Acessibilidade / Reportar erro
Production, Volume: 10, Número: 1, Publicado: 2000
  • Segurança no trabalho em um canteiro de obras: percepções dos operários e da gerência

    Saurin, Tarcisio Abreu; Ribeiro, José Luis Duarte

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo avaliar como a segurança no trabalho é percebida pelos principais intervenientes na sua gestão em um canteiro de obras (engenheiro, mestre-de-obra, técnico em segurança e operários). A coleta e o tratamento dos dados basearam-se em técnicas qualitativas, tendo sido realizadas nove entrevistas. Através da descrição e análise dos relatos foi caracterizada a percepção dos entrevistados em relação a nove tópicos: causas de acidentes, sugestões para melhorar a segurança, satisfação no cargo, treinamento, principais riscos, carga de trabalho, principal prioridade, frequência de ocorrência de acidentes leves e quase-acidentes e nível de conscientização quanto à segurança. As percepções indicaram diversas necessidades de melhoria gerencial, as quais influenciam de modo direto ou indireto a segurança no trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to make an evaluation of how safety is perceived by people who should deal with it in a construction site. A qualitative approach was used to collect and analyze the data. Nine interviews were performed, including an engineer, a foreman, a consultant and six workers. Based on the description and the analysis of the interviews it was possible to understand their perception about nine issues: reasons for accidents, suggestions to improve safety, job satisfaction, training, main risks at work, main priority, work load, frequency of small accidents and near-misses, and level of safety awareness. Their perceptions uncover the need of managerial improvements, which may directly or indirectly contribute to improve the safety in the work site.
  • Pequenas e médias empresas no contexto da gestão da qualidade total

    Silva, José Carlos Teixeira da; Ferreira, Dorival

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa a gestão da qualidade em organizações, envolvendo pequenas e médias empresas do setor de manufaturados, utilizando um modelo conceitual que envolve aspectos estratégicos e operacionais da gestão da qualidade. Através de referências bibliográficas e pesquisa de campo encaminha uma análise da gestão da qualidade nessas organizações, concluindo que existem dificuldades nesse campo. Existe indicação da necessidade de desenvolvimento de procedimentos e metodologias especificas para essa categoria de organização.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the quality management in organizations with respect the strategic and operational aspects, and analyses the stage of traditional small and medium enterprises-SMEs of the manufacture sector, with support of bibliographical references and exploratory research. It was detected some aspects concerning the quality management for those companies: absence of global strategic planning and no practices in conventional tools of quality at factory level Because any regional and cultural characteristics, those firms still get to survive, at short term. However, we denote the necessary introduction of specifics methodologies in quality management for those enterprises.
  • A qualificação/requalificação do engenheiro do setor metal-mecânico

    Laudares, João Bosco

    Resumo em Português:

    Os novos processos de trabalho bem como o progresso técnico estão a requerer um engenheiro com qualificação de novo tipo. A formação escolar e a capacitação profissional não mais se restringem aos cursos formais acadêmicos, mas exigem uma educação continuada a partir da prática do trabalho e a volta à Escola.

    Resumo em Inglês:

    The new working process and the technological improvements demand an engineer with new qualifications. The academic background and the professional capability are not restricted to the conventional academic course, but they require a permanent education integrated to working practice.
  • A aplicação do QFD no desenvolvimento de software: um estudo de caso

    Sonda, Fernando Antônio; Ribeiro, José Luis Duarte; Echeveste, Márcia Elisa

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do QFD como ferramenta de suporte para o planejamento e desenvolvimento de um software de custos, visando um melhor atendimento das características demandadas pelo cliente, bem como a determinação de indicadores para controlar o processo de desenvolvimento do produto. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de mercado realizada com usuários de softwares de custos e demais pessoas envolvidas com o gerenciamento de custos. Com a aplicação do QFD, observou-se que a definição antecipada das características principais do sistema é fundamental para o desenvolvimento de um software. O QFD vem se somar as demais ferramentas de análise de sistemas proporcionando, simultaneamente, um desenvolvimento mais rápido e mais qualificado.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an application of QFD for planning and development of a cost software. The QFD was chosen aiming a better assessment of the user desires as well as the indication of the parameters for process control. The work was initiated from a market survey conducted on users of cost software and other people involved in cost management. The use of the QFD shows that the early definition of the key characteristics of the system is essential in software development. The QFD complements the use of other system analysis techniques and contributes for a faster and more qualified software development.
  • Otimizando o uso de sistemas de telecooperação: uma abordagem dos aspectos humanos

    Mundim, Ana Paula Freitas; Ortega, Luciane Meneguin; Vila, Eduardo

    Resumo em Português:

    Devido a competição internacional, as empresas de manufatura estão investigando novos processos de integração visando manter suas posições competitivas. A implementação de sistemas de telecooperaçao representa uma abordagem direcionada pela combinação de modernas tecnologias de informação e pela integração de processos cooperativos. Entretanto, para se alcançar os benefícios que o uso dos sistemas de telecooperação podem proporcionar, as empresas necessitam organizar suas equipes de trabalho, segundo alguns critérios. O objetivo deste artigo é descrever não só a funcionalidade destes sistemas no contexto da manufatura, mas também apresentar os principais critérios para a formação de eficientes equipes de trabalho a distância. O artigo ainda apresenta dois casos práticos ilustrando a importância destes critérios.

    Resumo em Inglês:

    In view of increased international competition, manufacturing enterprises are investigating new integrating processes to maintain their competitive position. The set-up of telecooperation systems represents an approach towards a combination of modern communication and information technologies and integration of co-operative processes. However, to make profit of the benefits that the use of the telecooperation systems can proportionate, enterprises need to organise their workgroups, according to some criteria. The aim of this paper is not only to describe the functionality of these systems and their role in the manufacture context, but also to present the main criteria to form efficient distributed workgroups. The paper abo presents two practical cases illustrating the importance of the criteria described.
Associação Brasileira de Engenharia de Produção Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128 - 2º andar - Room 231, 05508-900 São Paulo - SP - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: production@editoracubo.com.br