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Revista de Administração de Empresas, Volume: 38, Número: 4, Publicado: 1998
  • EDITORIAL

  • Antropofagia organizacional Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Wood Jr., Thomaz; Caldas, Miguel P.

    Resumo em Português:

    A questão da utilização de tecnologia administrativa originária de países desenvolvidos por empresas no Brasil pode ser vista sob duas perspectivas: pela perspectiva das empresas locais, que a adotam pressionadas pelo novo contexto competitivo, e pela perspectiva das empresas que se instalam no País e que trazem essas práticas diretamente de suas matrizes. Em ambos os casos, a importação de modelos estrangeiros mostra-se problemática. O objetivo deste artigo é, primeiro, discutir por que ocorre essa importação, depois, mostrar que peculiaridades locais impedem sua implantação como previsto e, por fim, propor e ilustrar um "método antropofágico" de ação para essa importação em países emergentes.

    Resumo em Inglês:

    The utilization by organizations in Brazil of managerial technology originated from developed countries can be seen by two perspectives: by the angle of local firms, which adopt foreign administrative models due to pressures of a new competitive context, and by the angle of foreign newcomers, which bring such practices directly from their countries of origin. In both cases, the import of foreign models appears to be troublesome. The objective of this article is, firstly, to discuss why such import occurs; secondly, to show how local characteristics prevent its implementation as planned; and, thirdly, to propose and to illustrate an "anthropophagic ethod" which can be used when importing foreign managerial technology into emerging countries.
  • Indicadores de potencial de consumo dos municípios paulistas Admnistração Mercadológica

    Aranha, Francisco

    Resumo em Português:

    Os indicadores de potencial de consumo são medidas indiretas da capacidade de uma região absorver uma determinada categoria de produto. O método de regressão linear pode ser utilizado na elaboração de índices simples e robustos que geralmente proporcionam resultados comparáveis ou superiores aos que podem ser obtidos pela utilização de índices produzidos comercialmente. Este fato passa despercebido pela maioria dos usuários porque habitualmente não são feitos esforços de comparar os índices com a realidade que estes se propõem a descrever. Para estabelecer a metodologia e demonstrar a tese acima, são coletados dados a respeito da área de loja de supermercados dos municípios do Estado de São Paulo, um índice é construído e, em seguida, comparado com outros indicadores. Os resultados confirmam a suposição inicial.

    Resumo em Inglês:

    Potential consumption indexes are indirect measurements of the capacity of a region to absorb a certain product category. A linear regression method can be used to prepare a simple and robust index with results comparable or superior to those that can be obtained with indexes sold by consulting businesses. This fact usually goes unobserved because in most cases no efforts are made to check if the indexes really reflect the reality that they supposedly describe. To establish a methodology and prove the above hypothesis, data about supermarket floor space is collected for the "municípios" (counties) of the State of São Paulo, an index is prepared and then compared to other indicators. Results validate initial hypothesis.
  • Qualidade total: uma nova era para os supermercados Admnistração Mercadológica

    Rojo, Francisco José Grandis

    Resumo em Português:

    O autor apresenta um estudo, baseado em sua tese de doutorado, sobre a busca de qualidade total nos supermercados. Analisa um cenário de crescente competitividade, no qual os consumidores estão cada vez mais exigentes, induzindo os dirigentes de supermercados a buscar mais qualidade, eficiência e produtividade em suas operações.

    Resumo em Inglês:

    The author presents a study, based on his Ph.D. thesis, about total quality management at supermarkets. He analyzes a scenery of growing competitiveness, where consumers are more demanding, inducing supermarkets managers to search for more quality, efficiency and productivity.
  • O Mercosul e a integração regional dos mercados acionários argentino e brasileiro Administração Contábil E Financeira

    Leal, Ricardo Pereira Câmara; Silva, Giovani Pereira e

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa o comportamento recente dos mercados acionários argentino e brasileiro. Nosso objetivo é avaliar o nível de integração entre esses mercados nos períodos anterior (1982-1990) e posterior (1991-1995) à criação do Mercosul. Os resultados mostram clara distinção entre os dois períodos analisados. No período anterior ao Mercosul, os mercados latinos encontravam-se segmentados, não mantendo qualquer relação com os fatores globais que utilizamos. Para o período posterior ao Mercosul, encontramos evidência de que os mercados argentino e brasileiro estão mais integrados entre si, mesmo depois de se controlar para a integração com os mercados americano e chileno.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the recent behavior of the Argentine and Brazilian stock markets. Our goal is to evaluate the level of integration between these markets in the period prior (1982-1990) and after (1991-1995) the introduction of Mercosul. Our findings show a clear distinction between the two periods. Before the introduction of Mercosul, the Latin markets were segmented and were not related to the global pricing factors we used. For the period after the introduction of Mercosul, we found evidence of increased integration between the Argentine and Brazilian stock markets even after we controlled for integration with the US and Chilean markets.
  • Mudança ambiental e reorientação estratégica: estudo de caso em instituição bancária Administração Contábil E Financeira

    Machado-da-Silva, Clóvis L.; Fernandes, Bruno H. Rocha

    Resumo em Português:

    Pesquisas recentes vêm demonstrando que organizações bem-sucedidas tendem a encontrar dificuldades em reorientar prontamente suas estratégias de ação diante de novas circunstâncias ambientais. Geralmente, mudanças que impliquem reorientação estratégica da organização tendem a ser adiadas até a ocorrência de situação de crise, quando já se passou o melhor momento de implementá-las. No presente estudo, focaliza-se essa problemática mediante análise do impacto do Plano Real em uma organização do setor financeiro, o Banco Bamerindus do Brasil S.A. A análise longitudinal, de natureza descritivo-qualitativa, abrange o período compreendido entre janeiro de 1992 e dezembro de 1996.

    Resumo em Inglês:

    Recent research has demonstrated that successful organizations tend to have difficulties in promptly reorienting their strategies in facing new environmental circumstances. In a general view, changes that imply organizational strategic reorientation are postponed until crisis occurrence, when the best moment for fundamental changes has already gone. The present study focuses this problematical challenge by means of analysis of Brazilian Plano Real impact on Bamerindus banking organization. This longitudinal analysis simultaneously descriptive and qualitative comprehends January 1992-December 1996 period.
  • Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Diniz, Eduardo

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma pesquisa em Web sites de bancos norte-americanos. Ela foi produzida com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre modelos de Web banking que estão sendo utilizados nos Estados Unidos. Observamos que os bancos americanos utilizam a Web para explorar três diferentes categorias de serviços: distribuir informação, distribuir produtos e serviços bancários e melhorar o relacionamento com os clientes. Dividimos cada uma destas três categorias em três níveis de interação para classificar diferentes tipos de aplicações que são encontradas em cada um dos Web sites pesquisados.

    Resumo em Inglês:

    This report presents a survey on North American banks Web sites carried out in October 1997. It was done in order to learn about Web banking models that are being adopted in the United States. We see American banks using the Web to reach opportunities in three different categories: to market information, to deliver banking products and services and to improve customer relationship. We split each one of these categories in three levels of interaction, to classify different kinds of applications that are found in each of the searched Web sites.
  • Avanços logísticos no varejo nacional: o caso das redes de farmácias Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Machline, Claude; Amaral Júnior, José Bento C.

    Resumo em Português:

    O artigo descreve as conquistas realizadas na logística do varejo farmacêutico nacional nos últimos anos. As farmácias organizaram-se em redes; melhoraram seu aspecto visual; muitas operam 24 horas; usam fórmulas sofisticadas, teoricamente corretas, na gestão de estoques; dispõem de softwares avançados; operam depósitos racionalizados, por vezes automatizados; as entregas às lojas são diárias; o código de barras facilita o controle dos produtos. Subsistem problemas que impedem a obtenção de autêntico just in time e de falta-zero: dificuldade de prever a demanda; limitação da capacidade dos bancos de dados para registrar dados relativos a 5.000 apresentações em 100 lojas; entrosamento precário entre os setores de vendas e compras na empresa; freqüência e rapidez ainda insuficientes de reposição dos produtos no depósito e nas lojas; existência de numerosos medicamentos de baixo giro. Recomendações são apresentadas para a remoção desses entraves e o advento do sonhado Supply Chain Management.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes recent logistics developments observed in retail operations of pharmaceutical products in Brazil. Most pharmacies restructured themselves in chains. They improved their physical appearance. Some operate full-time. They rely upon advanced software and use refined formulas, based upon the best theory, to manage inventories. The central storage areas are well administered; a couple of them are automated; deliveries to stores are made daily; bar coding helps controlling product flow. A score of problems still hampers the obtainment of an authentic just in time result and a real zero-shortage situation: data bases lack capacity to register all the necessary information concerning 5,000 different items in 100 outlets; barriers persist between sales and purchasing departments; deliveries by suppliers to the central store are not as frequent and quick as desirable, so are deliveries to retail stores; harmful to efficiency is the presence of quite a number of low turnover, slow moving medicaments. Recommendations are offered in order to foster the still remote implementation of the dreamed Supply Chain Management.
  • Trabalho em grupos e autonomia como instrumentos da competição Resenhas

    Arbix, Glauco
  • Capital intelectual

    Katalitós, Petros
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