Resumo em Português:
A ordem, como categoria filosófica, provem da filosofia grega e é um dos princípios da organização da informação. Analisamos a natureza da ordem, de sua origem e de sua presença nos sistemas da classificação da ciência da informação. Nós concluímos que esta ordem é introduzida pelo bibliotecário, mas sem consequências subjetivistas ou relativistas. O "documentário cosmo" construído tem bases ontológicas objetivas procedentes do "ser informativo" do sujeito, por isso tem regularidades e características que podem ser estudadas objetivamente.Resumo em Espanhol:
El orden, como categoría filosófica parte de la cosmovisión griega y es uno de los principios de la organización de la información. Se analiza la naturaleza del orden, su origen y su presencia en los sistemas de clasificación bibliotecológicos. Se concluye que ese orden es introducido por el bibliotecólogo, pero sin tener consecuencias subjetivistas-relativistas, el "cosmos documental" construido tiene fundamentos ontológicos objetivos emanados del "ser informacional" del sujeto, por lo que posee regularidades y características que pueden ser estudiadas objetivamente.Resumo em Inglês:
Order, as a philosophical category, comes from the Greek philosophy and is one of the principles of information organization. The nature of order as well as of its origin and its presence within the classification systems of Information Science is analyzed. We conclude that this order is introduced by librarians without, however, subjective or relativistic consequences. The constructed "documentary cosmos" has objective ontological basis from the "informational being" of the subject; thus, it has regularities and characteristics that can be objectively studied.Resumo em Português:
Analisa a configuração epistemológica da Ciência da Informação (CI) com base na análise de citações da produção periódica brasileira da área. Da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos de Ciência da Informação (BRAPCI) seleciona 91 artigos que versam sobre Epistemologia da CI. Identifica os autores mais produtivos e procede à análises de citações. Representa graficamente a incidência de citações dos autores constituintes da base BRAPCI e dos teóricos basilares da Epistemologia e da CI que influenciaram a temática na literatura periódica nacional.Resumo em Inglês:
The article shows a study on the theoretical scenery related to epistemological questions of Information Science (IS) based on the theoretical context analysis of regular Brazilian production in this area. A total of 91 articles from the Reference Database of Information Science periodical articles (BRAPCI) were selected about the topic IS Epistemology. It identifies the ten most productive authors and proceeds with citation analysis; incidence of citations of the authors that compose the basis is graphically represented as well as the base theoreticians on epistemology that are more frequently cited in this corpus. It identifies the Brazilian most prominent authors in the theoretical context of IS, as well as the influences of the authors from the epistemological field on this area of literature in the period studied.Resumo em Português:
Pesquisa descritiva utilizando como método bibliométrico a análise de citações para determinar e avaliar o consumo de informação na revista Informação & Sociedade: estudos, entre os anos de 2001-2005, usando como material de estudo 1982 referências bibliográficas, coletadas em 103 artigos.Resumo em Inglês:
Descriptive research using as bibliometric method the citation analysis to determine and evaluate the consumption of information in the journal Informação & Sociedade: estudos, enter the years of 2001-2005, using an amount of 1982 bibliographical references from the 103 articles.Resumo em Português:
A presente pesquisa relata o uso do Portal de Periódicos Capes por pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Humanas da UFMG. O estudo foi de caráter qualitativo e utilizou técnicas de entrevista e incidente crítico para investigar a razão dos comportamentos informacionais distintos de pesquisadores das três áreas, considerando, entre outros fatores, as diferenças na organização da literatura de cada área. Estiveram envolvidos os departamentos de Ciências Aplicadas à Educação, História e Psicologia (Ciências Humanas), Linguística, Fotografia, Teatro e Cinema e Artes Plásticas (Linguística, Letras e Artes), Parasitologia, Farmacologia e Microbiologia (Ciências Biológicas). Nessas unidades foram entrevistados 5 diretores e 18 pesquisadores. Investigaram-se as características do domínio de conhecimento, tais como o grau de dispersão, tamanho do domínio, tipo de fontes, tipo de conhecimento contido nas fontes, tipo específico de relevância do domínio. Outros fatores verificados foram aspectos do comportamento de busca, os motivos de uso e não uso, barreiras, recompensas e outros fatores que poderiam influenciar o uso do Portal. As análises mostram diferenças de comportamento dos docentes e dos fatores que interferem o uso e o não uso do Portal entre departamentos de uma mesma área e entre pesquisadores de um mesmo departamento. Os resultados da pesquisa qualitativa indicam que não se devem formular hipóteses genéricas para as grandes áreas do conhecimento e que os fatores de uso e não uso são específicos para cada disciplina.Resumo em Inglês:
Research on use of digital libraries identify variations in information seeking behavior of users of different areas of knowledge. However, most of the studies do not use a domain approach to explain the factors that would justify these behavior differences. The present research investigated the use of Portal Capes , the largest Digital Library of Scientific Journals in Brazil, by scholars in Humanities, Linguistics, Arts and Biological Sciences at the Federal University of Minas Gerais. A qualitative study was undertaken with interviews and the critical incident technique to understand the reasons for different informational behaviors by researchers in the three areas. Five directors and 18 researchers of Institutes of the different areas were interviewed and among, other factors, differences in the organization of the literature of each area were considered. The characteristics of the domain of knowledge, such as degree of scatter, size of domain, kind of information resource, type of knowledge in the resources and domain specific relevance criteria were investigated. Other factors verified were: aspects of search behavior, reasons for use and non-use of the Portal, barriers encountered and rewards perceived. The analysis shows differences in behavior and in the factors that affect the use of Portal Capes among researchers from different departments of the same Institute/area or in the same department. The results indicate that for the great knowledge areas generic hypotheses should not be formulated, and that the factors of use and non-use are specific to each fieldResumo em Português:
Descreve os sistemas interativos de informação pela interface com os usuários da informação, sob a perspectiva da interação homem-computador. Apresenta as origens dos estudos de uso da informação a partir das referências da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, expondo as contribuições prático-epistemológicas desses estudos, enfocando a usabilidade. Conclui com a ratificação da necessidade do diálogo interdisciplinar entre esses estudos diante do uso de produtos de tecnologia da informação na sociedade e cultura contemporâneas, apontando campos de interseção.Resumo em Inglês:
The article describes the interactive information systems by way of the interface with information users, under the perspective of the man-computer interaction. It presents the origins of information use studies through references of Information and Computer Science, showing practical and epistemological contributions of user and usability studies. The article is concluded with the ratification of the need of interdisciplinary dialogue between these studies in face of the use of technological products in contemporary society and culture, pointing to intersecting fieldsResumo em Português:
As apropriações sociais da Web 2.0 lançam novos olhares para a produção e difusão científica e cultural. O exemplo aqui analisado é a plataforma de escrita colaborativa TWiki, utilizada pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/Faced/UFBA). Alguns aspectos emergem das práticas de produção e difusão, como a autoria colaborativa, os licenciamentos (Creative Commons), as arquiteturas de participação e a reconfiguração - quando os sujeitos sociais passam de apenas receptores para produtores e difusores de sua própria produção.Resumo em Inglês:
The Web 2.0 social appropriations launch new visions for the production and diffusion scientific and cultural. The example here is the analysis of the TWiki, a platform for collaborative writing used by the Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/Faced/UFBA). Some aspects emerging of the practices of production and diffusion, such as collaborative authorship, the licensing (Creative Commons), the architecture of participation and the reconfiguration - when the social subjects change of only receivers to producers and distributors of their own production.Resumo em Português:
O artigo analisa como as ferramentas de BPMS podem auxiliar na prática da Gestão do Conhecimento. O modelo de pesquisa foi construído a partir das interfaces da Gestão por Processos com Gestão do Conhecimento bem como nos modelos do BPMI e WfMC. Para o caso estudado, concluiu-se que uma ferramenta BPMS, apesar de apoiar a socialização de maneira limitada, apresenta funcionalidades que suportam plenamente a externalização, combinação e internalização do conhecimento sobre processos de negócio.Resumo em Inglês:
The paper analyses how BPM systems can support Knowledge Management (KM) practices. The research model was built upon the interfaces between KM and Process Management and was also based on BPMI and WfMC models. It was concluded, for the studied case, that a BPM system, although limited for helping socialization, has features that totally support externalization. combination and internalization of knowledge about business processes.Resumo em Português:
Esta pesquisa verificou se ocorre aprimoramento na classificação de documentos eletrônicos com o uso de técnicas e algoritmos de mineração de texto (análise de texto) utilizando-se, além das palavras, sintagmas nominais como indexadores. Utilizaram-se duas ferramentas nos experimentos propostos desta pesquisa o OGMA e a WEKA. O OGMA foi desenvolvido pelos autores para automatizar a extração dos sintagmas nominas e o cálculo do peso de cada termo na indexação dos documentos para cada um dos seis métodos propostos. A WEKA foi utilizada para analisar os resultados encontrados pelo OGMA utilizando aos algoritmos de agrupamento e classificação, SimpleKMeans e NaiveBayes, respectivamente, obtendo um valor percentual indicando quantos documentos foram classificados corretamente. Os métodos com melhores resultados foram o de termos sem stopwords e o de sintagmas nominais classificados e pontuados como descritores.Resumo em Inglês:
This research work presents a proposal for the classification of electronic documents using techniques and algorithms based on natural language processing and noun phrases indexing along with plain keywords. Two tools, OGMA and Weka, were used for the experiments proposed. OGMA was developed by the author to automate the extraction of noun phrases and to perform the calculation of the weight of each term in the process of document indexing for each of the six proposed methods. The WEKA was used to analyze the OGMA results using the algorithms of clustering and classification "Simplekmeans" and "NaiveBayes", respectively. This process resulted in a percentage value indicating how many documents were classified correctly. The best performing methods were those with the terms without stopwords and the classified and scored noun phrases.Resumo em Português:
Apresenta os principais passos no desenvolvimento da ontologia de domínio sobre Componentes de Ontologias. Demonstra como se chegou metodologicamente à ontologia, desenvolvida no Ontokem e exportada para o Protégé 3.3.1, onde foram desenvolvidas as inferências via Pellet 1.5.2 para fazê-la inferir sobre perguntas. As metodologias utilizadas foram Methontology, 101 e On-to-knowledge. Como resultado apresenta breve revisão de literatura sobre ontologias e um passo-a-passo do seu desenvolvimento para auxiliar quem deseja aventurar-se no caminho da construção de ontologias com o objetivo de classificação do conhecimento.Resumo em Inglês:
This abstract presents the main steps for the development of a domain ontology about Ontologies Components. Its goal is to demonstrate how we arrived methodologically to this ontology, developed in the OntoKEM editor and, subsequently exported to the Protégé 3.3.1, where inferences were developed and applied the plugging Pellet 1.5.2. to make the ontology "think" and infer about the questions asked. The methodologies used were the methodoly, 101 and On-to-knowledge. As a result it presents brief literature review about ontologies and a step-by-step of its development to assist whom wishes to venture to the way of the construction of ontologies aiming the knowledge classification.Resumo em Português:
O idoso vem tendo seu primeiro contato com os sistemas de informação através da internet, e este contato envolve algumas particularidades. Este artigo explora a interação de um grupo de idosos com a Internet, abordando seus interesses, forma de aprendizagem, medos e dificuldades, por meio de uma etnografia que utiliza observação participante e entrevista em profundidade. O estudo demonstrou as peculiaridades no aprendizado deste grupo (aprendizagem por pares), os elementos geradores de interesse, as dificuldades e os medos envolvidos.Resumo em Inglês:
The elderly has been having their first contact with information systems through the Internet, and this contact involves some particularities. This article explores the interaction of a group of elderly people with the Internet, their interests and ways of learning, fears and difficulties, through an ethnography using participant observation and in depth interviews. The study showed the peculiarity of this group in learning (peer learning), the factors generating the interests, the difficulties and fears involved.Resumo em Português:
Aborda-se o potencial estratégico dos sistemas de informação voltados para redes organizacionais, com o objetivo de evidenciar a importância do domínio e discernimento dos metadados e protocolos de comunicação pelos atores da rede. A reflexão é realizada a partir da análise de dois exemplos de sistemas de informação para redes. Conclui-se que a discussão semântica das comunicações entre as organizações constituintes de redes - no âmbito da gestão da informação - é tão importante ao sucesso da cadeia quanto ao planejamento e ação cooperativa requeridas por outras dimensões da gestão.Resumo em Inglês:
The article deals with strategic potential of information systems oriented to organizational networks. The objective is to show the importance of the domain and metadata discrimination and communication protocols by network actors. The reflection is done from the analysis of two examples of network information systems. It is concluded that the semantic discussion between the represented organizational networks - in the context of information management- is as important for the success of the net as is the planning and cooperative action by other dimensions of the management.Resumo em Português:
Investiga o uso de definição como um fator importante para a expressividade semântica em ontologias. Estudos revelam que as ontologias atuais não possuem padrão para definições. Isso levanta a questão de compatibilidade entre vocabulários que operam em bases cooperativas, como é o caso das pesquisas desenvolvidas em Bioinformática. A literatura tem apresentado alguma discussão em torno das definições em ontologias, mas principalmente como uma análise das definições existentes. Baseada em princípios teóricos, esta pesquisa visa desenvolver um tipo adequado de definição para a construção de ontologias de domínio consistente, ou seja, as definições operacionais.Resumo em Inglês:
Definition is investigated as an important issue for semantic expressiveness in ontologies. Studies reveal that current ontologies do not have standards for definitions. This raises the question of compatibility among vocabularies of systems working cooperatively, as is the case of researches developed in Bioinformatics. Discussions about definitions in ontologies are found in the literature, but mostly on analysis of former definitions. Based on theoretical principles, our research aims at developing a suitable type of definition in the construction of consistent domain ontologies, i.e. operative definitions.Resumo em Português:
No campo da Ciência da Informação, ontologias tem sido desenvolvidas e aplicadas para organizar o conhecimento. Neste contexto, munir-se de metodologias e ferramentas adequadas em trabalhos de desenvolvimento de ontologias é pertinente. Este artigo trata da ferramenta para o desenvolvimento de ontologias ontoKEM, na perspectiva de sua contribuição à Ciência da Informação. Conclui-se que, mediante um processo metodológico incorporado, os artefatos de documentação e exemplos de aplicação da ontoKEM tem sua utilidade perante outros estudos na Ciência da Informação.Resumo em Inglês:
In the Information Science field, ontologies are developed and applied to organize knowledge. In this context, taking advantages from using appropriate tools and methodologies to develop ontologies becomes relevant. This article discusses about an ontology development tool, the ontoKEM, taking into account its contribution to the Information Science domain. Through an incorporated methodology and its rich range of document artifacts, we concluded that ontoKEM is useful to many Information Science studies.Resumo em Português:
Há uma diversidade de interpretações dos conceitos de termos como "informação" e "conhecimento", implicando as idéias de valor da informação e de valor do conhecimento, com suas características meramente estruturais. Isso dificulta o entendimento e a aceitação de novas áreas de estudos como, por exemplo, a área de Engenharia e Gestão do Conhecimento. Com base na revisão de parte dessa diversidade teórica e de suas críticas, este texto propõe a inclusão e a expansão do termo "cognição" como fator necessário à diferenciação entre os termos "informação" e "conhecimento", no campo de Engenharia e Gestão do Conhecimento. Além disso, são destacadas algumas implicações desse posicionamento epistemológico na revisão dos processos de conversão do conhecimento, previstos por Nonaka e Takeuchi (1997), e de modelagem ao nível do conhecimento, proposto por Allen Newell (1981).Resumo em Inglês:
A diversity of interpretations for the concepts of the terms "information" and "knowledge" exists, implicating the ideas of information value and knowledge value, with their merely structural characteristics. This hinders the understanding and acceptance of new areas of study such as Knowledge Engineering and Management. Based on a review of some theoretical diversity and its criticism, this text proposes the inclusion and expansion of the term "cognition" as a necessary factor to differentiate between "information" and "knowledge", in the field of Knowledge Engineering and Management. Besides, some implications of this epistemological positioning are showed through a review in the processes of conversion of the knowledge, presented by Nonaka and Takeuchi (1997), and in the knowledge level modeling proposed by Allen Newell (1981)Resumo em Português:
Apresenta-se breve histórico da construção do curso de graduação em Museologia da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Destaca-se sua vinculação com o programa geral de reestruturação e ampliação dos cursos de graduação da escola, bem como os esforços para integração deste curso aos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. São apresentadas as referências epistemológicas no campo da Museologia e da Ciência da Informação, questões relativas aos museus como instituições e campos de atuação e o espaço da prática profissional em Museologia. Por fim, apresenta-se alguns elementos do projeto pedagógico do curso, que se inicia no ano de 2010.Resumo em Inglês:
The article shows a brief history of the construction of the undergraduate course on Museology of the Information Science School of UFMG. Emphasis is given to the link of the course with the general program of restructuring and amplification of the undergraduate courses of the School as well as the efforts in integrating the new course with the existing Library Studies and Archivology courses. Epistemological references in the field of Museology and Information Science are given and also, questions are raised about museums as institutions and fields and spaces for the professional practice in Museology. Finally, some elements of the pedagogical project of the course (which starts in early 2010) are presented.