Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 6, Número: 4, Publicado: 1998
  • Editorial

    Zago, Márcia Maria Fontão
  • Modificações no atendimento de enfermagem hospitalar decorrentes do Sistema Único de Saúde (SUS) Artigos Originais

    Melo, Marcia Regina Antonietto da Costa; Fávero, Neide; Évora, Yolanda Dora Martinez; Nakao, Janete Rodrigues da Silva

    Resumo em Português:

    Considerando modificações ocorridas no Sistema de Saúde, este estudo analisou a visão de 31 enfermeiros de instituição hospitalar do interior paulista, inserida ao SUS frente às mudanças ocorridas em suas ações, em 1995. Para análise destes depoimentos, obtidos através de entrevistas, utilizamos proposta de BARDIN (1977). Alguns enfermeiros perceberam suas ações diferentes e outros não mas, quando estas são analisadas em seu conjunto, percebe-se que estão voltadas para a complementariedade do ato médico. A inadequação do gerenciamento da assistência realizada pelo enfermeiro, tem contribuído para a não integralidade desta. Sugere-se o aprimoramento gerencial a fim de redirecionar as ações de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Considerando cámbios ocurridos en el Sistema de Salud, este estudio analizó la visión de 31 enfermeros de una institución hospitalaria del interior de la provincia de São Paulo insertada en el Sistema Único de Salud (SUS), teniendo encuenta los cámbios ocurridos en sus acciones en 1995. Para el análisis de estas declaraciones, obtenidas a través de entrevistas, utilizamos la propuesta de BARDIN (1977). Algunos enfermeros percibieron sus acciones diferentes y otros no, pero cuando estas acciones son analizadas en su conjunto, verificamos que están dirigidas para complementar el acto médico. La gestión inadecuada de la asistencia realizada por el enfermero está contribuyendo para la no integralidad del cuidado. Los autores sugierem el perfeccionamiento gerencial a fin de redireccionar las acciones de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Considering changes in the Health System, this survey analyses the view of 31 nurses from a hospital institution linked to the Brazilian Unified Health System (SUS) in order to learn how they face the changes and their actions in 1995. To better understand the content of the interviews, authors use a thematic analysis proposed by BARDIN (1977). This analysis shows that some nurses recognize a different action after the SUS inclusion and others do not. However, when their actions are analysed as a whole, they are mainly directed to be a physician complementary action. The inadequate management by the nurse has contributed for a not entire nursing care. Authors suggest the management improvement of nurses in order to redirect nursing actions.
  • Sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária: reflexões para a prática da enfermagem Artigos Originais

    Coimbra, Jorséli Angela Henriques; Valsechi, Elizabeth Amancio S.de S.; Carvalho, Maria Dalva de Barros; Pelloso, Sandra Marisa

    Resumo em Português:

    O enfermeiro, como parte integrante da equipe de saúde, está obrigado a conhecer a responsabilidade que tem na administração de medicamentos como algo importante dentro do conjunto de atividades que realiza. A implantação do sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária se reflete diretamente nas atividades dos enfermeiros. Portanto, o objetivo deste trabalho é levantar pontos para reflexão com relação a esse sistema e suas repercussões na prática da enfermagem. Questiona-se a forma como o enfermeiro e sua equipe estão inseridos neste contexto de mudanças, no sentido de que realmente assegure o benefício para o paciente, acompanhando e avaliando todo o processo, já que esta mudança afeta diretamente uma parte de sua atividade.

    Resumo em Espanhol:

    El enfermero, como parte integrante del equipo de salud, está obligado a conocer la responsabilidad que tiene en la administración de medicamentos como algo importante dentro del conjunto de actividades que realiza. La implantación del sistema de distribución de medicamentos por dosis unitaria se refleja directamente en las actividades de los enfermeros con relación a ese sistema y sus repercuciones en la práctica de la enfermería. Se cuestiona la forma de cómo lo enfermero y su equipo están insertados en este contexto de cámbios, en el sentido de que realmente asegure el beneficio para el paciente, acompañando y evaluando todo el proceso, ya que este cámbio afecta directamente una parte de su actividad.

    Resumo em Inglês:

    The nurse, as a member of the staff, is supposed to take responsibility on the administration of medicines as one of the important duties among all the activities he/she has to perform. The implementation of the distribution system of only-dose medicine is directly bound to nurses' activities. Therefore, this study has as its main purpose to detect nurses' reflections about the system and their impact on nursing practice. The authors questioned the way the nurse and his/her staff are inserted in this context of changes, in a way of really assuring benefits for the patients, following and evaluating the whole process, considering that such change affects directly part of these activities.
  • Influência de fatores anátomo-fisiológicos na medida indireta da pressão arterial: identificação do conhecimento dos enfermeiros Artigos Originais

    Araujo, Thelma Leite de; Arcuri, Edna Apparecida Moura

    Resumo em Português:

    O estudo foi realizado com enfermeiros de hospitais de cardiologia e teve como objetivo caracterizar o conhecimento sobre os aspectos conceituais e fatores anátomo-fisiológicos que influenciam a medida indireta da pressão arterial.

    Resumo em Espanhol:

    El estudo fué realizado con enfermeros de hospitales de cardiología y el objetivo fue caracterizar el conocimiento respecto a los rasgos conceptuales y anatomo-fisiológicos que influyen en la mensuración de la presión arterial.

    Resumo em Inglês:

    The study was developed by clinical nurses specialized in cardiology and had the purpose to characterize the kwowledge about the conceptual aspects and the anatomical and physiological factors that interfere in the marks of blood pressure.
  • Paciente com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico: atividade educativa do enfermeiro Artigos Originais

    Cesarino, Claudia Bernardi; Casagrande, Lisete Diniz Ribas

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi contribuir para o conhecimento da atividade educativa do enfermeiro com paciente renal crônico em tratamento hemodialítico, proporcionando uma melhoria da sua qualidade de vida, através da educação conscientizadora. Os sujeitos desse estudo eram oito pacientes renais crônicos, sendo quatro do sexo feminino e quatro do sexo masculino, com idade variando entre 17 a 63 anos de idade. A trajetória metodológica foi a da pesquisa-ação, e a coleta de dados sobre situações significativas foi realizada através da observação participante. A interpretação dos dados relacionou-se com o referencial proposto por PAULO FREIRE, isto é, a análise dos temas geradores. Os dados foram selecionados e codificados em seis temas geradores: Insuficiência Renal Crônica (IRC), Causas da IRC, Tratamento Hemodialítico, Limitações e Possibilidades do Renal Crônico em Tratamento Hemodialítico, Transplante Renal e Apoio Familiar. Os Círculos de Discussão desenvolveram-se segundo o Método Pedagógico de PAULO FREIRE. Após essa fase, foram constatadas mudanças satisfatórias na qualidade de vida dos pacientes renais crônicos participantes do processo ensino-aprendizagem. Isso permite concluir que houve desenvolvimento da consciência ingênua para a crítica em relação à sua situação, pois ocorreram transformações na sua realidade.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue contribuir para el conocimento de la actividad educativa del enfermero con el paciente renal crónico en tratamiento hemodialítico, proporcionando mejoría de su calidad de vida, a través de la educación cocientizadora. Los individuos de ese estudio fueron ocho pacientes renales crónicos, cuatro del sexo femenino y cuatro del sexo masculino con edad entre 17 y 63 años. La trayectoria metodológica consistió en obtener datos sobre situaciones significativas usando la observación participante. La interpretación de los datos se relacionó con el sistema propuesto por PAULO FREIRE, o sea, el análisis de los temas generadores. Los datos fueron seleccionados y codificados en seis temas generadores: Insuficiencia renal crónica (IRC). Causas de la IRC, Tratamiento Hemodialítico, Limitaciones y posibilidades del renal Crónico en tratamiento Hemodialítico, Transplante Renal y apoyo familiar. Los Círculos de Discusión se desarrollaron según el Método Pedagógico de Paulo Freire. Después de esa fase, se verificaron cámbios satisfactorios en la calidad de vida de los pacientes renales crónicos participantes del proceso enseñanza-aprendizaje. Eso permitió concluir que hubo una evolución de la conciencia ingénua para la conciencia crítica en relación con su situación, pues ocurrieron transformaciones en su realidad.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to contribute to the knowledge of the nurse's educative activity with chronic renal patients undergoing an hemodialytic treatment, providing an improvement in the patient's quality of life and using a model called "awareness education". The subjects of this study were eight chronic renal patients - four female patients and four male patients whose age varied from 17 to 63 years old. The methodological approach was the research-action and data collection about significant situations was carried out through participant observation. Data interpretation was related to the referential proposed by PAULO FREIRE, i.e. the analysis of the generating themes. Data were selected and encoded in six generating topics: Chronic Renal Failure (IRC), Causes of IRC, Hemodialytic Treatment, Chronic Renal Patient's Limitations and Possibilities when undergoing an Hemodialytic Treatment, Renal Transplantation and Family Support. The Discussion Groups were developed according to the Pedagogical Method by PAULO FREIRE. After that stage, satisfactory changes in the chronic renal patients' quality of life who participated in the teaching-learning process have been observed. This has enabled us to conclude that there has been a development of the naïve consciousness for the criticism about their situation, owing to some changes in their reality.
  • Estimação em categorias dos descritores da dor pós-operatória Artigos Originais

    Pereira, Lilian Varanda; Sousa, Fátima Aparecida Emm Faleiros

    Resumo em Português:

    Neste estudo investigamos a linguagem utilizada por enfermeiros na caracterização da dor pós-operatória. Foi elaborado um instrumento contendo, inicialmente, 308 descritores de dor. Este foi analisado quanto à validade aparente e de conteúdo. Após essa análise, com 119 descritores, aplicamos o instrumento para 116 enfermeiros. Foi utilizado o método de estimação em categorias, com escores variando de 1 a 7. Foram calculados a média aritmética e o desvio-padrão dos escores obtidos. Os descritores de maior atribuição, em ordem decrescente, foram: intensa, forte, aguda insuportável e contínua e os de menor atribuição foram: circulante, assaltante, circular, vagarosa e formidável.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio investigamos el lenguaje utilizado por enfermeros en la caracterización del dolor postquirúrgico. Para esto, fue elaborado un instrumento conteniendo, inicialmente, 308 descriptores de dolor, los cuales fueron analizados en su validad aparente y de contenido. Después de ese análisis, con 119 descriptores, el instrumento fue aplicado a 116 enfermeros. Se utilizó el método de estimación en categorías con escores variando de 1 a 7. Fueron calculados la media aritméctica y la desviación estándar de los escores obtenidos. Los descriptores de mayor atribución, en orden decreciente, fueron: intensa, fuerte, aguda, insoportable y contínua; los de menor atribuición fueron: circulante, punzante, lento y formidable.

    Resumo em Inglês:

    In this study we investigate the language used by nurses in the characterization of postoperative pain. In order to do this, an instrument was elaborated containing initially 308 pain descriptors, which were studied as to their apparent and content validity. After this study, using 119 descriptors, the instrument was applied to 116 nurses. The category estimation method was used, with scores varying from 1 to 7. The mean score and standard deviation were calculated for the scores obtained. The descriptors of highest ascriptions were, in a decreasing order: intense, strong, acute, unbearable and continuous; those of lower ascriptions were: circulating, assailing, circular, slow and formidable.
  • A dor na criança com câncer: modelos de avaliação Artigos Originais

    Torritesi, Patrícia; Vendrúsculo, Dulce Maria Silva

    Resumo em Português:

    O controle e o alívio da dor na assistência à criança com câncer tem sido objeto de preocupação da enfermagem na busca de intervenções que possam minimizar ou evitar problemas de ordem físico-emocional para estas crianças. A literatura da área médica, da psicologia e da enfermagem descrevem a dor através de aspectos fisiológicos, emocionais, comportamentais e ambientais, sendo divulgados vários modelos de escalas de avaliação e de controle da dor. Este estudo descreve alguns modelos de avaliação da dor em crianças e apresenta a adaptação do Modelo de Escala Analógica Visual de Faces de McGrath (1990), como instrumento a ser utilizado na assistência de enfermagem à criança com câncer. Embora a literatura utilizada neste estudo enfatize a avaliação e o controle da dor na criança com câncer, verificamos a viabilidade da aplicação deste modelo pela enfermagem em outras situações de dor.

    Resumo em Espanhol:

    El control y alivio del dolor en la asistencia a niños con cáncer ha sido objeto de inquietud de la enfermería en busca de intervenciones que puedan minimizar o evitar problemas de orden físico-emocional para estos niños. La literatura de las áreas médica, psicología y enfermería describen el dolor a través de aspectos fisiológicos, emocionales, comportamentales y ambientales, siendo divulgados vários modelos de escalas de evaluación y control del dolor. Este estudio describe algunos modelos de evaluación del dolor en niños y presenta la adaptación del Modelo de Escala Analógica Visual de Facetas de McGrath (1990), como instrumento a ser utilizado en la asistencia de enfermería a niños con cáncer. Sin embargo la literatura utilizada en este estudio enfatice la avaluación y el control de el dolor en el niño con cáncer, verificamos la viabilidad de la aplicación de este modelo por el profesional de enfermería en otras situaciones del dolor.

    Resumo em Inglês:

    Control and alleviation of pain in the care to children with cancer are objects of nursing concern in the search for interventions that are able to minimize or avoid physical-emotional problems in these children. Medical, psychological and nursing literatures describe pain through physiological, emotional, behavioural and environmental aspects in several models of scales of pain evaluation and control. This study describes some models of evaluation of pain in children and presents the adaptation of the Scale Model of Visual Analogy of Faces by McGrath (1990), as an instrument to be used in nursing care to children with cancer. Although the literature utilized on this study gives emphasis on the evaluation and control of pain in children with cancer, we verify the viability of applying this model by nursing in other situations of pain.
  • Auto-percepção de aluna de enfermagem ao desenvolver relação de ajuda a familiares de criança em fase terminal Artigos Originais

    Lorençon, Marisa

    Resumo em Português:

    O presente estudo visa relatar e analisar o processo de relacionamento terapêutico entre aluna de enfermagem e mãe de criança internada em UTI pediátrica, em fase terminal. As interações desenvolvidas neste processo foram gravadas e analisadas no enfoque do Relacionamento Terapêutico. Utilizando técnicas de comunicação terapêutica e medidas terapêuticas de enfermagem, a aluna envolveu-se empaticamente com a mãe da criança e com os demais familiares, propondo-se a ajudá-los a superar suas dificuldades diante da criança em fase terminal. Neste estudo a aluna analisa a sua própria ansiedade diante da situação e as dificuldades que teve devido aos seus conflitos diante da terminalidade do seu paciente.

    Resumo em Espanhol:

    El presente studio tiene como finalidad relatar y analizar el proceso de relacionamiento terapéutico entre alumna de enfermería y la madre del niño internado en la unidad de cuidados intensivos pediátricos, en fase terminal. Utilizando técnicas de comunicación terapéutica y medidas terapéuticas de enfermería, la alumna desarrolla empatía con la madre del niño y sus familiares, proponiéndose ayudarlos a superar sus dificultades frente la fase terminal del niño. En el estudio, la alumna analiza su própia ansiedad y las dificultades que pasó debido a sus própios conflictos frente a la condición de su paciente terminal.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims at reporting and analysing the therapeutic approach of children under intensive care and studying the relationship between nurse and mother. Facing the illness of a dying child and within a sometimes hostile and emotional environment, the student is trained to help the family and their problems. The student's own anxiety and difficulties in managing these situations are evaluated.
  • Assistência ao binômio paciente/família na situação de lesão traumática da medula espinhal Artigos Originais

    Mancussi, Ana Cristina

    Resumo em Português:

    Desenvolver pesquisas sobre a atuação do enfermeiro em reabilitação, atendendo a clientela específica tem sido muito gratificante mas um desafio, na medida em que a reabilitação é área emergente, que veio desmistificar o enfoque de um tratamento tardio, ou seja, muito posterior ao trauma. Com os objetivos de identificar e analisar as intervenções de enfermagem direcionadas à família ou ao binômio paciente/família, optamos por uma metodologia que possibilitasse expressar os cuidados que os enfermeiros preconizam às pessoas com lesão traumática da medula espinhal. Coletamos dados de registros de consultas de enfermagem, identificando 14 diagnósticos de enfermagem e 183 intervenções pertinentes a eles. Utilizando a Técnica Delphi, foram validadas 76 intervenções pertinentes a oito diagnósticos de enfermagem mais frequentes. Deste total de intervenções (76), há 20 intervenções prescritas à família ou ao binômio paciente/família. Acreditamos ser necessário manter um canal de comunicação com a família desde o momento do trauma inserindo esta unidade de suporte no processo de reabilitação.

    Resumo em Espanhol:

    Desarrollar investigaciones sobre la actuación del enfermero en rehabilitación atendiendo a la clientela específica, viene siendo muy gratificante aunque un desafío, porque la rehabilitación es un área emergente, que ha desmitificado el enfoque de un tratamiento tardío o sea, muy posterior al trauma. Con los objetivos de identificar y analizar las intervenciones de enfermería direccionadas para la família o el binomio paciente-família, optamos por una metodología que posibilitase expresar los cuidados que los enfermeros preconizam para las personas con lesión traumática de la medula espinal. Recolectamos los datos de los registros de las consultas de enfermería, identificando 14 diagnósticos de enfermería y 183 intervenciones pertinentes a ellos. Utilizando la Técnica Delphi fueron validadas 76 intervenciones pertinentes a 8 diagnósticos de enfermería más frecuentes. De este total de intervenciones (76), hay 20 intervenciones prescritas para la familia. Creemos que es necesário mantener una vía de comunicación con la família desde el momento en que el individuo se traumatiza e insertarlo en esta unidad de soporte, en el proceso de rehabilitación.

    Resumo em Inglês:

    To develop research about nurse's action in rehabilitation, considering specific patients is very rewarding, but it is a challenge as rehabilitation is an emergent area that comes to abolish the focus of the late treatment, that is later than trauma. In order to identify and analyse the nursing interventions to the family, the author chose a methodology that can express the care nurses deliver to patients with spinal cord injury. The author collected data on nursing consultations identifying 14 nursing diagnoses and 183 interventions. Using the Delphi technique, 76 interventions were validated regarding to 8 nursing diagnoses that are more frequent. With reference to all interventions (76), there are 20 prescribed interventions to the family. We believe that it is necessary to keep a communication chanel with the family since the moment of trauma, inserting this support unit in the rehabilitation process.
  • Pessoas vivendo com HIV: estresse e suas formas de enfrentamento Artigos Originais

    Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Fraga, Maria de Nazaré Oliveira

    Resumo em Português:

    Estudo sobre a influência do estresse na vida da pessoa com HIV/AIDS, realizado com onze homens soropositivos, tendo por objetivo analisar entre o estresse e o cotidiano das pessoas soropositivas. Usando como técnica de coleta a entrevista, levantamos que muitos dos entrevistados já passaram ou vivenciam situações estressoras como: Mudanças sociais e sexuais, perdas materiais, solidão e medo da morte. As formas de enfrentamento do estresse variaram entre fuga, ficar alegre a todo custo e tentar esquecer. Concluímos que existe a necessidade de preparo para enfrentar o estresse, bem como uma intervenção efetiva dos profissionais de saúde nesta questão.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio sobre la influencia del estrés en la vida de la persona con VIH/SIDA, realizado con once hombres seropositivos tiendo por objetivo analizar la relación entre el estrés y el cotidiano de las personas seropositivas. Usando como técnica de colecta la entrevista, encontramos que muchos de los entrevistados ya pasaron o vivenciaron situaciones estresantes como: modificaciones sociales y sexuales, pérdidas materiales, soledad y miedo a la muerte. Las formas de enfrentamiento del estrés variaron entre: fuga, estar alegre siempre y intentar olvidar. Concluimos que existe la necesidad de prepararse para enfrentar el estrés, y también, una intervención efectiva de los profesionales de salud nesta cuestión.

    Resumo em Inglês:

    A study about the stress influence in the life of people with the HIV/AIDS positive was carried out with eleven HIV positive men, in order to analyse the stress and the daily life of HIV people. Using interviews as a way to collect data, we found that many of these individuals had been submitted to stress situations such as: social and sexual changes, material losses, loneliness and fear of dying. The ways of facing up these situations were escaping from reality, being happy at all costs and trying to forget the illness. We concluded that there is a need to prepare them to face the stress, and also for an effective intervention from the health profissionals in this question.
  • Aproximação da realidade de vida e de saúde da comunidade "Recanto da Alegria": da sua apreensão à definição de estratégias de intervenção Artigos Originais

    Rodrigues, Vanessa Clarindo; Bertolozzi, Maria Rita; Marques, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    O trabalho apresenta um processo desenvolvido junto a um projeto de investigação que busca identificar as condições de vida e saúde de uma comunidade, para propor estratégias de transformação à qualidade de vida dessa população. O local onde o estudo se desenvolveu pertence ao Distrito do Grajaú (SP). A totalidade das famílias que compunham a comunidade foi entrevistada através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, para compor um perfil em termos de características pessoais, de condições de vida e relativas ao processo saúde-doença. Os dados encontrados revelam um perfil que foi apresentado à comunidade no sentido de implementar alternativas conjuntas para a solução dos principais problemas/questões por ela identificados.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta un proyecto de proceso desarrollado con la finalidad de identificar las condiciones de vida y de salud de una comunidad, para proponer estratégias de transformación a la calidad de vida de su población. El estudio se realizó en una localidad de São Paulo: el distrito de Grajaú. Fue entrevistada la totalidad de las famílias con el objetivo de componer un perfil en términos de sus características personales, de sus condiciones de vida y las relativas al proceso salud-enfermedad. Los datos encontrados revelan el perfil que fue presentado a la comunidad en el sentido de ejecutar alternativas conjuntas para la solución de los principales problemas/cuestiones identificados por la población.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a process of investigation that was developed to identify life and health conditions of a community in order to propose changing strategies to the situation. It took place in Distrito do Grajaú (SP) - Brazil. All families were interviewed through the application of a survey in order to find personal/life conditions, and a health disease process profile. Data reveal a determined profile that was presented to the people to implement integrated actions to solve the main problems/issues at the community.
  • Processo de comunicação em grupos de aprendizagem: uma experiência multiprofissional Artigos Originais

    Rigobello, Lucimar M. M.; Fortuna, Cinira M.; Rigobello, Lucrécia X.; Pereira, Maria José B.; Diniz, Sebastiana A.

    Resumo em Português:

    Este estudo relata uma experiência multiprofissional vivenciada durante a realização de um curso de capacitação pedagógica, destinado a profissionais da área da saúde, principalmente dentistas, para atuarem na formação em serviço de pessoal de nível médio. O curso foi desenvolvido em grupo, tendo por tarefa a aprendizagem da pedagogia da problematização. O trabalho foi analisado segundo o referencial teórico de Pichon-Rivière. A análise dos dados permitiu constatar a estreita relação existente entre operatividade e a explicitação dos fantasmas das relações humanas, dificuldades de aprendizagem e distúrbios na comunicação, evidenciando a interdependência entre comunicação e aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio describe una experiencia multiprofesional vivenciada durante la realización de un curso de capacitación pedagógica, dirigido a profesionales del área de la salud, principalmente odontólogos, para actuar en la formación de servicio de personal de nivel medio. El curso fue desarrollado en grupo, teniendo por tarea el aprendizaje de la pedagogía de la problematización. El trabajo fue analizado según el referencial teórico de Pichon-Rivière. El análisis de los datos permitió constatar la estrecha relación existente entre operatividad y la explicitación de los fantasmas de las relaciones humanas, las dificultades de aprendizaje y los disturbios en la comunicación y el aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    A multiprofessional experience carried out during a pedagogic course for health professionals, most of them dentists, to act on the in-service formation of middle level personnel is reported. The course was developed in group, and its task was to learn the problem posing pedagogy. The study was analyzed according to the Pichon-Rivière's theoretical framework. Data analysis has evidenced the close relationship among operativeness and the explicitness of the human relations ghosts, learning difficulties and communication disorders, evidencing the interdependence among communication and learning.
  • Aspectos ergonômicos relacionados com o ambiente e equipamentos hospitalares Artigos Originais

    Alexandre, Neusa Maria Costa

    Resumo em Português:

    A ergonomia tem sido difundida como uma das mais importantes estratégias para reduzir os problemas originados por situações de trabalho que causam lesões no sistema músculo-esquelético. O presente trabalho discute determinados aspectos do ambiente como espaço de trabalho, altura da superfície de trabalho, limites de alcance e equipamentos, relacionando-os com as atividades ocupacionais da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    La ergonomía ha sido difundida como una de las más importantes estratégias para disminuir los problemas originados por situaciones de trabajo que causan lesiones en el sistema musculosquelético. El presente trabajo discute determinados aspectos del ambiente como espacio de trabajo, altura de la superficie de trabajo, limites del alcance y aparatos, relacionándolos con las actividades ocupacionales de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Ergonomics has been one of the most important strategies for reducing musculoskeletal injuries caused by working conditions. The present report discusses particular aspects of the working environment such as work space, working heights, as well as the limits of reach and of the equipment used, and attempts to relate these to the occupational activities in nursing.
  • Um estudo bibliográfico sobre o apego mãe e filho: bases para a assistência de enfermagem pediátrica e neonatal Artigos Originais

    Ferreira, Evellisse Angelica; Vargas, Ieda Mara Ávila; Rocha, Semiramis Melani Melo

    Resumo em Português:

    O trabalho consiste de um revisão bibliográfica sobre o apego mãe e filho e as suas considerações na intervenção da assistência de enfermagem, no processo de hospitalização da criança. Ao decidirmos estudar essa temática tivemos como objetivo obter conhecimentos que nos fossem úteis no cotidiano da prática de enfermagem pediátrica e neonatológica. Evidenciamos a importância de divulgar os conhecimentos sobre o apego entre os profissionais de enfermagem, visto que sua atuação poderá refletir de forma significativa no desenvolvimento social e emocional da criança hospitalizada. Entretanto, apesar da relevante importância do tema, poucos trabalhos científicos na área de enfermagem foram publicados. Para o nosso embasamento teórico pesquisamos em outras áreas de conhecimento como a psicologia, sociologia e antropologia.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo consiste de una revisión bibliográfica acerca del apego madre-hijo y sus consideraciones en la intervención de asistencia en enfermería, en el proceso de hospitalización de los niños. Al decidirnos estudiar la temática tuvimos como objetivo la obtención de conocimientos útiles al cotidiano de la práctica de enfermaría pediátrica y neonatológica. Evidenciamos la importancia de divulgar los conocimientos acerca del apego entre los profesionales de enfermería, dado que su actuación podrá reflejar de forma significativa en el desarrollo social y emocional de los niños hospitalizados. Apesar de revelante importancia del tema, pocos trabajos científicos en área de enfermería han sido publicados. Para nuestro basamento teórico recurrimos a otras áreas de conocimiento como la psicología, sociología y antropología.

    Resumo em Inglês:

    The study consists of a bibliographical review about the mother and son attachment and its considerations in nursing care intervention, in the child's hospitalization process. In deciding to study this theme we had the purpose to obtain knowledge that would be useful in daily pediatric and neonatal nursing practice. We evidenced the importance of knowledge dissemination about the attachment among the nursing professionals, because their performance can interfere in a significant way in the hospitalized child's social and emotional development. However, in spite of the importante of the theme, few scientific studies in the nursing area were published. For our theoretical knowledge we searched another knowledge areas as psychology, sociology and anthropology.
  • Caracterização dos serviços de cirurgia ambulatorial no município de Ribeirão Preto Página Do Estudante

    Pereira, Fabiana Diniz; Araújo, Giovana Abrahão; Cândido, Giovanna Terezinha; Peron, Karina Machado; Pereira, Ligia de Oliveira; Campoamor, Marília Marcondes; Silva, Mônica Telma R.A. da; Dantas, Rosana Aparecida Spadoti
  • Atitudes de discentes de enfermagem frente ao computador Página Do Estudante

    Telles Filho, Paulo Celso Prado; Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br