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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2019
  • A relação entre a Inovação e a Competitividade Global: o papel mediador das Práticas de Gestão avaliadas por modelagem de equações estruturais Artigo

    Feldmann, Paulo Roberto; Jacomossi, Rafael Ricardo; Barrichello, Alcides; Morano, Rogério Scabim

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo – Este estudo busca investigar se um bom ambiente de gestão nas empresas determina resultados em termos de competitividade do país. Além disso, visa verificar se a inovação desempenha papel em contribuir para isso. Metodologia – O estudo utilizou modelagem de equações estruturais e dados de 138 países contemplados no Relatório de Competitividade Global 2016/2017 (Fórum Econômico Mundial 2016). Várias teorias têm sido usadas para relacionar a competitividade à inovação e às práticas de gestão. Essa discussão foi ampliada, levando essas variáveis em conta em um quadro mais abrangente. Resultados – A análise realizada indica o papel das boas práticas de gestão como mediadoras na relação que existe entre a inovação e a competitividade global, o que reforça a importância de um bom nível de gestão. Contribuições – Há muitos estudos e discussões sobre a competitividade global. Os fatores na literatura usados para explicar o grau de competitividade de um país incluem mão de obra barata, matéria-prima abundante, quantidade de capital disponível para investimento e, especialmente, capacidade de inovar. Alguns autores apontam para um quinto fator: boas práticas de gestão. Este artigo mostra como esse fator contribui para a competitividade. A contribuição mais importante deste estudo é mostrar que a inovação por si só não pode garantir a competitividade em corporações ou nações, mas exige a presença simultânea de boas práticas de gestão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose – This study seeks to investigate whether a good management environment in companies determines results in terms of country competitiveness. Additionally, it aims to verify if innovation plays a role in contributing to this. Design/methodology/approach – The study used structural equation modeling and data on 138 countries contemplated in The Global Competitiveness Report 2016/2017 (2016 World Economic Forum). A number of theories have been used to relate competitiveness to innovation and to management practices. This discussion was expanded, taking these variables into account in a more comprehensive framework. Findings – The analysis performed indicates the role of best management practices as a mediator in the relationship that exists between innovation and global competitiveness, which reinforces the importance of a good level of management Originality/Value- There have been many studies and discussions about global competitiveness. The factors in the literature used to explain a country´s degree of competitiveness include cheap labor, abundant raw materials, the amount of capital available for investment, and, especially, the capacity to innovate. Some authors point to a fifth factor: best management practices. The paper shows how this factor improves competitiveness. The most important contribution of this study is to demonstrate that innovation alone cannot by itself ensure competitiveness in companies or nations, and requires the simultaneous presence of best management practices.
  • Redução da distância entre a gestão da experiência do cliente e as compras com celular Artigo

    San-Martín, Sonia; Jiménez, Nadia; Puente, Nuria

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo – O objetivo desta pesquisa é estudar três sinais (reputação do funcionário, design do site e segurança) da estrutura da gestão da experiência do cliente que podem motivar a satisfação e a intenção de recompra do comprador por celular. O papel moderador da distância percebida do varejista é explorado. Metodologia – A abordagem dos mínimos quadrados parciais foi empregada para analisar as informações obtidas de 1053 compradores por celular em um mercado geograficamente extenso e emergente (México). Resultados – A estrutura da gestão da experiência do cliente é útil para explicar a satisfação e a intenção de recompra do comprador-c via telefone celular. Nossos resultados mostram que a reputação (particularmente para os consumidores que percebem que os varejistas estão próximos), design do site (principalmente para os consumidores que percebem que os varejistas estão distantes) e segurança melhoram a satisfação do comprador por celular. Experiências satisfatórias aumentam a intenção de recompra, independentemente da distância percebida de varejistas alternativos. Contribuições – Este estudo contribui para a compreensão de quais fatores os vendedores via celular (vendedores-c) podem gerenciar de diferentes modos para gerar satisfação e intenção de recompra via celular, a partir da perspectiva inexplorada da Gestão da Experiência do Cliente e em um mercado emergente pouco estudado. Outra faceta importante deste estudo está relacionada à influência moderadora da distância percebida no relacionamento entre a reputação do funcionário, design do site e segurança, por um lado, e a satisfação do comprador-c, por outro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose – The purpose of this research is to study three clues (employee reputation, site design, and security) of the Customer Experience Management framework that can prompt mobile shopper satisfaction and repurchase intention. The moderator role of perceived distance of the retailer is explored. Design/methodology/approach – The Partial Least Squares approach was employed to analyze information gathered from 1053 mobile shoppers in a geographically extensive and emerging market (Mexico). Findings – The Customer Experience Management framework is helpful in explaining m-shopper satisfaction and intention to repurchase via mobile phone. Our findings show that reputation (particularly for consumers who perceive that retailers are near), site design (principally for consumers who perceive that retailers are far away), and security enhance mobile-shopper satisfaction. Satisfactory experiences increase repurchase intention, regardless of perceived distance of alternative retailers. Originality/value – This study contributes to understanding which factors mobile vendors (m-vendors) could manage in different ways to engender satisfaction and intention to repurchase via mobile, from the unexplored Customer Experience Management perspective and in a scarcely studied emerging market. Also, a key facet of this study is related to the moderating influence of perceived distance on the relationship between employee reputation, site design, and security, on one hand, and m-shopper satisfaction on the other.
  • Determinantes da inércia do cliente – Uma pesquisa sobre os serviços de telefonia móvel Artigo

    Mesquita, José Marcos Carvalho de; Urdan, André Torres

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo – Em setores de serviço contínuo, algumas empresas retêm muitos clientes apesar da frequente insatisfação dos clientes e dos altos índices de reclamação. Essa retenção resulta da inércia dos clientes. Este trabalho visa identificar o que influencia esse comportamento inercial. Metodologia – Foram concebidos dois modelos conceituais concorrentes: um modelo base, que considera os efeitos mediadores, e um modelo rival, que considera apenas os efeitos diretos na inércia do cliente. Foi realizada uma pesquisa no Brasil. O alvo foram clientes de telefonia móvel. Foi elaborado um questionário e os dados foram coletados online e pessoalmente. Foi aplicada a modelagem da equação estrutural. Resultados – Foram apenas confirmados os efeitos diretos na inércia do cliente. O modelo rival teve um desempenho melhor que o modelo base em um conjunto de critérios (p. ex., maior poder explanatório para a inércia do cliente e maior simplicidade). O modelo rival oferece uma explanação moderada (R̅2=0,370), alguns coeficientes robustos do caminho estrutural e propriedades psicométricas apropriadas para os construtos latentes. Contribuições – O trabalho complementa e acrescenta à pesquisa existente por meio da avaliação da inércia do cliente como um importante resultado nos mercados dos serviços continuados. O isomorfismo de mercado, um novo conceito, foi incluído na análise. São descritos os resultados de um país em desenvolvimento, ajudando a generalizar para um conjunto maior de países.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose – In ongoing service sectors, some companies have high customer retention in spite of frequent consumer dissatisfaction and high complaint rates. This retention results from customer inertia. This paper aims to identify what influences this inertial behavior. Design/methodology/approach – Two competing conceptual models were conceived: a Base Model, which considers mediating effects, and a Rival Model, which considers only the direct effects on customer inertia. A survey was undertaken in Brazil. Mobile phone customers were targeted. A questionnaire was built and data were collected online as well as in person. Structural equation modeling was applied. Findings – Only direct effects on customer inertia were confirmed. The Rival Model outperformed the Base Model on a set of criteria (e.g., greater explanatory power for Customer Inertia and more simplicity). The Rival Model offers a moderate explanation (R̅2=0.370), some sound structural path coefficients, and appropriate psychometric properties for the latent constructs. Originality/value – The paper complements and adds to existing research by evaluating customer inertia as an important outcome within ongoing service markets. Market isomorphism, a new concept, is included in the analysis. Results from a developing country are described, helping to generalize to a broader set of countries.
  • Que nojo! Devo confiar em você? O papel do mindset na confiança da marca após um incidente negativo Artigo

    Puente-Díaz, Rogelio; Cavazos-Arroyo, Judith

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo – O objetivo desta pesquisa é examinar a influência do mindset na reação dos consumidores a um evento negativo envolvendo uma marca corporativa. Metodologia – Realizamos dois estudos, um qualitativo e um quantitativo. No primeiro, mostrou-se aos participantes uma foto do incidente com uma legenda e realizaram-se entrevistas pessoais com os consumidores da categoria envolvida no evento, ou seja, pimentas verdes. No segundo, mostrou-se aos participantes a mesma imagem do primeiro estudo e eles responderam a uma série de questionários que avaliam o mindset, a confiança da marca e a intenção de compra. Resultados – O primeiro estudo mostrou a presença de um tema envolvendo estabilidade x maleabilidade das marcas, usado para explicar a decisão de confiar na marca ou comprá-la novamente ou não. O segundo estudo mostrou uma relação positiva entre um mindset de crescimento e confiança da marca. Da mesma forma, a confiança da marca foi relacionada positivamente à intenção de compra. O modelo de classe latente mostrou que as duas classes com níveis mais altos de mindset de crescimento tinham maior probabilidade de confiar na marca e comprá-la após o evento negativo. Contribuições – Até onde sabemos, apenas uma pesquisa examinou o papel do mindset na reação dos consumidores após um incidente negativo envolvendo uma marca corporativa. Assim, esta pesquisa tentou responder a um pedido recente de vários estudiosos do comportamento do consumidor para mais pesquisas sobre mindset.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose – The purpose of this investigation was to examine the influence of mindsets on consumers’ reactions to a negative event involving a corporate brand. Design/methodology/approach – We conducted two studies, one qualitative and one quantitative. In study 1, participants were shown a picture of the incident with a caption and personal interviews were conducted with consumers of the category involved in the event, i.e. green chilies. In study 2, participants were shown the same picture as in study 1 and completed a set of questionnaires assessing mindsets, brand trust, and purchase intention. Findings – Study 1 showed the presence of a theme involving the stability versus malleability of brands, used to explain the decision to either trust and purchase the brand again or not. Study 2 showed a positive relationship between a growth mindset and brand trust. Similarly, brand trust was positively related to purchase intention. The latent class model showed that the two classes with higher levels of a growth mindset were more likely to trust the brand and purchase it after the negative event. Originality/value – To our knowledge, only one investigation has examined the role of mindsets in consumers’ reactions after a negative incident involving a corporate brand. Hence, this investigation tried to answer a recent call from several consumer behavior scholars for more research on mindsets.
  • Escolhas Intertemporais: O Papel da Frequência de Feedback e Momento de Remuneração Artigo

    de Aguiar, Andson Braga; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; Zaro, Cláudio Soerger

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo – O artigo examina se gestores alocam esforço mais de longo prazo quando eles recebem feedback trimestral ao invés de feedback de até um mês e acima de um trimestre. O artigo examina ainda se o momento de recebimento da remuneração modera o relacionamento entre a frequência de feedback e as escolhas intertemporais. Metodologia – O estudo coleta dados de levantamento de 78 gestores de nível intermediário que atuam em uma empresa brasileira. Resultados – Os resultados indicam que os gestores dedicam mais tempo a tarefas mais de longo-prazo quando eles recebem feedback trimestral. Os resultados também indicam que momento de remuneração modera o relacionamento entre frequência de feedback e escolhas intertemporais. Contribuições – Os resultados deste estudo oferecem duas principais contribuições. Primeiro, o estudo oferece evidências empíricas do efeito da frequência de feedback em um contexto em que feedback não é mandatório, é fornecido para propósitos internos e não há pressão do mercado de capitais. Segundo, o estudo procura separar o efeito da frequência de feedback do efeito do momento de recebimento da remuneração e examina se o segundo componente modera o efeito do primeiro componente sobre as escolhas intertemporais

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose We examine whether managers allocate longer-term effort when they receive quarterly than either up to a month or longer than quarterly feedback. We also examine whether reward timing moderates the relationship between feedback frequency and intertemporal choices. Design/methodology/approach We collect survey data from 78 middle-level managers working at a Brazilian company. Findings The results indicate that managers place more weight on longer-term tasks when they receive quarterly feedback. Our results also indicate that reward timing moderates the relationship between feedback frequency and intertemporal choices. Originality/value The contribution of this study is twofold. First, we provide empirical evidence showing the effect of feedback frequency in a setting in which feedback is not mandatory, is provided for internal purposes, and there is no capital market pressure. Second, we disentangle these two components and offer empirical evidence on the relation between feedback frequency and intertemporal choices and on the moderate role of reward timing in this relationship.
  • Estilo do líder e comprometimento dos liderados: associando construtos em busca de possíveis relações Artigo

    Silva, Priscila Lopes da; Nunes, Simone Costa; Andrade, Darly Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo – A pesquisa teve o propósito de investigar de que forma estilos de liderança dos gestores interferem no comprometimento de seus liderados. Foram testadas cinco hipóteses visando identificar relações entre o estilo de liderança e os componentes do comprometimento. Metodologia – O estudo privilegiou a estratégia quantitativa e adotou a survey como método de pesquisa. Foram aplicados dois questionários tendo-se como amostra final 587 respondentes. Na análise, foram utilizadas a estatística descritiva, a análise CHAID e a correlação de Pearson. Resultados – Há relação positiva entre o estilo de liderança com foco no relacionamento e o componente afiliativo do comprometimento dos liderados. Existe relação positiva entre o estilo com foco na tarefa e o componente normativo. Há relação positiva entre o estilo com foco na situação e o comprometimento afetivo, bem como entre esse estilo e o comprometimento geral. Contribuições – O estudo contribui com o debate sobre a existência de relação entre alguns componentes do comprometimento e os estilos de liderança, apontando como o estilo de liderança pode afetar o tipo de comprometimento dos liderados com a organização, especificamente quanto à relação positiva entre o estilo com foco na situação e o comprometimento geral, o estilo com foco no relacionamento e o componente afiliativo e o estilo com foco na tarefa e o componente normativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose – The aim of the research was to investigate how managers’ leadership styles interfere with the commitment of their team members. Five hypotheses were tested in order to identify relationships between the leadership style and the components of the commitment. Design/methodology/approach – The method chosen was quantitative and a survey was conducted. The data were collected through the application of two questionnaires. A total of 587 questionnaires were considered valid. Descriptive statistics, CHAID analysis and Pearson’s correlation were used in the analysis. Findings – The correlation between the managers’ leadership styles with relationship orientation and the affiliate component of commitment was significant; there is a positive relationship between the task orientation and the normative commitment; there is a positive relation between situational leadership style and affective commitment, as well as between this style and the general commitment. Originality/value – This study contributes to the debate about the existence of a relationship between some components of commitment and leadership styles, pointing out how the leadership style can affect the type of commitment of the team members, specifically regarding the positive relation between the situational leadership style and the general commitment; the relationship orientation and the affiliate component; and the task orientation and normative component.
  • Big bath e imparidades do goodwill Artigo

    Gonçalves, Cristina; Ferreira, Leonor; Rebelo, Efigénio; Fernandes, Joaquim Santana

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo – Analisar em que medida o reconhecimento de imparidades em goodwill está associado a períodos com resultados negativos, antes dessas perdas (práticas de big bath) e determinar se o endividamento e o mercado de capitais restringem o reconhecimento dessas perdas em práticas big bath. Metodologia – Estudo empírico quantitativo com base em dados financeiros e de mercado, tendo por base uma amostra de empresas com títulos admitidos à cotação nas bolsas de valores de Lisboa e Madrid (2007-2015). Recorreu-se a modelos de regressão multivariada com estimação pelo método dos momentos generalizados (system GMM). Resultados – A imparidade em goodwill é relevante em práticas de big bath, corroborando a ideia da existência de grande discricionariedade na utilização deste accrual. Conclui-se que as empresas se ajustam aos ciclos de mercado de capitais. A relação positiva entre o nível de endividamento e a imparidade em goodwill sugere que eventuais penalizações dos credores não condicionam o reconhecimento destas imparidades. Contribuições – Evidencia-se as práticas de big bath associadas a empresas com resultados negativos e o papel do endividamento e mercado de capitais como fatores explicativos de estratégias de big bath, através de imparidades em goodwill

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose – To analyze the extent to which recognition of impairments in goodwill is associated with periods of negative results before these losses (big bath practices). To determine whether indebtedness and the capital market restrict the recognition of such losses in big bath practices. Design/methodology/approach – Quantitative empirical study based on accounting and market data of companies listed on the Lisbon and Madrid stock exchanges (2007-2015), supported by multivariate regression models estimated using the generalized moments method (system GMM). Findings – Impairment in goodwill is relevant in big bath practices, and there is great discretion in the use of this accrual. It can be concluded that companies adjust to capital market cycles. The positive relationship between the level of indebtedness and the impairment in goodwill suggests that any penalties from creditors do not condition the recognition of the impairments. Originality/value – There is evidence of big bath practices being associated with companies with negative results and of the role of debt and capital markets as explanatory factors of big bath strategies that use impairments in goodwill.
  • Validação de Escalas para Investigar a Gestão Financeira Pessoal Artigo

    Veiga, Ricardo Teixeira; Avelar, Cátia; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; Higuchi, Agnaldo Keiti

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo – Descrever o teste empírico de escalas para mensurar os comportamentos de Gestão Financeira Pessoal, Impulsividade nas compras e Tensão Financeira, examinando a estrutura fatorial, confiabilidade e validade das escalas. Metodologia – A partir da tradução reversa de escalas foi feito levantamento pela internet com 195 respondentes (alunos e professores de pós-graduação de cinco estados brasileiros, vinculados a cursos de administração). Os dados foram analisados com Análises Fatoriais Exploratória e Confirmatória, além de Modelagem de Equações Estruturais. utilizando os pacotes estatísticos SPSS e AMOS da IBM. Resultados – As escalas são confiáveis e têm validade de construto. Na avaliação da validade nomológica das escalas, houve relação negativa entre impulsividade nas compras e gestão financeira. Gestão financeira tem efeito negativo na tensão financeira, atuando como mediadora parcial da relação positiva entre impulsividade e tensão financeira. Contribuições – Os resultados motivam o uso da escala de comportamento de gestão financeira para avaliar esse traço de competência pessoal na população brasileira, apoiando programas de educação financeira e o planejamento de marketing de instituições de crédito

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose – The paper describes the test of preexistent scales to measure behaviors of personal financial management, buying impulsiveness and financial strain Design/methodology/approach – From the back translation of scales published in English, empirical research was carried out to certify the reliability and validity of these instruments. A survey through the internet was performed with 195 respondents (postgraduate students and teachers from five Brazilian states, related to business administration courses). Data were analyzed with exploratory and confirmatory factor analysis, in addition to structural equation modeling, using the statistical software IBM SPSS and AMOS. Findings – The scales are reliable and showed construct validity. In the examination of scales’ nomological validity, there is a negative association between buying impulsineness and financial management. Financial manegement this construct has a negative effect on financial strain, and partially mediates the positive relationship between impulsiveness and financial strain. Originality/value – Results motivate the use of a scales of the behavior of personal financial management in order to evaluate this trait of personal competence, supporting programs of financial education and the marketing planning of credit institutions.
  • O impacto do investidor institucional no preço das ações Artigo

    Borges, Elaine; Martelanc, Roy

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo – Este estudo tem como objetivo analisar o impacto dos fundos de investimento comprando e vendendo ações juntos por períodos consecutivos no preço dessas ações. Metodologia – Foram realizadas análises de regressão em painel com efeitos fixos para identificar a relação entre a variável persistência, que mede em quantos períodos consecutivos uma determinada ação foi comprada ou vendida pelo conjunto dos fundos, e os retornos dessa mesma ação, no curto e no médio prazo. Resultados – Ações que são compradas pelo conjunto de fundos persistentemente apresentam retornos reduzidos, e ações vendidas apresentam retorno aumentados, tanto no curto quanto no médio prazo. Além disso, a amostra que reuniu fundos pequenos com estratégia ativa, comprando e vendendo small caps, apresentou a maior relevância estatística e econômica em todos os períodos. Contribuições – Esses resultados permitem questionar a habilidade dos gestores dos fundos pequenos na seleção de ativos e o timing de suas transações, além de sua contribuição como investidores bem informados para o equilíbrio dos preços no mercado de capitais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose – This study aims to analyze the impact of mutual funds trading shares together for consecutive periods in the price of these shares. Design/methodology/approach – Fixed-effects panel regression analyzes were performed to identify the relationship between persistence, which measures how many consecutive periods a particular share was bought or sold by the pool of funds, and the returns of the same stock in the short and medium term. Findings –Shares that are purchased by the pool of funds persistently have reduced returns, and stocks sold have increased returns in both short and medium term. In addition, the sample that gathered small funds with active strategy, buying and selling small caps, presented the most statistical and economic relevance in all periods. Originality/value – These results allow us to question the ability of small fund managers to select assets and the timing of their transactions, as well as their contribution as well-informed investors to the equilibrium of capital market prices.
  • The accounting reform in Spain. An analysis form the point of view of time and degree of knowledge of accountants Artigo

    Ortiz-Martínez, Esther; Antón-Renart, Marcos; Marín-Hernández, Salvador

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo – El objetivo de este estudio es comprobar en qué medida el transcurso del tiempo afecta a la percepción de los profesionales de la contabilidad sobre una reforma en la normativa contable que ha supuesto la adaptación de la legislación española a las Normas Internacionales de Información Financiera (NIIF), además de comprobar si su grado de conocimiento afecta a sus opiniones sobre la misma. Metodología – Para conseguir este propósito nos dirigimos a los profesionales de la contabilidad españoles a través de un mismo cuestionario, en cuatro momentos temporales distintos a partir de la primera implantación de esta nueva normativa. Resultados – Se confirman las dos hipótesis que se querían contrastar: que el grado de conocimiento que tienen los profesionales españoles sobre la nueva normativa contable va aumentando después de la primera aplicación de las nuevas exigencias; y que viene determinado por el tipo de problemática a la que se enfrentan. Contribuciones – La percepción de los profesionales acerca del cambio normativo contable en España se matiza a lo largo del tiempo después de su implantación, siendo cada vez menos críticos y valorando mejor la adaptación de la normativa propia frente a la imposición directa de las IFRS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose – The goal of this paper is to prove if there is a change in the Spanish professionals´ perception about the accounting reform in Spain due to the adaptation to IFRS, depending on when it is analysed, and also if this opinion depends on their degree of knowledge. Design/methodology/approach – We have used a survey done to the Spanish accountants in different four times after the accounting reform. Findings – It is obtained that the degree of knowledge of accountants increases after the first application of the new requirements and it affects their opinion about the accounting reform. It is important to highlight that the perceptions are not the same about each different aspect of accounting areas. Originality/value – Accountants play an important role in the accounting development and so it is valuable to know their opinion after an accounting reform when trying to get comparability with IFRS. Their perceptions are less critical when they have got experience about the new rules and prefer changing the national regulation to requiring directly IFRS in order to get this comparability.
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