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Educar em Revista, Número: 18, Publicado: 2001
  • Editorial

  • Apresentação

    Ranzi, Serlei Maria Fischer; Bencostta, Marcus Levy Albino
  • Para quem e o que testemunham as fontes da história da educação? Dossiê - História Da Educação: Instituições, Intelectuais E Cultura

    Ragazzini, Dario

    Resumo em Português:

    Este artigo discute questões sobre a identificação, o uso e a relação do historiador com as fontes nos estudos de História da Educação. Aborda a tipologia das fontes e seus diversos pesos probatórios. Mostra como, no trabalho historiográfico, é decisivo compreender os diversos níveis relacionais que perpassam o processo de construção da fonte histórica. Prioriza a análise sobre as relações nas quais nasce e se produz o documento, as relações que, no âmbito dos acontecimentos, selecionam o documento e as relações do historiador/ intérprete com as suas questões e com os destinatários de seus estudos.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses questions about identification, using, and relation of the historian with sources in Educational History research. It treats about typology souces and their evidence strength. It shows how historiography work is decisive to understand the diverse relational levels that go through the building process of historical source. This article priorize those analysis about relations in which documents are born and procuced, the relations that in the events context select documents, and historian/ interpreter reletions with their questionings and with their research addressees.
  • Fontes orais, história e saber escolar Dossiê - História Da Educação: Instituições, Intelectuais E Cultura

    Ranzi, Serlei Maria Fischer

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida na Escola Estadual Professor Júlio Mesquita, localizada no bairro Jardim das Américas em Curitiba-PR. Discute o papel das fontes orais e o uso da memória no trabalho com história ensino fundamental. Analisa, a partir da experiência realizada, como as fontes podem ser utilizadas na produção do saber escolar em História. Aponta para as possibilidades e dificuldades no desenvolvimento deste tipo de projeto na escola.

    Resumo em Inglês:

    This article is result of an action-research developed in Escola Estadual Professor Júlio Mesquita, in Jardim das Américas neighborhood, Curitiba-PR. It discusses the role of oral sources and memory using in primary education history teaching. This work, based on this experience, analyses how those sources can be used in history school knowledge production. It aims at developing possibilities and difficulties of this kind of project in school.
  • Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia Dossiê - História Da Educação: Instituições, Intelectuais E Cultura

    Munakata, Kazumi

    Resumo em Português:

    Comenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade - o relógio e a tipografia -, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro.

    Resumo em Inglês:

    Comenius establishes the modern school, that he idealizes, in an archaic cosmology that conceives the universe as a mirroring system with no end. However from this conception emerges the valorization of two modernity artefacts - clack and typography - that, in their time, will constitute the model of modern school, presenting, among other aspects, serialization of time and didactic using of book.
  • O Movimento pela Escola Nova no Paraná: trajetória e idéias educativas de Erasmo Pilotto Dossiê - História Da Educação: Instituições, Intelectuais E Cultura

    Vieira, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Este artigo se propõe a produzir uma história intelectual do Movimento pela Escola Nova no Paraná, a partir da análise da trajetória e das idéias educativas de Erasmo Pilotto. Metodologicamente o estudo explora o conceito gramsciano de intelectuais, visando discutir o movimento renovador como um campo de disputas entre diversos projetos formativos. O período está delimitado entre 1920 e 1960 e as fontes desse estudo são obras publicadas e manuscritos inéditos deste intelectual paranaense.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes to produce an intellectual history of Movement for New School in Paraná, covering the trajectory of educative ideas of Erasmo Pilotto. Methodologically, this research explores Gramsce's conception of intellectuals, intending to discuss the renovator movement as a disputing field among many other educational projects. The period is delimited between 1920 and 1960; the sources of this research are published works and manuscripts of this Parana's intellectual.
  • Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária Dossiê - História Da Educação: Instituições, Intelectuais E Cultura

    Souza, Rosa Fátima de

    Resumo em Português:

    Este estudo compreende a leitura de fotografias, especificamente, fotografias escolares referentes ao ensino primário na cidade de Campinas, no período de 1897 a 1950. Com base em um acervo constituído de 55 imagens, analisa quatro categorias de fotografias: arquitetura escolar, classes de alunos, corpo docente e atividades escolares; assinalando o discurso sobre a escola, os contextos humanos e as relações sociais reveladas pelas imagens. O texto destaca, também, a relevância da documentação iconográfica para o estudo da História da Educação, em especial, o estudo das instituições educativas.

    Resumo em Inglês:

    This research consists in photograph reading, more specifically, school photographs related to primary teaching in the city of Campinas, between 1897 and 1950. It is based on a heritage constituted of 55 images that analyzes four categories of photographs: school architecture, student classes, teaching body and school activities, these categories illustrate the discourse about school, human contexts and social relations revealed by those images. The text also focuses the iconography documentation relevance for History of Education research, specially, about educational institutions.
  • Arquitetura e espaço escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928) Dossiê - História Da Educação: Instituições, Intelectuais E Cultura

    Bencostta, Marcus Levy Albino

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta algumas reflexões a respeito dos projetos arquitetônicos de edifícios destinados aos grupos escolares construídos na capital do estado do Paraná durante a fase de implantação desse tipo de escola na cidade (1903 - 1928). Para tanto, este estudo analisou diversas fontes, tais como: relatórios, plantas baixas, fotografias escolares, jornais, procurando relacioná-las às discussões historiográficas acerca da cultura escolar.

    Resumo em Inglês:

    This article presents some thoughts related to architectural projects destined to schoolhouses that were built in the capital of Paraná State during the implantation phase of this kind of school in the city (1903- 1928). In order to that, this research analyzed many sources as reports, plans, school photographs, newspapers, trying to relate them to discussions about School Culture historiography.
  • Organização escolar no início do século XX: o caso do Paraná Dossiê - História Da Educação: Instituições, Intelectuais E Cultura

    Oliveira, Maria Cecília Marins de

    Resumo em Português:

    A nova ordem política, instaurada com a Proclamação da República, exigiu a reformulação dos quadros político e administrativo no âmbito federal e no âmbito estadual. Em algumas áreas prevaleceram as práticas que vinham ocorrendo no período político anterior. No tocante à organização escolar, as mudanças propostas, na primeira Reforma de Ensino para o Distrito Federal, não repercutiram de forma imediata nas administrações estaduais. As tentativas estaduais visavam adaptar o novo regime de governo para uma educação que muito se distanciava da realidade social existente. No Paraná, diversos foram os Regulamentos tentando alterações na organização escolar para compatibilizar uma sistemática de ensino moderna e eficiente. As inovações na educação provenientes da Europa e dos Estados Unidos foram colocadas em prática nos estados economicamente mais prósperos, como São Paulo, servindo de referência e modelo para a sua implantação no Paraná. A criação de níveis escolares, como a escola maternal e os jardins de infância, a divisão das escolas primárias em simples e intermediárias e a implantação do ensino seriado, entre outras medidas, evidenciaram a influência estrangeira que aconteceu no Paraná mediante o modelo paulista. A necessidade de formar professores para atuarem no ensino primário foi preocupação constante das autoridades em relação à Escola Normal que, afinal, tornada independente em 1922, pode desenvolver, daí em diante, uma melhor orientação pedagógica. O quadro de escolas paranaenses, tanto públicas como particulares, apesar de restrito, completava-se na segunda década do século XX, compondo-se de escolas de nível primário, secundário, profissionalizante, técnico e superior.

    Resumo em Inglês:

    The new political order, produced by the Republic Proclamation demanded a reformulation of political and administrative membership in Federal and State level. In some places prevailed the practices that were used before the political change. In relation to school organization, in the first Reform of Education System for Federal District, the proposed changes did not reflect in State Administrations, immediately. The states tried to adapt the new govern regime to an education system that was too far away of the social reality of the moment. In Paraná, many were the rules trying modifications in school organization to allow a modern and efficiently teaching system. The innovations in education originally from Europe and the United States were used in the richest states, as São Paulo, and used as references and model to its implementation in Paraná. The creation of school levels, as kindergarten, division of fundamental school series, among other initiatives showed up the foreign influence that happened in Paraná because the Paulista's model. The necessity to graduate teachers to work in fundamental school was constantly preoccupation of authorities in relation to the Normal School that, in the end, became independent in 1922 and could develop, since then, a better pedagogic orientation. The complex of Paraná's schools, as public as private ones, despite its restrictive performance, was going to be complete in the second decade of XXTH. Century, composed by primary schools, high school, professional schools, technical schools and university.
  • Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido Dossiê - História Da Educação: Instituições, Intelectuais E Cultura

    Valdemarin, Vera Teresa

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o método de ensino intuitivo, elaborado por Norman A. Calkins, especialmente para o ensino da leitura. Para o autor, as palavras são as unidades a partir das quais o ensino deve se dar, filiando-se às proposições de marcha analítica que surgem no século XIX, inovando os procedimentos de ensino.

    Resumo em Inglês:

    This article presents results of research about the objective methods, by Norman A. Calkins, especially to teaching reading method. For the author, the words are the units trough the teaching should happen, relating it to the propositions of analytic methods that appeared in the 19th Century, innovating the procedures of general teaching.
  • Políticas educacionais nos anos 90: a formação de professores no Brasil e em Portugal Artigos De Demanda Contínua

    Pacheco, José Augusto; Moraes, Maria Célia Marcondes de; Evangelista, Olinda

    Resumo em Português:

    O trabalho tem como objetivo principal analisar, em Portugal e no Brasil, no período dos anos 90, as políticas públicas e respectivas influências no campo da Educação e da Formação de Professores. Pretende-se, de igual modo, identificar as tendências e os conceitos constitutivos das políticas educacionais, sobretudo o particular uso que se faz da noção de "competências", a partir de documentos de organismos nacionais e agências multilaterais. Procurar-se-á, por um lado, identificar a forma pela qual as inflexões de natureza teórica são difundidas na documentação em tela e, por outro, entender de que modo determinados conceitos são pragmaticamente naturalizados, modificados, abandonados, substituídos ou re-significados. Tal inflexão teórica pode ser particularmente apreendida no âmbito das políticas educacionais relativas à formação docente, atendendo, sobretudo, ao modo como foi efetivada no Brasil e em Portugal.

    Resumo em Inglês:

    This work analyses, as its main goal, the public policies and its respective influences in the land of Education and teachers graduation in Portugal and in Brazil, during the period of the 90s. In the same way, this work intends to identify the tendencies and constitutive concepts of Educational policies, mainly the particular use of "competencies" notion, based on documents of national organisms and multilateral agencies. This research, by one side, intends to identify the way by that the theoretic nature inflections are broadcast in the analyzed documents and, in another side, it tries to understand in which way determined concepts are pragmatically naturalized, modified, abandoned, substituted and re-meant. This theoretical inflection can be particularly seized in the ambit of educative policy relative to teachers graduation mainly accommodating the way this was effectuated in Brazil and in Portugal.
  • Educação ambiental: origem e perspectivas Artigos De Demanda Contínua

    Ramos, Elisabeth Christmann

    Resumo em Português:

    Este artigo é uma síntese da dissertação de Mestrado (1993/1996-UFPR). Nosso objetivo foi fazer uma análise crítica da educação ambiental na sua institucionalização histórica e implicações teóricas e sociais. Essa análise inicia-se com a leitura dos documentos oficiais das principais conferenciais internacionais que deram origem a educação ambiental. As categorias de totalidade e interdependência marcaram metodologicamente o trabalho. As concepções de natureza, meio ambiente e ecologia, foram os elementos temáticos tomados como suporte crítico e tornaram-se reguladores para a análise dos equívocos na prática da educação ambiental e dos seus pressupostos epistemológicos.

    Resumo em Inglês:

    This paper is a summary of dissertations (1993/1996-UFPR). Our aim was to do a critically analyse environmental education in its histyorical institutionalization and its theoretical and social implications. We start by reading official documents about the main conferences and international meetings which led to environmental education. Totality and Interdependence marked our research methodologically. Nature, environmental and ecology concept, are the topic elements, which were our critical support, became the regulators of the analyses of the mistakes in enviromental education practice and its epistemological presupposition.
  • Os desafios da formação docente Conferência

    Cury, Carlos Roberto Jamil

    Resumo em Português:

    Este artigo é referente à aula inaugural ministrada no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná no ano de 2001. Trata de reflexões acerca dos desafios da formação docente diante da realidade brasileira contemporânea a partir de explicações das transformações que ocorreram no contexto histórico educacional.

    Resumo em Inglês:

    This article refers to the inaugural class taught in Education Department of Universidade Federal do Paraná in the year 2001. Here there are thoughts about challenges involving graduation of teachers, in relation to Brazilian contemporary reality, based on explanations about transformations that occurred in the historical education context.
  • Natureza em boiões (medicinas e boticários no Brasil setecentista) Resenhas

    Stern, Iris
  • O auto-ódio na literatura brasileira-judaica contemporânea Resenhas

    Baibich, Tânia Maria

    Resumo em Português:

    Este estudo defende a tese de que o autor ficcional brasilciro-judeu contemporâneo, independentemente da relação que o mesmo estabeleça com sua própria condição judaica, deixa transparecer em sua obra aspectos que caracterizam distintas formas do sentimento de auto-ódio; a literatura, neste caso, é tratada como receptáculo individual, consciente ou não, assumido ou não, do sentir coletivo do grupo étnico. O trabalho discute os reflexos do autoódio judeu expressos na ficção literária de quatro autores brasileiros judeus contemporâneos: Samuel Rawet, Clarice Lispector, Moacyr Scliare Bernardo Ajzenberg. Partindo da análise do antisemitismo e da condição de exilado permanente do judeu em relação ao outro e a si mesmo, o presente trabalho estuda os aspectos históricos, estruturais e dinâmicos do auto-ódio judeu, considerados como defesa à perseguição e ao "exílio portátil". Conclui que, efetivamente, aficção literária dos autores estudados expressa, de forma intencional ou não, este movimento que o judeu empreende no sentido anti-álgico, como forma de livrar-se da condição que é vivenciada enquanto âncora a um destino de estrangeiro por excelência.
  • A revista brasileira de educação física e desportos e a experiência cotidiana de professores da rede municipal de ensino de Curitiba: entre adesão e a resistência Resenhas

    Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende debater, do ponto de vista da pesquisa em história da educação, as relações entre o aparato legalinstitucional para a Educação Física brasileira de 1968 a 1984 e a apropriação dos professores escolares daquele aparato. Partindo da hipótese de que essas duas dimensões estavam imbricadas, infirma a tese corrente na historiografia de que os professores teriam sido conformados de forma unilateral pelas políticas oficiais, consonantes com uma perspectiva de de-pendência cultural dos países capitalistas desenvolvidos, mais especificamente, dos Estados Unidos. Como fonte privilegia a Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, publicada pela Divisão de Educação Física do MEC, os Programas de Educação Física da Prefeitura Municipal de Curitiba, de 1972 a 1983, e os depoimentos de professores atuantes na Rede Municipal de Ensino de Curitiba naqueles anos. Conclui que as ideias correntes de transplante cultural desconsidera a experiência singular capa/ de reapropriar os mais diversos códigos, ao manifestar uma tensão entre a tradição e a renovação da Educação Física escolar brasileira e entre a história de vida e a história profissional dos professores. Apoiada na análise sobre o campo da história das disciplinas escolares e tendo como referência o pensamento de Edward Palmer Thompson, para quem o diálogo entre o ser e a consciência social é estruturador da experiência, o trabalho reafirma a perspectiva corrente na historiografia, da redução da Educação Física escolar aos códigos da instituição esportiva, mas capta o consórcio ativo dos professores escolares de Educação Física para a consolidação daquele processo. Assim, mostra como se desenvolveu uma adaptação entre os que preconizavam as políticas governamentais e as necessidades dos profissionais da área. Nesse sentido, a experiência dos professores escolares apontou para as reformulações da Educação Física brasileira, que leriam lugar ao longo das décadas de 1980 e 1990.
  • A escola por dentro e por fora: a cultura da escola e o programa de descentralização financeira em Curitiba-PR Resenhas

    Souza, Angelo Ricardo de

    Resumo em Português:

    Esta dissertação trata da descrição e adotada na pesquisa privilegia a escola análise da gestão financeira de uma como objeto de estudo, na condição de Escola Pública da Rede Municipal de uma instituição da sociedade, dona de Ensino de Curitiba, Paraná. A análise uma cultura própria, que interage com os produzida busca observar as formas de elementos da política educacional. O resolução dos problemas financeiros do trabalho buscou levantar os dados estabelecimento, tendo em vista o empíricos no cotidiano escolar, através advento do "Programa de de entrevistas, observações de reuniões e Descentralização: Repasse de Recursos análise de documentos, especialmente Financeiros às Escolas Municipais" atas de reuniões e processos de prestação (PDRF), implantado em agosto de 1997 de contas da instituição escolar. Esses naquele município. A abordagem dados foram analisados à luz de im-portantes estudos sobre reformas educacionais e cultura da escola. O PDRF se soma a várias outras alterações implantadas no início da gestão municipal 1997/2000, sustentadas numa lógica de administração pública bastante similar aos modelos buro-cráticoadministrativos mais comuns no Brasil (e mesmo fora dele) atualmente. Nessa lógica, o binómio centralização/descentralização tem um papel significativo, especialmente no que concerne à educação. As escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, a partir desse novo contexto, tiveram a sua organização bastante alterada, tendo em vista o advento do processo pertinente ao método descentralizado que implica em transferência de responsabilidades e constituição de novas tarefas. Contudo, esta pesquisa não analisa o PDRF apenas como uma (ou mais uma) reforma administrativo-financeira. O principal impacto provocado por esse programa recai sobre o cotidiano das escolas, mais particularmente sobre o processo de gestão e de tomada de decisões, ou ainda, sobre o desenvolvimento da autonomia das escolas. Considerando que o PDRF levou a uma alteração na organização burocrática do sistema educacional, provocando uma revisão nas formas de relacionamento institucional entre a Secretaria da Educação e a Escola Municipal, as conclusões dessa pesquisa apontam para o fato de que a escola não incorpora maciçamente as determinações do programa, e nem, tampouco, as expurga, mas promove uma síntese entre a sua cultura financeira e as exigências do programa. Isto é, a cultura da escola, exatamente pelas características que a constróem e instituem, produz sempre a síntese entre os elementos da sua prática histórica e cotidiana com as influências externas. Dessa forma, a escola adapta-se ao programa, sem abrir mão das suas tradicionais formas de resolver os problemas de ordem financeira.
  • A sociologia como disciplina escolar no ensino secundário brasileiro: 1925-1942 Resenhas

    Guelfi, Wanirley Pedroso

    Resumo em Português:

    Nesta investigação, o objetivo maior foi compreender a inclusão e permanência da Sociologia como disciplina escolar nos currículos do ensino secundário brasileiro entre 1925-1942 na modalidade propedêutica. Este objeto de estudo insere-se no campo de pesquisa recente e em constituição: a história das disciplinas escolares. A justificativa da escolha do recorte temporal e da delimitação do tema fundamentou-se em duas questões: a primeira explica-se pelo fato de que o período pesquisado foi o único momento no qual a Sociologia foi obrigatória, incluída e ministrada; a segunda fundamenta-se no fato de não se encontrar uma discussão de época sobre a disciplina nem sobre o seu ensino. Além disso, o percurso da Sociologia como disciplina escolar ca-racteriza-se por um movimento de oscilações nos currículos do ensino secundário entre períodos nos quais ela foi incluída, excluída, optativa ou sugerida. Diante desse quadro, a problemática foi direcionada no sentido de verificar se a inclusão da Sociologia nesse período foi associada ao ideário da modernidade, constituindo-se num dos seus símbolos e instrumentos que participam efeti vãmente no processo de constituição da modernidade no país. Esse tema envolve, ao mesmo tempo, discussões teórico-metodológicas da ciência de referência, da educação e do ensino, portanto, as fontes históricas selecionadas para a investigação rcstringiram-se a esses campos: uma literatura específica, alem de fontes históricas -legislação escolar: decretos, parágrafos, artigos; programas oficiais da disciplina e livros didáticos. O conceito predominante nos 1920 foi o de "modernização" e, nos 1930, foi o de "reconstrução nacional". Mas, nas singularidades da constituição da modernidade brasileira, o primeiro foi subsumido pelo segundo. Porém, nas duas décadas, a educação foi a palavra mágica para a "saída" e a "solução" dos problemas nacionais. Nesse contexto, a reflexão sociológica foi utilizada de forma predominante nos discursos dessa construção, na qual o ensino superior e secundário foram privilegiados nas reformas educacionais. No ensino secundário, a Sociologia foi incluída somente nas séries que preparavam os alunos que pretendiam ingressar no ensino superior para os cursos de: Direito, Odontologia, Medicina, Engenharia e Arquitetura.
  • Lazer e subjetividade: a mútua determinação esquecida nos currículos de educação física Resenhas

    Freitas, Palmira Scvcgnani de

    Resumo em Português:

    Ao caminhar, encontro pistas, nas pistas busco consistência para as interrogações que emergiam da complexidade de um diálogo entre os interlocutores teóricos e as experiências dos corpos-sujeitos no cotidiano das práticas de lazer. No intuito de melhor caracterizar essa dimensão do subjetivo, procurei reconhecer, nas práticas de lazer observadas em instâncias livres, particularmente nos pátios das escolas públicas de Indaial-SC, possibilidades para estabelecer um diálogo entre o que está contemplado nas discussões de lazer e o que está obscuro quanto à formação humana a partir das práticas de Lazer/ Educação Física. Estabeleço os contornos na busca de elementos para o entendimento a respeito de lazer, numa dimensão que exige parâmetros para que sej a efeti vada uma compreensão do lazer como dinâmica social, considerando que o acesso e as oportunidades se relacionam com as desigualdades de condições de vida dos sujeitos. Faço emergir uma reflexão a partir das diferenças e implicações que aparecem no jogo, na cultura popular e no esporte, desvendando os caminhos escolhidos pelos sujeitos para romper com os delineamentos conceituais já fixados, que circunscrevem de maneira denegatóría a prática de lazer sem comando na escola. A pesquisa sobre a produção de Subjetividades no Lazer baseou-se num exercício dialético, entre o objetivo e o subjetivo, entre o particular e o coletivo, entre o dito e o não-dito, entre o sujeito-pesquisador e os sujeitos da pesquisa. Na pluralidade das práticas de lazer na escola, radicam as possibilidades de compreensão das manifestações que fomentam a constituição de subjetividades emancipadas e de identificação dos mecanismos ideológicos de dominação que reprimem a produção de subjetividades no registro sociocultural. Para concluir, é reintroduzida uma reflexão a partir das observações das atitudes e emoções percebidas nas relações dos sujeitos estabelecidas com seu próprio corpo e com o corpo do outro, tatuando no agir coletivo as manifestações próprias de sua emancipação e criatividade. A fala dos entrevistados possibilitou a descrição das subjetividades obscuras e ocultas nos processos da realidade objetiva, livremente manifestadas nos jogos, brincadeiras e danças, sugerindo umarecria-ção dos muitos elementos constitutivos das práticas de lazer e uma inserção dasubjetivi-dade como um produto social constituído e em constituição, a ser valorizado nos elementos que norteiam os processos de formação humana, incluindo os processos de educação formal e de formação profissional em Educação Física.
  • Origens e questões da Etnografia Educacional no Brasil: um balanço de teses e dissertações (1981-1998) Resenhas

    Garcia, Tânia Maria F. Braga
  • O espanhol como disciplina escolar no Paraná (1942-1990) Resenhas

    Picanço, Deise Cristina de Lima

    Resumo em Português:

    Análise do processo de consolidação do espanhol como disciplina escolar, no Paraná, entre 1942 - quando o idioma apareceu pela primeira vez no currículo oficial da escola secundária brasileira - e 1990 - quando o idioma se consolidou como componente curricular após passar por períodos distintos com relação à sua presença nos programas escolares das décadas de 1960, 1970 e 1980. Tendo como referenciais as recentes investigações no campo da história das disciplinas e as atuais discussões realizadas no interior da História Cultural sobre como aproximar-se da escola como lugar de cultura, esta investigação estabelece como seus eixos os aspectos legal, teórico e escolar. Para explicar o primeiro, baseia-se principalmente na análise das reformas curriculares, usando fontes orais e escritas. As fontes orais são resultantes do trabalho realizado com o depoimento de professoras e pessoas envolvidas com o ensino de espanhol no período, com o propósito de reconstituir tendências e experiências comuns, num contexto ideológico e sociocultural específico. Como fontes escritas, foram usados os textos de leis, decretos, resoluções e portarias (federais e estaduais), programas curriculares, artigos de jornais, revistas académicas, palestras, livros didáticos de espanhol e orientações pedagógicas, além do depoimento escrito de uma das professoras entrevistadas. Defende-se a hipótese de que o alemão, que sempre esteve nos currículos, fora retirado dos programas oficiais, em 1942, por conta da intensificação do processo de nacionalização promovido pelo governo, que via na língua o principal foco de resistência das comunidades de imigrantes a ela relacionadas. Como o conteúdo privilegiado pelos professores de línguas estrangeiras era composto pela literatura consagrada e noções de "civilização" e, na época, o mercado editorial da Espanha já era grande, o espanhol apre-sentou-se em condições de figurar ao lado do francês e do inglês como disciplina escolar. O espanhol permaneceu no currículo até 1961, quando a indecisão do governo em tornar obrigatório, ou não, o ensino de mais de uma língua na escola secundária provocou a paulatina diminuição da carga horária das línguas estrangeiras, agravada, em 1971, com a criação dos cursos profissionalizantes. Com o processo de redemocratização do país, os professores organizam um amplo movimento pelo retorno da pluralidade de oferta de línguas estrangeiras nas escolas. Esse movimento resultou na criação dos CELEMs (Centros de Línguas Estrangeiras Modernas), no final da década de 80. Para explicar como o aspecto legal se relaciona com o teórico eo escolar, a investigação baseia-se nas mudanças metodológicas apontadas nos programas curriculares e representadas, primeiro, pela substituição dos métodos Tradicional e Direto por métodos Estruturalistas e, depois, pelos embates entre esses métodos e os da Abordagem Comunicativa, que se consolidou no final da década de 80. Além das fontes já citadas, esta etapa da investigação teve como principal foco de análise os livros didáticos de espanhol. Com base no contraponto feito a partir das ideias do Círculo de Bakhtin, as análises mostraram que o componente sistémico e normativo da língua tem sido o eixo em torno do qual se organiza praticamente toda a ação pedagógica no ensino de espanhol como disciplina escolar.
  • Dificuldades na aquisição e aperfeiçoamento da leitura e da escrita: o papel da consciência fonológica e da consciência sintálica Resenhas

    Guimarães, Sandra Regina Kirchner

    Resumo em Português:

    Esta tese teve como objetivo central investigar a relação entre o nível das habilidades mclalinguísticas (consciência fonológica e consciência sintática) dos sujeitos e o seu desempenho na leitura e na escrita de palavras isoladas. Participaram da pesquisa três grupos de sujeitos que frequentam escolas públicas no município de Curitiba: 20 crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, cursando a 3." e 4." séries (grupo 1); 20 crianças da 1.* série, com o mesmo nível de leitura e escrita dos sujeitos do grupo I (grupo 2) e 20 crianças da 3." e 4." séries, com a mesma idade cronológica dos sujeitos do grupo 1 (grupo 3). A pesquisa foi baseada em cinco tipos de provas experimentais: leitura e escrita de palavras reais e inventadas, tarefas de avaliação da consciência fonológica, tarefas de aval iação da consciência sintytica, tarefa de facilitação contextual na leitura e medidas de controle. Foi verificado que todos os sujeitos, incluindo os do grupo 1, tinham desenvolvido a compreensão do princípio alfabético e que os procedimentos adotados para a leitura e a escrita de palavras isoladas não diferiam entre os grupos. Espera-va-se que o grupo 1 apresentasse escores inferiores nas tarefas que avaliavam a consciência fonológica e a consciência sintática, quando comparado com os outros grupos. Esta hipótese foi confirmada apenas para os escores em consciência fonológica: embora os sujeitos do grupo 1 não tenham se mostrado totalmente incapazes de realizar análises fonológicas, eles tiveram mais dificuldades na análise de palavras com sílabas complexas (não CV). Em relação à consciência sintática, não foi observada diferença significativa entre os grupos 1 e 2, os quais tiveram um desempenho inferior ao do grupo 3, mostrando que o aumento nos escores em consciência sintática está relacionado com a maior experiência em leitura e escrita. Os resultados desta pesquisa corroboram os de outros estudos, mostrando que as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita estão relacionados predominantemente com problemas na mediação fonológica.
  • Magistério e casamento: memória e formação no Colégio de Educação Familiar do Paraná (1953-1986) Resenhas

    Fuckner, Cleusa Maria

    Resumo em Português:

    O objetivo norteador deste trabalho foi a constituição, principalmente a partir da memória, da trajetória da instituição: Colégio de Educação Familiar do Paraná - um estabelecimento de ensino católico de Curitiba, da segunda metade do século XX (1953-1986). Através da retrospectiva histórica, pretendeu-se analisar a educação desenvolvida por esse centro de formação feminina, investigando a formação profissional e o cotidiano de uma ação pedagógica que se iniciou na década de 50, atendendo aos discursos da época quanto ao papel feminino, e permaneceu até 1986, quando se delineou o encerramento de suas atividades. Esse colégio, que começou como um curso de preparação paia o casamento, tomou-se uma importante escola de formação feminina que marcou época na sociedade curitibana. Destinado à formação de moças da elite, era ponto de referência e de encontro para o público masculino, ficando conhecido como "caça marido", sendo esta uma representação ainda presente no imaginário e na avaliação das ex-alunas. Por outro lado, o colégio tinha uma proposta diferenciada das demais escolas Normais da cidade, vinculada aos objetivos da congregação mantenedora, que era a sensibilização e a "conscientização" das mulheres privilegiadas economicamente através do contato com a realidade social das camadas marginalizadas. Foi analisada também a relação entre a proposta de educação desenvolvida pelo estabelecimento e a relação com a Igreja Católica. Assim como a visão de mulher construída pela imprensa curitibana nas décadas de 50 a 70. Tendo como referencial teórico as discussões contemporâneas sobre memória, género e educação, foram utilizadas fontes escritas e orais. As fontes escritas são constituídas por jornais: dois laicos e um católico, por documentos preservados pela congregação e pelas entrevistadas. As fontes orais são resultantes de entrevistas com professoras religiosas, professoras leigas e ex-alunas; com isso, procurou-se avaliar os resultados da ação pedagógica e assistencial da instituição através das apropriações na prática das alunas entrevistadas. A justificativa para esta pesquisa foi a busca de construção da memória da instituição e de uma forma de educação feminina em Curitiba. Espera-se, com este trabalho, ter contribuído para a configuração de um quadro da história da educação paranaense e que ele possa servir de base para outros trabalhos que aprofundem o tema.
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