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Revista de Administração de Empresas, Volume: 45, Número: spe, Publicado: 2005
  • Responsabilidade social: ideologia, poder e discurso na lógica empresarial Artigos

    Bittencourt, Epaminondas; Carrieri, Alexandre

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é identificar como uma empresa multinacional de papel e celulose desenvolve programas sociais em uma região compreendida por 47 municípios no estado de Minas Gerais. A escolha da empresa X foi definida pela sua importância na indústria mineira, bem como pelo destaque dado aos programas sociais da empresa no meio empresarial, que vivencia iniciativas centralizadas de incentivo ao voluntariado. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a concepção da responsabilidade social empresarial e uma pesquisa de campo qualitativa com agentes sociais na região de atuação da empresa. A metodologia empregada na pesquisa foi construída por meio de um conjunto de entrevistas semiestruturadas, utilizando a análise do discurso como técnica para pontuação das conclusões do trabalho. Os resultados demonstram que a prática da responsabilidade social se situa num contexto mais significativo que o mero discurso empresarial.

    Resumo em Inglês:

    This article show how a multinational company that produces paper and pulp in 47 municipalities in the Brazilian state of Minas Gerais develops social programs. Choice of company X was due to its importance in the industrial web of the state, as well as by the relevance of the company's well regarded social programs, generally centrally managed and emphasizing voluntary work. After a brief survey of the literature on corporate social responsibility a field research followed using as subjects social agents in the region covered by company X programs. Methodology was based on semi-structured interviews. Content analysis of interviews was punctuated to reach the conclusions. The results demonstrate that the social responsibility practice is situated at a deeper context than allowed by managerial discourse.
  • Atributos e papéis dos conselhos de administração das empresas brasileiras Artigos

    Martins, Henrique Cordeiro; Rodrigues, Suzana Braga

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é analisar as alterações da governança corporativa a partir de seus atributos e os impactos nos papéis e responsabilidades do conselho de administração das empresas brasileiras, tendo em vista as mudanças provocadas pela globalização, privatização e a nova estrutura global de negócios. Foi realizada uma pesquisa quantitativa nas 300 maiores empresas do Brasil listadas na Bovespa, por meio da percepção dos conselheiros e/ou diretores que se relacionam, influenciam ou condicionam os atributos, papéis e responsabilidades do conselho. Os resultados apurados sugerem que a formação dos atributos dos conselhos das empresas pesquisadas está mais fortemente ligada ao papel de controle, apesar de os números revelarem a importância dada pelos conselheiros ao papel estratégico.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the changes in corporate governance, focusing on its attributed traits and their effects on the roles and responsibilities of the board of directors of Brazilian companies, considering the changes caused by globalization, privatization and the new global business structure. A quantitative research was carried out in the 300 largest Brazilian companies listed in Bovespa (São Paulo Stock Exchange), investigating the corporate officers perceptions of those changes. Findings point out that corporate officers are more concerned with the board controlling role, although some importance is also given to the strategic role.
  • Gestão de recursos humanos no setor de telecomunicações: novas empresas, novas práticas? Artigos

    Castro, Cláudia Santos de

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é discutir as mudanças introduzidas na área de gestão de recursos humanos (GRH) em uma empresa do setor de telecomunicações no período de 1998 a 2003. Foi analisada a GRH após a privatização, fazendo-se um paralelo com as mudanças e inovações incorporadas durante sua reestruturação, até a implantação de um novo modelo de gestão. O método utilizado foi o descritivo-qualitativo, sendo utilizados, como fonte de dados, depoimentos, análise documental da empresa e levantamento bibliográfico. O marco teórico procurou contextualizar as transformações que serviram de pano de fundo para as mudanças ocorridas na empresa. Na organização foi identificado um novo modelo de gestão que evoluiu a partir do modelo praticado em 1998, mas que ainda atua de forma passiva na implementação das mudanças do período.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to discuss the changes introduced in the human resources management of a telecommunications company, from 1998 to 2003. The human resources practices and management were analyzed after the privatization, comparing the changes and innovations incorporated during the period of reorganization until the implementation of a new administration model. The study comprised a research where interviews, analyses and bibliographical searches were used as data sources. The theoretical framework tried to contextualize the transformations that served as background for the changes that occurred in the company. A new administration model was identified in the organization which developed from the 1998 model, but that still works in a passive way in the implementation of changes during the period.
  • Gestão dos múltiplos vínculos contratuais nas grandes empresas brasileiras Artigos

    Fernandes, Maria Elizabeth Rezende; Carvalho Neto, Antônio Moreira de

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa como os executivos das maiores empresas brasileiras estão lidando com a força de trabalho flexível, ao comparar a evolução do tratamento conferido aos trabalhadores do quadro efetivo das empresas com o tratamento conferido aos terceirizados. A pesquisa quantitativa realizada com 513 presidentes, diretores e altos executivos de 179 empresas sugere uma evolução das práticas de gestão de pessoas em geral e um aumento da distância no tratamento conferido aos terceirizados em relação aos empregados, em aspectos fundamentais da gestão de pessoas, como recompensa monetária por metas atingidas, comprometimento com os resultados, autonomia e compartilhamento do aprendizado. Também há evidências da tendência de ampliação da contratação de terceirizados. Conclui-se que as maiores empresas brasileiras se encontram ainda despreparadas para lidar com a complexidade advinda da proliferação da contratação de profissionais com múltiplos tipos de vínculos contratuais.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes how executives of the biggest Brazilian companies have been dealing with the flexible workforce, comparing the management of core personnel versus outsourced personnel. The quantitative research done with 513 presidents, directors and top executives of 179 companies shows an evolution in people management practices in general, although there has been a widening gap in the treatment outsourced workers receive. This gap can be observed in relevant aspects such as financial rewards for goals achieved, commitment to results, autonomy and sharing of learning experiences. While this research shows a growing tendency towards hiring outsourced personnel, the conclusion is that the large Brazilian companies are not yet prepared to manage personnel with multiple contracts.
  • Cooperação tecnológica em empresas mineiras de biotecnologia Artigos

    Cunha, Cleverson Renan da; Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes

    Resumo em Português:

    Esse artigo analisa o processo de formação e desenvolvimento dos relacionamentos interorganizacionais cooperativos, que visam a pesquisa e o desenvolvimento de produtos em empresas de base biotecnológica. Partindo do referencial teórico sobre alianças estratégicas e do contexto da biotecnologia, são analisadas as atividades de cooperação de duas empresas mineiras. Os resultados obtidos evidenciam que a incapacidade de realização de determinadas atividades é o principal motivo que leva as empresas a buscarem uma aliança com outras organizações. O contrato e a confiança desenvolvidos entre os parceiros são apontados como os principais mecanismos de controle existentes nas relações. No caso das empresas analisadas, os problemas surgidos no decorrer das interações têm sido resolvidos por negociação e diálogo, em detrimento das medidas legais. Dada a importância do desenvolvimento tecnológico para as empresas em questão, a cooperação tem sido apontada como um diferencial estratégico dessas organizações.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the process of formation and development of cooperative interorganizational relationships for research and development of products in biotechnological organizations. Cooperation activities of two firms from the Brazilian state of Minas Gerais are analyzed within a theoretical framework about strategic alliances and biotechnology. Findings point out to as the main reason for these organizations to cooperate their incapacity to perform certain activities. The principal control mechanism used in the relations is the formal contract and trust. Interaction problems have been solved by negotiation and dialogue instead of legal litigation. Considering the importance of the technological development for the organizations studied, cooperation became a strategic difference for them.
  • Modelo de satisfação ACSI modificado no setor de telefonia móvel Artigos

    Moura, Andréia Cássia de; Gonçalves, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    O propósito do artigo consiste na validação do modelo de satisfação American Customer Satisfaction Index - ACSI modificado - no âmbito do setor de telefonia móvel. O modelo original foi modificado com a inclusão do construto conveniência e da fase qualitativa na pesquisa. O método abrangeu duas fases: exploratória e descritiva. A primeira teve por finalidade a adaptação do modelo ao setor pesquisado, sendo utilizada a técnica dos grupos de foco. Na fase quantitativa foi consultada uma amostra de 606 usuários de celular: clientes das três operadoras atuantes no estado de Minas Gerais. A técnica de modelagem de equações estruturais foi utilizada para análise de plausibilidade do modelo proposto. Os resultados sugerem os seguintes relacionamentos do modelo: Qualidade → Valor Percebido, Qualidade → Satisfação, Valor Percebido → Satisfação, e Satisfação → Lealdade.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to validate a model of satisfaction, the modified American Customer Satisfaction Index (ACSI) on the mobile telecommunication area in Brazil. In this research, the original ACSI model was modified by the inclusion of a construct, the Convenience and also due to the qualitative phase. The exploratory phase was conducted in order to adapt the model to the researched sector and the technique used was focus group. In the quantitative phase a sample of 606 users of cell phone was interviewed: clients of the three mobile telecommunication companies of Minas Gerais, in Brazil. Data statistical treatment was supported by Structural Equations Modeling to analyze plausibility of the new proposed model. The results indicated towards a proposed model validity. The positive relationship of the following variables was supported by data analysis: Quality → Perceived Value, Quality → Satisfaction, Value → Satisfaction, and Satisfaction → Loyalty.
  • Previsão da volatilidade no mercado interbancário de câmbio Artigos

    Goulart, Clayton Peixoto; Amaral, Hudson Fernandes; Bertucci, Luiz Alberto; Bressan, Aureliano Angel

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta um estudo comparativo da capacidade preditiva dos modelos EWMA, GARCH (1,1), EGARCH (1,1) e TARCH (1,1), quando utilizados para prever a volatilidade das taxas de câmbio praticadas no mercado interbancário brasileiro. A amostra é composta pelas cotações diárias de fechamento da taxa de câmbio real/dólar estadunidense observadas no período de 20 de agosto de 2001 a 30 de setembro de 2003. Os resultados demonstraram que o modelo TARCH (1,1) apresentou o melhor desempenho preditivo para o período, acompanhado de perto pelo modelo EGARCH (1,1), seguindo-se o modelo GARCH (1,1) e, por último, o modelo EWMA. Constatou-se também que todos os modelos revelaram uma propensão a superestimar a volatilidade futura, e que a Clearing de Câmbio da BM&F atua de forma excessivamente conservadora e subjetiva na definição dos índices de variação da taxa de câmbio contratualmente garantidos e, conseqüentemente, na exigência de garantias.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a comparative study of the predictive capacity of the models EWMA, GARCH (1,1) EGARCH (1,1) and TARCH (1,1) when applied to forecast the volatility of the exchange rates in the Brazilian inter-bank market. The sample consists of the daily closing quotations of the exchange rate real/US dollar obtained in the period from August 20, 2001 to September 30, 2003. The results showed that the TARCH (1,1) model, provided the most accurate forecast performance for this period, followed closely by the EGARCH (1,1) model, then the GARCH (1,1) model, and finally the EWMA model. There was also evidence that all the models revealed a tendency to overestimate the future volatility. It was confirmed as well that the Brazilian Exchange Clearinghouse operates in an extremely traditional and subjective way concerning the definition of the exchange rate variation indexes guaranteed under contract and, consequently, in collateral requirements.
  • A internacionalização das empresas portuguesas: a experiência brasileira Artigos

    Silva, Joaquim Ramos

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo investigar a internacionalização dos investimentos portugueses no Brasil de meados dos anos 1990 até o começo da década de 2000. Foram registradas cerca de 400 empresas lusitanas no país em 2003. Previamente, colocam-se várias questões empíricas e teóricas, e destaca-se a relevância do caso à luz dos grandes modelos de referência em matéria de internacionalização de empresas, em particular a escola nórdica (ou modelo de Uppsala) e o paradigma OLI de John Dunning. Enfatiza-se em seguida a contribuição dos determinantes culturais, globalmente considerados, desde o início do processo de investimento luso-brasileiro. Nesse contexto, o papel da língua comum é enfatizado. De passagem, analisam-se diversos tópicos, inclusive o da influência por vezes paradoxal da proximidade cultural sobre o investimento internacional. Por outro lado, os resultados a que foi possível chegar ajudam a preencher as lacunas deixadas pelas insuficiências teóricas ligadas à negligência do movimento internacional de fatores.

    Resumo em Inglês:

    The goal of the article is to investigate the investments of Portuguese firms in Brazil from the middle of the 1990s to the early 2000s. By 2003, nearly 400 Portuguese subsidiary firms in Brazil were counted. After raising some previous empirical and theoretical topics, it is stressed the relevance of the case for the main reference models in the field of firms' internationalization, as the Nordic School (or Uppsala Model) and the OLI paradigm of John Dunning. Moreover, the paper underlines the contribution of cultural determinants, broadly speaking, from the outset of the Portuguese-Brazilian investment process. Under this framework, the role of the common language is particularly highlighted. At the same time, a few related topics are examined, including, in some situations, the paradoxical influence of the cultural proximity on foreign investments. On the other hand, these results contribute to fulfill the theoretical gap created by the long historical neglect of the research on international factors mobility.
  • Administração no Brasil: potencialidades, problemas e perspectivas Pensata

    Domingos, Giroletti
  • Relações de trabalho e recursos humanos em busca de identidade Pensata

    Barbosa, Allan Claudius Queiroz
  • Empresas e empresários, história e administração Resenha

    Barbosa, Allan Claudius Queiroz
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