Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Volume: 12, Número: 34, Publicado: 2007
  • EDITORIAL Editorial

  • Anotações sobre o universal e a diversidade Artigos

    Ortiz, Renato

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo problematizar o universal e a diversidade. Investiga as possíveis implicações da polissemia dos termos universalidade e diferença, dentro das perspectivas filosófica, sociológica e antropológica. Destaca que a diferença não possui um valor "em si", uma "estrutura" ou "essência" atemporal. A diversidade existe em situações históricas determinadas, ela deve também ser qualificada. Nesse sentido, não é tanto a oposição em relação ao universal que interessa, mas a forma como a mudança de contextos incide sobre nossa compreensão desses conceitos. Discute ainda a questão do local e do nacional, que não são considerados dimensões em via de desaparecimento dentro da "sociedade global". Busca, então, entender como esses níveis são redefinidos, visto que na globalização co-existe um conjunto diferenciado de unidades sociais: nações, regiões, tradições, civilizações e a diversidade é parte integrante dessa totalidade. Conclui que universal e particular são pares opostos. A diferença associa-se ao particular, à contenção, aos limites e à identidade, sendo assim incompatível com o movimento de universalização. O universal remete à idéia de expansão, quebra de fronteiras, "todos", humanidade. Entretanto, na situação de globalização, muitas vezes esse par antagônico se entrelaça, mesclando alguns valores antes fixados a apenas um de seus elementos.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo tiene por objetivo problematizar lo universal y la diversidad. Investiga las posibles inplicaciones de la polisemia de los téminos universalidad y diferencia, dentro de las perspectivas filosófica, sociológica y antropológica. Destaca que la diferencia no posee un valor "en sí", una "estructura" o "esencia" atemporal. La diversidad existe en situaciones históricas determinadas, ella debe también ser calificada. En este sentido, no es tanto la oposición en relación a lo universal que interesa, mas la forma como el cambio de contextos incide sobre nuestra comprensión de esos conceptos. Discute incluso la cuestión de lo local y de lo nacional, que no son considerados como dimensiones en vía de desaparecimiento dentro de la "sociedad global". Busca, entonces, entender como esos niveles son redefinidos, ya que en la globalización co-existe un conjunto diferenciado de unidades sociales: naciones, regiones, tradiciones, civilizaciones y la diversidad es parte integrante de esa totalidad. Concluye que universal y particular son pares opuestos. La diferencia se asocia a lo particular, a la contención, a los límites y a la identidad, siendo así incompatible con el movimiento de universalización. Lo universal nos remite a la idea de expansión, quiebra de fronteras, "todos", humanidad. Entre tanto, en la situación de globalización, muchas veces ese par antagónico se entrelaza, mezclando algunos valores antes fijados solamente a uno de sus elementos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to problematise the universal and diversity. It investigates the possible implications of the multiple meanings of the terms universality and difference, within the philosophic, sociological and anthropological perspectives. It points out that difference does not possess a value "in itself", nor a "structure" nor a timeless "essence". Diversity exists in determined historical situations and also needs to be qualified. In this sense, it is not so much the opposition in relation to the universal which interests us but the way in which a change of contexts affects our understanding of those concepts. It also discusses the question of the local and the national which are not considered as dimensions of "global society" on the point of disappearing. It then seeks to understand how these levels are redefined, given that in globalization a differentiated set of social unities exists: nations, regions, traditions, civilizations and diversity is an integral part of this totality. It concludes that universal and particular are opposing pairs. Difference is associated with the particular, with contention, with limits and with identity and is thus incompatible with the movement of universalisation. The universal refers to the idea of expansion, the breaking of frontiers, "everyone", humanity. However, within the context of globalization this antagonistic pair is frequently intertwined, mixing some formerly fixed values with just one of its elements.
  • Percepções de justiça social e atitudes de estudantes pré-vestibulandos e universitários sobre as cotas para negros e pardos nas universidades públicas Artigos

    Neves, Paulo S. C.; Lima, Marcus Eugênio O.

    Resumo em Português:

    Um dado novo nas relações racializadas no Brasil nos últimos anos tem sido o das políticas de ação afirmativa para minorias étnicas. A política de cotas de acesso para negros e pardos nas universidades públicas tem gerado um intenso debate sobre questões de discriminação e de identidade racial que antes não pareciam pertinentes no país que possui a maior população negra vivendo fora da África. A fim de analisarmos a relação entre as percepções de justiça social e os posicionamentos de estudantes sobre as cotas, realizamos dois estudos em Aracaju envolvendo estudantes de dois cursinhos pré-vestibulares (um público e um privado) e estudantes de todos os cursos da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicam forte rejeição às cotas, sobretudo na universidade. Pensamos que essa resistência pode indicar tanto uma recusa a uma transformação do modelo de justiça liberal, pautado no mérito individual, quanto uma resistência ao tipo de ação apenas midiática em que as cotas se estão transformando na sociedade brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Un dato nuevo en las relaciones raciales en Brasil en los últimos años ha sido el de las políticas de acción afirmativa para minorías étnicas. La política de cuotas de ingreso para negros y pardos en las universidades públicas ha generado un intenso debate sobre cuestiones de discriminación y de identidad racial que antes no parecían pertenecer al país que posee la mayor población negra viviendo fuera de África. Con el propósito de analizar la relación entre las percepciones de justicia social y los posiciomanientos de estudiantes sobre las cuotas, realizamos dos estudios en Aracaju envolviendo estudiantes de dos cursos de pre-vestibulares (uno público y otro privado) y estudiantes de todos los cursos de la Universidad Federal de Sergipe. Los resultados indican un fuerte rechazo a las cuotas, sobretodo en la universidad. Pensamos que esta resistencia puede indicar tanto una recusa a una transformación del modelo de justicia liberal, pautado en el mérito individual, cuanto una recusa al tipo de acción solamente mediadora en que las cuotas se están transformando en la sociedad brasileña.

    Resumo em Inglês:

    In the last few years, a new element in racial relations in Brazil has been the affirmative action policy for ethnic minorities. The policy of quotas for Negroes and coloureds in public universities has brought to the surface an intense debate on discrimination and issues of racial identity which had not seemed relevant before, in the country that holds the largest black population outside of Africa. The purpose of this work is to analyse the relation between the perceptions of social justice and the attitudes of students towards the policy of quotas. To this end, we carried out two studies in the city of Aracaju with candidates for university places from two courses (a public and a private school) and students from all courses at the Federal University of Sergipe. The results revealed a strong rejection of quotas, mainly in the university context. We suppose that this resistance can be seen both as an affirmation of the model of liberal justice, based on individual merit, and a reaction to the type of merely newsworthy action in which quotas are being transformed in Brazilian society.
  • Só de corpo presente: o silêncio tácito sobre cor e relações raciais na formação de professoras no estado do Pará Artigos

    Coelho, Wilma Nazaré Baía

    Resumo em Português:

    O artigo mostra um dos graves problemas da educação no Brasil: o não enfrentamento da discriminação e do preconceito. Mais do que denunciar sua existência, ele analisa uma de suas matrizes: a ausência da discussão sobre raça, cor e preconceito na formação do docente no Pará. Por meio da análise da formação oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, uma instituição secular, referência para a formação docente no estado do Pará, demonstra que boa parte das ações das professoras decorreu de uma formação que não tratou de aspectos fundamentais, como as narrativas sobre a constituição da nacionalidade brasileira. Conclui-se que, a despeito de sensíveis avanços advindos dos movimentos sociais em relação à questão racial desde a década de 1960, a formação de professores se apresenta como um fator que continua contribuindo na reprodução de estereótipos e discriminações.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo muestra uno de los graves problemas de la educación en Brasil: el no enfrentamiento de la discriminación y del prejuicio. Más de lo que denunciar su existencia, él analiza una de sus matrices: la ausencia de la discusión sobre raza, color y prejuicio en la formación del docente en Pará. Por medio del análisis de la formación ofrecida por el Instituto de Educación del Estado del Pará, una institución, secular, referencia para la formación docente en el estado del Pará, demuestra que buena parte de las acciones de las profesoras transcurrió de una formación que no trató de aspectos fundamentales, como las narrativas sobre la constitución de la nacionalidad brasileña. Se concluye que, a pesar de sensibles avances que sucedieron de los movimientos sociales en relación a la cuestión racial desde la década de 1960, la formación de profesores se presenta como un factor que continua contribuyendo en la reproducción de estereotipos y discriminaciones.

    Resumo em Inglês:

    This text diagnoses one of the most serious problems of education in Brazil: the non-tackling of racial discrimination and prejudice. More than just exposing its existence, it analyses one of its sources: the absence of discussion on race, colour and prejudice in the formation of educators in the State of Pará. On the basis of an analysis of the teachers' formation provided by the Institute of Education of the State of Pará, a secular institution which constitutes a reference for teachers' formation in the State of Pará, this work shows that a good part of the teachers' actions are a consequence of a training that did not deal with fundamental aspects, such as the constitution of Brazilian nationality. We conclude that, despite definite advances forged by social activism regarding the issue of racism since the 1960's, the training of teachers is a factor that continues to contribute to the reproduction of stereotypes and prejudice.
  • A ordem do discurso escolar Artigos

    Sommer, Luís Henrique

    Resumo em Português:

    Este artigo toma elementos de uma análise de discurso foucaultiana e examina práticas discursivas escolares que circulam na escola fundamental. Trata-se de problematizar certos conceitos, certas regularidades enunciativas, e demonstrar sua implicação no ordenamento de nossas salas de aula e na regulação das práticas docentes. O trabalho é orientado pela hipótese de que há certa ordem do discurso escolar. Isto é, há determinadas regras que sancionam e/ou interditam a produção e a circulação de práticas discursivas escolares. Ao mesmo tempo, a circulação, a disseminação, o compartilhamento de certos enunciados que compõem essas práticas discursivas têm efeitos na produção das identidades das professoras, nas suas formas de enxergar a sala de aula, os alunos, a educação, enfim, na própria materialização da educação escolar. Os dados analisados neste trabalho foram obtidos por meio de entrevistas, feitas com professoras de ensino fundamental da rede pública de duas cidades do Rio Grande do Sul. Ao analisar a ordem do discurso escolar, aponto a harmonia existente entre o dito e o feito na escola pública de ensino fundamental.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo toma elementos de un análisis de discurso foucaultiana e axamina prácticas discursivas escolares que circulan en la escuela fundamental. Se trata de problematizar ciertos conceptos, ciertas regularidades enunciativas y demostrar su implicación en el ordenamiento de nuestras salas de clase y en la regulación de las prácticas docentes. El trabajo es orientado por la hipótesis de que hay un cierto orden del discurso escolar. O sea, hay determinadas reglas que sancionan y/o impiden la producción y la circulación de prácticas discursivas escolares. Al mismo tiempo, la circulación, la diseminación, la división de ciertos enunciados que componen estas prácticas discursivas tienen efectos en la producción de las identidades de las profesoras, en sus formas de ver la sala de clase, los alumnos, la educación, en fin, en la propia materialización de la educación escolar. Los datos analisados en este trabajo fueron obtenidos a través de entrevistas, hechas con profesoras de enseñanza fundamental de la red pública de dos ciudades de Río Grande del Sur. Al analisar el orden del discurso escolar, apunto la harmonía que existe entre lo dicho y lo hecho en la escuela pública de enseñanza fundamental.

    Resumo em Inglês:

    This article takes elements of a Foucaultian analysis of discourse and examines discursive practices which circulate in elementary schools. Its purpose is to problematise certain concepts and certain enunciatory regularities and to demonstrate their implication for ordering our classrooms and for regulating teachers' practices. This work is based on the hypothesis that there is a kind of ordering in school discourse. That is, that there are certain rules that sanction and/or interdict the production and circulation of school discursive practices. At the same time, the circulation, the dissemination, the sharing of certain enunciations that make up these discursive practices have effects on the production of teachers' identities, on their ways of looking at the classroom, the students, education, in short, on the very materialisation of school education. The data analysed in this article was obtained through interviews, carried out with teachers at public elementary schools in two cities in the state of Rio Grande do Sul. When analysing the order of school discourse, I point to the existing harmony between what is said and done in public elementary school education.
  • Trabalho infantil e inassistência escolar

    Ávila, Antonio Sandoval

    Resumo em Português:

    O capitalismo neoliberal generalizou a pobreza, obrigando muitas famílias a recorrer ao trabalho dos filhos para garantir sua subsistência. Pelo trabalho, as crianças abandonam a escola. Quando adultos, pela perda da educação, só conseguem ocupações que exigem menor qualificação e pelas quais recebem menores ganhos. Em conseqüência, provavelmente serão pais de novas crianças trabalhadoras, reproduzindo intergerações a pobreza. A educação é o primeiro passo para romper o círculo vicioso da pobreza; há relação entre os níveis de educação e os níveis de remuneração que as pessoas podem alcançar. O desenvolvimento baseia-se no acelerado desenvolvimento tecnológico que nada mais é que o conhecimento científico aplicado à produção. Criar conhecimento supõe educação superior, e seu fundamento está na educação básica, que é a plataforma de qualquer modelo de desenvolvimento que aspire à eqüidade. Não educar as crianças significa desperdiçar a formação do capital humano, o que trava desenvolvimento nacional. Sem educação, não haverá capital humano qualificado como motor básico da produtividade e da competitividade.

    Resumo em Espanhol:

    El capitalismo neoliberal ha generalizado la pobreza que obliga a muchas familias a recurrir al trabajo de los hijos para poder subsistir. Por el trabajo, los menores desertan de la escuela. Cuando adultos, por la pérdida en educación, sólo podrán acceder a las ocupaciones de menor calificación y peor pagadas. Por ello, tienen muchas probabilidades de ser los futuros padres de nuevos niños trabajadores reproduciendo intergeneracionalmente la pobreza. La educación es el primer paso para romper el círculo de la pobreza; hay relación entre los niveles de educación y las remuneraciones que las ersonas pueden alcanzar. El desarrollo descansa en el acelerado cambio tecnológico que no es más que el conocimiento científico aplicado a la producción. Crear conocimiento supone educación superior, y en la base de ésta está la educación básica, que es el cimiento de cualquier modelo de desarrollo que aspire a la equidad. No educar a los menores significa desperdiciar la formación de capital humano, ello traba el desarrollo nacional. Sin educación no habrá capital humano calificado como motor básico de la productividad y la competitividad.

    Resumo em Inglês:

    Neoliberal capitalism has generalized the poverty that forces many families to resort to the work of their children to guarantee subsistence. Work results in the children abandoning school and as adults, as a consequence of their lack of formal education, they will only be able to accede to the worse paid occupations requiring low qualification and receiving low wages. As a result, they will probably be the parents of new children workers reproducing intergenerational poverty. Education is the first step in breaking the vicious circle of poverty. There is a correlation between the levels of education and those of remuneration which people can attain. Development depends on accelerated technological change which is no more than scientific knowledge applied to production. The creation of knowledge presupposes higher education whose foundation is elementary education which is the platform of any model of development that aspires to equity. Not educating children signifies wasting the formation of human capital which, in its turn, brakes national development. Without education it will be impossible to qualify human capital, understood as the basic motor of productivity and competitiveness.
  • Estratégias sociais e educação prisional na Europa: visão de conjunto e reflexões Artigos

    Rangel, Hugo

    Resumo em Português:

    Este texto tem por origem uma pesquisa e constitui um sobrevôo do estado da arte sobre a educação prisional na Europa, tendo por objetivo identificar os problemas de ordem organizacional, metodológica e social que a limitam ou a determinam. Comporta uma reflexão, em vários planos e aspectos, sobre as atividades educativas desenvolvidas nas prisões, assim como sobre o papel e a significação dessas atividades educativas para as sociedades, seus sistemas judiciários e penitenciários. Procura estabelecer uma relação entre as estratégias sociais e a educação desenvolvida nas prisões européias.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tiene por origen una pesquisa y constituye un sobrevuelo del estado del arte sobre la educación en las prisiones en Europa, teniendo por objetivo identificar los problemas de orden organizacional, metodológica y social que la limitan o la determinan. Comporta una reflexión, en varios planos y aspectos, sobre las actividades educativas desenvueltas en las prisiones, así como sobre el papel y la significación de esas actividades educativas para las sociedades, sus sistemas judiciales y penitenciarios. Procura establecer una relación entre las estrategias sociales y la educación desenvuelta en las prisiones europeas.

    Resumo em Inglês:

    This text is based on the results of a research project and constitutes an overview of the state of the art in prison education in Europe with the aim of identifying organizational, methodological and social problems which limit or determine it. It contains a reflection, on various levels and aspects, on the educational activities developed in prisons, as well as on the role and meaning of these educational activities for societies, their judiciary and penitentiary systems. It seeks to establish a relationship between social strategies and that education developed in European prisons.
  • Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional Artigos

    Roldão, Maria do Céu

    Resumo em Português:

    Analisa-se a especificidade da função de ensinar enquanto caracterizadora da actividade do professor e examina-se a evolução e pluralidade de sentidos associados ao conceito de ensinar e suas implicações no desenvolvimento profissional dos docentes ao longo da evolução histórica da actividade. Em um segundo momento, analisa-se também a natureza do conhecimento específico necessário ao desempenho da função de ensinar, procurando dar conta das teorizações existentes acerca desse conhecimento, e propondo e discutindo um conjunto de caracterizadores distintivos desse saber que a autora designa como geradores de especificidade. A proposta do trabalho situa-se no quadro de uma valorização da dimensão analítica e teorizadora da acção de ensinar por parte do professor, no sentido de desenvolvimentos futuros da docência que possam reforçar a afirmação social da profissionalidade dos docentes.

    Resumo em Espanhol:

    Se analiza la especificidad de la función de enseñar en cuanto caracterizadora de la actividad del profesor y se examina la evolución y la pluralidad de sentidos asociados al concepto de enseñar y sus implicaciones en el desenvolvimiento profesional de los docentes a lo largo de la evolución histórica de la actividad. En un segundo momento, se analiza también la naturaleza del conocimiento específico necesario al desempeño de la función de enseñar, procurando dar cuenta de las teorizaciones que existen a respecto de ese conocimiento, proponiendo y discutiendo un conjunto de caracterizadores distintivos de ese saber que la autora designa como generadores de especificidad. La propuesta del trabajo se sitúa en el cuadro de una valorización de la dimensión analítica y teorizadora de la acción de enseñar por parte del profesor, en el sentido de desenvolvimientos futuros de la docencia que puedan reforzar la afirmación social de la profesionalidad de los docentes.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, the specificity of teaching as a social function is under analysis. The author examines the evolution of the very concept of teaching and the plurality of possible meanings that have been associated with it, as well as their implications in teachers professional development as a group throughout its historic evolution.The nature of the specific knowledge required to teach will be also discussed, supported by existing theorizations on teaching professional knowledge. A set of distinctive descriptors of such knowledge is proposed and discussed. The whole perspective of this discussion is based on the reinforcement and valuing of the dimension of analysis and theorization of teaching activity by teachers themselves, assumed as enhancing the development of the social recognition of teachers as professionals.
  • Nos fios de Ariádne: cartografia da relação saúde-trabalho numa escola pública de Vitória-ES Artigos

    Mascarello, Marinete Rosa Pereira; Barros, Maria Elizabeth Barros de

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo qualitativo abordando as relações entre saúde e trabalho de professores de uma escola da rede pública na cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Seu objetivo foi cartografar as vivências de prazer e sofrimento dos docentes, principalmente as estratégias criadas para defenderem-se das nocividades do ambiente de trabalho e produzirem saúde. Afirma a indissociabilidade entre modos de trabalhar e modos de subjetivar, e constata que a deterioração do sistema público de ensino tem produzido seus efeitos no trabalho do professorado, comprometendo a saúde desses profissionais e gerando, muitas vezes, seu afastamento das funções por meio de licenças médicas ou mesmo abandono da profissão. Procura dar visibilidade às ações que apontam para a recriação do trabalho, mesmo dentro de condições adversas.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata del estudio cualitativo abordando las relaciones entre salud y trabajo de los profesores de una escuela pública en la ciudad de Vitória, capital del estado de Espíritu Santo. Su objetivo fue cartografiar las vivencias de placer y sufrimiento de los docentes, principalmente las estrategias creadas para defenderse de las nocividades del ambiente de trabajo y producir salud. Afirma la insociabilidad entre modos de trabajar y modos de subjetivar, y constata que la deteriorización del sistema público de enseñanza ha producido sus efectos en el trabajo del profesorado, comprometiendo la salud de esos profesionales y causando, muchas veces, su alejamiento de las funciones por medio de licencias médicas o mismo abandono de la profesión. Busca dar visibilidades a las acciones que apuntan para la recreación del trabajo, mismo dentro de condiciones adversas.

    Resumo em Inglês:

    This article is based on a qualitative study dealing with the relations between teachers' health and work in a school belonging to the public network in the city of Vitória, the capital of the State of Espirito Santo. Its aim is to map teachers' experiences of pleasure and suffering, and principally the strategies which they create to defend themselves from the harmful elements of the work environment and to produce health. It affirms the indissolubility between modes of work and modes of subjectivising and notes that the deterioration of the public system of education has produced its effects on the work of teachers, endangering their health and causing, frequently, their absence from their functions due to medical leave or even the abandoning of the profession. It seeks to give visibility to actions which suggest the need to recreate work even within adverse conditions.
  • Frações burguesas em disputa e a educação superior no Governo Lula Artigos

    Rodrigues, José

    Resumo em Português:

    O artigo expõe analiticamente os interesses conflituosos, no Brasil, entre a burguesia industrial, representada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por um lado, e pela nova burguesia de serviços educacionais, representada pelo Fórum Nacional de Livre-Iniciativa na Educação, por outro lado, no que tange às finalidades e à organização da educação superior. A análise indica que as atuais transformações da educação superior brasileira são, em grande parte, determinadas pelos interesses do capital em converter a educação superior em uma mercadoria. Contudo, os interesses dessas duas frações da burguesia, com suas características específicas, não são imediatamente convergentes e, nesse sentido, terminam por desaguar no cenário do Estado, particularmente no Poder Executivo, no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que, desde fins de 2004, vem implementando uma reforma da educação superior, cujo projeto de lei foi enviado ao Congresso Nacional em julho de 2006.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo expone analíticamente los intereses conflictuosos, en Brasil, entre la burguesía industrial, representada por la Confederación Nacional de la Industria (CNI), por un lado, y por la nueva burguesía de srvicios educacionales, representada por el Foro Nacional de Libre Iniciativa en la Educación, por otro lado, lo que respecta a las finalidades y a la organización de la educación superior. El análisis indica que las actuales transformaciones de la educación superior brasileña son, en gran parte, determinadas por los intereses del capital en convertir la educación superior en una mercadería. Sin embargo, los intereses de estas dos fracciones de la burguesía, con sus características específicas, no son inmediatamente convergentes y, en ese sentido, terminan por desaguar en el escenario del Estado, en particular en el Poder Ejecutivo, en el Gobierno de Luiz Inácio Lula da Silva, que, desde finales del 2004, viene implementando una reforma de la educación superior, cuyo proyecto de ley fue enviado al Congreso Nacional en julio de 2006.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to explain analytically the present scenario of conflicting interests in Brazil regarding the structure and main objectives of university education at national level. The conflict arises between the industrial bourgeoisie represented by the National Confederation of Industry (known as CNI) on the one hand and, on the other, by the new bourgeoisie of the area of private educational services, represented by the National Forum for Free Initiative in Education. This analysis shows that the changes within higher education in Brazil are mainly determined by the interests of capital to transform this sector of education into a commodity. Nevertheless, the interests of these two fractions of the bourgeoisie, each with their specific characteristics, do not immediately converge. Thus, they tend to place their different demands before the State, and in particular before the Executive power, which has, since the end of 2004, been implementing an educational reform, that has been transformed into a proposed bill of law, sent to Congress in July of the present year.
  • Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica Espaço Aberto

    Nosella, Paolo

    Resumo em Português:

    O texto, na primeira parte, critica a expressão "formação politécnica" amplamente utilizada, sobretudo na década de 1990, por educadores brasileiros marxistas. Defende-se a tese de que a linguagem humana é sempre expressão histórica reveladora de intencionalidades e interesses práticos e, portanto, instrumento essencial para a conquista da hegemonia. Nesse sentido, "formação politécnica" expressou uma posição teórica historicamente ultrapassada. Na segunda parte, o texto esclarece que a proposta marxista para a formação dos trabalhadores se encontra contida no conjunto da fórmula marxiana de "instrução intelectual, física e tecnológica". Essa fórmula não permite eleger um ou outro elemento como sua categoria estruturante. Finalmente, é exposta a tese gramsciana sobre a escola unitária, segundo a qual a categoria antropológica da liberdade histórica de todos os homens é o fundamento unitário da própria fórmula marxiana.

    Resumo em Espanhol:

    El texto, en la primera parte, critica la expresión "formación politécnica" ampliamente utilizada, sobretodo en la década de 1990, por educadores brasileños marxistas. Se defiende la tesis de que el lenguaje humano es siempre expresión histórica reveladora de intencionalidades e intereses prácticos y, por lo tanto, instrumento esencial para la conquista de la hegemonía. En este sentido, "formación politécnica" expresó una posición teórica históricamente ultrapasada. En la segunda parte, el texto explica que la propuesta marxista para la formación de los trabajadores se encuentra incluida en el conjunto de la fórmula del marxismo de instrucción intelectual, física e tecnológica". Esta fórmula no permite elegir uno u otro elemento como su categoría estructurante. Finalmente es expuesta la tesis gramsciana sobre la esuela unitaria, segundo la cual la categoría antropológica de la libertad histórica de todos los hombres es el fundamento unitario de la propia fórmula marxista.

    Resumo em Inglês:

    This article begins by criticising the expression "polytechnic formation" widely used, above all in the 1990's, by Marxist Brazilian educators. It defends the thesis that human language is always an historical expression which reveals intentions and practical interests and is, therefore, an essential instrument for achieving hegemony. In this sense, "polytechnic formation" expresses an historically outdated theoretical position. In the second part of the article, the text explains that the Marxist proposal for the formation of workers is contained in the complete Marxian formula of "intellectual, physical and technological instruction". This formula does not permit the selection of one or another element as its structuring category. Finally, it expounds the Gramscian thesis on the unitary school, according to which the anthropological category of the historical liberty of all men is the unitary foundation of the very Marxian formula.
  • Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos Espaço Aberto

    Saviani, Dermeval

    Resumo em Português:

    Num primeiro momento, o artigo caracteriza, em suas linhas básicas, os fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho-educação que, nas suas origens, se manifestava na forma de plena identidade. Mostra, em seguida, como, não obstante a indissolubilidade da referida relação, se manifestou na história o fenômeno da separação entre trabalho e educação. No terceiro momento aborda o tortuoso e difícil processo de questionamento da separação e restabelecimento dos vínculos entre trabalho e educação que vem marcando a sociedade moderna. Finalmente, esboça a conformação do sistema de ensino sob a égide do trabalho como princípio educativo, concluindo com a discussão do controvertido tema da educação politécnica.

    Resumo em Espanhol:

    En un primer momento, el artículo caracteriza, en sus líneas básicas, los fundamentos históricos-ontológicos de la relación trabajo-educación que, en sus orígenes, se manifiesta en la forma de plena identidad. Muestra, en seguida como, no obstante a indisolubilidad de la referida relación, se manifestó en la historia el fenómeno de la separación entre trabajo y educación. En el tercer momento aborda el tortuoso y difícil proceso de cuestionamiento de la separación y restablecimiento de los vínculos entre trabajo y educación que vienen marcando la sociedad moderna. Finalmente, esboza la conformación del sistema de enseñanza sobre la égida del trabajo como principio educativo, concluyendo con la discución del controvertido tema de la educación politécnica.

    Resumo em Inglês:

    The article begins by characterizing the historical-ontological foundations of the work-education relationship which originally revealed itself in the form of full identity. It then shows how, despite the indissolubility of the referred relationship, the phenomenon of the separation between work and education revealed itself over history. The third moment deals with the tortuous and difficult process of questioning the separation and re-establishing the links between work and education which mark modern society. Finally, the article sketches the conformation of the system of education from the point of view of work as an educational principle and concludes with a discussion on the controversial theme of polytechnic education.
  • A imprensa de educação e de ensino: repertórios analíticos. O exemplo da França Resenhas

    Bastos, Maria Helena Camara
  • Oposições filosóficas: a epistemologia e suas polêmicas Resenhas

    Leclerc, Gesuína de Fátima Elias
  • Universidade no Brasil e na América Latina: tensões e contradições entre o público e o privado Resenhas

    Leher, Roberto
  • Bakhtin: conceitos-chave Nota De Leitura

    Mendes, Maria Francisca
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br