SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.41 número2vol.41 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Educação e Pesquisa
versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

 

Sumário
Educ. Pesqui. vol.41 no.3 São Paulo jul./set. 2015

 Editorial
  
 ·  Dos processos de ensinar e aprender
Almeida, Maria Isabel de

        · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )
  
 Artigos
  
 ·  Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações
Franco, Maria Amélia Santoro

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  Concept formation: comparing cognitive and cultural-historical approaches
Ramos Serpa, Gerardo; López Falcón, Adriana

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf epdf )
  
 ·  A model for teaching argumentation in science class
Ruiz Ortega, Francisco Javier; Tamayo Alzate, Oscar Eugenio; Márquez Bargalló, Conxita

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf epdf ) | Espanhol ( pdf epdf )
  
 ·  A formação de conceitos em adultos não escolarizados
Barros Filho, Delma; Bastos, Ana Cecília de Sousa B.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  O tempo escolar e o encontro com o outro: do ritmo padrão às simultaneidades
Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Souza, Elizeu Clementino de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )
  
 ·  O ensino de arte na educação de jovens e adultos: uma análise a partir da experiência em Cuiabá (MT)
Araújo, Gustavo Cunha de; Oliveira, Ana Arlinda de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  Análise sociológica da didática museal: os sujeitos pedagógicos e a dinâmica de constituição do discurso expositivo
Marandino, Martha

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )
  
 ·  A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas
Festas, Maria Isabel Ferraz

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  What and how to observe interactions to understand teachers' educational authority
Meza, Marisa; Cox, Pilar; Zamora, Guillermo

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf epdf )
  
 ·  Aspectos da resistência na atividade docente
Vieira, Almir Martins; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de; Antunes, Maria Thereza Pompa

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )
  
 ·  Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais
Soares, Tufi Machado; Fernandes, Neimar da Silva; Nóbrega, Mariana Calife; Nicolella, Alexandre C.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )
  
 ·  Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres
Melsert, Ana Luísa de Marsilllac; Bock, Ana Merces Bahia

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  
 ·  O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios
Vianna, Cláudia Pereira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )
  
 Entrevista
  
 ·  Processos migratórios e letramento na era digital globalizada: entrevista com Catherine Vieira
Pietri, Emerson de; Nagata, Aline Akemi

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )
  

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons