Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Volume: 14, Número: 40, Publicado: 2009
  • Documento sem título Editorial

  • A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações Artigos

    Mainardes, Jefferson

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma análise de 123 teses e dissertações sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil, defendidas no período de 2000 a 2006. Constitui-se em uma tentativa de realizar uma revisão sistemática da pesquisa sobre esse tema, com o objetivo de identificar os principais problemas, tendências, contribuições e lacunas a ele relacionados. A partir da análise desses trabalhos, o artigo explora dois aspectos específicos: a relação macro e micro e a discussão sobre os fundamentos da política (escola em ciclos). O artigo indica que é necessário aprofundar aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa sobre ciclos, considerar as determinações mais amplas relacionadas à política, bem como o sistema de mediações, de forma que se busque a compreensão do conjunto das relações que estabelece com os demais fenômenos e com a totalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta un análisis de 123 tesis y disertaciones sobre la organización de la escolaridad en ciclos en Brasil escritas durante período que abarca del 2000 al 2006. Resulta en una tentantiva por realizar una revisión sistemática de las investigaciones sobre el tema con el objetivo de identificar las principales tendencias, contribuciones, lagunas y problemas con él relacionados. A partir del analisis de estos trabajos el artículo explora dos aspectos específicos: la relación macro y micro y la discusión sobre los fundamentos de la política (escuela en ciclos). El artículo indica que es necesario profundizar aspectos teóricos y metodológicos de la investigación sobre ciclos, considerar las determinaciones más amplias relacionadas a la política, como el sistema de mediaciones, de forma de buscar una comprensión del conjunto de las relaciones que se establecen con los demás fenómenos y con la totalidad.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an analysis of 123 theses and dissertations, defended between 2000 and 2006, related to the organization of schooling in cycles in Brazil. It constitutes an attempt to carry out a systematic review of the research on this topic, with the aim of identifying the main trends, contributions to the debate, gaps and related problems. Based on an analysis of these studies, the article explores two specific aspects: the macro-and micro-perspectives, and the discussion of the premises of the policy of schooling in cycles. It points out that it is necessary to study further the theoretical and methodological aspects of research on cycles, and to consider the broader issues related to policy, as well as to analyze the range of aspects which mediate the policy investigated.
  • A organização escolar em ciclos e a questão da igualdade substantiva Artigos

    Miranda, Marília Gouvea de

    Resumo em Português:

    O artigo discute alguns fundamentos das propostas da organização escolar em ciclos e suas implicações, a partir da compreensão de que a proposta de ciclos precisa agregar novo sentido de escola ao critério de não-retenção para afirmar sua distinção perante propostas de progressão continuada. Pergunta: se a escola deve mudar, quais são os princípios que orientam essa mudança na perspectiva da escola de ciclos? O entendimento é de que o debate acerca dessas políticas nem sempre apresenta claramente o conjunto de princípios que as fundamenta. Propõe uma discussão inicial acerca da pertinência de aludir à psicologia como sua principal referência, passando à questão considerada mais determinante: a compreensão dos sentidos atribuídos à educação escolar contemporânea, em que se insere o embate entre o discurso liberal da igualdade, com suas variantes atuais em defesa das diferenças, e o princípio da igualdade substantiva. Aborda a tendência à redefinição ou mesmo à supressão do princípio de igualdade, o que se expressa predominantemente: a) pela proposição de um "liberalismo igualitário", que tende a substituir igualdade por equidade, e b) pela defesa de um princípio da diversidade como crítica ao preceito da igualdade. Em contraposição a essas perspectivas, ressalta a igualdade substantiva (Mészáros) como um princípio orientador geral no enfrentamento das desigualdades sociais. O artigo indica, assim, a importância de investigar como as propostas de ciclos se situam em relação a esse embate.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo discute algunos fundamentos de las propuestas de la organización escolar en ciclos y sus implicaciones, a partir de la comprensión de que la propuesta de ciclos necesita agregar un nuevo sentido de escuela al criterio de no reprobación, para afirmar su distinción delante de las propuestas de progresión continuada. Se pregunta: si la escuela debe cambiar, ¿cuáles son los principios que orientan este cambio en la perspectiva de la escuela de ciclos? El entendimiento es el de que el debate sobre estas políticas ni siempre presentan claramente al conjunto de principios que las fundamenta. Se propone, así, una discusión inicial acerca de la pertinencia de aludirse a la psicología como su principal referencia, pasando la cuestión considerada más determinante, que es la comprensión de los sentidos atribuidos a la educación escolar contemporánea, en la que se insiere el embate entre el discurso liberal de la igualdad, con sus variantes actuales en defensa de las diferencias, y el principio de la igualdad sustantiva. Se aborda la tendencia a la redefinición o hasta la supresión del principio de igualdad, lo que se expresa, predominantemente, (1) por la proposición de un "liberalismo igualitario", que tiende a sustituir igualdad por equidad, y (2) por la defensa de un principio de la diversidad como crítica al precepto de la igualdad. En contraposición a estas perspectivas, se destaca la igualdad sustantiva (Mészáros) como un principio orientador general en el enfrentamiento de las desigualdades sociales. El artículo indica, así, la importancia de investigar como las propuestas de los ciclos se sitúan en relación a este embate.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses some of the fundamental propositions for the organization of school in cycles and their implications, based on the understanding that the proposal of cycles needs to aggregate a new meaning of school to the criterion of non-retention in order to assert its distinction in relation to the proposals of a regime of continued progression. It questions: if the school should change, what would be the principles that orient this change from the perspective of school in cycles? It understands that the debate concerning these policies does not always present clearly the set of principles that substantiates it. The article proposes initially to discuss the pertinence of alluding to psychology as its main reference, before tackling the issue considered as determinant: the dispute between the liberal discourse of equality, with its current variations in defence of differences, and the principle of substantial equality. It approaches the tendency to redefine or even to suppress the principle of equality, which is expressed (1) by the proposition of an "equalitarian liberalism", which tends to substitute equality by equity and (2) by the defence of a principle of diversity as critical of the precept of equality. In contraposition to these perspectives, it underlines the principle of substantial equality (Mészáros) as a general guiding principle in facing social inequalities. Thus, the article indicates the importance of investigating how the proposals for cycles are situated in relation to this dispute.
  • A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões Artigos

    Alavarse, Ocimar Munhoz

    Resumo em Português:

    No artigo são problematizados alguns aspectos associados à organização do ensino fundamental em ciclos, a partir de iniciativas em redes públicas de ensino e da literatura relativa à temática. A implantação dos ciclos, com diferenças de várias ordens, intensificou-se com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e é apresentada como uma alternativa à seriação e ao fracasso escolar, especialmente quanto às altas taxas de reprovação e ao baixo aproveitamento dos alunos brasileiros, sendo também acompanhada de fortes resistências e polêmicas. Da perspectiva da democratização da escola, enfocam-se os desafios da igualdade de resultados, como aprofundamento da igualdade de oportunidades, o que compreende o tensionamento da seriação e da repetência escolar como expediente pedagógico, com destaque para os objetivos escolares e as implicações pedagógicas que os ciclos imporiam. Contudo, se os ciclos não podem ser associados à queda de qualidade do ensino, pondera-se que, apesar de seu enorme potencial democrático, ainda não foram atingidos os objetivos preconizados com sua adoção.

    Resumo em Espanhol:

    En el artículo son problematizados algunos de los aspectos relacionados a la organización de la educación básica en ciclos, partiéndose de iniciativas en materia de educación de redes públicas y de la literatura sobre el tema. La implantación de los ciclos, con diferencias de diversos órdenes, se ha intensificado con la Ley de Directrices y Bases de 1996 y se presenta como una alternativa a la organización de la enseñanza por grados y al fracaso escolar, especialmente por cuenta de las altas tasas de reprobación (repetición) y del bajo rendimiento académico de los estudiantes brasileños, y también es acompañada por una fuerte resistencia y controversia. Desde la perspectiva de la democratización de la escuela, se enfoca los retos de la igualdad de resultados, como la profundización de la igualdad de oportunidades, lo que incluye la tensión sobre los años de estudio y la repetición de grado como expediente pedagógico, con énfasis en las metas educativas y las implicaciones pedagógicas que los ciclos impondrían. Sin embargo, si los ciclos no pueden ser asociados a la disminución de la calidad de la educación, se considera que, a pesar de su enorme potencial democrático, todavía no fueron alcanzados los objetivos propuestos con su adopción.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses some aspects associated with the organization of basic education in cycles, considering the initiatives carried out in the public education network and the literature related to the matter. With differences of diverse orders, the implementation of cycles was intensified as of 1996, with the National Law of Education (LDB), and is seen as an alternative to grading and school failure, especially with relation to high reprobation rates and low achievement by Brazilian students. Cycles have also suffered strong opposition and given rise to controversy. From the viewpoint of school democratization, our focus is on the challenge of the equality of results, as a means of strengthening equality of opportunities, which includes tensioning both grading and repetition rates as pedagogical expedients, with emphasis on the school objectives and pedagogical implications imposed by these cycles. Nonetheless, if the cycles cannot be associated with the fall in the quality of education, we consider that, in spite of their enormous democratic potential, the implementation of cycles has not attained the goals proclaimed upon their adoption.
  • A implementação dos ciclos de formação em Porto Alegre: para além de uma discussão do espaço-tempo escolar Artigos

    Fetzner, Andréa Rosana

    Resumo em Português:

    O artigo propõe a reflexão sobre as condições em que os ciclos de formação foram implementados na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Situam-se as relações entre sociedade e cultura escolar; apresenta-se a gênese do conceito de ciclos, com referência nos estudos de Vygotsky e Wallon; retomam-se algumas propostas educacionais consideradas inéditos viáveis na educação brasileira, tais como a escola primária integral e a educação popular; e, ao final, apresentam-se algumas situações específicas de Porto Alegre em relação a outras propostas de ciclos contemporâneas. O conceito de cultura escolar é o foco na análise das práticas e indica a transição de processos escolares conservadores para processos democratizantes.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo propone una reflexión sobre las condiciones en que los ciclos de formación se llevaron a cabo en la red municipal de educación en Porto Alegre. Se sitúan las relaciones entre la sociedad y la cultura escolar, presentando la génesis del concepto de ciclos, con referencia a los estudios de Vygotsky y Wallon; se retoman algunas propuestas educacionales consideradas inéditas viables en la educación brasileña, tales como la Escuela Primaria Integral y la educación popular; y, al final, se presentan algunas situaciones específicas de Porto Alegre en relación con otras propuestas de ciclos contemporáneos. El concepto de cultura escolar se centra en el análisis de las prácticas e indica la transición de procesos escolares conservadores hacia procesos democratizantes.

    Resumo em Inglês:

    The article proposes a reflection on the conditions in which the cycles of formation were implemented in the municipal school network in Porto Alegre. In it we situate the relationships between society and school culture, we present the genesis of the concept of cycles, with reference to studies by Vygotsky and Wallon, we return to what we consider some viable unpublished proposals in Brazilian education, such as the integral primary school and popular education, in their interfaces with the cycles; and, in conclusion, we present some specific situations from Porto Alegre related to other proposals of contemporary cycles. The concept of school culture is the focus of analysis of the practices and indicates the transition from conservative school processes to more democratic processes.
  • Os ciclos de formação como alternativa para a inclusão escolar Artigos

    Dalben, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas

    Resumo em Português:

    A partir da década de 1980, a cultura escolar passou a ser foco dos debates sobre as necessidades urgentes de construção de uma escola capaz de abrigar a diversidade da população escolarizável do país, para enfrentar o fracasso escolar e resolver o problema do analfabetismo e das desigualdades de acesso aos bens culturais da humanidade. Entre as alternativas, a organização da escola por ciclos passou a ser uma das alternativas apresentadas pelas propostas mais ousadas de mudança dessa cultura. Este trabalho discute parte dessa questão, situando a seguinte pergunta: seria a mudança da organização do trabalho escolar da seriação para a escola ciclada a alternativa para o enfrentamento do fracasso escolar na escola pública? Tomamos por base as pesquisas realizadas junto à rede municipal de Belo Horizonte, nos processos de implantação e implementação do Projeto Político-Pedagógico Escola Plural, em palco desde 1995. A pesquisa que deu suporte a essas reflexões discute as experiências práticas de implementação da organização por ciclos nas escolas e as dificuldades e os desafios vividos diante das condições de trabalho numa rede que decidiu por alterar a organização do trabalho em todo o sistema de uma só vez.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de la década de 1980, la cultura escolar pasó a ser foco de los debates sobre las necesidades urgentes de la construcción de una escuela capaz de abrigar y escolarizar la diversidad de la población del país, para enfrentar el fracaso escolar y resolver el problema del analfabetismo y de las desigualdades de acceso a los bienes culturales de la humanidad. Dentro de las alternativas, la organización de la escuela por ciclos pasó a ser una de las alternativas presentadas por las propuestas más osadas de transformación de esta cultura. Este trabajo discute parte de esta cuestión, posicionando la siguiente pregunta :¿sería la modificación del trabajo escolar de la seriación para la escuela ciclada la alternativa para el enfrentamiento del fracaso escolar en la escuela pública? Tomamos por base las pesquisas realizadas junto a la red municipal de Belo Horizonte, en los procesos de implantación e implementación del Proyecto Político Pedagógico Escuela Plural, en escena desde 1995. La pesquisa que dió soporte a esas reflexiones discute las experiencias prácticas de implementación de la organización por ciclos en las escuelas y las dificultades y desafíos vividos delante de las condiciones de trabajo en una red que decidió alterar la organización del trabajo en todo el sistema de una sola vez.

    Resumo em Inglês:

    From the 1980's, school culture became the focus of debates on the urgent need of constructing a school capable of housing the diversity of the school-age population of this country, in order to face up to school failure and to resolve the problem of illiteracy and the inequalities of access to the cultural goods of humanity. Amongst the alternatives proposed, the organization of the school in cycles became one of the alternatives presented by the most daring proposals for changing that culture. This text discusses part of this issue, posing the following question: would the change in the organization of school work from series to school cycles be the alternative for facing up to school failure in the public school? We take as our starting point research carried out in the municipal school network of Belo Horizonte on the process of implanting and implementing the political-pedagogical project Plural School, in evidence since 1995. The research which supports these reflections discusses practical experiences of implementing the organization of schools in cycles and the difficulties and challenges posed by the working conditions in a network which decided to alter the organization of work in the whole system at the same time.
  • Jovens produzindo identidades sexuais Artigos

    Epstein, Debbie; Johnson, Richard

    Resumo em Português:

    Nesse artigo analisamos a formação das identidades sexuais de jovens, a partir de uma série de exemplos retirados de trabalhos de campo, no decorrer de vários anos e em diferentes projetos de pesquisa. Argumentamos que os jovens se produzem como atores generificados e sexualizados em e por meio de certas relações centrais. Seus contextos mais imediatos são suas próprias culturas sexuais, formadas em relação a espaços institucionais como escolas, cultura popular comercial e relações domésticas e familiares. Sugerimos que as identidades são poderosamente formadas por meio do que Connell chama de "práticas reflexivas do corpo" - ou seja, o circuito de efeitos entre experiências corporais, vida emocional e explicações culturais. É importante observar, no entanto, que essas experiências e entendimentos são desenvolvidos no contexto de relações sociais de poder. As diferenças sexuais, por exemplo, são sempre acompanhadas e mutuamente moldadas por outras "diferenças que fazem diferença" na vida cotidiana das pessoas, tais como raça, gênero ou corporificação. Interações imediatas, face a face, estão sempre imbuídas de formações culturais mais amplas em torno do sexual, que são reproduzidas e às vezes modificadas em práticas como representação na mídia, processos políticos e legais, venda e consumo de bens, educação e conhecimentos científicos, profissionais e especializados. Sugerimos que tais entendimentos têm implicações consideráveis para práticas profissionais, pois indicam que os praticantes - por exemplo de profissões de cuidado, ensino ou assistência médica - estão direta e ativamente envolvidos na construção da identidade de seus jovens clientes, alunos ou pacientes, ao mesmo tempo em que constroem suas próprias identidades profissionais. Finalizamos argumentando que a prática ética com jovens em relação às suas identidades sexuais emergentes somente é alcançável quando os profissionais são autorreflexivos no que diz respeito às limitações de seus próprios horizontes e cientes de sua parcialidade.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo la formación de las identidades sexuales de jóvenes, a partir de una serie de ejemplos retirados de trabajos de campo, en el transcurso de varios años y en diferentes proyectos de pesquisa. Argumentamos que los jóvenes se producen como actores generificados y sensualizados en y por medio de ciertas relaciones centrales. Sus contextos más inmediatos son sus propias culturas sexuales, formadas en relación a espacios institucionales como escuelas, cultura popular comercial y relaciones domésticas y familiares. Sugerimos que las identidades son poderosamente formadas por medio do que Connell llama de "prácticas reflexivas del cuerpo" - o sea, el circuito de efectos entre experiencias corporales, vida emocional y explicaciones culturales. Es importante observar, sin embargo, que esas experiencias y entendimientos son desarrollados en el contexto de relaciones sociales de poder. Las diferencias sexuales, por ejemplo, son siempre acompañadas e mutuamente moldadas por otras "diferencias que hacen diferencia" en la vida cotidiana de las personas, tales como raza, género o corporificación. Interacciones inmediatas, cara a cara, están siempre imbuidas de formaciones culturales más amplias en torno de lo sexual, que son reproducidas y a veces modificadas en prácticas como representación en los medios de comunicación, procesos políticos y legales, venta y consumo de bienes, educación y conocimientos científicos, profesionales y especializados. Sugerimos que tales entendimientos tienen implicaciones considerables para prácticas profesionales, pues indican que los practicantes - por ejemplo de profesiones de cuidado, enseñanza o asistencia médica - están directa y activamente envueltos en la construcción de la identidad de sus jóvenes clientes, alumnos o pacientes, al mismo tiempo en que construyen sus propias identidades profesionales. Finalizamos argumentando que la práctica ética con los jóvenes en relación a sus identidades sexuales emergentes solamente es alcanzable cuando los profesionales son auto reflexivos en lo que atañe a las limitaciones de sus propios horizontes y conscientes de su parcialidad.

    Resumo em Inglês:

    In this presentation, we draw on a number of examples taken from fieldwork over several years and in different projects, in order to explore the formation of young people's sexual identities. We argue that young people produce themselves as gendered and sexualized actors in and through certain key relationships. Their most immediate contexts are the sexual cultures of young people themselves, formed in relation to institutional sites such as schools, commercial popular culture and household and family relations. We suggest that identities are powerfully formed through what R. W. Connell has called "body-reflexive practices" - that is, the circuit of effects between bodily experiences, emotional life and cultural explanations for them. It is important to note, however, that these experiences and understandings are developed in the context of social relations of power. Sexual differences, for example, are always accompanied and mutually shaped by other "differences that make a difference" in people's everyday lives (such as race, gender or embodiment). Immediate, faceto-face interactions are always imbued with larger cultural formations around the sexual, which are reproduced and sometimes changed in such practices as media representation, political and legal processes, the sale and consumption of commodities, education and scientific, professional and expert knowledge. These understandings have considerable implications for professional practices for they indicate that, as practitioners in caring, teaching or medical professions, for instance, we are directly and actively involved in the identity construction of ourselves and our clients, students or patients. We argue that ethical practice with young people in relation to their emergent sexual identities is only achievable when professionals are self-reflective about the limitations of their own horizons and aware of their partiality.
  • Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética Artigos

    Fischer, Rosa Maria Bueno

    Resumo em Português:

    O propósito deste artigo é discutir o tema da formação ético-estética docente tendo como ferramenta teórica principal os conceitos tratados por Michel Foucault no curso A hermenêutica do sujeito. O texto defende o argumento de que a educação ética e estética e a educação do olhar e da sensibilidade poderiam constituir-se como parte fundamental da formação docente. Assumo a posição de que a formação ética e estética poderia ser relacionada a um trabalho de imersão nas imagens audiovisuais, nos exercícios com sons, movimentos, diálogos e cores das imagens do cinema e da televisão, especialmente quando se trata de narrativas que fogem aos esquemas convencionais de apelo ao mero espetáculo. Com base em Michel Foucault e nos filósofos clássicos gregos e romanos por ele estudados, bem como nas obras de Alain Badiou sobre cinema, o texto discorre a respeito da possibilidade do estabelecimento de relações entre filosofia e formação docente, trazendo para o debate três produções (duas do cinema norte-americano e uma da televisão brasileira). A docência, no âmbito dessa discussão, é tratada como lugar privilegiado de experimentação, de transformação de si e de indagação permanente sobre de que modo nos tornamos o que somos, particularmente no campo da educação.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este artículo es discutir el tema de la formación ético estético docente teniendo como herramienta teórica principal los conceptos tratados por Michel Foucault en el curso La hermenéutica del sujeto. El texto defiende el argumento de que la educación ética y estética y la educación de la mirada y de la sensibilidad podrían constituirse como parte fundamental de la formación docente. Asumo la posición de que la formación ética y estética podría ser relacionada a un trabajo de inmersión en las imágenes audiovisuales, en los ejercicios con sonidos, movimientos, diálogos y colores de las imágenes del cine y de la televisión, especialmente cuando se trata de narrativas que huyen a los esquemas convencionales de apelación al simple espectáculo. Con base en Michel Foucault y en los filósofos clásicos griegos y romanos por él estudiados, bien como en las obras de Alain Badiou sobre cine, el texto discurre a respecto de la posibilidad del establecimiento de relaciones entre filosofía y formación de docente, trayendo para el debate tres producciones (dos del cine norteamericano y una de la televisión brasileña). La docencia, en el ámbito de esta discusión, es tratada como lugar privilegiado de experimentación, de transformación de sí y de indagación permanente sobre de que modo nos tornamos lo que somos, particularmente en el campo de la educación.

    Resumo em Inglês:

    This text proposes to discuss the ethical and aesthetic education of teachers. The principal theoretical references are those concepts of Michel Foucault dealt with in his course entitled The hermeneutics of the subject. The text puts forward the argument that ethical and aesthetic education, as well as that for educating our perceptions and sensibility, can offer different possibilities for the improvement of teacher education. The author adopts the position that ethical and aesthetic education can be related to an audiovisual immersion experience, in order to expose students - in-service and pre-service teachers - to creative or non-conventional narratives from cinema and television, which are not part of the ordinary "images of spectacle". Based on authors like Foucault and ancient philosophers from Greece and Rome, as well as on the work of Alain Badiou, this paper focuses on the possibilities of establishing relations between philosophy and teacher education, using the example of three recent productions (one Brazilian television show and two American movies). Teaching is treated here as a privileged locus of experimentation, of transformation of the self and of permanent questioning about how we have become who we are, particularly in the field of education.
  • Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar Artigos

    Bezerra, José Arimatea Barros

    Resumo em Português:

    Estudo sobre o comer na escola, cujo objeto central de investigação foram os significados que a merenda escolar adquire, como prática concreta e como discurso, no contexto de uma escola pública de ensino fundamental. As teorias das representações sociais, da ação social e crítica do currículo, complementadas por conceitos socioantropológicos de comida e alimento, casa e rua e estudos qualitativos em alimentação escolar constituíram o suporte teórico principal da investigação. Concluiu-se que: as representações sociais sobre a merenda escolar elaboradas pelos profissionais da escola geram um habitus correspondente que tende a orientar as disposições práticas relacionadas ao comer na escola, à organização do trabalho pedagógico e à jornada escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio sobre el comer en la escuela, cuyo objeto central de investigación fueron los significados que la merienda escolar adquiere, como práctica concreta y como discurso, en el contexto de una escuela pública de enseñanza básica. Las teorías de las presentaciones sociales, de la acción social y crítica del currículo, complementadas con conceptos socio antropológicos de comida y alimento, casa y calle y estudios cualitativos en alimentación escolar constituyeron el soporte teórico principal de la investigación. Se concluyó que: las representaciones sociales sobre la merienda escolar elaboradas por los profesionales de la escuela generan un habitus correspondiente que tiende a orientar las disposiciones prácticas relacionadas al comer en la escuela, a la organización del trabajo pedagógico y a la jornada escolar.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a study on eating at school, whose main purpose was to investigate the meanings which school meals acquire, as concrete practice and as discourse, in the context of the public primary school. The theories of social representation, social action and curriculum criticism, complemented by social-anthropological concepts of food and nourishment, the home and street worlds and qualitative studies on school food constituted the main theoretical support for the investigation. With this study, it was concluded that the social representations on school meals elaborated by school professionals generate a corresponding habitus that tends to orientate those practical dispositions related to eating at school, to the organization of pedagogical work and to the school timetable.
  • A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso Artigos

    Anjos, Hildete Pereira dos; Andrade, Emmanuele Pereira de; Pereira, Mirian Rosa

    Resumo em Português:

    O artigo analisa, nas falas dos professores da rede pública, as referências à inclusão de alunos com deficiência. Tais falas foram coletadas em entrevistas não-estruturadas, interpretadas seguindo os princípios da análise de discurso e organizadas em três grupos de sentido: concepções de base, o lugar de si e o lugar do outro. Aparece, no discurso, uma naturalização das temáticas da deficiência e da normalidade. O falante descreve-se como parte do processo inclusivo, mesmo relatando sentimentos como impotência, frustração e despreparo. Essa participação limita-se à sala de aula, evidenciando certa passividade com relação às carências da educação. Distingue-se do restante o mundo onde o professor tem função de direção (a sala de aula). As relações entre governo, pais, atendimento especializado e a ação pedagógica aparecem fragmentadas. Os fatores apontados como desfavoráveis à inclusão são naturalizados. Essa distinção entre o mundo pedagógico e o restante reforça uma concepção de inclusão como produto acabado, naturalizando-a e separando o processo inclusivo das relações entre inclusão e exclusão.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza, en las pláticas de los profesores de la red pública, las referencias a la inclusión de alumnos con deficiencia. Tales pláticas fueron colectadas en entrevistas no estructuradas, interpretadas siguiendo los principios del análisis de discurso y organizadas en tres grupos de sentido: concepciones de base, o lugar de sí y el lugar del otro. Aparece, en el discurso, una naturalización de las temáticas de la deficiencia y de la normalidad. El hablante se describe como parte del proceso inclusivo, mismo relatando sentimientos como impotencia, frustración y desorganización. Esa participación se limita a la sala de clase, evidenciando cierta pasividad con relación a las carencias de la educación. Se distingue del restante, el mundo donde el profesor tiene función de dirección (a sala de clase). Las relaciones entre gobierno, padres, atendimiento especializado y la acción pedagógica aparecen fragmentadas. Los factores apuntados como desfavorables a la inclusión son naturalizados. Esa distinción entre el mundo pedagógico y lo restante, refuerza una concepción de inclusión como producto acabado, naturalizándola y separando el proceso inclusivo de las relaciones entre inclusión y exclusión.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses references to the inclusion of disabled students in the discourse of teachers from the public network, which were collected by means of non-structured interviews. These were then interpreted following the principles of discourse analysis and organized in three groups of meaning: basic conceptions, the place of oneself and the place of the other. Some kind of naturalization of the themes of disability and normality appear in the discourse. The speaker describes himself as part of the process of inclusion, even though he relates feelings of impotence, frustration and lack of preparation. This participation is limited to the classroom, and reveals certain passivity with relation to the failings of education. This differs from the world in which the teacher has a directing function (the classroom). The relations between government, parents, specialized care and pedagogical action seem to be fragmented. The facts which are indicated as unfavourable to inclusion are naturalized. This distinction between the pedagogical world and the rest strengthens a conception of inclusion as a finished product, naturalizing it and separating the process of inclusion from the relations between inclusion and exclusion.
  • O engajamento político dos jovens no movimento hip-hop Artigos

    Moreno, Rosangela Carrilo; Almeida, Ana Maria F.

    Resumo em Português:

    O que leva alguns jovens a se envolver com a militância política, criando ou participando de grupos de interesse? Essa questão é discutida a partir dos resultados de uma pesquisa sobre um grupo de rappers envolvido com o movimento hiphop na cidade de Campinas, estado de São Paulo. Suas disposições para a militância são analisadas como resultado das condições objetivas e subjetivas em que se deu sua socialização, apreendidas por meio do estudo da trajetória social de suas famílias. Por sua vez, a entrada concreta em militância é analisada como resultado, nunca definitivo, dos encontros e das interações desenvolvidas no interior de redes de relações de vários tipos, inclusive afetivas, que se localizam num espaço social concretizado em instituições, modos de agir e de pensar que orientam microdecisões cotidianas, incluindo aquelas associadas à ação política.

    Resumo em Espanhol:

    ¿Qué es lo que lleva a algunos jóvenes a envolverse con la militancia política, creando o participando de grupos de interés? Esta cuestión es discutida a partir de los resultados de un estudio sobre un grupo de rappers involucrado con el movimiento hip-hop en la ciudad de Campinas, estado de São Paulo. Sus disposiciones para la militancia son analizadas como resultado de las condiciones objetivas y subjetivas en que se dio su socialización, aprendidas a través del estudio de la trayectoria social de sus familias. Sin embargo, la entrada concreta en la militancia es analizada como resultado, nunca definitivo, de los encuentros y de las interacciones desarrolladas en el interior de redes de relaciones de varios tipos, inclusive afectivas, que se localizan en un espacio social concretizado en instituciones, modos de actuar y de pensar que orientan microdecisiones cotidianas, incluyendo aquellas asociadas a la acción política.

    Resumo em Inglês:

    What leads young people to engage in political activism, creating or participating in interest groups? This question is discussed in the light of results obtained from a research on a group of rappers involved with the hip-hop movement in the city of Campinas, São Paulo. Their dispositions toward activism are analyzed as a result of the objective and subjective conditions under which they were socialized, apprehended through a study of their family's social trajectory. In turn, their concrete engagement in political activities is seen as the never-permanent result of meetings and interactions developed inside networks of different kinds, including the affective ones, located in a social space that is made concrete through institutions and collective ways of acting and thinking that guide everyday micro-decisions, including those relative to political action.
  • Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro Artigos

    Saviani, Dermeval

    Resumo em Português:

    Este artigo versa sobre o tema da formação de professores abordando os aspectos históricos e teóricos. Na primeira parte introduz-se o enfoque histórico e examinase a trajetória da formação de professores no Brasil, desdobrando-a em seis períodos que se iniciam com a aprovação da Lei das Escolas de Primeiras Letras, em 1827, e culminam com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996. A segunda parte trata dos aspectos teóricos, considerando os dois modelos básicos de formação docente, suas implicações para a formação, em nível superior, dos professores da educação infantil e do ensino elementar, o dilema decorrente da contraposição entre os dois modelos e o caminho para sua superação, completando-se com observações sobre a formação de professores para a educação especial.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo versa sobre el tema de la formación de profesores abordando los aspectos históricos y teóricos. En su primera parte se introduce el enfoque histórico y se examina la trayectoria de la formación de profesores en Brasil, desdobrándose en seis períodos que se inician con la aprovación de la Ley de las Escuelas de Primeras Letras, en 1827, y culminan con la promulgación de la nueva Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, en 1996. La segunda parte trata de los aspectos teóricos, considerando los dos modelos básicos de formación docente, sus implicaciones para la formación, en nivel superior, de los profesores de la educación infantil y de la enseñanza elemental, el dilema derivado de la contraposición entre los dos modelos y el camino para su superación, completándose con observaciones sobre la formación de profesores para la educación especial.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the theme of teacher training from the historical and theoretical perspectives. In the first part, the historical focus is introduced and the trajectory of teacher training in Brazil is examined, dividing it into six periods beginning with the passing of the Law of Schools of First Letters in 1827 and closing with the promulgation of the new law for national education in 1996. The second part deals with theoretical aspects, considering the two basic models of teacher training, their implications for the training of teachers of primary and pre-school education, the dilemma resulting from the contraposition between the two models and the way for overcoming it and concluding with observations on the training of teachers for special education.
  • Constituição brasileira, direitos humanos e educação Documento

    Fischmann, Roseli

    Resumo em Português:

    O tema da 31ª Reunião Anual da ANPEd celebra os 20 anos da Constituição brasileira, os 60 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os entrelaçamentos de ambos com a educação. Esses documentos jurídicos magnos, um internacional e outro nacional, têm em comum o fato de haverem sido elaborados em momentos pósruptura, e o de atribuir destacado papel à educação na reconstrução democrática. Há a considerar também dois processos no campo jurídico: o de internacionalização e o de internalização dos direitos humanos. A Constituição brasileira de 1988 e as leis complementares, principalmente as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei n. 9.394/96), têm relações importantes com a Declaração Universal dos Direito Humanos e documentos internacionais correlatos. É caminho de mão dupla: a Constituição resultou de processos e desencadeou dinâmicas que se aproveitaram do acúmulo internacional na compreensão jurídica e do sistema internacional de proteção dos direitos humanos, tiveram também influência no campo internacional.

    Resumo em Espanhol:

    El tema de la 31ª Reunión Anual de la ANPEd celebra los 20 años de la Constitución brasileña, los 60 años de la Declaración Universal de los Derechos Humanos y los entrelazamientos de ambos con la educación. Esos documentos jurídicos magnos, uno internacional y otro nacional, tienen en común el hecho de haber sido elaborados en momentos de postruptura, y el de atribuir destacado papel a la educación en la reconstrucción democrática. Hay que considerar también dos procesos en el campo jurídico: el de internacionalización y el de internalización de los derechos humanos. La Constitución Brasileña de 1988 y las leyes complementares, principalmente las Directrices y Bases de la Educación Nacional (ley n. 9.394/96), tienen relaciones importantes con la Declaración Universal de los Derechos Humanos y documentos internacionales correlatos. Es un camino de mano dupla: la Constitución resultó de procesos y desencadenó dinámicas que se aprovecharon del acúmulo internacional en la comprensión jurídica y del sistema internacional de protección de los derechos humanos, tuvieron también influencia en el campo internacional.

    Resumo em Inglês:

    The 31st Annual Meeting of ANPEd celebrated the 20th Anniversary of the Brazilian Constitution, the 60th anniversary of the Universal Declaration of Human Rights, and their connections with education. As common points, these documents - one national and other international - were elaborated in moments of post-rupture, and both also gave a special role to education in the process of democratic reconstruction. The text seeks to reflect on this, taking the role of education in the internationalization and also in the internalization of human rights. The Brazilian Constitution of 1988 and complementary laws, like law n. 9.394/96, have important relations with the Universal Declaration of Human Rights and related international documents; however, it is not one-way track, the Brazilian Constitution was a result of processes and set in motion dynamics which profited from the accumulation of international juridical understanding and also the international system for the protection of human rights, and also ended up by influencing the international debate.
  • A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe Espaço Aberto

    Frigotto, Gaudêncio

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa, inicialmente, a polissemia da categoria trabalho como resultante de uma construção histórico-social e, em nossa sociedade, com o sentido de dominação de classe. Em seguida discute a abordagem de Sérgio Lessa que sustenta que a perda da precisão semântica do vocábulo trabalho advém do abandono da análise imanente e ortodoxa do trabalho na perspectiva do livro I de O capital de Karl Marx, tendo como consequência a nãodistinção entre proletários e trabalhadores e a definição de quem é hoje a classe revolucionária. Esse abandono levaria autores da tradição crítica nas ciências sociais a darem adeus ao trabalho e a educadores desse mesmo campo terem a ilusão de dimensões positivas da ciência e tecnologia e da educação politécnica ou omnilateral dentro da sociedade capitalista. Numa mesma direção de análise, Paulo Tumolo critica os educadores que veem a possibilidade da educação politécnica e do trabalho como principio educativo dentro da sociedade capitalista. Com base em autores marxistas que pensam com Marx para além de Marx, o artigo conclui que o deslocamento da perspectiva imanente e heurística para estudos e pesquisas do processo histórico sobre trabalho, classe e classe revolucionária conduziu Lessa e Tumolo a análises centradas em antinomias. O abandono das contradições pode ter como consequência, certamente não intencional, um duplo risco. O primeiro é conduzir, no campo político, a um imobilismo e a um beco sem saída, colocando para um imaginário futuro a tarefa de superação do trabalho, da ciência e da técnica e da educação alienadores. O segundo, específico para o campo da educação, é de que, ao tratar as análises dos pesquisadores criticados, mesmo com as ressalvas feitas, como ilusões ou lemas sem consistência teórica, acaba reforçando posturas conservadoras e neoconservadoras ou pós-modernas, já hegemônicas nestes tempos de capitalismo tardio.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analisa, inicialmente, la polisemia de la categoría trabajo como resultado de una construcción histórico social y, en nuestra sociedad, con el sentido de dominación de clase. En seguida discute el planteo de Sérgio Lessa que sustenta que la pérdida de la presición semántica del vocablo trabajo viene del abandono del análisis inseparable y ortodoxa del trabajo en la perspectiva del libro I de O capital de Karl Marx, teniendo como consecuencia la no distinción entre proletarios y trabajadores y la definición de quien es hoy la clase revolucionaria. Ese abandono llevaría a autores de la tradición crítica en las ciencias sociales a despedirse del trabajo y a educadores de este mismo campo a tener la ilusión de dimensiones positivas de la ciencia y tecnología y de la educación politécnica u omnilateral dentro de la sociedad capitalista. En una misma dirección de análisis, Paulo Tumolo critica los educadores que ven la posibilidad de la educación politécnica y del trabajo como principio educativo dentro de la sociedad capitalista. Con base en autores marxistas que piensan con Marx para más allá de Marx, el artículo concluye que el dislocamiento de la perspectiva inseparable y heurística para estudios y pesquisas del proceso histórico sobre trabajo, clase y clase revolucionaria, condujo a Lessa y Tumolo a análisis centradas en antinomias. El abandono de las contradicciones puede tener como consecuencia, ciertamente no intencional, un duplo riesgo. El primero es conducir, en el campo político, a un inmovilismo y a un callejón sin salida, colocando para un futuro la tarea de superación del trabajo, de la ciencia y de la técnica y de la educación alienadora. El segundo, específico para el campo de la educación, es de que, al tratar los análisis de los pesquisadores criticados, mismo con las limitaciones hechas, como ilusiones o lemas sin cosistencia teórica, acaba reforzando posturas conservadoras y neoconservadoras o postmodernas, ya hegemónicas en estos tiempos de capitalismo tardío.

    Resumo em Inglês:

    The present article examines initially the polysemy of the category of labour as the result of a socio-historical construction and, in our society, with the meaning of class domination. It then discusses the approach of the Brazilian writer Sérgio Lessa, who holds that the loss of semantic precision of the word labour derives from abandoning the immanent and orthodox analysis of labour from the perspective of book I of Karl Marx's Capital and results in the non-distinction between proletarians and workers and the definition of who today is the revolutionary class. This abandonment, on the one hand, would lead authors of the critical tradition in the social sciences to give up the category of labour and educators, within the same field, to have illusions concerning the positive dimensions of science and technology and of polytechnical or omnilateral education in a capitalist society. In the same direction of analysis, the Brazilian Paulo Tumolo criticizes educators who see the possibility of polytecnical education and labour as an educational principle in a capitalist society. On the basis of Marxist authors who think with Marx beyond Marx, this article concludes that the displacement from the immanent and heuristic perspective to studies and research on the historical process of labour, class and revolutionary class have led Lessa and Tumolo to an antinomy-centred analysis. The abandonment of contradictions in their analyses may result in a double risk, although certainly not an intentional one. The first is to lead, in the political sphere, to immobilism and deadlock, leaving for an imaginary future the task of surpassing alienating labour, science, technique and education. The other risk, this specific to the field of education, is that by treating the analyses of the criticised researchers as illusions or mottos with no theoretical consistency, even with the reservations made, the conservative and neoconservative or post-modern postures already hegemonic in these times of late capitalism are reinforced.
  • Ciclos em revista Nota De Leitura

    Gomes, Ana Claudia
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br