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Educação & Sociedade, Volume: 21, Número: 70, Publicado: 2000
  • Editorial Editorial

  • Apresentação Dossiê Ensino Médio

    Kuenzer, Acacia Zeneida
  • O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito Dossiê Ensino Médio

    Kuenzer, Acacia Zeneida

    Resumo em Português:

    O texto propõe-se a desvendar o caráter ideológico do discurso oficial que afirma que o novo Ensino Médio agora é para a vida, em substituição ao modelo que, ao integrar educação geral e profissional em uma mesma rede, era para o trabalho, entendido como "não vida". A autora mostra que, contrariamente ao discurso, a nova proposta atende aos interesses dos incluídos, na perspectiva das demandas da acumulação flexível, apresentando o interesse de uma classe como interesse universal. Para fazê-lo, apresenta a nova proposta como "única", e, por ser igual para todos, democrática; ao contrário, ao tratar igualmente os diferentes, ela é discriminatória e excludente. A autora defende uma proposta que permita a todos ter acesso a todas as áreas do conhecimento, mostrando a possibilidade de a escola pública, ao usar diferentes mediações, minimizar os efeitos das desigualdades decorrentes da precarização cultural em face das diferenças de classe.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to uncover the ideology of official speech affirming that the new High School now is for life, substituting the old model where the general education was integrated with a professional learning in the same net, is understood as "not life". The author will show that, besides the official speech, the new proposal serves just to the social elite. The author has a different proposal that gives access to everyone in all knowledge areas showing the actual possibility of the high school as an instrument of social equality.
  • Mudanças no mundo do trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica Dossiê Ensino Médio

    Oliveira, Maria Rita Neto Sales

    Resumo em Português:

    O texto analisa a nova proposta curricular para o Ensino Médio, particularmente no que se refere a educação profissional, focalizando a diferença entre formação técnica e tecnológica, nos âmbitos do discurso oficial e da implantação da proposta. Aborda-se a questão de contradições no estudo da relação entre a proposta e as mudanças no setor produtivo, ligadas às novas exigências de formação e qualificação profissional. Com base em dados de pesquisa empírica, a partir da implantação da reforma em escolas técnicas, o texto discute propriedades da pratica escolar no ensino tecnológico, sinalizando a perda de identidade dessas escolas, no contexto da reforma, no sentido de viabilizar um processo formativo de educação tecnológica comprometido com a democratização educacional.

    Resumo em Inglês:

    The text analyses the new curriculum proposal for High School, particularly referring to the professional education, focusing the differences between technical formation and technological, in the scopes of official speech and the proposal implantation. There's an approach to question the contradictions in the study of the relation between the proposal and the changes in the productive sector linked to the new demandings of the formation and professional qualification. Based on empirical research data, from the implantation of the reform in technical schools, the text discuss properties of the school practice in the technological teaching, showing the loss of identity from these schools, in the reform context, making it viable the formative process of techno logical education engaged with educational democratization.
  • A reforma do Ensino Médio: a nova formulação curricular e a realidade da escola pública Dossiê Ensino Médio

    Domingues, José Juiz; Toschi, Nirza Seabra; Oliveira, João Ferreira de

    Resumo em Português:

    O texto discute a nova formulação curricular do Ensino Médio e a realidade da escola pública com base em uma visão tripartite dessa política educacional: currículo, formação de professores e gestão. Analisa, sobretudo, o processo de diversificação e flexibilização na nova organização curricular e a formulação da estrutura curricular escolarizada, destacando os conceitos de interdisciplinaridade e de contextualização, bem como os acertos e desacertos da proposta curricular atual.

    Resumo em Inglês:

    This text discuss about the new high school curriculum and the state school means to perform this proposal, using a tripartite point of view: curriculum, technical knowledge and management. The process of diversification and flexibility of curriculum organization is analyzed, showing the concepts of inter- disciplinary and context as well the benefits and the mistakes of the new curriculum proposal.
  • Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico Dossiê Ensino Médio

    Ferretti, Celso João

    Resumo em Português:

    Esta é uma análise da nova proposta governamental para a estrutura de ensino do Ensino Médio para a educação profissional, apontando para as diferenças entre a técnica e a instrução tecnológica no âmbito do discurso oficial e da introdução prática da proposta. Usando dados empíricos de escolas técnicas após tais mudanças, o texto argumenta as propriedades das práticas escolares para o ensino tecnológico, mostrando a perda da identidade desse tipo de escola, dando uma resposta ao ensino tecnológico engajado com a educação social.

    Resumo em Inglês:

    This is an analysis of the new government proposal for high school learning structure for the professional education, focusing the differences between technique and technological instruction as a scope of official speech and the practical introduction of a proposal. Using empirical data from technical schools after such changes, the text discuss the properties of school practices to technological teaching, showing the lost of identity of this kind of school to give an answer to a technological teaching engaged with social education
  • A filosofia sartreana como fundamento da educação Artigos

    Burstow, Bonnie

    Resumo em Português:

    A filosofia de Sartre pode ser fundamento para uma educação progressista centralizada no estudante? Sérias críticas são levantadas por alguns estudiosos, que alegam que sua visão das relações humanas é por demais restritiva. Eis a temática que o autor procura esclarecer ao examinar a extensão de tais objeções e a conveniência da filosofia sartreana perante a teoria educacional.

    Resumo em Inglês:

    Is Sartrean philosophy a possible grounding for progressive student-centered education? Some critics raise serious objections: his view of human relations would be too restrictive, they claim. That's the issue the author tries to clarify by examining the range of those objections and the suitability vis-a-vis educational theory.
  • Como e onde formar professores: espaços em confronto Formação De Profissionais Da Educação

    Weber, Silke

    Resumo em Português:

    O texto busca retraçar o lugar dado à formação de professores na legislação educacional, nos últimos 40 anos, destacando elementos que intervieram na passagem da indicação do nível formal requerido para a preocupação com o próprio núcleo da formação, a ser realizada em nível superior. Nesse percurso, foi dada ênfase à luta da sociedade brasileira em favor da reconstrução democrática, em cujo âmbito se impôs a discussão sobre a qualidade do ensino, resgatando a dimensão profissional da docência. Finalmente, são focalizados aspectos do debate sobre o locus de sua preparação profissional, que explicita mais uma vez as tensões históricas entre as instâncias acadêmicas e o poder público.

    Resumo em Inglês:

    This paper emphasizes the status given to professional teacher-training in educational legislation during the last 40 years, pointing out elements which interfered in law changing its focus: if in the beginning emphasis was put mainly on the indication of the formal patterns required, as time passes by, legislation concentrates more on training itself, which is to be effected through undergraduate studies. The argumentation centers on Brazilian society's struggle for the reconstruction of democracy, context in which the debate about the quality of apprenticeship has increased and the professional dimension of teaching has been rescued. At last, the paper focuses on the discussion about the locus of professional teacher-training. This debate expresses once more the historical tensions between the academic and governmental instances.
  • Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático Debates

    Höfling, Eloisa de Mattos

    Resumo em Português:

    A concepção de políticas públicas sociais, mesmo comportando diferentes ênfases, deve trazer implícitos os princípios de maior democratização nas esferas de decisão e maior distribuição de benefícios sociais à população focalizada. O Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, como um programa de governo no interior da política educacional, também deve ser analisado à luz destes parâmetros. A participação historicamente concentrada de reduzido número de grupos editoriais privados no processo decisório referente à implementação do PNLD, coloca em questão tanto os objetivos como o alcance de uma política pública de corte social.

    Resumo em Inglês:

    The conception of Social Public Policy even with different emphasis should make implicit the principles of larger democratization in the decision spheres and larger distribution of social benefits to the population. The Textbook National Program - PNLD, as a government program inside the educational politicies also must be analysed based on such parameters. The historically concentrated participation of reduced number of editorials private groups in the decision process regarding the PNLD implementation brings to discussion such things: the objectives and the achievement of a social public policy.
  • Parceria escola-empresa no Estado de São Paulo: mapeamento e caracterização Debates

    Sousa, Sandra M. Zákia L.

    Resumo em Português:

    O texto apresenta mapeamento e caracterização de parcerias entre escolas estaduais do estado de São Paulo e empresas, nos anos de 1996 e 1997. Após uma descrição de iniciativas governamentais de estímulo à parceria, no âmbito estadual, são apresentados depoimentos de diretores de escola e de representantes das empresas parceiras, que possibilitam ilustrar a abrangência, a natureza e as tendências das ações em desenvolvimento. Evidencia-se que ao crescente empenho governamental de incentivo às parcerias, expresso nos últimos anos, não corresponde uma ampliação significativa dessa prática no estado.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a survey and characterization of partnerships between state schools in São Paulo and enterprises, in 1996 and 1997. After showing Government initiatives to increase this partnership at state level, are presented statements of school principals and representatives of partner enterprises that show the wideness, nature and prospects of actions in development. It is evident that at the same time we see an increasing governmental involvement to develop partnerships, in last years, there is not a correspondent raise of this practice at state level.
  • Parecer CNE/CEB nº1, de 29 de Janeiro de 1999 Jornal Da Educação

  • Resolução CEB nº 3, de 26 de Junho de 1998 Jornal Da Educação

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