 2002, que tiene como objetivo describir e identificar la existencia de la sistematización en la supervisión de la enfermera. Como instrumento para la adquisición de datos se usó un cuestionario. La muestra estudiada se compuso de dieciséis (16) enfermeras que estaban en pleno ejercicio profesional. Se utilizaron procedimientos de estadística descriptiva para el análisis de los datos. A partir de este análisis se pudo concluir que el 64% de las enfermeras realizan supervisión sistematizada y 36% no la sistematizan.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study intends to evaluate the pattern of supervision of the nurse in health basic units, in Feira de Santana city (Bahía Brasil), between August 2001 and June 2002. The objective was to describe the supervision and the existence of supervision systematics for the nurse. A questionnaire was used to take informations from a group of sixteen (16) nurses in actual professional work. Descriptive statistical procedures for data analysis were used. It can be concluded that systematic supervision is practiced in 64% of the nurses and in 36% of the cases systematic supervision do not occur.
  • Uma breve reflexão sobre a integralidade Pesquisa

    Fontoura, Rosane Teresinha; Mayer, Cristiane Nunes

    Resumo em Português:

    O estudo teve como objetivo investigar o conhecimento dos profissionais enfermeiros acerca da Integralidade em Saúde, de maneira a refletir sobre a interface deste princípio nas relações de trabalho. Os sujeitos da pesquisa são enfermeiros da rede básica de dois municípios do Rio Grande do Sul. Coletaram-se dados através de um questionário. Na análise foram codificados 5 categorias: O SUS de hoje, os princípios do SUS, a integralidade da assistência, a integralidade e sua interface no cotidiano do trabalho dos enfermeiros e o atendimento integral como prioridade nos serviços. Para os respondentes o SUS é um sistema completo em seus princípios e diretrizes, porém, na realidade não funciona conforme legislação.Os entrevistados percebem a integralidade, como prioridade nas práticas de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tuvo como objetivo explorar el conocimiento del enfermero sobre la Integralidad em Salud, para ser possible el reflejar sobre la interfacies de este principio en las relaciones laborales. Los sujetos de investigación son enfermeros de la red basica de salud de dos municipios de Rio Grande do Sul. Los datos fueron recolectados través de un cuestionario y analisados segín cinco categorias: el Sistema Unico de Salud (SUS) de hoy, los principios del SUS, la integralidad de la atención, la integralidade y su interfacies en el cotidiano de los enfermeros y la atención integral como prioridad en los servicios. Para los respondentes el SUS es un sistema completo un sus principios y diretrices, pero en la realidad no funciona de acuerdo con la legislación. Los respondentes perciben la integralidad como prioridad en las prácticas de salud.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed at exploring the knowledge of nurses about integrality in health, in such way to reflect about the interface of this principle in work relations. The research subjects were nurses from the basic health system of two counties of Rio Grande do Sul State. The data were collected by a questionnaire, beind coded in five categories for analysis: National Health System (NHS) of today, the principles of the NHS, the integrality of assistance, the integrality and its interface into the daily work of nurses and the integral with priority on the service. For the the respondents the NHS is a compete system in its principles and guidelines, however in reality it does not work as the legislation prescribes. The respondents percieve integrality as a priority in health practices.
  • Pode a amamentação promover alívio da dor aguda em recém-nascidos? Revisão

    Leite, Adriana Moraes; Castral, Thaila Corrêa; Scochi, Carmen Gracinda Silvan

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo de revisão cujo objetivo foi identificar a eficácia da amamentação e dos aspectos que a congregam (contato, sucção, odor e leite) como medidas não- farmacológicas no alívio da dor aguda em recém-nascidos. Os 14 artigos analisados foram obtidos pelo Medline/PubMed. Verificou-se diferenças metodológicas quanto à amostragem, procedimentos dolorosos, períodos e maneira de administrar o tratamento e variáveis mensuradas. Percebeu-se a eficácia da amamentação e dos aspectos que a congregam, no alívio da dor aguda. Percebe-se a necessidade de estudos que avaliem o seu efeito analgésico antes do procedimento doloroso, até a recuperação, tempo este, suficiente para atingir-se o efeito analgésico pós-absortivo do leite. Deve-se considerar a interação entre todos os componentes que estão contidos na amamentação.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio de revisión fue identificar la eficacia de la lactancia y de los aspectos que la congregan (contacto, succión, olor y leche) como medidas no-farmacológicas en el alivio del dolor agudo en recién-nacidos. Se obtuvo los 14 artículos analizados a través del Medline/PubMed. Se verificó diferencias metodológicas respecto al muestreo, procedimientos dolorosos, períodos y manera de administrar el tratamiento y variables mensuradas. La lactancia y sus aspectos fueron percibidos como eficaces en el alivio del dolor agudo. Se percibe la necesidad de estudios que evalúen su efecto analgésico antes del procedimiento doloroso, hasta la recuperación. Este tiempo es suficiente para que se alcance el efecto analgésico tras la absorción de la leche. Se debe considerar la interacción entre todos los componentes de la lactancia.

    Resumo em Inglês:

    This review study aimed to identify the efficacy of breastfeeding and its component aspects (contact, sucking, odor and milk) as nonpharmacological measures for pain relief in newborns. 14 articles from Medline/PubMed were analyzed. We observed methodological differences related to sampling, painful procedures, periods, treatment administration and variables measured. Breastfeeding and its component aspects were perceived as efficient to relieve acute pain. We observed the need for studies to evaluate the analgesic effect of breastfeeding before the painful procedure until recovery. This period is sufficient to achieve the analgesic effect after milk absorption. The interaction between all breastfeeding components must be considered.
  • Eficácia de programas de educação para adultos portadores de hipertensão arterial Revisão

    Chaves, Emília Soares; Lúcio, Ingrid Martins Leite; Araújo, Thelma Leite de; Damasceno, Marta Maria Coelho

    Resumo em Português:

    É importante conhecer como estratégias de educação em saúde, utilizadas por enfermeiros, para portadores de hipertensão arterial vêem se desenvolvendo, e se são realmente eficazes para esses indivíduos. Objetivou-se analisar estudos que enfocassem estratégias para desenvolver educação em saúde com adultos portadores de hipertensão arterial. Pesquisa bibliográfica, utilizando a base de dados MEDLINE. Obteve-se uma relação de resumos, utilizando os descritores: hipertensão, educação e enfermagem. Ao final, dois artigos na língua inglesa atenderam aos critérios estabelecidos. Pôde-se verificar que programas estruturados levam a melhorias nas condições de saúde, tanto no que se refere aos fatores de risco para hipertensão como para a adesão ao tratamento instituído, havendo considerável mudança de comportamento e melhoria da adesão ao tratamento medicamentoso.

    Resumo em Espanhol:

    Es importante conocer como estrategias de educación en salud, utilizadas por enfermeros, para portadores de hipertensión arterial ven desarrollándose, y se son realmente eficaces para esos individuos. Se objetivó analizar estudios que enfocaran estrategias para desarrollar educación en salud con adultos portadores de hipertensión arterial. Investigación bibliográfica, utilizando la base de datos MEDLINE. Se obtuvo una relación de resúmenes, utilizando los descriptores: hipertensión, educación y enfermería. Al final, dos artículos en la lengua inglesa atendieron a los criterios establecidos. Se pudo verificar que programas estructurados llevan a mejorías en las condiciones de salud, tanto en lo que se refiere a los factores de riesgo para hipertensión como para la adhesión al tratamiento instituido, habiendo considerable cambio de comportamiento y mejoría de la adhesión al tratamiento medicamentoso.

    Resumo em Inglês:

    It is of great importance to acknowledge health education strategies nurses use on patients with highblood pressure, seeing how they respond and if the method is eficient for for them. The aim was to analise researches which focused on strategies to develop health education for adults with highblood pressure. This is a bibliography study which used data basis from MEDLINE. The abstracts found showed the folowing themes: highblood pressure, education and nursing. After the analisis two articles in english fitted in the stablished criteria. It was noticed that organized programes improve health conditions in factors such as highblood pressure risks and aproval to the treatment given, being noticed a change of behavior and adherence to the drug treatment.
  • Satisfação do cliente na avaliação da assistência de enfermagem Revisão

    Polizer, Regiane; D'Innocenzo, Maria

    Resumo em Português:

    O estudo destaca a importância da percepção do cliente no processo de avaliação da assistência de enfermagem. Através da pesquisa bibliográfica no período compreendido entre 1990 e 2004. Realizou-se uma revisão sobre satisfação do cliente, onde foram identificados conceitos e publicações que abordassem a percepção do cliente como fator importante na avaliação da assistência de enfermagem. Assim, concluindo que o cliente tem papel importante na obtenção do verdadeiro resultado da assistência oferecida, pois se caracteriza como fonte de opiniões e sugestões auxiliando no processo de avaliação.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio destaca la importancia de la opinión del cliente en el proceso de la evaluación de la asistencia de enfermería. Atravéz de la investigación bibliográfica en el período comprendido entre 1990 y 2004. Fue realizado una revisión acerca de la satisfacción del cliente, donde fueran identificados los conceptos y a las publicaciones de la opinión del cliente como factor importante en la evaluación de la asistencia de enfermería. La conclusíon fue que el cliente tiene papel importante en el obtencíon del verdadero resultado de la asistencia ofrecida, por lo tanto se caracteriza como fuente de las opiniones y sugestiones que asisten al proceso de la evaluación.

    Resumo em Inglês:

    This study detaches the importance of the perception of the customer in the process of evaluation of the nursing assistance. Through of bibliographical study research in the period understood between 1990 and 2004. This study reviewed on customer's satisfaction, where had been identified to concepts and publications that approached the perception of the customer as important factor in the evaluation of the nursing assistance. Thus, concluding, that customer has important paper in the attainment of the resulted real of the offered assistance, therefore characterizes as source of opinions and suggestions assisting in the process of evaluation.
  • Aspectos históricos, culturais e sociais do trabalho Ensaio

    Ornellas, Thuê Camargo Ferraz de; Monteiro, Maria Inês

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo histórico-social que teve como objetivo contribuir para a compreensão da contínua evolução do processo de trabalho e sua íntima relação com o trabalhador. Foram utilizadas para a elaboração deste ensaio fontes bibliográficas diversas, com fundamento em dados históricos, conceituais, filosóficos e científicos. Os achados nos levaram à conclusão que, embora profundas transformações tenham ocorrido no mundo do trabalho, em sua essência, a atividade laboriosa marcou a vida dos indivíduos e das coletividades em diferentes épocas e lugares.

    Resumo em Espanhol:

    Es un estudio histórico-social, cuyo objetivo fue contribuir para la comprensión de la continua evolución del proceso de trabajo, desde la Antigüedad Clásica hasta la industrialización en el mundo moderno, y su íntima relación con el trabajador. Fueron utilizadas para la elaboración de este ensayo fuentes bibliográficas diversas, fundamentadas en datos históricos, conceptuales, filosóficos y científicos. Lo observado nos permite concluir que, aunque profundas transformaciones hayan ocurrido en el mundo del trabajo, en su esencia, la actividad laboriosa marcó la vida de los individuos y de las colectividades en distintas épocas y locales.

    Resumo em Inglês:

    It is a historical-social study that aimed at contributing for the comprehension of the continuous evolution of the working process since the Classic Antiquity until the industrialization in the modern world and the intimate relation with the worker. A variety of bibliographic sources were used for this essay, based on historical, conceptual, filosophical and scientific data. The findings drove to the conclusion that although deep transformations have occurred on the world of labor, the working activity, in its essence, has marked the lives of individuals and collectivities in different times and places.
  • Sistematização da assistência de enfermagem em unidade de reabilitação segundo o modelo conceitual de horta Ensaio

    Neves, Rinaldo de Souza

    Resumo em Português:

    A utilização de modelo conceitual na Sistematização da Assistência de Enfermagem permite o desenvolvimento de ações fundamentadas em um referencial teórico que possa guiar a implantação e implementação do processo de enfermagem nas unidades hospitalares. Desta forma discute-se neste artigo a escolha do modelo conceitual de Horta na construção de um sistema de assistência de enfermagem em Unidade de Reabilitação de um hospital público do Distrito Federal. Através da utilização deste referencial teórico foi possível confeccionar o instrumento de coleta de dados baseado nas necessidades humanas básicas. A identificação destas necessidades possibilitou a construção da pirâmide hierarquizada das necessidades básicas alteradas em pacientes neurológicos. Através deste referencial pretende-se elaborar a prescrição e evolução de enfermagem fundamentados nos conceitos e significados do processo de enfermagem de Horta, possibilitando o inter-relacionamento de todas as fases que compõem esta metodologia de assistência.

    Resumo em Espanhol:

    La utilización del modelo conceptual en la Sistematización de la Asistencia de Enfermería permite el desarrollo de acciones fundamentadas en un referencial teórico que pueda guiar la implantación e implementación del proceso de enfermería en las unidades hospitalarias. De esta forma se discute en este artículo la elección del modelo conceptual de Horta en la construcción de un sistema de asistencia de enfermería en la Unidad de Rehabilitación de un hospital público del Distrito Federal. A través de la utilización de este referencial teórico fue posible confeccionar el instrumento de colecta de datos basado en las necesidades humanas básicas. La identificación de estas necesidades posibilitó la construcción de la pirámide jerarquizada de las necesidades básicas alteradas en pacientes neurológicos. A través de este referencial se pretende elaborar la prescripción y evolución de la enfermería fundamentados en los conceptos y significados del proceso de enfermería de Horta, posibilitando el inter-relacionamento de todas las fases que componen esta metodología de asistencia.

    Resumo em Inglês:

    The utilization of a conceptual model in the Nursing Attendance Systemization allows the development of activities based on theoretical references that can guide the implantation and the implementation of nursing proceedings in hospitals. In this article we examine the option made for the implementation of the Horta's conceptual model in the construction of a nursing attendance system in the Rehabilitation Unit of a public hospital located in the Federal District of Brazil. Through the utilization of these theoretical references it was possible to make available a data collection tool based on the basic human needs. The identification of these needs made possible the construction of the hierarchically disposed pyramid of the neurological patients' modified basic needs. Through this reference paper we intend to elaborate the prescription and nursing evolution based in the concepts and standards of the Horta's nursing process, making possible the inter-relationship of all phases of this attendance methodology.
  • A produção do conhecimento: diálogo entre os diferentes saberes Reflexão

    Erdmann, Alacoque Lorenzini; Schlindwein, Betina Hömer; Sousa, Francisca Georgina Macedo de

    Resumo em Português:

    O texto aborda o diálogo necessário entre os diferentes saberes para a construçao do conhecimento e discorre sobre os avanços da Enfermagem na busca de consistência e clareza da disciplina Enfermagem. Para tanto, o texto apóia-se na transdisciplinaridade, na intersetorialidade, na complexidade e no convívio com os diferentes pares da saúde e outras áreas e na sustentação do espaço da ciência e tecnologia da Enfermagem. Questiona-se sobre que perspectivas se abrem como possibilidades de construção de conhecimentos científicos e tecnológicos num compromisso social mais responsável e solidário. O propósito é ampliar a aptidão para contextualizar e globalizar os saberes e transcender diferenças e peculiaridades na perspectiva de políticas mais qualitativas superando as fronteiras disciplinares.

    Resumo em Espanhol:

    El texto aporta la necesidad del diálogo entre los diferentes saberes para la construcción del conocimiento y nos permite pensar sobre los progresos de la Enfermería en la búsqueda de una consistencia y claridad de la disciplina de Enfermería. Por consiguiente, el texto se fundamenta en la transdisciplinariedad, en la intersectorialidad, en la complejidad y en la convivencia con los diferentes grupos de la salud y otros áreas, así como, en la sustentación del espacio de la ciencia y la tecnología de la Enfermería. Se discute acerca de que perspectivas son abiertas como posibilidades en la construcción de dichos conocimientos científicos y tecnológicos mediante un compromiso social más responsable y solidario. El propósito es ampliar la aptitud y capacidad para contextualizar y globalizar los saberes y poder ultrapasar las diferencias y particularidades en la perspectiva de las políticas más cualitativas de manera a superar todas las fronteras o barreras disciplinarias.

    Resumo em Inglês:

    This text approaches the necessary dialogue among different knowledge and considers the advances within Nursing in the search for consistence and clarity within the Nursing discipline. Towards this end, the text is based upon transdisciplinarity, intersectorality, complexity, and the interaction of different pairs in health and other areas, as well as the sustainance of scientific and technological space within Nursing. It argues perspectives that open possibilities for scientific and technological knowledge construction within a more responsible and mutual social commitment. The purpose of the paper is to amplify the aptitude for contextualization and globalize different knowledge, as well as transcend differences and peculiarities within the perspective of more qualitative policies which may overcome disciplinary barriers.
  • A equipe de enfermagem e Maslow: (in)satisfações no trabalho Reflexão

    Vitória Regis, Lorena Fagundes Ladeia; Porto, Isaura Setenta

    Resumo em Português:

    Este texto busca compreender as insatisfações da equipe de Enfermagem no trabalho. Propomos a associação com a teoria das necessidades humanas de Abraham Maslow como um meio de sistematizar e entender as situações recorrentes ao dia-a-dia e prática da Enfermagem. As necessidades estruturam-se hierarquicamente em fisiológicas, segurança, social, auto-estima e auto-realização indicando o grau de satisfação (da enfermidade à plenitude) de um indivíduo ou grupo. A vantagem desta abordagem consiste em podermos utilizar da solidez, profundidade e riqueza da teoria de Maslow em situações concretas e particulares da equipe de Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto busca comprender el equipo de enfermería y sus (in)satisfacciones laborales. Proponemos la asociación con la teoría de las necesidades humanas de Abrahan Maslow como medio de sistematizar y entender las situaciones recurrentes del día-a-día y la práctica de la enfermería. Las necesidades se estructuran jerárquicamente en fisiológicas, seguridad, social, auto-estima y auto-realización indicando el grado de satisfacción (de la enfermedad a la plenitud) de un individuo o grupo. La ventaja de este abordaje cosiste en podernos utilizar de la solidez, profundidad y riqueza de la teoría de Maslow en situaciones concretas y particulares del equipo de Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This text tries to understand the Nursing team and their (dis)satisfactions in the work. We consider the association with the theory of basic human needs of Abraham Maslow as a way to systemize and to comprehend the recurrent situations and the day-by-day Nursing issues. The necessities are structuralized hierarchically in physiological, security, social, auto-esteem and auto-accomplishment indicating the degree of satisfaction (from the disease to the fullness) of an individual or group. The advantage of this approach consists of being able to use the solid, depth and rich Maslow theory in concrete and particular situations of the Nursing team.
  • Avaliação tecnológica como competência do enfermeiro: reflexões e pressupostos no cenário da ciência e tecnologia Reflexão

    Arone, Evanisa Maria; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda os conceitos e pressupostos relacionados a avaliação tecnológica, na modalidade equipamentos, à luz do sistema nacional de ciência e tecnologia. Evidencia a necessidade do enfermeiro desenvolver esta competência desde a sua formação, como ferramental necessário para se interessar, realizar e participar de pesquisas, neste universo de atuação interdisciplinar, ainda pouco explorado pelos profissionais. Este trabalho tem a finalidade de contribuir para uma discussão do gerenciamento da assistência de enfermagem mais humanizada, com qualidade, eficácia, efetividade e segurança propiciando garantir os resultados para os quais as tecnologias foram desenvolvidas e incorporadas, nos serviços de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo aborda los conceptos y presuposiciones relacionadas a la evaluación tecnológica, en la modalidad equipamientos, sobre la óptica del sistema nacional de ciencias y tecnología. Evidenciando la necesidad del profesional enfermero desenvolver competencias para tal, desde su formación, como herramienta necesaria para se interesar, realizar y participar de investigaciones, en este universo de actuación interdisciplinario, todavía poco explorado por profesionales. Tiene como finalidad la contribución para una discussión de la gerencia y una asistencia de enfermaría mas humanizada, con cualidad, eficacia, efectividad y seguridad proporcionando garantir los resultados para los cuales las tecnologías fueran desarrolladas e incorporadas, en los servicios de salud.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches the concepts and presuppositions related to technical evaluation, through the use of equipment, inspired by the national system of science and technology. It shows the necessarily of the professional nurse to develop competencies such that, beginning with their formation, they are stimulated to interest themselves, create and participate in research projects. Today's universe is one of interdisciplinary influences, still little explored by professionals. The article has as it's goal to contribute to the discussion of the management and technical assistance of a more humane nursing profession, marked by quality, efficacy, effectiveness and security. In this way guaranteeing positive results for those technologies, which were developed in the service of health.
  • Memória da implantação da graduação em enfermagem na Unicamp História Da Enfermagem

    Zulske, Débora Martins; Nozawa, Márcia Regina

    Resumo em Português:

    Objetivou-se reconstituir a história de implantação da Graduação em Enfermagem na Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, ocorrida em 1978, através de história oral, pela insuficiência de fontes documentais pertinentes. Enfermeiros que participaram direta e ativamente nesse processo foram os sujeitos de pesquisa. A faculdade de enfermagem, legalmente prevista desde 1966, nunca foi efetivada. Para responder à mínima organização necessária, instituiu-se apenas um Departamento de Enfermagem, quatro anos após o início do curso. O interesse e a iniciativa de instalação do curso partiu de um enfermeiro titulado, externo à universidade, contratado especificamente para esse fim. Este fato explica a marca pessoal, pouco institucional, que caracterizou, de forma predominante, o momento de instalação e a continuidade desse curso.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es reconstituir la implantación de la graduación en enferemería de la Facultad de Ciencias Médicas, de la Universidad Estadual de Campinas, que ocurrió en 1978, por medio de la historia hablada, por no haber fuentes documentales pertinentes. Los enfermeros que participaron directa y activamente en ese proceso fueron los sujetos de la pesquisa. La Facultad de Enfermería, legalmente prevista desde 1966, nunca fue efectivada. Para responder a la mínima organización necesaria, solamente se instituyó un Departamento de Enfermería, cuatro años después del inicio del curso. El interés y la iniciativa de la instalación del curso ocurrió por un enfermero graduado, externo a la faculdad, contratado especialmente para este trabajo. Este facto explica la marca personal y no institucional, que caracterizó de manera predominante el momento de la instalación y de la continuidad de este curso.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to reconstitute the history of the creation of the Nursing Undergraduate Course at the Medical Sciences School, University of Campinas, occurred in 1978, through an unofficial history, due to the insufficiency of pertinent documental sources. Nurses who participated directly and actively in this process were the subjects of the research. The School of Nursing, legally planned since 1966, was never established. To answer to the minimum necessary organization, it was instituted only one Department of Nursing, four years after the beginning of the course. The interest and the initiative to establish the course started from a titled nurse, outside of the university, hired specifically for this purpose. This fact explains the personal trace, not very institutional, that characterized in a predominant way the moment of creation and continuity of this course.
  • O método mãe-canguru sob o olhar problematizador de uma equipe neonatal Relato De Experiência

    Costa, Roberta; Monticelli, Marisa

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de um processo educativo com uma equipe de saúde neonatal, sobre as potencialidades do Método Mãe-Canguru na assistência ao recém-nascido e família, a partir do referencial teórico-metodológico problematizador. Foram desenvolvidas doze oficinas, visando proporcionar ao grupo de profissionais a oportunidade de refletir sobre sua realidade, analisá-la de forma crítica, buscando compreendê-la e transformá-la. Os resultados apontaram a necessidade da criação de espaços para reflexões entre os profissionais da equipe neonatal sobre sua prática, possibilitando a transformação do modelo assistencial vigente e favorecendo o cuidado integral e individualizado aos recém-nascidos pré-termos e suas famílias.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo relatar la experiencia del desarrollo de un proceso educativo con un equipo de la salud neonatal, en las potencialidades del método madre-canguro en la en la asistencia al recién-nacido y familia, a partir del referencial teórico-metodológico problematizador. Fueron desarrollados doce encuentros, visando proporcionar al grupo de los profesionales, la oportunidad de socializar sus ideas y experiencias, que reflejen sobre su realidad, analizarla de forma crítica, recogiendo comprenderla y transformarla. Los resultados apuntaron la necesidad de la creación de espacios para reflexiones entre los profesionales del equipo sobre su práctica, de modo que los profesionales compartan sus ideas, opiniones, vivencias y sentimientos, provocando cambios en la manera de pensar y actuar del grupo, posibilitando la transformación del modelo asistencial vigente y favoreciendo de esta forma el cuidado integral e individualizado prestado al recién-nacido y familia.

    Resumo em Inglês:

    This article has as objective to tell the experience of the development of an educative process with a team of neonatal health, on the potentialities of the kangaroo-Mother Method in the assistance to the newborn and the family, from the theoretical methodological framework problem-solving. Twelve workshops were developed, aiming at providing to the group of professionals the chance to reflect on its reality, to analyze it of critical form, searching to understand it and to transform it. The results pointed the necessity of the creation of spaces with respect to reflections between the professionals of the neonatal team on practical its, making possible the transformation of the effective assistance model and favoring the integral and individuality care delivered to the newborn and to the family.
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