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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 17, Número: 54, Publicado: 2015
  • Determinantes da Política de Dividendos: evidência de Portugal Artigo

    Almeida, Luís António Gomes; Pereira, Elisabeth Teixeira; Tavares, Fernando Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O presente artigo aborda a opção de distribuição dos lucros sob a forma de dividendos e tem como objectivo identificar os determinantes da politica de dividendos das corporações não financeiras do mercado de capitais Português e contribuir para resolver a divergência existente nos vários estudos teóricos e empiricos sobre este tema. Método: Para resolver a problemática em estudo foram testados vários determinantes financeiros através da aplicação do Método da Regressão Linear Múltipla para as empresas não financeiras cotadas na Euronext Lisboa, entre 1997 e 2011. Fundamentação teórica: Baseia-se nas teorias mais relevantes para a explicação dos determinantes da política de dividendos. Resultados: Os resultados sugerem a existência de vários indicadores significativos para a política de dividendos do mercado de capitais Português, tais como a estabilidade do pagamento de dividendos, o valor de mercado, o pay-out anterior e a dimensão da corporação. Estes indicadores influenciam positivamente o valor dos dividendos a distribuir pela corporação. Enquanto as oportunidades de crescimento e o investimento influenciam negativamente a distribuição de dividendos. Contribuições: Este estudo contribui para a compreensão dos fatores determinantes da política de dividendos das empresas cotadas na Bolsa de Lisboa, visando a permear um maior conhecimento científico no contexto da compreensão dos fatores determinantes da política de dividendos, bem como como auxiliar na tomada de decisões das corporações e dos investidores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The objective of this article is to identify the determinants of non-financial companies’ dividend policy of the Portuguese capital market and contribute to resolve the divergence of determinants of the dividend policy existent in previous studies. Design/methodology/approach: To solve the problematic under study were tested several financial determinants, through the application of the method of multiple linear regressions to the non-financial listed companies on the Euronext Lisbon, between 1997 and 2011. Findings: The results suggest as main indicators for the Portuguese dividend policy the stability, the value of the market, the previous pay-out and the business dimension; which influence positively the amount of dividends distribute through the company. Therefore, the opportunities of growing and investment influence negatively the distribution of dividends. Practical implications: Identify the principal determinants of the dividend policy of the non-financial companies listed on the Portuguese capital markets - Euronext Lisbon and allow sustaining and improving the corporations and investors’ decisions. Originality/value: This study opens up an opportunity to contribute to the understanding of the determinants of dividend policy of the listed corporations in the Lisbon Stock Exchange, aiming permeates greater scientific knowledge in the context of understanding the determinants of dividend puzzle policy and the existing divergences of several previous empirical studies.
  • Honorários de auditoria: uma análise das empresas familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa Artigo

    Beck, Franciele; Cunha, Paulo Roberto da; Franz, Leandro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Verificar a relação entre os honorários de auditoria e a qualidade das informações financeiras nas empresas familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa. Método: Pesquisa descritiva, documental com aplicação de teste de médias e modelo de regressão linear, com dados de 2009, 2010 e 2011 de uma amostra de 133 empresas familiares e 128 não familiares da BM&FBovespa. Utilizou-se como base o estudo de Ghosh e Tang (2015). Fundamentação teórica: A hipótese é de que os auditores cobram honorários mais baixos para empresas familiares em relação às empresas não familiares, devido a maior qualidade de suas informações financeiras; por exemplo no reporte do lucro (Ali, Chen, & Radhakrishnan, 2007). Resultados: Os achados indicam a rejeição da hipótese por meio do teste de médias e do modelo de regressão, uma vez que a variável dependente (empresa familiar) não se mostrou estatisticamente significativa. Este resultado diverge do obtido por Ghosh e Tang (2015) e faz inferência às características das empresas e do mercado brasileiro. Contribuições: Permitiu a discussão em torno da relação entre honorário de auditora e a estrutura de propriedade e controle das empresas brasileiras, perpassando o tema da qualidade das informações financeiras. Auxiliou também, na identificação das principais variáveis explicativas para os honorários de auditoria. Nas empresas familiares destacaram-se: Tamanho, Vendas no exterior, Fusões e/ou incorporações, Big Four, e nas empresas não familiares: Tamanho, Setor regulamentado, Período fiscal, Big Four e Permanência da empresa de auditoria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Examine the relationship between audit fees and the quality of financial information in familiar and non-familiar companies listed on the BM&FBovespa. Design/methodology/approach: Descriptive, documentary research with application of average test and linear regression model, using data from 2009, 2010 and 2011 of a sample of 133 family businesses and 128 non-familiar BM&FBovespa. The basis for the study was Ghosh and Tang (2015). Findings: The findings indicate a rejection of the hypothesis through the average test and regression model, in which the variable dependent (family firms) was not statistically significant. This result differs from that obtained by Ghosh and Tang (2015) and makes inference to the characteristics of the companies and the Brazilian market. Practical implications: Enabled the discussion on the relationship between audit fees and the structure of ownership and control of Brazilian companies, going through the theme of quality of financial information. It also helped the identification of key explanatory variables for audit fees. In family firms included: size, foreign-sales, mergers and/or acquisitions (M&A), Big Four, and in non-family firms: size, regulation, busy-season, Big Four and auditor-tenure.
  • Os Impactos da Fase Final de Transição para o IFRS no Brasil Artigo

    Pires, Clênia de Oliveira; Decourt, Roberto Frota

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Mensurar os impactos da fase final da convergência obrigatória para o IFRS no lucro líquido (LL), no patrimônio líquido (PL) e no ativo total (AT) das empresas brasileiras de capital aberto. Método: Foi aplicado o inverso do Índice de Conservadorismo de Gray (1980) - que permite comparar os resultados entre sistemas contábeis diversos - para determinar os impactos da transição entre as duas fases do processo de convergência no Brasil, abrangidas pela lei 11.638 e seus respectivos CPCs. Foram comparados os resultados contábeis de 2009 divulgados em BR-GAAP e em IFRS. Fundamentação teórica: Gray (1980) propôs uma metodologia para mensurar o impacto dessas influências culturais e institucionais no resultado reportado pelas empresas, denominado originalmente Índice de Conservadorismo (IC) e, posteriormente, Índice de Comparabilidade (Weetman et al., 1998). Esse índice mede o quanto lucros menores (conservadorismo) ou maiores (otimismo) são mensurados por sistemas contábeis diversos, conforme será apresentado no capítulo metodologia. Resultados: Os resultados mostram que a fase final do processo de convergência obrigatória para o IFRS gerou aumentos expressivos tanto no lucro líquido como no PL das empresas analisadas: um acréscimo médio de cerca de 21% no lucro líquido e de cerca de 11% no patrimônio líquido; bem como, gerou um aumento, embora um pouco menos expressivo, de cerca de 7%, no ativo total. Todavia, apenas a diferença no lucro líquido foi significativa. Contribuições: Esta pesquisa pretende ter contribuído para aprimorar o entendimento dos impactos do processo de convergência da contabilidade brasileira para o padrão internacional; bem como, para auxiliar os gestores de negócios e os usuários da informação financeira, especialmente aqueles oriundos do mercado de capitais, as autoridades reguladoras e a academia, quanto aos efeitos finais nos resultados reportados em 2011, após a implantação da fase final de convergência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This article aims to measure the impacts of the final phase of mandatory convergence to IFRS on net income, in equity and total assets of Brazilian publics companies. Design/methodology/approach: - It is applied to the inverse of Gray (1980)’s Conservatism Index - which allows you to compare the results between different accounting systems - to determine the impacts of the transition between the two phases of the convergence process in Brazil, covered by the law 11,638 and their CPCs. It was compared the 2009 financial results disclosed in BR GAAP and IFRS. Findings: The results show that the final stage of mandatory convergence to IFRS led to significant increases in both net income and the shareholders’ equity of the companies analysed: a mean increase of about 21% in earnings and about 11% in equity, as well as generating an increase, though somewhat less significant, about 7%, the total assets. Practical implications: This research helped to improve understanding of the impacts of convergence of Brazilian accounting to the international standard; as well as to assist business managers and users of financial information, especially those from the capital markets, regulators and academia, about the ultimate effects on the results reported in 2011, after the implementation of the final phase of convergence. Originality/value: The fiscal year of 2009 was a special year for understanding the impact of accounting system in the financial results disclosed in Brazil. The Brazilian publics companies reported their results in BR GAAP and IFRS and this research analysed and compare both reports and improve understanding of the impacts of convergence of Brazilian accounting to the international standard.
  • Impacto de las tecnologías de información y comunicación en el desempeño de la negociación internacional Artículo

    Cano, Jose Alejandro; Baena, Jose Jaime

    Resumo em Espanhol:

    RESUMO Objetivo: Este artículo establece las relaciones entre el nivel de importancia de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC), la frecuencia de uso de estas herramientas, y la eficiencia y eficacia alcanzada en los procesos de negociación internacional. Metodología: Se llevó a cabo un estudio de investigación en 180 empresas importadoras y/o exportadoras en la ciudad de Medellín, y se planteó un modelo teórico para explicar las relaciones propuestas. Con la información recolectada se realizaron análisis de correlación y análisis comparativos de indicadores de eficiencia y eficacia. Hallazgos: Las TIC son esenciales para llevar a cabo procesos de negociación internacional, y a medida en que se aumente el nivel de importancia y frecuencia de uso de estas tecnologías; se perciben mejores resultados en eficiencia y eficacia. Implicaciones prácticas: El aumento de la aplicación de las TIC en los procesos de negociación internacional genera una reducción de costos y tiempos en la negociación, y un aumento de contratos de compraventa internacional; sin embargo las TIC deben complementarse con otros elementos que dependen directamente de la actitud, formación y experiencia del negociador para obtener así resultados satisfactorios. Aporte: El artículo propone un modelo original para estudiar el efecto del nivel de importancia y frecuencia de uso de las TIC en el desempeño del proceso de negociación internacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This article establishes relations between the level of importance of Information and Communication Technologies (ICT), the frequency of use of these tools, and the efficiency and efficacy achieved in the international negotiation processes. Design/methodology/approach: A research study is carried out in 180 import and / or export firms in Medellin city, and the proposed relations are explained through a theoretical model. With the information obtained, correlation and comparative analysis of efficiency and efficacy indicators are made. Findings: ICT are essential to perform international processes, therefore the increase in the importance level and frequency of use of these technologies allows perceiving better results about efficiency and efficacy increase. Practical implications: Increasing the application of ICT to the international negotiation processes generates a reduction of cost and time in negotiation and an increase of international sale contract, however ICT must be complemented by other elements such as attitude, training and experience of the negotiator to obtain satisfactory results. Originality/value: The article proposes an original model to study the effect of the importance level and frequency of use of ICT on the performance of international negotiation process.
  • A Postura de Jovens Adultos Frente à Publicidade: uma análise multigrupo por etnias Artigo

    Ting, Hiram; Run, Ernest Cyril de; Thurasamy, Ramayah

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar a atitude dos adultos jovens da Malásia em relação à publicidade. Como esse segmento responde a publicidade, e como as diferenças étnicas / culturais moderadas são avaliadas. Método: um questionário quantitativo é usado para coletar dados em duas universidades. Técnica de amostragem intencional é adotada para assegurar que a amostra represente a população real. Modelos de equações estruturais (MEE) e análise multi-grupo (AMG) são utilizados na análise. Resultados: Os resultados mostram que informações sobre o produto, o hedonismo, e bens para a economia são preditores significativos de atitude em relação à publicidade entre os jovens adultos. Além disso, a falsidade foi considerada significativa entre os chineses, enquanto papel social e o materialismo entre os Dayaks. Nenhuma diferença é observada no efeito de atitude sobre a intenção para a publicidade por etnia. Enquanto a homogeneidade nas crenças de publicidade é assumida em todos os grupos étnicos, os adultos jovens chineses e Dayak são diferentes em algumas de suas crenças de publicidade. Implicações práticas: Apesar de o efeito cultural ser bem documentado, os jovens adultos de hoje parecem ter crenças e atitude semelhantes para com a publicidade. Saber o que é compartilhado e o que não é para este segmento é essencial. Por isso, é imperativo para manter o controle de seus valores em comunidades diversificadas para garantir o processo de comunicação eficaz em publicidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This study aims to investigate the attitude of Malaysian young adults towards advertising. How this segment responds to advertising, and how ethnic/cultural differences moderate are assessed. Design/methodology/approach: A quantitative questionnaire is used to collect data at two universities. Purposive sampling technique is adopted to ensure the sample represents the actual population. Structural equation modelling (SEM) and multi-group analysis (MGA) are utilized in analysis. Findings: The findings show that product information, hedonism, and good for economy are significant predictors of attitude towards advertising among young adults. Additionally, falsity is found to be significant among the Chinese, while social role and materialism among the Dayaks. No difference is observed in the effect of attitude on intention towards advertising by ethnicity. While homogeneity in advertising beliefs is assumed across ethnic groups, the Chinese and Dayak young adults are different in some of their advertising beliefs. Practical implications: Despite cultural effect being well-documented, young adults today seem to have similar beliefs and attitude towards advertising. Knowing what is shared and what is not for this segment is essential. Hence, it is imperative to keep track of their values in diversified communities to ensure effective communication process in advertising.
  • Avaliação da Eficiência das Empresas Hoteleiras do Algarve pela Metodologia Análise de Envoltória de Dados (DEA) Artigo

    Oliveira, Ricardo Samuel Lisboa Pereira; Pedro, Maria Isabel Craveiro; Marques, Rui Domingos Ribeiro da Cunha

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar os níveis de eficiência dos hotéis de 4 e 5 estrelas da região do Algarve em Portugal que operaram no período 2005-2007 e que se representam por um conjunto de empresas hoteleiras. A análise considerou dois modelos distintos: num são utilizadas variáveis com unidades em quantidades e no outro unidades monetárias. Foi também efetuada uma análise às folgas e pares. Método: A metodologia utilizada foi a DEA (Data Envelopment Analysis) para analisar a eficiência de 28 hotéis no Algarve, em Portugal. Fundamentação teórica - A importância do turismo é reconhecida universalmente. Este setor tem um elevado impacto a nível econômico, social, cultural e ambiental. Destinos globais e maior competitividade fazem da eficiência um grande desafio na indústria hoteleira nos dias de hoje. Em Portugal o Algarve é a região com mais atividade turística (70%) e é a zona que mais procura externa atrai. A aplicação de técnicas fronteiras no setot hoteleiro é ainda escassa em Portugal e inovadora. Resultados: Os resultados sugerem que o modelo que adotou insumos com unidades monetárias, apresenta níveis de eficiência superiores. Foram encontrados níveis elevados de ineficiência e identificaram-se as boas práticas na indústria hoteleira Algarvia. Concluiu-se ainda que as diferenças de eficiência prendem-se com a gestão, o fraco uso de infraestruturas (época baixa), a sazonalidade e o ambiente institucional e contextual. Contribuições: Na literatura não froam encontrados estudos de abordagem comparativa levando em conta a natureza dos insumos (físicos/operacionais versus econômico/financeiros).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To analyse the efficiency levels of company owners of four and five-star hotels in the Algarve in Portugal for the years 2005 to 2007. Variables with quantitative and monetary units were used corresponding to two different models applied. An analysis to the slacks and peers of companies was also performed. Design/methodology/approach: Using data envelopment analysis (DEA) methodology to evaluate the efficiency of 28 hotels in the Portuguese Algarve. Findings: Tourism has an importance universally recognized. This sector has an high economic, social, cultural and environmental impact level. Global destinations and greater competitiveness have turned efficiency into a major issue in the hotel industry nowadays. In Portugal, the Algarve is the region with more tourism (70%), and it is also the area that attracts more foreign demand. The application of frontier techniques to the hotel sector is still scarce in Portugal but innovating. Practical implications: The results suggest that the model, which adopted inputs with monetary units, has higher levels of efficiency. High levels of inefficiency were found and the hotel best practices were identified. It was concluded that the efficiency differences of the results are related to the managerial practices, the use of weak infrastructure (low season), the seasonality and the institutional and contextual environment.
  • Predictores de la innovación administrativa: funciones y métodos organizacionales - Hospitales de México y de Colombia - Artículo

    Moreno, Eréndira Fierro; Mata, José Luis Cantú; Bello, Joel Martínez; López M., Oscar Hernán

    Resumo em Espanhol:

    RESUMO Objetivo: Determinar en qué medida las funciones y métodos organizacionales influyen en la innovación administrativa. Metodología: La presente investigación tiene enfoque cuantitativo con alcance exploratorio, su diseño fue no experimental y transversal. Es un estudio correlacional. Los datos fueron recolectados mediante la aplicación de un instrumento de medición (cuestionario) llevándose a cabo en México en 2011 y en Colombia en 2013. Se recolectaron 244 observaciones de mandos medios y directivos de hospitales públicos y privados. Fundamentación teórica: A través de la Teoría de recursos y capacidades se buscó soporte a las hipótesis de la investigación. Resultados: Las funciones y métodos organizacionales se asocian y son predictores de la innovación administrativa. Contribuições: A través de los resultados de esta investigación se pudo demostrar en una muestra de mandos medios y directivos médicos, paramédicos y administrativos que laboran en hospitales de México y de Colombia la influencia positiva de funciones y métodos organizacionales en la innovación administrativa, por lo que este estudio desde la brecha en la literatura contribuye al conocimiento actual sobre innovación organizacional al probar la relación con la innovación administrativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To determine to what extent functions and organizational methods influence on administrative innovation. Design/methodology/approach: This research is quantitative approach, with a not experimental and transversal design. The hypothesis was supported by using a transactional study with a sample of Mexican and Colombian hospitals through the perception of their high and medium level managers. The hospital sampling was by convenience. Findings - Organizational functions and methods are associated and are predictors of administrative innovation. Practical implications: As long as the hospital encourages the development of training and knowledge methods, autonomy methods for employees are developed, and when performance appraisal takes place in hospital, new methods will be able to develop and organize the routines and the management procedures, allocation of responsibilities and power among employees could be developed, as well as to develop new structure concepts for workplace, organizational practices and external relationships.
  • Vantagens, Riscos e Desvantagens na Adoção do Método de Contratação Design-build pelo Setor Público Brasileiro Artigo

    Albuquerque, Ana Elisabete Cavalcanti de; Primo, Marcos André de Mendes; Pereira, Felipe Augusto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar as vantagens e desvantagens associadas ao uso do método design-build de contratação, com vistas a uma possível adoção pelo setor público brasileiro. Método: estudo de caso de natureza qualitativa, no qual foram realizadas pesquisas documentais e de campo, na forma de entrevistas semiestruturadas. Sobre os dados documentais e de campo foi aplicada análise de conteúdo, bem como triangulação de métodos de coleta e fontes. Fundamentação teórica: a fundamentação teórica desta pesquisa reside na legislação brasileira para contratação de obras e estudos realizados por diversos autores nos quais abordam as vantagens do método de contratação design-build (uma única contratação para projeto e construção) em relação ao design-bid-build, método utilizado no Brasil, que contrata projeto e construção separadamente. Resultados: foram identificados vantagens, desvantagens e riscos prováveis associados à adoção do design-build, possibilitando a formulação de estratégias de enfrentamento caso venha a ser implantado. Contribuições: gestores cientes das vantagens, desvantagens e riscos associados ao design-build podem conceber estratégias de enfrentamento adotando medidas que eliminem ou minimizem seus efeitos. Os resultados podem contribuir não apenas para uma possível implantação do método em contextos inclusive distintos do público, como também para a melhoria dos processos concernentes a projeto e execução de obras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objetivo: This paper aims to identify advantages, disadvantages and risks involved in the adoption of design-build contracting method in the Brazilian public sector. Design/methodology/approach: qualitative case study, in which were made documentary and field research in the form of semi-structured interviews. About the documentary and field data was used content analysis and triangulation of sources and collection methods. Findings: The theoretical basis of this research lies in the brazilian legislation for contracting works and studies conducted by various authors in which address the advantages of design-build procurement method (a single contract for design and construction) regarding the design-bid-build method used in Brazil, which hires design and construction separately. Practical implications: The research identified advantages, disadvantages and risks associated to the adoption of the design-build method , enabling the development of coping strategies if it is deployed. Originality/value: managers aware of these aspects could use coping strategies by adopting measures to reduce or eliminate their effects. The results can contribute not only to a possible implantation of the method in contexts even other than the public sector but also to improve the processes regarding the project and execution of works.
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