Resumo em Português:
Num contexto de internacionalização das economias nacionais, em que o mercado parece exercer o papel de árbitro de todas as relações humanas, e em que o mundo parece estar sendo reduzido a um grande shopping center, parece ser anacrônico se falar em contra-hegemonia burguesa. Afinal, o Apocalipse do "Fim da História", do "Fim das Ideologias", que vem sendo apregoado pelos "moderneiros", aponta para o desaparecimento da hegemonia, da contradição e das classes sociais, colocando, por sua vez, a relação entre capital e trabalho como uma coisa do passado. Mas é exatamente para andar na contramão desses "profetas" da eternalização do presente, para combater o seu conservadorismo, e para alertá-los quanto à historicidade do presente, (a história não se repete), que resolvemos, neste trabalho, retomar a discussão em torno da hegemonia, da contradição e da luta de classes que se desenvolvem no interior da estrutura escolar, parte orgânica da totalidade histórica da sociedade capitalista.Resumo em Português:
Em um rápido "passeio" pelo pensamento de alguns filósofos, discute-se o tema em pauta, considerando a desigualdade em seu aspecto sociocultural. Não se tem a pretensão de apresentar um artigo sobre filosofia, nem mesmo sobre filosofia da educação, mas tão somente discutir um tema que é concretamente presente na sociedade e com o qual nos defrontamos, também, no cotidiano da Universidade, nas atividades de ensino, pesquisa e, principalmente, extensão universitária. Muitos são os pensadores que se detiveram a analisar o estado de desigualdade social entre os homens. O que se faz aqui é apresentar um rápido apanhado que, cronologicamente abrange de Aristóteles a Adorno, de alguns estudos, no que concerte ao tema. Ao final, tem-se breves considerações a respeito.Resumo em Português:
A avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem). Como avaliar é preciso, buscamos refletir e vislumbrar outros paradigmas postos para tal à luz de obras referenciais diversificadas e confrontadas.Resumo em Português:
A importância do tema proposto é inquestionável e sua relevância se destaca, particularmente, na análise da sociedade brasileira que ainda não universalizou o ensino fundamental - quer em termos de acesso a todos que a ela tem direito, quer em termos da permanência que garanta a estes a conclusão da escolarização mínima necessária à sua participação social, econômica e política. Para analisar a relação entre democratização da escola e a atuação do professor nas séries iniciais do ensino fundamental é necessário retomar historicamente a organização e o funcionamento dos seus cursos de formação como um dos eixos centrais desta questão, que envolve uma ampla trama de fatores de ordem política e econômica. Cabe destacar, neste processo, a história das lutas mais recentes, que se desenvolvem desde o período da Constituinte na década de 80, até a aprovação (à nossa revelia enquanto educadores) do projeto de LDB do senador Darcy Ribeiro, em 25 de outubro de 1995. É neste contexto que se reafirma a necessidade de buscar novas estratégias que apontem para a escola pública, gratuita, universal e de qualidade que tem mobilizado os esforços da nossa sociedade civil organizada, como é o caso da ANFOPE. E aqui, o conteúdo da formação dos professores é um fator decisivo no conjunto das condições necessárias para construir a escola e a sociedade que queremos. Este conteúdo deve ser definido a partir destas necessidades, mas tendo em vista as condições objetivas que o momento histórico apresenta, para que possamos consubstanciar a proposta possível, dadas as adversidades que nos tem imposto o avanço das forças neoliberais.