Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 30, Número: 3, Publicado: 2006
  • Editorial Editorial

    Koifman, Lilia
  • A prova prática no processo de seleção do concurso de residência médica Pesquisa

    Goldwasser, Rosane Sonia

    Resumo em Português:

    Um questionário estruturado relacionado à aplicação da prova prática no processo de seleção da residência médica foi aplicado durante o XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, em Natal, em 2005. As competências julgadas importantes para a avaliação da prova prática e os diferentes modelos de prova aplicados por algumas instituições foram discutidos. Foi realizada aanálise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats), ferramenta utilizada em planejamento estratégico, para avaliação do modelo (forças e fraquezas) e de sua aplicabilidade no ambiente externo, considerando as instituições do País (oportunidades e ameaças). Os estudantes que responderam o questionário consideraram conhecimento seguido de habilidades as competências mais importantes, enquanto atitude e comportamento ético foram considerados pelos preceptores de residentes. A maioria dos participantes considerou que o modelo de prova deveria ser regionalizado, apesar de isto conflitar com as diretrizes curriculares. A prova presencial com pacientes e o modelo que utiliza recursos de multimídia foram considerados os de mais fácil reprodução. Conclui-se que a forma de aplicação da prova prática como processo de seleção de médicos residentes, apesar de relevante, apresenta fragilidades e precisa ser amplamente discutida.

    Resumo em Inglês:

    A structured questionnaire regarding the use of hands-on tests in the selection of medical residents was applied to the participants of an interactive workshop on this issue, held during the XLIII Brazilian Congress of Medical Education in Natal, in October 2005. The skills considered important in this testing and different models of hands-on tests applied in the selection process of medical residents by some institutions were discussed. A SWOT analysis (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats) was performed for evaluating the models (strengths and weaknesses) and their applicability to the external environment, considering all institutions offering residency programs (opportunities and threats). The medical students considered knowledge and qualification the most important skills while the teachers opted for attitude and ethical behavior. The majorit y realized that the evaluation model would have to be customized to each region of the countr y although this would be in disagreement with the Brazilian curricular guidelines. Among all hands-on models analyzed, the practical test performed with patients and the model using multimedia resources were considered the easiest to be reproduced. One concludes that, although being an excellent method for the selection of medical residents, hands-on testing still shows weak points and calls for a broader discussion.
  • Concepções sobre a aprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso na Famema Pesquisa

    Moraes, Magali Aparecida Alves de; Manzini, Eduardo José

    Resumo em Português:

    O trabalho constitui um estudo de caso que aborda as versões sobre a implementação e desenvolvimentoda Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Faculdade de Medicina de Marília (Famema).O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções de docentes-gestores, docentes-tutores e estudantes da 1ª série do curso de Medicina sobre essa metodologia no currículo da Famema e sua relação com a formação médica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas.Os roteiros das entrevistas foram analisados por juízes, e um estudo piloto foi realizado para asua adequação. As entrevistas foram realizadas com dois gestores, 12 docentes-tutores e 12 estudantes da 1ª série do curso médico da Famema em 2002. O método utilizado para a análise das entrevistas foi o de análise de conteúdo temática. Após a elaboração das classes temáticas, estas foram avaliadas por dois juízes, e o índice de concordância com a pesquisadora foi de 94,8% e 97,43%, respectivamente. Foram definidas duas temáticas: a ABP na Famema, e a formação médica e a ABP.A análise dos dados permite considerar que: 1) o processo educacional realizado na Famema tem sido construído coletivamente; 2) o contexto de ensino-aprendizagem e da prática profissional é dinâmico e cheio de contradições e opiniões diferentes; 3) a educação permanente para os docentes é um recurso necessário, que precisa ser estendido à prática profissional dos profissionais de saúde.

    Resumo em Inglês:

    This case study approaches the different conceits existing with respect to the development and implementation of Problem Based Learning (PBL) at the Faculty of Medicine of Marília (Famema). The aim of this study was to analyze the opinions of managers-professors, tutorial-professors and first year students of the Medical Course about this methodology in the curriculum of Famema and its relationships with medical education. Data were collected by means of semistructured interviews. The guidelines for the interviews were analyzed by referees, and a pilotstudy was carried out for adapting them. The interviewed persons were two managers, twelve tutorial-professors and twelve first year medicine students from Famema in 2002. The interviews were analyzed using thematic content analysis. Two referees evaluated the thematic categories and the level of agreement with the researcher was 94.8% and 97.43% respectively. The thematic categories were: PBL at Famema and medical education and PBL Analysis of the data allowed concluding that 1) the educational process at Famema was built collectively; 2) teaching-learning and the professional practice are dynamic contexts, with plenty of contradictions and different opinions; and 3) continued capacity building for tutorial professors is a necessar y resource that should be extended to the professional practice of health professionals.
  • O ensino da saúde coletiva no método de aprendizagem baseado em problemas: uma experiência da Faculdade de Medicina de Marília Pesquisa

    Barros, Nelson Felice de; Lourenço, Lídia C. de Almeida

    Resumo em Português:

    Este trabalho relata a estratégia de incorporação das bases da Saúde Coletiva no currículo da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Em 1991, a Famema passou a desenvolver o Projeto UNI, financiado pela Fundação Kellogg, iniciando um conjunto de mudanças no ensino de Medicina, resultando, em 1997, na introdução do método de ensino da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A ABP trabalha com a perspectiva holística do processo ensino aprendizagem e, por isso, estimula a participação ativa dos estudantes, principalmente, na cooperação em pequenos grupos; no auto-estudo e na educação multidisciplinar. Algum tempo após a introdução do ABP, identificou-se a dificuldade do uso de explicações das dimensões psicológicas e sociais para os problemas. A solução construída para a incorporação da dimensão social nos problemas foi a adoção da perspectiva sociológica das categorias fundantes da Saúde Coletiva: tempo, espaço e pessoa. O resultado foi a construção de uma matriz formada por seis tópicos e orientada para estimular os alunos a alcançar as noções de totalidade e integralidade do cuidado em saúde.

    Resumo em Inglês:

    This paper relates the strategy of introducing the bases of Collective Health to the curriculum of the Faculty of Medicine of Marília (Famema). In 1991, Famema started the UNI Project funded by the Kellogg Foundation, with this initiating a set of changes in medical teaching that in 1997 resulted in the introduction of Problem Based Learning. Problem Based Learning works with a holistic view of the teaching-learning process, encouraging students to actively participate, mainly through small group co-operations, self-study and multidisciplinar y education. Some time after the introduction of PBL, difficulties were identified with respect to working with psychological e sociological issues. The solution found for incorporating the social dimension of problems was adopting the sociological perspective of the basic conceits of Collective Health: time, space and the individual. The result was the construction of an analytical matrix composed by six topics, aimed at stimulating the students to achieve the dimensions of totality and integrality of collective health care.
  • Estratégias de enfrentamento do estresse desenvolvidas por estudantes de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina Pesquisa

    Zonta, Ronaldo; Robles, Ana Carolina Couto; Grosseman, Suely

    Resumo em Português:

    Em um estudo qualitativo sobre a qualidade de vida de estudantes de Medicina, na Universidade Federal de Santa Catarina, emergiu o tema "Estratégias de enfrentamento do estresse". O objetivo deste artigo é apresentar dados relativos a este tema, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida do estudante de Medicina. Seguindo princípios da pesquisa qualitativa, o tema proposto é apresentado com base na análise dos dados empíricos, relativos a depoimentos selecionados do conjunto de dados dos 25 participantes do estudo e no diálogo com a literatura. Entre os que desenvolveram estratégias, as apontadas incluíam valorização dos relacionamentos interpessoais e de fenômenos do cotidiano, equilíbrio entre estudo e lazer, organização do tempo, cuidados com a saúde, alimentação e o sono, prática de atividade física, religiosidade, trabalhar a própria personalidade para lidar com situações adversas e procura por assistência psicológica. Sugere-se maior preocupação dos envolvidos na educação médica com a qualidade de vida do estudante de Medicina e o desenvolvimento de estratégias para promovê-la ou que preparem o estudante para lidar com o estresse durante a formação médica.

    Resumo em Inglês:

    The theme "Stress coping strategies"came up in the course of a qualitative study about the quality of life of medical students at the Federal University of Santa Catarina. The objective of this article is to present data related to this issue in the hope of improving the quality of life of the medical student. According to the principles of qualitative research, the theme proposed is presented based on the analysis of empirical data derived from selected statements of the 25 particpants of the study and from the literature. Those participants who developed strategies mentioned among others the importance of interpersonal relationships and day-to-day phenomena, balance between study and leisure, organization of one's time, physical exercise, health nutrition and sleep, religiosity, working the own personality to deal with adverse situations and seek for psychological assistance. One recommends a greater concern of those involved in medical education with the qualit y of life of the students and the development of strategies to promote this behavior or to prepare the students to cope with the stress during medical education.
  • Percepção dos professores sobre o novo currículo de graduação da Faculdade de Medicina da UFG implantado em 2003 Pesquisa

    Abreu Neto, Iron Pires de; Lima Filho, Olavo Sérvulo de; Silva, Lucas Evangelista Correia da; Costa, Nilce Maria da Silva Campos

    Resumo em Português:

    A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (Famed/UFG) implantou, em 2003, um novo currículo de graduação em Medicina, com o apoio do Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina (Promed). O presente trabalho objetivou colher a percepção dos professores a respeito do currículo reformulado. Na coleta dos dados foi empregado um questionário com questões abertas e fechadas, entregue aos professores das três séries iniciais do curso de Medicina. A maioria dos docentes (77%) revelou ser favorável à reformulação curricular, citando como pontos positivos a maior integração interdisciplinar, a ampliação do tempo de internato e a adequação à realidade do sistema de saúde. Outros pontos levantados pelos professores foram o aumento da carga horária curricular, a resistência de alguns docentes à mudança e a necessidade de aprimorar o programa de capacitação docente oferecido pela Famed/UFG. O conhecimento da forma como o currículo é avaliado pelos docentes pode contribuir em muitas instâncias para o seu aperfeiçoamento. Daí a necessidade de estudos desta natureza como respaldo às mudanças efetuadas nos currículos.

    Resumo em Inglês:

    The Faculty of Medicine of the Federal University of Goiás (Famed-UFG) established in 2003 a new curriculum for medical graduation, supported by the Program for the Encouragement of Changes in the Curriculum of Medical Schools (Promed). The aim of this study was to collect data regarding the opinion of the teachers about the new curriculum. As an instrument for collecting information we elaborated a questionnaire with objective and subjective questions, which was delivered to the professors of the first three years of the course. The greater part of teachers (77%) revealed to be in favor of the reformulation, mentioning as improvements more integration among disciplines, extension of the internship period and being adapted to the reality of the health system. Other points mentioned were the increased workload, the resistance to changes of some of the teachers and the need to improve the continued professional capacity building program offered by our school. Knowing how the teachers think about the new curriculum can in many ways be useful for its improvement and shows that studies of this kind are necessary to support the changes in the curriculums.
  • Oferta das graduações em Medicina e em Enfermagem no Brasil Pesquisa

    Amâncio Filho, Antenor; Vieira, Ana Luiza Stiebler; Garcia, Ana Claudia Pinheiro

    Resumo em Português:

    Este trabalho enfoca o sistema educativo das graduações em Medicina e Enfermagem, considerando o período de 1995 a 2003. Apresenta as principais características dessas graduações no Brasil - oferta de cursos, de vagas e quantidade de egressos segundo dependência administrativa das instituições (pública, privada) e sua distribuição geográfica -, a partir de dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. Os resultados obtidos assinalam distorções na distribuição da oferta dessas graduações, podendo servir como subsídios para as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde na formulação e implementação de uma política de recursos humanos condizente com os princípios e diretrizes desse sistema, direcionada à formação de profissionais competentes tecnicamente e comprometidos com a resolução das demandas e necessidades de saúde da população.

    Resumo em Inglês:

    The present study focuses the medicine and nursing graduation system, considering the period 1995 - 2003. It presents the main characteristics of these graduations in Brazil - offer of courses, vacancies and amount of egresses according to the administrative dependence of the institutions (public, private) and their geographic distribution - based on data provided by the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (Inep) of the Ministry of Education. The results obtained in this study point to distortions in the configuration of these graduations and can aid the managing authorities of the Brazilian Unified Health System (SUS) in the formulation and implementation of a human resources policy consistent with the principles and guidelines of the system and engaged in graduating not only technically competent professionals but professionals committed to the solution of the health demands and needs of the population.
  • Tecnologias de Informação e Comunicação: contribuições para o processo interdisciplinar no ensino superior Pesquisa

    Amem, Bernadete Malmegrim Vanzella; Nunes, Lena Cardoso

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo analisar como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como possibilidade pedagógica para criar um ambiente de aprendizado e que contribuições podem trazer para a interdisciplinaridade prevista nas atuais diretrizes curriculares nacionais do ensino médico. A análise de dados enfatizou os seguintes temas: o projeto político- pedagógico no âmbito das diretrizes curriculares do ensino médico; as tecnologias de Informação e Comunicação no enfoque interdisciplinar; seus entraves na práxis pedagógica. As reflexões preliminares apontaram para os seguintes aspectos: a importância do projeto político pedagógico como norteador dos objetivos do ensino; a integração interdisciplinar como um processo para a melhoria da qualidade do ensino; as TIC como um instrumento facilitador da aprendizagem; as dificuldades dos discentes frente à seleção de informações no ambiente virtual; e, finalmente, o desafio para a formação do médico generalista.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to analyze the possibility of using Information and Communication Technologies as a pedagogical means for creating a learning environment and how thesetechnologies could contribute to the interdisciplinary approach foreseen in the current national curriculum policies of medical education. Analysis of the data focused on the following topics: the political-pedagogical project in the context of the curriculum policies of the medical course; information and communication technologies from the viewpoint of interdisciplinarity and the difficulties they pose in the pedagogical praxis. A preliminary analysis pointed to the following aspects: the importance of the political-pedagogical project as a guideline for the teaching purposes; interdisciplinar y integration as a process for a better teaching qualit y; the TIC as a learning facilitator; the difficulties of the students in selecting information from a virtual environment and finally, the challenge of forming general practitioners.
  • Avaliação seriada versus exame vestibular: semelhanças e diferenças entre Coortes no Curso de Medicina da Universidade de Brasília Pesquisa

    Sobral, Dejano T.; Oliveira, Paulo Gonçalves de

    Resumo em Português:

    O propósito deste estudo retrospectivo foi avaliar o impacto do processo de avaliação seriada, em comparação com exame vestibular, em termos de efeitos no perfil de atributos e de progresso acadêmico de alunos da Universidade de Brasília. Os sujeitos foram 415 alunos (57,8% masculinos) registrados no Curso de Medicina após aprovação para ingresso mediante avaliação seriada, ou exame vestibular no primeiro ou segundo semestre, ao longo de seis anos (1999-2004). Foram comparados, entre os grupos de ingresso, os indicadores demográficos, de atitudes em face do aprendizado e de rendimento cognitivo no curso. Os resultados mostraram proporções significantemente maiores de alunos naturais do Distrito Federal e da faixa etária mais jovem no grupo da avaliação seriada. O índice de rendimento acadêmico manteve-se significativamente mais elevado nesse grupo desde o segundo ao nono período do curso. Análises estatísticas indicam que tal efeito reflete, além da forma e do ano de ingresso, outras diferenças nas características dos alunos, tais como sexo, idade e valoração do aprendizado. Os achados sugerem que a avaliação seriada privilegiou a aptidão acadêmica quanto ao rendimento cognitivo e alterou tendências na composição demográfica do alunado com efeitos no próprio rendimento estudantil.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this retrospective study was to appraise the impact of a new admission process (serialevaluation) on the attributes and achievement patterns of medical students in comparison to the standing onetime admission test. The subjects were 415 students (57,8% males) enrolled in the medical program of the Universit y of Brasilia, admitted through serial evaluation or admission test in the course of six years (1999-2004). The admission groups were compared as refers to demographic data, learning attitudes and academic achievement indicators. The results showed significantly higher proportions of students born in the Federal District and of a younger age-bracket in the serial evaluation group than in comparison to the admission test group. Academic achievement was also significantly higher in this group, from the second to the ninth semester. Statistical analyses indicate that besides the year and the criteria of admission the effect on academic achievement reflected other differences such as sex, age and self-appraisal of learning outcomes in the features of the students. These findings suggest that the new admission process has favored academic aptitude in terms of cognitive achievement. It also seems to have modified the demographic composition of the student body with effects on academic achievement in itself.
  • Avaliação de um programa pedagógico para internos de pediatria em atuação comunitária Pesquisa

    Van Onselen, Lúcia Emy Saiki; D'Elia, Gilberto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar a opinião do interno de Medicina sobre o seu aprendizado e a importância de ter participado do "Programa de aprendizado médico através de visitas domiciliares junto aos agentes comunitários da região de Capuava". MÉTODO: Estudo quali-quantitativo prospectivo, com avaliação feita por meio de questionários de autopreenchimento, relatórios de experiências relevantes, discussões abertas e observação participante. RESULTADOS: Na opinião dos alunos, a contribuição da visita domiciliar ao seu conhecimento foi considerada: ruim (2,8%), regular (14,1%), boa (50,7%) e ótima (32,5%). Houve contribuição das visitas ao componente afetivo em 91,3%, ao cognitivo em 62% e ao psicomotor em 56,3%. O aspecto positivo mais citado foi o fato de essas visitas mostrarem a realidade da população (70,8%); e o mais negativo foi o pequeno tempo de estágio (19,4%). Os internos expressaram suas percepções em relação à comunidade, ao valor do agente comunitário e às falhas do ensino médico tradicional. CONCLUSÕES: Na opinião dos alunos, as visitas domiciliares contribuíram para seu conhecimento da prática médica. Essa contribuição foi mais expressiva no que se refere ao domínio afetivo. As percepções sobre a comunidade podem auxiliar na futura atuação médica.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: Evaluate the opinion of medical students about their learning process and about the importance of having participated in a program involving household visits together with health agents in the community of Capuava, a district of Santo André. METHOD: Qualitative-quantitative prospective study. Data were generated by means of questionnaires and reports of important experiences made during internship, discussions and observation. RESULTS: In the opinion of the students the contribution of community health activities to their medical education was poor (2.8%), regular (14.1%), good (50.7%) and very good (32.5%). 91.3%, believe that the visits contributed to the emotional, 62% to the cognitive and 56,3% to the psychomotor component. The aspect considered the most positive was that the visits showed the real living conditions of the population (70.8%) and the aspect considered most negative was the short duration of this experience (19.4%). CONCLUSIONS: The students realized that their participation in household visits contributed to their medical knowledge. This contribution seems to be more substantial with regard to the emotional component. Their perception of the community should contribute to their practicing medicine in the future.
  • A Universidade colaborando na construção de um projeto de promoção da saúde: relato de experiência de um grupo de alunos de Medicina da Unicamp, Campinas, SP, Brasil Relato De Experiência

    Sperandio, Ana Maria Girotti; Souza, Thiago Ferreira de; Breno, Edson; Mendes, Leandro César; Pereira, Araceli Regina S.; Machado, Alexandre Cason; Mazon, Alice Jordão de Toledo; Verderost, Natália Reis; Galasso, Marcos Theóphilo; Zanaga, Letícia Pisoni; Azal Neto, Wilmar; Bueno, Edison

    Resumo em Português:

    Este trabalho foi realizado com o objetivo de oferecer aos estudantes de graduação em Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a vivência de ações de saúde pública, segundo princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da elaboração de um projeto coletivo de promoção da saúde ocular de crianças de 0 a 7 anos. Para isto, foi aplicado um questionário para levantar as necessidades em relação à saúde ocular em uma amostra da população usuária do Centro de Saúde Jardim Santa Mônica em Campinas (SP), em 2003. Nele, percebeu-se a falta de informações sobre cuidados básicos com os olhos e de recursos e qualificação profissional para diagnóstico e tratamento, bem como o desconhecimento dos direitos à saúde e a ausência de medidas preventivas, principalmente para crianças. Foi desenvolvido, então, um projeto de ação e aprendizado com alunos, professores, agentes comunitários de saúde e auxiliares de uma creche do bairro, formando uma equipe de trabalho. Foram realizadas oficinas com essa equipe, na perspectiva da promoção e proteção da saúde ocular. Para a sustentabilidade do projeto, o planejamento previu a criação de um banco de óculos para a doação de armações e garantia da confecção para as pessoas com dificuldades financeiras. A experiência da construção e da aplicação do projeto permitiu o conhecimento, na prática, da organização dos serviços e a dinâmica do sistema de saúde, inclusive para compreender alguns limites e sugerir políticas públicas de saúde ocular que correspondam às necessidades da população, apontando-se o papel do médico no desencadeamento de um trabalho coletivo de compartilhamento de saberes e responsabilidades.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this project was to promote eye health and provide eye care to children from 0 to 7 years of age and to offer to medical students of Unicamp the possibility of participating in practice in a public health action carried out according to the principles of the Brazilian Unified Health System (SUS - Sistema Único de Saúde). In 2003, a questionnaire was applied to a sample of users of the Jardim Santa Mônica Health Care Center in Campinas, SP. Analysis of the data there obtained revealed some deficiencies in the promotion of eye health such as lack of information about basic eye care, lack of resources for treatment, lack of information about the right to care by the Unified Health System and the absence of any preventive measures, mainly for children. Thus, a project was developed offering workshops for students, teachers, community health agents and personnel from a neighborhood nurser y-school to enable them to act as multipliers of the obtained knowledge and to initiate a process of awareness building. A spectacle bank was created in order to grant the sustainability of the project, offering the confection of eye glasses with frames donated by the population and lenses offered by the city government and some optic stores to needed persons. Through this experience the medical students could obtain some practical knowledge about the organization of health services and the dynamics of the health system, enabling them to understand some limitations and to suggest public eye health policies meeting the needs of the population. A closer study of this project shows not only how important this kind of action is for the most needed segments of society but also the role a doctor can play as someone able to convince people to go for their rights.
  • Às margens do Aqueronte: finitude, autonomia, proteção e compaixão no debate bioético sobre a eutanásia Resumo De Tese

    Siqueira-Batista, Rodrigo
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com