Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Volume: 12, Número: 36, Publicado: 2007
  • Editorial Editorial

  • Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd Artigos

    Sousa, Sandra Zákia; Bianchetti, Lucídio

    Resumo em Português:

    Resultante de debate ocorrido, em maio de 2007, entre sócios da ANPEd com atuação destacada na criação, organização, gestão e nos rumos da associação, o artigo apresenta, a partir de uma retrospectiva histórica, algumas visões acerca do movimento da pós-graduação e da pesquisa em educação no Brasil. A ênfase recai nos encaminhamentos assumidos pela ANPEd, a partir de aspectos relacionados a sua organização interna, bem como a sua articulação com órgãos governamentais, grupos da sociedade civil e outras associações acadêmicas e científicas. Além dos resgates, a análise apresenta perspectivas para a consolidação e ampliação de iniciativas da ANPEd, no sentido de fortalecer sua atuação como indutora da melhoria da qualidade da pesquisa e da formação pós-graduada. Em especial, destaca o protagonismo da associação, como interlocutora na formulação e implementação de políticas públicas de educação.

    Resumo em Espanhol:

    Resultante del debate ocurrido, en mayo del 2007, entre socios de la ANPEd con actuación destacada en la creación, organización, gestión y en los rumbos de la asociación, el artículo presenta, a partir de una retrospectiva histórica, algunas visiones a respecto del movimiento de postgrado y de la pesquisa en educación en Brasil. El énfasis recae en los encaminamientos asumidos por la ANPEd, a partir de aspectos relacionados a su organización interna, bien como a su articulación con los órganos gubernamentales, grupos de la sociedad civil y otras asociaciones académicas y científicas. Además de los rescates, el análisis presenta perspectivas para la consolidación y ampliación de iniciativas de la ANPEd, en el sentido de fortalecer su actuación como inductora de la mejoría de la calidad de la pesquisa y de la formación del postgrado. En especial, destaca el protagonismo de la asociación, como interlocutora en la formulación e implementación de políticas públicas de educación.

    Resumo em Inglês:

    As a result of the debate which took place in May 2007 between members of ANPEd with a distinguished role in the creation, organization, administration and direction of the association, this article presents some considerations on the movement of postgraduate studies and research in education in Brazil, based on an historical retrospective. Emphasis is given to the procedures adopted by ANPEd, based on aspects related to its internal organization, as well as its articulation with governmental organs, civil society groups and other academic and scientific associations. In addition to the task of historical recovery, the analysis presents perspectives for the consolidation and amplification of the association's initiatives, with a view to strengthen its inductive role in the improvement of the quality of research and postgraduate training. It highlights especially the Association's leading role as interlocutor in the formulation and implementation of public policy in education.
  • Comitê Científico da ANPEd: memórias, desafios e conquistas de uma ação construída em parcerias múltiplas Artigos

    Fischer, Nilton Bueno

    Resumo em Português:

    A criação do Comitê Científico da ANPEd representou um marco importante para a avaliação, a partir de seus pares, da produção acadêmica da área da pós-graduação em educação do Brasil. Com apoio na memória pessoal e em depoimentos de pesquisadores que participaram tanto na sua criação e implementação, bem como em artigos sobre o "estatuto científico" da ANPEd, procurou-se analisar os efeitos produzidos pela institucionalização dessa instância na organização das reuniões anuais, nas relações com os grupos de trabalho e nas dinâmicas de poder da associação. Destacou-se também a estratégica importância do Comitê Científico na avaliação da produção científica em educação, ante o crescimento de programas e do aumento das teses e dissertações. Toma-se essa reconstrução histórica como inspiradora para os temas emergentes e inadiáveis que precisam ser enfrentados pela reflexão cuidadosa e competente de todos pesquisadores envolvidos com a área.

    Resumo em Espanhol:

    La fundación del Comité Científico de la ANPEd representó un punto importante para la evaluación, a partir de sus pares, de la producción académica de la área del postgrado en educación de Brasil. Con apoyo en la memoria personal y en declaraciones de investigadores que participaron tanto en su creación e implementación, bien como en artículos sobre el "estatuto científico" de la ANPEd, se buscó analizar los efectos producidos por la institucionalización de esta instancia en la organización de las reuniones anuales, en las relaciones con los grupos de trabajo y en las dinámicas de poder de la asociación. Se destacó también la estratégica importancia del Comité Científico en la evaluación de la producción científica en educación, frente al crecimiento de programas y del aumento de las tesis y disertaciones. Se toma esta reconstrucción histórica como inspiradora para los temas emergentes e impostergables que precisan ser enfrentados por la reflexión cuidadosa y competente de todos los investigadores involucrados con la área.

    Resumo em Inglês:

    The creation of ANPEd's Scientific Committee represented an important mark for the peer evaluation of academic production in the field of postgraduate studies in education of Brazil. Based on personal recollections and testimonies of researchers who participated in the creation and implementation of the association as well as with articles on its "scientific statute", this article sought to analyse the effects produced by the institutionalization of this level in the organization of the annual meetings, in the relations with the working groups and in the association's power dynamic. It also emphasises the strategic importance of the Scientific Committee for the evaluation of scientific production in education, given the growth in the number of programmes and the increase in the number of theses and dissertations. This historical reconstruction serves to identify emerging and urgent themes which need to be faced with careful and competent reflection by all those researchers involved in the field.
  • Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação: apontamentos históricos Artigos

    Pucci, Bruno

    Resumo em Português:

    A ANPEd reúne duas categorias de sócios: os institucionais, representados por coordenadores de programas de pós-graduação em educação, e os individuais, professores, pesquisadores e pós-graduandos em educação. Desde sua criação em 1978, os coordenadores tiveram participação em suas reuniões anuais, discutindo problemas relacionados a seus cursos e suas relações com as agências de coordenação da pós-graduação e de fomento à pesquisa. Com o mesmo objetivo, criaram eles, em 1993, no interior da ANPEd, o Fórum dos Coordenadores de Programas. Como em 1981 já haviam sido criados os grupos de trabalhos, a ANPEd passou a constituir-se em duas instâncias: os grupos de trabalho, nos quais era feita a apresentação da produção científica dos sócios individuais, e o Fórum, que se preocupava com as políticas dos cursos de pós-graduação em educação e em particular com a sua avaliação. Neste artigo propôs-se resgatar problemas enfrentados pelos coordenadores de programas, desde o início da ANPEd (1978), passando pelos anos de constituição, institucionalização e legitimação do Fórum (1993-2002), até os dias de hoje (2007); e refletir sobre questões que fecundaram a atuação dos coordenadores nesses anos, assim como compreender os caminhos que estão sendo construídos por eles no interior de sua associação. Para tanto, foram realizadas pesquisa documental e bibliográfica e entrevistas com pesquisadores que participaram na organização do Fórum. Espera-se trazer subsídios para a compreensão da história do Fórum e da ANPEd, bem como que sua leitura sirva de intróito aos novos coordenadores que iniciam sua trajetória nesse coletivo.

    Resumo em Espanhol:

    La ANPEd reúne dos categorías de socios: los institucionales, representados por coordinadores de programas de postgrados en educación, y los individuales, profesores, investigadores y postgraduados en educación. Desde su fundación en 1978, los coordinadores tuvieron participación en sus reuniones anuales, discutiendo problemas relacionados a sus cursos y a sus relaciones con las agencias de coordinación del postgrado y de fomento a la investigación. Con el mismo objetivo, ellos crearon, en 1993, en el interior de la ANPEd, el Foro de los Coordinadores de Programas. Como en 1981 ya habían sido creados los grupos de trabajos, la ANPEd pasó a constituírse en dos instancias: los grupos de trabajo, en los cuales era hecha la presentación de la producción científica de los socios individuales, y el Foro, que se preocupaba con las políticas de los cursos de postgrado en educación y en particular con la evaluación de los mismos. En este artículo se propone rescatar los problemas enfrentados por los coordinadores de programas, desde el inicio de la ANPEd (1978), pasando por los años de constitución, institucionalización y legitimación del Foro (1993-2002), hasta los días de hoy (2007); y reflexionar sobre cuestiones que generaron la actuación de los coordinadores en estos años, así como comprender los caminos que están siendo construídos por ellos en el interior de su asociación. Por este motivo, fueron realizadas pesquisa documental y biográfica y entrevistas con investigadores que participaron en la organización del Foro. Se espera traer subsidios para la comprensión de la historia del Foro y de la ANPEd, para que su lectura sirva de introito a los nuevos coordinadores que inician su trayectoria en este colectivo.

    Resumo em Inglês:

    The ANPEd brings together two types of member: institutions represented by coordinators of postgraduate programmes in education and individual members - lecturers, researchers and postgraduate students in education. Since its creation in 1978, the coordinators have participated in the association's annual meetings, discussing problems related to their courses and otheir relations with the agencies which coordinate postgraduate studies and foment research. In 1993, they created the Forum of Programme Coordinators within ANPEd for the same reasons. As ANPEd had already created the system of working groups in 1981, the association was made up of two levels: the working groups in which the individual members presented their scientific production and the Forum whose central concern was policy for postgraduate programmes in education and especially for the evaluation of those programmes. This article seeks to recover problems faced by programme coordinators since the creation of ANPEd (1978), including the years of its constitution, institutionalization and legitimization of the Forum (1993-2002), up to the present date (2007). It also proposes to reflect on questions which enriched the action of the coordinators during these years as well as to understand the principles which they are constructing within the association. To achieve this goal, a documental and bibliographic research was carried out and interviews were made with researchers who participated in the organization of the Forum. The article also seeks to provide subsidies for the understanding of the history of the Forum and of ANPEd as well as serving as an introduction for new coordinators who are beginning their trajectory in this collective enterprise.
  • A pesquisa sobre educação e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos Programas de Pós-Graduação em Educação Artigos

    Souza, Maria Antônia de

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa pesquisas defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil que trataram da educação no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e destaca os enfoques teórico-metodológicos presentes nelas. Discute a temática educação e movimentos sociais do campo com referência em Arroyo, Campos, Gohn, Sposito, Beserra e Damasceno. Demonstra que as pesquisas anunciam problemáticas/objetos de pesquisa que têm estreita relação com a prática socioeducativa no movimento social; evidencia a necessidade de diálogo entre as áreas do conhecimento, em especial a educação e a sociologia; faz uso da abordagem qualitativa de pesquisa e fundamenta as análises no materialismo histórico-dialético, em especial na caracterização do MST por sua expressão de classe.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza pesquisas defendidas en los Programas de Postgrado en Educación en Brasil que trataron de la educación en el Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) y destaca los enfoques teóricos metodológicos presentes en ellas. Discute la temática de la educación y de los movimientos sociales del campo con referencia en Arroyo, Campos, Gohn, Sposito, Beserra y Damasceno. Demuestra que las pesquisas anuncian problemáticas/objetos de pesquisa en la que hay estrecha relación con la práctica socioeducativa en el movimiento social; evidencia la necesidad de diálogo entre las áreas de conocimiento, en especial la educación y la sociología; hace uso del abordaje cualitativo de pesquisa y fundamenta los análisis en el materialismo histórico-dialético, en especial en la caracterización del MST por su expresión de clase.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses research projects which deal with education in the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), defended in postgraduate programmes in education in Brazil, highlighting the theoretical-methodological approaches which they employ. The theme education and rural social movements is discussed based on authors like Arroyo, Campos, Gohn, Sposito, Beserra and Damasceno. It demonstrates that the research projects present issues/subjects that have a close relation with the social-educational practices existent in the social movement. It reveals the need for dialogue between the different areas of knowledge, especially education and sociology. It makes use of a qualitative approach and substantiates the analyses in dialectic and historical materialism, especially in the characterization of the MST as an expression of class.
  • A articulação entre conhecimento tácito e inovação tecnológica: a função mediadora da educação Artigos

    Kuenzer, Acácia Zeneida; Abreu, Claudia Barcelos de Moura; Gomes, Cristiano Mauro Assis

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa, realizada no setor petroquímico brasileiro, analisa o processo de mudança tecnológica em ambiente de trabalho cujas operações demandam majoritariamente conhecimentos tácitos. A inovação proposta impõe reorganização da qualificação da força de trabalho, considerando o uso intensivo de tecnologia microeletrônica dos novos equipamentos e a demanda de conhecimentos científicos por parte dos operadores. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada com 91 trabalhadores das áreas de operação, manutenção e administração e evidenciam que os conhecimentos tácitos estão diretamente relacionados à complexidade do processo de trabalho, o que gera, para o processo de qualificação, necessidades diferenciadas de formação científica e tecnológica. Também foi possível constatar que os conhecimentos relativos à educação formal dos trabalhadores, quando converge com as exigências das atividades executadas por eles, tendem a facilitar a articulação dos conhecimentos tácitos e científicos. Os dados encontram respaldo em estudos anteriores realizados em processos de reestruturação produtiva.

    Resumo em Espanhol:

    Esta pesquisa, realizada en el sector petroquímico brasileño, analiza el proceso de cambios tecnológicos en ambiente de trabajo cuyas operaciones demandan mayoritariamente conocimientos tácitos. La innovación propuesta impone reorganización de la calificación de la fuerza de trabajo, considerando el uso intensivo de tecnología microeletrónica de los nuevos equipamientos y la demanda de conocimientos científicos por parte de los operadores. Los datos fueron obtenidos a través de entrevista semi estructurada con 91 trabajadores de las áreas de operación, manutención y administración y prueban que los conocimientos tácitos están directamente relacionados a la complejidad del proceso de trabajo, lo que genera, para el proceso de calificación, necesidades diferenciadas de formación científica y tecnológica. También fue posible constatar que los conocimientos relativos a la educación formal de los trabajadores, cuando converge con las exigencias de las actividades ejecutadas por ellos, tienden a facilitar la articulación de los conocimientos tácitos y científicos. Los datos encuentran respaldo en estudios realizados anteriormente en procesos de reestructuración productiva.

    Resumo em Inglês:

    This research, carried out in the Brazilian petrochemical sector, analyses the process of technological change in the work environment whose operations require chiefly tacit knowledge. The proposed innovation imposes a reorganization of the qualification of the work force, taking into account the intensive use of microelectronic technology of the new equipments and the demand for scientific knowledge by the operators. Data was collected by means of semi-structured interviews with 91 workers from the areas of operation, maintenance and management and revealed that tacit knowledge is directly related to the complexity of the work process which generates differentiated needs of scientific and technological training for the qualification process. It was also possible to confirm that when the workers' knowledge acquired in the processes of formal education converges with the demands of activities which they execute, it tends to facilitate the articulation between tacit and scientific knowledge. The data is supported by previous studies carried out in processes of productive restructuring.
  • Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios Artigos

    Santos, Wildson Luiz Pereira dos

    Resumo em Português:

    A partir de visões sociológicas e filosóficas sobre ciência, apresenta-se como vêm sendo discutidas historicamente concepções sobre o papel da educação científica. Em seguida, apresenta-se uma revisão da literatura de ensino de ciências sobre significados da educação científica que podem ser entendidos como processos diferenciados de alfabetização e letramento científico. Daí, discute-se como pode ser entendido o processo de letramento científico como prática social, contrapondo-se ao processo elementar de alfabetização científica que vem sendo desenvolvido no ensino atual de ciências. Apresentando contribuições do movimento ciência-tecnologia-sociedade e discutindo aspectos curriculares relativos à natureza e à linguagem científica e aos aspectos sociocientíficos, discutem-se princípios da educação científica voltada para a formação de cidadãos. Ao final, são levantados desafios para o resgate da função social do ensino de ciências, que tem sido visto por alguns como um mito inalcançável.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de visiones sociológicas y filosóficas sobre ciencia, se presenta como vienen siendo discutidas históricamente concepciones sobre el papel de la educación científica. En seguida se presenta una revisión de la literatura de enseñanza de ciencias sobre significados de la educación científica que pueden ser entendidos como procesos diferentes de alfabetización y letramiento científico. De ahí, se discute como puede ser entendido el proceso de letramiento científico como práctica social, contraponiéndose al proceso elemental de alfabetización científica que viene siendo desarrollado en la enseñanza actual de ciencias. Presentando contribuciones del movimiento ciencia-tecnología-sociedad y discutiendo aspectos curriculares relativos a la naturaleza y al lenguaje científico y a los aspectos sociocientíficos, se discuten principios de la educación científica dirigida para la formación de ciudadanos. Al final, son levantados desafíos para el rescate de la función social de la enseñanza de ciencias, que ha sido vista por algunos como un mito inalcanzable.

    Resumo em Inglês:

    Starting from sociological and philosophical visions of science, this article expounds how conceptions on the role of scientific education have been discussed historically. This is followed by a literature review on the teaching of science concerning meanings of scientific education which can be understood as differentiated processes of literacy and scientific literacy. Then it discusses how it is possible to understand the process of scientific literacy as a social practice, in contraposition to the elementary process of scientific literacy which has been developed in current science teaching. After presenting contributions of the science-technology-society movement and discussing curricular questions related to the nature and language of science and to socio-scientific aspects, principles of scientific education directed at the formation of citizenship are raised. Finally, challenges for the recovery of the social function of science teaching which have been seen by some as an unreachable myth, are broached.
  • Ler e escrever: habilidades de escravos e forros? Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais, 1731-1850 Artigos

    Morais, Christianni Cardoso

    Resumo em Português:

    Neste artigo busca-se analisar as relações estabelecidas entre escravos e ex-cativos (forros) com a cultura escrita, a partir de um recorte de longa duração (1731-1750) e de um levantamento quantitativo de documentos produzidos na Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais. As assinaturas foram elevadas ao estatuto de fontes para inferir os graus de letramento daqueles capazes de firmar seus nomes. As capacidades autográficas foram coletadas em processos-crime e testamentos, tendo sido as chancelas originais qualificadas com o auxílio de uma escala de assinaturas. Outras fontes analisadas foram as notícias de venda ou fuga de escravos, publicadas em um periódico do Oitocentos, uma vez que alguns anúncios informavam se os escravos sabiam ler e escrever. Ao longo do período analisado, percebeu-se uma continuidade na posse das tecnologias de leitura e escrita por parte dos homens que exerciam ofícios especializados, como os alfaiates, pedreiros e carpinteiros.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se busca analizar las relaciones que se establecen entre esclavos y ex cautivos (libertos) con la cultura escrita, a partir de un recorte de larga duración (1731-1750) y de un levantamiento cuantitativo de documentos producidos en la Comarca de Rio das Mortes, Minas Gerais. Las firmas fueron elevadas al estatuto de fuentes para inferir los grados de letramiento de aquellos que son capaces de firmar sus nombres. Las capacidades autográficas fueron recogidas en procesos de crímenes y testamentos, habiendo sido los sellos originales calificados con el auxilio de una escala de formas. Otras fuentes analizadas fueron las noticias de venta o fuga de esclavos, publicadas en un periódico de los ochocientos, una vez que algunos periódicos informaban si los esclavos sabían leer y escribir. A lo largo del período analizado, se nota una continuidad en la posesión de las tecnologías de lectura y escrita por parte de los hombres que ejercían oficios especializados, como los sastres, albañiles y carpinteros.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to analyse the relations established between slaves and freed slaves and written knowledge, based on the period between 1731 and 1750 and on a quantitative survey of documents produced by the County of Rio das Mortes, Minas Gerais. The signatures on these documents were considered as valid data for evaluating the degree of literacy of those capable of signing their names. The autographic data were collected from criminal proceedings and wills, after the original signatures had been qualified with the help of a set of signatures. Other sources were the publishing, in an eighteenth century periodical, of information on the sale or escape of slaves given that some of the news items informed whether or not the slaves were literate. Throughout the period analysed, it became apparent that those who had specialized jobs, like tailors, masons and carpenters, were the ones who dominated the techniques of reading and writing.
  • O silêncio é de ouro e a palavra é de prata? Considerações acerca do espaço da oralidade em educação de jovens e adultos Artigos

    Souza, Janine Fontes de; Mota, Kátia Maria Santos

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva estabelecer parâmetros comparativos sobre a escrita e a oralidade, com base nos estudos sociolingüísticos. Ao mesmo tempo, apresenta novas perspectivas sobre a pedagogia da oralidade em educação de jovens e adultos, vinculada às necessidades comunicativas dos alunos na sociedade contemporânea. Enfoca o diálogo, a interação verbal e a competência comunicativa como componentes essenciais da educação lingüística. Compreendendo a fala como ferramenta primordial para a expressão de pensamentos, crenças e atitudes, assim como espaço de fortalecimento de identidade e direito social na formação de cidadania, as autoras posicionam-se criticamente sobre as práticas metodológicas do ensino da oralidade nas escolas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene por objeto establecer parámetros comparativos sobre la escrita y la oralidad, con base en los estudios sociolinguísticos. Al mismo tiempo, presenta nuevas perspectivas sobre la pedagogía de la oralidad en la educación de jóvenes y adultos, vinculada a las necesidades comunicativas de los alumnos en la sociedad contemporánea. Enfoca el diálogo, la interacción verbal y la competencia comunicativa como componentes esenciales de la educación linguística. Comprendiendo la habla como herramienta primordial para la expresión de pensamientos, creencias y actitudes, así como espacio de fortalecimiento de identidad y derecho social en la formación de la ciudadanía, las autoras se posicionan de forma crítica sobre las prácticas metodológicas de la enseñanza de la oralidad en las escuelas.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes to establish comparative parameters on the written word and orality based on sociolinguistic studies and, at the same time, to present new perspectives on the pedagogy of orality in adult and youth education, linked to the communication needs of students in contemporary society. It focuses on dialogue, verbal interaction and communication competence as essential components of linguistic education. Taking the spoken word as the primordial tool for expressing thoughts, beliefs and attitudes as well as a space for strengthening identity and social right in the formation of the citizenship, the authors take a critical position concerning the methodological practices of teaching orality in our schools.
  • O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line Artigos

    Araújo, Maristela Midlej Silva de

    Resumo em Português:

    No Brasil e no mundo os investimentos em educação on-line crescem cada dia mais. Nesse sentido, justifica a necessidade de investigações que sinalizem caminhos para práticas pedagógicas coerentes com as necessidades atuais de formação e com os princípios que articulam a relação entre o uso da tecnologia, as concepções de conhecimento e de educação implicadas nesse processo. Procurando refletir sobre essa articulação, este trabalho traz discussões acerca do pensamento complexo, dos pressupostos epistemológicos presentes nas teorias quânticas e biológicas, as quais apontam para a transformação do modelo instrucionista de aprendizagem, ao mesmo tempo em que propõem elementos para repensar a educação vigente ainda fundamentada nos princípios da ciência clássica, tão fortemente criticada pelas diversas correntes pedagógicas.

    Resumo em Espanhol:

    En Brasil y en el mundo las inversiones en educación on-line crecen cada día más. En este sentido se justifica la necesidad de investigaciones que señalan caminos para prácticas pedagógicas coherentes con las necesidades actuales de formación y con los principios que articulan la relación entre el uso de la tecnología, las concepciones de conocimiento y de educación implicadas en este proceso. Buscando reflejar sobre esta articulación, este trabajo trae discusiones a respecto del pensamiento complejo, de las suposiciones epistemológicas presentes en las teorías cuánticas y biológicas, las cuales apuntan para la transformación del modelo instruccionista de aprendizaje, al mismo tiempo que proponen elementos para repensar la educación vigente todavía fundamentada en los principios de la ciencia clásica, tan fuertemente criticada por las diversas corrientes pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    Investments in on-line education are increasing significantly in Brazil and throughout the world. This justifies the need for studies that identify pedagogical practices that are coherent with current needs for education and with the principles that articulate the relationship between the use of technology and the concepts of knowledge and of education implied in this process. Reflecting upon this articulation, the present study discusses complex thinking and the epistemological proposals found in quantum and biological theories, which indicate a transformation of the instructional model of learning. It simultaneously proposes elements for rethinking the currently dominant form of education still based on the principles of classical science, which are strongly criticized by various pedagogical tendencies.
  • Diploma de brancura: política social e racial no Brasil 1917-1945 Resenhas

    Selles, Sandra Escovedo
  • Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor Resenhas

    Berino, Aristóteles de Paula
  • Currículo e epistemologia Resenhas

    Rosa, Maria Inês Petrucci
  • Coleção literatura para todos Resenhas

    Maciel, Ira Maria
  • Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo Resenhas

    Algebaile, Eveline
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br