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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 22, Número: 3, Publicado: 2005
  • Relação entre os condicionamentos operante e respondente no transtorno obsessivo-compulsivo Artigos

    Abreu, Paulo Roberto; Prada, Cynthia Granja

    Resumo em Português:

    As duas primeiras versões do Diagnostic and Statistical Manual Disorders, nos anos de 1952 e 1968, continham definições inespecíficas e sucintas sobre o transtorno obsessivo-compulsivo. Somente a partir da terceira edição, em 1980, é que foram definidos critérios diagnósticos mais acurados sobre esse transtorno e os seus sintomas. Embora a ciência tenha dado algum avanço nos estudos, a literatura ainda apresenta grande dificuldade em clarificar o transtorno obsessivo-compulsivo sob todas as suas nuanças. Semelhante impasse vive ainda a análise do comportamento, a despeito de ter sido a teoria que mais teve a oferecer ao fenômeno. O objetivo deste ensaio é analisar sob os pressupostos do behaviorismo radical o caso de uma cliente atendida durante estágio clínico. A partir da análise de caso foi lançada uma hipótese sobre os eventos distais implicados no condicionamento dos comportamentos relacionados ao transtorno. Concluiu-se que a instalação dos comportamentos obsessivo-compulsivos da cliente se justifica frente aos condicionamentos operante e respondente por que passou.

    Resumo em Inglês:

    The first two editions of Diagnostic and Statistical Manual Disorders in 1952 and 1968 presented unspecific and brief definitions about the Obsessive-Compulsive Disorder. Only after the third edition in 1980 more accurate diagnostic criteria about its symptoms were defined. Although the knowledge about the disorders has improved by the studies, the scientific literature has had difficulties to follow up all its particularities. The behavior analysis has been the approach which has contributed most to this disorder treatment and comprehension, although it has also suffered the same problems. The goal established in this paper was to analyze a case of a client by the radical behaviorism approach. From this case analysis, a hypothesis was raised about the distal events involved in the behavior conditioning related this disorder. It was possible to conclude that the installation of the client's obsessive-compulsive behavior can be justified by operant and respondent conditionings.
  • Transtorno do pânico: nível de stress e locus de controle Artigos

    Magalhãoes, Sílvia Helena Tenan; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo caracterizar o nível de stress e a percepção de controle sobre os eventos do meio em pacientes com transtorno do pânico em comparação a sujeitos sem distúrbio psiquiátrico. Procedeu-se à avaliação de 30 pessoas adultas divididas em dois grupos, um com diagnóstico de transtorno do pânico e outro sem diagnóstico psiquiátrico avaliado sistematicamente. Os participantes foram avaliados individualmente através do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp e da Escala de Locus de Controle de Levenson. A comparação estatística apontou que o grupo com transtorno do pânico apresentou mais indicadores de stress com predomínio da fase de resistência e a percepção de ser controlado pelo acaso, sorte ou destino, caracterizando maior suscetibilidade ao stress e à baixa confiança na previsibilidade dos eventos.

    Resumo em Inglês:

    This study purpose is to define the stress level and the external events control notion in patients with panic disorder in comparison to subjects with no psychiatric disturbs. The sample was composed by 30 adults divided in two groups, one group with diagnosis of panic disorder and the other without psychiatric diagnosis, all of them systematically evaluated. The participants were evaluated individually through the Lipp Stress Symptoms Inventory and the Levenson Scale of Locus of Control. The statistical comparison has shown that the group with panic disorder presented more stress indicators with predominance of the resistance phase, and control perception more susceptibility for stress and low confidence in events prediction ability as they believe in chance, luck or fate determination.
  • Desenvolvimento de um teste informatizado para avaliação do raciocínio, da memória e da velocidade do processamento Artigos

    Santos, Marco Antonio dos; Primi, Ricardo

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga a precisão e a validade de um teste informatizado que avalia principalmente três habilidades cognitivas: raciocínio indutivo, memória de curto prazo auditiva e memória de curto prazo visual, utilizando o modelo de Cattell-Horn-Carroll e comparando o desempenho no teste com a avaliação de dificuldades escolares feitas pelas professoras. O teste foi aplicado em 70 estudantes do ensino fundamental da rede municipal de segunda a quarta séries com idades entre 7 e 12 anos, sendo 52,9% dos participantes do sexo masculino. O instrumento apresentou evidências de precisão por consistência interna com alfa de 0,81 (raciocínio indutivo), 0,93 (memória de curto prazo auditiva) e 0,81 (memória de curto prazo visual). Comparando os resultados do instrumento com a avaliação externa, independente de dificuldades escolares feitas pelas professoras, verificou-se que a maior parte das medidas cognitivas obtidas na avaliação informatizada se correlaciona significativamente (magnitudes variando de 0,29 a 0,51) com dificuldades escolares ligadas ao aspecto motor, à hiperatividade, à escrita, à leitura e ao cálculo.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the accuracy and diligence of an electronic test which purpose is the assessment of three cognitive abilities: inductive reasoning, short-term auditory memory and short-term visual memory based on Cattell-Horn-Carroll model. The test was answered by 70 children from a Municipal Elementary School (2th to 4th grades), aged from 7 to 12 years old, 52,9% male. The test achieved internal consistency accurate data: .81 (inductive reasoning), 93 (short-term auditory memory) and .81 (short-term visual memory). According to the comparison between the results of this instrument and the data from students' teachers that were external and without criteria, it is possible to confirm that most of the cognitive measures presents coefficients correlated to external teachers ratings on areas such as motor skills, hyperactivity, writing, reading and math. 29 -.51.
  • O papel do psicólogo no programa de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais Artigos

    Yamada, Midori Otake; Bevilacqua, Maria Cecília

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é relatar o papel do psicólogo no programa de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, Bauru, desenvolvido por uma equipe interdisciplinar para a reabilitação de pessoas com deficiência auditiva. O trabalho do psicólogo envolve as seguintes etapas: estudo de caso, preparação pré-cirúrgica, acompanhamento pós-cirúrgico e acompanhamento na reabilitação. Os quatro momentos são permeados pelo contínuo trabalho em relação aos sentimentos do paciente, relação familiar e pela investigação sobre a mudança ocorrida na sua vida e na da família durante o processo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to report the psychologist's role on the Cochlear Implant Program at the Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, Bauru, developed by an interdisciplinary team focused on hearing impairment patients' rehabilitation. The psychologist's responsibilities are: case study, pre-surgical case, post-surgical management and rehabilitation follow-up. These four stages are permeated by a continuous task that concerns the patients' feelings, familiar relations and a careful investigation about the changes occurred in their and their families lives throughout this process.
  • Práticas educativas parentais em famílias de adolescentes em conflito com a lei Artigos

    Carvalho, Maria Cristina Neiva de; Gomide, Paula Inez Cunha

    Resumo em Português:

    As práticas educativas parentais referem-se ao modo, utilizado pelos pais, de socializar, controlar ou desenvolver valores e atitudes em seus filhos, e ao seu conjunto denomina-se estilo parental. Utilizou-se o Inventário de Estilo Parental de Gomide de 2003 para avaliar duas práticas positivas (monitoria positiva e comportamento moral) e cinco negativas (negligência, abuso físico, monitoria negativa, punição inconsistente e disciplina relaxada), buscando investigar se a percepção dos filhos coincide com a percepção dos pais sobre as práticas parentais utilizadas na família. O Inventário de Estilo Parental foi aplicado em 41 famílias de jovens em conflito com a lei. Os resultados mostraram que os filhos percebem da mesma forma que a mãe (Z=1,44; p= 0,15) e que o pai (Z=0,65; p= 0,51) as práticas educativas vigentes na família. A média do índice de estilo parental familiar (filho, pai e mãe) foi negativa, indicando que são famílias de risco. A identificação do estilo parental em famílias de risco poderá fornecer importantes subsídios para elaboração de programas de orientação e treinamento de pais, tanto preventivamente quanto para aquelas famílias cujos filhos adolescentes já se encontram em conflito com a lei.

    Resumo em Inglês:

    Parental Educational Practices refer to the parents' education mode of socializing, controlling or developing values and attitudes in their offspring. Literature names such educational practices Parental Style. This study has used the Parental Style Inventory by Gomide (2003) which assesses two positive practices (positive monitoring and moral behavior) and five negative practices (negligence, physical abuse, negative monitoring, inconsistent punishment and slacked discipline), and its goal was to investigate if the children's perception of parental practices were similar to their parents. Parental Style Inventory was applied in 41 families of law-offensive youngsters. Results have shown that children realize the family ongoing educational practices as their mothers do (Z=1,44; p=0,15), and their fathers (Z=0,65; p=0,51). The families' (child, father and mother) Parental Style Inventory average was negative, which indicates they are risk families. Parental Style identification in risk families can provide important subsidies for parental guidance and training programs, both in preventive terms and for those families that have already had adolescent's law-infringement problems.
  • Estrutura fatorial da escala de auto-imagem: testando modelos alternativos Artigos

    Milfont, Taciano Lemos

    Resumo em Português:

    Desde sua publicação, a Escala de Auto-Imagem tem sido um importante instrumento para medir as auto-imagens Independente e Interdependente. No Brasil, a Escala de Auto-Imagem foi adaptada por Gouveia, Singelis e Coelho (2002), que confirmaram sua estrutura bifatorial. O estudo de Hardin, Leong e Bhagwat (2004), no entanto, aponta uma estrutura multifatorial, com seis fatores subjacentes aos itens da Escala de Auto-Imagem. Este estudo apresenta resultados de análises fatoriais confirmatórias com base em dados de 658 universitários, a maioria do sexo masculino e com idades variando entre 17 e 42 anos (M=19,9; DP=2,5). O modelo hierárquico, com seis fatores de primeira ordem e dois de segunda, apresentou índices satisfatórios de bondade de ajuste [chi2(398)=1163,99; índice de bondade de ajuste=0,89; índice de bondade de ajuste ajustado=0,88; raiz quadrada média do erro de aproximação=0,054; raiz quadrada média residual estandartizada=0,064]. Resultados de correlações com os valores humanos básicos e diferenças quanto ao gênero também são apresentados, confirmando a validade dos seis novos fatores.

    Resumo em Inglês:

    Since its publication, the Self-Construal Scale has been an important instrument in self-construal measuring. The Self-Construal Scale was adapted to a Brazilian population by Gouveia, Singelis and Coelho (2002), who confirmed its two-factor structure (i.e., Independent and Interdependent Self-Construal). Recently, however, six factors underlying items on the Self-Construal Scale were found (Hardin, Leong & Bhagwat, 2004). The present study reports confirmatory factor analyses of data from 658 Brazilian undergraduate students, most of them males and with ages ranging from 17 to 42 years old (19.9±2.5). A hierarchical model, with six first-order and two second-order factors, presented good fit for the data [chi2(398)= 1163.99; goodness-of-fit index = .89; ajusted goodness-of-fit index= .88; root mean square error of approximation= .054; standardized root mean square residual= .064]. Results also provide support for the usefulness of these new factors in exploring correlation with basic human values and gender differences.
  • Grupo de atividades com crianças: processo de humanização Artigos

    Terzis, Antonios

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva descrever as atividades do grupo de crianças a fim de se compreender melhor o que se passa na ação psicoterapêutica quando em casos de dificuldades de adaptação. O grupo foi formado por sete crianças de ambos os sexos, com idades entre quatro e seis anos. A análise do material coletado foi qualitativa. O grupo de atividades facilitou o contato das crianças entre si e com o grupo e contribuiu para fortalecer o ego em desenvolvimento nas crianças. O brincar foi uma forma de comunicação que facilitou o estabelecimento de uma relação mais íntima entre as crianças e serviu como meio para expressar sentimentos, desejos e fantasias.

    Resumo em Inglês:

    The present study objective is the description of children group activities in order to provide a better comprehension about the psychotherapeutic performance in cases of adaptation difficulties. Seven children (both genders), whose ages were from four to six years old, formed the group. The data analysis was qualitative. The activity groups have promoted children interaction, and the group has contributed to strength children's ego that is in development process. Playing was a communication apparatus that has facilitated the establishment of a closer relationship among children, as it was a significant tool to express feelings, desires and fantasies.
  • A prática complexa do psicólogo clínico: cotidiano e cultura na atuação em circuito de rede institucional Artigos

    Vieira Filho, Nilson Gomes

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste artigo é elucidar aspectos teóricos básicos para uma compreensão da prática complexa do psicólogo clínico no contexto da reforma psiquiátrica, enfatizando a importância da cultura e do cotidiano. Essa prática implica uma interatividade colaborativa e continuada de caráter interdisciplinar e comunitário. Parte-se de um enfoque psicossocial que valoriza a dinâmica das redes sociais, a cooperação entre profissionais e desses com os usuários. Os aspectos discutidos são: experiência cultural; dinâmica entre oferta de serviço, demanda do usuário e dialógica relacional; sofrimento psíquico, cujo entendimento considera a visão de mundo e mitos culturais do usuário. Destacou-se que as regras informais e interpessoais tenderiam a influenciar o cotidiano do profissional, interferir nas decisões e nas mudanças institucionais. A dialógica relacional supõe uma ressignificação do sofrimento psíquico e da visão de mundo do usuário que passaria pela reinvenção dos mitos culturais excludentes referentes à loucura. Nas considerações finais, dá-se importância à desconstrução institucional como processo de inclusão social.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this article is to clarify basic theoretical constructs about lhe complexity of clinical psychologist practice in the context of psychiatric reform, with an emphasis on lhe influence of everyday life and culture in therapeutic interventions involving community networks. This practice implies interdisciplinary collaboration and continuous interactions with lhe community. The psychosocial approach adopted highlights lhe dynamic of social networks and the cooperation between professionals and patients. The aspects discussed in this article are: cultural experience; the interactions involving mental health services, the demand of patients, and the dialogue in therapeutic relations; psychological suffering, whose understanding takes into account lhe patients' world vision and cultural myths. It was emphasized here that informal and interpersonal rules tend to influence lhe professionals' daily practice, and interfere with institutional decisions and changes. The dialogical communication in therapeutic interaction supposes patients' psychic suffering and world vision, which would require reinvention of cultural myths of social exclusion regarding madness. As final considerations, importance is given to de-institutionalization mental institutions as a process of social inclusion.
  • Preconceito: relações com a ideologia e com a personalidade Artigos

    Crochík, José Leon

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é verificar se há relação entre a personalidade e a ideologia com o preconceito. A amostra é composta por 47 estudantes de Administração de Empresas e de 92 estudantes de Psicologia de uma universidade de São Paulo. Utilizaram-se a escala F, construída por Adorno, Frenkel-Brunswik, Levinson e Stanford em 1950, uma escala de posicionamento político e as escalas de ideologia da racionalidade tecnológica, de características narcisistas de personalidade e de manifestação de preconceitos - essas três últimas elaboradas pelo autor deste trabalho. Foram encontradas correlações significantes entre todas as variáveis, com destaque para as relações das escalas F e ideologia da racionalidade tecnológica com a escala de manifestação de preconceitos. Conclui-se que a ideologia e a personalidade são variáveis importantes na constituição do preconceito.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research is to verify if there is a correlation among prejudice, personality and ideology. The sample was composed by 47 first-year Business Administration students, and 92 Psychology ones, all of them from one university of São Paulo. The F scale, a politic position measure and three other scales (prejudice manifestations, narcissistic traits of personality, and rational technology ideology) were used. Significant correlation was observed among all variables, especially between F scale, rational technology ideology and prejudice manifestations. In this way, ideology and personality are relevant variables in the prejudice determination.
  • A criança e o desenvolvimento infantil na perspectiva de mães usuárias do Serviço Público de Saúde Artigos

    Rabuske, Michelli Moroni; Oliveira, Débora Silva de; Arpini, Dorian Mônica

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou as concepções das mães em relação a criança e em relação ao desenvolvimento infantil, objetivando identificar sua perspectiva acerca das implicações das relações pais-filhos nesse período do desenvolvimento e caracterizar as explicações atribuídas por elas aos comportamentos dos filhos. Participaram do estudo mães usuárias da rede pública de saúde, com as quais se realizaram entrevistas examinadas através de análise de conteúdo. Observou-se que as mães evidenciaram diferenças entre a infância de hoje e de "antigamente", sendo essa um período de aprendizagem e vulnerabilidade. Os comportamentos dos filhos foram avaliados como típicos e atípicos, a partir de parâmetros como idade, gênero e comparação com outras crianças. As mães atribuíram importância ao estabelecimento dos vínculos mãe-filhos e às necessidades físicas, emocionais e relacionais durante o desenvolvimento infantil. Constatou-se que a construção da imagem da infância e da criança esteve permeada tanto pelas vivências cotidianas, de cuidado, educação e convívio familiar, quanto pelo saber científico.

    Resumo em Inglês:

    The present study has investigated mothers' view about their own child and its development. This project purpose was to identify their perception about parents-children relationship influences to the development, and their children behaviors comprehension. Mothers who were a Public Health Service user have participated of this study. They have been interviewed and the analysis of content had composed the data of this study. According to this procedure it was possible to observe that, for these mothers there are many differences between the childhood from nowadays and their childhood, and in their opinion, this period is a learning and development period. The children behaviors were evaluated as typical and atypical considering parameters such as: age, gender, and comparison to other children. These mothers had emphasized the mother-children ties as a physical and emotional support to the infant development. They also consider the childhood and the child images a structure composed by the quotidian experiences, care, education and familiar interfaces, and also by scientific knowledge.
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