Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Noronha, Ana Paula Porto; Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo
  • Critérios Metodológicos para Análises de Clustering e Switching em tarefas de Fluência Verbal Papers

    Becker, Natália; Salles, Jerusa Fumagalli de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva apresentar uma adaptação ao português brasileiro dos critérios metodológicos para análises de clustering e switching em tarefas de fluência verbal semântica (FVS) e ortográfica (FVO). São descritas as seis etapas realizadas no processo de adaptação destes critérios, incluindo o processo de extração das variáveis de clustering e switching a partir de dados de amostras de crianças (N=419) e a análise da fidedignidade da concordância entre juízes (N=6). As variáveis avaliadas são número total de palavras evocadas, número de clusters, média do tamanho dos clusters e número de switches. Houve forte associação entre juízes (Coeficientes de Correlação Intraclasse entre 0,95 a 0,99) indicando fidedignidade do método de análise. Este estudo contribui com a avaliação da FVS e FVO para além do escore geral, permitindo investigar os processos cognitivos subjacentes a esta função neuropsicológica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta una adaptación para el portugués brasileño de criterios metodológicos de análisis de estrategias de agrupación (clustering y switching) en tareas de fluidez verbal semántica (FVS) y fluidez verbal fonológica (FVF). El proceso de adaptación de estos criterios consiste en seis pasos, incluyendo el proceso de extracción de las variables de clustering y switching de una muestra formada por 419 niños y el análisis de fiabilidad entre seis jueces. Se investigaron las siguientes variables: número total de palabras generadas, número de grupos de palabras (clusters), tamaño medio de los grupos y número de saltos (switches). Hubo una fuerte asociación entre jueces (coeficientes de correlación intraclase entre 0,95 y 0,99), indicando así la fiabilidad del método analítico. Este estudio contribuye a la evaluación de la FVS y FVF más allá de la puntuación global, lo que permite investigar los procesos cognitivos subyacentes a esta función neuropsicológica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to describe an adaptation to Brazilian Portuguese of the methodological criteria for analysis of clustering and switching in semantic verbal fluency (SVF) and phonemic verbal fluency (PVF) tasks. The adaptation process consisted of six steps, including the selection of the clustering and switching variables based on data from a sample of 419 children and the analysis of inter-rater reliability (six raters). The following variables were scored: the total number of words generated the raw number of clusters, the mean cluster size, and the raw number of switches. There was a significant association between raters (intra-class correlation coefficients between 0.95 and 0.99), showing that the analytical method was reliable. Our study provides an evaluation of SVF and PVF tasks that goes beyond the overall score, making it possible to investigate the cognitive processes underlying this neuropsychological function.
  • Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) - Short Form: Adaptação e Validação para Adolescentes Brasileiros Artigos

    Patias, Naiana Dapieve; Machado, Wagner De Lara; Bandeira, Denise Ruschel; Dell'Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo adaptar e validar a Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) - Short Form para adolescentes brasileiros. Participaram do estudo 426 adolescentes de 12 a 18 anos (M = 14,91; DP = 1,66), sendo 264 meninas (62%) e 162 meninos (39%), de escolas públicas da cidade de Porto Alegre-RS, que responderam a uma versão adaptada, nomeada Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes (EDAE-A). As subescalas demonstraram níveis adequados de consistência interna, variando entre 0,83 e 0,90. A análise fatorial confirmatória indicou que o melhor modelo foi o de três fatores, confirmando o modelo original com as dimensões depressão, ansiedade e estresse. No escore total e por fatores, houve diferença por sexo, com maior média entre as meninas em todos os escores. Conclui-se que a EDAE-A apresenta qualidades psicométricas favoráveis, mostrando-se um simples e adequado instrumento de levantamento de sintomas de depressão, ansiedade e estresse para adolescentes brasileiros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo adaptar y validar la Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) - Short Form para adolescentes brasileños. Participaron del estudio 426 adolescentes entre 12 y 18 años (M = 14,91, SD = 1,66), siendo 264 de sexo femenino (62%) y 162 de sexo masculino (39%), de escuelas públicas de la ciudad de Porto Alegre-RS, que respondieron a una versión adaptada nominada Escala de Depresión, Ansiedad y Estrés para Adolescentes (EDAE-A). Las sub-escalas demostraron niveles adecuados de consistencia interna, oscilando entre 0,83 y 0,90. El análisis factorial confirmatorio indicó que el mejor modelo fue el de los tres factores, lo que confirma el modelo original con las dimensiones depresión, ansiedad y estrés. En el resultado total y por factores hubo diferencia con relación al sexo, con mayores medias entre el sexo femenino en todos los resultados. La EDAE-A presenta cualidades psicométricas favorables, siendo un simple y adecuado instrumento de levantamiento de síntomas de depresión, ansiedad y estrés para adolescentes brasileños.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to adapt and validate the short form of the Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) for Brazilian adolescents. The participants were 426 adolescents aged 12 to 18 years (M = 14.91, SD = 1.66), 264 girls (62%) and 162 boys (39%), of public schools in the city of Porto Alegre-RS, who answered an adapted version named Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes (EDAE-A). The subscales showed suitable levels of internal consistency, ranging between 0.83 and 0.90. Confirmatory factor analysis indicated that the best model was the three factors confirming the original model with depression, anxiety and stress dimensions. In the total score and factors, there were differences by sex, with highest average to girls in all scores. We concluded that the EDAE-A presents favorable psychometric qualities, being a simple and suitable survey instrument for identifying symptoms of depression, anxiety and stress in Brazilian adolescents.
  • Escala de Resistência à Mudança (RAM): Construção, Evidências Psicométricas e Versão Reduzida Artigos

    Vincenzi, Silvana Ligia; Mendes, Luís Augusto de Carvalho; Gouveia, Valdiney Veloso; Andrade, Dalton Francisco de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve o objetivo de construir uma Escala de Resistência à Mudança (RAM) que conseguisse agrupar a base teórica existente sobre o tema, reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna no contexto brasileiro, assim como analisar a adequação da versão reduzida da medida. Foram executados dois estudos. O primeiro contou com a participação de 338 empregados, em sua maioria, de empresas privadas (83%). Estes responderam à RAM e a uma qualificação demográfica. Uma análise de eixos principais (PAF) revelou a preponderância de um fator, explicando 25,56% da variância total e consistência interna (alfa de Cronbach, α) de 0,94. No Estudo 2, participaram 472 empregados, a maioria de empresas privadas (55%). Eles responderam à RAM-20 e a questões demográficas. Os resultados confirmaram a adequação psicométrica do instrumento, podendo ser empregada como uma medida unidimensional para avaliar a resistência à mudança em ambientes organizacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio tuvo como objetivo construir una Escala de Resistencia a los Cambios (RAM) que pudiese agrupar la base teórica existente sobre el tema, reuniendo evidencias de validez factorial y consistencia interna en el contexto brasileño, así como también analizar la adecuación de la versión reducida de la medida. Se realizaron dos estudios. El primero consistió en la participación de 338 empleados, en su mayoría de empresas privadas (83%). Estos respondieron la RAM y una calificación demográfica. Un análisis de ejes principales (PAF) reveló la preponderancia de un factor, que explica 25,56% de la varianza total y consistencia interna (alfa de Cronbach, α) de 0,94. En el segundo estudio participaron 472 empleados, la mayoría de empresas privadas (55%) que respondieron la RAM-20 y los temas demográficos, y los resultados confirmaron la adecuación psicométrica del instrumento, pudiendo ser utilizada como una medida unidimensional para evaluar la resistencia a los cambios en ambientes organizativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study aimed to develop the Resistance to Change Scale (RAM), to cover the existing theoretical basis on this subject, gathering evidences of its factorial validity and internal consistency in the Brazilian context, and to analyze the adequacy of the reduced version of the measurement. Two studies were conducted. 338 employees participated in the first study, mostly from private companies (83%). They answered RCS and demographic profile questions. A principal component analysis (PCA) revealed the predominance of one factor, explaining 25.56 % of the total variance, and internal consistency (Cronbach's alpha, α) of 0.94. In the second study, there were 472 employees, the majority from private companies (55%). They answered RCS-20 and demographic questions. The results confirmed the psychometric adequacy of the instrument, and it can be used as a unidimensional measure to assess the resistance to change in organizational environments.
  • Adaptação do Questionário dos Fundamentos Morais para o Português Artigos

    Silvino, Alexandre Magno Dias; Pilati, Ronaldo; Keller, Victor Nahuel; Silva, Elena Pinheiro; Freitas, Aline Fernandes de Paula; Silva, Juliana Nunes; Lima, Maíra Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo objetivou avaliar as evidências de validade de uma versão adaptada para o português do Questionário de Fundamentos Morais que analisa a relevância de cinco fundamentos morais para o julgamento moral: dano/cuidado, justiça/reciprocidade, pertencimento/lealdade, autoridade/respeito e pureza/santidade. Participaram 532 pessoas, considerando-se todas as fases. Os procedimentos incluíram tradução/retradução, análise da adequação nos idiomas inglês e português e análises fatoriais exploratórias. As análises indicaram que uma estrutura de dois fatores foi a melhor solução encontrada. O primeiro fator Individualizante (a = 0,91) e o segundo Coesivo (a = 0,87), solução compatível com a teoria ao agrupar os fundamentos de dano e justiça em contraposição aos demais. Foram encontradas evidências de validade convergente entre os fundamentos de coesão e uma medida de religiosidade. Conclui-se que o instrumento distingue um padrão de escolha moral de individualização ou ligação, o fundamento mais influente e sua estrutura fatorial corrobora àquela dos autores da versão original.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tuvo como objetivo evaluar las evidencias de validez de una versión adaptada para el portugués del Cuestionario de Fundamentos Morales, que analiza la pertinencia de cinco fundamentos para el juicio moral: daño/cuidado, justicia/reciprocidad, pertenencia/lealtad, autoridad/respeto y pureza/santidad. Participaron 532 personas considerándose todas las fases. Los procedimentos incluyeron: traducción y retraducción, análisis de adecuación en los idiomas inglés y portugués y análisis factorial exploratorio. Los análisis indicaron una estructura de dos factores como la mejor solución encontrada: a) individualización (a = 0,91) y cohesión (a = 0,87), solución compatible con la teoría al agrupar los fundamentos de daño y justicia en contraposición a los demás. También se encontraron evidencias de validez convergente entre los fundamentos cohesión y una medida de religiosidad. Para finalizar se distingue un padrón de elección moral de indiviluazación o vínculo, el fundamento más influyente, y su estrucuta factorial corrobora a de los autores de la versión original.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aimed to evaluate evidences of the validity of the Moral Foundations Questionnaire in a version adapted to Portuguese, considering five foundations for moral judgment: harm/care, fairness/reciprocity, ingroup/loyalty, authority/respect and purity/sanctity. 532 people were involved in this study throughout all of its phases. The procedures included translation/retranslation, analysis of adequacy on both languages and exploratory factorial analysis. The analysis indicated that the best solution found is a structure composed of two factors. The first one being the individualizing factor (a = 0.91) and, the second, the cohesive factor (a = 0.87), a solution which is compatible with the theory when the foundations of damage and justice are grouped together as opposed to the others. Evidences of convergent validity were found between the cohesion foundation and a religiosity measure. Concluding, the instrument distinguishes a pattern of moral choice of individualization, the most influential foundation, and its factorial structure corroborates the original version.
  • Análise da Estrutura Interna do Psicodiagnóstico Miocinético - PMK Artigos

    Silva, Eni Ribeiro da; Rueda, Fabián J. M.

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do trabalho foi investigar a estrutura interna do Psicodiagnóstico Miocinético por meio da análise fatorial exploratória. A amostra foi composta por 300 sujeitos, de 18 a 61 anos, ambos sexos, residentes em Minas Gerais. Foram utilizadas as seis folhas do teste e a aplicação ocorreu em uma única sessão. A correção foi realizada com a régua, por avaliadores com experiência na utilização e ensino do instrumento. Os resultados mostraram a existência de sete fatores, dos quais apenas três foram similares à estrutura original do teste. Os coeficientes alfa variaram de 0,57 a 0,92. Os traçados da dimensão Emotividade não se agruparam em um único fator. Os itens referentes aos "zigs" e "paralelas" se separaram nos fatores Dimensão Tensional e Predomínio Tensional. A estrutura original do teste não foi confirmada. São discutidas as fragilidades estruturais e das bases teóricas do PMK.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del trabajo fue investigar la estructura interna del Psicodiagnóstico Miokinético por medio del análisis factorial exploratorio. La muestra fue compuesta por 300 individuos, de 18 a 61 años, residentes en Minas Gerais y de ambos sexos. Fueron utilizadas las seis hojas del test y la aplicación fue realizada en una sesión única. La corrección fue utilizando la regla y por evaluadores que poseían experiencia tanto en utilizar como en enseñar el instrumento. Los resultados mostraron la presencia de siete factores, de los cuales apenas tres fueron semejantes a la estructura original del test. Los coeficientes alfa variaron de 0.57 a 0.92. Los trazos de la dimensión Emotividad no se agruparon en un factor único. Los ítems referentes a los 'zigs' y 'paralelas' se separaron en los factores Dimensión Tensional y Predominancia Tensional. La estructura original del test no fue confirmada. Son discutidas las fragilidades estructurales y las bases teóricas del PMK.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim was to investigate the internal structure of Myokinetic Psychodiagnosis using exploratory factor analysis. The sample consisted of 300 subjects, 18-61 years of both genders from the state of Minas Gerais. The six test sheets were used and the application took place in a single session. The correction was performed with the a ruler, by evaluators experienced in the use and teaching of the instrument. The results showed the presence of seven factors, only three of which were similar to the original test structure. The alpha coefficients ranged from 0.57 to 0.92. The tracings of Emotionality dimension were not grouped into a single factor. Items related to 'zigs' and 'parallel' separated the factors Tensional Dimension and Tensional Prevalence. The test original structure was not confirmed. We discussed the structural weakness and the theoretical bases of the PMK.
  • Desempenho de equipes: evidências de validade de uma medida Papers

    Puente-Palacios, Katia; Martins, Maria do Carmo Fernandes; Palumbo, Salvatore

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi desenvolver e verificar evidências de validade de uma medida que permita aferir o desempenho de equipes de trabalho. O desempenho foi entendido como atributo do nível meso, portanto, relativo às equipes, que surge mediante um processo de emersão e, desse modo, a medida deve considerar essa especificidade. Para a realização empírica da pesquisa contou-se com respostas de 276 professores equatorianos organizados em 70 equipes pedagógicas, que responderam a nove afirmativas presentes no instrumento. Os resultados de análise fatorial exploratória mostraram a solução unifatorial como a mais satisfatória, a qual captura 65,84% da variância do fenômeno e possui valores adequados de confiabilidade (alpha de Cronbach de 0,93). Análises de padrões de variância dentro e entre grupos revelaram que a medida permite capturar um fenômeno do nível meso. Recomenda-se a realização de outras pesquisas que verifiquem a estabilidade desta solução.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue desarrollar y verificar evidencias de validez de una medida que permita la medición del rendimiento de equipos de trabajo. El rendimiento fue entendido como un atributo del nivel meso, o sea, relativo a los equipos, que surge mediante un proceso de emersión, y de ese modo la medida propuesta debería llevar en consideración ese aspecto. Para la realización empírica de la investigación se contó con las respuestas dadas por 276 profesores ecuatorianos organizados en 70 equipos pedagógicos, que respondieron a nueve afirmativas contenidas en el instrumento. Los resultados del análisis factorial exploratorio mostraron la solución unifactorial como la más satisfactoria que capturó 65,84% de la varianza del fenómeno y posee valores adecuados de confiabilidad (alpha de Cronbach de 0,93). Análisis de patrones de varianza dentro y entre grupos revelaron que la medida permite capturar un fenómeno del nivel meso. Por fin, se recomienda la realización de otras investigaciones que verifiquen la estabilidad de esta solución.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to obtain validity evidences of a teamwork performance scale. Team performance was understood as a meso-level characteristic, resulting of an emerging process. Due to that understanding the proposed instrument should take that aspect into consideration. The empirical data were collected from 276 Ecuadorian teachers organized in 70 educational teams. They answered nine sentences of the scale. Results of exploratory factor analysis showed a unifactorial solution explaining 65.84% of the variance. The measure also has adequate values of reliability (Cronbach Alpha = .93). In addition to these analyses, patterns of variance within and between the groups were verified. The results showed that the variance at the individual level was small when answers of team members were analyzed and was significant when teams were compared. We consider it is important that additional studies be performed in order to identify stability of the factor solution.
  • Atitudes e Representações em Saúde Mental: Um Estudo com Universitários Artigos

    Sousa, Patrícia Fonseca de; Maciel, Silvana Carneiro; Medeiros, Katruccy Tenório; Vieira, Giselli Lucy Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo conhecer e analisar as representações sociais de universitários sobre a Reforma Psiquiátrica e o doente mental, relacionando-as com a adesão destes aos paradigmas de atenção à saúde mental. Participaram 480 universitários dos cursos de Psicologia, Medicina e Enfermagem; a maioria do sexo feminino (74,4%) e com idade média de 24 anos (DP = 5,98). Os dados foram coletados utilizando-se Escala de Atitudes em Saúde Mental e técnica de Associação Livre de Palavras. Os resultados apontaram uma compreensão ambígua acerca da Reforma Psiquiátrica. Os universitários demonstraram conhecer as práticas desse novo modelo e apresentaram maior adesão ao paradigma psicossocial, mas observou-se uma representação do doente mental marcada pelo medo e exclusão e vinculada ao paradigma biomédico. Tal achado parece ser um reflexo da atual situação do campo da saúde mental, na qual o paradigma biomédico não foi totalmente superado e nem o paradigma psicossocial totalmente estabelecido.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue conocer y analizar las representaciones sociales de universitarios sobre la Reforma Psiquiátrica y el enfermo mental, relacionándolas con su adhesión a la atención de los paradigmas de salud mental. Participaron 480 estudiantes universitarios de los cursos de Psicología, Medicina y Enfermería; la mayoría de sexo femenino (74,4%), con edad media de 24 años (DP = 5,98). Los datos fueron recogidos utilizando la Escala de Actitudes en Salud Mental y Técnica de Asociación Libre de Palabras. Los resultados señalaron comprensión ambigua sobre la reforma psiquiátrica. Los estudiantes demostraron conocer las prácticas del nuevo modelo y presentaron mayor adhesión al paradigma psicosocial, pero se observó una representación del enfermo mental marcada por el miedo y la exclusión vinculada al paradigma biomédico. Este resultado parece ser un reflejo de la situación actual en el área de salud mental, donde el paradigma biomédico no fue plenamente superado y el paradigma psicosocial no fue totalmente establecido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to know and analyze university students' social representations on the psychiatric reform and on mentally ill people, relating them to their adhesion to attention to mental health paradigms. 480 Psychology, Medicine and Nursing university students participated in this research, most of them females (74.4%) and with average age of 24 years (SD = 5.98). Data were collected through the Scale of Attitudes in Mental Health and the Technique of Free Association of Words. Results revealed ambiguous comprehension of the psychiatric reform. University students demonstrated to know practices of this new model and presented higher adhesion to psychosocial paradigms, but a representation of the mentally ill person marked by fear and exclusion and linked to biomedical paradigm was observed. Such finding seems to reflect the present situation in the mental health field, in which the biomedical paradigm was not totally overcome nor the psychosocial paradigm totally established.
  • Adaptação e Validação de Medida de Autoconfiança para Atletas de Ginástica e Futebol Papers

    Frischknecht, Gabriela; Pesca, Andréa Duarte; Cruz, Roberto Moraes

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivos adaptar o instrumento de medida da autoconfiança Sport-Confidence Inventory para atletas brasileiros e investigar evidências de validade e precisão do instrumento adaptado. Participaram atletas de alto rendimento, com idades entre 12 e 22 anos, das modalidades esportivas ginástica artística, ginástica rítmica e futebol. Os procedimentos consistiram em: a) realizar a adaptação transcultural do SCI; b) investigar evidências de validade de conteúdo por meio de estudo piloto; c) validade de construto, por meio de análise de componentes principais; e d) evidências de precisão, pela verificação dos valores alfa de Cronbach, do instrumento adaptado. Os resultados demonstraram evidências de precisão para as aplicações em atletas de ginástica e de futebol. A validade de construto indicou composições diferentes para as subescalas em cada grupo. Estudos futuros poderiam aprimorar a qualidade semântica do Questionário de Autoconfiança no Esporte, considerando as particularidades de cada modalidade esportiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivos adaptar el instrumento de medida de autoconfianza Sport-Confidence Inventory para deportistas brasileños e investigar evidencias de validez y precisión del instrumento adaptado. Participaron deportistas de alto rendimiento, con edades entre 12 y 22 años, de las siguientes modalidades deportivas: gimnasia artística, gimnasia rítmica y fútbol. Los procedimientos consisten en: a) realizar la adaptación transcultural del SCI; b) investigar evidencias de validez de contenido por medio de estudio piloto; c) validez del constructo, por medio de análisis de componentes principales; y d) evidencias de precisión, por la verificación de los valores Alfa de Cronbach del instrumento adaptado. Los resultados demostraron evidencias de precisión para las aplicaciones en deportistas de gimnasia y fútbol. La validez del constructo indicó composiciones diferentes para las sub-escalas en cada grupo. Estudios futuros podrían mejorar la calidad semántica del Cuestionario de Autoconfianza en el Deporte, considerando las particularidades de cada modalidad deportiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to adapt the Sport-Confidence Inventory to Brazilian athletes and to investigate validity and reliability of adapted instrument. Elite athletes from 12 to 22 years of age that practice artistic gymnastics, rhythm gymnastics or football have participated in the study. The research procedures were: a) to realize the transcultural adaptation of SCI; b) to investigate evidences of content validity by pilot study; c) to investigate the construct validity, by principal component analysis; and d) to investigate reliability evidences by analysis of Cronbach's alpha values of the adapted instrument. Results showed reliability evidences of the instrument to the application in gymnasts and football players. Construct validity indicated different composition to the subscales in each group. Future research may improve the semantic quality of Questionário de Autoconfiança no Esporte, considering the particularities of each sport.
  • Memória de Reconhecimento: Modelos de Processamento Simples versus Duplo Artigos

    Jaeger, Antônio

    Resumo em Português:

    Resumo O processo de reconhecimento de memórias consiste em discriminar informações previamente encontradas de informações novas. Duas abordagens teóricas divergentes buscam explicar esse fenômeno. A primeira propõe que o reconhecimento se baseia essencialmente na sensação de familiaridade gerada por cada estímulo. A segunda propõe que além da intensidade da familiaridade, a evocação de aspectos qualitativos e contextuais dos eventos memorizados possui um papel fundamental no processo de reconhecimento. Aspectos teóricos e metodológicos inerentes às duas linhas teóricas são criticamente discutidos no presente artigo, sendo que o resultado dessa discussão se apresenta favorável à segunda perspectiva teórica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El proceso de reconocimiento de memorias, consiste básicamente en discriminar informaciones, previamente encontradas en nuevas informaciones. Dos abordajes teóricos divergentes tratan de explicar este fenómeno. El primero sugiere que el reconocimiento de memorias se basa esencialmente en la sensación de familiaridad generada por cada estímulo. El segundo propone que además de la intensidad familiar, la evocación de aspectos cualitativos y contextuales del evento memorizado posee un papel fundamental en el proceso de reconocimiento. Aspectos teóricos y metodológicos inherentes a las dos líneas teóricas, son críticamente discutidos en el presente artículo y el resultado de esta discusión se presenta favorable al segundo abordaje teórico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Memory recognition consists in discriminating previously encountered information from novel information. Two divergent theoretical approaches pursue to provide a framework for the process of recognition. The first proposes that memory recognition is based essentially on a sense of familiarity elicited by each stimulus. The second proposes that, in addition to familiarity, the retrieval of qualitative and contextual information inherent to encoded events has an important role during recognition. Theoretical and methodological aspects from both approaches are discussed and the result of this discussion is in favor of the second theoretical approach.
  • Compreensão em Leitura em Estudantes do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental Artigos

    Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça; Boruchovitch, Evely

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo identificar la comprensión de la lectura en estudiantes de Enseñanza Primaria, y también ver entre ellos las posibles diferencias, en relación a sexo, edad y curso escolar. Participaron 240 alumnos, de ambos sexos, entre 10 y 17 años (M = 12,85; SD = 1,60), de sexto a noveno año de una escuela pública del interior de San Pablo. Un Cuestionario de Identificación y un texto basado en la técnica de Cloze fueron aplicados colectivamente a los escolares cuyos padres o responsables firmaron el formulario de consentimiento. Los resultados revelaron un nivel básico de comprensión de la lectura, pero mucho menos de lo esperado para su escolarización. El puntaje de las niñas fue significativamente mayor en comparación con el de los niños. También hubo un aumento significativo de las medias obtenidas en función del año escolar y edad de los participantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed at identifying reading comprehension of elementary school students and explore age, school year and gender related differences among the participants. The sample was composed of 240 students of both genders, with ages range between 10 and 17 years (M = 12.85; SD = 1.60), from the sixth to the ninth school year of a public school in an inner city in the state of São Paulo. An identification questionnaire and a text based activity using Cloze technique were applied collectively to students whose parents signed the informed consent. Results showed basic level of reading comprehension, among participants, far behind the expectation for their school grade level. Girls scored significantly higher when compared to boys. There was a significant increase in mean values due to the school year and the participants' ages.
  • Neuropsicologia do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Modelos Neuropsicológicos e Resultados de Estudos Empíricos Artigos

    Wagner, Flávia; Rohde, Luis Augusto de; Trentini, Clarissa Marceli

    Resumo em Português:

    Resumo Diferentes modelos teóricos foram propostos para explicar os déficits neuropsicológicos e seu impacto no comportamento de indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Os objetivos deste artigo serão apresentar os principais modelos neuropsicológicos do TDAH e possibilitar uma atualização acerca dos principais achados relacionados ao funcionamento neuropsicológico de pacientes com esse diagnóstico. Revisões e meta-análises sobre funcionamento executivo, aversão à resposta tardia, processamento temporal e variações intraindividuais no tempo de reação são apresentadas. O perfil neuropsicológico de pacientes com TDAH é heterogêneo e testes neuropsicológicos não são suficientemente sensíveis e específicos para realização do diagnóstico, embora sejam muito importantes na identificação do perfil cognitivo para estabelecimento de um plano de tratamento mais abrangente e adequado às necessidades especificas de cada paciente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Diferentes modelos teóricos han sido propuestos para explicar el déficit neuropsicológico y su impacto en el comportamiento de personas con Trastorno por Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH). Los objetivos de este artículo han sido presentar los principales modelos neuropsicológicos de TDAH y posibilitar una actualización sobre los principales resultados relacionados al funcionamiento neuropsicológico de pacientes con ese diagnóstico. Revisiones y meta- análisis sobre funcionamiento ejecutivo, aversión a la respuesta tardía, procesamiento temporal y variaciones interindividuales, en el tiempo de reacción se presentan. El perfil neuropsicológico de pacientes con TDAH es heterogéneo y los tests neuropsicológicos no son suficientemente sensibles y específicos para la realización del diagnóstico, aunque sean muy importantes para identificar el perfil cognitivo y establecer un plan de tratamiento más integral y adecuado a las necesidades específicas de cada paciente.

    Resumo em Inglês:

    Abstrat Different theoretical models have been proposed to explain the neuropsychological deficits and their impact on the behavior of individuals with Attention-Deficit/ Hyperactivity Disorder (ADHD). The aims of this article will be to present the main neuropsychological models of ADHD and an update on the main findings related to neuropsychological functioning of patients with this diagnosis. Reviews and meta-analyzes on executive functioning, delay aversion, temporal processing and intra-individual variability in reaction time are presented. The neuropsychological profile of patients with ADHD is heterogeneous and neuropsychological tests are not sufficiently sensitive and specific for correct diagnosis, although they are very important to identify the cognitive profile and establish a more comprehensive and appropriate treatment plan according to the characteristics of each patient.
  • Estressores e Suporte Social Percebido em Mulheres/Mães com Depressão Papers

    Silva, Ana Paula Casagrande; Pizeta, Fernanda Aguiar; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    Resumo Dado o reconhecimento da influência da depressão materna para o ambiente familiar, objetivou-se comparar e verificar as possíveis associações entre o perfil sociodemográfico, eventos estressores e suporte social percebido por mulheres/mães com depressão recorrente (G1), em relação a mulheres/mães sem transtornos psiquiátricos (G2). Participaram 100 mulheres, com filhos biológicos em idade escolar. As mulheres responderam aos instrumentos: Questionário Geral, Entrevista Clínica Estruturada para DSM-IV, Escala de Eventos Adversos, Escala de Adversidade Crônica e Entrevista Semiestruturada - Suporte Social. Verificou-se que G1 apresentou significativamente mais eventos estressores e menos suporte social percebido. Na análise de regressão linear, detectou-se que a depressão foi condição significativa para maioria dos eventos estressores, independentemente das variáveis sociodemográficas. Entretanto, a única condição que influenciou a percepção de suporte social foi a escolaridade. Nas ações em saúde mental para mulheres/mães com depressão, faz-se necessário considerar a convivência com condições de múltiplos estressores e baixo suporte social percebido.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Considerando la influencia de la depresión materna en el ambiente familiar, el objetivo de este estudio fue comparar y verificar las posibles asociaciones entre el perfil sociodemográfico, acontecimientos estresantes y apoyo social percibido por mujeres/madres con depresión recurrente (G1), con relación a las mujeres/madres sin trastornos psiquiátricos (G2). Participaron 100 mujeres, con hijos biológicos en edad escolar. Las mujeres respondieron a los instrumentos: Cuestionario General, Entrevista Clínica Estructurada para DSM-IV, Escala de Eventos Adversos, Escala de Adversidad Crónica y Entrevista Semiestructurada - Apoyo Social. Se verificó que G1 presentó significativamente más acontecimientos estresantes y menos apoyo social percibido. En el análisis de regresión lineal, se detectó que la depresión fue condición significativa para la mayoría de los acontecimientos estresantes, independientemente de las variables sociodemográficas. Mientras tanto, la única condición que influyó en la percepción del apoyo social fue la escolaridad. En las acciones en salud mental para mujeres/madres con depresión, es necesario considerar la convivencia con condiciones de múltiples factores de éstres y bajo apoyo social percibido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Given the recognition of the influence of maternal depression on the family environment, this study aimed to compare and verify the possible associations between the sociodemographic profile, stressor events and social support perceived by women/mothers with recurrent depression (G1), compared to women/mothers without psychiatric disorders (G2). The participants were 100 women with biological school-age children. The women responded to the instruments: General Questionnaire, Structured Clinical Interview for DSM-IV, Adverse Events Scale, Chronic Adversity Scale and Semi-Structured Interview - Social Support. It was found that G1 presented significantly more stressor events and less perceived social support. In linear regression analysis, the depression was a significant condition for most of the stressful events, independent of the sociodemographic variables. However, schooling was the only condition that influenced the perceived social support. In mental health actions for women/mothers with depression, it is necessary to consider the coexistence of multiple stressor conditions and low perceived social support.
  • Programa de Habilidades Sociais para Adolescentes de Contextos Sociais Vulneráveis Papers

    Leme, Vanessa Barbosa Romera; Fernandes, Luana de Mendonça; Jovarini, Neidiany Vieira; Achkar, Ana Maria El; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo examinou indicadores de processo e avaliou os efeitos de um programa de Habilidades Sociais no repertório de habilidades sociais, autoeficácia e percepção de apoio social de 10 adolescentes (idade de 13 a 17 anos), de comunidades (favelas) do Rio de Janeiro. Foi realizado um programa exploratório e com foco na promoção de saúde, composto por 10 encontros, com medidas de avaliação de processo e de resultados finais. A avaliação de processo incluiu o registro de comportamentos em um protocolo. Os participantes responderam, antes e após a intervenção, ao Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, à Escala de Autoeficácia e à Escala de Percepção de Apoio Social. A avaliação de processo revelou indicadores de confiança entre os adolescentes e os pesquisadores. Os resultados indicaram aumento nos níveis de habilidades sociais, apoio social dos professores e autoeficácia. Estudos experimentais e de seguimento devem ser realizados para confirmar a efetividade do programa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumem El estudio examinó los indicadores de proceso y evaluó los efectos de un programa de Habilidades Sociales en el repertorio de habilidades sociales, autoeficacia y percepción de apoyo social de 10 adolescentes (13 a 17 años), de barrios marginales de Río de Janeiro. Un programa de exploración y promoción de la salud se llevó a cabo, y constó de 10 encuentros, con medidas de evaluación de proceso y resultados finales. La evaluación de proceso incluyó el registro de comportamientos en un protocolo. Los participantes respondieron, antes y después de la intervención, el Inventario de Habilidades Sociales para Adolescentes, la Escala de Autoeficacia y la Escala de Percepción de Apoyo Social. La evaluación del proceso reveló indicadores de confianza entre los adolescentes y los investigadores. Los resultados mostraron aumento en los niveles de habilidades sociales, apoyo social de los profesores y autoeficacia. Deben llevarse a cabo estudios experimentales y de seguimiento para confirmar la efectividad del programa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aims at examining the process indicators and evaluating the effects of a Social Skills program in social skills, self-efficacy and social support appraisals of 10 adolescents (age 13-17 years), of communities (slums) of Rio de Janeiro. An exploratory and promotion program in health was conducted with 10 sessions and process evaluation measures and results. The evaluation process included the record of behaviors in a protocol. The participants answered, before and after the intervention, the Social Skills Inventory for Adolescents, the Self-Efficacy Scale and the Social Support Appraisals Scale. The evaluation process revealed confidence indicators between adolescents and researchers. The results showed increased levels of social skills, social support of teachers and self-efficacy. Experimental and follow-up studies should be conducted to confirm the effectiveness of the program.
  • Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido Artigos

    Padovani, Andréa Sandoval; Ristum, Marilena

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho teve por objetivo compreender como adolescentes autores de ato infracional, cumprindo medida socioeducativa de internação, significam a internação. Utilizou-se, como aporte teórico, a Psicologia Histórico-Cultural, que concebe a construção social da pessoa em uma relação dialética. A fotovoz foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, tendo sido solicitado que fotografassem o que percebiam como significativo. Após a revelação das fotos, foram realizados encontros nos quais os adolescentes puderam falar sobre as imagens. Os resultados destacam a visão dos adolescentes sobre o julgamento social a respeito das unidades de internação e dos adolescentes que dela fazem parte. A análise permitiu perceber que existe uma tentativa, por parte desses sujeitos, de modificar os significados construídos acerca dessas instituições e, consequentemente, minimizar o preconceito imposto pela sociedade. Essa mudança pode ser um dos caminhos possíveis para que o adolescente venha a estabelecer um convívio social distanciado da vivência infracional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo entender cómo los adolescentes delincuentes cumpliendo medidas socioeducativas de internación, viven y sienten la internación. Se utilizó como aporte teórico la Psicología Histórico-Cultural, que concibe la construcción social de la persona en una relación dialéctica. Fotovoz fue el instrumento utilizado para la recolección de datos y se les pidió que fotografiasen lo que percibían significativo. Después de la revelación de las fotos fueron realizados encuentros en los cuales los adolescentes pudieron hablar sobre las imágenes. Los resultados destacan la visión de los adolescentes de cómo las personas juzgan las unidades de internación y a los adolescentes que forman parte de ellas. El análisis permitió percibir que existe un intento por parte de estos adolescentes, de modificar los significados construídos sobre esas instituciones y minimizar el prejuicio impuesto por la sociedade. Este cambio puede ser uno de los caminos posibles para que el adolescente establezca una vida social distanciada de la experiencia delictiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study had the purpose to understand how felon adolescents serving some socio-educational measure, understand the internment and the deprivation of freedom. The theoretical approach of Cultural-Historical Psychology was used, which conceives the person's social construction in a dialectical relationship. The photo-voice technique was the instrument used for data collection, in which they were requested to photograph what they perceive as significant. After developing those photos, there were some meetings where the adolescents could talk about the photos. The results highlight the adolescents' perception of the social judgment of the internment units and the adolescents who are part of those units. The analysis allowed us to realize that there is an attempt by these adolescents to modify the constructed meanings about these institutions and, therefore, minimize the prejudice imposed by society. This change can be one of the possible ways for the adolescent to establish a social life distant from the infraction experience.
  • Conflitos Familiares e Práticas Educativas Parentais como Preditores de Dependência de Internet Artigos

    Terres-Trindade, Michele; Mosmann, Clarisse Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa objetivou analisar o efeito preditor dos motivos de conflito entre pais e filhos, do conflito interparental e das práticas educativas parentais para a dependência de internet (DI) em jovens. A amostra foi constituída por 200 indivíduos (152 meninas e 48 meninos), com idades de 15 a 24 anos, 85,5% residentes no Rio Grande do Sul e 14,5% em outros estados brasileiros. Os participantes responderam individualmente ao protocolo disponível on-line. Os resultados indicaram como preditores os conflitos sobre a internet com o pai, a ameaça do conflito interparental, os conflitos sobre internet com a mãe e a prática de apoio emocional paterno. Juntas, essas variáveis explicaram 21,2% da dependência de internet. Os resultados corroboram estudos internacionais e indicam que as variáveis familiares investigadas têm um efeito considerável na predição da DI, tendo em vista que esse é um fenômeno complexo e de natureza multifatorial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación se dedicó a examinar el efecto predictor de los motivos de conflicto entre padres e hijos, del conflicto entre los padres y de las prácticas educativas parentales en la dependencia a Internet (DI) de jóvenes. Participaron de la muestra 200 individuos (152 de sexo femenino y 48 de sexo masculino), de 15 a 24 años de edad, 85,5% residentes en Río Grande del Sur y el 14,5% en otros estados brasileños. Los participantes respondieron individualmente al protocolo disponible on-line. Los resultados indicaron como predictores; los conflictos con el padre sobre la Internet, la amenaza del conflicto entre los padres, los conflictos sobre Internet con la madre y la práctica de apoyo emocional paterno. Juntas, esas variables explicaron 21,2% de la dependencia de Internet. Los resultados corroboran estudios internacionales e indican que las variables familiares investigadas tienen un efecto considerable en la predicción de la DI, teniendo en cuenta que ese es un fenómeno complejo y de naturaleza multifactorial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to analyze the predictive effect of reasons for conflict between parents and children, the interparental conflict and parenting practices for Internet addiction (IA) in young people. The sample consisted of 200 people (152 girls and 48 boys), between 15 and 24 years of age, 85.5% residing in Rio Grande do Sul and 14.5% in other states. Participants individually responded to the protocol available online. Results indicated as predictors conflicts over the internet with the father, the threat of interparental conflict, conflict over the internet with the mother and the practice of parental emotional support. Together, these variables explained 21.2% of Internet addiction. The results corroborate with international studies indicating that family variables investigated have a significant role in predicting the IA, considering that this is a complex and multifactorial phenomenon.
  • Transmissão Psíquica Familiar e Anorexia Nervosa Papers

    Valdanha-Ornelas, Élide Dezoti; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos evidenciam que as relações familiares podem atuar como agentes mediadores no desencadeamento e manutenção dos sintomas de anorexia nervosa (AN), especialmente a configuração vincular mãe-filha, que contém elementos inconscientes transmitidos transgeracionalmente. Este estudo teve por objetivo compreender a implicação da transmissão psíquica transgeracional na articulação do sintoma anoréxico em uma jovem em tratamento. Foram entrevistadas mulheres de três gerações de uma mesma família: avó materna, mãe e filha (com diagnóstico de AN). Foram identificados nos relatos conteúdos psíquicos que não puderam ser elaborados e que, posteriormente, converteram-se em legados transmitidos para as gerações posteriores. Sentimentos de inibição e vergonha em relação à sexualidade e ao corpo feminino, transmitidos da avó para a mãe e desta para a neta, parecem bloquear o desenvolvimento afetivo nas gerações posteriores. Incorporar esses achados ao tratamento da neta pode facilitar a elaboração dos conteúdos inconscientes transmitidos, contribuindo para reorganização do funcionamento psicodinâmico familiar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los estudios demuestran que las relaciones familiares pueden actuar como agentes mediadores en el desencadenamiento y mantenimiento de los síntomas de anorexia nerviosa (AN), especialmente en la configuración del vínculo entre madre e hija, que contiene elementos inconscientes transmitidos transgeneracionalmente. Este estudio tuvo como objetivo comprender la implicación de transmisión psíquica transgeneracional en la articulación de los síntomas de anorexia de una joven en tratamiento. Mujeres de tres generaciones de una misma familia fueron entrevistadas: abuela materna, madre e hija con diagnóstico de AN. Fueron identificados en los relatos, contenidos psíquicos que no pudieron ser elaborados y, posteriormente, se convirtieron en legados transmitidos para generaciones posteriores. Sentimientos de inhibición y vergüenza con relación a la sexualidad y al cuerpo femenino, transmitidos de abuela para madre y de madre para hija, parecen bloquear el desarrollo afectivo en las generaciones posteriores. Incorporar estos resultados en el tratamiento de la nieta puede facilitar la elaboración de los contenidos inconscientes transmitidos, contribuyendo para reorganizar el funcionamiento psicodinámico familiar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies show that family relationships can act as mediating agents in triggering and maintaining the symptoms of anorexia nervosa (AN), especially the mother-daughter relationship configuration, which contains unconscious elements transmitted inter-generationally. This study aimed to understand the role of intergenerational psychic transmission in the articulation of anorexic symptoms in a young woman in treatment. Three generations of women of the same family were interviewed: maternal grandmother, mother and daughter, all diagnosed with AN. Some psychic contents that could not be elaborated were identified in the reports and these were, subsequently, converted into legacies transmitted to later generations. Feelings of inhibition and shame regarding sexuality and the female body, transmitted from grandmother to mother and from mother to granddaughter, seem to have blocked the emotional development in all generations. Incorporating these findings into treatment may facilitate the processing of the transmitted unconscious contents, contributing to the reorganization of the family's psychodynamic functioning.
  • Os Desejos e a Gratidão de Estudantes do Ensino Público e Privado Papers

    Merçon-Vargas, Elisa A.; Pieta, Maria Adélia M.; Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Tudge, Jonathan R. H.

    Resumo em Português:

    Resumo Foram examinadas variações na expressão de desejos e gratidão de 430 participantes (7 a 14 anos) de acordo com classe social (ensino público ou privado), gênero e idade (181 meninos, 62.1% da escola pública). Análises de Qui-quadrado indicaram que estudantes da escola privada expressaram mais desejos orientados para os outros e gratidão conectiva enquanto os da escola pública expressaram mais desejos orientados para si. As meninas na escola pública expressaram mais desejos voltados para si e gratidão verbal do que os meninos. As análises de regressão (estimação de curva) indicaram que gratidão verbal, desejos para si e para os outros aumentaram, e gratidão concreta diminuiu com a idade. A gratidão conectiva tendeu a aumentar. Esses resultados apoiam a ideia de que os tipos de desejos e gratidão envolvem o desenvolvimento cognitivo (levar em conta os outros e uma perspectiva futura), mas também são influenciados pelos contextos sociais (classe social).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Fueron examinadas variaciones en la expresión de deseos y agradecimientos de 430 estudiantes (7a14 años) con relación a la clase social (enseñanza pública o privada), sexo y edad (181 niños, 62,1% de escuelas públicas). Análisis de Chi-cuadrado indicaron que estudiantes de escuelas privadas expresaron más deseos orientados hacia los otros y agradecimiento conjuntivo, mientras que los de escuelas públicas expresaron más deseos enfocados hacia su propio bienestar. Las niñas de escuelas públicas expresaron más deseos de bienestar propio y agradecimiento verbal que los niños. Los análisis de regresión (estimación de curva) indicaron que el agradecimiento verbal, los deseos para sí y para los demás aumentaron, la gratitud concreta disminuyó con la edad, mientras que el agradecimiento conjuntivo tendió a aumentar. Estos resultados apoyan la idea de que los tipos de deseos y agradecimiento involucran el desarrollo cognitivo (tener en cuenta a los otros es una perspectiva futura), pero también están influenciados por el contexto social (clase social).

    Resumo em Inglês:

    Abstract We examined social class (measured by attendance in public or private schools), gender, and age-related variations in the expression of wishes and gratitude of 430 7- to 14-year-olds (181 male, 62.1% from public schools). Chi-square analysis indicated that students from private schools expressed significantly more social-oriented wishes and connective gratitude, whereas those from public schools expressed significantly more self-oriented wishes. Girls in the public schools expressed significantly more self-oriented wishes and verbal gratitude than did boys. Regression analysis (curve estimation) indicated that verbal gratitude, self- and social oriented wishes increased and concrete gratitude decreased significantly with age, but connective gratitude tended to increase. These findings support the idea that gratitude and wish types involve the development of cognitive aspects, such as taking others into account and thinking about the future, but it is also influenced by the social contexts in which children live, such as their social class.
  • Avaliação das Relações Familiares por Idosos com Diferentes Condições Sociodemograficas e de Saúde Artigos

    Rabelo, Dóris Firmino; Neri, Anita Liberalesso

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi investigar relações entre avaliações do funcionamento familiar feitas por idosos e suas condições sociodemograficas e de saúde. Participaram 134 idosos, submetidos a medidas de autorrelato sobre a satisfação com as relações familiares e o clima familiar, sexo, idade e configuração familiar. Os dados passaram por análise de conglomerados. Resultaram três agrupamentos para cuja diferenciação mais contribuíram as variáveis independência funcional (R2 = 0,816) e satisfação com as relações familiares (R2 = 0,642). Foram observadas relações entre independência funcional, ausência de depressão e ansiedade, satisfação com as relações familiares e avaliação positiva do clima familiar; depressão e ansiedade, insatisfação com as relações familiares e avaliação negativa do clima familiar; dependência funcional, depressão e ansiedade, satisfação com as relações familiares e avaliação negativa do clima familiar, sugerindo que dependência e distúrbios emocionais podem funcionar como condições de risco à funcionalidade familiar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue investigar relaciones entre evaluaciones del funcionamiento familiar realizadas por personas mayores y sus condiciones sociodemográficas y de salud. Participaron 134 personas ancianas que fueron sometidas a medidas de autoinforme sobre la satisfacción con las relaciones familiares y el clima familiar, sexo, edad y configuración familiar. Los datos pasaron por análisis de conglomerados, resultando tres grupos, cuya diferenciación se determinó principalmente por la variable independencia funcional (R2 = 0,816) y satisfacción con las relaciones familiares (R2 = 0.642). Fueron observadas relaciones entre independencia funcional, ausencia de depresión y ansiedad, satisfacción con las relaciones familiares y evaluación positiva del clima familiar; depresión y ansiedad, insatisfacción con las relaciones familiares y evaluación negativa del clima familiar; dependencia funcional, depresión y ansiedad, satisfacción con las relaciones familiares y evaluación negativa del clima familiar; lo que sugiere que dependencia y trastornos emocionales pueden funcionar como condiciones de riesgo hacia la funcionalidad familiar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study was aimed to investigate associations between the evaluations of family relationships performed by elderly people and their sociodemographic and health characteristics. 134 seniors were submitted to self-report measures of satisfaction with family relationships and family climate, sex, age and family configuration. Data were submitted to cluster analysis from which there were derived three variable groups whose differentiation was mostly determined by functional independence (R2 = 0.816) and satisfaction with family relationships (R2 = 0.642). There we observed statistically significant associations between functional independence, absence of depression and anxiety, satisfaction with family relationships, and positive evaluation towards family climate; depression and anxiety, dissatisfaction with family relationships, and negative evaluation of the family climate; functional dependence, depression and anxiety, satisfaction with family relationships and negative evaluation of the family climate, suggesting that functional dependence and emotional disturbances can be risk conditions towards family functionality.
  • Relação entre os Fatores de Personalidade e Comportamentos Contraproducentes no Trabalho Papers

    Ferreira, Mônica Freitas; Nascimento, Elizabeth do

    Resumo em Português:

    Resumo Acompanhando o crescente interesse em identificar se traços de personalidade estão associados com a propensão para engajar em comportamentos contraproducentes no trabalho (CCTs), o objetivo deste estudo foi investigar a relação entre traços de personalidade segundo o modelo dos cinco grandes fatores (CGF) e CCTs. Participaram do estudo 381 trabalhadores, com diferentes níveis socioeconômicos e de escolaridade, de organizações públicas e privadas, provenientes de duas regiões do país. Os fatores amabilidade, conscienciosidade e neuroticismo apresentaram correlações estatisticamente significativas com três dimensiones de CCT. Análises de regressão linear revelaram que todos os cinco traços de personalidade contribuíram para a predição das dimensões de CCT. Os resultados são discutidos à luz da literatura internacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Siguiendo el creciente interés en identificar si los rasgos de personalidad están asociados con la propensión a participar en comportamientos contraproducentes en el trabajo (CCTs), el objetivo de este estudio fue investigar la relación entre rasgos de personalidad según el modelo de los cinco grandes factores (CGF) y CCTs. Los participantes del estudio fueron 381 trabajadores, con diferentes niveles socioeconómicos y educativos, de organizaciones públicas y privadas, provenientes de dos regiones del país. Los factores amabilidad, escrupulosidad e inestabilidad emocional presentan correlaciones estadísticamente significativas con tres dimensiones del CCT. Análisis de regresión lineal revelaron que los cinco rasgos de personalidad contribuyeron para la predicción de las dimensiones del CCT. Los resultados son discutidos con base en la literatura internacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Following the growing interest in identifying whether personality traits are associated with employee's inclination toward counterproductive work behavior (CWB), the objective of this study was to investigate the relationship between personality traits based on the five-factor model with CWB. Study participants were 381 workers from different socioeconomic and educational levels in public and private organizations, from two Brazilian regions. Agreeableness, conscientiousness and neuroticism factors had statistically significant associations with three CWB dimensions. Linear regression analysis revealed all five personality traits contributed to prediction of CWB dimensions. These findings are discussed in light of international literature.
  • Avaliação em Psicologia Positiva: Técnicas e Medidas Resenha

    Pires, Jeferson
  • ERRATA Errata

Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br