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ARS (São Paulo), Volume: 7, Número: 13, Publicado: 2009
  • Ensaio gráfico

    Cantoni, Rejane; Crescenti, Leonardo
  • Anamnésia e hipomnésia: Platão, primeiro pensador do proletariado

    Stiegler, Bernard

    Resumo em Português:

    Este texto trata da exteriorização da memória, isto é, da técnica como perda do saber. O processo de exteriorização (mnemotecnologias) se concretiza como história da gramatização, história técnica da memória, onde a memória hipomnésica relança a constituição de uma tensão de memória anamnésica. Como as questões filosóficas são questões de transindividuação, em termos de filosofia política, tratase de descrever e de criticar os processos concretos de transindividuação e pensar as hypomnémata digitais e as novas formas de otium que podem aparecer e fundar uma nova economia política da memória e do desejo.

    Resumo em Inglês:

    This text deals with the exteriorization of memory, that is, of technique as loss of knowledge. The process of exteriorization (mnemotechnology) concretizes itself as history of grammatization, technical history of memory, in which hipomnesic memory reinstitutes the constitution of an anamnestic memory tension. Since the philosophical questions as transindividuation questions, in terms of political philosophy, it deals with describing and criticizing the concrete processes of transindividuation and thinking the digital hypomnémata and the new ways of otium that may appear and found a new political economy of memory and desire.
  • Um sopro de Luz e Letra em meio ao caos

    Tomazi, Marcelo

    Resumo em Português:

    Enquanto compreende avanços científicos, o homem busca compreender a si mesmo. Partindo da citação de Carl Sagan, vemos que a Arte é um dos caminhos para a humanização, e os vínculos entre ciência (tecnologia) e arte são cada vez mais estreitos. Um dos artistas que melhor trabalham dentro do nicho conhecido como “arte tecnológica” é Eduardo Kac. Sua trajetória inicial é apresentada aqui, dos “holopoemas” à “arte da telepresença”. Vemos o artista-teórico completo, profundo conhecedor da história da arte eletrônica. O livro Luz & letra: ensaios de arte, literatura e comunicação, sua obra de referência, é apresentado em essência, situando-se sua importância. É uma das poucas obras no Brasil a discutir, pela ótica de quem fez parte, eventos ligados ao advento da arte tecnológica nos anos 1980.

    Resumo em Inglês:

    In our quest to understand scientific advances, we seek to understand ourselves. Employing Carl Sagan's insight as a departure point, we see that art is one of the paths for humanization and that the links between science (technology) and art are increasingly narrow. One of the artists who best works within the realm known as “art and technology” is Eduardo Kac. This essay explores Kac's early artworks, starting with “holopoems” and arriving at “telepresence art”, and especially his texts. We see a complete artist-theorist, with an unrivaled knowledge of electronic art and literature, in part because his theorizing emerges from having actively participated in the creation of the events he refers to. Of special interest is Kac's book Light & letter: essays in art, literature, and communication, which collects his writings of the 1980s. This is a fundamental work and mandatory reference for the study of the experimental art and literature of the period.
  • Um debate americano: mediação, escultura e arquitetura - sobre a entrevista de Peter Eisenman a Richard Serra em 1983

    Frajndlich, Rafael Urano

    Resumo em Português:

    O artigo analisa uma entrevista do artista Richard Serra feita por seu conterrâneo, o arquiteto Peter Eisenman, em 1983. Ambos já tinham prestígio em suas áreas, o que resultou em um embate de ideias bem fundamentadas e franca-mente divergentes, cujas colateralidades procuraremos investigar. Destacam-se da entrevista as suas discussões centrais: parte-se das diferentes noções que os artistas possuem acerca das origens da escultura modernista, passando pelas considerações sobre alusão na escultura e arquitetura americanas, desdobrando-se finalmente em distintas posições dos autores acerca do método de produção de suas obras e suas relações com o sítio. Ademais, analisa-se a entre-vista na sua contribuição ao debate geral dos artistas nos anos oitenta, e em seus auspícios quanto às fronteiras entre escultura e arquitetura.

    Resumo em Inglês:

    This article concerns an interview with the North American artist Richard Serra (1939-) conducted by Peter Eisenman (North American architect, 1932-) in 1983. Both artists were already prestigious in their areas, and that resulted in a deep and diverging debate, whose aspects will be investigated. This article starts with a study of the main issues of the interview: the different notions each artist had embracing the concept of modern sculpture, the question of allusion in sculpture and architecture, their divergences on their ways of developing their work, and how they interact with the site. Moreover, this interview was interpreted in its contribution to the overall discussion on art and architecture, and in its auspice on the borderline between sculpture and architecture.
  • A arte diante do mal radical

    De Duve, Thierry

    Resumo em Português:

    O objeto principal de discussão deste ensaio é a aquisição, para o acervo do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, de um conjunto de fotos de identidade de civis mantidos em campos de extermínio pelo regime de Pol Pot (líder do Khmer Vermelho cambojano entre 1975 e 1979 e responsável pelo massacre sistemático de milhares de civis durante esse período), feitas por um jovem a serviço do governo, especialmente treinado na prática fotográfica para tal fim. Tratava-se, conforme relato do jovem, de um ritual burocrático que antecedia a execução sumária dos prisioneiros. O autor argumenta que a exibição pública das fotos em evento cultural e logo sua incorporação ao acervo de um grande museu de arte, em 1997, implicaram a institucionalização e a naturalização dessas imagens como objetos de arte, e denuncia o fracasso, à luz desses dois episódios, dos princípios que serviram tradicionalmente à legitimação humanista da arte e das instituições de arte.

    Resumo em Inglês:

    The main subject of this essay is The Museum of Modern Art of New York's purchasing an ensemble of identity photographs took by a young servant of Pol Pot's regime (the leader of Cambodian Khmer Rouge between 1975 and 1979, who exterminated thousands of civilians during this period), specially enrolled in a professional training of photography for this purpose. As reported by the youth, he just felt himself as someone engaged in a bureaucratic ritual, previous to the execution of the prisoners. The author argues that the public exhibition of the photos in a cultural event, and then they being incorporated, in 1997, to the permanent collection of an important art museum have carried the institutionalization and the naturalizing of these images into art objects; he also denounces, in the light of these episodes, the failure of the premises which traditionally grounded the humanist legitimization of art and art institution.
  • Breve relato da Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP

    Prado, Gilbertto

    Resumo em Português:

    Este texto foi preparado inicialmente para uma palestra aos alunos do PAE -Programa de Apoio ao Ensino, da ECA-USP, em 2002, quando se iniciava o processo do desmembramento do Programa de Artes em três programas autônomos, o que veio a se concretizar em julho de 2006. O texto foi retomado agora, em 2009, como um breve e parcial relato do período.

    Resumo em Inglês:

    This article was initially prepared for a lecture ministered to the students of PAE - Program of Support to Teaching, of ECA-USP, in 2002, when the process of dismemberment of the Arts Program in three autonomous programs has begun; such process was completed in July 2006. The article was resumed now, in 2009, as a brief and partial report of the period.
  • A bill of wron

    Brett, Guy

    Resumo em Português:

    O autor discute procedimentos de acumulação e seriação na obra de Jac Leirner, focalizando trabalhos da segunda metade dos anos 1980, como "Os cem" (1985-7), "Pulmão" (1987) e "Primeiros erros".

    Resumo em Inglês:

    The author discusses the procedures of accumulation and serialization on the production of Brazilian artist Jac Leirner, focusing works from the late nineteen eighties, such as "Os cem" The hundreds (1985-7), "Pulmão" Lung (1987) and "Primeiros erros" First errors.
  • Ensaio gráfico

    Leirner, Jac
  • A cor na obra de Donald Judd: interação entre matéria e luz

    Carvalho, Paloma

    Resumo em Português:

    Visamos explicitar como a luz, que incide e se propaga sobre as superfícies internas e externas das peças de Donald Judd, foi concebida pelo artista como parte constitutiva de sua estrutura física. A cor torna-se sinônimo da superfície material nas peças de Judd: ela é substantiva, inerente, não aplicada, e sem intenções metafóricas. Acompanhamos a tendência crítica recente de encontrar um conceito inovador de cor na obra de Donald Judd, que até pouco tempo atrás era tomada como a representante máxima de um minimalismo ortodoxo, distante de todo e qualquer apelo sensível.

    Resumo em Inglês:

    We try to make visible how the light that touches and propagates over Donald Judd´s pieces-its internal and external surfaces-was conceived by the artist in the same way as the physical structure of these. In Donald Judd's work, color turns into a synonym of material surface. It's inherent, substantive, non-applied and without metaphorical meanings. We are following the recent critical tendency that sees a new concept of color in Donald Judd's work that until some years ago was taken as an orthodox minimalist leader, far away from any appeal to the senses.
  • Uma obra para museu

    Rivitti, Thais

    Resumo em Português:

    Por meio da análise de duas obras de arte: "Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola" (1970), de Cildo Meireles e "contemplação suspensa" (2009), de Rubens Mano, o texto busca investigar o papel do museu de arte hoje. Ambos os artistas têm trajetórias marcadas por uma reflexão sobre a expansão do circuito da arte, para além do público e dos locais convencionais, buscando, cada um a seu modo, inserir a arte no fluxo da cidade. Contudo, algumas de suas obras têm como destino final o museu e comentam a situação da instituição, seu papel regulador, o estatuto da obra de arte e as possibilidades de haver uma experiência radical no interior desses ambientes. Trata-se de refletir sobre a situação e o funcionamento dos museus à luz de duas propostas artísticas diferentes.

    Resumo em Inglês:

    Through the analysis of two works of art: "Insertions into ideological circuits: Coca-Cola Project" (1970), by Cildo Meireles, and "contemplation suspended" (2009), by Rubens Mano, the text attempts to investigate the role played by art museums today. Both artists have histories marked by a debate on the expansion of the art circuit to beyond the conventional public and places, seeking, each in its own way, to insert art into the flow of the city. However, some of their works have the museum as final destination and comment on the situation of the institution, its regulatory role, the statute of the work of art and the possibilities to have a radical experience within those environments. The main objective is to reflect on the situation and functioning of museums in view of two different artistic proposals.
  • Imagens do Brasil holandês 1630-1654

    Mello, Evaldo Cabral de
  • Fred Forest ou a destruição dos pontos de vista estabelecidos

    Flusser, Vilém
  • GIOTTO

    Carrà, Carlo

    Resumo em Português:

    Ao comentar a obra de Giotto, Carrà exalta qualidades como "frescor", "espontaneidade" e uma "rude graça plástica". Ele acentua as diferenças entre sua posição e as de outros críticos ou comentadores, como os adeptos de "certos pseudoprimitivismos" ou da "teoria derivada do platonismo do século XVI"; Ruskin; Marcel Raymond; Mason Perkins. Afirma que, para apreender a "humanidade" da obra de Giotto, "em lugar de qualquer teoria estética", seria necessária "sensibilidade pictórica". Por fim, Carrà examina a decoração da capela dos Scrovegni (Pádua, 1305), "onde o gênio de Giotto atinge seu máximo esplendor".

    Resumo em Inglês:

    While commenting Giotto's art, Carrà enhances qualities as "freshness", "spontaneity", and a "rough plastic grace". He points out the differences between his position and those of other critics or commentators, such as the adherents of "certain pseudo primitivisms" or of "the theory derived from XVI century's Platonism"; Ruskin; Marcel Raymond; Mason Perkins. He states that, in order to apprehend the "humanity" of Giotto's art, "instead of any aesthetic theory", a "pictorial sensibility" would be necessary. Finally, Carrà examines the decoration of the Scrovegni chapel (Padova, 1305), "where Giotto's genius achieves its maximum splendor".
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