Acessibilidade / Reportar erro
Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 48, Número: 6, Publicado: 2014
  • Interdisciplinaridade e internacionalização: duas facetas desafiadoras da pesquisa em Enfermagem Editorial

    Oliveira, Denize Cristina de
  • A decisão da mulher obesa pela cirurgia bariátrica à luz da fenomenologia social Artigo Original

    Oliveira, Deíse Moura de; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa; Jesus, Maria Cristina Pinto de

    Resumo em Português:

    Objetivo Compreender o processo de tomada de decisão da mulher obesa pela cirurgia bariátrica. Método Pesquisa qualitativa com abordagem da fenomenologia social realizada em 2012, com 12 mulheres, utilizando-se a entrevista fenomenológica. Resultados A mulher fundamenta a decisão pela cirurgia na inadequação dos seus hábitos alimentares, na aparência física incompatível com a padronizada pela sociedade, no preconceito social vivenciado, nas limitações impostas pela obesidade e no insucesso das tentativas prévias de emagrecimento. Diante da decisão pela cirurgia tem como expectativas resgatar sua saúde, incluir-se socialmente e inserir-se no mercado de trabalho. Conclusão O estudo permite refletir que as ações prescritivas não respondem à complexidade das questões subjetivas envolvidas na tomada de decisão pela cirurgia da obesidade. Para tanto, exige um trabalho pautado na interdisciplinaridade e uma formação que valorize os aspectos biopsicossociais envolvidos na decisão pelo tratamento cirúrgico.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Comprender el proceso de toma de decisión de la mujer obesa por la cirugía bariátrica. Método Investigación cualitativa con abordaje de la fenomenología social llevada a cabo en 2012, con 12 mujeres, utilizándose la entrevista fenomenológica. Resultados La mujer funda su decisión por la cirugía en la inadecuación de sus hábitos alimentarios, la apariencia física incompatible con la estandarizada por la sociedad, el prejuicio social vivido, las limitaciones impuestas por la obesidad y el fracaso de los intentos previos de adelgazamiento. Ante la decisión por la cirugía tiene como expectaciones rescatar su salud, incluirse socialmente e insertarse en el mercado laboral. Conclusión El estudio permite reflexionar que las acciones prescriptivas no responden a la complejidad de las cuestiones subjetivas involucradas en la toma de decisión por la cirugía de la obesidad. A tal efecto, requiere un trabajo pautado en la interdisciplinaridad y una formación que valorice los aspectos biopsicosociales involucrados en la decisión por el tratamiento quirúrgico.

    Resumo em Inglês:

    Objective To understand the process by which an obese woman decides to have bariatric surgery. Method A qualitative survey with a social phenomenology approach, carried out in 2012, with 12 women, using the phenomenological interview. Results A woman bases the decision to have the surgery on: the inappropriateness of her eating habits; a physical appearance that is incompatible with an appearance that is standardized by society; the social prejudice that she has to live with; the limitations imposed by obesity; and her lack of success with previous attempts to lose weight. Outcomes that she hopes for from the decision to have the surgery include: restoring her health; achieving social inclusion; and entering the labor market. Conclusion This study allows one to reflect that prescriptive actions do not give a satisfactory response to a complexity of the subjective questions involved in the decision to have surgery for obesity. For this, what is called for is a program of work based on an interdisciplinary approach, and training that gives value to the bio-psycho-social aspects involved in a decision in favor of surgical treatment.
  • Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto Artigo Original

    Teles, Liana Mara Rocha; Oliveira, Amanda Souza de; Campos, Fernanda Câmara; Lima, Thaís Marques; Costa, Camila Chaves da; Gomes, Linicarla Fabiole de Souza; Oriá, Mônica Oliveira Batista; Damasceno, Ana Kelve de Castro

    Resumo em Português:

    Objetivo Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Método Pesquisa metodológica, realizada em 2011, seguindo as etapas: diagnóstico situacional; levantamento do conteúdo; seleção e fichamento do conteúdo; elaboração textual; criação das ilustrações; diagramação do manual; consulta a especialistas; consulta ao público-alvo; adequação do manual; revisão de português e avaliação do Índice de Legibilidade de Flesch (ILF). Foram elaborados tópicos que retrataram o suporte do período gestacional ao pós-parto. Resultados Entre os acompanhantes, houve concordância mínima de 81,8% nos tópicos organização, escrita, aparência e motivação. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) Global do manual educativo foi de 0,94. A partir do ILF, os tópicos do manual corresponderam à leitura Muito Fácil ou Fácil. Conclusão Considera-se o manual validado por especialistas e representantes do público-alvo quanto à sua aparência e conteúdo.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Describir el proceso de construcción y validación de un manual educativo para acompañantes durante el trabajo de parto y el parto. Método Investigación metodológica, realizada en 2011, seguiendo las etapas: diagnóstico situacional; relevamiento del contenido; selección y registro del contenido; elaboración textual; creación de las ilustraciones; diagramación del manual; consulta a expertos; consulta al público meta; adecuación del manual; revisión de portugués y evaluación del Índice de Legibilidad de Flesch (ILF). Fueron planteados los tópicos que retrataron el soporte desde el período gestacional hasta el posparto. Resultados Entre los acompañantes, hubo concordancia mínima del 81,8% en los tópicos organización, escrita, apariencia y motivación. El Índice de Validad de Contenido (IVC) Global del manual educativo fue de 0,94. Desde el ILF, los tópicos del manual correspondieron a la lectura Muy Fácil o Fácil. Conclusión Se considera el manual validado por expertos y representantes del público meta en cuanto a su apariencia y contenido.

    Resumo em Inglês:

    Objective The article describes the steps in producing and validating an educational booklet for childbirth companions. Method Methodological study conducted in 2011 consisting of the following steps: situational assessment; establishing brochure content; content selection and referencing; drafting the text; design of illustrations; layout; consultation of specialists; consultation of target audience; amendments; proofreading; evaluation using the Flesch Reading Ease Formula. The topics portrayed the sequence of events involving support from gestation to the postpartum period. Results The concordance rate among companions was greater than or equal to 81.8% for the topics organisation, writing style, presentation and motives. The overall Content Validity Index of the booklet was 0.94. The booklet was classified as easy reading or very easy reading according to the results of the Flesch Reading Ease Formula. Conclusion The presentation and content of the manual were validated for use with the target audience by the specialists and representatives of the target audience.
  • Tratamento de lesões de pele em recém-nascidos: conhecendo as necessidades da equipe de enfermagem Artigo Original

    Santos, Simone Vidal; Costa, Roberta

    Resumo em Português:

    Objetivo Conhecer, junto à equipe de enfermagem, os cuidados necessários para tratamento de lesões de pele em recém-nascidos internados em uma Unidade Neonatal. Método Pesquisa qualitativa do tipo Convergente Assistencial. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas nos meses de novembro a dezembro de 2012, na Unidade Neonatal de um hospital do Sul do Brasil. Participaram da pesquisa quatro auxiliares de enfermagem, seis técnicos de enfermagem e quatro enfermeiras. Resultados Originaram-se três categorias: dúvidas sobre o que se pode utilizar no recém-nascido; a internação pode acarretar lesões na pele do recém-nascido; e o conhecimento do cuidado promove autonomia profissional. Conclusão Torna-se urgente a necessidade de conhecimento da equipe sobre o tratamento de lesões, propiciando o atendimento mais seguro ao recém-nascido e favorecendo a autonomia do profissional enfermeiro na realização do cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Conocer, junto al equipo de enfermería, los cuidados necesarios para el tratamiento de lesiones de piel en recién nacidos internados en una Unidad Neonatal. Método Investigación cualitativa del tipo Convergente Asistencial. Los datos fueron obtenidos por medio de entrevistas semiestructuradas, realizadas en los meses de noviembre a deciembre de 2012, en la Unidad Neonatal de un hospital del Sur de Brasil. Participaron de la investigación cuatro auxiliares de enfermería, seis técnicos de enfermería y cuatro enfermeras. Resultados Se originaron tres categorías: dudas acerca de lo que se puede utilizar en el recién nacido; la estancia hospitalaria puede causar lesiones en la piel del recién nacido; y el conocimiento del cuidado promueve autonomía profesional. Conclusión Se hace urgente la necesidad de conocimiento del equipo acerca del tratamiento de las lesiones, a fin de proporcionar una atención más segura al recién nacido y favorecer la autonomía del profesional enfermero en la puesta en marcha del cuidado.

    Resumo em Inglês:

    Objective To understand, together with nursing staff, the care needed to treat skin lesions in newborn children hospitalized in a neonatal unit. Method Qualitative research, of the convergent care type. The data was collected through semi-structured interviews, which were conducted from November to December 2012, in the neonatal unit of a hospital in southern Brazil. The participants were four auxiliary nurses, six nursing technicians and four nurses. Results The following three categories were designated: questions about what can be used in relation to newborn children; hospitalization can cause lesions on the skin of newborn children; and knowledge about care promotes professional autonomy. Conclusion There is an urgent need for staff to know more about the treatment of skin lesions, which would provide safer care for newborn children and would also support the autonomy of professional nurses in providing that care.
  • Dúvidas de cuidadores de crianças com fissura labiopalatina sobre os cuidados pós-operatórios de queiloplastia e palatoplastia Artigo Original

    Trettene, Armando dos Santos; Razera, Ana Paula Ribeiro; Maximiano, Thaís de Oliveira; Luiz, Aline Godoi; Dalben, Gisele da Silva; Gomide, Marcia Ribeiro

    Resumo em Português:

    Objetivo Identificar as principais dúvidas dos cuidadores de crianças com fissura labiopalatina sobre os cuidados pós-operatórios das cirurgias de queiloplastia e palatoplastia. Método Estudo transversal realizado em um hospital de referência, entre os meses de setembro a novembro de 2012. A amostra constou de 50 indivíduos divididos em dois grupos, sendo 25 cuidadores de crianças submetidas à queiloplastia e 25 crianças submetidas à palatoplastia. As dúvidas foram identificadas por meio de entrevista, realizada durante a consulta de Enfermagem pré-operatória, e, posteriormente, foram categorizadas por similaridade. Utilizou-se a análise estatística descritiva para construção dos resultados. Resultados Observou-se que, em relação à queiloplastia, as dúvidas foram sobre alimentação (36%), higienização e cicatrização (24% cada), e dor e infecção (8% cada). Quanto à palatoplastia, as dúvidas se relacionaram à: alimentação (48%), higienização (24%), dor (16%), sangramento (8%) e infecção (4%). Conclusão Evidenciou-se a preocupação dos cuidadores em relação à alimentação e aos cuidados com a ferida pós-operatória.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Identificar las principales dudas de los cuidadores de niños con fisura labiopalatina acerca de los cuidados posoperatorios de las cirugías de queiloplastia y palatoplastia. Método Estudio transversal llevado a cabo en un hospital de referencia, entre los meses de septiembre a noviembro de 2012. La muestra constó de 50 individuos divididos en dos grupos, siendo 25 cuidadores de niños sometidos a la queiloplastia y 25 niños sometidos a la palatoplastia. Las dudas fueron identificadas por medio de entrevista, realizada durante la consulta de Enfermería preoperatoria y, posteriormente, fueron categorizadas por similaridad. Se utilizó el análisis estadístico descriptivo para la construcción de los resultados. Resultados Se observó que, con respecto a la queiloplastia, las dudas fueron acerca de la alimentación (36%), higienización y cicatrización (24% cada), y dolor e infección (8% cada). En cuanto a la palatoplastia, las dudas estuvieron relacionadas con: la alimentación (48%), higienización (24%), dolor (16%), sangrado (8%) e infección (4%). Conclusión Se evidenció la preocupación de los cuidadores con respecto a la alimentación y los cuidados con la herida posoperatoria.

    Resumo em Inglês:

    Objective To identify the main doubts of caregivers of children with cleft lip and palate on postoperative care after cheiloplasty and palatoplasty. Method Cross-sectional study carried out in a reference hospital, between September and November 2012. The sample was composed of 50 individuals divided in two groups, of which 25 caregivers of children submitted to cheiloplasty, and 25 of children submitted to palatoplasty. The doubts were identified by an interview applied during the preoperative nursing consultation and were then categorized by similarity. Descriptive statistics was used for analysis of the outcomes. Results Concerning cheiloplasty, the doubts were related to feeding (36%), hygiene and healing (24% each), pain and infection (8% each). With regard to palatoplasty, the doubts were related to feeding (48%), hygiene (24%), pain (16%), bleeding (8%) and infection (4%). Conclusion The study evidenced the concern of caregivers in relation to feeding and care of the postoperative wound.
  • Validação do Inventário de Sintomas do M.D. Anderson Cancer Center para a língua portuguesa Artigo Original

    Kolankiewicz, Adriane Cristina Bernat; Domenico, Edvane Birelo Lopes De; Lopes, Luís Felipe Dias; Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza

    Resumo em Português:

    Objetivo Analisar a confiabilidade e a validade das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento de avaliação de sintomas, intitulado Inventário de Sintomas do M.D. Anderson – core. Método Estudo transversal do qual participaram 268 pacientes com câncer em tratamento ambulatorial, do Município de Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. Resultados O Alfa de Cronbach MDASI geral, os sintomas e as interferências foram respectivamente (0,857), (0,784) e (0,794). A análise fatorial demonstrou adequação dos dados (0,792). Identificaram-se quatro fatores dos principais componentes relacionados aos sintomas. Fator I: problemas de sono, preocupações, dificuldades de lembrar-se das coisas e tristeza. Fator II: enjoo, náuseas, falta de apetite e vômito. Fator III: sonolência, boca seca, dormência e formigamento. Fator IV: dor, fadiga e falta de ar. Evidenciou-se um único fator no componente interferências na vida (0,780), prevalecendo para atividade em geral (59,7%), trabalho (54,9%) e para caminhar (49,3%). Conclusão A versão brasileira do Inventário de M.D. Anderson-core mostrou propriedades psicométricas adequadas na população avaliada.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Analizar la confiabilidad y la validad de las propiedades psicométricas de la versión brasileña del instrumento de evaluación de síntomas, titulado Inventario de Síntomas del M.D. Anderson – core. Método Estudio transversal del que participaron 268 pacientes con cáncer en tratamiento ambulatorio, del Municipio de Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. Resultados El Alfa de Cronbach MDASI general, los síntomas y las interferencias fueron respectivamente (0,857), (0,784) y (0,794). El análisis factorial demostró la adecuación de los datos (0,792). Se identificaron cuatro factores de los principales componentes relacionados con los síntomas. Factor I: problemas de sueño, preocupaciones, dificultades de recordar las cosas y tristeza. Factor II: mareo, náuseas, falta de apetito y vómito. Factor III: somnolencia, boca seca, adormecimiento y hormigueo. Factor IV: dolor, fatiga y falta de aliento. Se evidenció un solo factor en el componente interferencias en la vida (0,780), prevaleciendo para la actividad en general (59,7%), trabajo (54,9%) y para caminar (49,3%). Conclusión La versión brasileña del Inventario de M.D. Anderson-core mostró propiedades psicométricas adecuadas en la población evaluada.

    Resumo em Inglês:

    Objective To analyze the reliability and validity of the psychometric properties of the Brazilian version of the instrument for symptom assessment, titled MD Anderson Symptom Inventory - core. Method A cross-sectional study with 268 cancer patients in outpatient treatment, in the municipality of Ijuí, state of Rio Grande do Sul, Brazil. Results The Cronbach’s alpha for the MDASI general, symptoms and interferences was respectively (0.857), (0.784) and (0.794). The factor analysis showed adequacy of the data (0.792). In total, were identified four factors of the principal components related to the symptoms. Factor I: sleep problems, distress (upset), difficulties in remembering things and sadness. Factor II: dizziness, nausea, lack of appetite and vomiting. Factor III: drowsiness, dry mouth, numbness and tingling. Factor IV: pain, fatigue and shortness of breath. A single factor was revealed in the component of interferences with life (0.780), with prevalence of activity in general (59.7%), work (54.9%) and walking (49.3%). Conclusion The Brazilian version of the MD Anderson Symptom Inventory - core showed adequate psychometric properties in the studied population.
  • Fatores associados à diminuição de força de preensão manual em idosos longevos Artigo Original

    Lenardt, Maria Helena; Grden, Clóris Regina Blanski; Sousa, Jacy Aurélia Vieira de; Reche, Péricles Martim; Betiolli, Susanne Elero; Ribeiro, Dâmarys Kohlbeck de Melo Neu

    Resumo em Português:

    Objetivo Investigar a prevalência da redução da força de preensão manual e fatores associados em idosos longevos, usuários da atenção básica de saúde. Método Estudo quantitativo transversal, cujos dados foram coletados no período de janeiro a dezembro de 2013, por meio de testes e aplicação de questionários. A amostra por conveniência compreendeu 157 idosos. Resultados Apontam que a redução da força de preensão manual possui prevalência moderada (25,5%), com predomínio do sexo feminino (19,1%), da faixa etária de 80 a 89 anos (18,5%) e baixa escolaridade (15,9%). A associação entre diminuição da força de preensão manual e as variáveis idade e índice de massa corpórea mostrou significância estatística. Conclusão As investigações sobre o componente da força de preensão manual são fundamentais para a identificação das condições clínicas dos idosos longevos brasileiros e contribuem para a construção de planos voltados para a gestão da fragilidade.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Investigar la prevalencia de la reducción de la fuerza de agarre manual y los factores asociados en ancianos longevos, usuarios de la atención básica a la salud. Método Estudio cuantitativo transversal, cuyos datos fueron recogidos en el período de enero a diciembre de 2013, por medio de pruebas y aplicación de cuestionarios. La muestra por conveniencia comprendió a 157 ancianos. Resultados Señalan que la reducción de la fuerza de agarre manual tiene prevalencia moderada (25,5%), con predominio del sexo femenino (19,1%), del rango de edad de 80 a 89 años (18,5%) y baja escolaridad (15,9%). La asociación entre la disminución de la fuerza de agarre manual y las variables de edad e índice de masa corpórea mostró significación estadística. Conclusión Las investigaciones acerca del componente de la fuerza de agarre manual son fundamentales para la identificación de las condiciones clínicas de los ancianos longevos brasileños y contribuyen para la construcción de planes dirigidos a la gestión de la fragilidad.

    Resumo em Inglês:

    Objective To investigate the prevalence of reduced grip strength and associated factors in long-lived elderly, who are users of primary health care. Method Cross-sectional quantitative study, data were collected during the period of January to December of 2013, by applying tests and questionnaires. The convenience sampling was comprised of 157 seniors. Results The findings indicate that the reduction in grip strength presents a moderate prevalence (25.5%), predominantly among females (19.1%), in the age group of 80-89 years (18.5%) and in those with lower educational levels (15.9%). The association between reduced grip strength and the variables of age and body mass index showed a statistical significance. Conclusion Investigations about the handgrip strength are essential for identifying clinical conditions of Brazilian long-lived elderly, and contribute to the development of plans towards the management of frailty.
  • A influência da institucionalização sobre a percepção da autonomia e qualidade de vida em idosos Artigo Original

    Cobo, Carmen María Sarabia

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar a influência da institucionalização na autonomia e na qualidade de vida percebida entre idosos institucionalizados. Método Estudo quase-experimental (série temporal interrompida) e longitudinal. A amostra foi composta de 104 idosos de três centros residenciais de Santander na Espanha. Para avaliar a qualidade de vida e a dependência foram utilizadas duas escalas: o Índice de Barthel e o Índice de Lawton. Resultados Observou-se uma relação significativa entre autonomia e independência e seu declínio devido à institucionalização, como os aspectos físicos e sociais. Conclusão A dependência dos idosos é um fenômeno complexo, que demanda vários tipos de intervenção, incluindo as ações de apoio comum, que tendem a cobrir a ausência de autonomia na vida cotidiana, sem recorrer a institucionalização.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Evaluar la influencia de la institucionalización en la autonomía y la calidad de vida percibida entre ancianos institucionalizados. Método Estudio casi-experimental (serie temporal interrumpida) y longitudinal. La muestra estuvo compuesta de 104 añosos de tres centros residenciales de Santander, España. A fin de evaluar la calidad de vida y la dependencia fueron utilizadas dos escalas: el Índice de Barthel y el Índice de Lawton. Resultados Se observó una relación significativa entre la autonomía y la independencia y su declinio en virtud de la institucionalización, como los aspectos físicos y sociales. Conclusión La dependencia de las personas mayores es un fenómeno complejo, que demanda distintos tipos de intervención, incluyéndose las acciones de apoyo común, que tienden a cubrir la ausencia de autonomía en la vida cuotidiana, sin recurrir a la institucionalización.

    Resumo em Inglês:

    Objective To evaluate the influence exercised by institutionalization on the autonomy and perception of quality of life among the institutionalized elderly. Method The study is quasi-experimental (interrupted time series) and longitudinal. The sample is composed for 104 elderly people who went into a three nursing home in Santander, Spain. To assess the quality of life and dependence two scales were used: the Barthel Index and Lawton Index. Results There was an important relationship between autonomy and independence and their deterioration due to their institutionalisation, such as the physical and social aspects. Conclusion It´s important to point out that the dependence of the elderly is a complex phenomenon, which admits many types of intervention, including the customary ones referring to more classic welfare actions which tend to supplant the absence of autonomy in everyday life by facilitating services and attention to make up for this need, without having to resort to institutionalization.
  • Competências profissionais para o atendimento de idosos em Atenção Primária à Saúde Artigo Original

    Witt, Regina Rigatto; Roos, Maclaine de Oliveira; Carvalho, Nilson Maestri; Silva, Andria Machado da; Rodrigues, Carla Daiane Silva; Santos, Mariana Timmers dos

    Resumo em Português:

    Objetivo Identificar e analisar as competências profissionais necessárias para o atendimento de idosos em cuidados primários de saúde. Método Estudo exploratório descritivo quali-quantitativo. Foi utilizada a Técnica Delphi em três rodadas, com a participação de profissionais da rede básica e um grupo multidisciplinar de especialistas. O primeiro questionário solicitou que os participantes indicassem competências necessárias para o atendimento de idosos em cuidados primários. Estas foram compiladas em uma lista, que adicionada de uma Escala de Likert (de 1 a 5) compôs o segundo e terceiro questionários. O critério de consenso adotado foi 70%. Resultados Vinte e oito competências alcançaram o consenso, tendo sido classificadas em 12 áreas de domínio. Conclusão As competências refletem as políticas brasileiras de saúde e constituem uma referência para a prática e a formação dos profissionais de saúde para o atendimento do idoso na atenção primária à saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Identificar y analizar las competencias profesionales necesarias para la atención de ancianos en cuidados primarios de salud. Método Estudio exploratorio descriptivo cuali-cuantitativo. Fue utilizada la Técnica Delphi en tres rondas, con la participación de profesionales de la red básica y un grupo multidisciplinario de expertos. El primer cuestionario solicitó que los participantes indicasen competencias necesarias para la atención de ancianos en cuidados primarios. Estas fueron compiladas en un listado que, añadido de una Escala de Likert (de 1 a 5), compuso el segundo y tercer cuestionarios. El criterio de consenso adoptado fue el 70%. Resultados Veintiocho competencias alcanzaron el consenso, habiéndose clasificado en 12 áreas de dominio. Conclusión Las competencias reflejan las políticas brasileñas de salud y constituyen una referencia para la práctica y la formación de los profesionales de salud para la atención al añoso en la atención primaria a la salud.

    Resumo em Inglês:

    Objective To identify and analyze the necessary competencies in primary health care for attending to older adults. Method An exploratory, descriptive, and quali-quantitative study was developed. Three rounds of the Delphi Technique were conducted with participants from primary health care services and a multidisciplinary committee. The first questionnaire asked participants to indicate the competencies needed for attending to older adults in primary health care. They were compiled into a list and added to a Likert Scale (from 1 to 5) for the second and third questionnaires. A consensus criterion of 70% was adopted. Results Twenty eight competencies were reached by consensus and were classified into twelve domains. Conclusion The competencies reflect Brazilian health care policy and constitute a reference for professional health practice and education when caring for the older adult in primary health care.
  • Oferta de ações e serviços de saúde para o manejo do HIV/aids, sob a perspectiva dos usuários Artigo Original

    Figueiredo, Luana Alves; Lopes, Lívia Maria; Magnabosco, Gabriela Tavares; Andrade, Rubia Laine de Paula; Faria, Mayara Falico; Goulart, Vanessa Camarinha; Scatena, Lucia Marina; Nogueira, Jordana de Almeida; Pinto, Ione Carvalho; Arcencio, Ricardo Alexandre; Palha, Pedro Fredemir; Villa, Tereza Cristina Scatena; Monroe, Aline Aparecida

    Resumo em Português:

    Objetivo Analisar a oferta de ações nos serviços de saúde que prestam assistência às pessoas que vivem com aids em acompanhamento nos serviços especializados do município de Ribeirão Preto-SP. Método Estudo descritivo, exploratório, do tipo inquérito. Foram realizadas entrevistas com questionário estruturado e análise dos dados por meio de estatísticas descritivas. Resultados A oferta de ações e serviços de saúde é vista como regular. Para os 301 sujeitos, o atendimento de rotina pela equipe de referência; exames laboratoriais e disponibilização de antirretrovirais, vacinas e preservativos obtiveram avaliação satisfatória. Avaliadas como regulares a oferta de exames para prevenção e diagnóstico de comorbidades, e insatisfatória a oferta de atendimento especializado por outros profissionais; de grupos de apoio psicossocial e medicamentos preventivos de efeito colateral dos antirretrovirais. Conclusão Debilidades permeiam o acompanhamento e a gestão do cuidado, com predomínio do enfoque biologicista, médico-centrado, no qual o controle clínico e o acesso a Terapia Antirretroviral constituem-se como o foco essencial da assistência prestada.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Analizar la oferta de acciones en los servicios de salud que prestan asistencia a las personas que viven con SIDA en el seguimiento de los servicios especializados del municipio de Ribeirão Preto-SP. Método Estudo descriptivo, exploratorio, del tipo encuesta. Se llevaron a cabo entrevistas con cuestionario estructurado y análisis de datos por medio de estadísticas descriptivas. Resultados La oferta de acciones y servicios de salud se la ve como regular. Para los 301 sujetos, la atención de rutina por el equipo de referencia; exámenes de laboratorio y facilitación de antirretrovirales, vacunas y preservativos obtuvieron evaluación satisfactoria. Evaluadas como regular la oferta de exámenes para la prevención y el diagnóstico de comorbilidades, e insatisfactoria la oferta de atención especializada por otros profesionales; de grupos de apoyo psicosocial y fármacos preventivos de efecto colateral de los antirretrovirales. Conclusión Debilidades permean el seguimiento y la gestión del cuidado, con predominio del enfoque biologicista, centrado en el médico, en el que el control clínico y el acceso a la Terapia Antirretroviral se constituyen como el enfoque esencial de la asistencia prestada.

    Resumo em Inglês:

    Objective To analyse the provision of health care actions and services for people living with AIDS and receiving specialised care in Ribeirão Preto, SP. Method A descriptive, exploratory, survey-type study that consisted of interviews with structured questionnaires and data analysis using descriptive statistics. Results The provision of health care actions and services is perceived as fair. For the 301 subjects, routine care provided by the reference team, laboratory tests and the availability of antiretroviral drugs, vaccines and condoms obtained satisfactory evaluations. The provision of tests for the prevention and diagnosis of comorbidities was assessed as fair, whereas the provisions of specialised care by other professionals, psychosocial support groups and medicines for the prevention of antiretroviral side effects were assessed as unsatisfactory. Conclusion Shortcomings were observed in follow-up and care management along with a predominantly biological, doctor-centred focus in which clinical control and access to antiretroviral therapy comprise the essential focus of the care provided.
  • Distribuição da tuberculose em Porto Alegre: análise da magnitude e coinfecção tuberculose-HIV Artigo Original

    Peruhype, Rarianne Carvalho; Acosta, Lisiane Morelia Weide; Ruffino Netto, Antônio; Oliveira, Mônica Maria Celestina de; Palha, Pedro Fredemir

    Resumo em Português:

    Objetivo Analisar a distribuição geográfica da doença, sua incidência, prevalência e a coinfecção TB - HIV nos bairros deste município nos anos de 2007 a 2011. Método Estudo ecológico de série histórica, descritivo, que utilizou técnicas descritivas e de geoprocessamento. Resultados Foram registrados 3.369 casos novos e 3.998 casos prevalentes de tuberculose pulmonar bacilífera. Em ambos os contextos houve predominância de casos no sexo masculino e na etnia branca. Dezessete bairros apresentaram taxas de prevalência acima de 79,2 casos/100.000 habitantes, sendo que 15 deles tiveram incidência acima de 73,7 casos/100.000 habitantes. A taxa de coinfecção TB-HIV chegou a 67% em alguns bairros, valor superior à média da cidade (30%). Conclusão A análise de distribuição apontou que são fundamentais reformulações e reestruturações de políticas e serviços de saúde em Porto Alegre.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Analizar la distribución geográfica de la enfermedad, su incidencia, prevalencia y la coinfección TB - VIH en los barrios de este municipio en los años de 2007 a 2011. Método Estudio ecológico de serie histórica, descriptivo, que utilizó técnicas descriptivas y de geoprocesamiento. Resultados Fueron registrados 3.369 casos nuevos y 3.998 casos prevalentes de tuberculosis pulmonar bacilífera. En ambos contextos hubo predominancia de casos en el sexo masculino y la etnia blanca. Diecisiete barrios presentaron índices de prevalencia superiores a 79,2 casos/100.000 habitantes, siendo que 15 de esos tuvieron incidencia arriba de 73,7 casos/100.000 habitantes. El índice de coinfección TB-VIH alcanzó el 67% en algunos barrios, valor superior al promedio de la ciudad (30%). Conclusión El análisis de distribución señaló que son fundamentales las reformulaciones y reestructuraciones de políticas y servicios de salud en Porto Alegre.

    Resumo em Inglês:

    Objective Analyzing the geographical distribution of the tuberculosis (TB), its incidence and prevalence and TB-HIV coinfection in the districts of Porto Alegre from 2007 to 2011. Method An ecological, descriptive study of time series that used descriptive and geoprocessing techniques. Results In total, were recorded 3,369 incident cases and 3,998 prevalent cases of pulmonary TB. In both contexts, there was predominance of cases in males and in Caucasians. Seventeen districts showed prevalence rates above 79.2 cases/100,000 inhabitants, considering that 15 of them had incidence rates above 73.7 cases/100,000 inhabitants. The TB-HIV coinfection rates reached 67% in some districts, which is above the city average value (30%). Conclusion The distribution analysis showed that the reformulation and restructuring of policies and health services in Porto Alegre are essential.
  • Avaliação de desempenho de Serviços da Atenção Básica para o tratamento da tuberculose Artigo Original

    Silva, Daiane Medeiros da; Nogueira, Jordana de Almeida; Sá, Lenilde Duarte de; Wysocki, Anneliese Domingues; Scatena, Lucia Marina; Villa, Tereza Cristina Scatena

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar o desempenho dos serviços de Atenção Básica para o tratamento da tuberculose segundo o referencial de avaliação dos serviços de saúde (estrutura/processo) em Cabedelo, município portuário da Paraíba. Método Pesquisa avaliativa, quantitativa, de corte transversal onde foram realizadas 117 entrevistas com os profissionais de saúde, através de um instrumento estruturado. A análise pautou-se na construção de indicadores, utilizando-se valor padronizado para a variável reduzida (z=1). Resultados Os indicadores estruturais apresentaram desempenho regular para as variáveis: capacitação profissional; acesso a instrumentos de registro; articulação com outros serviços. Quanto ao processo, os indicadores relacionados às ações externas e informações sobre a doença apresentaram desempenho insatisfatório. O tratamento diretamente observado e os fluxos de referência/contrarreferência tiveram desempenho regular. Conclusão A qualificação profissional focalizada, a fragmentação das práticas e a atenção domiciliária assistemática, constituem em obstáculos para o desempenho de ações voltadas à prestação do cuidado ampliado, contínuo e resolutivo.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Evaluar el desempeño de los servicios de Atención Básica para el tratamiento de la tuberculosis según el marco de referencia de evaluación de los servicios de salud (estructura/proceso) en Cabedelo, municipio portuario de Paraíba. Método Investigación evaluativa, cuantitativa, de corte transversal en donde se llevaron a cabo 117 entrevistas con los profesionales de salud, mediante un instrumento estructurado. El análisis se pautó en la construcción de indicadores, utilizándose valor estandarizado para la variable reducida (z=1). Resultados Los indicadores estructurales presentaron desempeño regular para las variables: capacitación profesional; acceso a instrumentos de registro; articulación con otros servicios. En cuanto al proceso, los indicadores relacionados con las acciones exteriores e informaciones acerca de la enfermedad presentaron desempeño insatisfactorio. El tratamiento directamente observado y los flujos de referencia/contrarreferencia tuvieron desempeño regular. Conclusión La cualificación profesional enfocada, la fragmentación de las prácticas y la atención domiciliaria asistemática se constituyen en obstáculos para el desempeño de acciones dirigidas a la prestación del cuidado ampliado, continuo y resolutivo.

    Resumo em Inglês:

    Objective Evaluating the performance of primary care services for the treatment of tuberculosis according to the assessment referential of health services (structure/process) in Cabedelo, a port city in the state of Paraíba. Method An evaluation quantitative, cross-sectional study, in which were carried out 117 interviews with health professionals using a structured instrument. The analysis was based on the construction of indicators using a standardized value for the reduced variable (z=1). Results The structural indicators showed regular performance for the following variables: professional training, access to record instruments and coordination with other services. The process indicators related to external actions and information about the disease had unsatisfactory performance. The directly observed treatment and the flows of reference/counter-reference had regular performance. Conclusion The focused professional qualification, the fragmentation of practices and the unsystematic home care constitute obstacles for carrying out actions aimed at providing expanded, continuous and resolute care.
  • Avaliação da Atenção Primária no controle da hanseníase: proposta de uma ferramenta destinada aos usuários Artigo Original

    Lanza, Fernanda Moura; Vieira, Nayara Figueiredo; Oliveira, Mônica Maria Celestina de; Lana, Francisco Carlos Félix

    Resumo em Português:

    Objetivo Desenvolver um instrumento para avaliação do desempenho da atenção primária à saúde na realização das ações de controle da hanseníase na perspectiva dos usuários e realizar a validação de face e conteúdo. Método Trata-se de um estudo metodológico realizado em quatro etapas: desenvolvimento do instrumento, validação de face e de conteúdo, pré-teste e análise da confiabilidade teste-reteste. Resultados O instrumento inicial, submetido ao julgamento de 15 especialistas, era composto por 157 itens. A validação de face, conteúdo e pré-teste do instrumento foi fundamental para a exclusão de itens e adequação do instrumento para avaliar o objeto em estudo. Na análise de confiabilidade teste-reteste, o instrumento mostrou-se fidedigno. Conclusão O instrumento é considerado adequado, mas são necessários novos estudos para o teste das propriedades psicométricas.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Desarrollar un instrumento para la evaluación del desempeño de la atención primaria a la salud en la puesta en marcha de las acciones de control de la hanseniasis bajo la perspectiva de los usuarios y realizar la validación de cara y contenido. Método Se trata de un estudio metodológico llevado a cabo en cuatro etapas: desarrollo del instrumento, validación de cara y de contenido, pre-prueba y análisis de la confiabilidad de prueba-reprueba. Resultados El instrumento inicial, sometido al juicio de 15 expertos, estaba compuesto de 157 ítems. La validación de cara, contenido y pre-prueba del instrumento fue fundamental para la exclusión de ítems y la adecuación del instrumento para evaluar el objeto de estudio. En el análisis de confiabilidad de prueba-reprueba, el instrumento se mostró fehaciente. Conclusión Se considera el instrumento adecuado, pero son necesarios nuevos estudios para el test de las propiedades psicométricas.

    Resumo em Inglês:

    Objective Developing an instrument to evaluate the performance of primary health care in the leprosy control actions, from the perspective of users and do the face and content validation. Method This is a methodological study carried out in four stages: development of instrument, face and content validation, pre-test, and analysis of test-retest reliability. Results The initial instrument submitted to the judgment of 15 experts was composed of 157 items. The face and content validation and pre-test of instrument were essential for the exclusion of items and adjustment of instrument to evaluate the object under study. In the analysis of test-retest reliability, the instrument proved to be reliable. Conclusion The instrument is considered adequate, but further studies are needed to test the psychometric properties.
  • Resolubilidade do cuidado em saúde mental na Estratégia Saúde da Família: representação social de profissionais e usuários Artigo Original

    Jorge, Maria Salete Bessa; Vasconcelos, Mardênia Gomes Ferreira; Junior, Euton Freitas de Castro; Barreto, Levi Alves; Rosa, Lianna Ramalho de Sena; de Lima, Leilson Lira

    Resumo em Português:

    Objetivo Apreender as representações sociais sobre resolubilidade do cuidado em saúde mental na Estratégia Saúde da Família de usuários e profissionais de equipes de saúde da família e Centro de Atenção Psicossocial. Método Estudo qualitativo com uso de entrevista semiestruturada para coleta das informações e osoftware Alceste para análise. Este software usa a Classificação Hierárquica Descendente com base no exame das raízes lexicais, considerando a palavra como unidade e oferece contextualização no corpus Resultados As representações emergem em dois polos antagônicos: usuários referem satisfação com o atendimento e profissionais percebem a necessidade de melhoria das ações de saúde. São desenvolvidos matriciamento em saúde mental e visita domiciliar, mas persistem entraves relacionados ao investimento em saúde, educação permanente e organização da assistência. Conclusión As diferentes representações ensejam melhoria do atendimento, resolubilidade do cuidado e congregam saberes e práticas na perspectiva ampliada das necessidades de saúde no contexto familiar, social e terapêutico.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Asimilar las representaciones sociales acerca de la resolubilidad del cuidado en salud mental en la Estrategia Salud de la Familia de usuarios y profesionales de equipos de salud de la familia y Centro de Atención Psicosocial. Método Estudio cualitativo con empleo de entrevista semiestructurada para recolección de las informaciones y el softwareAlceste para análisis. Este software utiliza la Clasificación Jerárquica Descendente con base en el examen de las raíces lexicales, considerando la palabra como unidad y proporciona la contextualización en el corpus Resultados Las representaciones emergen en dos polos antagónicos: usuarios relatan satisfacción con la atención y profesionales advierten la necesidad de mejoría de las acciones de salud. Se desarrollan el matriciamiento en salud mental y la visita domiciliaria, pero persisten los óbices relacionados con la inversión en salud, la educación permanente y la organización de la asistencia. Conclusión Las diferentes representaciones proporcionan mejoría de la atención, resolubilidad del cuidado y congregan saberes y prácticas en la perspectiva ampliada de las necesidades de salud en el contexto familiar, social y terapéutico.

    Resumo em Inglês:

    Objective To aprehend the social representations about the solvability in mental health care with users of the Family Health Strategy and professionals of family health teams and of the Center for Psychosocial Care. Method A qualitative study using semi-structured interviews for data collection, and the Alceste software for analysis. This software uses the Hierarchical Descending Classification based on the examination of lexical roots, considering the words as units and providing context in the corpus. Results The representations emerge in two opposing poles: the users require satisfaction with care and the professionals realize the need for improvement of health actions. Although the matricial support in mental health and the home visits are developed, the barriers related to investment in health, continuing education and organization of care persist. Conclusion The different representations enable improvements in customer service, solvability of care and aggregate knowledge and practices in the expanded perspective of health needs in the family, social and therapeutic context.
  • Acesso, equidade e coesão social: avaliação de estratégias intersetoriais para a população em situação de rua Artigo Original

    Borysow, Igor da Costa; Furtado, Juarez Pereira

    Resumo em Português:

    Objetivo Compreender e avaliar o trabalho de assistência intersetorial sobre a inserção e o fluxo de pessoas em situação de rua, com transtorno mental grave, nos serviços públicos de Saúde Mental. Método Estudo de caso, desenvolvido a partir de 10 visitas a um albergue, entre março e abril de 2012. Para a coleta de dados foi realizada a observação participante e entrevistas semiestruturadas com quatro albergados, além de entrevistas não diretivas em grupo, com cinco técnicos dos serviços socioassistenciais. Resultados Foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e da elaboração de Modelo Lógico, e validados junto aos profissionais envolvidos. Conclusão Os serviços socioassistenciais são a principal entrada dessa clientela à rede pública de assistência, e que os serviços de Saúde Mental apresentam dificuldades em responder às especificidades dessa mesma clientela e estabelecer trabalho intersetorial.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Comprender y evaluar el trabajo de asistencia intersectorial acerca de la inserción y el flujo de personas en situación de calle, con trastorno mental severo, en los servicios públicos de Salud Mental. Método Estudio de caso, desarrollado a partir de 10 visitas a un albergue, entre marzo y abril de 2012. Para la recolección de datos fue realizada la observación participante y entrevistas semiestructuradas con cuatro albergados, además de entrevistas no directivas en grupo, con cinco técnicos de los servicios socioasistenciales. Resultados Fueron validados mediante el Análisis de Contenido y la confección del Modelo Lógico, y validados junto a los profesionales involucrados. Conclusión Los servicios socioasistenciales son la principal forma de ingreso de esa clientela a la red pública de asistencia, y que los servicios de Salud Mental presentan dificultades de responder a las especificidades de dicha clientela y establecer trabajo intersectorial.

    Resumo em Inglês:

    Objective To understand and evaluate the work of intersectoral assistance on the insertion and the flow of people in situation of street with severe mental illness in public services of Mental Health. Method A case study developed from ten visits to a night shelter between March and April 2012. For data collection, the participant observation and semi-structured interviews were carried out with four sheltered individuals, as well as non-directive group interviews with five technicians of the social-assistance services. Results Were analyzed using Content Analysis and developing a Logic Model validated with the professionals involved. Conclusion The social assistance services are the main entry of this clientele in the public network of assistance services, and the Mental Health services have difficulty in responding to the specificities of the same clientele and in establishing intersectoral work.
  • Curso de gerontologia nos currículos de graduação em enfermagem Artigo Original

    AlSenany, Samira; AlSaif, Amer A.

    Resumo em Português:

    Objetivo Explorar a atitude dos docentes de enfermagem em relação às pessoas mais velhas e suas reflexões sobre o ensino de enfermagem gerontológica nos currículos de graduação em enfermagem na Arábia Saudita. Método Uma pesquisa com cinco grupos focais foi utilizada com membros do corpo docente, nas três escolas de enfermagem. O levantamento contou com 132 membros, incluindo 76 instrutores clínicos, 40 professores associados e 16 professores. A faculdade de enfermagem em geral teve uma atitude positiva para com os idosos (M = 3,36, DP 0,25) e as atitudes dos professores foram mais elevadas do que os de seus alunos de enfermagem (M = 3,18, SD0.29). Resultados Sugerem que os currículos de enfermagem Sauditas devem incluir um conteúdo mais extenso em gerontologia e experiência clínica com as pessoas mais velhas. Conclusão Esta foi a primeira vez na Arábia Saudita, que a pesquisa ouviu suas vozes e examinou os seus compromissos para com a educação gerontológica.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Explorar la actitud de los docentes de enfermería con relación a las personas mayores y sus reflexiones acerca de la enseñanza de enfermería gerontológica en los currículos de grado de enfermería en Arabia Saudita. Método Una investigación con cinco grupos focales fue utilizada con miembros del cuerpo docente, en las tres escuelas de enfermería. El relevamiento contó con 132 miembros, incluyéndose a 76 instructores clínicos, 40 profesores asociados y 16 profesores. La facultad de enfermería, en general, tuvo una actitud positiva ante los ancianos (M = 3,36, DP 0,25) y las actitudes de los profesores fueron más elevadas que las de sus alumnos de enfermería (M = 3,18, SD0.29). Resultados Sugieren que los currículos de enfermería sauditas deban incluir un contenido más extensivo en gerontología y experiencia clínica con las personas mayores. Conclusión Esta fue la primera vez que la investigación oyó las voces de Arabia Saudita y examinó sus compromisos con relación a la educación gerontológica.

    Resumo em Inglês:

    Objective To explores nursing faculty members’ attitudes towards older people, their thoughts about gerontological nursing education. Method Five focus groups and a survey were used with nursing faculty members 132 at the three nursing schools to explore their attitudes towards the care of older people and the perceived status of gerontological nursing education. The survey was given to 132 faculty members, including 76 clinical instructors, 40 associate professors and 16 professors. The nursing faculty in general had a positive attitude toward older people (M=3.36, SD 0.25), and teachers’ attitudes were higher than those of their nursing students (M=3.18, SD0.29). Results This study results suggests that Saudi nursing curricula should include more extensive gerontology content and clinical experience with older people. Conclusion This is the first time in Saudi Arabia that research has listened to their voices and examined their commitments toward gerontology education.
  • Indicadores de saúde associados com a má qualidade do sono de universitários Artigo Original

    Araújo, Márcio Flávio Moura de; Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de; Lima, Adman Câmara Soares; Pereira, Dayse Christina Rodrigues; Zanetti, Maria Lúcia; Damasceno, Marta Maria Coelho

    Resumo em Português:

    Objetivo Associar a qualidade do sono de universitários brasileiros com indicadores de saúde. Método Estudo transversal desenvolvido com uma amostra aleatória de 662 estudantes universitários de Fortaleza-Brasil. Foram coletados dados sociodemográficos, indicadores de saúde (tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, estado nutricional e níveis séricos de colesterol) e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh através de um questionário autoadministrado. As amostras sanguíneas foram analisadas em um laboratório clínico e para estimar a magnitude das associações foi adotada a Regressão de Poisson. Resultados Nos universitários que fumam diariamente a ocorrência de má qualidade do sono foi superior em relação aos não fumantes (p<0,001). Contudo, a razão de prevalência foi de aproximadamente 1. Conclusão As chances de apresentar má qualidade do sono foram praticamente idênticas entre tabagistas e etilistas.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Asociar la calidad del sueño de los universitarios brasileños con los indicadores de salud. Método Estudio transversal desarrollado con una muestra aleatoria de 662 estudiantes universitarios de Fortaleza, Brasil. Fueron recogidos datos sociodemográficos, indicadores de salud (tabaquismo, alcoholismo, sedentarismo, estado nutritivo y niveles séricos de colesterol) y el Índice de Calidad del Sueño de Pittsburgh mediante un cuestionario autoadministrado. Las muestras sanguíneas fueron analizadas en un laboratorio clínico y para evaluar la magnitud de las asociaciones se adoptó la Regresión de Poisson. Resultados En los universitarios que fuman diariamente la ocurrencia de mala calidad del sueño fue superior en su relación con los no fumadores (p<0,001). Sin embargo, la razón de prevalencia fue de aproximadamente 1. Conclusión Las probabilidades de presentar mala calidad del sueño fueron prácticamente idénticas entre tabaquistas y etilistas.

    Resumo em Inglês:

    Objective To associate the sleep quality of Brazilian undergraduate students with health indicators. Method A cross-sectional study was developed with a random sample of 662 undergraduate students from Fortaleza, Brazil. The demographic data, Pittsburgh Sleep Quality Index and health data indicators (smoking, alcoholism, sedentary lifestyle, nutritional condition and serum cholesterol) were collected through a self-administered questionnaire. Blood was collected at a clinical laboratory. In order to estimate the size of the associations, a Poisson Regression was used. Results For students who are daily smokers, the occurrence of poor sleep was higher than in non-smokers (p<0.001). Prevalence rate values were nevertheless close to 1. Conclusion The likelihood of poor sleep is almost the same in smokers and in alcoholics.
  • Educação superior em Enfermagem: o processo de trabalho docente em diferentes contextos institucionais Artigo Original

    Leonello, Valéria Marli; Oliveira, Maria Amélia de Campos

    Resumo em Português:

    Objetivo Analisar as características do trabalho docente no ensino superior em Enfermagem. Método Estudo exploratório e qualitativo cujo referencial teórico-metodológico foi o materialismo histórico e dialético. Como categoria analítica, adotou-se o processo de trabalho docente, ancorado nas concepções de trabalho e profissionalidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 docentes de três instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, classificadas segundo a tipologia de contextos institucionais. Resultados Revelaram que os docentes dessas instituições de ensino superior constituem um grupo heterogêneo, submetido a diferentes condições de trabalho. A intensificação e a precarização do trabalho docente é comum aos três contextos, embora haja distinções importantes nas práticas didáticas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão. Conclusão A profissionalização docente pode ser o ponto de partida para a análise e o enfrentamento de uma realidade tão distinta de trabalho e prática docente.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Analizar las características del trabajo docente en la educación superior en Enfermería. Método Estudio exploratorio y cualitativo cuyo marco de referencia teórico-metodológico fue el materialismo histórico y dialético. Como categoría analítica, se adoptó el proceso de trabajo docente, anclado en las concepciones de trabajo y profesionalidad. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con 24 docentes de tres instituciones de educación superior de la ciudad de São Paulo, clasificadas según la tipología de contextos institucionales. Resultados Se revelaron que los docentes de dichas instituciones de educación superior constituyen un grupo heterogéneo, sometido a distintas condiciones laborales. La intensificación y la precarización del trabajo docente son comunes a los tres marcos, aunque existan diferencias importantes en las prácticas didácticas relacionadas con la enseñanza, la investigación y la extensión. Conclusión La profesionalización docente puede ser el punto de partida para el análisis y el enfrentamiento de una realidad tan distinta de trabajo y práctica docente.

    Resumo em Inglês:

    Objective To analyze the characteristics of faculty work in nursing higher education. Method An exploratory qualitative study with a theoretical-methodological framework of dialectical and historical materialism. The faculty work process was adopted as the analytical category, grounded on conceptions of work and professionalism. Semi-structured interviews were conducted with 24 faculty members from three higher education institutions in the city of São Paulo, classified according to the typology of institutional contexts. Results The faculty members at these higher education institutions are a heterogeneous group, under different working conditions. Intensification and precarious conditions of the faculty work is common to all three contexts, although there are important distinctions in the practices related to teaching, research and extension. Conclusion Faculty professionalization can be the starting point for analyzing and coping with such a distinct reality of faculty work and practice.
  • Prática pedagógica reflexiva de licenciados de enfermagem: o portfólio como instrumento Artigo Original

    Vaz, Débora Rodrigues; Prado, Cláudia

    Resumo em Português:

    Objetivo Analisar as narrativas relacionadas à prática pedagógica vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado relatadas nos portfólios de licenciandos de Enfermagem, quanto aos níveis de reflexão. Método Trata-se de um estudo documental exploratório-descritivo que analisou duas das atividades propostas para a elaboração do portfólio. Resultados Mostraram que dos 28 portfólios analisados, todos apresentaram os três níveis de reflexão (técnico, crítico e metacrítico). Conclusão Os estudantes tiveram oportunidade de vivenciar a prática pedagógica e apresentaram reflexões em nível metacrítico, refletindo sobre seu desempenho, sobre a construção da sua identidade docente e sobre a importância de refletir sobre a prática, com o objetivo de transformá-la e transformar-se a si mesmo.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Analizar las narrativas relacionadas con la práctica pedagógica vivida durante la Pasantía Curricular Supervisada, relatadas en los portafolios de licenciandos en Enfermería, en cuanto a los niveles de reflexión. Método Se trata de un estudio documental exploratorio-descriptivo que analizó dos de las actividades propuestas para la confección del portafolio. Resultados Mostraron que de los 28 portafolios analizados, todos presentaron los tres niveles de reflexión (técnico, crítico y metacrítico). Conclusión Los estudiantes tuvieron la oportunidad de vivir la práctica pedagógica y presentaron reflexiones a nivel metacrítico, reflexionando acerca de su desempeño, la construcción de su identidad docente y la importancia de reflexionar acerca de la práctica, a fin de convertirla y convertirse a sí mismo.

    Resumo em Inglês:

    Objective Analyzing the narratives related to the pedagogical practice experienced during the Supervised Curricular Internship reported in the portfolios of Nursing undergraduate students, regarding the levels of reflection. Method This is a documentary descriptive exploratory study that examined two of the activities proposed for the portfolio preparation. Results Among the 28 analyzed portfolios, all showed the three levels of reflection (technical, critical and metacritical). Conclusion The students had the opportunity to experience the pedagogical practice and presented reflections at metacritical level, reflecting on their performance, the construction of their teaching identity, and about the importance of reflecting on the practice with the objective of transforming it and transforming themselves.
  • Utilização de instrumentos de classificação de pacientes: análise da produção do conhecimento brasileira Artigo De Revisão

    Abreu, Sonia Portella de; Pompeo, Daniele Alcalá; Perroca, Márcia Galan

    Resumo em Português:

    Objective To analyze the production of scientific knowledge about the use of patients’ classification instruments in care and management practice in Brazil. Method Integrative literature review with databases search in: Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) and SCOPUS, between January 2002 through December 2013. Results 1,194 studies were found, 31 met the inclusion criteria. We observed a higher number of studies in the category care plans and workload (n=15), followed by the category evaluation of psychometric properties (n=14). Conclusion Brazilian knowledge production has not yet investigated some purposes of using instruments for classifying patients in professional nursing practice. The identification of unexplored areas can guide future research on the topic.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Analizar la producción del conocimiento científico acerca de la utilización de instrumentos de clasificación de pacientes en la práctica asistencial y de gestión en Brasil. Método Revisión integradora de la literatura con consulta a las bases de datos: Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) y SCOPUS, relativas al período de enero de 2002 a diciembre de 2013. Resultados De las 1.194 publicaciones encontradas, 31 atendieron a los criterios de selección. Se observó una mayor cantidad de artículos en la categoría perfil asistencial y carga laboral (n=15), seguidos de la categoría evaluación de las propiedades psicométricas (n=14). Conclusión La producción nacional todavía no ha investigado algunas finalidades de utilización de instrumentos de clasificación de pacientes en la práctica profesional del enfermero. La identificación de áreas aún no exploradas podrá orientar futuras investigaciones acerca de la temática.

    Resumo em Inglês:

    Objective To analyze the production of scientific knowledge about the use of patients’ classification instruments in care and management practice in Brazil. Method Integrative literature review with databases search in: Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) and SCOPUS, between January 2002 through December 2013. Results 1,194 studies were found, 31 met the inclusion criteria. We observed a higher number of studies in the category care plans and workload (n=15), followed by the category evaluation of psychometric properties (n=14). Conclusion Brazilian knowledge production has not yet investigated some purposes of using instruments for classifying patients in professional nursing practice. The identification of unexplored areas can guide future research on the topic.
  • Percurso metodológico para elaboração de subconjuntos terminológicos CIPE®: revisão integrativa Artigo De Revisão

    Clares, Jorge Wilker Bezerra; Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante

    Resumo em Português:

    Objetivo Analisar os aspectos metodológicos utilizados para a elaboração de subconjuntos terminológicos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), em dissertações e teses da Enfermagem brasileira. Método Revisão integrativa das dissertações e teses brasileiras defendidas no período compreendido entre 2007 e 2013, das quais foram incluídas sete dissertações. Resultados A produção crescente de estudos acerca da temática pelos enfermeiros brasileiros evidencia uma preocupação por uma linguagem unificada para a profissão. Contudo, os resultados demonstram a ausência de uniformidade quanto à condução dos estudos, principalmente em relação às etapas de validação de conteúdo. Destacaram-se, também, as iniciativas de alguns autores para a sistematização de métodos alternativos para a confecção desses subconjuntos. Conclusão Sugere-se o desenvolvimento de novos subconjuntos terminológicos, seguindo padrões de rigor metodológico, como também sua aplicação e validação junto à clientela selecionada, a fim de garantir maior confiabilidade dos resultados e as mudanças almejadas para a profissão.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Analizar los aspectos metodológicos utilizados para la elaboración de subconjuntos terminológicos de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (CIPE®), en tesis de máster o doctorado de la Enfermería brasileña. Método Revisión integradora de las tesis de máster y doctorado brasileñas defendidas en el período comprendido entre 2007 y 2013, de las cuales fueron incluidas siete tesis de máster. Resultados La producción creciente de estudios acerca de la temática por los enfermeros brasileños evidencia una preocupación por un lenguaje unificado para la profesión. Sin embargo, los resultados demuestran la ausencia de uniformidad en cuanto a la conducción de los estudios, especialmente con respecto a las etapas de validación de contenido. Se destacaron también las iniciativas de algunos autores de sistematizar métodos alternativos para la confección de dichos subconjuntos. Conclusión Se sugiere el desarrollo de nuevos subconjuntos terminológicos, siguiendo estándares de rigor metodológico, así como su aplicación y validación junto a la clientela seleccionada, a fin de asegurar una mayor confiabilidad de los resultados y los cambios anhelados para la profesión.

    Resumo em Inglês:

    Objective To analyze the methodological aspects used for the preparation of terminology subsets of the International Classification for Nursing Practice (ICNP®), in dissertations and theses in the Brazilian nursing. Method This is an integrative review of the Brazilian dissertations and theses defended in the period from 2007 to 2013, which were included seven dissertations. Results The increasing production of studies on the theme by Brazilian nurses shows a concern for a unified language for the profession. However, the results demonstrate the lack of uniformity in the conduct of studies, especially in relation to the stages of content validation. The initiatives of some authors to systematize alternative methods for creating these subsets also stood out. Conclusion We suggest the development of new terminology subsets, following standards of methodological rigor, as well as its application and validation by the selected clientele, to ensure greater reliability of results and desired changes for the profession.
  • A Escuta Terapêutica como estratégia de intervenção em saúde: uma revisão integrativa Artigo De Revisão

    Mesquita, Ana Cláudia; Carvalho, Emilia Campos de

    Resumo em Português:

    Objetivo Investigar e avaliar as evidências disponíveis na literatura a respeito do uso da Escuta Terapêutica como estratégia de intervenção em saúde. Método Revisão integrativa, realizada nas bases de dados PubMed, CINAHL, The Cochrane Library, EMBASE, LILACS e APA PsycNET, sem restrições de ano ou tipo de estudo. Os descritores foram combinados de diferentes formas para garantir a busca ampla de estudos primários. Resultados Dentre as 15 publicações sobre Escuta Terapêutica, 33% abordaram o efeito de treinamentos sobre as habilidades de escuta, 27% estudaram a eficácia da escuta como intervenção, 20% exploraram as experiências dos sujeitos quanto às vivências relacionadas à escuta e 20% abordaram aspectos diversos da escuta. Conclusão A maior parte dos estudos tem nível de evidência de forte a moderado e, apesar de abordarem diferentes aspectos relacionados à Escuta Terapêutica, apresentam em comum o reconhecimento da necessidade de habilidades, por parte do profissional de saúde, para o desenvolvimento de um processo de escuta eficaz.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo Investigar y evaluar las evidencias disponibles en la literatura respecto del empleo de la Escucha Terapéutica como estrategia de intervención en salud. Método Revisión integradora, llevada a cabo en las bases de datos PubMed, CINAHL, The Cochrane Library, EMBASE, LILACS y APA PsycNET, sin restricciones de año o tipo de estudio. Los descriptores fueron combinados de distintas maneras para asegurar la búsqueda amplia de estudios primarios. Resultados Entre las 15 publicaciones sobre Escucha Terapéutica, el 33% abordó el efecto de los entrenamientos relacionados con las habilidades de escucha, el 27% estudió la efectividad de la escucha como intervención, el 20% exploró las experiencias de los sujetos en cuanto a las vivencias relacionadas con la escucha y el 20% abordó los aspectos diversos de la escucha. Conclusión La mayor parte de los estudios tiene nivel de evidencia de fuerte a moderado y, a pesar de abordar los distintos aspectos relacionados con la Escucha Terapéutica, presentan en común el reconocimiento de la necesidad de habilidades, por parte del profesional de salud, para el desarrollo de un proceso de escucha eficaz.

    Resumo em Inglês:

    Objective To investigate and evaluate the available evidence in the literature regarding the use of Therapeutic Listening as a health intervention strategy. Method Integrative review conducted on the following databases PubMed, CINAHL, The Cochrane Library, EMBASE, LILACS and APA PsycNET without restrictions of year or type of study. The keywords were combined in different ways to ensure extensive search of primary studies. Results Among the 15 studies on Therapeutic Listening, 33% addressed the effect of training on listening skills, 27% focused on the efficacy of listening as an intervention, 20% explored the experiences lived by the subjects regarding listening and 20% discussed various aspects of listening. Conclusion Most studies have strong to moderate level of evidence, although addressing different aspects related to Therapeutic Listening, they have in common the need for recognition of skills on the part of health professionals, to develop an effective process of listening.
  • O papel da Atenção Primária na prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde Estudo Teórico

    Padoveze, Maria Clara; Figueiredo, Rosely Moralez de

    Resumo em Português:

    O papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) é raramente discutido na literatura. O presente artigo tem por objetivo desenvolver um estudo teórico com base no princípio Primum non nocere , trazendo à luz uma reflexão sobre o papel da APS na prevenção de IRAS com ênfase nas recomendações de práticas. Os papéis indireto e direto da APS na prevenção de IRAS são debatidos, considerando este princípio orientador. No papel indireto da APS, discutem-se a questão do hospitalocentrismo e as internações por condições sensíveis à atenção primária. Referente ao papel direto apontam-se os desafios a serem superados. São indicados sete componentes essenciais para desenvolvimento de um programa de prevenção de IRAS na APS e respectivas recomendações.

    Resumo em Espanhol:

    El rol de la Atención Primaria a la Salud (APS) en la prevención de Infecciones Relacionadas con la Asistencia a la Salud (IRAS) rara vez se discute en la literatura. El presente artículo tiene como meta desarrollar un estudio teórico con base en el principioPrimum non nocere, trayendo a la luz una reflexión acerca del papel de la APS en la prevención de IRAS con énfasis en las recomendaciones de prácticas. Los roles indirecto y directo de la APS en la prevención de IRAS se debaten teniendo en cuenta este principio orientador. En el rol indirecto de la APS se discuten el tema del hospitalocentrismo y los internamientos por condiciones sensibles a la atención primaria. Con respecto al rol directo se apuntan los retos a superarse. Se señalan siete componentes esenciales para el desarrollo de un programa de prevención de IRAS en la APS y las respectivas recomendaciones.

    Resumo em Inglês:

    Little research has been conducted to date on the role of primary health care (PHC) in the prevention of healthcare associated infections (HCAIs). The present article is a theoretical study of the principle of primum non nocere and aims to promote reflection on the role of PHC in HCAI prevention with emphasis on practical recommendations. The indirect and direct roles of PHC in HCAI prevention are debated in light of this guiding principle. With respect to the indirect role of PHC, we discuss the issues of hospital-centrism and ambulatory care-sensitive conditions. The article outlines a number of challenges faced by health services related to PHC’s direct role in HCAI prevention, highlights seven key components of HCAI prevention programmes within the PHC sphere and provides practical recommendations for HCAI control and prevention.
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br