Resumo em Português:
Neste estudo medidas indiretas da pressão arterial foram comparadas, usando-se manguito de largura correta versus o de largura padrão, em 1000 pessoas. O manguito de largura correta, apropriada à circunferência do braço, foi escolhido segundo as recomendações da American Heart Association. Os resultados evidenciaram inadequação do manguito padrão na população estudada, tomando-se excessivamente largo na maioria dos braços; resultando em importante hipoestimação dos valores de pressão arterial, sobretudo nos adultos jovens, sexo feminino, e magros. Tais achados levantam a hipótese de que o uso do manguito padrão possa prejudicar o diagnóstico precoce da hipertensão arterial.Resumo em Inglês:
In this study indirect arterial preassure measurements were compared using correct cuff width versus standard one, in 1000 people. The choice of the correct cuff width followed the American Heart Association recommendation. The results showed inappropriation of the standard cuff in the studied population, which is too much large in the majority of the arms, resulting in important hipoestimation of the arterial preassure values, particularly in the young adults, females and leans. Such findings raise the hypotesis that the use of standard cuff can mask the early diagnosis of hypertension in people with thin arms.Resumo em Português:
A partir da recomposição da trajetória evolutiva do processo de institucionalização das práticas de saúde no Brasil, as autoras analisam a dimensão assumida pelo arcabouço institucional, salientando a inserção das UTIs nesse contexto.Resumo em Inglês:
This research presents the course of the health institutionalization process in Brazil and calls attention to the intensive care units in this context.Resumo em Português:
Este estudo verificou o efeito das posições sentada, supina e laterais sobre os gases do sangue arterial, em pacientes com disfunção pulmonar unilateral, no pós-operatório recente de cirurgia cardíaca. Os gases sangüíneos foram mensurados após o paciente permanecer 15 minutos em cada posição. Concluiu-se que quando o paciente deitava-se sobre o lado do pulmão considerado sadio ou em supino, a Pa02 foi significativamente superior. No entanto, na posição deitada sobre o lado afetado, houve piora significativa da Pa02.Resumo em Inglês:
The purpose of this study was to analyse the effects of sitting, supine and laterals positions on arterial oxygen tension (Pa02) and arterial carbon dioxide tension (PaC02), in 21 adults patients, carier of some pulmonary unilateral disfunction, in recent post-operative cardiac surgery. The diagnosis of the pulmonary disfunction was done through radiographic torax evaluation. The patients stayed during 15 minutes in each position and after this, the arterial blood gases were measured. Based on Friedman test and Multiple Comparation test (a = 0,05), it was found that the Pa02 was significantly higher when the patients were lying on the "healthy'' side or in supine position; the Pa02 was significantly lower when the patients where lying on the "sick" side. No significant changes in PaC02 were noted.Resumo em Português:
O trabalho mostra um exemplo de um folheto ilustrado contendo figuras e orientações às puérperas internadas numa Unidade de Alojamento Conjunto de um Hospital Escola. O folheto contém noções básicas sobre os cuidados com a puérpera, recém-nascido e sua integração na sociedade. Buscou-se utilizar figuras simples e objetivas para facilitar a assimilação das orientações dadas às puérperas no Alojamento Conjunto.Resumo em Inglês:
This paper shows an example of an ilustrative booklet containing figures and orientations to postpartum women in a rooming-in unit of a School Hospital. The booklet contains basic notions on postpartum care, care of the newborn and her integration with the environment. The autors tried to use figures simplified and objective to facilitate the assimilation of the orientation given to the postpartum women of rooming-in unit.Resumo em Português:
Nesta primeira parte a autora aborda o aleitamento natural sob os pontos de vista anatômico, fisiológico, técnica adequada, e influências do meio social, econômico e demográficas.Resumo em Inglês:
In this first part we approach breast-feeding from anatomical and physiological perspective however we make some considerations on social, economical and demographic influences.Resumo em Português:
Este estudo tem como objetivo fazer um levantamento do ensino de oftalmología que é oferecido aos alunos de graduação em enfermagem. Para sua efetivação foi enviado um questionário a todos os cursos de enfermagem do Brasil, no qual são abordadas questões relativas ao ensino que é administrado. Do total correspondente a 87 questionários foram obtidas 76 respostas (87,36%), restando assim, 11 (12,64%) correspondências sem terem sido respondidas. Os nossos achados apontam para um quadro, no qual verifica-se que 55,26% das escolas incluem em seus currículos assuntos de oftalmología, sendo que em apenas 14,28% destas escolas são abordados aspectos ligados à prevenção da cegueira. Considerando que na literatura nacional e estrangeira pesquisadas não foi evidenciado qualquer relato sobre o preparo do enfermeiro em oftalmología preventiva e analisando os dados obtidos no presente estudo, esperamos que os docentes em enfermagem reflitam sobre a importância deste ensino na formação do enfermeiro como educador e agente de saúde na comunidade.Resumo em Inglês:
This study aims to make a survey on the oftalmology nursing which is offered to the nursing university students. A questionnaire was sent to all the Brazilian nursing courses in which there are questions on the contents taught. Eighty-seven questionnaires were sent out and 76 (87,36%) were received. The results show that 55,26% of the schools include oftalmology subjects in their curriculum, but in only 14,28% of these schools some topics related to blindness prevention were mentioned. In the Brazilian and foreign bibliography researched we have not found any study about the preparation of nurses in preventive oftalmology. Through the analysis of the data obtained in this study, we hope that the nursing professors will think about the relevance of including preventive oftalmology when preparing nurses to be educators and health care professionals.Resumo em Português:
Os livros-texto de Programas de Saúde, em especial os destinados ao ensino de 1- grau, raramente são livros individuais, que contêm apenas o conteúdo destes programas; freqüentemente, vem estes como "apêndice" de um livro de Ciências. Os de 2- grau constituem um pequeno conjunto de textos, alguns deles passíveis de críticas quanto à didedignidade de conceitos, profundidade de conteúdo e outros requisitos. Considerando as ponderações acima, a autora julgou necessária a realização deste estudo, pois os livros didáticos de Programas de Saúde ainda permanecem pouco explorados, apesar de existirem inúmeros artigos e teses sobre o livro-texto de outras disciplinas. Os resultados do presente estudo fornece-nos uma caracterização do professor que desenvolve os Programas de Saúde, como também uma análise dos livros-texto destinados a estes programas quanto aos elementos mecânicos, organização e apresentação do conteúdo, conteúdo propriamente dito, exercícios, ilustrações, referências bibliográficas e índices, apêndices, prefácio e glossário.Resumo em Inglês:
In most of text books for elementary school, health is an appendix in the Science text, and the Health texts for High School consists of a collection of readings, where concepts can be misled and contents are superficial. Literature shows articles and research about ether disciplines text-books and a blank space for Health Programs. The results of this study shows a profile of the teacher Health Programs as well as an analysis of the text books for these programs. The author studies the mecanic elements, contents organization and presentation, contents of the books, exercises, illustration, references and index, apendix, preface and glossary.Resumo em Português:
Crescente número de autores reconhece a centralidade das interações verbais na prestação da assistência de enfermagem. Verificase na literatura específica da nossa profissão uma diversificação no uso de instrumentos ou sistemas de análise de interações. Descreve-se neste trabalho o uso de um sistema de análise de interação no contexto da enfermagem hospitalar: O Interaction Process Analysis, de Bales. O objetivo do estudo foi investigar a existência de um padrão de interação entre o grupo da enfermagem e pacientes. Utilizou-se a técnica de observação direta do comportamento resultante da interação entre os componentes do grupo da enfermagem e pacientes recèm-admitidos em unidades de internação. Os sujeitos de interação foram observados durante dez períodos de quatro horas e seus episódios verbais foram registrados em formulários pelos observadores. As interações verbais oriundas do registro foram classificadas à luz do Sistema de Bales e agrupadas nas áreas positiva, neutra e negativa. Foi constatado preponderância de interações da área neutra (85,4%) sobre as demais: positiva (8,4%)''e negativa (6,1%), confirmando a existência de um padrão no comportamento de interação entre os sujeitos estudados e demonstrando que a interação entre o grupo da enfermagem e os pacientes se dá em torno de problemas funcionais. A interação ocorre na medida do desempenho do papel instrumental dos integrantes do grupo profissional estudado. O sistema de análise de Bales mostrou grande utilidade na detecção de padrões de interação do grupo da enfermagem com pacientes hospitalizados.Resumo em Inglês:
A growing number of investigators is recognizing the central role of verbal interaction in nursing assistance. A diversity of tools or systems of interaction analysis has been detected in the especific literature of our profession. In the present study we describe the use of an interaction analysis system within the context of hospital nursing, i.e., the interaction Process Analysis of Bales. The objective was to investigate the existence of a pattern of interaction between the nursing team and the patients. The technique used was direct observation of the behavior resulting from interaction between members of the nursing team and patients newly admitted to the wards. The interacting subjects were observed for 10 periods of four hours each and six verbal episodes were recorded on forms by the observers. The verbal interactions obtained from the record were classified on the basis of the Bales System and grouped into positive, neutral and negative areas. There was a preponderance of the neutral area (85,4%) over the positive (8,4%) and negative (6,1%) areas, confirming the existence of a pattern of interaction between the subjects studied and demonstrating that the interaction between nursing team and patients is centered around functional problems. The interaction occurs as part of the instrumental role of the professional group studied. The Bales analysis system proved to be very useful in the detection of interaction patterns between the nursing and hospitalized patients.Resumo em Português:
A autora propõe um instrumento de auditoria retrospectiva, para avaliação da assistência de enfermagem prestada a cada paciente, através da documentação da mesma. O instrumento foi elaborado com base nos padrões assistenciais e nas normas do planejamento da assistência de enfermagem estabelecidos para a unidade.Resumo em Inglês:
The author purposes an instrument of retrospective auditory for the assessment of the nursing care given to each patient by means of his/her documentation. The instrument was elaborated based on the assistencial patterns and the norms of the nursing care program established for the unit.Resumo em Português:
São relatadas as reações à primeira visão do estoma por dois pacientes laringectomizados. Na ausência de preparo psicológico para a alteração da imagem corporal, um paciente manifestou uma reação de crise que se refletiu negativamente na sua reabilitação posterior. Esta reação de crise pode ser evitada, em outro paciente, pelo preparo psicológico visando à alteração da imagem corporal pela cirurgia.Resumo em Inglês:
The reactions of two laryngectomized patients to the first visual contact with the stoma are reported. In the absence of psychological preparation to the altered body image, one of the patient went through a crisis, situation which adversely influenced the rehabilitation process. This negative effect could be prevented through counselling and psychological preparation aimed to the alteration of body image caused by surgery.Resumo em Português:
Apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que adotou a metodologia da teoria fundamentada nos dados para estudar a espiritualidade e a experiência do paciente cirúrgico. Enfoca a subjetividade e o significado para o paciente da vivencia de ter que ser operado, destacando o papel e a participação que nela tem a sua espiritualidade. Aponta algumas implicações para a prática da enfermagem na assistência espiritual de paciente cirúrgico.Resumo em Inglês:
This article presents the results of a qualitative research which adopted the Grounded Theory Methodology to study the surgical patient's spirituality and experience. It focuses on the subjectivity and the meaning of the surgical experience of the patient having to submit to a surgery, while distinguishing the role and the participation of his spirituality in the experience. It points out same implications for surgical nursing in spiritual assistance to the patient.Resumo em Português:
Nesse trabalho, partimos do significado de Enfermagem à luz da etimologia. A seguir, fazemos um rastreamento histórico da Enfermagem, detectando as principais óticas, que ao longo da história iluminaram o seu exercício. Por fim, abordamos a noção de Enfermagem à luz de seu pluralismo.Resumo em Inglês:
In the present study we started of the meaning of Nursing from etymological viewpoint. We then made an historical survey of Nursing, detecting the main guiding concepts that directed its practice throughout history. We finally approached the notion of Nursing in the light of its plurality.Resumo em Português:
Realizado levantamento em três revistas de enfermagem americana e teses nacionais sobre estudos que trataram do desenvolvimento de estratégias de coleta de dados. Resultou em 22 estratégias, sendo duas destas analisadas no estudo. As restantes são apresentadas sob a forma de lista dividida entre nacionais e internacionais.Resumo em Inglês:
The study is a survey in three american nursing journals and national thesis in order to find studies on the development of data collection strategies. The results showed 22 strategies. Two of them were analysed in this study. The following strategies are presented in a list divided into international and national studies.Resumo em Português:
Este estudo teve como objeto de investigação a doença cerebrovascular (DCV), algumas de suas características epidemiológicas e a importância da hipertensão arterial, das doenças cardíacas e do diabetes mellitus como fatores de risco para esta afecção cerebral.Resumo em Inglês:
The purpose of this research was the study of cerebrovascular disease (CVD), some of its epidemiological characteristics and the importance of high blood pressure, cardiac disease and diabetes mellitus as risk factors in this cerebral illness.Resumo em Português:
A vivência das autoras no ensino de enfermagem pediátrica na EEUSP, tem sido direcionada pela crença de que uma das mais importantes condições que facilitam a aprendizagem, é a qualidade de atitudes do relacionamento interpessoal entre professores e alunos. Neste trabalho, apresentam a análise das informações contidas em auto-avaliações de alunos, referentes a mudanças pessoais ocorridas como resultado desse relacionamento durante o curso em 1985. Os resultados da análise mostraram que além da aquisição de conhecimentos específicos de enfermagem pediátrica, os alunos identificaram variados aspectos de desenvolvimento pessoal.Resumo em Inglês:
The autors' experience in pediatric nursing teaching, has been directed by the belief that the most important condition that facilitates learnig is the quality off attitudes in interpersonal relationship between teacher-student. The authors analyse the information of 65 students self-evaluation related to personal changes as a result of a student-centered pediatric nursing course. The results show that besides specific knowledge on pediatric nursing, the students notice a great deal of individual development.