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Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2010
  • Editorial

    Manzini, Eduardo José; Marquezine, Maria Cristina; Nunes, Leila Regina de Oliveira D' Paula; Mori, Nerli Nonato Ribeiro; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; Tanaka, Eliza Dieko Oshiro
  • Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências Ensaio

    Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal

    Resumo em Português:

    Este texto aborda a presença de idéias preconceituosas sobre a sexualidade de pessoas com deficiência discorrendo, de modo critico e reflexivo, sobre diversos mitos, tais como: (1) pessoas com deficiência são assexuadas: não têm sentimentos, pensamentos e necessidades sexuais; (2) pessoas com deficiência são hiperssexuadas: seus desejos são incontroláveis e exacerbados; (3) pessoas com deficiência são pouco atraentes, indesejáveis e incapazes para manter um relacionamento amoroso e sexual; (4) pessoas com deficiência não conseguem usufruir o sexo normal e têm disfunções sexuais relacionadas ao desejo, à excitação e ao orgasmo; (5) a reprodução para pessoas com deficiência é sempre problemática porque são pessoas estéreis, geram filhos com deficiência ou não têm condições de cuidar deles. A crença nesses mitos revela um modo preconceituoso de compreender a sexualidade de pessoas com deficiência como sendo desviante a partir de padrões definidores de normalidade e isso se torna um obstáculo para a vida afetiva e sexual plena daqueles que são estigmatizados pela deficiência. Esclarecer esses mitos é um modo de superar a discriminação social e sexual que prejudica os ideais de uma sociedade inclusiva.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the presence of prejudice regarding the sexuality of people with disabilities. The issues that are described in a critical and reflective manner include various myths, such as: (1) people with disabilities are asexual: they have no feelings, thoughts and sexual needs, (2) people with disabilities have hightened sexuality: their desires are uncontrollable and exacerbated, (3) people with disabilities are unattractive, undesirable and unable to love and have sexual relationship, (4) people with disabilities are unable to enjoy normal sex and have sexual dysfunctions related to desire, excitement and orgasm, (5) reproduction for people with disabilities is always problematic because they are infertile, have children with disability or are unable to care of them. Belief in these myths reveals a biased understanding of sexuality of disabled people, seen as deviant, from normal standards. This is a barrier to affection and sex fulfillment for those who are stigmatized by disability. Clarifying these myths is a way of overcoming social and sexual discrimination that hinders the ideal of an inclusive society.
  • O momento da avaliação na intervenção precoce: o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses Relato De Pesquisa

    Graça, Patrícia Roberto de Meireles; Teixeira, Maria de La Salete da Cunha; Lopes, Sónia Cristiana Gonçalves; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; Campos, Adriano Rockland Siqueira

    Resumo em Português:

    A relação entre pais e profissionais de saúde e de educação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Esta se torna ainda mais essencial em crianças que apresentam risco de desenvolvimento. Essa mesma relação é valorizada numa abordagem centrada na família tendo implicações significativas nas práticas nos diferentes contextos e na sua aplicabilidade, exigindo que os profissionais assumam novos papéis e que aprendam novas competências no trabalho com as famílias. Estas competências concretizam-se nos primeiros contactos com a família desde o momento da avaliação até à efetiva prestação de serviços. A realização deste estudo surgiu da necessidade constatada de envolver os pais desde o primeiro momento do processo em intervenção precoce através de um instrumento formal e de simples aplicação. O ASQ-2 é constituído por 19 questionários divididos por diferentes idades entre os quatro e os 60 meses. Cada questionário é composto por 30 itens divididos pelas áreas de desenvolvimento comunicação, motricidade global, motricidade fina, resolução de problemas e pessoal-social. Este trabalho constitui a análise dos questionários dos 30 aos 60 meses para observar as qualidades psicométricas do ASQ, tendo sido aplicados a uma amostra de conveniência de 127 famílias do distrito de Braga. Foi possível verificar que o ASQ-2 traduzido apresenta resultados atraentes o que significa que poderá vir a ser utilizado pela população portuguesa de pais e profissionais (de saúde e de educação) que pretendam concretizar as suas dúvidas através de um instrumento formal de rastreio e de monitorização do desenvolvimento da criança.

    Resumo em Inglês:

    The relationship between parents and health and education professionals is fundamental to the development of the child. This becomes even more important in children who are at risk. This relationship is valued in a family-centered approach and there are significant implications for practice in different contexts, requiring professionals to take on new roles and learn new skills in working with families. These skills come to the foreground during the first contacts with the family beginning at the time of assessment through to the effective provision of services. This study arose due to the perception that parents needed to be involved from the very beginning of the process in Early Intervention, by means of a formal instrument and simple application. The ASQ-2 is composed of 19 different questionnaires organized according to age intervals from 4 to 60 months. Each questionnaire comprises 30 items grouped according to the developmental areas of communication, gross motor, fine motor, problem solving and personal-social. This study presents the analysis of questionnaires from 30 to 60 months to observe the psychometric properties of the ASQ applied to a convenience sample of 127 households in the district of Braga. We concluded that the ASQ-2 presents attractive results suggesting that it could be used by the Portuguese population of parents and professionals (health and education) who wish to answer some questions using a formal screening and monitoring of child development instrument.
  • A intervenção do psicólogo em contextos de educação especial na grande Florianópolis Relato De Pesquisa

    Mattos, Laura Kemp de; Nuernberg, Adriano Henrique

    Resumo em Português:

    A educação especial tem sido um contexto de inserção do psicólogo na área educacional. À luz das políticas de inclusão vigentes, a atuação do psicólogo se volta à promoção de práticas educacionais que favoreçam a participação e aprendizado de todos os alunos. A formação de profissionais na área da educação demanda o estudo das necessidades sociais que irão atender. Somente a partir de dados concretos acerca do contexto e das possibilidades de intervenção pode-se identificar os conhecimentos que deverão ser ensinados. Entretanto, são raros os estudos que investigam as formas contemporâneas de intervenção da psicologia na educação especial. Assim, reunir dados sobre essa atuação permite instrumentalizar a reflexão sobre a formação em psicologia educacional. Esse trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa e exploratória que objetivou descrever as características da atuação de psicólogos da Grande Florianópolis vinculados à instituições de educação especial. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. As categorizações foram decorrentes do dialogo estabelecido nas entrevistas e, portanto, constituídas posteriormente. A análise dos dados permitiu verificar a sobreposição das três formas de intervenção que historicamente definiram a atuação do psicólogo nessa área, a saber, a segregação, a integração e a inclusão, sendo o foco principal de atuação centrada no aluno com queixa escolar e/ou com suspeita de deficiência intelectual. Diante disso, conclui-se esse estudo ressaltando a importância dos psicólogos refletirem sobre as implicações das políticas inclusivas para sua prática profissional.

    Resumo em Inglês:

    In the field of education, special education has been context in which psychologists have a place. In light of the existing inclusion policies, the work of the psychologist has been directed toward promoting educational practices that benefit all students' participation and learning. The training of professionals in this educational area demands studying the social needs that will be encountered. The only way to identify what kinds of knowledge should be taught is to obtain tangible data about the context and the intervention possibilities. Nevertheless, few studies have been carried out to investigate contemporary forms of psychological intervention in special education. Thus, gathering data about this issue contributes as a basis on which to build reflection and understanding for professional preparation in educational psychology. This article is the result of qualitative and exploratory research designed to describe the procedural characteristics of psychologists working in special education institutions in Greater Florianopolis. The data was collected through semi-structured interviews. The categorization was derived from the exchanges established during the interviews and were therefore constituted at a later moment. The data analysis enabled us to perceive an overlap of three intervention forms that historically define the psychologists' procedure in this area, namely, segregation, integration, and inclusion, with the main procedural focus being on the student with a school grievance and/or suspected of having an intellectual disability. Based on these findings, this paper concludes by highlighting the importance of psychologists reflecting on the implications of inclusive policies in their professional practices.
  • Impacto da epilepsia no processo de escolarização de crianças e adolescentes Relato De Pesquisa

    Zanni, Karina Piccin; Maia Filho, Heber de Souza; Matsukura, Thelma Simões

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi identificar o número de crianças com epilepsia matriculadas em escolas públicas regulares e especiais de duas cidades brasileiras e verificar se variáveis associadas à epilepsia estão correlacionadas ao tipo de escola, que as crianças frequentavam. Participaram do estudo 56 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos e utilizaram-se para a coleta de dados dois instrumentos: Formulário de identificação da criança e Classificação de Crises de Engel. Os dados obtidos foram analisados descritiva e comparativamente, utilizando-se o Software Minitab - Versão 12.1, por meio dos testes t de Student, Mann-Whitney, qui-quadrado, além de regressão logística. Os resultados indicaram que as crianças das escolas especiais quando comparadas às crianças das escolas regulares apresentavam gravidade da doença e frequência de crises mais elevadas, início mais precoce e duração da epilepsia mais longa, além de utilizarem maior número de medicamentos. Conclui-se que variáveis orgânicas da epilepsia podem interferir no processo de escolarização de crianças epilépticas. Entretanto, são necessários novos estudos visando investigar dificuldades que poderiam interferir no rendimento acadêmico causando alterações no aprendizado de crianças com epilepsia.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper was to identify the number of children with epilepsy enrolled in regular and special public schools in two medium size Brazilian cities and verify which disease variables are correlated to the type of school the children attended to. Study participants were 56 children and adolescents aged between 7 and 14 years; two instruments were used: forms of identification of children and Engel's seizure classification. Obtained data were analyzed, using the Minitab Software - Version 12.1, by means of the Student t, Mann-Whitney and chi-square tests and logistic regression. The results indicate that children from special schools presented cases that were more sever, with greater seizure frequency, earlier epilepsy onset, and longer episodes of epilepsy; they also used a greater number of anticonvulsants. The conclusion indicated that organic epilepsy variables can affect the schooling process for children with epilepsy. However, further studies are needed to investigate difficulties that might interfere with academic performance and that may affect learning in children with epilepsy.
  • A constituição da subjetividade de adolescentes autistas: um olhar para as histórias de vida Relato De Pesquisa

    Bagarollo, Maria Fernanda; Panhoca, Ivone

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento humano é produto das relações sociais que são mediadas, vivenciadas e internalizadas pelo indivíduo. Assim, a maneira como o sujeito é inserido em seu grupo social tem impactos definitivos sobre sua constituição. Os indivíduos autistas, devido às alterações nas interações sociais, na linguagem e a presença de comportamentos estereotipados, podem ter a participação na vida social e cultural prejudicada, acentuando suas dificuldades. Os objetivos do trabalho foram analisar processos dialógicos de cinco adolescentes autistas enfocando: indícios de experiências que eles vivenciam no cotidiano e dizeres sociais impregnados em seus discursos orais, buscando subsídios para o processo terapêutico de tais sujeitos. O material empírico foi coletado a partir da realização, gravação e transcrição de duas sessões fonoaudiológicas individuais com três adolescentes autistas. As sessões privilegiaram o trabalho com as histórias de vida dos sujeitos e a utilização de fotografias pessoais como recurso terapêutico. As análises foram qualitativas, pautadas na análise microgenética. Os resultados apontam que as experiências que os sujeitos vivenciam são proporcionadas pela escola, pela família e relacionadas a passeios, viagens, festas de aniversários, convivência com parentes menos próximos, igrejas. Notou-se também que os pais e profissionais prolongam a infância de seus filhos autistas, representando-os, mesmo na adolescência, como crianças. Observou-se que os sujeitos autistas mantêm relacionamentos restritos às suas famílias, não demonstrando ter convivência com outras pessoas. Conclui-se que os sujeitos autistas vivem experiências culturais importantes e significativas para eles, porém, com pouca convivência com pares de seu grupo etário.

    Resumo em Inglês:

    Human development is a result of social relations that are mediated, experimented and internalized by the individual. Thus, the way the subject is included in their social group has definite impacts on their constitution. Due to changes in social interaction, language and the presence of stereotyped behaviors, autistic subjects can have their participation in social and cultural life restricted, making their difficulties more pronounced. The objective of this study was to analyze the dialogic processes of five autistic adolescents focusing on: evidence taken from experiences lived by them in their daily lives and from social enunciations impregnated in their oral discourses, attempting to find subsides for the therapeutic process of such subjects. The empirical material was collected from two individual speech-language therapy sessions, which were recorded and transcribed, with three autistic adolescents. The sessions were addressed by looking at subjects' life stories and personal photographs were used as therapeutic resources. The analyses were qualitative and supported by microgenetic analysis. Results show that the subjects' experiences are provided by their school and family, and are related to leisure, trips, birthday parties, contact with more distant relatives, church. We also observed that parents and professionals extend the autistic person's childhood, representing them as children even during adolescence. Autistic subjects were observed to have relationships restricted to their families, with little opportunity for close contact with other people. We conclude that autistic subjects go through important and significant cultural experiences. However, they have little contact with peers from their age group.
  • Comunicação e inclusão de crianças com alterações de linguagem de origem neurológica na perspectiva de pais e educadores Relato De Pesquisa

    Takase, Érica Mayumi; Chun, Regina Yu Shon

    Resumo em Português:

    O sistema de educação brasileiro tem passado por diversas transformações em prol de mudanças que proporcionem uma política inclusiva. Estudos relativos à comunicação e inclusão de crianças com alterações de linguagem de origem neurológica necessitam, no entanto, de maior atenção, particularmente no âmbito da Fonoaudiologia. Tendo em vista buscar maiores subsídios de como o profissional desta área pode contribuir no processo de inclusão, o objetivo deste estudo é investigar as expectativas, dificuldades e facilidades encontradas pelas famílias e educadoras de crianças com alterações de linguagem em acompanhamento fonoaudiológico. O corpus constitui-se de 11 crianças, 12 familiares e 7 educadoras. Realizou-se a coleta de dados, por meio de estudo do prontuário institucional das crianças, e entrevistas semi-estruturadas distintas com os familiares e educadoras, gravadas em vídeo e transcritas ortograficamente. Os dados foram analisados à luz dos referenciais teóricos que respaldam esta pesquisa. Os resultados mostram dificuldades na inserção de algumas crianças na rede regular, particularmente, daquelas com maior comprometimento de linguagem, além de questionamentos quanto à formação do educador e preparo das instituições de ensino para receber tal população. Verificam-se avanços neste processo, expressos pela inclusão da maioria dos sujeitos na escola regular e por maior abertura institucional, evidenciada pelas referências de troca de informações/experiências entre pais, educadoras e fonoaudiólogos. Os achados corroboram, na perspectiva dos familiares e das educadoras, a necessidade do acompanhamento terapêutico especializado e evidenciam que a Fonoaudiologia pode contribuir, nos aspectos de comunicação e de alimentação, no processo de inclusão.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian educational system has been going through several modifications to answer to changes in inclusive policies. Studies regarding communication and inclusion of children with language disorders due to neurological causes require further attention, specifically in Speech-Language and Hearing Sciences. For the purpose of finding out how professionals in this field can contribute to the inclusion process, the aim of the study is to investigate the expectations, difficulties and support encountered by families and teachers of those children who undergo Speech-Language Pathology therapy. The corpus is composed of 11 children, 12 parents and 7 educators. The data was collected through the study of the children files, as well as from semi-structured interviews with families and teachers, video-recorded and transcribed orthographically. The data was analyzed according to references that support this study. The results show challenges in including some of the children in regular schools, particularly those with the most severe language disorders. There were also issues related to the preparation of the educators and the preparedness of some of the schools that received these students. Nevertheless, the study demonstrated that there have been advances, expressed by the inclusion of most of these children in regular schools and by greater willingness of the schools to receive these students. This finding was deduced from references to parents, educators and Speech-Language Pathologists sharing of information and experiences. From the perspective of the families and teachers, the findings point to the need for specialized health assistance and highlight the contribution of the Speech-Language and Hearing Sciences in communication and feeding in the process of inclusion.
  • Práticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagem Relato De Pesquisa

    Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim; Abramides, Dagma Venturini Marques; Souza, Liliane Salgado de; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    Comportamentos de pais e de filhos influenciam-se mutuamente. Crianças com alterações de linguagem relacionadas ou não à perda auditiva, podem apresentar dificuldades de relacionamento com os irmãos e seus pares. Assim, a investigação das práticas educativas parentais e do repertório comportamental infantil é fundamental para a busca de intervenções efetivas para essas crianças. O estudo tem como objetivos: (a) comparar o repertório positivo e negativo de mães e crianças com deficiência auditiva (DA) e distúrbio de linguagem (DL); (b) comparar cada uma das deficiências com grupo não clinico; (c) correlacionar comportamentos para cada uma das deficiências. Participaram deste estudo 72 mães, cujos filhos apresentavam DA (n = 27), DL (n = 19) ou compunha uma população não clínica (n = 26). O instrumento utilizado foi o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, que avalia a ocorrência de habilidades sociais aplicáveis às práticas educativas. Os resultados evidenciaram a associação entre práticas positivas e habilidades sociais, bem como entre práticas negativas e problemas de comportamento. O grupo de DL não apresentou mais problemas que as crianças não clínicas, sugerindo a participação de intervenções de caráter preventivo, facilitando a inclusão social. Por outro lado as crianças com DA apresentaram menos habilidades sociais, bem como suas mães, menos habilidades sociais educativas. Este estudo evidencia a importância da metodologia empregada na reabilitação de crianças com distúrbios da comunicação, sobretudo para aquelas com DA visando o beneficio de programas educativos de promoção do repertório parental positivo integrados aos objetivos da fonoterapia.

    Resumo em Inglês:

    The behavior of parents and children are mutually influential. Children with language disorders, whether or not they are related to hearing loss, may present difficulties in relationships with siblings and peers. Thus, the investigation of parenting practices and child behavioral repertoire is essential for finding effective interventions for these children. This study aims to: (a) compare the positive and negative repertoire of mothers and children with hearing impairments (HI) and language disorder (LD); (b) compare each of the disabilities to a non-clinical population, (c) correlate behaviors for each of the disabilities. Seventy two mothers whose children presented HI (n = 27), LD (n = 19), or composed a non-clinic population (n = 26) participated in this study. The instrument used was the Roadmap Interview Social Skills for parenting, which assesses the occurrence of social skills applicable to educational practice. The results showed positive association between practices and social skills, as well as between negative practices and behavior problems. The LD group did not present more problems than non-clinical children, suggesting the involvement of preventive intervention that facilitates social inclusion. On the other hand, children with HI presented few social skills, and their mothers, likewise, presented few social educational skills. Aiming to enhance educational programs that promote positive parental repertoire including the goals of speech-language and hearing loss therapy, this study highlights the importance of the methodology that was employed in rehabilitating children with communication disorders, particularly for those with HI.
  • A participação escolar de alunos com deficiência na percepção de seus professores Relato De Pesquisa

    Abe, Patricia Bettiol; Araújo, Rita de Cássia Tibério

    Resumo em Português:

    A identificação do nível de participação escolar do aluno com deficiência é fundamental para o monitoramento do processo educacional inclusivo. Requer o uso de instrumentos de medida que contemplem a funcionalidade perante demandas escolares específicas e que possam, ao mesmo tempo, motivar o professor a uma reflexão sobre o seu julgamento acerca do desempenho desse aluno. A School Function Assessment (SFA) é um instrumento que favorece a identificação de necessidades especiais do aluno com deficiência sob parâmetros de funcionalidade e participação. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar a influência da aplicação da SFA no julgamento do professor sobre a participação escolar do seu aluno com deficiência. Participaram do estudo oito professores que responderam sobre a participação escolar de seus nove alunos, por meio da SFA e de roteiro de entrevista. Os resultados demonstraram que, para cinco professores, a SFA favoreceu a percepção da participação com foco na demanda de atividades e propiciou reflexões que abrangeram os seguintes destaques: necessidade de avaliação da participação fora da sala de aula, relação entre o grau de deficiência e a participação, entendimento de especificidades do desempenho, importância do recurso adaptado para neutralizar a incapacidade e importância do desvio do foco de atenção da deficiência para a funcionalidade.

    Resumo em Inglês:

    The identification of the level of school participation of disabled students is crucial for monitoring the inclusive educational process. It requires the use of measuring instruments that provide functionality before school specific demands, and that at the same time can motivate the teacher to reflect on his judgment about the performance of students with disabilities. School Function Assessment (SFA) is a tool that helps recognize the special needs of students with disabilities according to parameters of functionality and participation. Thus, this study analyzed the influence of the use of SFA on the teacher's judgment of student participation and performance. Eight teachers responded regarding the participation of nine students with disabilities through the use of the SFA and a questionnaire. The results indicated that, for five teachers, SFA helped with the perception of the student's participation, focusing on the activity demand and brought reflections on: the need of evaluation not just in the classroom, co-relation between the degree of disability and the participation of the student, understanding of the specificities of the performance, importance of the adaptation to neutralize incapacity and the importance of the focus deviation from the disability toward functionality.
  • Comunicação alternativa e ampliada para educandos com autismo: considerações metodológicas Revisão Da Literatura

    Nunes, Débora Regina de Paula; Nunes Sobrinho, Francisco de Paula

    Resumo em Português:

    Foram analisadas as características metodológicas de 56 artigos científicos focados no tema Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), para educandos com espectro do autismo. Esses artigos foram produzidos no período 1980-2007; 18 versaram sobre o uso de sistemas manuais e língua de sinais; 26 empregaram sistemas pictográficos de comunicação; 9 utilizaram sistemas assistidos com acionadores de voz e 3 utilizaram sistemas híbridos, contendo mais de uma modalidade de CAA. Com base nos resultados desta análise preliminar, a proposta foi direcionada para a identificação das melhores práticas adotadas pelos programas de intervenção para esta população. Os resultados da análise das características metodológicas dos artigos revisados sustenta a predominância de delineamentos experimentais e quase-experimentais do tipo intrassujeitos, o que corrobora a escassez de pesquisas de grupo em população de autistas. Os estudos envolveram, predominantemente, número reduzido de participantes, selecionados de forma incidental. Metade das pesquisas revisadas descreve, claramente, medidas de generalização de comportamentos, para ambientes naturais ou sustentabilidade de respostas após a intervenção. Foram escassos os estudos avaliativos do grau de satisfação dos participantes no que se refere aos efeitos produzidos pela intervenção. Nesta revisão foram identificadas as melhores práticas no atendimento da população autista, tendo como fundamento a validade interna, a validade externa e a validade social das intervenções. Indicações de diretrizes válidas e confiáveis foram apontadas no sentido de favorecerem o desenvolvimento de projetos científicos sobre o tema.

    Resumo em Inglês:

    The methodological characteristics of fifty-six studies published between 1980 and 2007 involving the use of augmentative and alternative communication (AAC) by individuals with autism spectrum disorder (ASD) were analyzed. Eighteen investigations implemented sign language or manual signs, twenty-six used picture-based systems, nine employed voice output devices and three worked with hybrid systems, combining two or more AAC modalities. This review focused on identifying the best practices implemented by intervention programs for individuals with ASD, considering measures of internal, external and social validity. A predominance of experimental and quasi-experimental single subject research designs were identified, whereas a limited number of studies employed group designs. Most worked with a reduced number of participants, which were mainly selected in incidental manners. Half of the investigations clearly revealed generalization measures to other behaviors and environments, as well as the sustainability of the results post intervention. A limited number of investigations evaluated participant satisfaction rates with program outcomes. A framework for developing intervention studies with reliable results was further discussed.
  • Percurso desenvolvimental dos portadores da perturbação de hiperatividade com déficit de atenção Revisão Da Literatura

    Ramalho, Joaquim

    Resumo em Português:

    A Perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção (PHDA) constitui uma perturbação com características desenvolvimentais de caráter crônico, que embora seja atenuada com o decorrer da idade, nomeadamente na sua componente hipercinética e impulsiva, a continuidade da presença de sintomatologia de desatenção afeta as capacidades de resposta ao meio ao longo de todo o ciclo vital. Estudos efetuados recentemente têm vindo a demonstrar que entre 50 e 80% dos sujeitos que manifestaram PHDA durante a infância, experimentam ainda dificuldades significativas relacionadas com esta perturbação durante a fase adulta. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar o percurso desenvolvimental dos portadores desta perturbação, desde a primeira e segunda infância até à vida adulta, demonstrando como esta perturbação tem implicações cognitivas, emocionais e sociais e relevantes ao longo de todo o ciclo vital.

    Resumo em Inglês:

    The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a disorder with a chronic developmental nature. Although it attenuates with age, particularly its hyperkinetic and impulsive aspects, the continuous presence of attention deficit symptoms affects the capacity of responding to environmental stimuli throughout life. Recent studies have shown that between 50 and 80 per cent of subjects who revealed ADHD in their childhood, have experienced significant difficulties connected with this disorder in their adulthood. Thus, the present article aims to present the developmental course of subjects with ADHD, from infancy to adulthood, to demonstrate that this disorder significantly affects not only the first years but the whole life cycle.
  • Classe hospitalar: um olhar pedagógico singular Resenhas

    Padilha, Adriana Cunha; Martins, Larissa de Souza
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