Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia & Sociedade, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2011
  • Editorial

    Zanella, Andréa Vieira
  • Promete falar a verdade?

    Scisleski, Andrea; Guareschi, Neuza

    Resumo em Português:

    Este artigo busca questionar o estatuto de verdade de nossas práticas e de nossos saberes. Tomando como referência o pensamento foucaultiano, esta reflexão pretende suscitar um questionamento acerca das instituições de contenção, que abrangem tanto os discursos que as produzem quanto a própria distribuição espacial desses lugares. Em especial, colocamos em questão como as práticas sustentadas pelo discurso jurídico e científico são produtoras de verdade; entretanto, aqui procuraremos relativizar essa verdade, através de sua desconstrução. Problematizam-se essas questões a partir da experiência da participação em audiências de jovens em conflito com a lei e de visitas à unidade da internação provisória da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE-RS). Este artigo parte da experiência do campo de pesquisa de uma tese de doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss the truth statute of our practices and our knowledge. Our theoretical reference is based on Foucault's work; this questioning comprises both the discourses which have produced such institutions, and the very spatial distribution of these places. In particular, we question how these practices supported by juridical and scientific discourses may be producers of truth; however, here we will bring this truth into question, through its deconstruction. We problematize such questions through the experience of participating in hearings of youths in conflict with the law and that of visiting temporary commitment units at the "Fundação de Atendimento Socioeducativo" (FASE).
  • Julgamento moral sobre pena de morte e redução da maioridade penal

    Galvão, Lilian Kelly de Sousa; Camino, Cleonice Pereira dos Santos

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste trabalho foi investigar o julgamento moral de estudantes do ensino médio e de licenciaturas sobre pena de morte e redução da maioridade penal. Para tanto, utilizou-se como suporte teórico e empírico a tipologia do desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg. Participaram deste estudo 200 estudantes que responderam, além de uma lista que solicitava informações de alguns dos seus dados biodemográficos, a questões relacionadas à pena de morte e à redução da maioridade penal. De um modo geral, os participantes opinaram favoravelmente pela pena de morte e pela redução da maioridade penal, e, em defesa de suas opiniões, utilizaram, sobretudo, argumentos típicos dos estágios hierarquicamente inferiores da tipologia kohlberguiana, havendo, contudo, algumas diferenças entre as respostas em função do grau de escolaridade. Esses resultados foram discutidos com base na teoria kohlberguiana e em estudos empíricos que tratam dos temas pena de morte e redução da maioridade penal.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the moral judgments of students of high school and degrees on the death penalty and the reduction of criminal majority. Thus, it was used to support the theoretical and empirical typology of moral development of Lawrence Kohlberg. The study included 200 students who responded, beyond a list that requested information from some of their bio-demographic data, questions related to death penalty and reduction of criminal majority. In general, participants opined in favor of the death penalty and the reduction of criminal majority, and in defense of their views, used mainly typical arguments hierarchically lower stages of the Kohlberg's typology there, however, some differences between the responses according to level of schooling. These results were discussed taking into consideration the Kohlberg's theory and empirical studies dealing with the issues of death penalty and reduction of criminal majority.
  • Jovens em situação de rua: espaço, tempo, negociações de sentido

    Matias, Hugo Juliano Duarte

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa etnográfica, realizada durante três meses, em Natal/RN, com grupo de pessoas em situação de rua (em torno de 11), predominantemente jovens entre 16-18 anos. Dois itens de investigação: as determinações (a) do ambiente físico e social das ruas e (b) da paisagem discursiva, construída em negociações de sentido com outros grupos, sobre as condições de existência desses jovens. Foram analisadas a construção sócio-histórica da condição social da rua e as práticas de espaço desses jovens e de outros grupos com quem interagem. As práticas de espaço de cada grupo são diferentes, produzindo o conflito entre eles. Essas duas análises se mostraram inseparáveis na compreensão dos modos de produção de sentido por e sobre esses jovens em práticas sociais com que estão implicados, pelas quais se esclarece também a produção de sentimentos de insegurança e hostilidade entre os jovens e os outros grupos estudados.

    Resumo em Inglês:

    This is an ethnographic research, conducted over three months, in Natal/RN, with a homeless group (about 11), prevailingly young people between 16 and 18 years old. Two items of research: the determination a) of physical and social environment of streets and b) discursive landscape, built in sense negotiations with other groups, on these youths and their lives. The socio-historical construction of the social condition of street was analyzed, also the space practices of these youths and other groups with whom they interact. The space practices are different for each group, generating conflict among them. These two analyses are inseparable of the understanding of production of meaning by and about these youths, inside social practices that they are involved. Those analyses explain the production of insecurity and hostility feelings among these youths and other groups too.
  • As retóricas contemporâneas e a significação da educação inclusiva

    Benevides, Pablo Severiano

    Resumo em Português:

    O presente estudo investiga a filiação de uma parcela significativa dos discursos que advogam pela "Educação Inclusiva" às tendências retóricas dos discursos contemporâneos que, antes de constituírem uma efetiva forma de resistência diante dos dispositivos de exclusão social e escolar, contribuem para a configuração do campo da alteridade em educação sob o signo previsível do estereótipo. Nesse sentido, faremos uso de uma análise crítica com o objetivo de dissolver as figuras retóricas que mascaram, a partir de eufemismos e discursos vazios e "politicamente corretos", os reais dispositivos de exclusão que se encontram na base de grande parte dos empreendimentos pedagógicos.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the relation between a significant amount of the discourse which advocates "Inclusive Education" and the rhetorical trends of contemporary discourse which, rather than constituting an effective form of resistance against social and educational exclusion devices, contributes to the configuration of the field of alterity in education under the predictable sign of stereotype. In this sense, a critical analysis will be done aiming to clarify the rhetorical figures which mask, with the use of euphemism and empty, "politically correct" discourse, the actual exclusion devices which reside at the base of a good many pedagogical enterprises.
  • O jogo do nome nas subjetividades travestis

    Próchno, Caio César Souza Camargo; Rocha, Rita Martins Godoy

    Resumo em Português:

    Desde o nascimento o nome representa uma das primeiras características a ser adquiridas pelo sujeito que deverá acompanhá-lo como marca distintiva na sociedade. Ao mesmo tempo, o nome, por meio da gramática substantiva do masculino ou feminino, impõe uma relação binária rígida entre os sexos marcando, além da denominação, a determinação de normas relativas à sexualidade e ao gênero. Por meio da participação em um projeto de extensão voltado para o público travesti da cidade de Uberlândia, surge o interesse em problematizar o direito personalíssimo do nome no encontro com as subjetividades travestis. A problemática impressa pelas travestis vem questionar o nome como distintivo da pessoalidade, dada a ambiguidade característica do grupo na fronteira entre masculino-feminino. Apresenta-se, dessa forma, a tensão presente entre os limites linguísticos e jurídicos do direito personalíssimo do nome frente às "invenções e subversões" do gênero travesti.

    Resumo em Inglês:

    Since the birth, the name is one of the first features to be acquired by the being, which shall follow him as a distinct mark in the society. At the same time, the name, through the male or female substantive grammar, imposes a rigid binary relationship between the genders, marking, beyond the denomination, the determination of norms related to the sexuality and the gender. Through the participation in an extension project concerning the transvesty audience in the city of Uberlândia, comes the interest to problematize the name's extreme personal right in the transvestite's subjectivities. The transvestite expressed problematic comes to question the name as personal distinctive, by the groups' characteristic ambiguity in the male-female border. There is, after that, a tension between the linguistic and juridical limits of the name's extreme personal right facing the "inventions and subvertions" of the transvesty gender.
  • Políticas públicas de garantia do direito à convivência familiar e comunitária

    Siqueira, Aline Cardoso; Dell'Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    O Estatuto da Criança e do Adolescente determina que toda criança e adolescente têm direito à convivência familiar e comunitária. A defesa, garantia e promoção desse direito tem ocorrido a partir de programas governamentais e não-governamentais, através de uma das modalidades de atendimento da Assistência Social Brasileira: Proteção Social Especial. O objetivo deste trabalho é discutir sobre as políticas de garantia desse direito, a partir de programas que visam à preservação e à reinserção familiar. Pode-se constatar que a legislação brasileira vigente busca atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e que existem programas direcionados a esta população, contudo ainda são escassos. Assim, discute-se a importância da construção de programas de atenção a esta população e suas famílias e da formação de equipes profissionais capacitadas para este trabalho, efetivando o direito à convivência familiar e comunitária.

    Resumo em Inglês:

    The Child and Adolescent Statute determines that all children and adolescents have the right to live in a family and community environment. The defense, guarantee and promotion of this right have happened through governmental and non-governmental programs, through one of the services provided by the Brazilian Social Assistance, called Special Social Protection. The goal of this article is to discuss about public policies that guarantee such right through programs which aim family reunification and preservation. The Brazilian law goals to attend of children and adolescents at vulnerability conditions, and there are programs towards this population, although they still are scarce. Thus, this paper discusses the importance of creating programs that focus on this population and their families, as well as training professional staff to enable such work, in order to ensure that the right to live in a family and community environment is kept.
  • Infância e vulnerabilidade: repensando a proteção social

    Zaniani, Ednéia José Martins; Boarini, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Datam do início do século XX preocupações com o destino da infância pobre e, na sequência, a necessidade de elaboração de políticas públicas para atendê-la. Num período que antecede a inserção formal do Estado na formulação dessas políticas, tomamos como exemplo a atuação do médico Arthur Moncorvo Filho (1871-1944), que fomentou, nas primeiras quatro décadas do século passado, um grande projeto de atendimento médico e assistencial às crianças nominadas "material e moralmente abandonadas". A proteção social à infância era apresentada como baluarte de inserção do Brasil no rol das nações modernas a despeito das contradições sociais que se acirravam. Voltando os olhos para o passado e resgatando a historicidade das políticas de atendimento, confirmamos a remota existência de uma infância desprotegida. Pretendemos com este resgate refletir sobre como tem sido recorrente a defesa da proteção social, cujos desdobramentos nas políticas atuais têm outorgado à psicologia um lugar de destaque.

    Resumo em Inglês:

    Since the early 20th century, there has been concern with the future of the concept of poor childhood and the creation of public policies to assist it. In a period that precedes the formal insertion of the State in the formulation of these policies, we took as example the performance of Dr. Arthur Moncorvo Filho (1871-1944), who in the first four decades of last century promoted a great project of medical service and assistance to the children considered to be "materially and morally abandoned". Social protection to childhood was presented as a bastion of Brazil's insertion in the list of modern nations, in spite of the social contradictions that were becoming more extreme. Looking back at the past and rescuing the historicity of service policies, we confirmed the existence remote of an unprotected childhood. With this recollection, we intended to reflect upon how recurring has been the defense of social protection, whose unfolding in current policies have given psychology a prominence place.
  • Redes sociais interorganizacionais na efetivação de projetos sociais

    Ribeiro, Elisa Maria Barbosa de Amorim; Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt

    Resumo em Português:

    O estudo analisa aspectos macro e micro estruturais das parcerias mantidas pelas organizações do Consórcio Social da Juventude em Salvador - CSJ/RMS. A noção "redes sociais" é utilizada como ferramenta teórico-metodológica e como articulações para efetivar projetos sociais. O instrumento abrangeu questões de mapeamento da rede, recursos trocados e impactos para desempenho organizacional. Delinearam-se dois níveis de análise: Rede Geral, parcerias entre diversos setores, e Rede Consórcio, parcerias entre integrantes do CSJ. A Rede Geral apresentou-se totalmente interconectada e existem conectores centrais externos ao CSJ exercendo papel de suporte financeiro. A Rede Consórcio apresentou-se fragmentada; com baixa densidade nas relações; alta concentração de poder ou dependência em atores específicos; percepção de impacto no desempenho nas organizações com mais parcerias. Este trabalho evidencia a complexidade dos arranjos institucionais nas ações sociais, os impactos dos padrões de articulação no CSJ e nas organizações e o potencial investigativo da teoria de Redes Sociais.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes aspects of the partnerships done by the organizations of the Consórcio Social da Juventude (The Youth Social Partnership) in Salvador- CSJ/RMS. The notion of social networks is used as a theoretical and methodological tool and associative arrangements to social projects. The survey covered questions about network mapping, exchanged resources and impact to the organizational performance. Two level of analysis were outlined: the General Network and the Youth Social Partnership Network . The General Network proved to be totally interconnected there being connectors external to CSJ performing financial support role. The Youth Social Partnership Network proved to be fragmented, with low density, high power concentration or dependence on actors, perception of the impact to the performance of the organizations with more connections. This work makes clear the complexity of the institutional arrangements in the social actions and the investigative potential of the theory Social Network.
  • O trabalho infantil doméstico e o processo de escolarização

    Alberto, Maria de Fátima Pereira; Santos, Denise Pereira dos; Leite, Fernanda Moreira; Lima, José Wilson de; Wanderley, José Carlos Vieira

    Resumo em Português:

    O trabalho versa sobre uma pesquisa na qual se buscou verificar a relação entre o Trabalho Infantil Doméstico e o processo de escolarização. Participaram 100 sujeitos de ambos os sexos, na faixa compreendida entre os 07 e 18 anos de idade. Utilizaram-se dois instrumentos: o primeiro identificava se a criança ou o adolescente eram trabalhadores, e o segundo constituía-se um instrumento composto de questões abertas e fechadas. Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, a Estatística Descritiva e o software SPSS. Os resultados revelaram que 80,0% dos participantes apresentavam repetência escolar e 85,0% defasagem escolar; que o maior motivo da repetência era a dificuldade com a estrutura escolar. Conclui-se, então, que há implicações do trabalho executado no processo de escolarização, sendo a relação entre trabalho doméstico e processo de escolarização de influência mútua.

    Resumo em Inglês:

    The paper reports on a research that aimed to verify the relation between domestic child labour and the scholarship process. The research had the participation of 100 subjects from both sexes, with ages between 07 and 18 years old. It was used two instruments: the first identified if the child or the adolescent were workers, and the second was a questionnaire composed by open and closed questions. To analyse data, it was used analysis of contents of Bardin, Descriptive Statistical and the software SPSS. Results reveal that 80,0% of the subjects have repeated at school, and 85,0% have low scholar performance; and the biggest reason for repetition was the difficulty with scholar structure. It is concluded, then, that there are implications of the work executed in scholarship process and the relation between domestic labour and scholarship process influence one another.
  • Rizomas e fluxos molares e moleculares da máquina-escola: confissões de um cartógrafo

    Molin, Fábio Dal

    Resumo em Português:

    Nosso estudo é resultante de uma pesquisa de campo em uma escola pública Municipal de Porto Alegre-RS, localizada em um bairro que enfrenta diversos problemas referentes a urbanização precária e conflitos armados. A pesquisa durou quatro meses, nos quais o pesquisador conviveu no espaço escolar em horário de aula, e também explorou o ambiente social. Os instrumentos de produção de dados da pesquisa foram o diário de campo, a fotografia e a gravação dos sons ambientes. O método empregado foi a cartografia social de Deleuze e Guattari. As experiências apontam para uma experimentação da cartografia do espaço escolar enquanto produção caótica e estética do cartógrafo, e mapeamento dos rizomas e das linhas de fuga da escola enquanto produção de fluxos molares e moleculares de alunos, professores e comunidade transversalizados pelas políticas de educação e conflitos da comunidade.

    Resumo em Inglês:

    Our study is resulting from a field research in a public school of Porto Alegre-RS, located in a neighborhood that faces several problems regarding precarious urbanization and armed conflicts. The field research lasted four months, in which the researcher lived in the school space in schedule of class, and also explored the social environment. The instruments of production of data of the research were the field diary, photograph and the recording of the ambient sounds. The employed method was the social cartography of Deleuze and Guattari. The experiments point to a trial of the cartography of the school space as the cartographer's chaotic and aesthetic production and of the rhizomes and of the lines of escape of the school as the production of molecular and molar flows of students, teachers and community transversalized for the politics of education and the community's conflicts.
  • Eleições, mesários e subjetividade: reflexões sobre a produção de sentidos subjetivos a partir da participação voluntária no processo de votação

    Vervloet, Aigline de Menezes Paes; Palassi, Márcia Prezotti

    Resumo em Português:

    Apesar dos avanços no processo eleitoral brasileiro e do aumento de mesários voluntários, erros e comportamentos inadequados, que embaraçam ou impedem o exercício do voto, continuam ocorrendo. De modo a estabelecer uma reflexão que contribua para a melhor compreensão do problema, propôs-se analisar os sentidos subjetivos que emergem frente à participação desses voluntários. Adotou-se como marco teórico, epistemológico e metodológico, a Teoria Histórico-Cultural da Subjetividade, de González Rey. A pesquisa, além de bibliográfica e documental, é um estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram questionário aberto, construção de frases, redação e conversações. Participaram deste estudo onze mesários, que atuaram nas eleições de 2008, na 55ª Zona Eleitoral/ES. Os sentidos identificados relacionam-se a sentimentos de descrédito, desejo de mudança social, obrigação moral/social, satisfação pessoal e benefícios particulares. Conclui-se que os sentidos subjetivos interferem no comportamento durante a participação voluntária, sugerindo necessidade de adequações na gestão do processo.

    Resumo em Inglês:

    Despite advances in Brazilian electoral process and increase of poll workers, errors and inappropriate behaviors that hinder or impede the exercise of voting rights continue to occur. In order to establish a reflection that will help in better understanding the problem, we proposed to analyze the subjective meanings that emerge opposite the participation of these volunteers. We adopted as theoretical, epistemological and methodological background the Historic-Cultural Theory of Subjectivity, by González Rey. The methods used were open questionnaire, sentence construction, writing and conversations. This study included eleven poll workers, who participated in the 2008 elections, in the 55th Electoral Zone / ES. The meanings identified relate to feelings of distrust, desire for social change, moral / social obligation, personal satisfaction and private benefits. We concluded that the subjective senses interfere in the poll workers behavior during voluntary participation, suggesting the need for adjustments in the process management.
  • Demanda por grupos, psicologia e controle

    Santos, Abrahão de Oliveira; Castro, Edson Olivari de

    Resumo em Português:

    Este artigo traz uma reflexão sobre uma capacitação para o trabalho grupal, destinado às equipes das UBSs (Unidades Básica de Saúde) do SUS (Sistema Único de Saúde) e agentes comunitários de saúde de um município do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de analisar o pedido explicitado pela equipe, de mostrar a reflexão a respeito desse pedido, as circunstâncias dos problemas colocados, a experiência dos vários trabalhadores da equipe e a escuta do que se passa do lado da população. Parar para ouvir os parceiros do trabalho e refletir sobre a intervenção fez a equipe trabalhar sua sensibilidade diante das questões da população, do que vem a ser saúde e poder assumir outra postura que não seja a de servir ao controle da população e trabalhar para a construção da sociedade de controle.

    Resumo em Inglês:

    This article brings a reflection about a training for group work developed with UBSs (Basic Units of Health) technical staff from SUS (Unified System of Health) and agents of health from a county in the State of São Paulo, Brazil. The procedure involves: (1) to analyze the explicit demand form the crew, (2) to show a reflection about this demand, (3) to show the context of the problems, (4) to consider the experience of workers on the crew, and (5) to listen to what happens from population's standpoint. Stop listening to the job partners and reflecting about the intervention made the crew work.
  • O psicólogo no processo de intervenção da política nacional de humanização

    Romero, Norma Susana; Pereira-Silva, Nara Liana

    Resumo em Português:

    Como uma forma de efetivar os princípios, as bases e as diretrizes propostas pelo SUS no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, em 2003, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Humanização. Considerando o que preconiza essa política, este trabalho visa problematizar o lugar do psicólogo na gestão de um hospital da rede pública de Brasília. Discute-se a importância da formação do psicólogo, a qual deve se pautar em referenciais teóricos que permitam uma prática mais comprometida com as instituicões/organizaçoes de saúde pública sempre contextualizadas cultural, social, política e economicamente com a realidade de nossa população.

    Resumo em Inglês:

    As a way to give effect to the principles, basis and guidelines proposed by SUS in the daily practices of care and management, in 2003 the Brazilian Ministry of Health created the National Policy of Humanization. Whereas advocating this policy, this paper aims to problematize the place of the psychologist in the management of a public hospital in Brasilia. It discusses the importance of the psychologist's education, which must be guided in a theoretical framework allowing the practice as more committed to the institutions/organizations of public health contextualized culturally, socially, politically and economically with the reality of our population.
  • Processos de trabalho e gestão na estratégia de atenção psicossocial

    Severo, Ana Kalliny; Dimenstein, Magda

    Resumo em Português:

    Este trabalho situa-se no campo da Reforma Psiquiátrica Brasileira, cenário no qual transformar os modos tradicionais de cuidados exige o enfrentamento de obstáculos, dentre os quais destacamos o fenômeno da cronificação das práticas profissionais e da circulação dos usuários nos serviços substitutivos. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar esses processos em um ambulatório especializado em saúde mental, tomando como referência teórico-metodológica a análise institucional. As ferramentas metodológicas foram: pesquisa bibliográfica; análise dos registros do serviço; observação participante; registros no diário de campo e rodas de conversa com a equipe. Observamos que o cotidiano da equipe é revestido de tensões, variando entre polos distintos: especialismos x experimentação, verticalidade x horizontalidade, centralização da demanda x corresponsabilização, despolitização x empoderamento, compaixão x solidariedade. As análises apontam o embate cotidiano entre os Paradigmas Psicossocial e Hospitalocêntrico, a necessidade de investir em mudanças nos processos de gestão, politizando os processos de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This work takes place in the field of Brazilian Psychiatric Reform, in which transforming the traditional ways of caring requires confronting the obstacles, among which we highlight the chronification phenomenon on the professional practices and on the users movements in the substitutive services. Research was developed with the purpose to analyze these processes and was accomplished in a specialized mental health clinic taking as a theoretical-methodological reference the institutional analysis perspective. The methodological procedures were: bibliographical research; analysis of the services records; participant observation and registers in the field's notebook; conversation circles with the teamwork. We observed that the teamwork routine is revested in tensions, varying between distinct poles: specialisms X experimentation, verticality X horizontality, demands centralization X co-responsibility, despolitization X empowerment, compassion X solidarity. The analyses aim the everyday crash between the Psychosocial and Hospitalocentric Paradigms, the need to invest on changing the management tactics, politicizing the working procedures.
  • Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular

    D'Avila, Geruza Tavares; Krawulski, Edite; Veriguine, Nadia Rocha; Soares, Dulce Helena Penna

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como objetivo identificar as repercussões no projeto profissional de estudantes a partir de seu ingresso em um cursinho pré-vestibular popular vinculado a uma Universidade Federal. Considerando a abordagem qualitativa escolhida para o estudo, a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Os sujeitos foram sete alunos do cursinho, quatro mulheres e três homens, com idades entre 18 e 22 anos. Os achados da pesquisa, com base na técnica de análise de conteúdo, identificaram o tema projeto, e as categorias de análise expectativas em relação ao futuro profissional e projeto profissional. O projeto se configurou, segundo os dados mostraram, como projeto de "ser alguém", de "ingressar no mundo", de modo intimamente vinculado ao trabalho e ao estudo, sobretudo através do acesso ao ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify the impact on the students' professional project from their entry into a popular pre-entrance examination course linked to a Federal University. Considering the qualitative approach that was chosen for the study, the semi-structured interview was the instrument used for data collection. The subjects were seven students from the popular pre-entrance examination course, four women and three men, from 18 to 22 years old. The research findings, based on the technique of content analysis, identified the project subject, as well as the analysis categories "Expectations related to the professional future" and "professional goals". The life project, according to the study's data, took the shape of a project of "becoming someone", "becoming part of the world", intimately connected to work and study, especially through access to higher education.
  • Sofrimento no trabalho e imaginário organizacional: ideação suicida de trabalhadora bancária

    Santos, Marcelo Augusto Finazzi; Siqueira, Marcus Vinícius Soares; Mendes, Ana Magnólia

    Resumo em Português:

    Este trabalho examina as relações entre o imaginário organizacional difundido pelas empresas e o sofrimento no trabalho no contexto das reestruturações produtivas, por meio de estudo de caso no setor bancário. Analisa-se o suporte de dominação psíquica da organização sobre o indivíduo, por meio da difusão massificada dos valores da empresa como os valores sociais, cuja gestão do afetivo se soma à gestão pelo medo. Entrevistou-se administradora lotada em um banco privado, afastada para tratamento mental por conta de ideação suicida iminente, após 30 anos de trabalho na empresa. Os dados foram analisados por meio de análise categorial. Os resultados evidenciaram que a entrevistada assimilou fortemente o discurso do banco, ao longo dos anos, de modo que a sua vida passou a gravitar em torno dos objetivos da empresa.

    Resumo em Inglês:

    This study has examined the relations between the modern organizational collective imaginary that has been spread by companies and the suffering at work in the context of the productive reorganizations, by means of a case study in the banking sector. The psychic domination support of the organization over the individual has been examined, through the massified spread of company values such as social values, whose affective management has been added to the management by fear. A private bank manager, in mental disorder treatment because of imminent suicidal ideation after 30 years working at the same company, has been interviewed. The data has been analysed by means of free categorical analysis. The results have evidenced that the interviewed had strongly assimilated the company's speech during the years, in a way that her life was entirely depending on the company's interests.
  • George Herbert Mead: contribuições para a história da psicologia social

    Souza, Renato Ferreira de

    Resumo em Português:

    Com este artigo pretende-se contribuir para a compreensão histórica de um autor/personagem da Psicologia. Analisamos e acrescemos conhecimento sobre George Herbert Mead e os desdobramentos de sua teoria psicossocial. Para esse propósito, explicitaremos, no texto, uma das vertentes analíticas utilizadas em nossa dissertação, qual seja: por meio da abordagem social em história da psicologia, confrontamos a vida de Mead com momentos de constituição da psicologia, colocando em relevo aspectos centrais dessa interlocução nem sempre identificados. Correlacionamos a história de Mead com questões sociais, políticas, econômicas e científicas, assim como suas conexões com práticas e valores culturais específicos de sua época. Buscamos compreender sua limitada difusão na ciência psicológica, dando, assim, continuidade ao processo de (re)volta do autor.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to contribute to historical understanding of author/character of Psychology. We analyzed and enlarged knowledge about George Herbert Mead and the developing of his psychosocial theory. For this reason, we will explain in the text as analytical side used in our dissertation, in other words: through of the social approach in history of psychology we confront the life of Mead with facts of constitution of the psychology, emphasizing central aspects of this discussion not always identified. We correlate the history of Mead with social, politic, economic and scientific questions as well as his connections with practices and specific cultural values of his time. We look to understand his limited diffusion in the psychological science, giving, so, continuity to the process of returns of the author.
  • Os grupos na produção de conhecimento na psicologia: uma revisão da literatura

    Borges, Viviane Velozo; Batista, Heidi de Oliveira; Vecchia, Marcelo Dalla

    Resumo em Português:

    Apresentamos uma revisão da literatura publicada em língua portuguesa relativa a grupos referente a trabalhos desenvolvidos na área da Psicologia (pesquisas empíricas, conceituais ou relatos de experiência). Trata-se de estudo exploratório-descritivo que recorreu à literatura indexada em bases de dados bibliográficos, operacionalizado a partir dos seguintes eixos de análise: tipo de publicação e fonte; distribuição da produção segundo ano de publicação; população-alvo dos relatos de experiência; modalidade grupal; autores e filiação institucional, e delineamento metodológico dos estudos empíricos. Observamos: dispersão com relação às fontes de publicação; tendência histórica de crescimento da publicação na área; maior frequência de atividades grupais com adultos e obedecendo a critérios de homogeneidade nos relatos de experiência; não existência de concentração da produção em pesquisadores, profissionais ou centros específicos, e privilégio de análises qualitativas nas pesquisas empíricas, que consagram o uso de diário de campo, observação participante e entrevistas como instrumentos.

    Resumo em Inglês:

    We report a literature review about groups-related works published in Portuguese and developed by Brazilian psychologists, either empirical, conceptual research or case studies. It consists of a descriptive-exploratory study that appealed to the indexed database literature accomplished through the following analysis issues: type and source of the publication; distribution of the publications according to the year; target population of case studies; group type; authors and institutional affiliation, and methodological design of empirical studies. We observed that: the publication sources are scattered; the publication on the field follows a growth tendency; group activities are more frequent with adults and pursue homogeneity criteria in case studies; the publications are not concentrated in researchers, professionals or specific research centers, and qualitative analysis is privileged in the empirical researches, which acclaim field diary, participant observation and interview as techniques.
  • Fenomenología del divorcio (o la esencia de la separación) en mujeres

    Gómez-Díaz, Javier Andrés

    Resumo em Português:

    A experiência de separação e divórcio em casais heterossexuais muitas vezes tem significados diferentes associados com a vida antes, durante ou após o fato. No entanto, é possível encontrar semelhanças e significados diferentes que são possíveis de extrair usando a fenomenologia como um método. Em um grupo separado de mulheres divorciadas, foram obtidas informações sobre as suas experiências sobre esse fenômeno, a fim de compreender os sentimentos e emoções vividos por elas e como um meio terapêutico de significação de um fato doloroso. Isso permitiu comparar propostas dos fenomenólogos sobre a separação de afetividade com a experiência vivida pelas participantes deste estudo.

    Resumo em Espanhol:

    La experiencia de la separación y el divorcio en parejas heterosexuales suele tener significados diferentes asociadas a lo vivido antes, durante o después del hecho. Sin embargo, es posible hallar ciertas similitudes, así como significados emergentes que se posibilitan extraer al usar la fenomenología como un método. De un grupo de mujeres divorciadas/separadas, se extrajo información acerca de sus experiencias sobre éste fenómeno, con el propósito de comprender los sentimientos y emociones vivenciados por ellas y como medio terapéutico de significación de un hecho doloroso. Esto permitió comparar lo propuesto por fenomenólogos acerca de la separación emocional con lo vivenciado por las participantes de esta investigación.

    Resumo em Inglês:

    The experience of separation and divorce in heterosexual couples often has different meanings associated to the lived fact before, during, and after it. Anyway, it is possible to find some similarities, as well as emergent meanings that are possible to extract from phenomenology as a method. From a group of separated/divorced women, information were extracted about their experience on this phenomenon, in order to understand the feelings and emotions lived by them and as a therapeutic significance of a painful episode. This allowed comparing what phenomenologists propose on emotional separation and what were experienced by the participants in this study.
  • O estigma da violência sofrida por mulheres na relação com seus parceiros íntimos

    Moreira, Virginia; Boris, Georges Daniel Janja Bloc; Venâncio, Nadja

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve uma pesquisa sobre o estigma da violência sofrida pelas mulheres na relação com seus parceiros íntimos. Focaliza a compreensão de quais fatores determinantes na relação agressivo-abusiva concorrem para que as mulheres sintam tanta dificuldade de denunciar seus agressores. Fizemos uso do método fenomenológico crítico mundano e, como instrumento, usamos entrevistas áudio-gravadas. Os resultados mostram que essas mulheres suportam várias modalidades de violência na relação com seus parceiros. Sentindo-se psicologicamente estigmatizadas, evitam a denúncia por não quererem ser reconhecidas pela sociedade como mulheres espancadas e maltratadas.

    Resumo em Inglês:

    This article describes a research about the stigma of violence suffered by women in their relationship with intimate partners. It focalizes the understanding on which determining factors in the aggressive/abusive relation concur in order that women feel so many difficulties to denounce their aggressors. We used the mundane critical phenomenological method and, as an implement, we used audio-record interviews. The results show that these women endure several modalities of violence in the relation with their partners. Feeling psychologically stigmatized, they avoid denouncing because they do not want to be recognized by society as trashed and ill-treated women.
  • Uma analítica da produção da mulher empoderada

    Santos, Daniele Vasco; Lemos, Flávia Cristina Silveira

    Resumo em Português:

    O artigo discute os processos de objetivação e subjetivação dos corpos de mulheres de camadas populares, por meio de práticas de saber-poder acionadas pelo Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas, proposto pela Federação de Órgãos para Assistência Sócio-Educacional (FASE), organização não governamental. A partir da leitura crítica das práticas feministas e da análise histórica de documentos, busca analisar, com as contribuições dos instrumentos da genealogia, em Michel Foucault, as práticas da FASE como dispositivo de produção de modos de subjetivação, que procuram constituir a "mulher empoderada", objetivando a "transformação das relações de gênero na sociedade". Finaliza-se o texto problematizando como o empoderamento proposto pela FASE implica a produção de uma visão de poder jurídica e economicista, que visa à redenção de mulheres.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the processes of objectification and subjectification of bodies of women from popular classes, through practices of knowledge-power driven by the Program for Training Trainers / the Gender and Public Policies, proposed by the Federação de Órgãos para Assistência Sócio-Educacional (FASE), a non-governmental organization. From the critical reading of feminist practice and analysis of historical documents, seeks to analyze, with the contributions of the tools of genealogy, in Michel Foucault, the practices of FASE as a device for producing modes of subjectivity, seeking to be "empowered woman", aiming at the "transformation of gender relations in society". The text ends up questioning how empowerment as proposed by FASE implies in the production of a vision of power and legal economist, which seeks the redemption of women.
  • Risco e aventura no esporte na percepção do instrutor

    Paixão, Jairo Antônio da; Gabriel, Ronaldo Eugênio Calçada Dias; Tucher, Guilherme; Kowalski, Marizabel; Costa, Vera Lucia de Menezes

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisa o risco na percepção de instrutores de esporte de aventura. A amostra foi constituída de 121 (cento e vinte e um) instrutores de diferentes modalidades de esporte de aventura praticadas em Minas Gerais, com média de idade de 31 (trinta e um) anos; considerou-se o desvio-padrão com significância < 0,05%. Utilizou-se o método de estudo descritivo-exploratório. A coleta de dados se deu a partir de um questionário, validado em conformidade com a Técnica Delphi. Os resultados obtidos expressam que o risco percebido pelos instrutores é a forma mais genuína do risco-aventura provido do sentido lúdico. Ao se considerarem procedimentos e recomendações que visam prever, calcular e minimizar o risco imprevisto, verificou-se que a percepção do risco pelos instrutores decorre de uma atitude na qual prevalece a confiança no domínio da técnica e da qualidade dos equipamentos no momento dessas práticas corporais junto a natureza.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the risk perceptions of adventure sports instructors. The sample consisted of 121 (one hundred and twenty-one) instructors of different types of adventure sport practiced in Minas Gerais, with a mean age of 31 (thirty-one) years. It was considered the standard deviation with significance >< 0,05%. The exploratory method was used in this study. Data collection took place from a questionnaire, validated in accordance with the Delphi technique, containing 15 items based on the theoretical literature. The results express that the risk perceived by the instructors is the most genuine risk-filled adventure of the sense of play. When considering procedures and recommendations that aim to predict, calculate and minimize the risk unexpected, it was found that the perception of risk by the instructors is due to an attitude which prevails in the domain of technique and quality equipment at the time these bodily practices close to nature.
  • Satisfacción con la alimentación y la vida, un estudio exploratorio en estudiantes de la universidad de la frontera, Temuco-Chile

    Morales, Berta Schnettler; Vargas, Horacio Miranda; Maldonado, José Sepúlveda; Coria, Marianela Denegri

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de explorar a relação entre a alimentação, como domínio da vida, e o bem estar subjetivo em estudantes universitários, se aplicou uma enquete a uma amostra não probabilística de 112 estudantes universitários. O questionário incluiu as escalas SWLS (Satisfaction with Life Scale), SWFL (Satisfaction with Food-related Life) e a freqüência de consumo de distintos alimentos. Ambas as escalas apresentaram adequados níveis de consistência interna e a existência de um só fator para o total dos itens. Detectaram-se diferenças associadas aos hábitos de consumo de carne, refrigerantes, óleo, manteiga e margarina. Ao considerar só as categorias satisfeito e não satisfeito, se obteve associação com a etnia, lugar de residência e trabalho do principal ingresso do lar. É possível sugerir que os hábitos de alimentação de estudantes universitários se relacionam com a satisfação, com a vida e com a satisfação em relação a sua alimentação.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo de explorar la relación entre la alimentación, como dominio de la vida, y el bienestar subjetivo en estudiantes universitarios, se aplicó una encuesta a una muestra no probabilística de 112 estudiantes universitarios. El cuestionario incluyó las escalas SWLS (Satisfaction with Life Scale), SWFL (Satisfaction with Food-related Life) y la frecuencia de consumo de distintos alimentos. Ambas escalas presentaron adecuados niveles de consistencia interna y la existencia de un solo factor para el total de los ítems. Se detectaron diferencias asociadas a los hábitos de consumo de carne, bebidas gaseosas, aceite, mantequilla y margarina. Al considerar sólo las categorías satisfecho y no satisfecho, se obtuvo asociación con la etnia, lugar de residencia y trabajo del principal ingreso del hogar. Es posible sugerir que los hábitos de alimentación de estudiantes universitarios se relacionan con la satisfacción con la vida y con la satisfacción en relación a su alimentación.

    Resumo em Inglês:

    In order to explore the relationship between feeding, as a domain of life, and subjective welfare in university students, a survey was applied to a non probability sample of 112 university students. The questionnaire included the SWLS (Satisfaction with Life Scale) and SWFL (Satisfaction with Food-related Life) scale, and the frequency of consumption of certain types of food. Both scales presented appropriate levels of internal consistency and the existence of a single factor for all the items. Differences were found to be associated with habits in the consumption of meat, soft drinks, oil, butter and margarine. When only two categories are considered, satisfied and not satisfied, association was obtained with ethnic group, place of residence and type of work providing the principal income of the household. It may be suggested that the feeding habits of university students are related to satisfaction with life and their food-related life.
  • Paradoxos da família contemporânea

    Araujo, Maria de Fatima
  • Sobre a violência homofóbica na educação brasileira

    Murta, Sheila Giardini; Rosa, Isabela de Oliveira; Menezes, Jordana Calil Lopes de; Rieiro, Marcella Regina Silva; Borges, Ohary de Sousa; Oliveira, Verônica de; Paulo, Silvia Guimarães de; Miranda, Victor Hugo de
Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com