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Transinformação, Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2005
  • Abordagens em epistemologia: Bachelard, Morin e a epistemologia da complexidade Artigos Originais

    Francelin, Marivalde Moacir

    Resumo em Português:

    Apresenta uma revisão das distintas concepções de epistemologia, partindo da epistemologia enquanto palavra. Em seguida, aborda sua estrutura enquanto campo de investigação e disciplina do conhecimento, chegando ao seu desdobramento em epistemologias. Argumenta que a epistemologia da complexidade comporta, e é comportada, por essas epistemologias. Procura reconstituir um itinerário móvel e flexível da epistemologia até sua relação com a complexidade a partir de Gaston Bachelard e Edgar Morin.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a review of the distinct conceptions of epistemology, departing from the concept of epistemology as a word. It approaches the structure of epistemology, taken as both, a research field and the discipline of knowledge, and considers its developments into plural epistemologies. Furthermore, the author argues that the epistemology of complexity circumscribes, and is itself circumscribed, by such epistemologies. In short, the article aims to establish a mobile and flexible itinerary regarding epistemology, up to its relationship with the complexity, as posed by the works of Gaston Bachelard and Edgar Morin.
  • Informação e conhecimento na era digital Artigos Originais

    Barreto, Angela Maria

    Resumo em Português:

    Este trabalho propõe uma reflexão sobre a relação sujeito/informação/conhecimento a partir das mudanças que impuseram à sociedade uma nova configuração, alterando, inclusive, as formas de acesso às informações e de produção de conhecimentos. A discussão aponta para as mudanças atuais ocorridas em todas as esferas da cultura, porém salienta e articula a evolução dos processos comunicacionais e os mecanismos de reprodução do sistema capitalista. Alguns elementos, como o tempo, o espaço e a memória social serão enfatizados, pois além de estarem no cerne das mudanças sociais provocadas pelo aparecimento das tecnologias de informação e comunicação, também são essenciais para a produção de sentidos, requerida para o ato de conhecer. Ao final da discussão, observa-se que a integração das mentes nas redes computacionais ainda não existe num tempo suficiente para que seus efeitos sobre a cultura possam ser devidamente dimensionados. Reconhe-ce-se, contudo, que as redes podem ajudar em certas fases da produção do conhecimento, em especial na da coleta dos dados, pois sua velocidade agiliza esta etapa. Alerta-se, entretanto, para o fato de que a busca inicial requerida para a problematização do conhecimento, surge de perguntas e de significações dadas às respostas encontradas, as quais só ocorrem no sujeito.

    Resumo em Inglês:

    The text proposes a reflection about the relationship man-information-knowledge, since the changes which imposed a new societal configuration, altered even the forms of access to information and the production of knowledge. The discussion points out to current changes, occurring in all spheres of culture; however, it mostly focuses on the evolution of the communication processes and on the reproduction mechanisms of the capitalist system. Some components like the times, space and social memory will be emphasized, because, besides being at the core of the social changes caused by the emergence of the information and communication technologies, they are also essential to the production of meaning, required in the act of knowing. In conclusion, we argue that the integration of the different minds to the computer nets do not exist yet, in a period of time sufficient enough so that their effects over the culture may be adequately measured. Despite recognizing that the net is useful during certain phases of the knowledge production, mainly at the data acquisition/retrieval process, which may be significantly swifted through the use of the net, this article alerts to the fact that the initial quest, the search required for the construction of knowledge comes from the abilities to question and to assign meanings to the obtained answers, which are only achieved by the human individual.
  • Profissional da informação: um conceito em construção Artigos Originais

    Loureiro, Mônica de Fátima; Jannuzzi, Paulo de Martino

    Resumo em Português:

    Para discutir o conceito de Profissional da Informação estudou-se o histórico das profissões ligadas ao tratamento da informação, com ênfase dada ao bibliotecário. Abordou-se ainda a relação entre as áreas da Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia. Finalmente, compilaram-se alguns trabalhos cujo tema e objeto de estudo era o profissional da informação, visando verificar se há consenso quanto ao conceito de Profissional da Informação, na literatura de Ciência da Informação. Concluiu-se não existir consenso em relação a um conceito que defina quem é o Profissional da Informação. Evidenciou-se, portanto, que esse tema merece mais estudos, tanto para manter a integridade da categoria profissional, como para assegurar o reconhecimento da sua atuação profissional por parte da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    To discuss the concept of "Information Professional", a study was performed, focusing on the history of professions related to the processing of information, with emphasis on the librarian functions. The study's approach included an analysis of the relationships among such areas as Archivology, Librarianship, Information Science, Documentation and Museology. Finally, to verify whether the concept of Information Professional had, or not, a consensus in the literature about Information Science, a compilation was made, of selected works whose object of study was the Information Professional. The conclusion was that there is no consensus on such concept, and that this subject deserves more studies, as much to preserve the integrity of the professional category, as to assure the recognition of its function by the society.
  • Produção científica docente em tratamento temático da informação nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: uma análise preliminar Artigos Originais

    Danuello, Jane Coelho; Guimarães, José Augusto Chaves

    Resumo em Português:

    As discussões sobre ensino de Tratamento Temático da Informação ocorridas desde 1996 nos encontros anuais do grupo de escolas de Biblioteconomia do Mercosul motivaram, em uma primeira fase, a análise dos conteúdos básicos das disciplinas da área e da bibliografia utilizada nessas disciplinas, constatando-se haver grande diversidade de linhas teóricas entre os docentes da área. Desse modo, sentiu-se a necessidade de investigar a produção científica desses docentes, propiciando um cotejo preliminar ensino/pesquisa na área, no Mercosul, buscando: a) verificar a coerência temática existente entre a bibliografia utilizada na prática pedagógica e a produção científica desses docentes; b) analisar a contribuição do segmento docente para o cenário científico da área, como subsídio para o incentivo ao intercâmbio de produção científica gerada na área, na região; c) lançar bases para a identificação de colégios invisíveis na área; e d) contribuir com os estudos curriculares do Grupo de Trabalho em Organização e Tratamento da Informação do Mercosul. Para tanto, realizaram-se as revisões da literatura sobre o ensino de Tratamento Temático da Informação no Mercosul e sobre a produção científica dos docentes, seguida de coleta de dados por meio de questionários que foram enviados aos docentes das 28 instituições que compuseram o universo da fase anterior da pesquisa, obtendo-se um índice de respostas de 67,85%. A análise da produção dos docentes (restrita a livros, capítulos de livros, artigos de periódicos e publicações na íntegra em eventos) demonstrou que 91,57% das publicações na área estão a cargo de 12 docentes de apenas cinco universidades, revelando que o grupo mais produtivo compõe-se de 66,67% dos docentes e 31,25% das instituições. Quanto à forma, observa-se um equilíbrio entre publicações em eventos, artigos de periódicos e literatura monográfica (livros e capítulos de livros). Verificou-se, ainda, que apenas 22 itens (13,25%) da produção dos docentes na área de Tratamento Temático da Informação, encontram-se presentes na bibliografia utilizada nas disciplinas por eles ministradas, revelando uma contribuição ainda modesta para a construção das fontes de pesquisa para a área.

    Resumo em Inglês:

    The educational discussions on subject treatment of information that have been taking place since 1996 during the annual meetings of the Mercosul Library Schools, have encouraged the first round of analysis of the disciplines' contents and bibliographies. Such an investigation showed a wide variety of subject treatment of information theoretical influences among the distinct Library Schools. It leaded to the need of investigating the scientific production of the subject treatment of information professors in order: a) to verify the subject coherence between the bibliography used by docents in their pedagogical practices, and their own scientific production; b) to analyze their scientific contribution through their scientific production; c) to identify subject treatment of information invisible colleges at the Mercosul area; d) to contribute to the task force studies on information organization and retrieval of the Mercosul Library Schools Group. This literature revision on subject treatment of information education at Mercosul, as well as on scientific production, has supported the data collecting among professors from 28 Library Schools, which obtained a return of 68.85% of that universe. Results showed that only 12 professors, from 5 universities are responsible for 91.57% of the whole scientific production (whole books, book chapters, articles in journals and conference proceedings). It was also verified a relative balance among the number of proceedings, articles and monographic publications (books and chapters) whose medium life is around 6 years (considered a good level, by the area standards). When comparing the individual bibliographies used by the disciplines' professors with the bibliography of their own scientific production, it was verified that only 13.25% of the items in the latter were present in the disciplines' bibliographies. In conclusion, these results reveal that the subject treatment of information scientific production of Mercosul Library Schools has mainly been the output of a small group of scholars, mostly PhD professors from universities which offer both undergraduate and graduate (masters´ and doctorate´ s degrees) programs. Furthermore, they reveal that the presence of such production as research source in the individual bibliographies of the area disciplines is still modest. Such results demonstrate the urgent need to promote scientific exchange and partnership programs among subject treatment of information professors at the Mercosul area, in order to encourage them to form invisible colleges, as well as to make their scientific production more visible to the Educational environment.
  • Produção científica dos docentes da Universidade Federal da Bahia da área de Filosofia e Ciências Humanas no período de 1995-1999 Artigos Originais

    Machado, Raymundo das Neves; Meirelles, Rodrigo França

    Resumo em Português:

    Estudo realizado na Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de conhecer e identificar os principaís produtores de conhecimentos na área de Filosofia e Ciências Humanas daquela entidade, bem como os veículos utilizados para a transferência do conhecimento gerado. Para a coleta dos dados foi utilizado o Catálogo de Produção Científica, Literária e Artística, 1994-1996, complementado pelo Sistema Produção Docente. O período estudado foi de cinco anos (1995-1999). Os resultados apontam que, do universo de 372 docentes, 63,17% foram responsáveis por um total de 2083 publicações, entre livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, comunicações em eventos e outros. O meio de maior divulgação da produção científica foi o artigo de periódico com 33,41%; seguido das comunicações em eventos, com 18,24%; livros, 4,85%; e capítulos de livro, com 13,59%. O português foi o idioma de maior incidência com 96,54% da produção científica.

    Resumo em Inglês:

    Analysis carried out at the Federal University of Bahia, with the objective of identifying the main knowledge producers in the field of Philosophy and Humanities at that institution, as well as the media used to publicize the generated knowledge. Data was collected from the Catalogue of Scientific, Literary and Artistic Production, 1994-1996 and complemented with the System on Academic Body Production. The study covered a five-year period, from 1995 to 1999. The results indicate that out of the universe of 372 professors, 63.17% were responsible for a total of 2083 publications, amongst books, book chapters, articles in periodicals, conference papers, and others. The most frequently used means of disclosure of the scientific production was the article in periodicals, representing 33.41% of the publications, and followed by the presentation of papers in events (18.24%); next, came books (4.85%) and book chapters (13.59%), Portuguese was the most frequently used language, representing 96.54% of the scientific production.
  • Pesquisa em inteligência competitiva organizacional: utilizando a análise de conteúdo para a coleta e análise de dados - Parte I Artigos Originais

    Valentim, Marta Lígia Pomim; Alcará, Adriana Rosecler; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Carvalho, Elizabeth Leão de; Garcia, Heliéte Dominguez; Dalmas, José Carlos; Molina, Letícia Gorri; Lenzi, Lívia Aparecida Ferreira; Catarino, Maria Elisabete; Tomaél, Maria Inês

    Resumo em Português:

    Para a realização da pesquisa de campo em inteligência competitiva organizacional, optou-se pela análise de conteúdo para a coleta e análise de dados. Duas técnicas de análise de conteúdo foram utilizadas: a análise léxica e a análise categorial (temas). Nesta pesquisa, a análise léxica, cujo enfoque é quantitativo, tem como objetivo levantar e quantificar termos tais como: substantivos, adjetivos, verbos, etc., relacionados ao processo de inteligência competitiva organizacional, encontrados no instrumento de coleta de dados; por outro lado, a análise categorial, cujo enfoque é qualitativo, tem como objetivo investigar temas relacionados à inteligência competitiva organizacional, encontrados nos discursos dos sujeitos pesquisados.

    Resumo em Inglês:

    To accomplish the proposed research in the field of organizational competitive intelligence, the authors opted for content analysis in order to process the data collection and analysis. Two techniques of content analysis were used: the lexical analysis and the categories' analysis (themes). In this research, the lexical analysis, whose focus is quantitative, aims at selecting and quantifying the terms related to the organizational competitive intelligence process, such as nouns, adjectives, verbs, etc., found in the instrument used for data collection. On the other hand, the categories' analysis has a qualitative focus, whose objective is to investigate themes related to the organizational competitive intelligence, found in the researched people's speeches.
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