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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 29, Número: 3, Publicado: 2013
  • Acolhimento precoce e o vínculo na institucionalização

    Golin, Gabriela; Benetti, Silvia Pereira da Cruz

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe a análise das demandas psicológicas de três meninos, com idades entre 1 e 2 anos, abrigados em uma instituição localizada no estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta dos dados, aplicou-se aos cuidadores principais uma entrevista de transtorno do apego. Após, realizaram-se observações dos meninos e de seus cuidadores por meio de uma inspiração do Método Bick de Observação. Também foram acessados os dados disponíveis das suas histórias de vida e realizada uma entrevista não estruturada com esses profissionais, responsáveis pelas crianças. Concluiu-se que, em virtude da busca ativa dessas crianças pelos cuidadores, faz-se necessário o seu amparo emocional constante, visando o estabelecimento de interações privilegiadas e sensíveis, a partir da interação com seus cuidadores.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes the comprehension and analysis of the psychological demands of three boys with ages between one and two years sheltered in an institution at Rio Grande do Sul, Brazil. In order to collect the data, an interview was conducted with the caretakers to evaluate an attachment disorder. Afterwards, the boys were observed through an adaptation of the Bick's Method of Observation. It was concluded that, the active pursuit of those children towards their caretakers indicated the need of a constant emotional support to them in order to establish sensitive and privileged interaction with caretakers. This way the results point out to the urgency of specific support work for the caretakers in order to provide a proper care of the children sheltered prematurely.
  • Descrição de seus filhos por mães brasileiras: dimensões de autonomia e relação

    Seidl-de-Moura, Maria Lucia; Mendes, Deise Maria Leal Fernandes; Vieira, Mauro Luis; Korbarg, Ana Paula; Pessôa, Luciana Fontes; Bandeira, Tatiana Targino Alves

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento do self é orientado por trajetórias de autonomia, interdependência e de autonomia relacionada. Este estudo visou investigar como mães brasileiras descrevem seus filhos e a presença de autonomia e relação em suas descrições. Mães (N=94) com crianças de 17 a 22 meses de idade, foram entrevistadas. Os adjetivos mais usados foram inteligente e ativo, amoroso e carinhoso. As crianças foram descritas com mais características positivas de temperamento do que negativas. Não houve diferença significativa entre a proporção de descritores na categoria de independência e de interdependência, indicando a tendência para um modelo autônomo relacionado, corroborando resultados de estudos anteriores. O estudo traz evidências de trajetórias de socialização de mães brasileiras e contribui para a literatura sobre crenças parentais.

    Resumo em Inglês:

    Development of the self is oriented according to cultural models, such as: interdependent, independent, and autonomous-related. This study aimed to investigate how Brazilian mothers describe their children and the presence of autonomy and relatedness in their descriptions. Ninety-four mothers with children with ages ranging from 17 to 22 months were interviewed. The results indicate that mothers valued children being intelligent, active, loving and caring. Children were described with more positive than negative temperament characteristics. No significant difference was observed between the proportion of descriptors in the Independence and Relatedness category. This indicates a tendency towards an autonomous-related model, corroborating evidence of previous Brazilian studies. The present study brings evidence to socialization trajectories of Brazilian mothers and contributes to the literature on parental beliefs.
  • Repercussões do câncer infantil sobre a relação conjugal

    Rech, Bárbara Cristina Steffen; Silva, Isabela Machado da; Lopes, Rita de Cássia Sobreira

    Resumo em Português:

    Investigaram-se as repercussões do câncer de um filho sobre a relação conjugal dos pais. Realizou-se um estudo de caso coletivo com quatro casais. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente com cada cônjuge, no ambiente hospitalar. Após, foram submetidos à análise de conteúdo qualitativa, que teve como categorias: coesão, comunicação e intimidade/sexualidade. Relatou-se uma maior coesão, relacionada à sensação de poder contar com o cônjuge. Quanto à comunicação, constatou-se o predomínio de temas relacionados à enfermidade da criança, mas um silenciamento, entre os homens, quanto aos temores vivenciados. A intimidade/sexualidade mostrou-se influenciada pela ansiedade enfrentada. Constatou-se como o câncer infantil pode exacerbar características já presentes na relação, assim como apresentar novos desafios aos casais.

    Resumo em Inglês:

    The repercussions of child's cancer on parent's marital relation were investigated. A collective case study with four couples was carried out. Data were obtained from individual semi-structured interviews, conducted in the hospital, and submitted to a qualitative content analysis, whose categories were: cohesion, communication, and intimacy/sexuality. An increase in the cohesion between the parents was observed. In relation to communication, a predominance of topics related to the child's disease was observed. Among the men, silence about their own fears was observed. The intimacy/sexuality was affected by the anxiety about the child's survival. It was shown how child's cancer can intensify characteristics already present in the marital relation, and can also raise new challenges for the couple.
  • Conflitos interparentais e individuação em jovens adultos portugueses: papel dos conflitos de lealdade

    Mota, Catarina Pinheiro; Matos, Paula Mena

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi analisar em que medida os conflitos de lealdade e a triangulação a uma das figuras parentais medeiam a associação entre a percepção de conflitos inter-parentais e o processo de individuação de jovens adultos. Adicionalmente, pretendeu-se testar se dimensões positivas da relação parental moderam a associação antes mencionada. Os participantes foram 538 jovens adultos portugueses entre os 18 e os 30 anos de idade, de ambos os gêneros. Para ambas as figuras parentais, a coligação (mas não a triangulação) medeia o efeito dos conflitos inter-parentais na individuação dos jovens, sendo que a percepção de cuidado recíproco e intimidade na relação parental moderam a relação entre conflitos inter-parentais e individuação dos jovens. Os resultados foram discutidos à luz do paradigma da vinculação e da formação da identidade.

    Resumo em Inglês:

    The goal of the present study was to examine whether loyalty conflicts and pressure to side to one of the parents mediate the association between the perception of interparental conflicts and the individuation process in young adults. In addition, we wanted to test whether positive dimensions of the parental relationship moderate the above mentioned associations. Participants were 538 Portuguese man and women with ages between 18 and 30 years. The results indicate that coalition mediates the effect of interparental conflict on the individuation of the young adult, and that the perception of reciprocal care and intimacy in the parental relationship moderates the association between interparental conflicts and individuation. Results were discussed according to the attachment theory and the development of the identity of the young adult.
  • Desenvolvimento de uma medida de controle primário e secundário para idosos

    Khoury, Hilma Tereza Tôrres; Günther, Isolda de Araújo

    Resumo em Português:

    Apresenta-se neste artigo um instrumento desenvolvido para avaliar os processos adaptativos de controle primário e controle secundário em idosos. Controle primário é definido como uma estratégia utilizada para modificar o ambiente, visando adequá-lo às próprias necessidades. Controle secundário refere-se a esforços para adaptar-se ao ambiente. Participaram 315 idosos, entre 60 e 92 anos, sendo 33,3% homens e 66,7% mulheres. As entrevistas foram realizadas em seus domicílios. A análise fatorial identificou três fatores independentes: Esforço de Realização com Recursos Próprios (Controle Primário), Esforço de Adaptação (Controle Secundário) e Esforço de Realização com Ajuda (Controle Primário). Considerando a escassez de instrumentos disponíveis para avaliar esses construtos, espera-se que essa medida contribua para o avanço de pesquisas e serviços destinados aos idosos.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a measure developed to evaluate the adaptive processes of primary and secondary controls in elderly persons. Primary control is defined as a strategy to modify the environment to attend to personal demands. Secondary control refers to efforts to fit in the environment. The participants were 315 elderly, between 60 and 92 years old, 33.3% males and 66.7% females. They were interviewed in their own homes. Using factor analysis, three independent factors were identified: Strive for Achievement with Own Resources (Primary Control), Adaptation Effort (Secondary Control) and Strive for Achievement with Help (Primary Control). Considering the paucity of instruments to evaluate these constructs, the measure should contribute to the advance of research as well as to services for elderly people.
  • A transmissão psíquica na poética familiar de Almodóvar: Volver (2006) e Tudo sobre Minha Mãe (1999)

    Scorsolini-Comin, Fabio; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é discutir de que modo a transmissão psíquica transgeracional está presente em duas obras do cineasta Pedro Almodóvar: Volver (2006) e Tudo sobre minha mãe (1999). Tais obras mantêm uma intertextualidade ao destacarem histórias de mulheres que sofrem em seus casamentos pela traição ou pelas mudanças comportamentais/identitárias de seus maridos. Ambos os filmes apresentam como eixo narrativo a produção de mentiras que são contadas pelas protagonistas e que escamoteiam suas identidades e suas próprias histórias que, de certo modo, remontam às de suas mães. Tais trajetórias são repetidas inconscientemente como forma não apenas de sobrevivência e de preservação de elementos psíquicos, como também para elaborar dramas pessoais, tragédias humanas e escolhas amorosas tidas como equivocadas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to discuss in which way psychic transmission between generations is present in two movies of Pedro Almodóvar: Volver - To Return (2006) and All about my mother (1999). These movies have a intertextual support in highlighting stories of women who suffered in their marriages due to infidelity or behavior changes of their husbands. Both movies present the creation of lies that are told by the protagonists and that, somehow, go back to the stories of their mothers. Such trajectories are repeated unconsciously as a means not only to survive and to preserve psychic elements, but also to develop personal dramas, human tragedies and loving choices perceived as erroneous.
  • Hipnose, dor crônica e técnicas de ancoragem: a terapia de dentro para fora

    Neubern, Maurício da Silva

    Resumo em Português:

    O presente trabalho busca resgatar a técnica hipnótica de ancoragem, destacando a condição do sujeito como participante ativo no processo terapêutico. Partindo de algumas ilustrações clínicas com pacientes portadores de dores crônicas, ressalta duas dimensões de grande relevância dessa técnica. Primeiramente, a diagnóstica, que destaca as possibilidades de acesso ao mundo vivido do outro, em sua experiência subjetiva e produção simbólica. Em segundo lugar, a dimensão terapêutica, na qual a técnica favorece uma apropriação da experiência por parte do sujeito que pode, então, assumir uma postura ativa em sua reconfiguração. Na conclusão, destaca a relevância do conhecimento clínico calcado na subjetividade do paciente, a mudança de olhar sobre si mesmo que a técnica proporciona, a postura ativa do sujeito no processo de mudança e o paradoxo entre imaginação e memória.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses the anchoring technique in hypnosis and focuses on the subject as an active participant in the therapy process. Clinical examples of clients suffering from chronic pain are used to highlight two extremely relevant dimensions of this technique. First, the diagnosis addresses possibilities of accessing the experiences of others in both their subjective experiences and symbolic productions. Second, the technique is used in therapy to encourage subjects to appropriate their experiences and, therefore, actively participate in reconfiguring them. The conclusion states the relevance of clinical understanding founded on client subjectivity, changes in self-awareness brought on by the technique, the active involvement of subjects in the process of change, and the paradox between imagination and memory.
  • Estratégias dialógicas de auto-organização da identidade: psicoterapia e reestruturação da gestão interna

    Rosa, Catarina; Gonçalves, Miguel M.

    Resumo em Português:

    A identidade tem sido um conceito central na literatura em psicologia e na forma como as diferentes abordagens terapêuticas têm concebido os processos de mudança. Entre as inúmeras perspectivas desenvolvidas sobre essa dimensão do ser humano, destacamos o paradigma dialógico que tem vindo a influenciar de forma crescente a teoria e prática em psicoterapia. Segundo esta perspectiva, a funcionalidade psicológica está relacionada com o modo como os indivíduos conseguem articular e colocar em diálogo produtivo as suas várias vozes ou posições de identidade. Neste artigo apresentamos uma revisão da literatura sobre as estratégias que subjazem a essa capacidade auto-organizadora do sistema identitário e sobre as diretrizes que poderão orientar uma intervenção terapêutica dialógica quando essa capacidade se torna disfuncional.

    Resumo em Inglês:

    Self-concept has been playing a crucial role in psychological literature and in the way the different therapeutic approaches conceive the processes of change. From the diverse perspectives developed about this human dimension, we emphasise the dialogical paradigm that has been increasingly influential in the psychotherapeutic theory and practice. According to the dialogical perspective the psychological well-being is dependent on the way individuals articulate and maintain productive dialogues between the different voices of the self or "I-Positions". In this paper we present a review of the literature on the strategies that underlie this self-regulatory ability of the self-system and the guidelines of the dialogical therapeutic intervention that could be used when these self-regulatory strategies become dysfunctional.
  • Plantão psicológico em hospital e o processo de mudança psicológica

    Perches, Tatiana Hoffmann Palmieri; Cury, Vera Engler

    Resumo em Português:

    Este artigo é fruto de uma Tese de Doutorado que objetivou evidenciar o processo de mudança psicológica significativa a partir de atendimentos de plantão psicológico sob a perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), desenvolvida por Carl Rogers. Para tanto, a pesquisadora implantou um serviço de atenção psicológica aos funcionários de um hospital geral. Nesse tipo de atendimento, o fazer clínico apresenta-se como uma desconstrução do modelo tradicional, principalmente quanto às dimensões temporais e relacionais. A pesquisa buscou apreender fenomenologicamente os significados da experiência dos clientes por meio da construção de narrativas sobre os atendimentos realizados pela pesquisadora. Evidenciou-se um processo de mudança psicológica significativa no contexto do plantão psicológico que possibilitou aos clientes simbolizar as experiências vividas.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of a PhD research which aimed to highlight the significant psychological process of change of clients who received psychological care based on the perspective of the Person-Centered Approach (ACP), founded by Carl Rogers. The researcher implemented a walking in clinic for employees of a general hospital as part of a psychological service. This kind of attendance led to a deconstruction of the traditional way of practicing clinical psychology, mainly on temporal and relational dimensions. The phenomenological method adopted in this study permitted to apprehend the meaning of the experience of the clients through narratives written by the researcher on the psychological attendance sessions. A significant psychological changing process was observed deriving from the walking in kind of attendance with positive impact to clients' symbolization of living experiences.
  • A lógica da dialogicidade narrativa no repertório de posições pessoais

    DeSouza, Mariane Lima; Oliveira, Manoela Z.; DaSilveira, Amanda; Gomes, William B.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar as relações lógicas que fundamentam a abordagem dialógica do self e sua contraparte instrumental, o Repertório de Posições Pessoais (RPP). A análise partiu da evidência fornecida pela aplicação do RPP a 17 participantes com idade entre 19 e 34 anos (11 mulheres). Os resultados sugeriram dois contextos para o fenômeno da dialogicidade: a possibilidade de uma pessoa perceber-se como uma multiplicidade de características, e de construir narrativas sobre si a partir de diferentes pontos de vista. Esses resultados indicaram que o RPP é capaz de demonstrar a estrutura espacial da dialogicidade, mas não a dialogicidade em ação, que se revela um resultado da natureza narrativa do self. Para concluir, são discutidas limitações e possibilidades do RPP.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the logical relations behind the concept of dialogical self and its instrumental counterpart - the Personal Position Repertoire (PPR). This analysis relied on empirical evidence provided by the application of the PPR to 17 participants between 19 and 34 years old (11 women). Results suggested two different contexts for the phenomenon of dialogicality: the possibility for a person to perceive her or himself as a multiplicity of characters, and to construct narratives about her or himself from different points-of-view. These results indicate that the PPR is able to demonstrate the basic spatial structure of the dialogicality but not the dialogicality in action, that is an outcome of the self's narrative nature. To conclude, some limitations and possibilities for the PPR are discussed.
  • Dimensões e indicadores da qualidade de vida e do bem-estar no trabalho

    Silva, Cleide Aparecida da; Ferreira, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Investigou-se a influência de dimensões da qualidade de vida e bem-estar no trabalho (salários e benefícios; oportunidades de uso e desenvolvimento das próprias competências; condições físicas e de segurança no ambiente de trabalho; relacionamento e comunicação entre supervisores e empregados; relacionamento interpessoal com colegas de trabalho) sobre seus indicadores (comprometimento organizacional afetivo, satisfação no trabalho, afetos positivos dirigidos ao trabalho). Duzentos e oitenta e quatro empregados do setor elétrico estatal responderam a escalas de avaliação dos diferentes construtos investigados. As oportunidades de uso e desenvolvimento das próprias competências foram o principal preditor positivo dos três indicadores considerados. Tais oportunidades caracterizam-se como um recurso motivacional do contexto laboral que influencia positivamente os indicadores da qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The influence of dimensions of quality of life and well-being at work (salaries and benefits; opportunities of using and developing one's own skills; physical and safety conditions at work; relationship and communication between supervisors and employees; interpersonal relationship between job colleagues) on its indicators (affective organizational commitment, job satisfaction and positive affects toward work) was investigated. Two hundred and eight four employees from the state electricity sector responded to scales designed for evaluating the constructs that take part in the investigation. The opportunities of using and developing one's own skills were the main predictor of all three indicators investigated. Those opportunities can be seen as a motivational job resource that influences positively the quality of life and well-being at work.
  • Equivalência de estímulos e redução de dificuldades na solução de problemas de adição e subtração

    Henklain, Marcelo Henrique Oliveira; Carmo, João dos Santos

    Resumo em Português:

    Foi avaliado se a formação de classes de equivalência entre quatro tipos de problemas de adição aumenta a porcentagem de acertos em problemas com diferentes formas de apresentação, posições da incógnita e estruturas semânticas. Participaram oito estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com baixa porcentagem de acertos na resolução de problemas de adição e subtração. Após a formação da classe de equivalência ocorreram mais acertos em todos os tipos de problemas. Investigou-se, então, o efeito do ensino de algoritmos sobre esse desempenho. Não foi observado um padrão homogêneo de melhora após esse ensino. No teste de generalização, os participantes não cometeram erros. Verificou-se que os procedimentos adotados contribuíram para a melhora da eficácia do comportamento de resolver problemas.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated whether the formation of equivalence classes among four types of addition problems increases the percentage of correct responses in problems with different forms of presentation, unknown positions and semantic structures. Eight 2nd to 5th grade Elementary School students with low percentages of correct responses in solving addition and subtraction problems participated in this study. After the formation of equivalence classes, an increase of correct responses in all problem types was observed. Then, the effect of teaching algorithms on solving addition and subtraction problems was investigated. No homogeneous pattern of improvement was observed after teaching these algorithms. Participants committed no errors on the generalization test. The results indicate that the adopted procedures contributed to improve the effectiveness of problem solving behavior.
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