Acessibilidade / Reportar erro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 36, Número: 2, Publicado: 2013
  • Aos leitores

  • Fenomenologia da Comunicação em sua quotidianidade Artigos

    Castro, Fábio Fonseca de

    Resumo em Português:

    O artigo reflete sobre a relação entre a Comunicação e os processos comunicativos quotidianos à luz do pensamento de Martin Heidegger. Pretendende-se interpretar o fenômeno comunicativo a partir de uma abordagem hermenêutica e fenomenológica, investiga-se a Comunicação como condição tácita de todo estar no mundo e discute-se o caráter banal e quotidiano da Comunicação por meio da noção heideggeriana de falatório (Gerede), a qual procura entender como experiência comunicativa fundamental. O objetivo do artigo é compreender a Comunicação na sua condição fenomênica mais elementar, que identificamos como sendo a sua condição intersubjetiva. Com essa proposição, o artigo procura pensar a Comunicação sem as amarras metafísicas que exigem que se pense, nela, como uma condição de eficiência de linguagem e de sentido, iniciando uma fenomenologia da Comunicação que a perceba como fenômeno intersubjetivo e quotidiano.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo reflexiona sobre la relación entre la Comunicación y los procesos comunicativos cotidianos a la luz del pensamiento de Martin Heidegger. Con la intención de interpretar el fenómeno comunicativo con un enfoque fenomenológico y hermenéutico, tratamos de comprender la Comunicación como condición tácita de todo ser en el mundo y analizamos el carácter banal y cotidiana de la comunicación a través de la noción heideggeriana de habladuría (Gerede) que trata de entender como experiencia comunicativa fundamental. El objetivo de este trabajo es entender la Comunicación en su estado fenomenal más básico, se ha identificado como su condición intersubjetiva. Con esta propuesta, el artículo trata de pensar en Comunicación sin los lazos metafísicos que requieren a pensar en ella como condición de eficacia de lenguaje y de significado, empezando una fenomenología de la Comunicación que la piense como fenómeno intersubjetivo y cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    The article reflects on the relationship between Communication and communicative everyday processes using Martin Heidegger's philosophy. Intending to interpret the communicative phenomenon from a phenomenological and hermeneutical approach, we seek to understand Communication as tacit condition of every being in the world and we discuss the banal and quotidian character of Communication through Heidegger's notion of idle talk (Gerede), comprehended it as a fundamental communicative experience. The aim of the paper is to understand the Communication in its most basic phenomenal condition, wich we have identified as their intersubjective condition. With this proposition, the article also seeks to understand Communication without the metaphysical bonds that are required to think on it, in other words a condition of effectiveness of language and meaning. Doing this, we start a phenomenology approach by which Communication could be comprehended as intersubjective and daily phenomenon.
  • Sistemas, fluxos e abstrações: a Comunicação sob o 'long zoom' de Steven Johnson Artigos

    Gonçales, Diego Franco

    Resumo em Português:

    Steven Johnson, apesar de ser referência na pesquisa sobre Comunicação Digital, aborda essa temática apenas de maneira tangencial na maior parte da sua produção bibliográfica: os livros de Johnson são, ao mesmo tempo, exemplos e defesas de uma proposta epistemológica que integra pensamento sistêmico e abordagem interdisciplinar à qual ele chama long zoom. Esse artigo, por meio de uma revisão bibliográfica da obra de Johnson, tem como objetivo analisar a aplicação do long zoom na crítica da Comunicação de Massa, concluindo que, nessa perspectiva, ela emerge como um fenômeno cujo impacto social é mais bem compreendido se: a) abordado via abstração ao molde da Cibernética; b) focando-se nos modelos de fluxo de informação; e c) entendido como manifestação particular de fenômenos gerais.

    Resumo em Espanhol:

    Steven Johnson, a pesar de ser una referencia en la investigación sobre Comunicación Digital, aborda esta cuestión de manera tangencial en la mayor parte de su producción: los libros de Johnson son, al mismo tiempo, ejemplos y defensas de una propuesta epistemológica que integra los pensamiento sistémico y enfoque interdisciplinario llamado long zoom. En este artículo, a través de una revisión bibliográfica de la obra de Johnson, se analiza la aplicación de zoom largo en la crítica de la Comunicación de Masas, concluyendo que, en esta perspectiva, surge como un fenómeno social cuyo impacto se entiende mejor si: a) dirigido a través de la abstracción Cibernética; b) que se centra en los modelos de flujo de información; y c) entendida como manifestación particular de fenómenos generales.

    Resumo em Inglês:

    Steven Johnson, although being a reference in research on Digital Communication addresses this issue only tangentially in most of his work: Johnson's books are, at the same time, examples and defenses of an epistemological proposal that integrates systems thinking and interdisciplinary approach to what he calls long zoom. This article, through a literature review of the work of Johnson, analyzes the application of long zoom in the critique of Mass Communication, concluding that, in this perspective, it emerges as a social phenomenon whose impact is better understood if: a) approached via the abstraction of Cybernetics; b) focusing on the models of information flow; and c) understood as particular manifestation of general phenomena.
  • O renascimento da Comunicação para a transformação social: redefinindo a disciplina e a prática depois da 'Primavera Árabe' Artigos

    Tufte, Thomas

    Resumo em Português:

    No mundo todo, temos experimentado um ressurgimento de práticas multilaterais de Comunicação para a transformação social, uma infinidade de ações em que voz, cidadania e o coletivo tem estado no centro do palco como valores essenciais, de princípios e práticas. Assim, esse artigo objetiva analisar as alterações conceituais advindas desse contexto de mudança, pois o mesmo desperta uma série de questões. A partir de pesquisa bibliográfica, procuramos mostrar que, ao considerar as táticas dos cidadãos na dinâmica comunicativa da sociedade em rede, as instituições podem desenvolver uma sensibilidade de modo a ver os cidadãos como agentes da transformação social.

    Resumo em Espanhol:

    En el mondo, se ha experimentado un resurgimiento de las prácticas de la Comunicación multilateral para el cambio social, una multitud de acciones en que la voz, la ciudadanía y el colectivo ha estado en el centro del escenario como valores esenciales, principios y prácticas. Este artículo tiene como objetivo analizar los cambios que resultan de este marco conceptual del cambio, ya que plantea una serie de cuestiones. Utilizando una investigación de la literatura, se muestra que, al considerar las tácticas de los ciudadanos en la dinámica comunicativa de la sociedad en red, las instituciones pueden desarrollar una sensibilidad para poder ver los ciudadanos como agentes de transformación social.

    Resumo em Inglês:

    In all world, we have experienced a resurgence of practices multilateral communication for social change, a multitude of actions in which voice, citizenship and the collective has been at the center stage as essential values, principles and practices. Thus, this article aims to analyze the changes resulting from this conceptual context of change, because it raises a number of questions. Using a bibliographic research, we show that, when considering the tactics of citizens in communicative dynamics of the network society, institutions can develop a sensitivity in order to view citizens as agents of social transformation.
  • Digitalização e acesso aberto na publicação em Ciências da Comunicação: o caso português Artigos

    Serra, Paulo

    Resumo em Português:

    A publicação é, sem dúvida, um dos imperativos básicos da ciência. A era digital veio tornar essa publicação cada vez mais fácil, barata e acessível. Nesse sentido, o artigo tem dois objetivos essenciais. O primeiro é o de descrever e avaliar a publicação portuguesa na área das Ciências da Comunicação no que se refere a fatores como a quantidade de materiais disponíveis online, a natureza desses materiais (digitais ou shovelware) e a sua acessibilidade (open access).Tendo como base essa descrição e avaliação do caso português, o texto tem como segundo objetivo proceder a algumas reflexões sobre a questão da internacionalização da publicação em língua portuguesa e as formas de contrariar a hegemonia da língua inglesa como língua franca da ciência.

    Resumo em Espanhol:

    La publicación es sin duda uno de los requisitos básicos de la ciencia. En la era digital esta publicación es cada vez más fácil, barata y accesible. En este sentido, el artículo tiene dos objetivos fundamentales. El primero es describir y evaluar la publicación portuguesa en el campo de Ciencias de la Comunicación con respecto a factores tales como la cantidad de material disponible en línea, la naturaleza de estos materiales (digital o shovelware) y la accesibilidad (acceso abierto). Tomando como punto de partida la descripción y evaluación del caso portugués, el segundo objetivo de este texto es hacer algunas reflexiones sobre el tema de la internacionalización de la publicación en portugués y las formas de combatir la hegemonía del inglés como lengua franca de la ciencia.

    Resumo em Inglês:

    Publishing is undoubtedly one of the basic requirements of science. In the digital era publishing has become increasingly easy, inexpensive and accessible. In this sense, the paper has two main objectives. The first is to describe and evaluate the Portuguese publication in the field of Communication Sciences with regard to factors such as the amount of material available online; the nature of these materials (digital or shovelware) and accessibility (open access). Based on this description and evaluation of the Portuguese case, the second objective of the text is to make some reflections on the issue of internationalization of the publication in Portuguese language and the way to counter the hegemony of English as the lingua franca of science.
  • A espetacularização da figura de Chico Xavier e a doutrina Espírita na narrativa midiática 'Chico Xavier' Artigos

    Carvalho, Aline Torres Sousa; Rezende, Guilherme Jorge de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é analisar o processo de espetacularização da figura de Chico Xavier e da doutrina Espírita na narrativa midiática Chico Xavier, de Daniel Filho. A metodologia consta de pesquisa bibliográfica e descrição e análise de excertos do filme, nos quais são observados, a partir da transcrição das falas e da identificação de videogramas, os mecanismos utilizados na inserção de Chico Xavier e da doutrina Espírita na esfera do espetáculo midiático. A partir da articulação entre os fundamentos teóricos e as reflexões resultantes da análise, verificamos a consolidação da representação de Chico Xavier como um herói olimpiano da cultura de massa contemporânea.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es el de analizar el proceso de espectacularidad de la figura de Chico Xavier y de la doctrina Espirita en la narración mediática Chico Xavier, de Daniel Filho. La metodología consta de investigación bibliográfica y descripción y análisis de extractos de la película en las cuales son observados, a partir de la transcripción de las conversaciones y de la identificación de fotogramas los mecanismos usados en la inserción de Chico Xavier y de la doctrina Espirita en la esfera del espectáculo mediático. A partir de la articulación entre los fundamentos teóricos y de las reflexiones resultantes del análisis, constatamos la consolidación de la representación de Chico Xavier como un héroe olímpico de la cultura de masa contemporánea.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to analyze the process of spectacularization of the figure of Chico Xavier and of the Spiritist doctrine in the mediatic narrative Chico Xavier, by Daniel Filho. The methodology is a bibliographic research and a description and analysis of the movie excerpts, where are observed, from the transcript of the speeches and the identification of frames, the mechanisms used in the insertion of Chico Xavier and of the Spiritist doctrine in the sphere of the mediatic spectacle. Based on the articulation between the theoretical foundations and the reflections resulting from the analysis, we see the consolidation of the representation of Chico Xavier as an olympian hero of the contemporaneous mass culture.
  • A produção de documentário no Rio Grande do Sul na visão dos realizadores Artigos

    Tomaim, Cássio dos Santos; Marconi, Dieison; Dalenogare, Marília

    Resumo em Português:

    Em um universo de mais de 70 realizadores audiovisuais identificados em um mapeamento que buscou catalogar a produção de documentários no Rio Grande do Sul entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionados 11 documentaristas para que, a partir de entrevistas semi-estruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam sobre a produção, distribuição e exibição do documentário no Brasil. A maioria dos realizadores entrevistados têm formação em cursos de Jornalismo em universidades públicas e particulares do Rio Grande do Sul, onde conheceram e se envolveram com o cinema e o audiovisual. É consenso entre os realizadores que a escassez de recursos para a produção é ainda um complicador para o desenvolvimento do gênero no Estado e no Brasil, porém, reconhecem que a dependência às leis de incentivos fiscais não é saudável para uma produção que se pretende independente, como é o caso do documentário.

    Resumo em Espanhol:

    En el conjunto de más de 70 cineastas audiovisuales identificados en una cartografía que tuvo por finalidad catalogar la producción de documentales en el estado brasileño del Rio Grande do Sul entre los años 1995 y 2010, han sido seleccionados 11 documentalistas para que, por medio de entrevistas semiestructuradas, pudiéramos entender quiénes son y qué piensan sobre la producción, distribución y exhibición de películas documentales en Brasil. La mayoría de los cineastas son periodistas egresos de universidades públicas y particulares del Rio Grande do Sul, donde han conocido la práctica de cine y se han involucrado con la producción audiovisual. Es consenso entre los cineastas que la escasez de fomentos para la producción todavía es un obstáculo para el desarrollo del género en el estado y en Brasil, sin embargo reconocen que la dependencia de los subsidios obtenidos por medio de leyes de incentivo con recursos fiscales no es positivo para un producto cinematográfico que aspira la independencia.

    Resumo em Inglês:

    Between the years 1995 and 2010 it was conducted a mapping that identified at least 70 audiovisual producers of documentaries in the state of Rio Grande do Sul Among these, 11 filmmakers were interviewed in order to understand who they are and what they think about the production, distribution and screening of the documentary in Brazil. The semi-structured method was used to conduct the interviews that allowed to realize that most of the directors has a background in journalism courses at public and private universities of Rio Grande do Sul, where they became familiar with the language of cinema and audiovisual. The consensus among the filmmakers is that the dearth of resources for production remains a complicating factor for the development of this kind of movie both in the state, as in Brazil. They recognize, however, that the dependence of tax incentive laws is not healthy for a production that aims to be independent, as is the case of the documentary.
  • Gabinete de Crise versus mídia: implicações para o diálogo com a comunidade Artigos

    Reis, Clóvis; Zucco, Fabrícia Durieux; Darolt, Everton

    Resumo em Português:

    Nas últimas décadas, o estudo dos desastres naturais ganhou destaque na pesquisa acadêmica, dando origem a uma variedade de métodos para a avaliação da Comunicação do poder público com a comunidade. Mileti (1999) desenvolve um modelo para a gestão da Comunicação durante as catástrofes e estabelece as tarefas básicas do Gabinete de Crise na relação com a mídia. A partir de tal paradigma, o presente trabalho analisa a Comunicação da Prefeitura de Blumenau (município localizado no Sul do Brasil) no desastre ambiental de novembro de 2008, no qual as inundações atingiram mais de 100 mil pessoas. Com base no testemunho dos profissionais do rádio, que transmitiram os acontecimentos ao vivo, se examinam as medidas que o governo adotou nos diferentes momentos da tragédia. Os resultados da investigação indicam os desafios para que o poder público se comunique de modo eficaz na iminência, ao longo e depois das catástrofes, eventos que afetam profundamente o diálogo com a comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    En las últimas décadas, el estudio de los desastres naturales ha ocupado más espacio en la investigación académica, dando lugar a una infinidad de métodos para la evaluación de la Comunicación del gobierno con la comunidad. Mileti (1999) desarrolla un modelo para la gestión de la Comunicación en situaciones de desastres y establece las funciones básicas del Gabinete de Crisis para la relación con los medios. Desde dicho paradigma, el presente trabajo analiza la Comunicación del Ayuntamiento de Blumenau (municipio situado en el Sur de Brasil) a lo largo del desastre ambiental de noviembre de 2008, en el que las inundaciones han cogido a más de 100 mil personas. A partir del el testimonio de los profesionales de la radio, que han transmitido los hechos en directo, se examinan las medidas que el gobierno ha adoptado en diferentes momentos de la tragedia. Los resultados de la investigación indican los retos para que la administración pública se comunique eficazmente antes, durante y después de los catástrofes, sucesos que impactan profundamente el diálogo con la comunidad.

    Resumo em Inglês:

    In recent decades, the study of natural disasters has become more important in the academic research, leading to a variety of methods for the evaluation of the public communication with the local community. Mileti (1999) develops a model for the Communication management during the disasters and defines the basic assignments of the Crisis Committee for the relationship with the media groups. Based on this paradigm, the paper analyzes the Communication of the Blumenau City Hall (in Southern Brazil) through the environmental disaster of November 2008, when the floods affected more than 100,000 people. Based on the testimony of the radio professionals, which broadcasted the events live, the research examines the actions which the government adopted at the different moments of the tragedy. Research results indicate the challenges for the effective public Communication before, during and after the natural disasters, situations which disrupt the dialogue with the local community.
  • Para explicar o 'bóson de Higgs com maçãs'

    Bustamante, María de los Angeles Miranda; Ibacache, Bernardo Soria

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda o desafio que o Jornalismo de Ciência e Tecnologia deve enfrentar na mídia impressa para atrair a atenção do público que, muitas vezes, é saturado de informações. Propomos o uso de edutainment, uma mistura de educação e entretenimento para fazer notícias com clareza e proximidade nesta área, procurando a ciência realmente torna-se um bem social. Depois de estudar este recurso em investigações anteriores nas publicações de jornais chilenos, propomos uma estratégia metodológica para analisar o uso de edutainment na imprensa de Ciência e Tecnologia, descrevendo categorias sobre páginas de conteúdo visual e textual que abordam o design, estratégias textuais e interatividade.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo aborda el desafío que enfrenta hoy el Periodismo de Ciencia y Tecnología en medios impresos para atraer la atención del público, que está a menudo saturado de información. Para ello proponemos el uso del edutainment, una mezcla de educación y entretención, para hacer más claras y cercanas las noticias en esta área, buscando que la ciencia realmente se transforme en un bien social. Luego de estudiar este recurso en investigaciones anteriores aplicadas a publicaciones de diarios chilenos, proponemos aquí una estrategia metodológica para analizar el uso del edutainment en las noticias de Ciencia y Tecnología, describiendo categorías acerca del contenido visual y textual de las páginas, que abordan el diseño, las estrategias textuales y la interactividad.

    Resumo em Inglês:

    Attracting public attention is a challenge for Science e Technology Journalism, specially in print media, because the public is often satured within formation. In order to make scientific news clear and close to readers, we propose in this paper the use of edutainment, a mixture of education and entertainment, looking for science really becomes a social good. After studying his resource in previous investigations applied to Chilean newspapers, we propose here a qualitative methodological strategy to analyze the use of edutainment in Science e Technology press. To do so, we describe categories about visual and textual content, that address the design, textual strategies and interactivity.
  • Proposta metodológica para a análise de blogs jornalísticos

    Ribeiro, Juliana Colussi

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma proposta metodológica para a análise de blogs jornalísticos (j-blogs) hospedados em veículos de Comunicação na Web. Tal proposta origina-se a partir da observação e análise comparativa de dez blogs jornalísticos, realizadas durante o período de pesquisa doutoral. Refere-se ao uso combinado de uma série de técnicas de investigação, tais como a análise de conteúdo Web, a observação sistemática aberta, a pesquisa de campo e a entrevista em profundidade. Graças a sua capacidade de amplitude e profundidade, a análise de conteúdo Web revela-se como uma técnica de pesquisa que permite ao pesquisador verificar tanto os elementos próprios do blog como dos aspectos jornalísticos do conteúdo publicado. As demais técnicas têm uma função complementar. Ao aplicar a proposta metodológica descrita neste artigo, pudemos verificar diferentes aspectos relativos ao formato, conteúdo e elementos jornalísticos dos j-blogs.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta una propuesta metodológica para el análisis de blogs periodísticos (j-blogs) integrados en la Web de medios de Comunicación. La propuesta se origina de la observación y del análisis comparativo de diez blogs periodísticos, labor desarrollada a lo largo del periodo de investigación doctoral. Se ha combinado una serie de técnicas de investigación, tales como el análisis de contenido Web, la observación sistemática abierta, la investigación de campo y la entrevista en profundidad. Gracias a su capacidad de amplitud y profundidad, el análisis de contenido Web se revela como una técnica investigativa que permite verificar los elementos propios del blog así como los aspectos periodísticos del contenido publicado. Las demás técnicas tienen una función complementaria. A través de la aplicación de la propuesta metodológica detallada en este artículo, se ha podido verificar diferentes aspectos relativos al formato, al contenido y a los elementos periodísticos de los j-blogs.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a methodology proposal for the analysis of journalistic blogs (j-blog) hosted on media's Web. The proposal stems from the observation and the comparative analysis of ten journalistic blogs, during the period of doctoral research. Refers to the combined use of investigative techniques, such as the Web content analysis, open systematic observation, field word and in-depth interview. Thanks to its capacity of breadth and depth, the Web content analysis reveals itself as a research technique that allows the researcher to verify the proper elements of the blog as the journalistic aspects of the content published. The other techniques have a complementary function. Through the application of the methodology detailed in this article, has been able to verify different aspects of the format, content and journalistic elements of the j-blogs.
  • Imagens sentimentais, mensagens belicistas: o imaginário francês em postais pré Grande Guerra (1914-1918) Artigos

    Stancik, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Após ser derrotada na Guerra Franco-Prussiana (1870) e perder os territórios da Alsácia e da Lorena, a França tendeu a alimentar o desejo de vingança contra a Alemanha. Situado em tal contexto, o objetivo do trabalho é analisar as representações visuais relativas à Alsácia-Lorena e aos militares franceses e alemães, conforme transmitidas por cartões postais produzidos e circulados na França às vésperas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Observa-se o emprego de imagens de caráter sentimental, nacionalista e belicoso, em sintonia com o imaginário coletivo anti-germânico.

    Resumo em Espanhol:

    Después de la derrota en la Guerra Franco-Prusiana (1870) y la perda de los territórios de Alsacia y Lorena, Francia alimentó el deseo de lograr la venganza contra Alemania. En este contexto, el artículo objetiva analizar las representaciones visuales de la Alsacia-Lorena y de los soldados franceses y alemanes presentes en los postales creados y utilizados en Francia antes de la Primera Guerra Mundial (1914-1918). Se observó el uso de imágenes de naturaleza sentimental, nacionalista y belicosa, de acuerdo con el imaginario colectivo hostil a los alemanes.

    Resumo em Inglês:

    After the defeat in the Franco-Prussian War (1870) and the seizure of Alsace and Lorraine, France fueled the desire for revenge against Germany. In this context, the aim of this article is to analyze visual representations concerning Alsace-Lorraine and the French and German military, as transmitted by postcards produced and circulated in France on the eve of World War I (1914-1918). Was observed the use of sentimental, nationalistic and bellicose images, in tune with the collective anti-German imaginary.
  • Aspectos dos vínculos de sentidos do consumo alimentar em São Paulo: difusão publicitária e megatendências Artigos

    Trindade, Eneus; Perez, Clotilde

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados da pesquisa A produção de sentido na recepção da publicidade e nas práticas de consumo de alimentos na cidade de São Paulo. O objetivo do estudo foi analisar os tipos de vínculos de sentidos entre as práticas de recepção publicitária e práticas de consumo de alimentos no contexto da cidade de São Paulo, tanto no âmbito doméstico, a partir de três famílias observadas, quanto da realidade do consumo alimentar em ambientes públicos, tendo como critério comum às duas instâncias em comparação, a produção de sentido que as constituem como tipologias sígnicas desses vínculos, concebida a partir de metodologia interdisciplinar semio-discursiva e antropológica. Os resultados são reveladores de vinculações das mega-tendências junto às marcas e ao sistema publicitário de produtos e serviços de alimentos.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo presenta los resultados del estudio La producción de sentido en las prácticas publicitarias de recepción y consumo de alimentos en la ciudad de Sao Paulo. El objetivo del estudio fue analizar los tipos de vínculos de sentidos entre las prácticas de recepción y las prácticas publicitarias de consumo de alimentos en el contexto de la ciudad de São Paulo, tanto a nivel doméstico, pertenecientes a tres familias observadas, como en la realidad del consumo de alimentos en lugares públicos, con el criterio común entre los contextos la búsqueda de la producción de sentido que constituyen tipos vínculos de sentidos, a partir de la metodología interdisciplinaria semio-discursiva e antropológica. Los resultados son reveladores de vinculaciones entre mega tendencias y las marcas, el sistema de la publicidad de los productos alimenticios y sus servicios.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results about the research The production of meaning in reception advertising practices and food consumption in Sao Paulo city. The aim of the study was to analyze the types of links of senses between reception practices and advertising practices of food consumption in the context of Sao Paulo city, both domestically, from three families observed, as the reality of food consumption in public places, with the common criterion in comparison to the two instances, the production of meaning that constitute types of signs such as links senses, designed from interdisciplinary methodology semio-discursive and anthropological. The results are revealing connections with megatrends expressed in brands and advertising system of food products and services.
  • Apontamentos sobre o crescimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro no início do século 21 Artigos

    Herschmann, Micael

    Resumo em Português:

    Tomando como base a pesquisa empírica realizada entre 2012 e 2013 (construída a partir da coleta, seleção e análise de matérias veiculadas na mídia impressa tradicional e material postado nas redes sociais, de observações de campo e entrevistas semiestruturadas realizadas com os atores sociais), busca-se avaliar em que medida o crescimento do Carnaval de rua na cidade do Rio de Janeiro, desde meados da primeira década do século 21, está em alguma medida relacionado (mas não de forma exclusiva) a um ativismo musical realizado nos espaços públicos desta localidade. A hipótese que norteia os argumentos aqui desenvolvidos é a de que há um consistente movimento musical de rua - que envolve não só redes de músicos amadores, semiamadores (e até profissionais), mas também produtores e fãs, os quais atuam em neofanfarras e rodas (de samba, choro e jazz) - que vem contribuindo de forma significativa para o crescimento expressivo do Carnaval de rua carioca nos últimos anos.

    Resumo em Espanhol:

    Tomando como referencia la investigación empírica llevada a cabo entre 2012 y 2013 (que se ha constituido con base en relevamientos, selección y análisis de los artículos publicados en los medios impresos tradicionales y el material publicado en las redes sociales, observaciones de campo y entrevistas semi estructuradas con actores sociales), búsqueda para evaluar en qué medida el crecimiento del Carnaval de calle en la ciudad de Rio de Janeiro, desde mediados de la primera década de este siglo, es en cierto modo relacionada (pero no exclusivamente) a un activismo musical realizado en público esta localidad. La hipótesis que guía a los argumentos desarrollados aquí es que hay un constante movimiento musical calle - lo que implica no sólo a las redes de músicos amateurs, semi amateurs (e incluso profesional), sino también a los productores y aficionados, que actúan en neofanfarras y rodas (de samba, choro y el jazz) - que ha contribuido de manera significativa al crecimiento significativo de la calle del Carnaval en Río de Janeiro en los últimos años.

    Resumo em Inglês:

    Based on the empirical research conducted between 2012 and 2013 (built from the collection, selection and analysis of articles published in traditional print media and material posted on social networks, field observations and semi-structured interviews with social actors), in this article search to evaluate to what extent the growth of street Carnival in the city of Rio de Janeiro, since the mid-first decade of this century, is to some extent related (but not exclusively) to a musical activism conducted in public this locality. The hypothesis that guides the arguments developed here is that there is a consistent musical movement street - which involves not only networks of amateur musicians, semi amateur (and even professional), but also producers and fans, which act in brass-bands and rodas (of samba, choro and jazz) - which has contributed significantly to the significant growth of the street Carnival in Rio in recent years.
  • Processos comunicacionais em ambiente escolar: o potencial de sentidos de representações visuais Artigos

    Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de; Drigo, Maria Ogécia

    Resumo em Português:

    Este artigo, resultado de pesquisa em desenvolvimento sob os auspícios da FAPESP, trata de interseções entre Comunicação e Educação inseridas no ambiente educacional a partir de recursos pedagógicos disponibilizados, como o livro didático. Objetiva-se refletir sobre o potencial de sentidos engendrados em representações visuais sobre masculino/feminimo que constam de livros didáticos e para tanto apresentam-se reflexões sobre imagens; sobre a alteridade e o processo de construção da identidade cultural na pós-modernidade, enquanto o instrumental para análise das representações visuais selecionadas está baseado na semiótica peirceana. As representações visuais cumprem o propósito de abrir caminho para reflexões no campo Comunicação/Educação capazes de gerarem ações que podem redundar na possibilidade de construção de um pensamento crítico em relação às representações visuais.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo, resulta de una investigación en desarrollo apoyada por la Fundación de Apoyo a la Investigación del Estado de São Paulo - FAPESP, trata de intersecciones entre la Comunicación y la Educación inserta en el ámbito educativo con recursos didácticos disponibles, tales como el libro de texto. Objetivase la reflexión sobre el potencial de los sentidos engendrados en representaciones visuales de sexo masculino/feminimo contenidos en los libros de texto. Para tanto se presentan reflexiones sobre las imágenes en la contemporaneidad; la alteridad y la construcción de la identidad cultural en la postmodernidad, mientras el instrumental de análisis de las representaciones visuales se basa en la semiótica peirceana. Las representaciones visuales cumplen el propósito de dar paso a las reflexiones de la Comunicación / Educación capaz de generar acciones que pueden resultar en la posibilidad de construir un pensamiento crítico en relación a las representaciones visuales de campo.

    Resumo em Inglês:

    This paper is result of a research that is being developed under the auspices of FAPESP and it shows intersections between Communication and Education in the educational environment with teaching resources available, such as the textbook. In order to think about the potential of visual representations about male/female that are in textbooks and, for that, it shows some reflections about images; about the process of the construction of cultural identity are presented, while the semiotics analyses of the visual representation is made from peircean semiotics. Visual representations fulfill the purpose to make way for reflections in the field Communication / Education capable of generating actions that could result in the possibility of building critical thinking in relation to visual representations.
  • Um enfoque mais amplo para o Jornalismo Científico Arena

    Fioravanti, Carlos Henrique

    Resumo em Português:

    Neste ensaio, com base em propostas de outros jornalistas, em recomendações dos idealizadores da Teoria Ator-Rede e na observação da prática da produção científica, apresenta-se um enfoque ampliado do Jornalismo Científico, que considera a ciência como um trabalho coletivo e histórico, marcado pela incerteza e pela diversidade de atores. Comparado com o enfoque clássico predominante, que foca os cientistas de modo isolado e considera a ciência como um processo linear, desprovido de conflitos internos e previsível, o Enfoque Ampliado poderia ajudar os jornalistas a descrever a ciência de modo menos otimista, a evitar os equívocos mais comuns no relato de descobertas científicas, a diversificar as fontes de informação e a desenhar um quadro mais realista da ciência.

    Resumo em Espanhol:

    En este ensayo, basado en propuestas de otros periodistas, en recomendaciones de los creadores de la Teoría del Actor-Red y en la observación de la práctica de la producción científica, presento un enfoque más amplio de Periodismo Científico, que tiene la ciencia como una obra histórica y colectiva, marcada por la incertidumbre y la diversidad de actores. En comparación con el enfoque clásico predominante, que se centra en los investigadores individuales y considera la ciencia cómo un proceso lineal, ausente de los conflictos internos y predecible, el enfoque más amplio podría ayudar a los periodistas para describir la ciencia de una manera menos ingenua, evitar los errores más comunes en la Comunicación de los resultados científicos, diversificar las fuentes de información, y dibujar una imagen más realista de la ciencia.

    Resumo em Inglês:

    In this Essay, based on proposals by other journalists, recommendations from the creators of the Actor-Network Theory and the observation of scientific practice, I am presenting a wider approach to Science Journalism, taking science as a collective, historical work, marked by uncertainty and a diversity of actors. Compared to the classical, predominant approach, which focuses on individual scientists and considers science as linear, without internal conflicts, and a predictable process, the Wider Approach may help journalists write about science in a less naive way, avoiding the most common mistakes while reporting scientific achievements, to diversify the source of the information and draw a more realistic picture of science.
  • Um olhar sobre história, a televisão e a Comunicação na América Latina Entrevista - Diálogos Midiológicos 28

    Escudero, Camila
  • Um novo olhar para uma metáfora clássica Resenhas

    Silva, Marcos Paulo da
  • História e cultura brasileira: a consolidação das Histórias em Quadrinhos nos estudos da Comunicação Resenhas

    Pegoraro, Celbi
  • Estética da periferia: uma reflexão sobre o contexto político e social Resenhas

    Moreira, Lilian Fontes
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br