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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2010
  • As vivências maternas diante do abuso sexual intrafamiliar Artigos

    Lima, Joana Azevêdo; Alberto, Maria de Fatima Pereira

    Resumo em Português:

    A violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes assume na contemporaneidade contornos de problema de ordem pública. Este artigo tem como objetivo analisar as vivências subjetivas das mães que tiveram suas filhas abusadas sexualmente dentro do contexto familiar. Participaram da pesquisa 13 mães, entre 25 e 50 anos, atendidas no Programa Sentinela, selecionadas por conveniência, com amostra determinada por critério de saturação, submetidas à entrevista semiestruturada, com questões versando sobre dados biossociodemográficos e história de vida e submetidas à técnica de análise de conteúdo temático. As vivências subjetivas diante da situação revelada são experimentadas a partir de sentimentos negativos como culpa, desconfiança, desamparo e embotamento afetivo, associam ainda à sua experiência, quando foram também vitimadas na infância. As mães tornam-se alvos de carga emocional negativa, que leva ao sofrimento subjetivo, o que norteia a forma com que se posicionam e procedem diante do conhecimento do abuso.

    Resumo em Inglês:

    Intrafamily sexual violence against children and adolescents in contemporary takes on the contours of public order problem. This article aims to analyze the subjective experiences of mothers who had sexually abused their daughters within the family context. 13 mothers, with age between 25 and 50 years old, participated in the survey. They were attended the Sentinel Program and selected by convenience sample measured with the criterion of saturation. Woman were submitted to a semi-structured questions dealing with bio-data on socio-demographic and life history technique and subjected to thematic content analysis. The subjective experiences with the situation revealed are experienced based on negative feelings such as guilt, distrust, helplessness and blunting of affect, even to associate your experience, when they were also victimized in childhood. Mothers become targets of negative emotions, which leads to subjective distress, which guides the way they position themselves and proceed with the knowledge of the abuse.
  • Memória visuoespacial e cinestésica de curto prazo em crianças de 7 a 10 anos Artigos

    Galera, Cesar; Souza, Adriana Lis Pereira de

    Resumo em Português:

    Nós investigamos a memória visuoespacial e cinestésica de curto prazo em crianças entre 7 e 10 anos utilizando a tarefa de Blocos de Corsi. O desempenho melhora com a idade, é afetado pela extensão das séries e pelo número de cruzamentos. O desempenho é melhor na modalidade visual do que na cinestésica; ambas as modalidades são afetadas da mesma forma pela extensão e pelo número de cruzamentos. As curvas de posição serial apresentam forte efeito de primazia; o efeito de recência está presente apenas na modalidade visual. Nas séries com seis e sete blocos, quando considerado o número de cruzamentos, o desempenho tende a melhorar numa taxa mais elevada para a modalidade visual do que para cinestésica. Os resultados não permitem supor um sistema de memória cinestésico independente do espacial, mas sugere que ambos contribuem para o desempenho na tarefa de Corsi.

    Resumo em Inglês:

    We investigated the visuo-spatial and kinesthetic short term memory in children aged between 7 and 10 years through the Corsi Block test. The results showed that performance gets better with age that it is affected by sequence extension and by number of crossings paths. The performance is better in the visual modality than in the kinesthetic one; both modalities are affected in the same way by the sequence extension and number of crossing paths. Serial position curves are marked by primacy effect; recency effect is present just in visual modality. In sequences with six and seven blocks, when considered the number of crossing paths, the performance tends to get better in a higher tax for visual modality than for kinesthetic. The results do not support a kinesthetic memory independent of the spatial system, but suggests that both components contribute to the performance in the Corsi block test.
  • Socialização econômica: conhecendo o mundo econômico das crianças Artigos

    Lauer-Leite, Iani Dias; Magalhães, Celina Maria Colino; Lordelo, Eulina da Rocha; Lelis, Irani Lauer

    Resumo em Português:

    O aprendizado de conceitos econômicos e os comportamentos econômicos de crianças são objetos de estudo da Socialização Econômica, uma área que tem atraído a atenção de pesquisadores, tanto da Psicologia do Desenvolvimento quanto da Psicologia Econômica. Os estudos têm aumentado significativamente nos últimos anos em outros países, mas no Brasil poucas pesquisas têm sido desenvolvidas. Este artigo objetiva apresentar a socialização econômica como uma área de pesquisa promissora e em franco desenvolvimento, mediante a discussão de três questões fundamentais inerentes à área: 1) As fases de desenvolvimento do pensamento econômico, 2) Variáveis que interferem na socialização econômica e 3) Comportamentos econômicos de crianças. No decorrer do artigo são evidenciados os principais resultados que pretendem responder às questões citadas e são mencionadas as lacunas a preencher, como possibilidades de pesquisas a realizar. Finaliza-se com sugestões para uma agenda brasileira de pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    The child's learning of economic concepts and economic' behaviors are subjects of economic socialization. The research in this area is increasing in the recent years but in Brazil there are a few studies only. This article aims to introduce economic socialization as a promising research area, through discussion of three questions: 1) stages of economic reasoning development, 2) variables that interfere in economic socialization and 3) children's economic behaviors. The article shows the most important results that try to answer those questions, points out some lacks to filled in and future investigations. Finally suggestions are presented for a Brazilian research agenda.
  • Formação e prática comunitária do psicólogo no âmbito do "terceiro setor" Artigos

    Paiva, Ilana Lemos de; Yamamoto, Oswaldo Hajime

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é investigar a prática social do psicólogo no âmbito do "terceiro setor", buscando as estratégias utilizadas no enfrentamento das mazelas da questão social, bem como a formação necessária para atuar no campo. Foram realizadas vinte entrevistas semi-estruturadas com psicólogos que atuam em no "terceiro setor". As entrevistas foram analisadas qualitativamente, à luz da perspectiva crítica, além dos preceitos da Psicologia Comunitária e da Intervenção Psicossocial. A perspectiva defendida neste estudo é que os psicólogos devem intervir profissionalmente de forma proativa buscando o desenvolvimento, a organização e a emancipação das pessoas, grupos e comunidades, promovendo mudanças efetivas nas suas vidas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to investigate the social practice of psychologists working at the "third sector", focusing the strategies used to face the wounds of social issues and the professional training required for this practice. Semi-structured interviews were conducted with twenty psychologists working at the "third sector". The interviews were analyzed in a qualitative way using a critical perspective derived from community psychology and psychosocial intervention. We suggest that psychologists should work proactively pursuing the people's, group's and communities' development, organization and emancipation in order to promote real changes in their lives.
  • Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares Artigos

    Leme, Vanessa Barbosa Romera; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini

    Resumo em Português:

    O estudo teve por objetivos, a partir dos relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e de 20 mães de crianças sem problemas de comportamento (Grupo não clínico): a) comparar as freqüências das habilidades sociais e dos problemas de comportamento das crianças; b) descrever as situações em que as crianças apresentavam os comportamentos problema e socialmente habilidosos; c) descrever os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos; d) descrever os comportamentos dos filhos diante dos comportamentos maternos. Pré-escolares foram selecionados por professoras que responderam a uma escala e os dados foram coletados através de entrevista e de escala com as mães. Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento externalizantes que as crianças do Grupo clínico. As mães do Grupo não clínico relataram mais Habilidades Sociais Educativas Parentais de expressão de sentimentos e enfrentamento, e Comunicação e menos práticas negativas, que as mães do Grupo clínico.

    Resumo em Inglês:

    The study had for objectives, from the reports of 20 mothers of children with behavior problems (Clinical group) and 20 mothers of children without behavior problems (Non-clinical group): a) compare the frequencies of social skills and behavior problems of children; b) describe the situations where the children had behavior problems and social skills; c) describe the behaviors of mothers face behaviors of the children; d) describe the behaviors of children ahead of maternal behaviors. Pre-school they were selected age by teachers who responded to a scale and who were collected through interview and scale with the mothers. The results indicated that children of Non-clinical group had more social skills and fewer externalizing behavior problems than children of the Clinical group. The mothers in the Non-clinical group reported more Parental Social Educational Skills expression of feelings and coping and Communication and less negative parenting practices, than mothers of children with behavior problems.
  • Depressão e relação com idade em cuidadores de familiares portadores de síndrome demencial Artigos

    Pawlowski, Josiane; Gonçalves, Tonantzin Ribeiro; Hilgert, Juliana Balbinot; Hugo, Fernando Neves; Bozzetti, Mary Clarisse; Bandeira, Denise Ruschel

    Resumo em Português:

    Avaliou-se a presença de sintomas depressivos em cuidadores de familiares portadores de síndrome demencial comparados a não cuidadores e a relação deste desfecho em três faixas etárias. Participaram 84 cuidadores e 101 não cuidadores que residiam na região metropolitana de Porto Alegre, RS, Brasil. Aplicou-se um questionário de dados sociodemográficos e o Inventário Beck de Depressão. Os cuidadores revelaram níveis mais elevados de sintomas depressivos e com maior gravidade nos aspectos cognitivos e afetivos do inventário de depressão quando comparados aos não cuidadores. Foram encontrados níveis mais baixos de sintomas de depressão em indivíduos de maior faixa etária (65 a 83 anos). São discutidas as limitações do inventário na avaliação de sintomas de depressão em pessoas idosas. Ressalta-se a necessidade de suporte psicológico e apoio social aos cuidadores de familiares com síndrome demencial.

    Resumo em Inglês:

    Depression symptoms related to age in family caregivers of dementia patients compared to non-caregivers were evaluated. Eighty-four family caregivers to dementia patients and one hundred and one non-caregivers that lived in Porto Alegre (Brazil) region participated of this study. They answered a sociodemographic questionnaire and the Beck Depression Inventory. The caregivers presented higher degree of depression symptoms and higher degree of cognitive and affective aspects of depression inventory those non-caregivers. Lowest degree of depression symptoms were presented by the oldest participants. Limitations of the inventory to evaluate depression in older people were discussed. The study emphasizes the necessity of psychological and social support to family caregivers of dementia patients.
  • O sonho na clínica de casal Artigos

    Lisboa, Aline Vilhena; Féres-Carneiro, Terezinha

    Resumo em Português:

    O presente artigo trata a questão do sonho na clínica de casal como recurso técnico de análise, para a elaboração de um material traumático. O sonho é compreendido por Freud como uma atividade intrapsíquica e representante de um conteúdo recalcado sobre um desejo inconsciente. No entanto, sob a teoria de René Kaës acerca da polifonia do sonho, este ganha função compartilhada, cujo processo está presente na dimensão intersubjetiva de um grupo, de uma família e, no caso deste estudo, de um casal. Não só o conteúdo do sonho, mas a atividade realizada pelo pré-consciente do casal aponta dados relevantes numa investigação clínica. O vínculo conjugal compreende um campo fértil em que atividades psíquicas, como projeções e identificações, aparecem com mais intensidade e são compartilhadas no ato de sonhar. Fragmentos de um caso clínico de casal mostram como o sonho pode ser uma maneira de compreender a intersubjetividade presa ao material recalcado.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the question of the dream in couple therapy, taken as a technical resource for analysis, in the elaboration of a traumatic material. The dream is understood by Freud as an individualized work, representative of repressed content related to a forbidden wish. However, the dream, under the theory of René Kaës about its polyphony, gains a shared function when present in the intersubjective dimension of a group, family and, in the case of this study, of a couple. Not only the dream content, but the work carried out by the pre-conscious as well, reveals relevant data for clinical investigation. The marital link comprises a fertile ground in which psychological activities, such as projections and identifications, appear with more intensity, and are shared in dreaming. Fragments of a couple clinical case show how the dream can be a way of understanding intersubjectivity that is bound to repressed material.
  • Corporeidade e ação nos processos de formação do eu Artigos

    Salem, Pedro; Coelho Junior, Nelson Ernesto

    Resumo em Português:

    Parte-se da hipótese de que tanto os modos de constituição da subjetividade, quanto as teses epistemológicas sobre a formação do eu têm sofrido importantes mudanças nas últimas décadas. No plano das identidades pessoais, tal fato se expressa no atenuamento do ideário intimista, tradicionalmente centrado na idéia da vida mental como espaço privado e interior. No plano epistemológico, diferentes saberes vêm questionando a equivalência entre vida mental e interioridade psicológica e propondo descrições da origem do eu que incluam a dimensão da corporeidade e da ação. Considerando as noções de representação e de ação como eixos fundamentais para diferentes concepções da subjetividade, este artigo examina um modelo internalista do psiquismo, contrastando-o com outro que toma o eu como agente corporificado.

    Resumo em Inglês:

    This article is based on the assumption that the processes of the constitution of subjectivity as well as the epistemological thesis on the origins of the self have gone through important changes in the last decades. Regarding personal identities, this fact is expressed by the decreasing value of the idea that the mental life corresponds to a private and intimate psychic space. In the epistemological sphere, several disciplines have been challenging the equivalence between mental life and psychological interiority, and have been proposing new descriptions of the origins of the self that have been focusing the concepts of embodiment and action. Considering the notions of representation and action as main tools to account for different conceptions of subjectivity, this article examines an internalist model of the psychic life in contrast to another one that describes the self as an embodied agent.
  • As crenças ambientais de trabalhadores provenientes de empresa certificada por SGA podem predizer comportamentos pró-ambientais fora da empresa? Artigos

    Campos, Camila Bolzan de; Pol, Enric

    Resumo em Português:

    A implantação e utilização de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) requer das empresas uma nova postura, uma mudança ambiental, sobretudo, na rotina de seus trabalhadores, em suas crenças ambientais e em seus comportamentos pró-ambientais fora da empresa. O presente artigo visa analisar as diferenças nas crenças ambientais, considerando a estrutura dicotômica antropocentrismo x ecocentrismo, em três grupos de trabalhadores brasileiros: provenientes de empresas certificadas por SGA (n = 232), não certificadas (n = 153) e não certificadas com política ambiental (n = 169). Ao mesmo tempo, se verificou o potencial preditor das crenças ambientais sobre os comportamentos pró-ambientais. Os resultados apontam que os trabalhadores que são de empresas não certificadas e não certificadas com política ambiental apresentam pontuações mais elevadas de crenças ambientais de tipo antropocêntricas. Além disto, se constatou que ser de uma empresa certificada e possuir crenças ecocêntricas são variáveis que possuem efeito explicativo sobre alguns fatores do comportamento pró-ambiental.

    Resumo em Inglês:

    The implementation and utilization of Environmental Management Systems (EMS) requires new approach for the companies, and an environmental change, even in their workers routine, environmental beliefs and in their environmental behaviors outside the company. This paper aims to analyze the differences between the environmental beliefs, considering the dichotomy anthropocentrism x ecocentrism structure in three groups of Brazilian workers: from companies certified by an EMS (n = 232), non certified (n = 153) and non certified with environmental policy (n = 169). At the same time, we verified the potential of prediction of the environmental beliefs over the environmental behaviors. The results points out that the workers from companies non certified and non certified with environmental policy mostly presented high level of anthropocentric beliefs. Furthermore, being an EMS worker and presenting ecocentric beliefs can explain some of environmental behavior factor.
  • Trabalho, adoecimento e histórias de vida em trabalhadoras da indústria calçadista Artigos

    Ramos, Márcia Ziebell; Bianchessi, Desirée Luzardo Cardozo; Merlo, Álvaro Roberto Crespo; Poersch, Ana Luisa; Veeck, Critiane; Heisller, Simone Zanotelli; Vieira, Jean Alexandre

    Resumo em Português:

    Os portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT), além das queixas de dores osteomusculares, manifestam sofrimento psíquico relacionado ao adoecimento. Nesta investigação, buscou-se, por meio do método das Histórias de Vida, compreender como se constituíram as relações sociais de trabalho e os processos de adoecimento de trabalhadoras portadoras de LER/DORT, oriundas da indústria calçadista do Rio Grande do Sul, atendidas no Ambulatório de Doenças do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Realizaram-se entrevistas individuais abertas, que foram transcritas e analisadas. As recorrências e as singularidades presentes nos depoimentos originaram cinco categorias temáticas: trabalho infantil; baixa escolaridade e início da trajetória de trabalho na indústria calçadista; relação de prazer e sofrimento com o trabalho; marcas do trabalho no corpo; e afastamento do trabalho e sofrimento. As histórias destas trabalhadoras apontaram para as vivências de culpa, fracasso e exclusão, por não mais poderem desempenhar o que lhes é socialmente esperado: o trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The bearers of Lesions for Repetitive Efforts (LER/DORT), besides the complaints of musculoskeletal pains, they manifest psychic suffering related to the illness. In this investigation, it was looked for, through the methodology of the Histories of Life, to understand as the social relationships were constituted, of work and the processes of ilness of workers bearers of LER/DORT, originating from of the shoes industry of Rio Grande do Sul, assisted at the Hospital de Clínicas de Porto Alegre. They took place open individual interviews that were transcribed and analyzed. The appeals and the present singularities in the depositions originated five thematic categories: child work; low education and beginning in the shoes industry; pleasure relationship and suffering with the work; marks of the work in the body and removal of the work and suffering. These workers' histories appeared for the fault existences, failure and exclusion for no more work.
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