Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração (São Paulo), Volume: 48, Número: 4, Publicado: 2013
  • Editorial

    Reinhard, Nicolau
  • Ideologia gerencialista e subjetividade do trabalhador no terceiro setor Recursos Humanos & Organizacionais

    Salimon, Mário Ibraim; Siqueira, Marcus Vinicius Soares

    Resumo em Português:

    Neste artigo, trata-se o impacto de reestruturações de cunho gerencialista sobre a subjetividade de trabalhadores em organizações ambientalistas do terceiro setor historicamente ligadas à benemerência, ao humanismo e à luta por direitos. O crescimento dessa população organizacional tem gerado competição por recursos, com a consequente busca por sistemas e modelos gerenciais que possam viabilizar a sobrevivência de cada organização via vantagens comparativas associadas à eficácia, à eficiência, à efetividade e ao posicionamento de marca. Nesse contexto, percebe-se uma crescente adoção de modelos importados do segundo setor - privado de interesse privado. Elementos característicos do gerencialismo, tais como intensificação e aceleração do trabalho, precarização das relações trabalhistas e primazia do determinismo econômico, são também assimilados no processo. Investe-se no culto à excelência e na mobilização psíquica do sujeito como formas de se enquadrar a pessoa como ativo estratégico da organização. As práticas decorrentes chocam-se com os valores humanistas geralmente vigentes no terceiro setor, causando conflitos de racionalidade e intrapsíquicos. Desenvolveu-se pesquisa qualitativa e exploratória, baseada em entrevistas com profissionais de quatro organizações ambientais de relevo no País, para fazer emergir, por meio da análise do discurso, a percepção dos sujeitos sobre o fenômeno em questão. Os resultados mostram que a ideologia gerencialista foi, pelo menos nos casos estudados, assimilada pelo trabalhador, que as relações de trabalho estão se precarizando em nome da rentabilidade financeira dos investimentos na organização, que as estratégias de defesa e adesão implicam sofrimento subjetivo e que o terceiro setor se distancia crescentemente de sua identidade histórica de esfera de agenciamento marcada por uma racionalidade substantiva.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, se trata del impacto de reestructuraciones de estilo gerencialista sobre la subjetividad de los trabajadores en organizaciones medioambientales del tercer sector, históricamente vinculadas al voluntariado, humanismo y la lucha por los derechos. El crecimiento de esa población organizacional ha generado competencia por recursos, con la consecuente búsqueda de sistemas y modelos de gestión que permitan la supervivencia de cada organización mediante ventajas comparativas asociadas con eficacia, eficiencia, efectividad y posicionamiento de marca. En este contexto, vemos una creciente adopción de modelos importados desde el segundo sector - privado de interés privado. Elementos característicos del gerencialismo, como la intensificación y aceleración del trabajo, la precarización de las relaciones laborales y la primacía del determinismo económico, también se asimilan en el proceso. Se invierte en el culto de la excelencia y en movilización psíquica del sujeto como maneras para enmarcar a la persona como activo estratégico de la organización. Las prácticas resultantes chocan con los valores humanistas que prevalecen generalmente en el tercer sector, causando conflictos de racionalidad e intrapsíquicos. Se desarrolló investigación cualitativa y exploratoria, basada en entrevistas con profesionales de cuatro importantes organizaciones ambientales en el país, para hacer emerger, a través de análisis del discurso, la percepción de los sujetos sobre el fenómeno en cuestión. Los resultados muestran que la ideología gerencialista fue, al menos en los casos estudiados, asimilada por el trabajador, que las relaciones laborales se están precarizando en nombre de la rentabilidad financiera de las inversiones en la organización, las estrategias de defensa y adhesión implican sufrimiento subjetivo y que el tercer sector se distancia cada vez más de su identidad histórica de esfera de agenciamento marcada por la racionalidad sustantiva.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the impact of managerialist restructuring processes upon the subjectivity of workers in environmentalist third sector organizations, historically connected to philanthropy and the struggle for human rights. The growth of this organizational population has generated competition for resources, with a consequent search for managerial systems and models capable of enabling survival of each organization via comparative advantage associated with efficacy, efficiency, effectiveness and brand position. In this context, there is a perceptible adoption of models imported from the second sector - private and private interest oriented. Elements peculiar to managerialism, such as work intensification and acceleration, precarization of labor relations and the primacy of economic determinism, are also assimilated in the process. There is an investment in the cult of excellence and mobilization of the subject's psyche as a means of framing the person as a strategic organizational asset. Resulting practices clash with humanist values generally nurtured in the third sector, causing conflicts of rationalities and intrapsychic turmoil. A qualitative and exploratory research, based on interviews with professionals from four relevant environmental organizations in Brazil, has been developed in order to reveal, by means of discourse analysis, how subjects perceive the given phenomenon. Results show that the managerialist ideology has been assimilated by workers, that labor relations undergo precarization in favor of financial rentability of the organizational investments, that defense and adhesion strategies cause subjective suffering and that the third sector is dissociating itself from its historical identity of a sphere of agency marked by a substantive rationality.
  • Gestão estratégica de pessoas e inovação: estudos de caso no contexto hospitalar Recursos Humanos & Organizacionais

    Queiroz, Ana Carolina Spolidoro; Albuquerque, Lindolfo Galvão de; Malik, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, procurou-se analisar as relações entre variáveis do contexto organizacional e de gestão de pessoas e as inovações. Os principais objetivos foram analisar e comparar os aspectos organizacionais e de gestão de pessoas que têm contribuído para a implementação de inovações. Foram conduzidos três estudos de caso em instituições hospitalares, duas localizadas no Brasil e uma nos Estados Unidos. Os resultados da pesquisa indicaram que a adoção de determinadas variáveis do contexto organizacional e de gestão de pessoas poderá estimular a inovação. Além disso, foi possível concluir que essas mesmas variáveis, quando alinhadas aos objetivos organizacionais de inovação, poderão facilitar a superação de obstáculos inerentes ao setor da saúde e que impedem a implementação bem-sucedida de inovações.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio trata de examinar las relaciones entre las variables del contexto de la organización y gestión de las personas y de las innovaciones. Sus principales objetivos fueron el análisis y la comparación de los aspectos de la organización y la gestión de las personas que han contribuido para la implementación de innovaciones. Fueron realizados tres estudios de caso en instituciones hospitalarias, siendo dos ubicadas en Brasil y una en los Estados Unidos. Los resultados de esta pesquisa indican que la adopción de ciertas variables del contexto de la organización y de la gestión de las personas puede estimular la innovación. Además, fue posible concluir que las mismas variables, cuando estaban en consonancia con los objetivos organizacionales de la innovación, podrán facilitar la superación de los obstáculos inherentes al sector de la salud, los cuales evitan la implementación exitosa de las innovaciones.

    Resumo em Inglês:

    This research analyses the relationship between organizational and human resources management variables with inovation. Its main objective was to analyze and compare the aspects of the organization and strategic management of human resources that have contributed to implement inovations. Three case studies were conducted in health care organizations. Two of these organizations are located in Brazil and one in the United States. The results indicate that the adoption of specific organizational and human resources management variables may stimulate inovation. Furthermore, it was possible to conclude that when these variables are aligned to the organization´s objectives and strategy, it facilitates the barriers to change, inherent to health care organizations, and the implementation of inovations tend to be more successful.
  • "Um arranjo produtivo em xeque": campo, habitus e capital simbólico em um Arranjo Produtivo Local moveleiro em Minas Gerais Recursos Humanos & Organizacionais

    Souza Filho, Osmar Vieira de; Silveira, Rogério Zanon da; Carrieri, Alexandre de Pádua; Teixeira, Juliana Cristina

    Resumo em Português:

    O Arranjo Produtivo Local de Ubá e região (APL de Ubá) gera cerca de nove mil empregos e abriga a sede da maior empresa de móveis de aço da América Latina, além de três outras grandes empresas. Entretanto, é marcado por relações de disputa que preocupam os próprios empresários locais. O problema investigado é até que ponto essas disputas, especialmente entre fabricantes e fornecedores, colocam em risco esse APL moveleiro. O objetivo neste artigo é apresentar um entendimento de como se dão as relações de poder entre os empreendedores locais fabricantes de móveis e os fornecedores dessas empresas, discutindo suas implicações para o APL. Os resultados apontam para a existência de problemas nas relações entre fabricantes e fornecedores decorrentes, principalmente, da acumulação desigual de capital simbólico, do predomínio de interesses diferentes em jogo (illusio), bem como dos princípios diferentes e em oposição que orientam as práticas dos agentes (habitus). Os resultados apontam os riscos que essa natureza de relações acarreta para o APL de Ubá.

    Resumo em Espanhol:

    El Arreglo Productivo Local de Ubá y Región (APL de Ubá) genera cerca de nueve mil puestos de trabajo y posee la sede de la mayor empresa de muebles de acero de América Latina, además de otras tres grandes empresas. Mientras tanto, está marcado por relaciones de disputa que preocupan a los propios empresarios locales. El problema investigado es hasta qué punto estas disputas, especialmente entre los fabricantes y proveedores, ponen en riesgo el APL. El objetivo de este artículo es presentar un entendimiento de cómo se dan las relaciones de poder entre los emprendedores locales fabricantes de muebles y los proveedores de esas empresas, discutiendo sus implicaciones para el APL. Los resultados señalan la existencia de problemas en la relación entre fabricantes y proveedores, resultantes principalmente de la acumulación desigual de capital simbólico; del predominio de intereses diferentes en juego (illusio); así como de los principios diferentes y en oposiciónque orientan las prácticas de los agentes (habitus). Los resultados señalan los riesgos que esa naturaleza de relaciones acarrea para el APL.

    Resumo em Inglês:

    The Local Productive Arrangement of Ubá and Region (APL of Ubá) generates about nine thousand jobs and has the seat of the largest steel furniture company of Latin America, besides three other large companies. However, this arrangement is marked by dispute relations that worries the local entrepreneurs. The investigated problem is, to what extent, these disputes, especially between manufacturers and suppliers, endanger the furniture APL. The objective of this paper is to present an understanding of how power relationships occur between local entrepreneurs, who are furniture manufacturers, and suppliers of these companies, discussing its implications for the researched APL. The results show that there are problems in the relationship between manufacturers and suppliers mainly due to the unequal accumulation of symbolic capital, to the predominance of different interests at stake (illusio), as well as to the different and opposed principles that guide the agents' practices (habitus). The esults show the risks that this nature of relationships brings to the APL of Ubá.
  • Espiritualidade na formação do administrador sob a ótica dos professores: um estudo de caso na Faculdade Gamma Recursos Humanos & Organizacionais

    Santos, Rogério Passos dos; Souza-Silva, Jader Cristino de

    Resumo em Português:

    Nos últimos 25 anos, as teorias administrativas têm sido alvo de uma série de críticas, sobretudo quanto ao seu caráter instrumental. Como possível resposta a esse problema, na década de 1990 intensificaram-se as discussões sobre a temática da espiritualidade nas organizações. Todavia, apesar do crescente interesse internacional por esse assunto, a revisão de literatura acadêmica revela que, no Brasil, são quase inexistentes os estudos sobre esse tema. Ainda são mais raras as pesquisas que relacionam a formação do administrador com a temática da espiritualidade. Assim, o propósito neste estudo foi entender como tem sido a formação do administrador, no que tange aos princípios da espiritualidade. Para cumprir o objetivo da investigação, inicialmente se procurou realizar uma discussão teórica dos conceitos essenciais a este trabalho: críticas à formação tradicional do administrador, espiritualidade e espiritualidade na formação do administrador. A metodologia escolhida foi a qualitativa do tipo exploratório-descritiva, optando-se pelo estudo de caso como estratégia metodológica. Os resultados obtidos sinalizam, na faculdade pesquisada, um contexto marcado por inibidores de uma formação do administrador que contemple, de forma significativa, a questão da espiritualidade.

    Resumo em Espanhol:

    En los últimos 25 años, las teorías administrativas han sido blanco de una serie de críticas, sobre todo en cuanto a su carácter instrumental. Como posible respuesta a ese problema, en la década de 1990, se intensificaron las discusiones sobre la temática de la espiritualidad en las organizaciones. Sin embargo, a pesar del creciente interes internacional por ese asunto, la revisión de literatura académica revela que, en el Brasil, son casi inexistentes los estudios sobre ese tema. Aun son más raras las investigaciones que relacionan la formación del administrador con la temática de la espiritualidad. De este modo, el propósito de este estudio fue entender como ha sido la formación del administrador, en lo que se refiere a los princípios de la espiritualidad. Para cumplir el objetivo de esta investigación, inicialmente, se procuró realizar una discusión teórica de los conceptos esenciales a este trabajo: críticas a la formación tradicional del administrador, espiritualidad y espiritualidad en la formación deladministrador. La metodología elegida fue la cualitativa del tipo exploratorio-descriptiva, optándose por el estudio de caso como estratégia metodológica. Los resultados obtenidos señalan, en la facultad investigada, un contexto marcado por inhibidores de una formación del administrador que contemple, de forma significativa, la cuestión de la espiritualidad.

    Resumo em Inglês:

    In the last 25 years, management theories have been criticized, especially regarding its instrumental feature. As a possible response to this problem, in the 1990's, discussions on spirituality in organizations have intensified. However, despite the growing international interest in this issue, Brazilian academic literature reviews show that studies on this topic are almost inexistent, and the research studies that relate the administrator's formation with the theme of spirituality are even rarer. Thus, our purpose in this study was to understand how the administrator's formation has been developed, regarding the principles of spirituality. To fulfill the objective of our investigation, initially, we performed a theoretical discussion of the key concepts of this paper: criticism about the traditional education of the administrator, spirituality and spirituality in the administrator's formation. The chosen methodology was qualitative, of descriptive-exploratory type, adopting the case study as a methodological strategy. The results indicate, in the analyzed college, a context marked by inhibitors to the administrator's formation that significantly include spirituality.
  • O relacionamento entre a incerteza ambiental e o comportamento estratégico na percepção dos gestores de pequenas empresas Estratégia & Economia Nas Empresas

    Gardelin, João Paulo; Rossetto, Carlos Ricardo; Verdinelli, Miguel Angel

    Resumo em Português:

    Neste estudo, objetiva-se examinar o relacionamento entre o comportamento estratégico e a incerteza ambiental na percepção dos gestores. Os dados relativos ao construto incerteza foram levantados conforme uma taxonomia que explicita 29 fatores agrupados em 6 clusters. Para comportamento estratégico utilizou-se um modelo que caracteriza tal comportamento em quatro tipos: prospectores, analistas, defensivos e reativos. A pesquisa apresenta abordagem quantitativa, descritiva correlacional e explicativa. Os dados foram coletados por meio de survey com questionário aplicado a uma população de 203 gestores das empresas de Tapejara (Rio Grande do Sul). Desse total, 53 questionários (26,1%) foram respondidos. A análise da relação entre os construtos incerteza e comportamento foi realizada por meio da técnica ANOVA precedida dos testes de normalidade e de homocedasticidade a fim de verificar os pressupostos para a análise. Quanto à percepção de incerteza, 64% dos administradores consideram o ambiente com baixa incerteza. Em relação ao comportamento, 40% das empresas adotam uma postura prospectora. No que tange à relação entre incerteza e comportamento, não houve significância nos resultados dos testes que possibilite afirmar que a percepção de incerteza leve à adoção de determinado comportamento.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio es examinar el relacionamiento entre el comportamiento estratégico y la incerteza ambiental. Para ello, los datos relativos al constructo incerteza fueron obtenidos usando un taxonomía que comprende 29 factores en seis clusters. Para el comportamiento estratégico se utilizó el modelo que caracteriza las estrategias adoptadas en cuatro tipos: prospectoras, analistas, defensoras y reactivas. La investigación presenta abordaje cuantitativo y finalidad descriptiva, correlacional y explicativa. Los datos fueron colectados a través de un survey con cuestionario, que se entregó a los 203 representantes de las empresas de Tapejara, representando la población. De esos, 53 cuestionarios (26,1%) fueron respondidos. El análisis de la relación entre incerteza y comportamiento estratégico fue realizado a través de la técnica ANOVA, precedida de los tests de normalidad y de homocedasticidad a fin de verificar el cumplimiento de los presupuestos. Con respecto a la percepción de incerteza, 64% de los administradores consideran al ambiente con baja incerteza. En relación al comportamiento estratégico de las empresas participantes de la muestra, 40% adoptan una postura prospectora. En cuanto a la relación entre la incerteza y el comportamiento se puede concluir que no hubo significancia en los resultados de los tests que posibilite afirmar que la percepción de la incerteza lleva a la adopción de determinado comportamiento estratégico.

    Resumo em Inglês:

    The current study aimed to investigate the relationship between strategic behavior and environmental uncertainty on the managers' perception. An taxonomy was used for the uncertainty construct, which explains 29 factors grouped in six clusters. The contribution of the study for the strategic behavior, whose construct was analyzed by the model that characterizes the strategies adopted by the firms in four typologies: prospectors, analysts, defensives and reactives. The study presents a quantitative, correlational descriptive and explanatory approach. Data were collected by means of a questionnaire, which was given to 203 companies of Tapejara. From that total, 53 questionnaires (26.1%) were answered. The relationship between the uncertainty and behavior constructs was analyzed by the ANOVA technique, preceded by the normality and homoscedasticity tests, in order to verify the results of the analysis. As to the uncertainty perception, 64% of the administrators notice that environment with low uncertainty. Regarding the strategic behavior, it was found that the companies adopt a prospective posture (40%). It can be concluded, concerning the relationship between uncertainty and behavior, that there wasn't significance in the results that enable to affirm that the perception of uncertainty leads to the adoption of a specific strategic behavior.
  • Tomada de decisão empresarial sob incerteza: uma abordagem knightiana Strategy & Business Economics

    Saes, Maria Sylvia Macchione; Martins, André Cavalcanti Rocha; Schnaider, Paula Sarita Bigio

    Resumo em Português:

    Neste artigo, discutem-se os aspectos comportamentais que afetam a tomada de decisão dos empreendedores a partir da abordagem knightiana de incerteza. Uma vez que os lucros da atividade empreendedora representam a recompensa de um risco imensurável e subjetivo, tem-se como hipótese que os empreendedores inovadores possuem excesso de otimismo e confiança, o que os leva a investir em atividades de alto risco. Um modelo comportamental de tomada de decisão sob incerteza é usado para testar a hipótese de excesso de confiança. Esse modelo baseia-se na inferência bayesiana, que permite uma modelagem da hipótese de excesso de confiança desses agentes econômicos. Conclui-se que, sob a hipótese de excesso de confiança, esses empresários decidem investir, apesar do fato de o modelo de utilidade esperada indicar o contrário. Essa constatação teórica poderia explicar por que há um grande número de quebras de negócio nos primeiros anos de atividade.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo discute los aspectos comportamentales que afectan la toma de decisiones de los emprendedores a partir del abordaje knightiano de incertidumbre. Una vez que los lucros de la actividad emprendedora representan la recompensa de un riesgo inmensurable y subjetivo, tenemos como hipótesis que los emprendedores innovadores poseen exceso de optimismo y confianza, lo que los lleva a invertir en actividades de alto riesgo. Un modelo comportamental de toma de decisiones bajo incertidumbre es usado para testear la hipótesis de exceso de confianza. Ese modelo se basa em la inferencia bayesiana, que permite un modelado de la hipótesis de exceso de confianza de esos agentes económicos. Se concluye que, bajo la hipótesis de exceso de confianza, esos empresarios deciden invertir, a pesar del hecho de que el modelo de utilidad esperada indica lo contrario. Esa constatación teórica podría explicar por que hay un gran número de quiebras de negocios en los primeros años de actividad.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the behavioral aspects that affect the entrepreneurs' decision making under the Knightian uncertainty approach. Since the profit arising from entrepreneurial activity represents the reward of an immeasurable and subjective risk, it has been hypothesized that innovative entrepreneurs have excessive optimism and confidence, which leads them to invest in high-risk activities. A behavioral model of decision making under uncertainty is used to test the hypothesis of overconfidence. This model is based on Bayesian inference, which allows us to model the assumption that these entrepreneurs are overconfident. We conclude that, under the hypothesis of overconfidence, these entrepreneurs decide to invest, despite the fact that the expected utility model indicates the contrary. This theoretical finding could explain why there are a large number of business failures in the first years of activity.
  • Cenários prospectivos para o comércio internacional de etanol em 2020 Estratégia & Economia Nas Empresas

    Silva, Antonio Thiago Benedete da; Spers, Renata Giovinazzo; Wright, James Terence Coulter; Costa, Priscila Rezende da

    Resumo em Português:

    Há crescentes pressões para que sejam adotados hábitos sustentáveis pela sociedade, o que impacta diversos mercados, incluindo os de energia. Combustíveis fósseis são fontes finitas, não renováveis e responsáveis por emissões consideráveis de CO2 na atmosfera. Nesse contexto, o etanol é apontado com umas das alternativas mais viáveis de fornecimento de energia limpa e renovável. O Brasil possui liderança tecnológica no setor devido ao lançamento do Proálcool na década de 1970. Nos anos 2000, o País despontou novamente na produção do biocombustível, passando a enfrentar concorrência maior de players norte-americanos e da União Europeia. Para o futuro, podem ser apontadas diversas incertezas que o setor enfrentará, sendo a prospecção baseada em cenários uma forma de modelar tais incertezas e auxiliar o desenvolvimento de estratégias robustas para as empresas que pretendem investir no setor. O objetivo neste trabalho foi desenvolver quatro cenários para o comércio internacional de etanol em 2020 e discutir as implicações para as estratégias empresariais. Para tanto, foi utilizado o método de elaboração de cenários em uma abordagem exploratória e qualitativa. Os cenários apresentados no estudo podem ser utilizados por empresas e diferentes stakeholders para testar opções estratégicas e de investimentos no setor de etanol.

    Resumo em Espanhol:

    Hay crecientes presiones para que sean adoptados hábitos sustentables por la sociedad, lo que impacta diversos mercados, incluyendo los de energía. Los combustibles fósiles son fuentes finitas, no renovables y responsables por emisiones considerables de CO2 en la atmósfera. En ese contexto, el etanol es señalado como una de las alternativas más viables de provisión de energía limpia y renovable. El Brasil posee liderazgo tecnológico en el sector debido al lanzamiento del Proálcool en la década de 1970. En los años 2000, el país despuntó nuevamente en la producción del biocombustible, pasando a enfrentar competencia mayor de players norteamericanos y de la Unión Europea. Para el futuro, pueden ser señaladas diversas incertezas que el sector enfrentará, siendo la prospección basada en escenarios una forma de modelar tales incertezas y auxiliar al desarrollo de estrategias robustas para las empresas que pretenden invertir en el sector. El objetivo de este trabajo fue desarrollar cuatro escenarios para el comercio internacional de etanol en 2020 y discutir las implicaciones para las estrategias empresarias. Para esto, fue utilizado el método de elaboración de escenarios en un abordaje exploratorio y cualitativo. Los escenarios presentados en el estudio pueden ser utilizados por empresas y diferentes stakeholders para testear opciones estratégicas y de inversiones en el sector de etanol.

    Resumo em Inglês:

    There are growing pressures for more sustainable habits that should be adopted by society, impacting many markets, including the energy one. Fossil fuels are finite and non-renewable sources and are responsible for considerable emissions of CO2 in the atmosphere. In this context, ethanol has been appointed as one of the most viable alternative supply of clean and renewable energy. Brazil has technological leadership in the industry due to the release of Proálcool in the 1970's. In the 2000's, the country was once again in the head of the production of the biofuel, and is facing increased competition from players like the U.S. and the European Union. For the future, a number of uncertainties that the industry will face can be identified, and prospective scenarios being a way to model such uncertainties and assist the development of robust strategies for companies wishing to invest in the sector. The objective of this paper was to develop four scenarios for the international trade of ethanol in 2020 and discuss the implications for business strategies. To this end, we used the method of scenarios development in an exploratory and qualitative approach. The scenarios presented in this study can be used by companies and stakeholders to test different strategic choices and investments in the ethanol industry.
  • Inserção da gestão por processos em instituições hospitalares: concepção metodológica e prática Estrategia & Economía De Empresas

    Hernández Nariño, Arialys; Nogueira Rivera, Dianelys; Medina León, Alberto; Marqués León, Maylin

    Resumo em Português:

    A Gestão por Processos constitui uma das práticas mais utilizadas nos serviços de saúde nas últimas décadas, pois é uma maneira adequada de atingir maior satisfação dos pacientes, além de um serviço mais eficiente e eficaz. Um de seus aspectos mais relevantes é a melhora de processos; a introdução de suas ferramentas, pouco exploradas alguns anos atrás, tem aumentado cada vez mais nas instituições hospitalares. Apresenta-se, neste artigo, a concepção metodológica de um procedimento para a gestão e a melhora de processos em instituições hospitalares, com caráter sistêmico, holístico e integrador na busca de soluções, juntamente com a aplicação prática desses instrumentos em um hospital clínico-cirúrgico, como resultado da análise teórico-conceitual da gestão por processos e da melhora contínua.

    Resumo em Espanhol:

    La Gestión por Procesos es una de las buenas prácticas más utilizadas en el sector de salud en las últimas décadas, pues es una vía apropiada para alcanzar mayor satisfacción de los pacientes y un servicio asistencial más eficiente y eficaz. Uno de sus elementos más significativos es la mejora de procesos; la introducción de sus herramientas, que hace unos años eran escasamente difundidas, se fomenta cada vez más en instituciones hospitalarias. Este trabajo ilustra la concepción de un procedimiento para la gestión y mejora de procesos en entornos hospitalarios, con carácter sistémico, holístico e integrador en la búsqueda de soluciones; así como la aplicación práctica de estos instrumentos en un hospital clínico-quirúrgico, como resultados del análisis teórico conceptual de la gestión por procesos y la mejora continua.

    Resumo em Inglês:

    Business Process Management is one of the practices most used in health sector in the last decades, for it is an appropriate tool to reach higher levels of patient's satisfaction and a more effective and efficient care service. One of its most significant elements is the business process improvement; the introduction of its tools, once scarcely acknowledged, is gaining more recognition in health care organizations. This paper illustrates the design of a methodology for health care processes management and improvement based on a systemic, holistic and integral approach, along with the practical application of such tools in a clinical-surgical hospital, which represents the main results of a theoretical and conceptual analysis of business process management and continuous improvement.
  • Contramedidas em segurança da informação e vulnerabilidade cibernética: evidência empírica de empresas brasileiras Tecnologia De Informação

    Cortez, Igor Siqueira; Kubota, Luis Claudio

    Resumo em Português:

    Recentemente, uma série de ataques cibernéticos a empresas e governos no Brasil e no exterior tornou público o potencial impacto econômico desse tipo de atividade, do ponto de vista tanto privado quanto público. Existe extensa literatura econômica - teórica e empírica - que avalia os incentivos para que as empresas adotem ou não medidas de segurança da informação. No presente estudo foi desenvolvida uma avaliação empírica desse fenômeno no Brasil. Modelos logit e probit ordenado foram desenvolvidos como forma de avaliar os efeitos sobre a probabilidade de ocorrência de problemas de segurança da informação, levando-se em conta as características das firmas, inclusive as medidas de segurança de informação. Os resultados apontam para uma relação positiva entre as medidas de segurança da informação e a probabilidade de identificar a ocorrência de problemas cibernéticos, sugerindo que a sofisticação dessas medidas de proteção aumenta a probabilidade de identificação dos problemas.

    Resumo em Espanhol:

    Recientemente, una serie de ataques cibernéticos a firmas y gobiernos, en Brasil y en el exterior hizo público el potencial impacto económico de este tipo de actividad, tanto del punto de vista privado como público. Existe una extensa literatura económica - teórica y empírica - que analiza los incentivos para que las empresas adopten o no medidas de seguridad de la información. El presente estudio hizo una evaluación empírica de este fenómeno en Brasil. Modelos logit y probit ordenado fueron estimados para evaluar los efectos sobre la probabilidad de ocurrencia de problemas de seguridad de información, teniendo en cuenta características de las firmas, incluso las medidas de seguridad de información. Los resultados indican una relación positiva entre las medidas de seguridad de la información y la probabilidad de identificar la ocurrencia de problemas cibernéticos, lo que sugiere que la sofisticación de estas medidas de protección aumenta la probabilidad de identificación de los problemas.

    Resumo em Inglês:

    Recently, a series of cyber attacks to firms and governments, in Brazil and abroad highlighted the potential economic impact of this kind of activity, from private and public perspectives. There is a vast economic literature - theoretical and empirical - that evaluates the incentives for the adoption of measures of information security. The current study developed an empirical evaluation of this phenomenon in Brazil. Logit and ordered probit models were to evaluate the effects on the probability of occurrence of information security problems, considering firms' characteristics, including measures of information security. Results indicate that there is a positive correlation between measures of information security and the probability of identifying the occurrence of cyber attacks, what suggests that the sophistication of these measures of protection increase the probability of identification of the problems.
  • Accountability em câmaras municipais: uma investigação em portais eletrônicos Tecnologia De Informação

    Raupp, Fabiano Maury; Pinho, José Antonio Gomes de

    Resumo em Português:

    Neste artigo, tem-se por objetivo investigar a capacidade dos portais eletrônicos de câmaras municipais do estado de Santa Catarina para a construção de accountability. A pesquisa é do tipo descritiva, realizada por meio de um estudo survey, com abordagem quali-quantitativa. O objeto de análise refere-se às câmaras municipais do estado de Santa Catarina que possuem portal eletrônico. Nesse sentido, foram pesquisados 93 portais eletrônicos, representando 31,74% dos 293 municípios existentes no estado. Na coleta de dados utilizou-se um protocolo de observação. As visitas aos portais foram feitas seguindo-se os itens do protocolo de observação. Concluiu-se, pela evidência empírica coletada, que o conjunto de portais eletrônicos de câmaras municipais localizadas em municípios catarinenses mostra ausência de capacidade de viabilizar a construção das dimensões de accountability. Os portais analisados configuram muito mais a existência de murais eletrônicos do que espaços de construção de accountability. Os portais respondem a um requerimento, um impulso da modernidade expresso por um imperativo tecnológico dominante, porém não contribuem para o desenvolvimento democrático. Os resultados da pesquisa indicam que essas condições ainda estão longe de serem atendidas.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, se tiene el propósito de investigar la capacidad de los portales electrónicos de los concejos municipales del estado de Santa Catarina para la construcción de la rendición de cuentas. La investigación es de lo tipo descriptiva, realizada por medio de un estudio de recopilación de información, con enfoque cuantitativo y cualitativo. El objeto del análisis se refiere a los concejos municipales del estado de Santa Catarina que poseen portal electrónico. En este sentido, han sido investigados 93 portales electrónicos, lo que representa 31,74% de los 293 municipios que existen en el estado. En la compilación de los datos se utilizó un protocolo de observación. Se realizaron las visitas a los portales de acuerdo a los ítems del protocolo de observación. Se concluye, por la evidencia empírica recogida, que el conjunto de portales electrónicos de los concejos municipales ubicados en el estado de Santa Catarina muestra la falta de capacidad de conducir la construcción de las dimensiones de la rendición de cuentas. Los portales analizados mucho más configuran la existencia de los murales electrónicos que los espacios de construcción de la rendición de cuentas. Los portales corresponden a un requerimiento, un impulso de la modernidad que se expresa por un imperativo tecnológico dominante, sin embargo, no contribuyen para el desarrollo democrático. Los resultados de la investigación indican que esas condiciones están aún muy lejos cumplirse.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this paper is to investigate the capability of the websites Santa Catarina's local councils for building accountability. The research is descriptive, was carried out through a survey, having qualitative and quantitative approach. The object of analysis is the local councils of Santa Catarina state which have websites. In this sense, 93 websites were researched, representing 31.74% of the 293 municipalities in the state. For the data collection, an observation protocol was used. The visits to the websites were made according to the items of the observation protocol. It is concluded, based on the empirical evidence collected, that the set of websites of Santa Catarina's municipalities shows lack of capability to enable the construction of the accountability dimensions. The websites analyzed represent much more the existence of electronic murals than of spaces to build accountability. The websites are the response to a request, an impulse of modernity expressed by a dominant technological imperative; however, they do not contribute to democratic development. The survey results indicate these requirements are still far from being met.
  • O valor das competências docentes no ensino da Administração Ensino, Pesquisa & Produção Acadêmica

    Kühl, Marcos Roberto; Maçaneiro, Marlete Beatriz; Cunha, João Carlos da; Cunha, Sieglinde Kindl da

    Resumo em Português:

    Considerando a expansão do ensino superior brasileiro, atualmente focando na Educação a Distância (EaD) e a consequente pressão sobre a formação docente, o objetivo neste estudo foi analisar a percepção de discentes da EaD quanto às competências docentes. Buscou-se responder à questão: Quais competências docentes são consideradas mais relevantes na opinião de discentes do Ensino a Distância? Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, fazendo uso da técnica de levantamento, por meio de questionário estruturado, realizando uma Análise Fatorial Exploratória, por meio do software SPSS. Os resultados indicaram a Clareza como a variável com maior média e a Experiência Prática em atividade desvinculada às disciplinas ministradas pelo docente com menor média. Constatou-se ainda que todas as cinco variáveis que compõem o construto Postura tiveram médias altas. Por fim, foram identificadas as competências percebidas pelos discentes de EaD como as mais relevantes na seguinte ordem: Postura, Didática, Relacionamento, Conhecimento e Experiência. Essa classificação difere em vários pontos daquelas identificadas na literatura, diferenciação que pode ser analisada, dentre outros aspectos, como resultado da expressão das percepções dos alunos da EaD, em contraponto às de alunos presenciais.

    Resumo em Espanhol:

    Teniendo en cuenta la expansión de la educación superior brasileña, en la actualidad centrada en la educación a distancia, y la consiguiente presión sobre la formación del profesorado, el objetivo de este estudio fue analizar la percepción de los estudiantes de educación a distancia de las habilidades de los profesores. Tratamos de responder a la pregunta: ¿Qué habilidades de enseñanza se consideran más relevantes en la opinión de los estudiantes de Educación a Distancia? Por lo tanto, se realizó un estudio descriptivo, utilizando la técnica de levantamiento (survey), a través de un cuestionario estructurado, y la realización de un análisis factorial exploratorio, utilizando el software SPSS. Los resultados indican la Claridad con el promedio más alto y la Experiencia Práctica en temas de negocios no relacionados a los impartidos por profesores con la media más baja. Además, se observó que en las cinco variables que componen Postura había una media alta. Finalmente se identificaron las habilidades percibidas por los estudiantes de educación a distancia como las más relevantes en el siguiente orden: Postura; Didáctica; Relaciones; Conocimientos; Experiencia. Esta clasificación difiere en varios puntos de la identificada en la literatura, la diferenciación se puede analizar, entre otras cosas, como resultado de la expresión de la percepción de los estudiantes de educación a distancia, frente a los estudiantes regulares, no a distancia.

    Resumo em Inglês:

    Considering the expansion of Brazilian higher education, currently focusing on distance education and the consequent pressure on teacher training, the objective of this study was to analyze the perception of distance education students on teacher skills. We tried to answer the question: What teacher skills are considered most relevant in the opinion of students of Distance Learning? For this, was conducted a descriptive study, using the survey technique, through a structured questionnaire, conducting an exploratory factor analysis, using SPSS software. The results indicated the clarity as the variable with the highest average and the practical experience in business unrelated subjects taught with discipline by teachers with the lowest average. It was further observed that all five variables that comprise the Posture construct had high mean. Finally we identified the skills perceived by the students of distance education as the most relevant in the following order: Posture; Didactic; Relationships; Knowledge; Experience. This classification differs in several points from those identified in the literature. That differentiation can be analyzed, among other things, as a result of the expression of students' perceptions of distance education as opposed to regular student, not the distance.
  • Perfil de estudos em Administração que utilizaram triangulação metodológica: uma análise dos anais do EnANPAD de 2007 a 2011 Ensino, Pesquisa & Produção Acadêmica

    Teixeira, Juliana Cristina; Nascimento, Marco César Ribeiro; Antonialli, Luiz Marcelo

    Resumo em Português:

    Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, na qual se analisaram os dados contidos em 4.544 artigos publicados em cinco anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), envolvendo o conceito de triangulação metodológica. Considerando os potenciais benefícios da triangulação para as pesquisas em Ciências Sociais, mais especificamente para a Administração, em contraposição às dificuldades ainda existentes para a condução de pesquisas dessa natureza, bem como a existência de resistências a esse método, no presente trabalho visou-se demonstrar a incidência de trabalhos que utilizaram a triangulação como opção metodológica dentre os artigos que foram publicados nos anais do EnANPAD nos anos de 2007 a 2011 e, como objetivo principal, analisar o perfil metodológico deles. Considera-se que tal perfil possa indicar a forma com que a triangulação tem sido trabalhada no âmbito da Administração, bem como possíveis caminhos para a superação das dificuldades referentes à condução de uma pesquisa que demanda a combinação de métodos de diferentes naturezas. Como principais resultados, tem-se a baixa incidência do uso da triangulação, a significativa formação de parceria entre pesquisadores para sua condução e a significativa combinação de métodos tradicionais de coleta e análise de dados.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los resultados de un análisis cuantitativo, exploratorio y descriptivo, que analizó 4.544 datos contenidos en cinco artículos publicados en anales de EnANPAD (Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), relacionados con el concepto de la triangulación metodológica Teniendo en cuenta los beneficios potenciales de la triangulación de la investigación en ciencias sociales, más específicamente para la Administración, en contraste con las dificultades que aún existen para la realización de encuestas de esta naturaleza, así como la existencia de resistencia a este método, este trabajo pretendió demostrar la incidencia de estudios que utilizaron el método de triangulación elegido como uno de los artículos que se publicaron en los anales de EnANPAD en los años 2007 a 2011, y su principal objetivo fue analizar el perfil de la metodología. Se considera que un perfil puede indicar la forma en que la triangulación se ha elaborado dentro de la Administración, así como las posibles formas de superar las dificultades relacionadas con la investigación que requiere la realización de una combinación de métodos de diferente naturaleza. Como principales resultados, se señalan la baja incidencia de la utilización de la triangulación, la formación de asociaciones significativas entre los investigadores por su conducta, y la combinación importante de los métodos tradicionales de recolección y análisis de datos.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of a quantitative, exploratory and descriptive research, which analyzed 4,544 papers published in five annals of EnANPAD (Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), involving the concept of methodological triangulation. Considering the potential benefits of triangulation for the research in Social Sciences, specifically for Administration, in contrast to the difficulties that still exist for conducting researches of this nature, as well as the existence of resistance to this method, this paper aimed to demonstrate the incidence of studies that used triangulation as a methodological option among the articles that were published in the annals of EnANPAD in the period of 2007-2011 and, as the main goal, to analyze the methodological profile of these articles. It is hoped that this profile indicates the way that triangulation has been worked in Administration research field, as well as possible ways to overcome difficulties related to conducting research that requires the combination of methods of different nature. As main results, were the low incidence of the use of triangulation, the significant formation of partnerships among researchers to conduct the studies with triangulation, and the significant combination of traditional methods of collecting and analyzing data.
  • Orçamento público no Brasil: a utilização do crédito extraordinário como mecanismo de adequação da execução orçamentária brasileira Gestão Pública

    Rocha, Diones Gomes da; Marcelino, Gileno Fernandes; Santana, Cláudio Moreira

    Resumo em Português:

    Com o descompasso existente entre o período de elaboração do orçamento, sua efetiva execução e a necessidade de ajustes na programação financeira, podem ocorrer situações que não foram previstas na elaboração da proposta orçamentária, mas que devem ser absorvidas no orçamento do exercício. Tais situações são corrigidas, segundo a legislação brasileira, por meio dos créditos adicionais. Dentre eles, vem crescendo a utilização do crédito extraordinário. Na pesquisa aqui relatada, buscou-se identificar e analisar as razões e os principais fatores que levam o Governo Federal a utilizar sistematicamente o crédito extraordinário, bem como levantar o entendimento existente quanto ao significado dos pressupostos constitucionais da imprevisibilidade e da urgência, além de avaliar a aderência dos créditos extraordinários abertos a esses pressupostos. Foram utilizadas as seguintes estratégias de pesquisa: pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com a coleta de entrevistas não estruturadas com especialistas da área orçamentária. As análises realizadas sugerem que os créditos extraordinários abertos nos últimos 16 anos não obedecem aos pressupostos constitucionais e que há flagrante desvirtuamento do processo orçamentário em decorrência da utilização generalizada desse tipo de crédito.

    Resumo em Espanhol:

    Con la pérdida de concertación entre los retos programados en la ley presupuestaria y las necesidades que surgen durante el curso de la ejecución del presupuesto, muchas en razón de los aciertos financieros determinados por la política fiscal, medidas de corrección o ajustes presupuestarios deben ser adoptadas por el gobierno. Según la legislación financiera brasileña tales situaciones son procesadas por medio de los créditos suplementarios, especiales y extraordinarios, destacando que los extraordinarios han crecido significativamente en los últimos ejercicios financieros. En esto estudio se busca identificar y analizar las motivaciones y los principales factores que inducen el gobierno a preferir a los créditos extraordinarios, la comprensión cuanto al significado de las premisas constitucionales de ausencia de previsibilidad y urgencia para validad de esos créditos y el grado de adherencia de los créditos extraordinarios autorizados a estas premisas. Las estrategias adoptadas en este estudio fueran: la literatura de investigación, documental y de campo, con una colección de encuestas no estructuradas con expertos presupuestarios. El análisis sugiere que los créditos extraordinarios abiertos en los últimos 16 años no se ajustan a las premisas constitucionales, de modo que ocurre una distorsión flagrante del proceso presupuestario.

    Resumo em Inglês:

    With the existent mismatch among the period of budget elaboration, its execution, and the need for adjustments in the finance programming, there may be situations which were not foreseen during the elaboration of the budget proposal, although they must be absorbed by it. Such situations are solved, according to the Brazilian laws, through additional credits; among them, the use of the extraordinary credit has been growing up. This study aims to identify and analyze the reasons and the main factors that lead the Federal Government to systematically use the extraordinary credit, as well as to survey the existent understanding about the meaning of the constitutional assumptions of unpredictability and urgency, besides assessing the adherence of the extraordinary credits to such assumptions. The following research strategies were used: bibliographic, document, and field researches consisting of application of non-structured interviews to experts on the budget area. The analyses carried out suggest that the extraordinary credits opened during the last 16 years did not obey to the constitutional assumptions and that there is an evident degradation of the budget process due to the generalized use of this type of credit.
  • A divulgação de relatórios de sustentabilidade na América Latina: um estudo comparativo Sustentabilidade

    Calixto, Laura

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, procurou-se analisar comparativamente as informações socioambientais divulgadas pelas companhias latino-americanas nos seus relatórios. Foi efetuada uma análise de conteúdo das informações socioambientais divulgadas por uma amostra de 226 organizações, no período de 2004 a 2009, segregadas por país, empresa, setor e ano. Foram utilizadas as diretrizes voluntárias da The Global Reporting Initiative (GRI) como escopo para analisar o conteúdo dos relatórios anuais, relatórios de sustentabilidade e Formulários 20F, disponibilizados pelas organizações nos seus websites ou nas Bolsas de Valores em que negociam suas ações. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria das companhias de capital aberto na região não disponibiliza informações socioambientais nos seus relatórios anuais ou em relatórios específicos sobre o tema, entretanto, as companhias estabelecidas no Brasil são as que mais destacam o assunto. Quanto à evolução e à forma de divulgação de informações socioambientais, verificou-se que o relatório anual é o principal canal utilizado pelas companhias para destacar tais informações, seguido do relatório de sustentabilidade, divulgado como parte do relatório anual ou como uma publicação específica.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tuvo como objetivo analizar comparativamente las informaciones socioambientales difundidas por las empresas de América Latina en sus informes. Se hizo un análisis de contenido de las informaciones socioambientales divulgadas por una muestra de 226 organizaciones, en el período 2004-2009, divididas por país, empresa, sector y año. Fueron utilizadas las directrices voluntarias del The Global Reporting Initiative (GRI) como parámetro para analizar el contenido de los informes anuales, informes de sustentabilidad y Formularios 20F, disponibles en sitios de las organizaciones, o en las bolsas de valores en que negocian sus acciones. Los resultados de la investigación revelaron que la mayoría de las empresas de capital abierto en la región no ofrece información socioambiental en sus informes anuales o en informes específicos sobre la tema, mientras tanto, las empresas establecidas en Brasil son las que más destacan el asunto. En cuanto a la evolución y a la forma de divulgación de informaciones socioambientales, se verificó que el informe anual es el principal canal utilizado por las empresas para destacar tales informaciones, seguida por el informe de sustentabilidad, divulgado como parte del informe anual, o como una publicación específica.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to comparatively analyze the social and environmental information disseminated by Latin American companies in their reports. A content analysis was made of the social and environmental information disclosed by a sample of 226 organizations, in the period from 2004 to 2009, categorized by country, company, industry, and year. Voluntary guidelines by The Global Reporting Initiative were used as a guide to analyze the content of annual reports, sustainability reports and 20F Forms, made available by organizations on their websites or by the stock exchanges on which they negotiate their actions. The results reveled that most trading companies in the region do not provide social and environmental information in their annual reports or specific reports on the subject, however, companies established in Brazil are most emphasis this issue. Regarding the development and dissemination of social-environmental information, it was noted that the annual report has become the main source used for this purpose, followed by the sustainability report, published as part of the annual report or as a specific publication.
  • Análise da relação entre manufatura enxuta e desempenho operacional de empresas do setor automotivo no Brasil Qualidade E Produtividade

    Jabbour, Ana Beatriz Lopes de Sousa; Teixeira, Adriano Alves; Freitas, Wesley Ricardo de Souza; Jabbour, Charbel José Chiappetta

    Resumo em Português:

    Argumentos de que a manufatura enxuta pode se relacionar positivamente com o desempenho operacional das empresas vêm se propagando pela literatura especializada desde a década de 1990. Entretanto, há uma lacuna teórico-empírica sobre tal temática, a qual carece de mais evidências que validem ou refutem tais argumentos para a realidade brasileira. Por isso, na pesquisa aqui relatada tem-se o objetivo de verificar, empiricamente, se a manufatura enxuta relaciona-se com o desempenho das operações de empresas do setor automotivo brasileiro, com foco no segmento de autopeças e componentes automotivos. Metodologicamente, realizou-se um survey com 75 empresas do setor mencionado, cujos dados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais, uma análise multivariada de segunda geração. Os principais resultados da pesquisa são: de fato, a manufatura enxuta relaciona-se positivamente ao desempenho operacional do setor, validando a hipótese declarada neste artigo, mas essa relação é considerada apenas fraca, embora positiva e estatisticamente válida; todas as práticas de manufatura enxuta analisadas foram verificadas na prática, com destaque para a variável "melhoria contínua", que apresentou maior média, e para a correlação entre a adoção de Kanban e Just in Time; o construto sobre desempenho operacional apresenta algumas práticas/medidas indicadas pela literatura especializada que não foram estatisticamente consideradas válidas, como inovação (novos produtos) e qualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Argumentos de que la manufactura esbelta se puede relacionar positivamente con el desempeño operacional de las empresas se vienen propagando por la literatura especializada desde la década de 1990. Entre tanto, hay una laguna teórico-empírica sobre tal temática, que carece de más evidencias que validen o refuten tales argumentos para la realidad brasileña. Por eso, esta investigación tiene el objetivo de verificar, empíricamente, si la manufactura esbelta se relaciona con el desempeño de las operaciones de empresas del sector automotor brasileño, con foco en el segmento de piezas y componentes automotores. Metodológicamente, se realizó un survey con 75 empresas del sector mencionado, cuyos datos fueron analizados por medio de Modelado de Ecuaciones Estructurales, un análisis multivariado de segunda generación. Los principales resultados de esta investigación son: de hecho, la manufactura esbelta se relaciona positivamente con el desempeño operacional del sector, validando la principal hipótesis declarada en este artículo, pero esa relación es considerada apenas débil, aunque positiva y estadísticamente válida; todas las prácticas de manufactura esbelta analizadas fueron verificadas en la práctica, destacándose la variable "mejora continua", que presentó mayor media, y la correlación entre la adopción de Kanban y Just in Time; el constructo sobre desempeño operacional presenta algunas prácticas/medidas indicadas por la literatura especializada que no fueron estadísticamente consideradas válidas, como innovación (nuevos productos) y calidad.

    Resumo em Inglês:

    Arguments that lean manufacturing can positively relate with the operational performance of companies have been spreading the literature since the 1990s. However, there is a theoretical and empirical gap on this issue that needs further empirical evidence to validate or refute these arguments to the Brazilian reality. Hence, this research aims to, empirically, verify if the lean manufacturing positively influences the performance of the operations of companies in the Brazilian automotive industry, focusing on the segment of automotive parts and components. Methodologically, we carried out a survey of 75 companies in the mentioned sector. The data were analyzed using Structural Equation Modeling, a second-generation multivariate analysis. The main results of this research are: in fact, lean manufacturing positively affects the operational performance of the studied companies, validating the main hypothesis stated in this article, but this relation is just considered weak, although positive; all lean manufacturing practices analyzed were encountered in the reality, especially for the variable "continuous improvement", with the highest average and the correlation between the adoption of Kanban and Just in Time; the operational performance construct has some practices/measures identified by the literature, which have not been validated by the studied sector, as innovation (new products) and quality.
  • Análise dos determinantes da lealdade às lojas temáticas de torcedores do Atlético e do Cruzeiro Marketing

    Silva, Wendel Alex Castro; Silva, Mártis do Nascimento; Lara, José Edson; Oliveira, Sidney Lino de

    Resumo em Português:

    Na pesquisa aqui apresentada teve-se por objetivo identificar e analisar as variáveis que influenciam o processo de lealdade dos torcedores atleticanos e cruzeirenses em Belo Horizonte em relação ao consumo dos produtos oficiais dessas equipes. Estruturada em modelo teórico usado para identificar os atributos de lealdade, a investigação foi desenvolvida com 300 clientes-torcedores, cujos dados foram submetidos a análises uni e multivariadas. Os resultados, obtidos por meio da modelagem de equações estruturais, confirmaram que a oferta de produtos e serviços impacta de forma positiva no investimento, no sentimento de dependência e na confiança. Verificou-se que: quanto maior o investimento no relacionamento comercial, maior é o sentimento de dependência do cliente; quanto mais intensa a troca de informações, maior é o sentimento de confiança; quanto maiores a dependência e a confiança, maior é o comprometimento do cliente no relacionamento comercial; e quanto maior o comprometimento, maior é a lealdade à empresa. O modelo proposto explicou 53,6% das inter-relações entre os construtos e desses com suas variáveis manifestas. O modelo de mensuração explicou 53,1% da variabilidade dos construtos e o modelo estrutural explicou 54,1% dessas mesmas variáveis. Tendo em vista que se trata de uma pesquisa social, em que o controle das respostas é mais restrito, esses resultados foram considerados satisfatórios, por conseguirem explicar mais da metade da variabilidade das variáveis avaliadas.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar y analizar las variables que influyen el proceso de lealtad de los aficionados del Atlético y del Cruzeiro en Belo Horizonte, en relación al consumo de los productos oficiales de estos equipos. Estructurado en un modelo teórico para identificar los atributos de la lealtad, la presente investigación se desarrolló con 300 colaboradores, clientes y los datos fueron sometidos a análisis univariado y multivariado. Los resultados obtenidos por medio de modelos de ecuaciones estructurales confirman que la oferta de productos y servicios impacta de un modo positivo en la inversión, el sentimiento de dependencia y la confianza. Se verificó que cuanto mayor es la inversión en la relación comercial, mayor es el sentimiento de dependencia del cliente, cuanto más intenso el intercambio de informaciones, mayor es el sentimiento de confianza, cuanto mayor es la dependencia y la confianza, mayor es el compromiso del cliente en la relación comercial; y cuanto mayor es el compromiso, mayor es la lealtad a la empresa. El modelo propuesto explicó el 53,6% de las interrelaciones entre los constructos y de éstos con sus variables manifiestas, y el modelo de medición explicó el 53,1% de la variabilidad de loas constructos y el modelo estructural explicó el 54,1% de esas mismas variables. Teniendo en cuenta que se trata de una investigación social, estos resultados fueron considerados satisfactorios, por lograr explicar más de la mitad de la variabilidad de las variables evaluadas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and analyze the variables that influence the loyalty process of Atlético Mineiro and Cruzeiro's fans in Belo Horizonte, Brazil, in relation to the consumption of the official products of these teams. Structured on a theoretical model to identify loyalty attributes, this research was developed with 300 customers, whose data were subjected to univariate and multivariate analysis. The results, obtained by means of structural equation modeling, confirm that products and services supply positively impacts the investment, the dependence feeling and the reliance. It was found that the greater the investment in the business relationship, the greater the client's dependence feeling; the more intense the exchange of information, the greater the confidence feeling; the greater the dependence and the reliance, the greater the customer's commitment to the business relationship; and the greater the commitment, the greater the loyalty to the company. The proposed model explained 53.6% of the interrelationships between the constructs and the relationship of these with its manifest variables. The measurement model explained 53.1% of the constructs variability and the structural model explained 54.1% of these same variables. Since this is a social research, in which the control of the responses is more limited, these results were considered satisfactory, because they can explain more than half of the variability of the assessed variables.
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br