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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2021
  • A INFLUÊNCIA DA PAIXÃO EMPREENDEDORA E DA CRIATIVIDADE NAS INTENÇÕES EMPREENDEDORAS Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    BIGNETTI, BERNARDO; SANTOS, ANA C. M. Z.; HANSEN, PETER B.; HENRIQSON, EDER

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo visa analisar a influência da paixão empreendedora e da criatividade na intenção empreendedora e o papel mediador da autoeficácia empreendedora entre as variáveis pessoais/cognitivas e a intenção empreendedora. Originalidade/valor: Ressaltando a importância das variáveis cognitivas e emocionais que podem influenciar as intenções empreendedoras dos estudantes universitários, tais como a criatividade e a paixão empreendedora, este estudo mostra o importante papel das universidades no desenvolvimento das intenções empreendedoras. De acordo com a Teoria Social Cognitiva (TSC), o ambiente influencia o comportamento do indi­víduo, e as universidades deveriam promover um ambiente empreendedor, possibilitando a criação de novos empregos e empresas. Design/metodologia/abordagem: Os dados foram coletados por uma pesquisa feita com estudantes de Administração e de Informática de uma universidade brasileira. Ao todo, foram obtidas 338 respostas válidas, analisadas por meio de modelagem de equações estruturais. Essa coleta foi realizada de maneira transversal e com um método de amostragem não-probabilística. Para investigar as hipóteses e atingir os objetivos deste estudo, todos os conceitos foram adaptados a partir da literatura da área de empreendedorismo. O modelo estrutural foi avaliado em relação ao seu ajuste, permitindo a testagem de hipóteses. Resultados: Os resultados mostraram uma relação positiva direta e indireta entre a paixão empreendedora e a intenção de empreender. A respeito da criatividade, foi possível perceber apenas uma influência indireta desse fator na intenção empreendedora, sendo essa relação mediada por meio da autoeficácia empreendedora. Não foram encontradas diferenças significantes no modelo com relação a idade, gênero, curso de graduação, histórico empreendedor familiar, modelo de comportamento e a renda familiar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aims to analyze the influence of entrepreneurial passion and creativity on entrepreneurial intent. It also examines the mediating role of entrepreneurial self-efficacy between the personal/cognitive variable and entrepreneurial intention. Originality/value: By stressing the importance of cognitive and emotional variables that may influence entrepreneurial intentions among university students (such as creativity and entrepreneurial passion), this study shows the important role that universities have in the development of entrepreneurial intent. According to the Social Cognitive Theory (SCT), the environment influences individual behavior and, therefore, universities should encourage an entrepreneurial environment, enabling the creation of new jobs and companies. Design/methodology/approach: Data were collected through a survey with business and technology students from a Brazilian university. In total, 338 valid responses were obtained, which were analyzed through structural equation modeling. The data were collected in a cross-sectional manner and by a stratified and non-probability sampling method. To address the research hypothesis and to attain the objectives of the study, all constructs were adapted from relevant literature in the field of entrepreneurship. The structural model was examined in relation to the model fit, which enabled the hypothesis to be tested. Findings: Results showed both a direct and indirect positive relationship between entrepreneurial passion on entrepreneurial intention. Regarding the creativity factor, results indicated only an indirect effect of creativity on entrepreneurial intention, this relationship being mediated through entrepreneurial self-efficacy. No significant differences were found in the model regarding age, gender, graduation program, entrepreneurial family background, role models or family income.
  • BEM-ESTAR FINANCEIRO DOS BENEFICIÁRIOS DO MINHA CASA MINHA VIDA: PERCEPÇÃO E ANTECEDENTES Gestão Humana E Social

    VIEIRA, KELMARA M.; BRESSAN, AURELIANO A.; FRAGA, LUANA S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo tem dois objetivos principais: 1. mensurar o nível de bem-estar financeiro (BEF) dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e 2. testar a hipótese de que a alfabetização financeira é um antecedente do BEF. Originalidade/valor: Considerando que ainda não há uma definição e uma medida universalmente aceitas para o BEF (Brüggen, Hogreve, Holmlund, Kabadayi, & Löfgren, 2017), este estudo busca aplicar a metodologia proposta pelo Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) no Brasil, uma vez que as tentativas anteriores de aplicação de outras escalas demonstraram uma grande instabilidade. E ainda é testada a hipótese de que a alfabetização financeira é um antecedente do BEF. Design/metodologia/abordagem: Para mensurar, o BEF utilizou-se a escala desenvolvida pelo CFPB. A alfabetização financeira foi construída a partir das três dimensões propostas pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), a saber: comportamento, atitude e conhecimento financeiros. O instrumento foi aplicado em 561 beneficiários das três faixas de financiamento do PMCMV. Utilizaram-se para análise técnicas de estatística descritiva, análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla. Resultados: Os resultados indicaram que a maioria dos beneficiários do programa apresenta níveis médio baixo e médio alto de BEF. A hipótese de que a alfabetização financeira é um antecedente do BEF foi confirmada, e as três dimensões impactaram positivamente. O nível de renda também exerce impacto positivo, ao passo que o fato de possuir dependentes exerce influência negativa no nível de BEF. A escala de BEF proposta pelo CFPB parece adequada ao contexto brasileiro. O avanço nas estratégias nacionais de alfabetização financeira tende a ampliar o BEF dos beneficiários do PMCMV.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article has two main objectives: to measure the level of financial well-being (FWB) of the beneficiaries of the Minha Casa Minha Vida program (PMCMV) and test the hypothesis that financial literacy is an antecedent of the FWB. Originality/value: Considering that there is still no universally accepted definition and measure for the FWB (Brüggen, Hogreve, Holmlund, Kabadayi, & Löfgren, 2017), this study seeks to apply the methodology proposed by the Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) in Brazil, since the previous applications attempts of other scales showed great instability. Also, the hypothesis that the financial literacy is a antecedent of the FWB is tested. Design/methodology/approach: To measure the FWB, the scale developed by the CFPB was used. Financial literacy was built from the three dimensions proposed by the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), which are: financial behavior, attitude and financial knowledge. The instrument was implemented in 561 beneficiaries of the three funding ranges of the PMCMV. It was used for descriptive statistical analysis, confirmatory factorial analysis and multiple linear regression. Findings: The results indicated that the majority of the beneficiaries of the program present medium-low and medium-high levels of FWB. The hypothesis that financial literacy is an antecedent of the FWB was confirmed, and all three dimensions had a positive impact. Levels of income also presented a positive influence, whereas the fact of having dependents had a negative impact. The BEF measure proposed by the CFPB seems adequate to the Brazilian context. And advances in the national financial literacy strategies tend to increase the FWB of the Minha Casa Minha Vida program.
  • PRÁTICAS COTIDIANAS E PROCESSOS DE TERRITORIALIZAÇÃO DE ASSENTADOS EM QUERÊNCIA DO NORTE, PARANÁ Gestão Humana E Social

    ZIOLI, ELINE G. O.; RODRIGUES, FÁBIO S.; GAFFURI, EVANDRO L.; ICHIKAWA, ELISA Y.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Compreender os processos de territorialização no cotidiano de vida e trabalho de assentados em Querência do Norte, Paraná. Originalidade/valor: Este trabalho contribui com o contexto das discussões acerca do território e processo de territorialização (Haesbaert, 2011; Raffestin, 1993, 2008; Saquet, 2008) no cotidiano (De Certeau, 2014) de trabalhadores marginalizados pela sociedade de forma geral. Design/metodologia/abordagem: Este artigo de natureza qualitativa foi desenvolvido a partir de dados coletados por meio de oito entrevistas de história de vida com assentados, pré-assentados e moradores de Querência do Norte. Depois de transcritas, as entrevistas passaram por uma análise de narrativas. Resultados: Identificamos que a partir das práticas de trabalho, estudo e reivindicações, os assentados territorializam o espaço e ali passaram a criar suas próprias regras e normas de convivência. Em suas lutas pela terra, torna-se claro que seu local de pertencimento é o campo, justificando a insistência na luta pelo direito à terra para cultivar. O sentimento de pertencimento dos trabalhadores é representado pela luta que os une e os coloca como parte de um movimento maior. Tendo o homem como centro, a construção da territorialidade se faz no cotidiano de luta e trabalho dos assentados e pré-assentados em Querência do Norte.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To understand the processes of territorialization in the daily life and work routine of settlers in Querência do Norte, Paraná, Brazil. Originality/value: This work contributes to the context of discussions on territory and territorialization processes (Haesbaert, 2011; Raffestin, 1993, 2008; Saquet, 2008) in the daily life (De Certeau, 2014) of workers marginalized by society in general. Design/methodology/approach: We developed this qualitative article from data collected through eight life history interviews with settlers, pre-settlers, and residents of Querência do Norte, in the State of Paraná (PR). After transcribing the interviews, they went through an analysis of narratives. Findings: We identify that, through the practices of work, study and claims, the settlers territorialize the space, and there they create their own rules and norms of coexistence. In their struggles for land, it is clear that their place of belonging is the field, justifying the insistence on the struggle for the right to land to cultivate. The sense of belonging of the workers is represented by the struggle that unites them and places them as part of a larger movement. Placing men at the center of the construction of territoriality is accomplished through the daily struggle and work of the settlers and pre-settlers in Querência do Norte (PR).
  • MOTORISTA DE UBER NÃO É EMPREENDEDOR Gestão Humana E Social

    CASAGRANDE, LUCAS; Zamora, Martín A. M.; Oviedo, Carlos F. T.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar a relação conceitual entre empreendedorismo e o trabalhador de aplicativo. Objetiva-se caracterizar conceitualmente o motorista da Uber, entendido como pináculo de uma nova forma de organizar o trabalho. Argumenta-se aqui que, ao contrário do que utilizado em inúmeros artigos e no senso comum, o motorista de Uber não é “empreen­dedor”, mas, sim, um trabalhador precário com facilidades flexíveis. Originalidade/valor: Com a emergência de um novo tipo de contrato de trabalho que se referencia nas relações laborais da empresa Uber, torna-se necessário discutir os impactos dessa nova organização do trabalho. A discussão conceitual sobre o enquadramento do motorista de Uber ainda é incipiente na área da Administração. Esta pesquisa contribui para um melhor entendimento de que o discurso do trabalhador subsumido ao empreendedor é legitimador de processos de exploração. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um artigo teórico-analítico. Recorreu-se à literatura histórica e teórica para tecer como o conceito de empreendedorismo emerge historicamente e vai se alterando. Comparou-se o trabalho uberizado às formas clássicas de organização do trabalho, em específico, o taylorismo e o toyotismo. Resultados: Demonstra-se como o motorista de Uber não pode ser considerado um empreendedor em nenhuma das conceituações históricas. Demonstra-se, também, que o motorista é um funcionário precário, com flexibilidade de tempo e gerência automatizada, incorporando elementos da organização do trabalho tanto do taylorismo quanto do toyotismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To analyze the conceptual relationship between entrepreneurship and the Uber driver since the company is the pinnacle of a new way of organizing work. It is argued here that, contrary to what is used in numerous articles and in the media, the Uber driver is not an “entrepreneur” but a precarious worker with flexible facilities. Originality/value: With the emergence of a new type of employment contract that is referenced in the labor relations of the company Uber, it becomes necessary to discuss the impacts of this new organization of labor. The conceptual discussion about the framework of the Uber driver is still incipient in the field. The research contributes to a better understanding of the discourse that the worker understood as an entrepreneur legitimizes exploitation. Design/methodology/approach: This is a theoretical-analytical article. Historical and theoretical literature was used to weave how the concept of entrepreneurship emerges historically and changes over time. Also, Uberized labor is compared to Taylorism and Toyotism. Findings: It demonstrates how the Uber driver cannot be considered an entrepreneur in any of the historical concepts. It is also demonstrated that the driver is a precarious employee, with flexible time and automated management, incorporating elements of the work organization of both Taylorism and Toyotism.
  • CONSUMO SUSTENTÁVEL: EVOLUÇÃO TEMÁTICA DE 1999 A 2019 Gestão Humana E Social

    ARAÚJO, ANGELICA C. M.; OLIVEIRA, VERÔNICA M.; CORREIA, SUZANNE E. N.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar a evolução temática do campo de pesquisa sobre consumo sustentável, no período de 1999 até 2019. Originalidade/valor: O estudo avança na compreensão sobre o desenvolvimento do campo de pesquisa sobre consumo sustentável, analisando as principais publicações e temas abordados. Design/metodologia/abordagem: Revisão sistemática da literatura por meio de um estudo bibliométrico com análise baseada em citações com apoio do software CitNetExplorer, utilizando as técnicas core publication e clustering. Foram analisados 264 artigos. Resultados: As publicações mais recentes convergem sobre a necessidade de mudar os atuais padrões e os níveis de consumo e de engajar diversos stakeholders em processos participativos e de cocriação. Além disso, identificou-se a existência de cinco clusters de pesquisa, a saber: 1. ecoeficiência com foco no esverdeamento do mercado; 2. comportamento do consumidor com ênfase no incentivo para compra de produtos verdes; 3. natureza social do consumo que insere a perspectiva sociológica; 4. abordagem dinâmica por considerar a interdisciplinaridade do campo; e 5. papel da educação para o consumo sustentável. Conclui-se que os diversos temas encontrados revelam contribuições de diferentes áreas do conhecimento e a importância de desenvolver pesquisas que integram a dinamicidade dos desafios para alcançar o consumo sustentável. Ressalta-se a necessidade de uma abordagem integrada devido à complexidade inerente a temática que envolve aspectos econômicos, tecnológicos, políticos, sociais, psicológicos e ambientais para uma go­- vernança em prol do consumo sustentável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Analyze the thematic evolution of the research field on sustainable consumption from 1999 to 2019. Originality/value: The study advances the understanding of the development of the research field on sustainable consumption, analyzing the main publications and topics covered. Design/methodology/approach: Systematic literature review through a bibliometric study with analysis based on citations supported by the CitNetExplorer software, using core publication and clustering techniques. Two hundred sixty-four articles were analyzed. Findings: The most recent publications converge on the need to change the current patterns and levels of consumption and to engage dif- ferent stakeholders in participatory and co-creation processes. Also, the existence of five research clusters was identified, namely: 1. eco-efficiency with a focus on greening the market; 2. consumer behavior with an emphasis on encouraging the purchase of green products; 3. social nature of consumption that inserts the sociological perspective; 4. dynamic approach for considering the interdisciplinarity of the field; and 5. the role of education for sustainable consumption. The various themes found reveal contributions from different areas of knowledge and the importance of developing research that integrates the dynamics of the challenges to achieve sustainable consumption. We emphasize the need for an integrated approach due to the inherent complexity of the theme that involves economic, technological, political, social, psychological, and environmental aspects for governance in favor of sustainable consumption.
  • OS EFEITOS DA OPERAÇÃO LAVA JATO NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO: O CASO PETROBRAS Finanças Estratégicas

    TORGA, ELIANA M. M. F.; ROMA, CAROLINA M. S.; PIRES, MIRIAN A.; ROMA, PAULA M. S.; FERREIRA, BRUNO P.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O estudo pretende identificar os efeitos da Operação Lava Jato no mercado de capitais brasileiro com foco na empresa estatal Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), incluindo nesta análise outras companhias de capital aberto que pertencem ao setor de Petróleo e Gás. Originalidade/valor: A pesquisa é relevante, porque avança na discussão sobre a influência da Operação Lava Jato no preço de ações no contexto brasileiro. O estudo contribui para evidenciar o uso da ferramenta Google Trends como uma medida de atenção do mercado e seus efeitos. Design/metodologia/abordagem: Este estudo é uma pesquisa quantitativa, baseada em evidências do volume de pesquisa online em relação com o movimento dos preços das ações. A amostra foi composta de dados da Petrobras e de outras companhias pertencentes ao setor de Petróleo e Gás no período de 2 de janeiro de 2013 a 28 de dezembro de 2018. A definição das datas mais relevantes foi realizada através do índice de volume de pesquisa para os termos “Lava Jato” e “corrupção”, obtidos a partir da ferramenta Google Trends. O modelo GARCH (1,1) foi adotado nas estimações. Resultados: Os resultados obtidos a partir das dummies incluídas para capturar os retornos anormais, mostraram uma reação significativa nos comportamentos dos ativos. O fluxo do capital parece ter optado por ativos de maior confiança do que PETR3 e PETR4 em algumas das semanas estudadas depois do início da Operação. Pode-se concluir que, de forma geral, a deflagração da Lava Jato foi relevante e trouxe certa instabilidade para outras empresas do setor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The study aimed to identify the effects of the Car Wash Operation on the Brazilian capital market, focusing on the state-owned company Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), including in the analysis other publicly traded companies that belong to the oil and gas sector. Originality/value: This research is relevant because it advances in discussing the influence of the Car Wash Operation on the stock price in the Brazilian context. This study contributes to revealing the use of the Google Trends tool to measure market attention and its effects. Design/methodology/approach: This is a quantitative research based on evidence of the volume of research in relation to the movement of the stock prices. The sample consisted of data from Petrobras and other companies belonging to the oil and gas sector in the period from January 2, 2013, to December 28, 2018. The most relevant dates were defined through the search volume index for the terms “Car Wash” and “corruption”, obtained from the Google Trends tool. The GARCH model (1,1) was adopted in the estimates. Findings: The results obtained from the dummies inserted to capture the abnormal returns showed a significant reaction in the behaviors of the assets. The flow of capital seems to have opted for assets of greater confidence than PETR3 and PETR4 in a few weeks of the Operation. This work showed that, in general, the outbreak of the Car Wash Operation influenced and brought some instability to other companies in the sector.
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