Acessibilidade / Reportar erro
Scientiae Studia, Volume: 12, Número: 4, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

    Mariconda, Pablo Rubén; Lacey, Hugh
  • O modelo das interações entre as atividades científicas e os valores Artigos

    Lacey, Hugh; Mariconda, Pablo Rubén

    Resumo em Português:

    Neste artigo, oferecemos formulações padronizadas das principais ideias do modelo das interações entre as atividades científicas e os valores, proposto em anos recentes na revista Scientiae Studia. O modelo trata das várias funções desempenhadas pelos valores - éticos, sociais, políticos, cognitivos (epis têmi cos), religiosos etc. - nas atividades científicas e de seu impacto na viabilidade dos ideais (imparciali dade, abran gência, neutralidade, autonomia) da tradição da ciência moderna.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we offer standardized versions of the principal ideas of the model of the interactions among scientific activities and values that has been proposed in recent years within Scientiae Studia. The model deals with the various roles played by values - ethical, social, political, cognitive (epistemic), religious, etc -in scientific activities, and with their impact on the viability of the ideals (impartiality, comprehensiveness, neutrality, autonomy) of the tradition of modern science.
  • Tecnociência comercialmente orientada ou investigação multiestratégica? Artigos

    Lacey, Hugh

    Resumo em Português:

    O modelo das interações entre as atividades científicas e os valores (M-CV) fornece ferramentas para criticar as atividades científicas atualmente predominantes nas instituições científicas e identificar algumas possibilidades alternativas de pesquisa que nessas instituições não estão recebendo o devido reconhecimento. Sobretudo, o M-CV ajuda-nos a identificar uma incoerência profunda na autointer pre tação comum da tradição da ciência moderna e também a discernir que atualmente estão disponíveis duas alternativas coerentes e opostas - a "tecnociência comercialmente orientada" e a "pesquisa multiestratégica" -, capazes de eliminar essa incoerência e, ao mesmo tempo, de manter a continuidade do grande sucesso cognitivo da ciência moderna.

    Resumo em Inglês:

    The model of the interactions between scientific activities and values (M-CV) provides tools to criticize the scientific activities that are currently predominant in scientific institutions, and to identify some alternative possibilities for research that are not receiving due recognition in them. Most importantly, M-CV helps us to identify a deep incoherence in the common self-interpretation of the modern scientific tradition, and also to recognize that there are available two competing coherent interpretations - 'commercially oriented technoscience' and 'multi-strategy research' - that maintain continuity with the great cognitive successes of modern science.
  • Mundo da vida e racionalidade científica Artigos

    Sacrini, Marcus

    Resumo em Português:

    Este artigo explora alguns aspectos da noção de "mundo da vida" apresentada por Edmund Husserl, de modo a contribuir com o desenvolvimento do modelo da interação entre ciência e valores proposto por Hugh Lacey. Em particular, almeja-se mostrar a fundação das estratégias descontextualizadoras de pesquisa científica nas experiências concretas, compostas de diversos níveis de operações intencionais.

    Resumo em Inglês:

    This article explores some aspects of the notion of "lifeworld", presented by Edmund Husserl, in order to contribute with the development of Hugh Lacey's model of the interaction between science and values. Particularly, one aims at showing the foundation of decontextualized strategies of scientific research in the concrete experiences, which are compounded of several layers of intentional activities.
  • A ideia de racionalidade subjacente ao modelo da interação entre a ciência e os valores: florescimento cognitivo, humano e da vida Artigos

    Ramos, Maurício de Carvalho

    Resumo em Português:

    No presente artigo, proponho uma interpretação da epistemologia de Hugh Lacey no que se refere à articulação entre o conceito de racionalidade e os conceitos de florescimento cognitivo, humano e da vida. Sustento que a crítica do autor aos aspectos teóricos e práticos da tecnociência envolve a substituição do progresso pelo florescimento, que é consistente com uma concepção de natureza humana que valoriza seus aspectos singulares e individuais sem comprometer-se com formas teóricas e práticas de indivi dualismo egoísta. Tais posições permitem elaborar uma ética do florescimento contrária à moral do progresso e à atividade científica orientada pelo éthos científico comercial. Tal orientação, segundo minha leitura, compromete a autonomia do cientista individual, da instituição de pesquisa e, no limite, da própria ciência. Discuto ainda a análise dos valores que Lacey realiza tematizando a crença e os desejos como causas da adoção de valores. Proponho que o desejo de saber está associado a certo grau de es pontaneidade (que, segundo o autor, se pode argumentar como sendo um valor em si mesmo) e que, juntamente com a criatividade, são dois valores que integram a ética do florescimento. Em conclusão, caracterizo a racionalidade subjacente ao modelo da interação entre a ciência e os valores como flexível, plural e comprometida com uma concepção de ciência construtivamente voltada para uma existência humana legítima e não dissociada do mundo da vida. Tais atributos também estão ligados à racionalidade como disposição a agir de modo inteligente e responsável a razões, que marca a vida comum e as práticas comunicativas que entrelaçam intencionalidade e racionalidade.

    Resumo em Inglês:

    In this article, I propose an interpretation of Hugh Lacey epistemology in respect to the relationship between the concept of rationality and the concepts of cognitive, human and life flourishing. I argue that the criticism of the author to the theoretical and practical aspects of technoscience involves replacing the concept of progress by the flourishing, which is consistent with a conception of human nature that values their unique and individual aspects, without compromising with theoretical and practical forms of selfish individualism. These positions allow the elaboration of an ethic of flourishing contrary to the moral of progress and the scientific activity driven by the commercial scientific ethos. This approach, according to my reading, compromises the autonomy of the individual scientist, the research institution and, ultimately, of science itself. I also discuss the analysis of the values that Lacey performs taking beliefs and desires as causes of adopting values. I propose that the desire to know is associated with some degree of spontaneity (which, according to the author, it can be argued as being a value in itself) and that, with creativity, are two values that are part of the ethic of flourishing. In conclusion, I characterize the rationality underlying the model of the interaction between science and values as flexible, pluralistic and committed to a conception of science toward a legitimate human existence, not separated from the world of life. Such attributes are also linked to rationality as intelligent responsiveness to reasons, which marks the common life and the communicative practices that intertwine intentionality and rationality.
  • Racionalidade covariante: valores e coerência como constitutivos do conhecimento e da racionalidade científicos Artigos

    Bezerra, Valter Alnis

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, defende-se uma concepção filosófica acerca de duas dimensões distintas do conhecimento científico, mas estreitamente interligadas. A primeira é uma visão de conhecimento que, partindo de uma crítica aos pressupostos da análise tripartida clássica, incorpora a justificação epistêmica de tipo coerentista e também os valores de maneira orgânica e constitutiva, afastando-se de uma imagem inferencial-dedutiva, proposicional e realista de ciência. Em segundo lugar, propõe-se uma visão de racionalidade científica, dita covariante, que também incorpora a justificação coerentista (sob a forma "macroscópica" do equilíbrio reflexivo), bem como atribui um papel central para os valores. Essa visão, juntamente com o alargamento do horizonte axiológico, permite encontrar um compromisso adequado entre contingência e invariância, mostrando-se apta a modelar uma racionalidade em fluxo, sem pontos fixos. Os elementos estruturais e dinâmicos de ambas as dimensões da concepção aqui exposta são compatíveis com os modelos de Hugh Lacey, Larry Laudan e com a metateoria estruturalista, de modo que os elos principais de ligação entre a epistemologia e a racionalidade residem na coerência e nos valores, tendo como pano de fundo uma imagem não dedutiva da ciência.

    Resumo em Inglês:

    In this work, a philosophical account of two distinct, closely related dimensions of scientific knowledge is argued for. The first one is a view of knowledge that, starting from a principled criticism of the classical tripartite view of knowledge, incorporates a coherentist notion of epistemic justification as well as a role for values in an organic, constitutive manner, departing from an inferential-deductive, propositional, realist image of science. Second, an account of scientific rationality, called a "co-variant" one, is proposed, also incorporating coherentist justification (under the "macroscopic" guise of reflective equili brium), as well as giving values a major role, which, together with the notion of widening the axiological horizon, allows one to find a adequate balance between contingency and invariance, and proves to be appro priate for modelling a rationality in permament flux, with no fixed points. The structural and dynamic elements of both dimensions of the present account are compatible with the models proposed by Hugh Lacey, Larry Laudan and the structuralist metatheory, and the main links between epistemolo gy and rationality are seen to be coherence and values, against the background of a nondeductive picture of science.
  • Sobre os obstáculos sociais ao desenvolvimento histórico da razão Artigos

    Garcia, Sylvia Gemignani

    Resumo em Português:

    O artigo inicia-se com uma descrição da problemática moderna, tal como formulada pela sociologia do século xix, em torno dos limites e possibilidades da razão científica. Explicita-se, assim, a questão da dua lidade entre o conhecimento instrumental, para o controle técnico do mundo, e o conhecimento reflexivo, que abarca as várias dimensões de sentido das práticas humanas. Em seguida, o artigo expõe, como exemplares das explicações propostas pelas perspectivas reflexivas para o amplo predomínio contemporâneo do conhecimento instrumental, primeiro, o modelo da interação entre valores e atividade científica de Hugh Lacey e, segundo, a sociologia das condições sociais do desenvolvimento dos campos científicos de Pierre Bourdieu. Ao colocar lado a lado um trabalho filosófico de articulação entre a epistemologia e a ética e uma teoria sociológica sobre as condições sociais do desenvolvimento histórico da razão, o artigo retém balizas fundamentais para a exploração das possibilidades das perspectivas histórico-racionalistas que buscam escapar da alternativa dualista entre o racionalismo ortodoxo e o relati vismo. Ambas análises exploram possibilidades abertas por perspectivas transversais que buscam elucidar as relações entre diferentes esferas de atividades sem recusar-lhes suas especificidades, delineando problemas a serem investigados de modo a fazer avançar a reflexividade, junto com o conhecimento empírico dos processos históricos de reprodução da organização social e dos valores culturais dominantes.

    Resumo em Inglês:

    After characterizing the modern problem of the limits and possibilities of scientific reason, as it is formulated in 19th century sociology, I clarify the question of the duality of instrumental knowledge, which informs technical control of the world, and reflexive knowledge, which encompasses the various dimensions of meaning in human practices. Then, I expound two exemplary explanations, proposed by reflexive perspectives, for the contemporary predominance of instrumental knowledge: the model of interaction between values and scientific activities proposed by Hugh Lacey; and Pierre Boudieu's sociology of the social conditions for the development of scientific fields. By putting side by side a philosophical work articulating connections between epistemology and ethics, and a sociological theory about the social conditions of the historical development of reason, I introduce fundamental markers for exploring the possibilities of historical rationalist perspectives that try to avoid the dualistic alternative of orthodox rationalism and relativism. Both analyses explore the possibilities opened by transversal perspectives that try to elucidate the relations between different spheres of activity, without ignoring their particularities, delineating problems to be investigated in a way that furthers reflexivity together with empirical knowledge of the historical processes of reproduction of social organization and of the dominant values.
  • Epistemologia e ética na liberação comercial de sementes GM pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) Notas E Críticas

    Mariconda, Pablo Rubén

    Resumo em Português:

    Esta nota apresenta comentários e críticas ulteriores à manifestação feita na Audiência Pública, organizada pelo Ministério Público Federal em 12 de dezembro de 2013, sobre a atuação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) no caso da liberação comercial de sementes GM resistentes a agro tóxicos. Os comentários aqui desenvolvidos seguem duas linhas: primeiro, faço considerações sociológicas sobre o sistema brasileiro de regulação biotecnológica; a seguir, comento, de uma perspectiva pragmática compatível com o modelo da interação entre as atividades científicas e os valores, as consequências epistemológicas e éticas das práticas correntes das empresas de biotecnologia agrícola.

    Resumo em Inglês:

    This note presents further commentaries and critiques to the presentation I made in the Public Audience, organized by the Public Federal Ministry in 12th December 2013, about the current situation of the National Technical Commission of Bio-security (CTNBio) concerning the commercial authorization of GM crops resistant to agrotoxics. There are two lines to my commentaries: first, sociological considerations about the Brazilian system of biotechnological regulation; and second, epistemological and ethical consequences of the current practices of the biotechnological enterprises that I address from a pragmatic perspective compatible with the model of the interaction between scientific activities and values.
Universidade de São Paulo, Departamento de Filosofia Rua Santa Rosa Júnior, 83/102, 05579-010 - São Paulo - SP Brasil, Tel./FAX: (11) 3726-4435 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria@scientiaestudia.org.br