Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 38, Número: 4, Publicado: 2018
  • Algumas Reflexões sobre a Psicologia no Brasil Editorial

    Portugal, Francisco Teixeira; Souza, Marilene Proença Rebello de
  • A Estratégia Gestão Autônoma da Medicação e a Inserção da (A)normalidade no Discurso da Cidadania Artigo

    Cougo, Vitória Rosa; Azambuja, Marcos Adegas de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral analisar as formas de compreensão e exercício da cidadania pelos sujeitos envolvidos com a implementação da estratégia Gestão Autônoma da Medicação (GAM) na macrorregião referente à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do RS. Como objetivos específicos pretende descrever as relações de saber e poder em torno dos medicamentos psiquiátricos que produzem o agrupamento de ativistas do Guia GAM, bem como pensar os modos pelos quais as anormalidades passaram a ocupar o discurso da normalidade no exercício político. Pela abordagem participante do tipo apoio, esta pesquisa reuniu gestores, profissionais, acadêmicos e usuários, em rodas de conversas para troca de experiências sobre estratégia GAM. Os encontros e o conteúdo dos guias GAM do usuário e do moderador foram analisados pela perspectiva arqueogenealógica de Michel Foucault. Discutiu-se o campo de forças estabelecido pelos pesquisadores na liberdade dos envolvidos para constituição de um sujeito crítico da saúde mental, assim como as práticas de conscientização, de fazer ouvir e falar para a formação do ativismo do usuário. Conclui-se que o exercício da cidadania na saúde mental passa pela afirmação da vulnerabilidade psiquiátrica do sujeito e da problematização da normalidade pela inserção da anormalidade neste campo discursivo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analizar las formas de comprensión y practica de la ciudadanía por parte de los sujetos involucrados en la implementación de la estrategia Gestión Autónoma de la Medicación (GAM) en la macro-región de la 4ª Coordinación Regional del Departamento de Salud del Estado de Rio Grande do Sul. Como objetivos específicos pretende describir las relaciones de saber y poder en torno a los medicamentos psiquiátricos que producen la agrupación de activistas de la Guía GAM, así como pensar los modos por los cuales las anormalidades pasaron a ocupar el discurso de la normalidad en el ejercicio político. Por el abordaje participante del tipo apoyo, esta investigación reunió a gestores, profesionales, académicos y usuarios, en ruedas de conversaciones para intercambio de experiencias sobre estrategia GAM. Los encuentros y el contenido de las guías GAM del usuario y del moderador fueron analizados por la perspectiva arqueogenalógica de Michel Foucault. Se discutió el campo de fuerzas establecido por los investigadores en la libertad de los involucrados para la constitución de un sujeto crítico de la salud mental, así como las prácticas de concientización, de hacer oír y hablar para la formación del activismo del usuario. Se concluye que el ejercicio de la ciudadanía en la salud mental pasa por la afirmación de la vulnerabilidad psiquiátrica del sujeto y de la problematización de la normalidad por la inserción de la anormalidad en este campo discursivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims to analyze the understandings and exercise of citizenship of subjects involved in the implementation of the GAM strategy in the macro-region of the 4th Regional Healthcare Coordination of Rio Grande do Sul. Its specific objectives are to describe the relations of knowledge and power around the psychiatric medications which the group of GAM activists is built upon, as well as to reflect on how abnormalities were introduced in the discourses of normality in the political exercise. Through a support participant observation, this study gathered managers, professionals, scholars and users in conversation circles to exchange experiences on GAM strategy. Both the meetings and the content of GAM user guide and moderator guide were analyzed based on the archeogenealogical perspective of Michel Foucault. The force field established by researchers considering the individuals’ freedom to constitute a critical subject of mental health was discussed in this study, as well as the awareness practices of listening and speaking in building user activism. It can be concluded that the exercise of citizenship in mental health involves stating the psychiatric vulnerability of the subject and problematizing the principles of normality by introducing the abnormality in this discursive field.
  • Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de Cultura Artigo

    Pizzinato, Adolfo; Tedesco, Pedro de Castro; Cé, João Pedro

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo trata das implicações decorrentes da atual sistematização das políticas culturais brasileiras, em especial na interface entre Arte, Cultura e possibilidades de emancipação social e ação política. A pesquisa, desenvolvida junto a um Ponto de Cultura localizado em um bairro da zona sul de Porto Alegre/RS, teve como aporte metodológico a etnografia de um dos autores do artigo durante o período de 2013–2014. Como aporte teórico utilizado nas discussões e resultados, a utilização da filosofia de Jacques Rancière e suas considerações em relação a configurações de comunidade política e formas de pensamento em Arte foram utilizadas. No período de um ano, foi possível observar que as políticas culturais brasileiras, devido a sua formatação e execução, acabam por tornar difusas as atribuições concernentes ao Estado e a participação de empresas privadas na área artística cultural; não só, ainda que a atual orientação das políticas culturais deem ensejo a ampliação, representatividade e legitimação de produções culturais não majoritárias, a emancipação social e ação política desses contingentes populacionais não decorre, necessariamente, desse conjunto de ações. Salienta-se, portanto, a imprescindível participação dos atores sociais visados pelas políticas culturais para que as possibilidades de emancipação social se concretizem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente artículo trata de las implicaciones derivadas de la actual sistematización de las políticas culturales brasileñas, en especial en la interfaz entre Arte, Cultura y posibilidades de emancipación social y acción política. La investigación, desarrollada junto a un Punto de Cultura ubicado en un barrio de la zona sur de Porto Alegre / RS, tuvo como aporte metodológico la etnografía de uno de los autores del artículo durante el período de 2013–2014. Como aporte teórico utilizado en las discusiones y resultados, la utilización de la filosofía de Jacques Rancière y sus consideraciones en relación a configuraciones de comunidad política y formas de pensamiento en Arte fueron utilizadas. En el período de 1 año, fue posible observar que las políticas culturales brasileñas, debido a su formateo y ejecución, acaban por hacer difusas las atribuciones concernientes al Estado y la participación de empresas privadas en el área artística cultural; no sólo, aunque la actual orientación de las políticas culturales de la ampliación, representatividad y legitimación de producciones culturales no mayoritarias, la emancipación social y acción política de esos contingentes poblacionales no deriva necesariamente de ese conjunto de acciones. Se subraya, por lo tanto, la imprescindible participación de los actores sociales a las políticas culturales para que las posibilidades de emancipación social se concreten.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present work deals with the organizational framework of Brazilian cultural policies, especially in the interface between Art, Culture, possibilities of social emancipation and political action. The research, developed in a Culture Point located in a neighborhood in the southern zone of Porto Alegre/RS, had as methodological orientation an ethnography realized by one of the authors of the article during the period of 2013–2014. As a theoretical contribution used in the discussions and results, the philosophy of Jacques Rancière and its considerations in relation to political community configurations and art forms of thought were used. During one year, it was possible to realize that Brazilian cultural policies, due to their formatting and execution, end up making diffuse the attributions concerning the Brazilian State and the participation of private companies in the Art and Culture area. Also, although the current orientation of cultural policies give chance to an enlargement, representativeness and legitimation of non major cultural productions, the social emancipation and political action of these population does not necessarily follow from this set of actions. Therefore, it is necessary to emphasize the indispensable participation of the social actors targeted by the cultural policies so that the possibilities of social emancipation become concrete.
  • Linha do Tempo das Políticas Públicas para o Enfrentamento dos Problemas de Escolarização Artigo

    Sekkel, Marie Claire; Schmidt, Maria Luisa Sandoval; Pandita-Pereira, Angelina; Bray, Cristiane Toller; Leite, Hilusca Alves

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo tem como objeto a Linha do Tempo das Políticas Públicas de Educação e Saúde para Enfrentamento dos Problemas de Escolarização. Trata-se de um instrumento virtual que dá acesso à legislação federal, estadual e municipal de políticas públicas de educação e saúde relacionadas aos problemas de escolarização e às produções acadêmicas que as analisam. Informa também os governantes em cujo mandato cada política entrou em vigor, seus ministros/secretários de educação e saúde, e os respectivos partidos políticos. O presente texto descreve o formato e o modo de funcionamento da Linha e, a seguir, discute três temáticas significativas: a) relação entre legislação e prática nas áreas de educação e saúde; b) dimensões política e ideológica na legislação; c) potencialidades e virtudes da disposição contígua da legislação no tempo/espaço e na relação com a produção acadêmica. Avalia que a ferramenta pode e deve se expandir, auxiliando na superação do desconhecimento e isolamento em relação às políticas públicas praticadas nas diferentes regiões e municípios do país e destaca seu caráter democrático, aberto à participação de usuários para ampliar e refinar as informações que abriga.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo tiene como objeto la Línea del Tiempo de las Políticas Públicas de Educación y Salud para Enfrentamiento de los Problemas de Escolarización. Se trata de un instrumento virtual que da acceso a la legislación federal, estadual y municipal de políticas públicas de educación y salud relacionadas a los problemas de escolarización y a las producciones académicas que las analizan. Informa también, sobre los gobernantes en cuyo mandato cada política entró en vigor, sus ministros/secretarios de educación y salud, y los respectivos partidos políticos. El presente texto describe el formato y el modo de funcionamiento de la Línea y, a continuación, discute tres temáticas significativas: a) relación entre legislación y práctica en las áreas de educación y salud; b) dimensiones política e ideológica en la legislación; c) potencialidades y virtudes de la exposición contigua de la legislación en el tiempo/espacio y en relación con la producción académica. Estima que la herramienta puede y debe expandirse, auxiliando en la superación del desconocimiento y aislamiento sobre las políticas públicas practicadas en las diferentes regiones y municipios del país y destaca su carácter democrático, abierto a la participación de usuarios para ampliar y refinar las informaciones que abriga.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article presents the Timeline of Education and Health Public Policies Regarding Schooling Problems. It is a virtual tool that gives access to the legislation on education and health public policies regarding schooling problems – in a federal, state and municipal level – and also the academic work that analyzes those policies. It informs both governors in charge when each policy was implemented, as well as its ministers/secretaries of education and health, and the respective political parties. The present text describes the format and how the timeline works, then it discusses three significant themes: a) the relationship between legislation and practice in the areas of education and health; b) the political and ideological dimensions in the legislation; c) the potentialities and virtues of the contiguous providing of legislation in time/space and in relation to academic production. It evaluates that the tool can and should be expanded, helping to overcome ignorance and isolation in relation to the public policies practiced in the different regions and municipalities of the country. It emphasizes its democratic character open to the participation of users to broaden and refine the information that it contains.
  • Pessoas em Situação de Rua no Brasil: Revisão Sistemática Artigo

    Sicari, Aline Amaral; Zanella, Andrea Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo: A presença de pessoas que fazem das ruas sua moradia é uma realidade inconteste e vem se intensificando no Brasil. Realizou-se esta pesquisa com o objetivo de investigar o que foi produzido sobre pessoas nessa condição entre 2006 a 2016 no Portal de Periódicos Capes e no Banco de Teses & Dissertações Capes. Foram analisados os resumos e as conclusões de 115 produções científicas brasileiras, sendo 27 artigos, 81 dissertações e sete teses. Constatou-se que no ano de 2014 houve maior produção científica sobre o tema (19,13%) e que há uma concentração de pesquisas na área da Psicologia (26,13%). As produções científicas apresentaram temas variados, sendo categorizadas por tópicos: singularidades e diversidades; razões e motivações para a vida nas ruas; os diferentes modos de viver e sobreviver em situação de rua; construção social da imagem; interlocuções entre saúde e assistência social; relação com a cidade e os processos de saída das ruas. Embora o interesse em investigar o fenômeno de pessoas que habitam as ruas venha se intensificando, indicamos a necessidade de novas pesquisas para que possam apontar indicadores para a construção de políticas públicas atenta aos direitos dessa população.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La presencia de personas que hacen de las calles su vivienda es una realidad incontestable y viene intensificándose en Brasil. Se realizó este análisis con el objetivo de examinar las investigaciones sobre personas en esa condición, que fueron producidas entre 2006 y 2016 en el Portal de Periódicos Capes y en el Banco de Tesis & Disertaciones Capes. Se analizaron los resúmenes y las conclusiones de 115 producciones científicas brasileñas, compuestas por veinte siete (27) artículos, ochenta y una (81) disertaciones y siete (7) tesis. Se constató que en el año 2014 hubo una producción científica más relevante sobre el tema (19,13%), y que hay una concentración mayor de investigaciones en el área de la Psicología (26,13%). Las producciones científicas presentaron temas variados, siendo categorizados por tópicos: singularidades y diversidades; razones y motivaciones para la vida en las calles; los distintos modos de vivir y sobrevivir en situación de calle; construcción social de la imagen; interlocuciones entre salud y asistencia social; la relación con la ciudad y los procesos de salida de las calles. Aunque el interés de estudiar el fenómeno de las personas que viven en las calles esté creciendo, señalamos la necesidad de nuevas investigaciones que puedan apuntar indicadores para la construcción de políticas públicas atentas a los derechos de esa población.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The presence of people who make the streets their home is an incontestable reality and has been intensifying in Brazil. This research was carried out with the objective of investigating the academic production about this subject between 2006 and 2016. The research was done using the Capes Portal of Journals and Capes Bank of Theses and Dissertations. The abstracts and conclusions of 115 Brazilian scientific productions were analyzed, being twenty seven (27) articles, eighty one (81) dissertations and seven (7) theses. It was found that in 2014 there was a greater scientific production on the subject (19.13%) and that there is a concentration of research in the area of Psychology (26.13%). The scientific productions presented diverse themes, being categorized by topics: singularities and diversities; reasons and motivations for street life; the different ways of living and surviving in street situations; social construction of the image; interlocutions between health and social assistance; relationship with the city and the processes of leaving out the streets. Although the interest in investigating the phenomenon of people living on the streets is intensifying, we indicate the need for new research so that it can point out indicators for the construction of public policies focused on the rights of this population.
  • Enfrentando as Queixas: o Desenvolvimento da Atividade Voluntária para a Psicologia Histórico-Cultural Artigo

    Vieira, Ana Paula Alves; Leal, Záira Fátima de Rezende Gonzalez

    Resumo em Português:

    Resumo: Diante dos problemas no processo de escolarização relacionados à dificuldade na capacidade da criança em controlar seu comportamento (ter objetivos definidos em suas atividades e encontrar os meios para alcançá-los), se faz necessário compreender a gênese e o desenvolvimento dos processos psíquicos para fazer frente a essa situação. Este artigo deriva de uma dissertação que objetivou investigar como se desenvolve a atividade voluntária a partir da Psicologia Histórico-Cultural, bem como contextualizar as preocupações dos teóricos fundadores dessa abordagem relativas ao tema; situar o aumento de queixas de crianças com dificuldades relacionadas à atividade voluntária; entender esse processo na periodização do desenvolvimento. A pesquisa seguiu o método Materialista Histórico, buscando a origem, o desenvolvimento e as múltiplas determinações do objeto de pesquisa em questão. Foram realizados levantamentos bibliográficos no Portal de Periódicos Capes com palavras-chave que correspondiam à voluntariedade (Autocontrole/Autorregulação/Atividade voluntária), “Psicologia escolar/educacional” e “Psicologia Histórico-Cultural” (Vygotski/Vygotsky/Vigotski) e nas obras de autores do enfoque histórico-cultural. Identificamos que o desenvolvimento da atividade voluntária se relaciona com a formação dos processos psicológicos superiores, a partir da atividade que medeia o indivíduo e a realidade em cada período do desenvolvimento, bem como pela formação da linguagem. O jogo de papéis consiste em uma atividade importante no desenvolvimento da voluntariedade, pois envolve a internalização de regras sociais e o desenvolvimento da hierarquia de motivos. A compreensão do desenvolvimento da voluntariedade contribui para a instrumentalização de profissionais acerca da não patologização do processo de ensino e aprendizagem e para a discussão e atuação crítica em Psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Ante los problemas en el proceso de escolarización relacionados a la dificultad del niño en controlar su comportamiento (tener objetivos definidos en sus actividades y buscar los medios para logarlos), se hace necesario comprender la génesis y el desarrollo de los procesos psíquicos para que se haga frente a esa situación. Este artículo deriva de una tesis que tuvo como objetivos investigar cómo se desarrolla la actividad voluntaria desde la Psicología Histórico-Cultural, así como contextualizar las preocupaciones de los teóricos fundadores de ese abordaje relativas al tema; situar el aumento de quejas de niños con dificultades relacionadas a la actividad voluntaria; entender ese proceso en la periodización del desarrollo. La investigación siguió el método Materialista Histórico, buscando el origen, el desarrollo y las múltiples determinaciones del objeto de investigación en cuestión. Se realizaron encuestas bibliográficas en el Portal de Periódicos Capes con palabras-claves que correspondían a la actividad voluntaria (Autocontrol/Autorregulación/actividad voluntaria), “Psicología escolar/educativa” y “Psicología Histórico-Cultural” (Vygotski/Vygotsky/Vigotski) y en las obras de autores del enfoque histórico-cultural. Identificamos que el desarrollo de la actividad voluntaria se relaciona con la formación de los procesos psicológicos superiores, a partir de la actividad que comprende al individuo y la realidad en cada periodo del desarrollo, así como por la formación del lenguaje. El juego de roles consiste en una actividad importante en el desarrollo de la actividad voluntaria, pues implica la internalización de reglas sociales y el desarrollo de la jerarquía de motivos. La comprensión del desarrollo de la voluntariedad contribuye a la instrumentalización de profesionales acerca de la no patologización del proceso de enseñanza y aprendizaje, y también para la discusión y actuación critica en psicología.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Faced with problems in the schooling process related to the difficulty in the child's ability to control his behavior (to have defined objectives in his activities and to find the means to reach them), it is necessary to understand the genesis and development of the psychic processes to face this situation. This article derives from a master's thesis that had as objective to investigate how the voluntary activity develops from the Historic-Cultural Psychology. This article also had as objectives: to contextualize the concerns of the founders of that approach related to the topic; to situate the increase of complaints of children with difficulties related to the volunteer activity; to understand this psychic process in the periodization of development. The research followed the Historical Materialist method, searching the origin, the development and the multiple determinations of the research object in question. Bibliographic surveys were carried out in Capes’ database with keywords that corresponded to voluntary activity (Self-control/Self-regulation/voluntary activity), “School / educational psychology” and “Historical-Cultural Psychology” (Vygotsky/Vygotsky /Vygotsky) and in the works of the psychological focus in question. We identify that the development of voluntary activity relates to the formation of superior psychological processes, from the activity that mediates the individual and the reality in each period of development, as well as the language formation. The role play is an important activity in the development of voluntary activity, as it involves the internalization of social rules and the development of the hierarchy of motives. Understanding the development of voluntary activity contributes to the instrumentalization of professionals regarding the non-pathologization of teaching and learning and the discussion and critical action in psychology.
  • Guarda Compartilhada: As Vivências de Filhas Adolescentes Artigo

    Kostulski, Camila Almeida; Arpini, Dorian Mônica

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual tem por objetivo compreender as vivências de guarda compartilhada do ponto de vista de filhas adolescentes. O método utilizado foi o de estudo de casos múltiplos. Integraram este estudo três famílias, com filhas adolescentes, com vivência de guarda compartilhada, cujos pais foram clientes do Núcleo de Assistência Judiciária, órgão vinculado a uma Instituição Pública de Ensino Superior, do sul do país. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a análise documental nos prontuários dos clientes da instituição referida, o preenchimento de um formulário com os pais e com as adolescentes e uma entrevista semidirigida realizada com as adolescentes. A análise dos dados foi realizada segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as adolescentes vivenciam de forma satisfatória a guarda compartilhada, sendo esta avaliada como uma importante estratégia para a manutenção dos vínculos parentais após a dissolução conjugal. Destaca-se ainda, que as adolescentes apontaram algumas dificuldades vivenciadas nas relações com seus pais, entretanto, parece que estas não inviabilizam a vivência dessa modalidade de guarda.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo presenta los resultados de una investigación cualitativa, cuyo objetivo es comprender las experiencias de custodia compartida desde el punto de vista de hijas adolescentes. El método escogido fue lo del estudios de caso múltiples. Han integrado este estudio tres familias, con hijas adolescentes, con experiencia de custodia compartida, cuyos padres han sido clientes del Núcleo de Asistencia Judiciaria, órgano vinculado a una Institución Pública de Educación Superior, del sur de Brasil. Como instrumento de recolección de datos, se utilizó el análisis documental en los prontuarios de los clientes de la institución referida, el llenado de un formulario con los padres y con las adolescentes y una entrevista semidirigida realizada con las adolescentes. El análisis de los datos fue realizado según la técnica de análisis de contenido. Los resultados indican que las adolescentes experimentan de forma satisfactoria la custodia compartida, siendo ésta evaluada como una importante estrategia para el mantenimiento de los vínculos parentales después de la disolución conyugal. Se destaca, todavía, que las adolescentes apuntaron algunas dificultades vividas en las relaciones con sus padres, sin embargo, parece que éstas no inviabilizan la vivencia de esa modalidad de custodia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents the results of a qualitative research that aims to comprehend the experiences of joint custody from the teenage daughters' point of view. The method chosen to conduct the study was multiple case study. The participants were three families, with teenage daughters, that had experienced joint custody, whose parents were clients in the Núcleo de Assistência Judiciária (Legal Assistance Center), an entity associated to a Public University located in the south of Brazil. A document analysis of clients' reports, the fulfilment of a form with both parents and adolescents and a semi-directive interview conducted with the teenage girls were used for data collection. Data analysis was based on content analysis. The results pointed out to a satisfactory experience with joint custody from the teenage girls' point of view, and to the evaluation of this category of custody as an important strategy for the maintenance of parents' bounds after a marital dissolution. It is emphasized that adolescents pointed out some difficulties in the relationships with their parents; however, it seems that these difficulties do not interfere in this type of custody.
  • Fatores de Risco e Proteção Associados à Depressão Pós-Parto no Pré-Natal Psicológico Artigo

    Arrais, Alessandra da Rocha; Araujo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de; Schiavo, Rafaela de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta investigação teve por objetivos gerais: a) identificar fatores de risco e de proteção associados à Depressão Pós-Parto (DPP); e b) avaliar a contribuição do Pré-Natal Psicológico (PNP) como programa de prevenção em Saúde da Mulher. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa-ação organizada em três fases, reunindo um total de 198 gestantes. Na última fase, as participantes foram distribuídas em Grupo Intervenção – GI (n = 47) e Grupo Controle – GC (n = 29). Para coleta de dados, utilizaram-se: Questionário Gestacional, BAI, BDI-II e EPDS. Os dados foram submetidos a análises estatísticas descritivas e comparativas. Não foi possível relacionar variáveis socioeconômicas, participação no PNP e desejo de gravidez com maior risco de DPP. Em contrapartida, verificou-se tal associação quanto a gravidez não planejada e a falta de apoio do pai do bebê. Contrariamente ao GC, não se constatou associação entre ansiedade e depressão gestacionais com a DPP no GI. Nesse grupo, 10,64% das puérperas revelaram tendência para DPP, ao passo que, em GC, 44,83% mostraram tal propensão. Em suma, considera-se que o PNP, somado a fatores de proteção, constitui ação preventiva a ser desenvolvida pelo profissional de Psicologia no contexto do acompanhamento pré e pós-natal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta investigación tuvo por objetivos generales: a) identificar factores de riesgo y de protección asociados a la Depresión Post-Parto (DPP); y b) evaluar la contribución del Prenatal Psicológico (PNP) como programa de prevención en Salud de la Mujer. Para ello, se emprendió una investigación-acción organizada en tres fases, reuniendo un total de 198 mujeres embarazadas. En la última fase, las participantes fueron distribuidas en Grupo Intervención – GI (n = 47) y Grupo Control – GC (n = 29). Para la recolección de datos, se utilizaron: Cuestionario Gestacional, BAI, BDI-II y EPDS. Los datos se sometieron a análisis estadísticos descriptivos y comparativos. No fue posible relacionar variables socioeconómicas, participación en el PNP y deseo de embarazo con mayor riesgo de DPP. En cambio, se verificó tal asociación en cuanto al embarazo no planificado y la falta de apoyo del padre del bebé. Contrariamente al GC, no se constató asociación entre ansiedad y depresión gestacionales con la DPP en el GI. En ese grupo, el 10,64% de las puérperas revelaron tendencia a DPP, mientras que en GC, el 44,83% mostró tal propensión. En suma, se considera que el PNP, sumado a factores de protección, constituye una acción preventiva a ser desarrollada por el profesional de Psicología en el contexto del seguimiento pre y postnatal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The general objectives of this research were: a) to identify risk and protection factors associated with Postpartum Depression (PPD); and b) to evaluate the contribution of Psychological Prenatal Care (PNP) as a prevention program in Women's Health. For this, an action research was organized in three phases, gathering a total of 198 pregnant women. In the last phase, the participants were divided into Intervention Group – GI (n = 47) and Control Group – GC (n = 29). For data collection, we used: Gestational Questionnaire, BAI, BDI-II and EPDS. Data were submitted to descriptive and comparative statistical analyses. It was not possible to relate socioeconomic variables, participation in PNP and desire for pregnancy with a higher risk of PPD. In contrast, there was such association between unplanned pregnancy and lack of support from the baby's father. Contrary to GC, there was no association between gestational anxiety and depression with GD in GI. In this group, 10.64% of postpartum women showed a tendency for PPD, whereas in CG, 44.83% showed such propensity. In short, it is considered that PNP, together with protective factors, is a preventive action to be developed by the Psychology professional in the context of pre and postnatal follow-up.
  • Ressignificações de Sujeitos com Paraplegia Adquirida: Narrativas da Reconstrução da Imagem Corporal Artigo

    Olesiak, Luisa da Rosa; Colomé, Carolina Schmitt; Farias, Camila Peixoto; Quintana, Alberto Manuel

    Resumo em Português:

    Resumo: Os sujeitos com paraplegia adquirida são submergidos a diversas limitações presentes em um corpo até então representado como íntegro em suas funções, demonstrando o desamparo e a ruptura que a nova condição repercute. Diante disso, buscou-se compreender como ocorre a reconstrução da imagem corporal pelos sujeitos na paraplegia adquirida, bem como, os significados atribuídos a esta vivência. Foi realizada a pesquisa descritiva e exploratória, de cunho qualitativo, desenvolvida com oito pessoas que adquiriram a paraplegia na fase adulta, com base em entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Compreendeu-se que os entrevistados se defrontam com o desconhecido, perpassando conflitivas na vivência com o corpo antigo e atual. Dessa forma, sentimentos de revolta e angústia frente à nova condição figuram o difícil processo de luto na paraplegia e suas implicações psíquicas. Frente a isso, perpassa-se, em muitos casos, a reintegração da nova imagem, podendo construir sentidos e nova identidade ao sujeito, contudo, em alguns casos, esse processo é dificultado. Assim, entende-se que a vivência da paraplegia é singular e complexa, sentida como um abalo à identidade, sendo importante como auxiliador da reconstrução da imagem corporal, o amparo dos profissionais de saúde na criação de estratégias para lidar com os abalos e as angústias ante a nova condição.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los sujetos con paraplejia adquirida se sumergen a diferentes limitaciones en un cuerpo, hasta entonces, representado como íntegro en sus funciones, demostrando el desamparo y la rotura que la nueva condición repercute. Ante ello, se buscó comprender cómo ocurre la reconstrucción de la imagen corporal por sujetos en paraplejia adquirida, así como los significados atribuidos a esa vivencia. Se realizó una investigación descriptiva y exploratoria, de cuño cualitativo, desarrollada con ocho personas que adquirieron la paraplejia en la fase adulta, con base en entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido. Se comprendió que los entrevistados se enfrentan a lo desconocido, atravesando conflictos en la experiencia con el cuerpo antiguo y el actual. De esa forma, sentimientos de revuelta y angustia frente esta nueva condición figuran el difícil proceso de luto en la paraplejia y sus implicaciones psíquicas. Frente a eso, se pasa, en muchos casos, a la reintegración de la nueva imagen, pudiendo construir sentidos y nueva identidad al sujeto, sin embargo, en algunos casos, ese proceso es dificultado. Así, se entiende que la vivencia de la paraplejia es singular y compleja, sentida como un golpe a la identidad, siendo importante como auxiliador de la reconstrucción de la imagen corporal, el amparo de los profesionales de salud en la creación de estrategias para lidiar con los sacudones y las angustias frente a la nueva condición.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Subjects with acquired paraplegia face different limitations in a body that, until then, was expressed intact in its functions, demonstrating the helplessness and the rupture that the new condition reverberates. Therefore, we sought to understand how subjects with acquired paraplegia reconstruct their body image, as well as to understand the meanings they attribute to this experience. This is a descriptive and exploratory qualitative study with eight people who acquired paraplegia in the adult phase, based on semi-structured interviews and content analysis. Interviewees are confronted with the unknown, passing through conflicts related to the experience with the previous and the current body. In this way, feelings of revolt and anguish in the face of the new condition include the difficult process of mourning in paraplegia and its psychic implications. Facing this, in many cases, the reintegration of the new image can build senses and new identity to the subject; however, in some cases, this process is difficult. Thus, the experience of paraplegia is singular and complex, felt as a shock to the identity, being important, as a helper for the reconstruction of the body image, the support of healthcare professionals in building strategies to deal with the shocks and anguish associated with facing this new condition.
  • Relações entre Preconceito e Crenças sobre Diversidade Sexual e de Gênero em Psicólogos/as Brasileiros/as Artigo

    Gaspodini, Icaro Bonamigo; Falcke, Denise

    Resumo em Português:

    Resumo: Examinar as crenças de psicólogos/as sobre indivíduos e grupos atingidos pelo preconceito contribui para a preparação do/a profissional no atendimento a esse público. Neste estudo, investigou-se a relação entre preconceito e crenças sobre diversidade sexual e de gênero em psicólogos/as brasileiros/as. Um questionário online foi respondido por 497 profissionais, entre 22 e 69 anos (M = 34,52; DP = 9,57), ligados/as a 22 dos 23 Conselhos Regionais de Psicologia. Utilizou-se a Escala de Preconceito contra Diversidade Sexual e de Gênero Revisada para mensurar o preconceito e a Escala de Crenças sobre a Natureza da Homossexualidade para investigar crenças sobre homossexualidade, a qual foi replicada para também investigar crenças sobre bissexualidade e transexualidade. Observaram-se índices baixos de preconceito e a predominância de crenças psicossociais para compreender a diversidade sexual e de gênero. O tipo de crença que melhor explicou a ocorrência de preconceito foi de base psicológica, representado pelas atribuições causais de perversão, má resolução de conflitos com figuras parentais e abusos sexuais sofridos na infância. Além disso, embora com tamanhos de efeito pequenos, foram encontradas correlações positivas de preconceito com a perspectiva teórica da psicanálise e orientação psicanalítica, com a modalidade de avaliação psicológica e/ou psicodiagnóstico e com a área de atuação em neurociência do comportamento. Tendo em vista a população estudada, ainda que os índices tenham sido baixos, considera-se preocupante a manifestação de preconceito e, em especial, o fato de crenças psicológicas terem sido as que melhor explicaram os índices mais elevados de preconceito.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Examinar las creencias de psicólogos/as sobre individuos y grupos afectados por el preconcepto contribuye a la preparación del profesional en la atención a ese público. En este estudio, se investigó la relación entre preconceptos y creencias sobre diversidad sexual y de género en psicólogos/as brasileños/as. Un cuestionario on line fue respondido por 497 profesionales, con edades entre 22 y 69 años (M = 34,52, DP = 9,57), relacionados/das a 22 de los 23 Consejos Regionales de Psicología. Se utilizó la Escala de Preconcepto contra Diversidad Sexual y de Género Revisada para medir el preconcepto y la Escala de Creencias sobre la Naturaleza de la Homosexualidad para investigar creencias sobre homosexualidad, la cual fue replicada para también investigar creencias sobre bisexualidad y transexualidad. Se observaron bajos índices de preconcepto y la predominancia de creencias psicosociales para comprender la diversidad sexual y de género. El tipo de creencia que mejor explicó la ocurrencia de prejuicio fue de base psicológica, representado por las atribuciones causales de perversión, mala resolución de conflictos con figuras parentales y abusos sexuales sufridos en la infancia. Además, aunque con tamaños de efecto pequeño, se encontraron correlaciones positivas de preconcepto con la perspectiva teórica del psicoanálisis y orientación psicoanalítica, con la modalidad de evaluación psicológica y/o psicodiagnóstico y con el área de actuación en neurociencia del comportamiento. En vista de la población estudiada, aunque los índices han sido bajos, se considera preocupante la manifestación de preconcepto y, en especial, el hecho de que creencias psicológicas hayan sido las que mejor explicaron los índices más elevados de preconcepto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Examining psychologists' beliefs about individuals and groups who are victims of prejudice is a way to enhance these professionals' training when working with this public. The objective of this study was to investigate relations between prejudice and beliefs about the nature sexual and gender diversity among Brazilian psychologists. A total of 497 professionals responded to an online questionnaire. Participants' ages ranged from 22 to 69 years old (M = 34.52; SD = 9.57) and they were associated to 22 out of 23 Regional Psychology Councils. We used the Revised Scale of Prejudice Against Sexual and Gender Diversity to measure prejudice and the Scale of Beliefs About the Nature of Homosexuality to investigate beliefs about homosexuality, which was replicated to investigate beliefs about bisexuality and transsexuality as well. Low rates in extreme prejudice were observed and psychosocial beliefs about sexual and gender diversity were predominant. Psychological beliefs best explained the occurrence of prejudice, represented by the following causal attributions: perversion of normal behavior, unsatisfactory conflict resolution with parental figures, and sexual abuse in childhood. Besides, although showing low size effects, positive correlations were found between the theoretical perspective of psychoanalysis, the modality of psychological assessment and/or psychodiagnosis, and the area of behavioral neuroscience. In view of the population studied, we consider apprehensive that, even with low rates, extreme prejudice scores were above the minimum and, especially, the fact that psychological beliefs best explained the highest scores on extreme prejudice against sexual and gender diversity.
  • Polifonia na Produção do Binarismo de Gênero em Brincadeiras na Primeira Infância Artigo

    Santos, André Pereira dos; Barbato, Silviane Bonaccorsi; Delmondez, Polianne

    Resumo em Português:

    Resumo: Estudos sobre desenvolvimento de identificação de gênero têm indicado a presença de estereotipias na escolha de cores, brinquedos e objetos nos primeiros três anos de vida, suscitando discussões sobre método. O objetivo deste artigo é analisar o uso de objetos e sua relação com dinâmicas polifônicas na produção de significados de gênero em brincadeiras. Foram utilizados multimétodos qualitativos com foco em interações diádicas (criança-objeto) e triádicas (adulto-criança-objeto) com quatro meninas de 30 a 36 meses. Uma etapa de entrevista com as cuidadoras também foi incluída. Os dados foram submetidos à análise dialógica temática e relacionados às expectativas de gênero convencionais. Os resultados indicam como os processos de convencionalização ocorrem nas interações orientados para a manutenção do binarismo como dinâmica dominante na produção de subjetividades, em brincadeiras que envolvem: ações de cuidar de si e do outro; regulação de significados e usos de objetos pelas cuidadoras orientadas para o convencional; e ambivalências entre enunciados de gênero.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los estudios sobre desarrollo de identificación de género han indicado la presencia de estereotipias en la elección de colores, juguetes y objetos en los primeros tres años de vida, suscitando discusiones sobre método. El objetivo de este artículo es analizar el uso de objetos y su relación con dinámicas polifónicas en la producción de significados de género en juegos. Cuatro niñas de 30 a 36 meses participaron de un estudio con uso de multimétodos cualitativos con foco en interacciones diádicas (niño-objeto) y triádicas (adulto-niño-objeto). Una etapa de entrevista con las cuidadoras también fue incluida. Los datos fueron sometidos al análisis dialógico temático y relacionados a las expectativas de género convencionales. Los resultados indican que los procesos de convencionalización ocurren en las interacciones orientadas hacia la permanencia del binarismo como dinámica dominante en la producción de subjetividades, en juegos en la primera infancia en Brasil que implican: acciones de cuidar de sí y del otro; la regulación de significados y de objetos por las cuidadoras orientadas a la permanencia de los estereotipos; y ambivalencias entre enunciados de género que pueden indicar cambios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Studies on development of gender identification indicate the presence of stereotypes in the choice of colors, toys and objects in three year-olds, provoking discussions about method. This article aims to analyze the use of objects and their relation to polyphonic dynamics in the production of meanings of gender in play. Four girls aged 30 to 36 months took part in qualitative multimethod sessions with a focus on dyadic (child-object) and triadic (adult-child-object) interactions. Caregivers took part in an individual semi-structured interview. Data were submitted to a thematic dialogic analysis and related to conventional gender expectations. Results indicated that conventionalization processes occur in interactions oriented to the maintenance of binarism as a dominant dynamics in the production of subjectivities in early childhood in Brazil, in play that involves: actions of caring for oneself and the other; caregivers' regulation of meanings and objects towards a permanence of gender stereotypes; and ambivalences that may indicate change in course.
  • A Vivência da Sexualidade de Pessoas que Vivem com HIV/Aids Artigo

    Sá, Amanda Araújo Malta de; Santos, Cristina Vianna Moreira dos

    Resumo em Português:

    Resumo: O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), responsável pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids), vem ocupando lugar de destaque dentre as mais temidas patologias dos tempos atuais e representa um sério problema de saúde pública, considerada epidemia global, com rápida disseminação e agravamento. Pesquisas apontam que a qualidade de vida de pessoas soropositivas é afetada principalmente no domínio da atividade sexual, o que pode estar relacionado a várias dificuldades, como compartilhar o diagnóstico, medo de perder o parceiro, conflitos, mágoas e ressentimentos que podem estar envolvidos na aquisição do HIV. Sendo assim, esta pesquisa objetivou investigar quais as principais dificuldades nos relacionamentos amorosos e/ou sexuais de sujeitos soropositivos e quais os mecanismos de enfrentamento mais empregados por eles. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com base na experiência de uma residente de Psicologia de um hospital de referência no tratamento a pessoas que convivem com o HIV. Fez-se uso do método fenomenológico, para realizar e analisar entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, que enfocaram a vivência dos fenômenos e experiências. Os resultados confirmaram a existência do impacto negativo do diagnóstico de HIV nos relacionamentos amorosos e/ou sexuais conforme descrito na literatura. Apontaram, ainda, para diversas formas de enfrentamento utilizadas pelos sujeitos soropositivos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El Virus de la Inmunodeficiencia Humana (VIH), responsable del Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida (SIDA), viene ocupando un lugar destacado entre las más temidas patologías de los tiempos actuales y representa un serio problema de salud pública, considerada epidemia global, con rápida diseminación y agravamiento. Las investigaciones apuntan que la calidad de vida de las personas seropositivas se ve afectada principalmente en el ámbito de la actividad sexual, lo que puede estar relacionado con varias dificultades, como compartir el diagnóstico, miedo a perder al compañero, conflictos, dolor y resentimientos que pueden estar involucrados en la adquisición del VIH. Siendo así, esta investigación objetivó investigar cuáles son las principales dificultades en las relaciones amorosas y/o sexuales de sujetos seropositivos y cuáles los mecanismos de enfrentamiento más empleados por ellos. Se realizó una investigación descriptiva, con base en la experiencia de una residente de Psicología de un hospital de referencia en el tratamiento a personas que conviven con el VIH.. Se hizo uso del método fenomenológico, para realizar y analizar entrevistas semiestructuradas, grabadas y transcritas, que enfocaron la vivencia de los fenómenos y experiencias. Los resultados confirmaron la existencia del impacto negativo del diagnóstico de VIH en las relaciones amorosas y/o sexuales según lo descrito en la literatura. Se señalaron, además, para diversas formas de enfrentamiento utilizadas por los sujetos seropositivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Human Immunodeficiency Virus (HIV), which is responsible for the Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS), has been prominent among the most feared pathologies in current times and represents a serious public health problem, considered a global epidemic, with rapid spread and aggravation. Surveys indicate that the quality of life of people with HIV is mainly affected in the field of sexual activity, which may be related to several difficulties, such as sharing the diagnosis, fear of losing the partner, conflicts, hurt and resentment that may be involved in the acquisition of the virus. Therefore, this research aimed to investigate the main difficulties in the love and/or sexual relationships of HIV positive subjects and the coping mechanisms that are used the most by them. It was a descriptive research, based on the experience of a Psychology resident of a referral hospital in the treatment of people living with HIV. The phenomenological method was used to perform and analyze semi-structured, recorded and transcribed interviews that focused on the experience of the phenomena and experiences. The results confirmed the existence of a negative impact of HIV diagnosis on sexual and/or love relationships as described in the literature. They also pointed to several forms of coping used by HIV positive subjects.
  • As Táticas e Estratégias de Enfrentamento da Violência entre Jovens em Timon-MA Artigo

    Rodrigues, Raquel da Silva; Lustosa, Patrícia Rocha

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo trata de uma pesquisa realizada a respeito da violência na perspectiva de jovens bem como as maneiras que encontram para lidar com o contexto local, visto que a área está localizada no município de Timon-MA, uma zona de vulnerabilidade social. Para a produção de sentidos foi utilizada a prática da etnografia por meio do mapeamento do campo, estabelecendo vínculos e relações com os grupos de adolescentes, e dentre alguns os que tiveram maior contato foram os informantes da pesquisa. Esta foi elaborada no período de um mês, a fim de investigar de maneira singular e subjetiva a realidade do ambiente que os jovens estavam inseridos e as circunstâncias que nele estão implicadas. Para a análise das informações produzidas, foram adotadas como modelo as práticas comuns ou ordinárias de Michel de Certeau que se constituem em estratégias ou táticas que moldam a vida cotidiana. Somadas a essas informações, contribuem na análise os dados estatísticos da violência a partir dos estudos de Waiselfisz e Cerqueira et al., bem como em relação à situação de vulnerabilidade no contexto social por Abramovay et al. Considerando essas práticas como produtos da ordem socialmente imposta, os jovens revelaram na pesquisa uma reapropriação do cotidiano através de novas maneiras de fazer, abrindo espaço para uma nova arte de viver no mundo contemporâneo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente artículo se trata de una investigación realizada sobre la violencia en la perspectiva de los jóvenes, así como las maneras que encuentran para lidiar con el contexto local, ya que el área está ubicada en el municipio de Timon-MA, una zona de vulnerabilidad social. Para la producción de sentidos se utilizó la práctica de la etnografía por medio del mapeo del campo, estableciendo vínculos y relaciones con los grupos de adolescentes, y entre algunos los que tuvieron mayor contacto fueron los informantes de la investigación. Ésta fue elaborada en el período de un mes, a fin de investigar de manera singular y subjetiva la realidad del ambiente que los jóvenes estaban insertos y las circunstancias que en él están implicadas. Para el análisis de las informaciones producidas, se adoptaron como modelo las prácticas comunes u ordinarias de Michel de Certeau que se constituyen en estrategias o tácticas que moldean la vida cotidiana. En el análisis de los datos estadísticos de la violencia a partir de los estudios de Waiselfisz y Cerqueira et al., así como en relación a la situación de vulnerabilidad en el contexto social por Abramovay et al. Considerando estas prácticas como productos del orden socialmente impuesto, los jóvenes revelaron en la investigación una reapropiación de lo cotidiano a través de nuevas maneras de hacer, abriendo espacio para un nuevo arte de vivir en el mundo contemporáneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This is a research on violence according to youngsters' perspective as well as on the strategies they find to handle their local context, located in Timon-MA, an area of social vulnerability. Ethnographic practice was used for the production of meanings, by means of field mapping, establishing links and relations with groups of teenagers; those who had more contact were the informants of the research. This research took a month and aimed to investigate in both singular and subjective ways the reality of the environment in which the youngsters were and the circumstances that this context implied. For the analysis of the collected data, Michel de Certeau's common or ordinary practices were adopted as a model; these practices are strategies or tactics that shape everyday life. Waiselfisz and Cerqueira et al.'s statistical data on violence as well as Abramovay et al.'s studies on the situation of vulnerability in the social context contributed to this analysis. By considering these practices as products from the socially imposed order, the youngsters revealed in the research a re-appropriation of everyday life through new ways of doing, opening space for a new art of living in the contemporary work.
Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br