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Cadernos Pagu, Número: 30, Publicado: 2008
  • Apresentação

    Corrêa, Mariza
  • Apresentação Dossiê: Gênero E Islã

    Harrak, Fatima; Aouad, Oumama
  • Estereótipos e mulheres na cultura marroquina Dossiê: Gênero E Islã

    Sadiqi, Fatima

    Resumo em Português:

    Estereótipos sobre as mulheres no Marrocos podem ser caracterizados como crenças culturais incompletas e inexatas mantidas por algumas pessoas e que se encontram inscritos em expressões lingüísticas ou em discursos subliminares. A cultura popular marroquina emprega representações poderosas para transmitir e sustentar tais estereótipos. Embora existam alguns estereótipos positivos, a maioria dos estereótipos sobre as mulheres no Marrocos é negativa e reflete ditames patriarcais subliminares que estruturam as relações de gênero nas culturas marroquinas. As mulheres marroquinas, no entanto, não são receptoras e transmissoras passivas, mas usam estratégias para lutar contra esses estereótipos.

    Resumo em Inglês:

    Stereotypes about women in Morocco may be characterized as incomplete and inaccurate cultural beliefs that some people hold about them and that are encoded in linguistic expressions as well as in underlying discourses. Popular Moroccan culture employs powerful representations to transmit and sustain these stereotypes. Although there are some positive stereotypes, most stereotypes about women in Morocco are negative and reflect the underlying patriarchal dictates that structure gender relations in Moroccan cultures. Moroccan women are not, however, passive recipients and carriers of stereotypes; they use strategies to fight back.
  • La mujer en la sociedad Nomada del Sur de Marruecos: enfoque etnográfico

    Dahmane, Mohamed

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo describe la posición social de la mujer en el Sahara como una sociedad nomada que conoce muchos cambios socio-económicos desde los años setenta del siglo pasado. Entonces hay influencias sobre la posición de la mujer y también sobre relaciones del "gender" en esta sociedad tradicional musulmana.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the social position of women in the Sahara area, in a nomad society that has passed through many socio-economic changes since the 1970s, therefore affecting women's status as well as gender relations in this traditional Muslim society.
  • Amina Bin Qarrish de Tetuan: registros da vida de uma mulher marroquina do século XIX Dossiê: Gênero E Islã

    Erzijni, Nadia

    Resumo em Português:

    Este artigo registra a tentativa de escrever a biografia de uma mulher de Tetuan do século XIX, Amina Bin Qarrish (morta em 1889), esposa de 'Abdalkrim ar-Razini (morto em 1909). Ela foi uma mulher rica, o último membro sobrevivente da família de Zawiyat Ben Qarrish, uma comunidade Sufi fundada em Tetuan no final do século XVII ou início do século XVIII. As principais fontes para esta biografia são uma coleção de documentos inéditos (documentos legais, cartas e anotações em cadernos) do arquivo Razini em Tetuan. Esses documentos tratam de herança, casamento, divórcio, propriedade, procurações, presentes, awqaf, experiências de guerra e da vida familiar de Amina Bin Qarrish e de mulheres contemporâneas. Também é possível usar a história oral para auxiliar a interpretar esses documentos.

    Resumo em Inglês:

    This article records the attempt to write a biography of a woman of 19th century Tetuan, Amina Bin Qarrish (d.1889), wife of 'Abdalkrim ar-Razini (d.1909). She was a wealthy woman, the last surviving member of the family of the Zawiyat Ben Qarrish, a Sufi fraternity founded in Tetuan in the late 17th or early 18th century. The principal sources for the biography are a small collection of unpublished documents (legal documents, letters and jottings in notebooks) in the Razini archive in Tetuan. These documents deal with the inheritance, marriage, divorce, property, power of attorney, gifts, awqaf, experience of war, and family life of Amina Bin Qarrish, and those of contemporary women. It is also possible to use oral history to help interpret these documents.
  • A Salafiya marroquina e a questão feminina: leitura de l'Autocritique de Allal el-Fassi Dossiê: Gênero E Islã

    Harrak, Fatima

    Resumo em Português:

    Falar do longo processo de mobilização nacional pela reforma do código da família no Marrocos exige que se preste homenagem aos primeiros militantes, homens e mulheres, pela emancipação das mulheres. Desde os anos quarenta, esses pioneiros colocavam entre suas reivindicações a abolição da poligamia, o estabelecimento do divórcio judiciário e os direitos iguais para as mulheres no interior da família. Os líderes do movimento de reforma Salafiya no Marrocos, entre eles Allal el-Fassi, estiveram entre seus inspiradores. De fato, a evolução da condição das mulheres marroquinas no início do século XX deu-se sob a dupla influência, por um lado, das novas condições sócio-econômicas e culturais resultantes da colonização e, por outro lado, através das idéias-chaves do reformismo muçulmano (Salafiya), difundidas pelos movimentos nacionalistas nas quais se inspiravam. Este ensaio é um convite para que se conheça a contribuição desta corrente e, em particular, a contribuição de seu líder, Allal el-Fassi, à evolução da sociedade marroquina moderna e à ascensão das mulheres marroquinas durante a primeira metade do século XX.

    Resumo em Inglês:

    To talk about the long process of national mobilization for the reformation of the Moroccan Family Code means also to talk about to the first fighters for women's liberation, both men and women. Since the 1940s, these pioneers asked for the abolition of polygamy, the establishment of judicial divorce and equal rights for men and women in the family circle.The Salafya movement leaders, among them Allal el-Fassi, were the inspiration for it. Two main factors were of importance for the evolution of the position of Moroccan women at the beginning of the 20th century: one, the new socio-economic and cultural condition obtained through colonization, and, two, the key ideals of Salafya (Muslim Reform), spread by the nationalist movements which were an inspiration for them. This article is an invitation to the introduction of this chain of thought and, particularly, to the contribution of his leader, Allal el-Fassi, to the evolution of modern Morocco and the empowerment of Moroccan women in the first half of the 20th century.
  • Pregadoras murshidat como agentes de mudança no Marrocos: uma perspectiva comparativa Dossiê: Gênero E Islã

    Ennaji, Moha

    Resumo em Português:

    As feministas marroquinas tem como objetivo promover posições de poder para as mulheres através da educação, da auto-consciência e do conhecimento de novos direitos legais; e também disseminando informações a respeito do novo código da família e do novo código trabalhista por meio de suas ONGs e grupos comunitários. O ativismo das mulheres contribuiu de maneira significativa para a democracia na sociedade marroquina devido a seu grande envolvimento nas questões sociais e políticas e a seu acesso à mídia. O ativismo feminino é essencial à modernização e à democracia, pois foi o movimento feminista que abriu espaço para a sociedade civil e para a cultura democrática. O movimento de mulheres fez também com que as autoridades se conscientizassem de que as mulheres podem ter um papel significativo em todas as instâncias da vida, inclusive no domínio religioso. O fenômeno do Murshidat é um passo pioneiro dado pelo governo para promover um Islã moderado e para lutar contra o extremismo islâmico.

    Resumo em Inglês:

    Moroccan feminists endeavour to promote women's empowerment through education, awareness, and knowledge of new legal rights; they also disseminate information about the new family code and the new labour code through their NGOs and community-based groups. Women's activism has significantly contributed to democracy in Moroccan society due to its greater social involvement in social and political affairs and due to the proliferation of women's associations, and to their access to the media. Women's activism is essential to modernisation and democracy, for it is the women's movement that has opened space for civil society and for democratic culture. Women's movement has also raised the awareness of the authorities that women can play a significant role in all walks of life, including in the religious domain. The phenomenon of the Murshidat is a pioneering step taken by the government to promote a moderate Islam and to fight Islamist extremism.
  • Islam y derechos de la mujer en Marruecos

    Benlabbah, Fatiha

    Resumo em Espanhol:

    Para comprender el proceso de emancipación de la mujer marroquí hay que seguir la evolución de sus derechos desde los albores de la Independencia del país. La importante reforma de la Moudawana (Código de Estatuto Civil) de 2004, es el resultado de la implicación efectiva y eficaz de todos los actores, Rey Gobierno y sociedad civil. Como opción modernista y democrática, el nuevo Código de la Familia saca su fuerza de la Chari'a (ley islámica) y se inspira en la dimensión humana y en los principios de los derechos del hombre.

    Resumo em Inglês:

    To understand the Moroccan women's emancipation process we need to follow the evolution of their rights since Independence. The 2004 crucial reformation of the Moudawana (Civil Code) is the consequence of the effective and efficient mobilization of all agents involved in it: the King, the Government and the Civil society. As a modernist and democratic solution, the new Family Code is inspired by the Sharia (Islamic law) and by Human Rights values.
  • A condição das mulheres no Islã: a questão da igualdade Dossiê: Gênero E Islã

    El Hajjami, Aïcha

    Resumo em Português:

    No ocidente, o tema da condição das mulheres no Islã está ligado à representação que geralmente se faz do Islã e dos muçulmanos. É uma representação constituída por estereótipos, esquematizações reducionistas e por confusões conceituais. A realidade do Islã e das sociedades muçulmanas possui muito mais nuances e freqüentemente não corresponde às idéias estabelecidas. A condição de inferioridade e precariedade a que está confinada a maior parte das mulheres muçulmanas, revela principalmente a hegemonia de uma mentalidade e de um sistema patriarcal que instrumentaliza sua leitura da religião para legitimar as situações de dominação, de violência e de exclusão em relação às mulheres. Partindo desta constatação, a autora propõe uma outra leitura do Islã e uma reflexão sobre a noção de igualdade no Alcorão e Sunna, na sua relação com o contexto da revelação, as finalidades da Chari'a e as perspectivas de evolução que podem revelar o referencial islâmico. Este trabalho de base é passível de reduzir as distâncias entre os princípios de igualdade entre os sexos inscritos nas convenções internacionais e seu equivalente no Islã.

    Resumo em Inglês:

    The Western idea relative to Islamic women's status is linked to the representations generally held on Islam and Muslim people. These representantions are riddled by esterotypes, reductionist schemas and conceptual confusions. Islam and Muslim societies' reality is much more nuanced and common held ideas do not correspond to it. The inferior status and poverty in which most of Muslim women are confined show the hegemony of a mentality and a patriarchal system that uses its readings of religion in order to legitimate the domination, violence and exclusion of women. Beginning with this idea, the author proposes another reading of Islam and a reflection about the equality notions in the Coran and in the Sunna in the context of revelation, Chari'a objectives and the perspectives of evolution that may reveal the Islamic ways. Working at these roots it may be possible to reduce the distance between the sexes equality principles written at the international conventions and its Islam equivalents.
  • Do Moudawana ao Código da Família: processos e conteúdos de uma reforma estratégica Dossiê: Gênero E Islã

    Afilal, Rachida

    Resumo em Português:

    No decorrer dos últimos dez anos, o Marrocos conheceu uma reviravolta decisiva na questão da promoção dos direitos das mulheres. O estabelecimento do Código da Família constitui um avanço qualitativo inaugurando assim uma nova era, na qual a abordagem jurídica é amplamente dominante. Nesta investida, as questões de atualização do status jurídico das mulheres, da igualdade dos sexos e da igualdade de oportunidades assim como da cidadania plenamente exercida por todos os cidadãos encontram-se no âmago do compromisso pelo desenvolvimento sustentável do Marrocos do século XXI.

    Resumo em Inglês:

    Over the last ten years, Moroccan society was testified a veritable change in the women's rights promotion area. The implementation of the Family Code is a large quality step which announces a new era in which juridical approaches are enormously dominant. With this step, questions like women's legal status, sex equality and equality of opportunities, as well as citizenship available for all, are at the center of the compromise of Moroccan society with sustainable development at the 21th century.
  • As mulheres, os outros e as mulheres dos outros: feminismo, academia e Islão Artigos

    Silva, Maria Cardeira da

    Resumo em Português:

    O véu, real ou metafórico, das mulheres muçulmanas faz, hoje em dia, parte de um claro e sonante argumentário político a diferentes níveis. Este artigo relembra a necessidade de objectivar o modo como as relações generificadas entre a Antropologia, o Islão e as políticas internacionais e nacionais contribuíram para a produção desse argumentário, concorrendo, assim, para o seu espessamento político. Para "descobrir" as mulheres muçulmanas, a Antropologia tem que se "desvelar" de constrangimentos políticos imediatos.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays, the veil of the Muslim women - either real or metaphoric - make part of clearly and sounding political rhetorics at different levels. It is my intention to remind that gendered relationships between Anthropology, Islam and international and national politics have largely supplied the production of this speech-making, concurring, thus, for its political thickness. This is why these relations must always stay under scrutiny regardless of the scale of our ethnographies, reminding us that the first step to 'unveil' Muslim women is to allow political immunity to anthropological inquiry.
  • Seduções e traições de gênero no Islã: a rainha de Sabá e o corpo feminino circuncidado Artigos

    Venchi, Mariane

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa narrativas árabe-islâmicas que tratam de noções de corporalidade e suas conexões com a prática da circuncisão feminina, mostrando que a relação existente entre circuncisão, sexualidade e poder está posta em um cenário que envolve não apenas um idioma religioso de conversão de quem está dentro (crente) e fora (descrente) e em estados de "poluição", assim como a conversão simbólica entre masculino/feminino subjacente à construção da "comunidade muçulmana" ou califado.

    Resumo em Inglês:

    This article analises Arab-Muslim narratives dealing with concepts of embodiment in the practice of female circumcision, pointing out that the conection among circumcision, sexuality and power takes place in a setting which involves a religious language of conversion among insiders (believers), outsiders (non-believers) and those in state of "pollution" as well as the simbolic conversion between male/female identities subjacent to the idea of "Islamic community" or caliphate.
  • Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros Artigos

    Motta, Flávia de Mattos

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve uma prática extremamente popular e tradicionalmente masculina em Florianópolis: os torneios de pássaros canoros. A etnografia das provas de "Fibra de Curió" ou "Curió Valente" pretende demonstrar as representações de gênero presentes numa competição canora de aspecto agonístico, na qual um macho deve intimidar e subjugar o outro através do canto. O "curió valente" é "um lutador" (que não toca fisicamente seu adversário). Aquele que emite o maior número de cantos vence a prova atestando a sua virilidade e sua superioridade de macho lutador sobre os demais participantes. O interessante é que há uma profunda identificação entre o pássaro e o seu dono, e o desempenho do pássaro repercute sobre a identidade, e particularmente sobre a masculinidade, do próprio dono. Essa etnografia evidencia não apenas o aspecto representacional do gênero, mas também o seu aspecto relacional e circulacional. O que potencializa a masculinidade em jogo nas provas é a relação. Gênero aparece aí como sendo construído reciprocamente na relação macho/fêmea tanto quanto nas relações entre masculinos e femininos.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes a very popular and traditionally male practice in Florianopolis: the song birds' tournaments. The ethnography on the "Curió Nerve" or the "Curió Braveness" contests intends to demonstrate gender representations that are present on sing birds competitions of agonistic aspect in which a male is expected to intimidate and subjugate another male by his own chant. The "brave curió" is "a fighter" (that does not have any physical contact with his opponent). The one that produces more chants wins the competition, attesting his virility and the male-fighter superiority over the other contestants. The interesting point here is that there is a profound identification among the bird and his owner, and the bird performance reverberates on the identity, and particularly on the masculinity of the owner. This ethnography makes evident not only the representational aspect of gender, but also its relational and circulational aspect. The element that gives potency to the masculinity in dispute on these contests is the relation. Gender appears here as reciprocally built on relations of male/female animals and on relations among masculines and feminines.
  • A construção de diferenças de gênero entre estudantes de medicina Artigos

    Siqueira, Vera Helena Ferraz de; Rocha, Glória Walkyria de Fátima

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa empírica sobre a construção identitária de estudantes de medicina em espaços não formais da universidade, em uma sociedade de consumo. Fundamentaram o estudo noções do pós-estruturalismo, principalmente sobre a natureza construída das identidades de gênero pelos discursos. Os resultados sinalizam a importância de se reconhecer que as experiências e subjetividades são passíveis de mudanças e de se integrar a problematização dos discursos dominantes aos currículos formais, facilitando uma maior igualdade de gênero, etnia e classe social.

    Resumo em Inglês:

    This article relates the results of an empirical research on the processes through which medical students' identity are constructed in the university non-formal settings, in a consumer society. The study was theoretically based on some pos structuralism notions referring to the construction of gender identities by the discourses. The results point to the need for educators to reflect that the experiences and selves are subject to change, and to integrate the problematization of the dominant discourses to the formal curriculum, favoring greater gender, ethnic and social class equity.
  • Los derechos (no)reproductivos en Argentina: encrucijadas teóricas y políticas

    Brown, Josefina Leonor

    Resumo em Espanhol:

    El derecho al aborto será la expresión y, en muchos casos, la conquista de una de las demandas feministas centrales en los países del norte durante los años setenta. En los del sur, aquellos fueron los años del sueño de la revolución social y su pulverización bajo una brutal dictadura. Los ecos de aquellas demandas radicales recién pudieron ser escuchadas en Argentina, con el retorno democrático y, con el amparo de los consensos conseguidos en el marco de Naciones Unidas bajo el paraguas de "derechos reproductivos". ¿Por qué esa denominación? De dónde viene y cuáles fueron y son sus posibilidades pero también sus límites en orden a la consideración de las mujeres y otros/otras diferentes como ciudadanas plenas son las preguntas sobre las que pivotearemos.

    Resumo em Inglês:

    The right to the abortion will be the expression of one of the most important feminist figth in north countries during the seventies. In those of the south, those were years of the dream of social revolution and of her pulverization under a brutal dictatorship. The echoes of those demands of radical feminists will arrived in the Argentina with the democratic comeback and under protection of the consensuses reached in the frame of United Nations under the umbrella of reproductive rights. What we asked is: why this name, wherefrom does it come and which have been and are his possibilities and his limits in order to the consideration of the women and different others as full citizen?
  • Destino cor-de-rosa, tensão e escolhas: os significados do casamento em uma capital amazônica (Belém, 1870-1920) Artigos

    Cancela, Cristina Donza

    Resumo em Português:

    Este artigo procura discutir as práticas e representações em torno do casamento a partir da trajetória de mulheres e homens pertencentes a distintos segmentos sociais, que viveram em Belém durante o período de expansão da economia da borracha. Para tanto, foram consultados inventários, processos civis e criminais, matérias de periódicos e fontes eclesiásticas.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses practices and representations of marriage through the lives of women and men from various social classes who lived in Belém during the Rubber Boom Era. Research targeted inventories, civil and criminal suits, newspaper articles and religious sources.
  • Labores, quitutes e panelas: em busca do lar ideal Artigos

    Pilla, Maria Cecília Barreto Amorim

    Resumo em Português:

    A partir do conceito de auto-governo, entendido como um modelo psicológico capaz de garantir o reconhecimento e respeito do próximo, uma valorização de si mesmo, este artigo propõe uma reflexão a respeito da mulher no desempenho do papel de "rainha do lar" no Brasil do início do século XX. Na preparação da casa repousava a valorização de uma conduta controlada da dona-de-casa, que deveria manter o controle sobre tudo e sobre todos, tendo aí a oportunidade de demonstrar sua capacidade de governar a si, seu lar e sua família.

    Resumo em Inglês:

    This study begins from the concept of self-guidance understood as a psychological model capable to guarantee the recognition and respect of the next one, a self-valorization. It propitiates a reflection regarding the woman in the performance of the paper of "queen of the home" in Brazil of the beginning of the XX century. In the preparation of the house rested the valuation of a controlled behavior of the housewife, that would have to keep the control on everything and all, having there the chance to demonstrate its capacity to govern itself, its home and its family.
  • Modernidade e crítica da modernidade: a Sociologia e alguns desafios feministas às categorias de análise Artigos

    Mariano, Silvana Aparecida

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda as tradições do pensamento sociológico para compreender e explicar a modernidade e seus fenômenos econômicos, sociais e políticos, que transformaram a sociedade moderna ocidental. As discussões em torno dos desafios colocados para a Sociologia para a reformulação das tradições científicas na contemporaneidade foram alavancadas pelas críticas feministas, colocando questionamentos de ordem histórica, epistemológica e metodológica.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the traditions of sociological thought in order to understand and explain modernity and its economical, social and political phenomena which have transformed modern western society, as well as the discussions of the contemporary challenges faced by Sociology and by the production of feminist criticism for the reformulation of scientific traditions. This factor present Sociology with historical, epistemological and methodological issues.
  • Frágeis damas e mulheres fortes: a representação feminina na Restauração de Portugal (1640-1668) Artigos

    Camenietzki, Carlos Ziller; Meirelles, Rejane da Conceição

    Resumo em Português:

    Os escritores de Portugal não se furtaram a representar as mulheres portuguesas durante a Guerra da Restauração (1640-1668). Essas imagens, baseadas em escritos de época, se apresentavam aos leitores com um sentido bastante específico e ligado aos objetivos dos diferentes partidários do golpe restaurador. Com o passar do tempo, elas mudam de significado e acabam se integrando na pauta própria dos debates de cada época específica. Assim, para o tempo de agora, cumpre destacar o papel da combatente feminina desta guerra personalizado em Isabel Pereira, mulher de Ouguela.

    Resumo em Inglês:

    Representing the different views opposing each other during the Restoration War (1640-1668), Portuguese writers were also talking about the women in their country. As time goes by, the meanings of these images of women change, and they are finally made a part of the specific historical agenda of this period. For our own time, the distinguished makings of the fighter Isabel Pereira, a woman from Ouguela, is discussed here.
  • Corpo estranho: sobre o romance de Adriana Lunardi Homenagem

    Osakabe, Haquira
  • Masculinidade, feminilidade e a reprodução das desigualdades Resenhas

    Debert, Guita Grin
  • Problemas com os homens e problemas com a inveja do pênis: lendo Lacan na Melanésia Resenhas

    Corrêa, Mariza
  • Aos filhos de Foucault Resenhas

    Mello, Luiz
  • Das transformações da dominação masculina Resenhas

    Climaco, Danilo
  • A discreta e sedutora "História das mulheres" Resenhas

    Roiz, Diogo da Silva
Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
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