Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2015
  • A CAPACIDADE INOVATIVA E O DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE EMPRESAS INOVADORAS BRASILEIRAS Artigos

    Miranda, Kléber Formiga; Vasconcelos, Alessandra Carvalho de; Luca, Márcia Martins Mendes de; Cabral, José Ednilson de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Com base nos pressupostos teóricos da Visão Baseada em Recursos (VBR), considerando a utilização de recursos disponíveis internamente nas organizações para manutenção de sua vantagem competitiva por meio da diferenciação, a pesquisa analisa a relação entre a capacidade inovativa e o desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras. A amostra foi extraída a partir das empresas listadas na BM&FBovespa consideradas inovadoras, segundo o IBI. As variáveis de capacidade inovativa coletadas a partir das PINTECs 2005 e 2008 e de desempenho através do Economática(r) foram tratadas por meio de análises de correlação e de regressão. Os resultados indicam que os desempenhos econômico (ROA) e operacional (EBITDA/Ativo Total) não são significativamente influenciados pela capacidade inovativa. No entanto, quando se separa a capacidade inovativa por seus componentes (inovação de produto, processo, organizacional e marketing), observa-se uma influência positiva de inovação de produto sobre ambos os desempenhos. Por sua vez, o desempenho de valor (MVA) é influenciado positiva e significativamente pela capacidade inovativa. Esses resultados sugerem melhores resultados contábeis quando as empresas inovam no produto e maior geração de valor pelo mercado ao possuir um portfólio diversificado de inovação, ou seja, maior capacidade inovativa. Não se pode, entretanto, negligenciar as inovações em processo, organizacional emarketing. A pouca relação dessas inovações, perceptíveis no âmbito interno da empresa, com o desempenho pode residir nas diferentes estratégias inovativas adotadas em prol do objetivo principal de cada empresa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Con base en las determinaciones teóricas de la Visión Basada en Recursos (VBR), considerando la utilización de recursos disponibles internamente en las organizaciones para la manutención de su ventaja competitiva por medio de la diferenciación, el estudio analiza el desempeño económico-financiero de empresas brasileras. La muestra se extrajo a partir de las empresas listadas en la BM&FBovespa, consideradas innovadoras según el IBI. Las variables de capacidad innovativa recolectadas a partir de las PINTECs 2005 y 2008 y de desempeño a través del Economática(r) fueron tratadas por medio de análisis de correlación y de regresión. Los resultados indican que los desempeños económico (ROA) y operacional (EBITDA/Activo Total) no son significativamente influenciados por la capacidad innovativa. No obstante, cuando se separa la capacidad innovativa por sus componentes (innovación, producto, proceso, organizacional y marketing) se observa una influencia positiva de la innovación de producto sobre ambos desempeños. Por su parte, el desempeño de valor (MVA) es influenciado positiva y significativamente por la capacidad innovativa. Estos resultados sugieren mejores resultados contables cuando las empresas innovan en el producto, y una mayor generación de valor por parte del mercado al poseer un portafolio diversificado de innovación, o sea, una mayor capacidad innovativa. Sin embargo, no podemos ignorar las innovaciones en proceso, organizacional y marketing. La poca relación de esas innovaciones, perceptibles en el ámbito interno de la empresa, con el desempeño, puede residir en las diferentes estrategias innovativas adoptadas en pro del objetivo principal de cada empresa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the theoretical premises of the Resource Based View (RBV) and considering the use of internally available resources at organizations for the maintenance of a competitive edge by means of differentiation, this research evaluates the relation between innovative capacity and economic and financial performance in Brazilian companies. The sample was made up of companies listed on the BM&FBovespa which were considered innovative according to the IBI. The variables of innovative capacity collected from 2005 to 2008 PINTECs and performance by means of Economática(r) were submitted to an analysis of regression and correlation. Results indicate that economic (ROA) and operational (EBITDA/Total Active) performances are not significantly influenced by innovative capacity. However, when one breaks innovative capacity down to its components (product innovation, organizational process and marketing), a positive influence of product innovation is observed on both performances. On the other hand, value performance (MVA) is influenced positively and significantly by innovative capacity. These results hint at better accounting results when companies innovate in products and greater generation of market value when they display a diversified portfolio of innovation, that is, greater innovative capacity. One cannot, however, neglect the innovations in organizational process and marketing. There is little relation between these innovations, perceptible inside companies, and performance and that might be due to different innovative strategies adopted for the benefit of each company's main objective.
  • ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ECOLÓGICO DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO Artigos

    Sousa Filho, José Milton de; Coimbra, Danielle Batista; Mesquita, Rafael Fernandes de; Luna, Roger Augusto

    Resumo em Português:

    RESUMO O comportamento ecológico, ou pró-ambiental, tanto de atividades quanto de aspectos de vida dos indivíduos e da sociedade em relação ao meio ambiente, relaciona-se diretamente à conscientização ambiental que, atualmente, tem apoio no ensino de graduação em disciplinas como educação ambiental, que buscam formar o profissional mais consciente de seus atos em relação ao ambiente natural. O presente estudo quantitativo e descritivo buscou entender os fatores que influenciam o Comportamento Ecológico de universitários do curso de Administração, usando como amostra alunos de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, do Estado do Piauí. Para coleta, utilizou-se a Escala de Comportamento Ecológico, validada por Pato e Tamayo (2006), aplicada a discentes do curso de Bacharelado em Administração, com amostras de 486 respondentes. Foram utilizadas análises descritivas e multivariadas para avaliar os dados. A partir da análise paralela e da análise fatorial exploratória encontrou-se seis fatores que, em seguida, foram utilizados como variáveis independentes na análise de regressão, cuja variável dependente era o Comportamento Ecológico. A análise de regressão apresentou modelo de altíssimo nível explicativo, com R²=99,2%, validando os fatores explicativos do comportamento ecológico que, neste estudo, diferem dos de Pato e Tamayo (2006), especialmente subdividindo "economia de água e energia" em um fator para cada recurso e, também, separando "ativismo-consumo" em "ativismo" e "ativismo-consumo". As contribuições teóricas do estudo residem na distinção de resultados, ainda que se utilizando respondentes similares, no caso, estudantes, o que pode ser devido a fatores culturais ou regionais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El comportamiento ecológico o pro-ambiental, tanto en actividades como en aspectos de vida de los individuos y de la sociedad en relación con el medio ambiente, se relaciona directamente con la conscientización ambiental que, actualmente, tiene el apoyo en la enseñanza de graduación en las disciplinas de educación ambiental y otras transversales que buscan formar el profesional más conciente de sus actos con relación a su ambiencia natural. Este estudio cuantitativo y descriptivo buscó comprender los factores que influencian el Comportamiento Ecológico de académicos del curso de Administración, usando como muestra alumnos de IES públicas y privadas de la provincia de Piauí. Para la recolección se usó la Escala de Comportamiento Ecológico, validada por Pato y Tamayo (2006), aplicada a los estudiantes del curso de bachillerato en administración con muestra de 486 encuestados. Fueron usados análisis descriptivos y multivariados para evaluar los datos. Apartir del análisis paralela y del análisis factorial explotatorio se encontró seis factores que se utilizaron entonces como variables independientes en el análisis de regresión, cuya variable dependiente era el Comportamineto Ecológico. El análisis de regresión presentó el modelo de altísimo nivel explicativo con R²=99,2%, validando los factores explicativos del comportamiento ecológico que, en este estúdio, difieren de la investigación de Pato y Tamayo (2006), especialmente la subdivisión de "ahorrar agua y energía" por uno factor para cada recurso y también separar "activismo-consumo" en "activismo" y "activismo-consumo". Las aportaciones teóricas de este estudio es la distinción de los resultados incluso utilizando los encuestados similares, en este caso, los estudiantes, lo que puede ser debido a factores culturales o regionales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The ecological, or pro-environmental behavior, both in activities and aspects of life of individuals and society in relation to the environment, are directly related to environmental conscientization that currently has support in undergraduate courses of environmental education, that aims to mold the professional most conscious of their actions in relation to natural environment. The current quantitative and descriptive study sought to understand the factors that influence the Ecological Behaviour of college students in public and private universities from the State of Piaui. It was used the Ecological Behavior Scale for collect data, validated by Pato and Tamayo (2006), applied to students of the Bachelor in Business Administration, with a sample of 486 respondents. Descriptive and multivariate analyzes were used to evaluate data. From the parallel analysis and exploratory factor analysis it was found six factors, which were then used as independent variables in the regression analysis, where the dependent variable was the Ecological Behavior. The results of this study differ from Pato and Tamayo (2006), especially subdividing "saving water and energy" by one factor to each resource, and also separating "activism-consumption" in "activism" and "activism-consumption". Regression analysis showed very high explanatory level model, with R²=99.2%, validating the explanatory factors of ecological behavior. The theoretical contributions of this study lie in the distinction of results even using similar respondents, in this case, students, which may be due to cultural or regional factors.
  • EFEITO JANEIRO NAS AÇÕES E ADRS DE EMPRESAS BRASILEIRAS APÓS O INÍCIO DA TRIBUTAÇÃO DE GANHOS DE CAPITAL Artigos

    Potin, Silas Adolfo; Potin, Samuel; Cunha, Claudio Marcio Pereira da; Bortolon, Patricia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Os retornos anormais para preços de ações observados no mês de janeiro ("efeito janeiro") são uma evidência da previsibilidade dos retornos. Essa anomalia é observada em diversos mercados financeiros ao redor do mundo. Sua principal explicação seria a realização de perdas de capital para reduzir o pagamento de impostos. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a existência do "efeito janeiro" em uma análise transversal dos retornos mensais de ações de empresas brasileiras, no período de 1996 a 2013. Trabalhos anteriores que estudaram esse efeito no mercado brasileiro tomaram períodos anteriores a 1996, quando não havia tributação sobre ganhos de capital no Brasil. Na metodologia empregada, são controlados os efeitos de outras anomalias (efeito momento e reversão de curto prazo) que também influenciam a auto-correlação dos retornos, não podendo, por isso, serem omitidas no modelo econométrico. Na análise aqui relatada, o "efeito janeiro" foi identificado, e com maior intensidade quando o retorno negativo em dezembro era maior, consistentemente com a hipótese de gestão tributária dos ganhos de capital. Não foi identificada evidência do "efeito janeiro" na subamostra de empresas que negociam ADRs na NYSE, formada por empresas de maior valor de mercado e mais sujeitas à influência de investidores internacionais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los retornos anormales para precios de acciones observadas en el mes de enero ("efecto enero") son una evidencia de la previsibilidad de los retornos. Esa anomalia es observada en distintos mercados financieros alrededor del mundo, teniendo como principal explicación, la realización de pérdidas para reducir los pagos de impuestos. El presente trabajo tiene como objetivo evaluar la existencia del "efecto enero" en un análisis transversal de los retornos mensuales de acciones de empresas brasileñas, en el período entre 1996 y 2013. Trabajos previos que estudiaron ese efecto en el mercado brasileño comprenden los períodos anteriores a 1996, cuando todavía no había tributación de ganancia sobre el capital en Brasil. En la metodología empleada, el modelo econométrico controla por los efectos de otras anomalías (efecto momentum y inversión de corto plazo) que también influyen en la autocorrelación de los rendimientos y, por tanto, no se pueden omitir. En el análisis aquí señalado, el "efecto enero" fue identificado, y con mayor magnitud cuando el retorno negativo en diciembre era mayor, consistentemente con la hipótesis de gestión tributaria de las ganancias de capital. No fue identificada evidencia del "efecto enero" en la submuestra de empresas que negocian ADRs en la NYSE, compuesta por empresas con mayor valor de mercado y más sujetas a la influencia de los inversores internacionales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The abnormal returns for stock prices observed in January (known as the "January effect") are evidence of the predictability of returns. This anomaly is observed in many financial markets around the world.Its main explanation is the booking of capital losses in an effort to reduce taxes payment. Thus, this study aims to assess the existence of the "January effect" in a cross-sectional analysis of monthly returns of shares of Brazilian companies in the period between 1996-2013 (both included. Previous studies which have investigated this effect in the Brazilian market took periods prior to 1996, when there was no capital gains tax in Brazil. In the applied methodology, the econometric model controls for other anomalies (momentum effect and short term reversion), which also influence the autocorrelation of returns, and can not, therefore, be omitted. In the analysis reported here, the "January effect" was identified, and with greater intensity when the negative return in December was greater, consistent with the hypothesis of tax management of capital gains. No evidence was identified in the "January effect" in the subsample of firms that trade ADRs on the NYSE, composed of companies with higher market value, and more influenced by foreigner investors.
  • APICULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: DESAFIOS DA PRODUÇÃO E DIFICULDADES EM ADOTAR PRÁTICAS SOCIAL E AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS Artigos

    Balbino, Valdir Antonio; Binotto, Erlaine; Siqueira, Elisabete Stradiotto

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo objetiva identificar a percepção e as dificuldades que os produtores têm em adotar práticas mais responsáveis social e ambientalmente. Utilizou-se de método qualitativo, com entrevista semiestruturada com cinco das seis pessoas que participam da Associação de Apicultores. Nesse sentido, a pesquisa utilizou a análise categorial temática, com o desmembramento em categorias conforme os temas que emergem do texto identificando o que eles têm em comum, dividida em quatro categorias temáticas: 3.1 - Perfil dos entrevistados; 3.2 - Determinação da criação de abelhas e da produção do mel; 3.3 - Conhecimento da atividade e importância da associação; 3.4 - Comercialização e responsabilidade social e ambiental. A responsabilidade social em relação ao mel foi evidenciada como um diferencial no produto concentrado nas preocupações com o meio ambiente, influenciando as tomadas de decisões dos apicultores em seus negócios, bem como no comprometimento para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar social. Os resultados da pesquisa também demonstraram que a apicultura é uma atividade lucrativa. No entanto, se percebeu que, em decorrência dos associados não estarem bem organizados, têm dificuldades em comercializar seus produtos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo tiene como objetivo identificar la percepción y las dificultades que los productores tienen que adoptar más prácticas socialmente responsables y ambientalmente. Fue utilizada metodología cualitativa, con entrevista semiestructurada con cinco de las seis personas que forman parte de la Asociación de Apicultores. En ese sentido, la investigación utilizó el análisis categorial temático, con el desmembramiento en categorías de acuerdo a los temas que emergen del texto, identificando lo que tienen en común. La investigación fue dividida en cuatro categorías temáticas: 3.1 - Perfil de los entrevistados; 3.2 - Determinación de la apicultura y la producción de miel; 3.3 - El conocimiento de la actividad y la importancia de la asociación; 3.4 - La comercialización y la responsabilidad social y ambiental. Dicho factor se concentra en las preocupaciones con el medio ambiente e influye en las tomas de decisión de los apicultores en sus negocios, así como en el compromiso con la mejoría de la calidad de vida y el bienestar social. Los resultados de la investigación demostraron, además, que la apicultura es una actividad lucrativa. Fue percibido, no obstante, que por el hecho de no estar bien organizados los asociados encuentran dificultades a la hora de comercializar sus productos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims to identify perception and difficulties that producers have to adopt more socially responsible practices and environmentally. A qualitative method to semi structured interviews we used with five of the six people involved Beekeepers Association. In this sense, the research used the thematic categorical analysis, with the break up into categories according to the themes that emerge from the text identifying what they have in common. The research was divided into four thematic categories: 3.1 - Profile of respondents; 3.2 - Determination of beekeeping and honey production; 3.3 - Knowledge of the activity and importance of the association; 3.4 - Marketing and social and environmental responsibility. Social responsibility related to honey was shown as a gap in the concentrated product on concerns about the environment, influencing the decision making of the beekeepers in their business as well as the commitment to improving the quality of life and well - social welfare. The results also showed that beekeeping is a lucrative activity. However it was realized that as a result of members not being well organized, have difficulties in marketing their products.
  • PERCEPÇÃO DOS GESTORES EM RELAÇÃO AO PRINCÍPIO DA CONTROLABILIDADE PARA O ALCANCE DA JUSTIÇA ORGANIZACIONAL Artigos

    Beuren, Ilse Maria; Amaro, Hugo Dias; Silva, Pedro Ylunga Costa da

    Resumo em Português:

    RESUMO O princípio da controlabilidade propõe que os gestores somente devem ser avaliados com base em elementos controláveis, no pressuposto de que a neutralização dos itens incontroláveis na avaliação de desempenho leva a uma maior satisfação, por ocasionar uma avaliação mais justa. Assim, este estudo objetiva averiguar a percepção dos gestores em relação ao princípio da controlabilidade para o alcance da justiça organizacional. Para tal, pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada a partir de um levantamento junto as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, conforme a revista Você S/A, de 2011, em que se obteve uma amostra de 63 respondentes. De modo geral, as análises do estudo mostram que o efeito da aplicação do princípio da controlabilidade sobre o desempenho dos gestores nas empresas pesquisadas não é direta e que não leva a um aumento da percepção de justiça organizacional. Os resultados da pesquisa mostram que das hipóteses testadas somente há relação entre o princípio da controlabilidade e a justiça processual. Conclui-se que entre os gestores pesquisados parece não haver uma preocupação com a neutralização dos fatores incontroláveis, o que indica a necessidade de mais pesquisas no que diz respeito à aplicação do princípio da controlabilidade na avaliação de desempenho dos gestores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El princípio de controlabilidad propone que los gestores sólo deben ser evaluados sobre la base de elementos controlables, en el supuesto de que la neutralización de elementos incontrolables en la evaluación del desempeño conduce a mayor satisfacción, al causar una evaluación más justa. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo investigar la percepción de los gestores en relación con el princípio de controlabilidad para el logro de la justicia organizacional. Para este fin, la investigación descriptiva con enfoque cuantitativo se llevó a cabo a través de una encuesta de las 150 Mejores Empresas para Trabajar, según la revista Você S/A, que 2011, en la que se obtuvo una muestra de 63 encuestados. En general, los análisis del estudio muestran que el efecto de la aplicación del princípio de controlabilidad sobre la actuación de los gestores de las empresas encuestadas no es directo y no conduce a un aumento de la percepción de justicia organizacional. Los resultados de la encuesta muestran que en las hipótesis probadas sólo hay relación entre el princípio de la controlabilidad y la justicia procesal. Llegamos a la conclusión de que entre los gestores encuestados parece que no hay preocupación por la neutralización de factores incontrolables, lo que indica la necesidad de realizar más investigaciones sobre la aplicación del princípio de la controlabilidad en la evaluación del desempeño de los gestores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The principle of controllability proposes that managers should only be assessed based on the controllable elements, assuming that the neutralization of uncontrollable items in the performance evaluation leads to greater satisfaction, by enabling a fairer assessment. Thus, the goal of this study is to investigate the perception of managers regarding the principle of controllability to the achievement of organizational justice. To this end, descriptive research with quantitative approach was conducted through a survey to the 150 Best Companies to Work For, according to the magazine Você S/A, 2011, in which obtaining a sample of 63 respondents. Overall, the analyzes of the study show that the effect of applying the principle of controllability on the performance of managers in the surveyed companies is not direct and does not lead to an increase in perceived organizational justice. The research results show that of the tested hypothesis there is a relationship only between the principle of controllability and the procedural justice. It is concluded that among the surveyed managers there seems not to be a concern with the neutralization of uncontrollable factors, which indicates the need for more research regarding the application of the principle of controllability in the performance evaluation of managers.
  • TRÊS DÉCADAS DE PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO: UMA REVISÃO DOS PRINCIPAIS PERIÓDICOS INTERNACIONAIS DE EMPREENDEDORISMO Artigos

    Ferreira, Manuel Portugal Vasconcelos; Pinto, Cláudia Frias; Miranda, Rui Mourato

    Resumo em Português:

    RESUMO A pesquisa acadêmica em empreendedorismo tem crescido substancialmente durante as últimas três décadas, em parte aplicando teorias e constructos de outras disciplinas, e em parte desenvolvendo sobre o seu próprio objeto de estudo. Neste artigo realizamos um estudo bibliométrico em oito periódicos líderes na pesquisa em empreendedorismo, para captar um panorama geral e estrutural do conhecimento acumulado. Metodologicamente, analisamos autores mais prolíficos e nacionalidades, citações e obras com maior impacto, cocitações para entender a estrutura intelectual do campo e temas pesquisados para entender o foco da pesquisa. As análises incidiram sobre uma amostra de 1.414 artigos publicados ao longo de trinta anos, de 1981 a 2010. Os resultados mostram o crescimento da pesquisa em empreendedorismo, o predomínio claro da academia Norte Americana, que a pesquisa em empreendedorismo é bastante eclética relativamente às teorias e fenômenos examinados, integrando as principais teorias de Administração, e permitem examinar a estrutura intelectual que relaciona trabalhos e teorias. Destaca-se o trabalho de Schumpeter (1934) como o mais citado e cinco principais temas que pesquisados: 'Entrepreneurial process', 'Environmental and external determinants of entrepreneurship', 'Methods, theories and research issues', 'Value creation and performance' e 'Psychological, cognitive and individual characteristics'. Concluímos apontando áreas e tópicos que merecem a atenção de acadêmicos para pesquisa futura.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La pesquisa académica en emprendedurismo ha crecido substancialmente durante las ultimas tres décadas, en parte aplicando teorías y constructos de otras disciplinas, y en parte desarrollado sobre su propio objeto de estudio. En este articulo hicimos un estudio bibliométrico en ocho periódicos líderes en la pesquisa en emprendedurismo, para captar un panorama general y estructural de conocimiento acumulado. Metodológicamente, analizamos los autores más prolíficos y nacionalidades, citas bibliográficas y obras con mayor impacto, co-citas, para entender la estructura intelectual del campo y temas buscados para entender el objeto de la pesquisa. Las análisis se hicieron sobre una muestra de 1.414 artículos publicados a lo largo de treinta años, de 1981 a 2010. Los resultados indican un crecimiento da pesquisa em emprendedurismo, lo dominio evidente de la academía Estadounidense, que la pesquisa en emprendedurismo es muy ecléctica relativamente a las teorías e fenómenos examinados, integrando las principales teorías de gestión, y permiten examinar la estructura intelectual que conecta trabajos e teorías. Schumpeter (1934) es lo mas citado y cinco temas mas pesquisados: 'Entrepreneurial process', 'Environmental and external determinants of entrepreneurship', 'Methods, theories and research issues', 'Value creation and performance' e 'Psychological, cognitive and individual characteristics'. Concluimos indicando áreas y tópicos que meritan la atención de académicos para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Entrepreneurship research has soared over the last three decades, partly based on applying theories and constructs from other disciplines and partly delving into its own object of study. In this paper we conduct a bibliometric study on eight top ranked journals for entrepreneurship research to capture a broad view and the structure of accumulated knowledge. Methodologically, we analyze most prolific authors and nationalities, citations and works with higher impact, co-citations to understand the intellectual structure of the field, and the themes researched, to understand the focus of research. The analyses used a sample of 1.414 articles published over a thirty years period, from 1981 to 2010. Results show the growth in entrepreneurship research, that North American academy has been prominent, that entrepreneurship research has been largely eclectic concerning the theories and phenomena examined, integrating the main management theories, and permit us examine the intellectual structure binding works and theories. Schumpeter (1934) is the most cited work and five research themes have captured more attention: 'Entrepreneurial process', 'Environmental and external determinants of entrepreneurship', 'Methods, theories and research issues', 'Value creation and performance' e 'Psychological, cognitive and individual characteristics'. We conclude pointing areas and topics that warrant scholars' attention for future research.
  • VIESES NA SATISFAÇÃO: O EFEITO MODERADOR DA DIFICULDADE E DA OBRIGAÇÃO SOBRE RECORDAÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS Artigos

    Viacava, Juan José Camou; Mantovani, Danielle; Korelo, Jose Carlos; Prado, Paulo Henrique Muller

    Resumo em Português:

    RESUMO Baseado na premissa teórica de que os indivíduos podem distorcer informações e opiniões no processo de recuperação de suas memórias, este artigo propõe que as avaliações de satisfação são influenciadas por tais distorções. Em dois experimentos foi requisitado que indivíduos recordassem e relatassem fatos sobre empresas provedoras de serviços, demonstrando que é possível influenciar positivamente (vs. negativamente) avaliações de satisfação solicitando apenas fatos positivos (vs. negativos). Entretanto, a influência da valência positiva ou negativa não age de modo isolado, mas depende de dois outros fatores em conjunto, a dificuldade e a obrigatoriedade percebida. Em atos volitivos (com intenção, sem obrigação), indivíduos que tiveram que recordar eventos positivos (vs. negativos) de seus relacionamentos comerciais avaliaram-se como mais (vs. menos) satisfeitos, mas apenas quando a dificuldade percebida foi maior, indicando maior deliberação sobre os eventos. Contudo, quando obrigados a recordar e difundir informações esta influência de diferentes valências ocorreu apenas quando a tarefa foi percebida como mais fácil. Desta forma, este estudo contribui para teorias de marketing de relacionamento ao tratar de influencias sobre um importante fator, a satisfação e, para teorias de processamento de informações e decisão ao demonstrar que o enviesamento de avaliações não depende apenas da dificuldade percebida, mas sim atua de forma conjunta com a obrigatoriedade percebida na tarefa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Partiendo del supuesto teórico de que los individuos pueden destorcer la información y opiniones en el proceso de recuperación de sus recuerdos, este artículo propone que las evaluaciones de satisfacción son influenciadas por estas distorsiones. En dos experimentos fue pedido que individuos recordasen y reportasen datos sobre empresas de servicios, demostrando que es posible influir positivamente (vs. negativamente) la satisfacción pidiendo solamente memorias positivas (vs. negativas). Sin embargo, la influencia de la valencia positiva o negativa no actúa de manera aislada, sino que depende de otros dos factores, la dificultad y la obligación percibida. En los actos volitivos (de voluntad), las personas que tuvieron que recordar acontecimientos positivos (vs. negativos) de sus relaciones comerciales se sintieron más (vs. menos) satisfechos, pero sólo cuando la dificultad percibida fue mayor. Eso indica que tuvieron que pensar más sobre los acontecimientos, procesando más la información. Sin embargo, cuando se vieron obligados a recordar y difundir la información, esta influencia de las diferentes valencias se produjo sólo cuando la tarea fue percibida como más fácil. De esta manera, este estudio contribuye a las teorías de marketing de relacionamiento cuando se trata de la influencia de un factor importante, la satisfacción y, para las teorías de procesamiento de información y de decisiones al demostrar que las distorsiones en las evaluaciones dependen no sólo de la dificultad percibida, mas conjuntamente con la obligación percibida en la tarea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the theoretical assumption that individuals can distort information and opinions in their memories recovery process, this article proposes that satisfaction evaluations are influenced by such distortions. In two experiments individuals were requested to remind and to report facts about service providers companies, demonstrating that it is possible to positively influence (vs. negative) satisfaction evaluations by asking only positive facts (vs. negative). However, the influence of positive or negative valence does not act isolated, but depends on two other factors together, the difficulty and the obligation perceived. In volitional acts (with intention, not forced) individuals who had to recall positive events (vs. negative) of their business relationships evaluated themselves as more (vs. less) satisfied, but only when the perceived difficulty was higher, indicating more deliberation on the events. However, when forced to remember and disseminate information, the different valences influence only occurred when the task was perceived as easier. Therefore, this study contributes to relationship marketing theories by investigating the influence on an important factor, satisfaction evaluation and, contributes to information processing and decision theories by demonstrating that bias of evaluations depends not only of the perceived difficulty, but also of the perceived obligation on the task.
  • IMPLANTAÇÃO DE PROCESSO ELETRÔNICO NO SISTEMA JUDICIÁRIO: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM UMA SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS Artigos

    Capaverde, Caroline Bastos; Vazquez, Ana Cláudia de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO A recente virtualização dos processos físicos no sistema judiciário brasileiro permitiu maior eficiência e celeridade em suas tramitações; entretanto transformações significativas foram desencadeadas nos modos de estruturação laboral dos servidores públicos que atuam nesta área. O objetivo deste estudo foi investigar a aprendizagem organizacional nesta situação de mudança crítica no processo de trabalho, à luz da perspectiva sociológica proposta por Giddens (2009). Para tanto, as ações desenvolvidas pelos servidores-agentes de uma Secretaria de Gestão de Pessoas de um Tribunal Regional Federal foram analisadas a partir da Teoria da Estruturação e dos conceitos centrais de agência e dualidade da estrutura. Além disso, buscou-se fazer aproximações entre as proposições de Giddens (2009) e as reflexões político filosóficas de Hannah Arendt (2010; 2012) tendo em vista a dialética das relações de poder observadas na prática.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La reciente implantación del sistema de información en el poder judicial permitió una mayor eficiencia y velocidad de los procedimientos judiciales. Sin embargo está a provocar cambios significativos en toda su estructura funcional y en los modos de estructuración del trabajo de los agentes directamente implicados. Se objetivó con este estudio la investigación del proceso de aprendizaje organizacional en una crítica situación de cambio en las actividades laborales por la virtualización de los procedimientos judiciales; desde la perspectiva sociológica de Giddens (2009). A partir de las evidencias obtenidas, son discutidas las acciones desarrolladas por los funcionarios de la Secretaria de Gestión de Personas en una Corte Federal de Justicia en Brasil por medio de la Teoría da Estructuración y sus constructos de dualidad de la estructura y agencia. Además, para poner en evidencia la complejidad de este fenómeno, hemos tratado de establecer vínculos entre las proposiciones de Giddens (2009) y las reflexiones político-filosóficas de Hannah Arendt (2010, 2012) con respecto a la dialéctica de las relaciones de poder que fueron identificadas en la práctica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The recent and new information platform of the judicial branch fostered grater efficient and speed in court proceedings. However, it triggered significant changes across the functional structure and the working practices of the directly-involved agents. This study aims to investigate the organizational learning in this critical situation of change in the work process regarding the virtualization of the Brazilian court proceedings by sociological approach of Giddens (2009). For this purpose, the actions carried out by employees-agents of a department of personnel management of a Brazilian Federal Regional Court (TRF) were analyzed from the Giddens' Theory of Structuration and its main concepts, such as agency and duality of structure. Besides, in order to problematize the complexity of these processes, we attempted to make approximations between Giddens' propositions (2009) and the political and philosophical reflections of Hannah Arendt (2010; 2012) as regards of the dialectics of power relations identified in their practices.
  • A PARTICIPAÇÃO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL BRASILEIROS Artigos

    Leandro, Luiz Alberto de Lima; Zago, Camila Avozani

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos últimos anos, os cursos de Gestão Ambiental (GA) vêm formando uma nova classe de gestores/gerentes que, em tese, estão habilitados para administrar as questões relacionadas ao meio ambiente. Embora existam há mais de uma década, tais cursos são pouco conhecidos em termos de estrutura curricular e não possuem Diretrizes Curriculares Nacionais. A discussão sobre a formação dos gestores ambientais brasileiros pode contribuir para situar o curso de GA no contexto da construção da identidade dessa nova categoria profissional. O estudo ora proposto realiza um levantamento das disciplinas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de bacharelado em GA, objetivando identificar o peso das diversas áreas do conhecimento, especialmente, da área de administração na construção dessa nova classe profissional, inferindo sobre a concepção da estrutura das Matrizes Curriculares de tais cursos. O procedimento metodológico adotado foi a análise de conteúdo documental que consistiu na verificação do conteúdo das ementas e das matrizes curriculares contidas nos projetos político-pedagógicos (PPP) dos cursos de GA. A despeito do caráter interdisciplinar do curso observa-se significativa participação das disciplinas de Administração na formação dos gestores ambientais brasileiros, confirmada na verificação do conteúdo discursivo dos PPP que apresentam o Gestor Ambiental como um Administrador do meio ambiente Tal afirmação carece de outros estudos aprofundados sobre a questão das disputas de poder no campo da formação em GA.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En los últimos años, los cursos de gestión ambiental (GA) han formado a una nueva clase de gestores que, en teoría, están habilitados para administrar temas relacionados con el medio ambiente. Aunque existan hace más de una década, estos cursos son poco conocidos en términos de estructura de temario y no poseen directrices temáticas nacionales. La discusión sobre la formación de los gestores ambientales brasileños puede contribuir para situar el curso de GA en el contexto de la construcción de la identidad de esta nueva categoría profesional. El estudio propuesto realiza un análisis de las disciplinas presentes en las matrices temáticas de los cursos, con el objetivo de identificar el peso de las diversas áreas de conocimiento, especialmente, del área de administración en la construcción de esta nueva clase profesional, que infieren la concepción de la estructura de las matrices temáticas de estos cursos. El procedimiento metodológico adoptado fue el análisis de contenido documental que se constituyó en la verificación del contenido de los resúmenes y de las matrices temáticas contenidas en los proyectos político-pedagógicos (PPP) de los cursos. A pesar del carácter interdisciplinar del curso, se observa una significativa participación de las disciplinas de administración en la formación de los gestores ambientales brasileños confirmada en la verificación del contenido discursivo de los PPP que presentan al gestor ambiental como un administrador del medio ambienteTal afirmación carece de otros estudios con profundidad sobre la cuestión de las disputas de poder en el campo de la formación en GA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the last years, Environmental Management (EM) courses have come to form a new class of manager that, in theory, are able to administrate issues related to the environment. Although they have been around for more than a decade, such courses are little known in terms of curricular structure and don't have National Curriculum Guidelines. The discussion about the formation of Brazilian environmental managers could contribute to placing the EM course in the context of constructing the identity of this new professional category. This study proposes to pull up the disciplines present in the curricular matrices for EM bachelor's courses, aiming to identify the weights in various areas of knowledge, especially, in the area of administration for the construction of this new class of professional, inferring about the conception of the Curricular Matrix structures of such courses. The methodological procedure adopted was the analysis of the documentary content which consisted in verifying the content of the curricular menus and matrices contained in the pedagogical project policies (PPP) of the EM courses. Despite the multi-disciplinary character of the course, we observed significant participation from the Administration disciplines in training Brazilian environmental managers, confirmed in the discursive content verification of the PPP that present the Environmental Manager as an environmental Administrator. Such statement lacks other more profound studies about the issue of power disputes in the EM field of training.
  • UM ESTUDO SOBRE OS FATORES ORGANIZACIONAIS QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Estudos De Caso

    Larieira, Cláudio Luís Carvalho; Albertin, Alberto Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) permite que as organizações realizem suas operações de maneira mais eficiente, alavanquem suas estratégias de negócio e tragam assim as vantagens competitivas necessárias para o sucesso e perenidade do empreendimento. É constante nos meios acadêmicos e empresariais o questionamento sobre o valor que a TIC efetivamente traz ao negócio dados os altos investimentos necessários para sua aquisição, implementação e manutenção. Os investimentos realizados pelas organizações podem ser gerenciados sob a perspectiva de projetos. A Gestão de Portfólio de Projetos (GPP), por sua vez, tem por propósito realizar a identificação, avaliação, seleção e priorização de projetos estabelecendo assim um portfólio otimizado de projetos. A GPP foi posteriormente estendida para os projetos de TIC e foi proposta então a abordagem de Gestão de Portfólio de Projetos de TIC (GPPTIC). Além das questões meramente técnicas ou metodológicas, vários fatores organizacionais estão presentes na execução deste processo e podem influenciá-lo. Este estudo identifica os fatores organizacionais que envolvem a Gestão de Portfólio de Projetos de TIC e analisa as influências que estes fatores trazem sobre o processo citado. A pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e é operacionalizada através da realização de estudos de caso múltiplos em 3 (três) bancos médios comerciais brasileiros. A principal contribuição deste estudo é a proposição de uma estrutura conceitual que representa os diversos fatores organizacionais que influenciam a Gestão de Portfólio de Projetos de TIC em uma organização. Há indícios de que os fatores organizacionais têm grande influência sobre este processo considerando as respostas obtidas nas entrevistas com os profissionais dos bancos analisados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La Tecnología de la Información y Comunicación (TIC) permite que las organizaciones realicen sus operaciones de manera más eficiente, alavanquem sus estrategias de negocio y traigan así las ventajas competitivas necesarias para el éxito y longevidad del emprendimiento. És constante en los medios académicos y empresariales el cuestionamiento sobre el valor que la TIC efectivamente trae al negocio dados las grandes inversiones necesarias para su adquisición, implementación y mantenimiento. Las inversiones realizadas por las organizaciones pueden ser gestionadas bajo la perspectiva de proyecto. La Gestión de Portafolio de Proyectos, por su parte, tiene el reto de llevar a cabo la identificación, evaluación, selección y priorización de proyectos estableciendo así una cartera óptima de proyectos. La Gestión de Portafolio de Proyectos se extendió posteriormente a proyectos de TIC y fué propuesta entonces el abordaje de Gestión de Portafolio de Proyectos de TIC. Además de las cuestiones meramente técnicas o metodológicas, varios factores organizacionales están presentes en la ejecución de este proceso y pueden influenciarlo. Este estudio identifica los factores organizacionales que estan envolucrados em la Gestión de Portfólio de Proyectos de TIC y analiza las influencias que estos factores traen sobre el proceso citado. La investigación és de naturaleza cualitativa, de carácter exploratório, descriptivo y és operacionalizada a través de la realización de estudios de caso múltiples en 3 (tres) bancos medios comerciales brasileños. La principal contribución de este estudio es la proposición de una estructura conceptual que representa los diversos factores organizacionales que influéncian la Gestión de Portfólio de Proyectos de TIC en una organización. Hay indicios de que los factores organizacionales tienen gran influencia sobre este proceso dadas las respuestas obtenidas en las entrevistas con los profesionales de los bancos analizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Organizations may manage their operations more efficiently and leverage business strategies through Information and Communications Technologies (ICT), enabling them to add competitive advantages required for success and enterprise sustainability. Scholars and business leaders often dispute the value ICT brings to businesses because of high investment required for acquisition, implementation, and maintenance. Investments by organizations can be managed under the project perspective. The Project Portfolio Management, in turn, has the purpose carry out the identification, evaluation, selection and prioritization of projects thus establishing an optimized project portfolio. The Project Portfolio Management was later extended to the ICT projects and was then proposed to approach ICT Project Portfolio Management. Various organizational factors can influence the execution of this process, beyond inherent technical and methodological issues. This study identified organizational factors that affect ICT Project Portfolio Management and analyzed their influence on the process. The research is of an applied nature, qualitative, exploratory and descriptive, and was executed in multiple case studies through analysis of three mid-sized commercial Brazilian banks. This study' main contribution is reached through the creation of a conceptual structure that represents various organizational factors that influence ICT Project Portfolio Management. There are indications that organizational factors have great influence on this process, given the responses obtained in interviews with professionals of the banks analyzed.
  • ERRATA Errata

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br