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Transinformação, Volume: 20, Número: 1, Publicado: 2008
  • Fundamentos da organização da informação frente à produção de documentos Artigos

    Ortega, Cristina Dotta

    Resumo em Português:

    Explora a noção de organização da informação documentária na perspectiva da produção de documentos. Compreende a produção de documentos como processo de elaboração de registros de informação que dão acesso às unidades de conhecimento, e não como produção desse conhecimento. Parte do pressuposto de que a noção de produção de documentos torna-se mais evidente na produção do documento eletrônico, quando ocorre uma aproximação entre as etapas de edição do texto do autor e as de representação, visando à sua recuperação em sistemas de informação. Traça e discute histórica e conceitualmente a produção de documentos, explorando o documento por meio dos seus componentes, de suas etapas de produção, e como produto dos processos documentários. Conclui pela noção de produção de documentos (no sentido documentário) como aquela realizada em um sistema de informação documentária, por meio da transformação do texto do autor em documento, o que implica a elaboração de formas de apresentação e formas de representação e acesso a esses documentos. Por fim, aponta a necessidade de ampliação e fundamentação da noção de organização da informação documentária, pela agregação da noção de produção de documentos.

    Resumo em Inglês:

    It explores the notion of information organization from the perspective of the production of documents. It comprehends the production of documents as a process of elaboration of the records of information, which will give access to the units of knowledge, and not as the production of this knowledge. It works with the idea that the notion of production of documents becomes more evident in the production of the electronic document, where there is an approach between the stages of the text edition of the author and the representation in information retrieval systems. It draws and discusses historically and conceptually the production of documents, exploring the document through its components, its stages of production and as a product of the documentary processes. It concludes that the notion of the production of documents (in the documentary sense) is that one done in a documentary information system through the transformation of the author’s text in a document, which implies the elaboration of ways of presentation, representation and access to these documents. Finally, it indicates the necessity for enlargement and definition of the fundamentals of the notion of information organization by adding the notion of the production of documents.
  • Proposta de modelo trifásico para a evolução da comunicação científica: dos primeiros periódicos impressos ao sistema de comunicação eletrônica atual Articles

    Bertin, Patrícia

    Resumo em Português:

    A comunicação científica tem experimentado transformações profundas, desde a emergência da Internet. Como fomento à questão da evolução na comunicação científica, este artigo apresenta uma perspectiva histórica dos avanços na comunicação científica ao longo dos últimos vinte anos, por meio de um modelo de três fases para a evolução do jornal eletrônico e serviços de preprints, e fornece elementos que descrevem o panorama atual para a comunicação científica no Brasil. O modelo trifásico apresentado neste trabalho é uma adaptação daquele proposto por Tenopir et al. (2003) para descrever os padrões de uso de jornais pelos cientistas desde 1990. A fase evolucionária inicial seguiu a emergência dos primeiros jornais digitais e a criação de repositórios na Web para publicação de versões preliminares de trabalhos científicos por iniciativa do autor; àquele tempo, acadêmicos tradicionais reprovavam iniciativas de publicação eletrônica. De 1996 em diante, na fase de consolidação, os jornais eletrônicos comumente consistiam em cópias idênticas de suas versões impressas; a aceitação do formato eletrônico começou a aumentar, e os serviços de preprints disseminaram- se em várias disciplinas. A fase evolucionária avançada iniciou-se com a discussão mundial sobre o acesso livre à informação científica. A comparação do jornal eletrônico corrente com aquele imaginado pelos entusiastas nos primeiros anos da década de 1990 mostra alguns aspectos que podem, ainda, ser melhorados na comunicação formal e informal, visando a efetiva disseminação da informação científica.

    Resumo em Inglês:

    Scientific communication has undergone deep transformations, since the emergence of Internet. Aiming to provide further thought on the evolution of scientific communication, this paper features a historical overview of the scientific communication advances over the last twenty years through a three-phase model for the evolution of the electronic journal and the preprints services, and presents Brazilian contemporary panorama for scientific communication. The three-phase model presented in this work is an adaptation of that one proposed by Tenopir et al. (2003) to describe the patterns of journal use by scientists since 1990. The early evolutionary phase followed the emergence of the first digital journals and the creation of repositories in the Web for publishing preliminary versions of scientific literature on the author’s initiative; by that time, most academics reproved electronic publishing initiatives. From 1996 and forward, in the consolidation phase, electronic journals were commonly identical to their print counterparts; the acceptance of the electronic format began to increase, and preprint services got underway in several disciplines. The advanced evolutionary phase started with the world discussion on open access to scientific information. The comparison of the current electronic journal with that viewed by enthusiasts in the first years of the 1990s shows that some aspects still remain to be improved in electronic formal and informal communication, towards effective dissemination of scientific information.
  • Qualidade da informação: conceitos e aplicações Artigos

    Calazans, Angélica Toffano Seidel

    Resumo em Português:

    A qualidade da informação é um dos alicerces para a sobrevivência e maior competitividade das organizações. Assim sendo, nos últimos anos, têm-se expandido os estudos e pesquisas sobre esse assunto. Como avaliar, medir e aprimorar a qualidade da informação, possibilitando às organizações utilizá-la e disponibilizá-la, com maior eficiência e eficácia, tem sido o tema de pesquisa de vários autores, com as mais diferentes abordagens e propostas, tais como: empíricas, intuitivas, analógicas, ontológicas. Neste trabalho, analisam-se os conceitos de informação, qualidade, qualidade da informação e, especificamente, a evolução dos estudos sobre o tema qualidade da informação e sua eventual aplicação na indústria, objetivando demonstrar que, apesar da subjetividade do assunto, já foram realizadas avaliações sobre esse tema no contexto organizacional. Apesar das críticas existentes às propostas citadas, pretende-se destacar a importância e a necessidade da avaliação da qualidade da informação na organização, visando proporcionar a melhoria contínua e o aprendizado organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Information quality is one of the basis for the survival of organizations and of more competitiveness among them. Therefore, in the last years, researches and studies about the topic have been expanding. The way how to evaluate measurement and improve the information quality, allowing organizations to use and show it with more efficiency and efficacy, has been a topic of research of many authors, who have been proposing empiricist, intuitive, analogical and ontological approaches. The information quality and the information quality processes are analyzed in this work, and especially the evolution of the studies about information quality and its eventual applicability in the market, with the purpose of demonstrating, although its subjectivity, if evaluations about this topic in the organizational context have already been done. Despite the existing critics about the presented approaches, this work intends to emphasize the importance and the need of the evaluation of information quality in the organization, aiming to provide the continuous improvement and the organizational learning.
  • A abordagem do conceito como uma estrutura semiótica Artigos

    Netto, Carlos Xavier de Azevedo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho parte da consideração de que qualquer prática informacional possui uma estruturação que viabiliza a transferência da informação e a sua efetivação enquanto conhecimento. E essa efetivação realiza-se a partir da estruturação e uso de conceitos. Considerando-se que essa estruturação se dá no nível discursivo de cada comunidade informacional, utiliza-se a noção de discurso fundada em Foucault (1996). Para discutir a troca de informação, utilizou-se dos aportes teóricos de Dalhberg (1978a,1978b); para a teoria do conceito, de Cassirer (1977); Foucault (1992) e Gardin (1992), na discussão da representação. Assim, a conceituação e compartilhamento das representações sociais fazem com que seja necessário o entendimento do papel dos conceitos dentro da formação simbólica e discursiva, em um processo de transferência da informação em uma determinada comunidade. Para tanto, discute-se a formação e prática do discurso, sob o ponto de vista da teoria semiótica de Peirce (1977) e se propõe a análise da entidade conceito como estrutura semiótica.

    Resumo em Inglês:

    The present work uses the premise that all informational practice has a structure that makes possible the transference of the information and its effectiveness as knowledge. And such effectiveness is given from the structure and the use of concepts. Considering that the structure is given in a discursive level of each informational community, it is used the notion of speech established by Foucault (1996). To discuss the information exchange, it was used the theoretical subsidy of Dalhberg (1978a, 1978b), on the concept theory, Cassirer (1977), Foucault (1992) and Gardin (1992) in the representation discussion. Thus, the conceptualization and sharing of the social representations, make it necessary the understanding of the role of the concepts within the symbolic and discursive constitution, in a transference process of the information in a specific community. In such a way, it is discussed the constitution and practice of the speech, under the semiotics point of view of Pierce (1977) and an analysis of the entity concept is proposed as a semiotic structure.
  • As contribuições da educação aos processos formativos na ciência da informação Artigos

    Aquino, Mirian de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O texto propõe uma reflexão acerca dos processos formativos nos cursos de graduação. Encaminha-se na direção do novo contexto da informação, conhecimento e aprendizado, buscando a relação com a formação de competências para dar conta das demandas da sociedade contemporânea. Faz uma abordagem das concepções pedagógicas para fins de uma análise crítica e reflexiva da atuação dos formadores e educadores em um contexto de novas formas de aprendizagem. Aborda os processos formativos de competências na Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    The text considers a reflection concerning the formative processes in graduation courses. It takes a path in the direction of the new context of information, knowledge and learning, searching the relation with the formation of abilities to give account of the demands of the contemporary society. It includes an approach on the pedagogical conceptions in order to reach a critical and reflexive analysis of the performance of the formers and educators in a context of new forms of learning. It approaches the formative processes of abilities in Information Science.
  • Competência informacional e medicina baseada em evidências Artigos

    Evanfelista, Rosana; Oliveir, Vanda de Fátima Fulgêncio de; Pereira, Sandra Lúcia; Petinari, Valdinéa Sonia

    Resumo em Português:

    As pesquisas acadêmicas e aquelas envolvendo a tomada de decisões clínicas apresentam-se de forma justaposta na prática dos pesquisadores da área da saúde, necessitando aperfeiçoamento e especialização de novas habilidades essenciais aos profissionais da informação. Partindo dessa premissa, resolvemos investigar, na literatura da área, publicações que tratassem ao mesmo tempo das temáticas: Medicina Baseada em Evidências e Information Literacy/Competência Informacional. O objetivo deste trabalho foi não apenas conceituar Medicina Baseada em Evidências e Information Literacy/Competência em Informação por meio de revisão de literatura, como também assinalar a confluência dessas temáticas na prática dos pesquisadores da área da saúde. Como resultado desta análise, verificou-se que o profissional da informação necessita conhecer seus usuários, o modo como a informação se organiza e como ela se apresenta, para obter melhores resultados de busca, reduzir incertezas e, ao mesmo tempo, proporcionar aos pesquisadores da área da saúde maior suporte para tomada de decisão. Concluiu-se que uma demanda por informação exige, diretamente, que o profissional da informação aplique sua competência para atendê-la, recorrendo a sua capacitação e conhecimento dos meios para chegar à informação adequada, utilizando as ferramentas corretas, respondendo à demanda sem deixar dúvidas de confiabilidade. Esse profissional, como mediador, muito contribui para a prática da Medicina Baseada em Evidências e para a divulgação de serviços e acessos, educação e promoção da competência em informação dos pesquisadores.

    Resumo em Inglês:

    The academic research and those involving the clinical decisions making are presented on juxtaposed form in health-care providers’ practice, demand improvements and specialization of new necessary abilities to the professionals of information. Starting from this premise, we decide to investigate in the literature the publications in the areas that dealt, at the same time, with the thematic ones: Evidence-Based Medicine and Information Literacy. The objective of this work was to concept Evidence-Based Medicine and Information Literacy through literature revision and to designate the confluence of these thematic ones in health care providers’ practice. As a result of this analysis, it was verified that the professional of information needs to know the users, how the information is organized and how it presents itself, to get better search results, to reduce uncertainties and at the same time to provide to these researchers a bigger support for decision making. It was concluded that a demand for information needs directly that the professional of information applies the ability to take care appealing it to both qualification and knowledge to get to the suitable information, using the correct tools, answering the demand without leaving trustworthiness doubts. This professional, as a mediator, contributes very much for the practice of the Evidence-Based Medicine and the spreading of services and accesses to it as well as education and promotion.
  • Potencial de atuação do bibliotecário em atividades de inteligência organizacional: estudo de caso na Universidade Federal Fluminense Artigos

    Perieira, Adriana Gomes; Cianconi, Regina de Barros

    Resumo em Português:

    Visando comprovar que o bibliotecário está apto a atuar em atividades de inteligência organizacional, foram identificadas as competências e habilidades essenciais para atuar em Sistemas de Inteligência Organizacional e as competências e habilidades do bibliotecário, com o intuito de identificar se o bibliotecário está potencialmente capacitado para atuar nesse mercado. Foi pesquisada literatura sobre os temas envolvidos, analisado um programa de curso e aplicado questionário aos professores do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense, de modo a identificar que competências e habilidades procuram formar em seus alunos. De acordo com as respostas, cerca de 70% das disciplinas de Biblioteconomia atendem às competências e habilidades demandadas pelos sistemas de inteligência organizacional. Verificou-se que o bibliotecário formado pela UFF está apto a atuar em algumas das atividades relacionadas à inteligência organizacional. Foi sugerido, porém, que o bibliotecário, por meio de cursos de pós-graduação em Inteligência Organizacional, amplie sua formação profissional, fazendo desse mercado especializado uma nova área de atuação.

    Resumo em Inglês:

    In order to proof that the librarian is able to act in organizational intelligence activities, there were identified the essentials competences and skills a professional needs to act on Organizational Intelligence and the competences and skills of the librarian, in order to identify if a librarian is potentially capable to act on organizational intelligence activities. It has been done a bibliographic review related to this subject, a Librarian program course of the Universidade Federal Fluminense-UFF was analyzed and also a questionnaire was applied to the professors of the course, in order to identify which skills and competences they intend to improve in their students. According to answers, around 70% of the Library course disciplines match to skills and competences needed on organizational intelligence. So, a librarian, graduated from UFF, is able to work at some of the organizational intelligence activities. However, it was suggested that the librarian, through post-graduation courses of Organizational Intelligence, extends his professional background, in order that this specialized market becomes a new area of actuation.
  • Monitoração ambiental no setor de biotecnologia: comportamento de busca e uso de informação em empresas de micro e pequeno portes de Minas Gerais Artigos

    Nadaes, Adriana Duarte; Borges, Mônica Erichsen Nassif

    Resumo em Português:

    Este artigo relata os resultados de uma pesquisa de Mestrado da Escola de Ciência da Informação da UFMG que teve como objetivo investigar o comportamento de busca e uso de informação sobre o ambiente organizacional externo, por parte dos gestores das empresas de micro e pequeno portes do segmento de biotecnologia de Belo Horizonte/Minas Gerais. Com esta pesquisa procurou-se responder às seguintes questões: se é fato que as organizações devem interagir com o ambiente externo para desenvolver e manter sua competitividade, qual é a importância do processo de busca e uso de informações externas? Sob que condições o uso das informações coletadas torna-se um redutor de incertezas para as organizações de micro e pequeno portes? Esta pesquisa foi desenvolvida utilizando-se da análise qualitativa, obtida com a realização de entrevistas com gestores de empresas de biotecnologia mais especificamente ligadas ao segmento de saúde humana da área de diagnóstico, na região de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados levam-nos a concluir que ambientes, cenários e pessoas diferentes têm necessidades, comportamentos, análises e usos de informações diferenciados. Não existe um padrão único de comportamento de busca e uso de informações externas, e a redução das incertezas independe da quantidade de informação coletada e ou mesmo processos estruturados. A redução da incerteza se concentra nos indivíduos e na sua capacidade pessoal de adicionar valor à “informação”, informação esta que poderá ser utilizada para responder a uma pergunta, resolver um problema, tomar uma decisão, negociar uma posição ou compreender uma situação.

    Resumo em Inglês:

    This article tells the results of a research of Mestrado of the School of Science of the Information of the UFMG that had as objective to investigate how the managers of small and medium-size biotechnology companies, in Belo Horizonte/Minas Gerais, search and use the information concerning the companies external environment. It answers the following research questions: assuming that organizations must interact with the external environment to develop and keep its competitiveness, what is the real importance of the process of search and use of external information? Under which conditions the use of the information gathered can reduce uncertainties for small and medium-size companies? This research uses qualitative analysis based on personal interviews with some managers of biotechnology companies, especifically those companies working in the field of human health diagnosis, located in the Belo Horizonte region. The results show that different environments, scenarios and people have different needs, behaviors and different analysis and uses of information. There is no standard behaviour on the search and use of external information. The reduction of uncertainties is neither dependent on the quantity of information gathered nor on the structured processes. The reduction of uncertainty is centered on the individuals and on their personal capacity to add value to the piece of information. This piece of information can be used to answer a question, to solve a problem, to make a decision, to negotiate a position or to comprehend a situation
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