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Ciência & Educação (Bauru), Volume: 6, Número: 1, Publicado: 2000
  • O trabalho em grupos no laboratório didático: reflexões a partir de um referencial psicanalítico Artigos

    Barolli, Elisabeth; Villani, Alberto

    Resumo em Português:

    As especificidades que observamos no modo com que alguns grupos de estudantes conduziam seu trabalho num laboratório didático de ensino superior, nos fizeram refletir sobre a possibilidade de compreender a articulação da dinâmica dos grupos, a partir de elementos que se encontravam além do alcance da cognição. Em analogia à visão de W. R. Bion, acerca do funcionamento dos grupos terapêuticos, pudemos dar significado a esses elementos e interpretar o trabalho dos estudantes no laboratório didático, a partir de uma perspectiva mais integrada, por assim dizer, uma vez que procuramos aproximar o campo da subjetividade do campo da cognição. Mais especificamente, a condução e a sustentação da dinâmica dos grupos de estudantes, do ponto de vista da construção do próprio contexto experimental, foram explicitadas com base no interjogo sobre o qual um grupo se estrutura: de um lado as estratégias não conscientes, compartilhadas anonimamente e, de outro, os objetivos conscientes, intenções e esforços dos indivíduos em trabalhar a partir de sua tarefa mais objetiva.

    Resumo em Inglês:

    The specifities we have observed in the way some groups of students carried out their work in an undergraduate course didactic laboratory, made us to reflect on the possibility of understanding the group dynamics process from elements lying beyond the cognitive reach. In analogy to W. R. Bion's view about the working of group therapy, we could give meaning to these elements and interpret the students' behavior in a didactic laboratory situation from a more integrated perspective, so to speak, in order to attempt bringing closer subjectivity and cognition. More specifically, the conduction and the support of student groups dynamics, from the construction of the very experimental context viewpoint, were made explicit on a interplay basis, on which a group structures itself: by one hand, the non-conscious strategies anonymously shared and, by the other hand, the individuals' conscious objectives, intentions and efforts to work from their more objective task.
  • A sobrevivência do alternativo: uma pequena digressão sobre mudanças conceituais que não ocorrem no ensino de Física Artigos

    Neves, Marcos Cesar Danhoni; Savi, Arlindo Antônio

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta uma pequena digressão sobre conceituação alternativa realizada com alunos de cursos de graduação em Engenharias e Matemática e de pós-graduação (mestrado) em Física da Universidade Estadual de Maringá. São analisadas, a partir dos resultados de um questionário, as prováveis causas para mudanças conceituais (numa aproximação galileana-newtoniana) que dificilmente ocorrem no longo período de formação superior. Como investigação adicional, são apresentados os resultados de um outro questionário respondido por alunos do quarto ano do curso de Física acerca de conhecimentos sobre a história da física.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some questions on alternative conceptions involving Engineering and Mathematics students and those of Master's Degree in Physics of the State University of Maringá. It is made an analysis, starting from the results of a questionnaire, about the probable causes that explains the difficulties of the occurrence of conceptual changes (in a galilean-newtonian approach) in these degrees of formation. It is investigated also some notions about history of physics involving undergraduate students.
  • Expectativas sobre desempenho do professor de Física e possíveis conseqüências em suas representações Artigos

    Almeida, Maria José Pereira Monteiro de

    Resumo em Português:

    Neste artigo focalizamos expectativas quanto ao papel do professor de Física do ensino médio, subentendidas tanto em recursos didáticos, produzidos para esse ensino em seis décadas e associados a diferentes tendências pedagógicas, quanto devidas à produção de resultados de investigações na área de educação em ciência. Supomos que essas expectativas estão relacionadas com representações docentes, entendida a representação na conceituação de Henri Lefebvre. Apontamos a necessidade da reflexão do professor sobre suas próprias representações para chegar à autonomia na organização e execução do seu projeto pedagógico.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we focus expectations related to the role of the High School physics teacher, implied either in didactic resources, produced for that teaching in six decades and associated to different pedagogic tendencies, as due to the production of results of investigations in the science education area, and we suppose that those expectations are related with educational representations; we understand the representation according to Henri Lefèbvre's work. We point out the need of the teacher's reflection about his own representations to arrive to the autonomy in the organization and execution of his pedagogic project.
  • Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula Artigos

    Vianna, Deise Miranda; Carvalho, Anna Maria Pessoa de

    Resumo em Português:

    O trabalho propõe uma reflexão sobre a formação continuada, enfatizando um curso de atualização em conteúdos científicos em desenvolvimento na área de Saúde e Meio Ambiente e a proposta de modificação da prática pedagógica dos cursistas, após freqüência ao curso (Vianna, 1998). Investigamos se os cursistas que assistiram as palestras, freqüentaram laboratórios e vivenciaram o dia a dia dos pesquisadores, modificaram a sua maneira de ver a Ciência e mostraram interesse em alterar a sua prática docente. Estabelecemos as seguintes categorias, a partir das reflexões dos cursistas, relacionadas à formação permanente: reflexão sobre concepção de ensino, adequação e sugestões para a sala de aula e necessidade de oportunidade de formação continuada. Concluímos que, para uma melhor formação permanente de professores das áreas de ciências, a interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula deve estar presente.

    Resumo em Inglês:

    The work proposes some consideration about continued formation, with emphasis on an up-dating course about scientific contents regarding health and environment , as well as the proposal to modify the attendants' pedagogical practice after the course (Vianna, 1998). We searched if the teachers that attended the lectures, went to the laboratories and experienced the researchers' daily activities came to modify their own way to see Science and have consequently shown some interest in altering their teaching practice. Based on the considerations presented by the attendants, we have established the following categories concerning permanent formation: considerations about teaching concept, adequacy and suggestions regarding the classroom, and the necessity of an opportunity to have a continued formation. We came to the conclusion that, in order to have a better permanent formation of Science teachers, we definitely need the interaction of Scientists' Science and Classroom Science.
  • Buscando o caminho do meio: a "sala de espelhos" na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de Ciências Artigos

    Silva, Lenice Heloísa de Arruda; Schnetzler, Roseli Pacheco

    Resumo em Português:

    O presente trabalho enfoca a construção de uma parceria entre 35 professores e dois formadores de professores em um programa de formação continuada em Ciências. Segundo depoimentos dos participantes, a utilização e análise de algumas situações homólogas àquelas usualmente vivenciadas pelos professores no ensino de Ciências fez com que problematizassem e redimensionassem suas práticas pedagógicas. Tais situações exemplificam a estratégia "sala de espelhos", proposta por D. Schön, a qual configura-se como um importante recurso na construção de uma parceria intermediária àquela geralmente adotada pela academia, pautada na racionalidade técnica, e a configurada no contexto escolar.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses the construction of a partnership between 35 science teachers and twoo academics in a continuous teacher education program. According to them, the use and analysis of some similar teaching situations usually developed in the Science teaching have promoted problematizations and improvements in their teaching practice. These situations may exemplify the "hall of mirrors" strategy, as proposed by D. Schön, and can be seen as a powerful resource in the construction of collaborative partnerships between science teachers and academic researches.
  • Corpo, comunicação e educação Artigos

    Bertolli Filho, Claudio; Obregon, Raquel Lange

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades de comunicação de conteúdos relacionados ao corpo humano, no contexto dos processos de ensino e de aprendizagem na escola fundamental e média. Através da exposição das necessidades dos alunos e das reticências dos professores, apresenta-se algumas teorias sociais como estratégia mediadora e viabilizadora do melhor desempenho da ação pedagógica e da contribuição escolar para a constituição do educando enquanto sujeito social.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the difficulties in communicating contents related to humam body in the context of the teaching and learning process in the elementary and secondary schools. It was used the statement of students' needs and teachers' reticences. They were analysed through some social theories as mediating strategy to a best performance of pedagogical action and a contribution in constituting the learner as a social being.
  • A educação escolar e o resgate da identidade cultural das classes populares Artigos

    Marques, Antonio Francisco

    Resumo em Português:

    A avaliação da escola básica brasileira aponta uma grande defasagem na aprendizagem dos alunos. O baixo aproveitamento escolar é mais acentuado entre os alunos das escolas públicas freqüentadas, predominantemente, pelas crianças e jovens dos grupos sociais populares. O grande desafio do Estado e da sociedade brasileira está em garantir uma educação escolar que corresponda às necessidades concretas, principalmente, desses segmentos sociais que freqüentam o ensino público. A satisfação dessa demanda passa, sobretudo, por um processo educativo que lhes proporcione o resgate de sua identidade cultural.

    Resumo em Inglês:

    The evaluation of the Brazilian basic school points to a big gap in the students' learning. The low school profit is more emphasized among students of the frequented public schools, predominantly, by children and young men of the popular social groups. The great challenge of the State and of the Brazilian Society is to guarantee a school education that corresponds to the concrete needs, mainly, of those social segments that attend to the public system. The satisfaction of that demand passes, above all, for an educational process that provides them the ransom of its cultural identity.
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