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Dementia & Neuropsychologia, Volume: 2, Número: 2, Publicado: 2008
  • Trends of the journal: letters, reviews, abstracts, and manuscripts from abroad Editorial

    Nitrini, Ricardo
  • Doença vascular isquêmica subcortical e cognição: uma revisão sistemática Original Articles

    Alves, Gilberto Sousa; Alves, Carlos Eduardo de Oliveira; Lanna, Maria Elisa; Moreira, Denise Madeira; Engelhardt, Eliasz; Laks, Jerson

    Resumo em Português:

    Resumo A doença vascular isquêmica subcortical (DVIS) é uma condição ainda subdiagnosticada. Esta revisão investiga a relação entre a gravidade da DVIS, o status cognitivo e marcadores de neuroimagem. Métodos: Estudos de coorte, seccionais e casos-controles foram pesquisados nas bases de dados ISI, Medline, Scielo, PsychoInfo e LILACS entre 1995 e 2006. Resultados: Os domínios cognitivos mais comprometidos foram as funções executivas, a atenção e a recuperação da memória. Estes achados cognitivos estiveram frequentemente associados à presença de lesões em substância branca (LSB). Conclusões: As LSB constituem um fator de risco independente para o declínio cognitivo. Contudo, o limiar de impacto desta variável ainda não pôde ser claramente estabelecido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Subcortical Ischemic Vascular Disease (SIVD) is underdiagnosed. This review investigates the relationship among SIVD severity, cognitive status and neuroimaging markers. Methods: Cohort, cross-sectional and case control studies were searched on ISI, Medline, Scielo, PsychoInfo and LILACS databases published between 1995 and 2006. Results: The most impaired cognitive domains were executive, attentional and memory retrieval mechanisms. These cognitive features were frequently associated to White Matter Lesions (WML). Conclusions: WML is an independent factor in cognitive decline. However, the threshold for this impact is not yet clearly established.
  • Alterações neuropsicológicas na intoxicação mercurial persistem após vários anos do afastamento à exposição Original Articles

    Zachi, Elaine Cristina; Taub, Anita; Faria, Marcília de Araújo Medrado; Ventura, Dora Fix

    Resumo em Português:

    Resumo Mercúrio metálico é um metal líquido e tóxico com ampla aplicação industrial. A exposição ocupacional ao metal ocorre principalmente por inalação. Previamente, comprometimento em várias funções neuropsicológicas foi constatado em ex-trabalhadores de fábrica de lâmpadas fluorescentes que haviam sido expostos ao vapor de mercúrio e estavam afastados da fonte de exposição por vários anos no momento do exame. Objetivos: Reexaminar estas funções após 18 meses, com a finalidade de verificar a possível progressão do comprometimento. Métodos: Treze participantes foram submetidos a testes de atenção, controle inibitório, memória verbal e visual, funções executivas, conhecimento semântico e inventários de depressão e ansiedade. Resultados: Na linha de base, os ex-trabalhadores mostraram lentificação psicomotora e no processamento de informações, déficit de memória verbal espontânea, além de maiores sintomas de depressão e ansiedade comparados com controles (P<0,05). Comparações pareadas do grupo exposto na linha de base e 18 meses após indicaram pior desempenho em memória imediata (P<0,05). Não houve diferença nas demais medidas. Conclusões: Embora a literatura mostre indícios de recuperação das funções, os efeitos neuropsicológicos relacionados ao mercúrio podem persistir por muitos anos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Elemental mercury is a liquid toxic metal widely used in industry. Occupational exposure occurs mainly via inhalation. Previously, neuropsychological assessment detected deficits in former workers of a fluorescent lamp plant who had been exposed to elemental mercury vapor and were away from exposure for several years at the time of examination. Objectives: The purpose of this work was to reexamine these functions after 18 months in order to evaluate their progression. Methods: Thirteen participants completed tests of attention, inhibitory control, verbal/visual memory, psychomotor speed, verbal fluency, visuomotor ability, executive function, semantic knowledge, and depression and anxiety inventories on 2 separate occasions. Results: At baseline, the former workers indicated slower psychomotor and information processing speed, verbal spontaneous recall memory impairment, and increased depression and anxiety symptoms compared to controls (P<0.05). Paired comparisons of neuropsychological functioning within the exposed group at baseline and 1.5 years later showed poorer immediate memory performance (P<0.05). There were no differences on other measures. Conclusions: Although the literature show signs of recovery of functions, the neuropsychological effects related to mercury exposure are found to persist for many years.
  • Demência e declínio funcional em pacientes com doença de Parkinson Original Articles

    Stella, Florindo; Banzato, Claudio Eduardo Muller; Quagliato, Elizabeth Maria Aparecida Barasnevicius; Viana, Maura Aparecida; Christofoletti, Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo O declínio funcional na doença de Parkinson (DP), caracterizado pela redução da capacidade para as atividades de vida diária, usualmente resulta do comprometimento motor típico, podendo ainda ser agravado pelo declínio cognitivo concomitante. Objetivos: Comparar o declínio funcional de pacientes com e sem demência na doença de Parkinson. Métodos: De uma amostra original composta por 50 pacientes com diagnóstico clínico de DP idiopática, avaliados em uma série consecutiva, foram selecionados 33 pacientes não deprimidos, sendo 13 com demência e 20 cognitivamente preservados. Todos os pacientes eram acompanhados em um ambulatório público especializado em distúrbios do movimento. Aplicamos a Unified Parkinson's Disease Rating Scale - UPDRS (sub-escala II: atividades de vida diária - UPDRS ADL), a escala Schwab & England, a escala Hoehn & Yahr, o Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly - Seção Cognitiva (CAMCOG) e o Stroop Color Word Test. Resultados: Como esperado, em comparação com pacientes cognitivamente preservados, o grupo com demência apresentou escores menores na avaliação neuropsicológica. Os pacientes com demência tinham, também, um tempo maior de doença, pertenciam a um estágio clínico mais avançado segundo a Hoehn & Yahr, e seu declínio funcional, segundo a UPDRS ADL e a Schwab & England, mostrava-se mais acentuado, com diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Conclusão: Os pacientes com demência encontravam-se em um estágio clínico mais avançado da doença e seu declínio funcional mostrou-se mais acentuado em comparação com os pacientes sem demência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Functional decline in Parkinson's disease (PD), characterized by reduced ability to carry out activities of daily living, usually results from typical motor impairment and may be aggravated by concomitant cognitive impairment. Objective: To compare the functional decline in Parkinson's disease between patients with dementia and cognitively preserved patients. Methods: From an original sample composed of 50 patients with a clinical diagnosis of idiopathic PD seen in a consecutive series, 33 non-depressed patients were selected comprising 13 with dementia and 20 cognitively preserved individuals. All patients enrolled in this study were drawn from a public outpatient clinic, specialized in movement disorders. The clinical stage of PD was determined by the Hoehn & Yahr scale, and the functional capacity was verified using the Unified Parkinson's Disease Rating Scale UPDRS ADL (subscale II: activities of daily living) and the Schwab & England scale. The two last scales measure the functional degree of independence in activities of daily living. The neuropsychological assessment was performed using The Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly - CAMCOG, Cognitive Section and the Stroop Color Word Test. Results: As expected, in comparison with cognitively preserved patients, the group with dementia presented significantly lower scores throughout the neuropsychological evaluation. The patients with dementia were found to have a longer period of disease, a more advanced clinical staging according to the Hoehn & Yahr, and greater functional decline according both to the UPDRS ADL and Schwab & England, with statistically significant difference between the groups. Conclusion: Patients with dementia were at a more advanced clinical stage of Parkinson's disease and evidenced greater functional decline in comparison with patients without dementia.
  • O Inventário Comportamental de Cambridge revisado Original Articles

    Wear, Helen J.; Wedderburn, Catherine J.; Mioshi, Eneida; Williams-Gray, Caroline H.; Mason, Sarah L.; Barker, Roger A.; Hodges, John R.

    Resumo em Português:

    Resumo Sintomas psiquiátricos e de comportamento são comuns em várias doenças neurodegenerativas, com perfis distintos que são úteis no diagnóstico e no acompanhamento destas doenças. O Inventário Comportamental de Cambridge (CBI) tem mostrado como distinguir entre demência frontotemporal (DFT), doença de Alzheimer (DA), doença de Huntington (DH) e doença de Parkinson (DP), mas é um instrumento longo. Objetivo: Desenvolver uma versão curta do CBI de 81 itens. Métodos: Dados de 450 participantes com a variante comportamental (VC) da DFT (64), DA (96), DP (215) e DH (75) foram analisados usando análise de componentes principais (PCA) e medidas de consistência interna (Cronbach alpha). Resultados: Uma versão reduzida de 45 itens do questionário foi desenvolvida. O instrumento identificou perfis distintos de comportamento e seu desempenho foi tão bom quanto a versão original. Conclusões: Uma versão curta (45 itens) do CBI é capaz de diferenciar VC-DFT e DA de DP e DH, e pode ser útil em identificar o tipo e extensão de problemas nestas doenças e também no monitoramento de intervenções terapêuticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Neurobehavioural and psychiatric symptoms are common in a range of neurodegenerative disorders with distinct profiles which are helpful in the diagnosis and monitoring of these disorders. The Cambridge Behavioural Inventory (CBI) has been shown to distinguish frontotemporal dementia (FTD), Alzheimer's disease (AD), Huntington's disease (HD) and Parkinson's disease (PD), but it is lengthy. Objective: To develop a shorter version of the 81 item CBI. Methods: CBI data from 450 participants with behavioural variant frontotemporal dementia (bv-FTD) (64), AD (96), PD (215) and HD (75) were analysed using Principal Components Analysis and measures of internal consistency (Cronbach alpha). Results: A reduced 45-item questionnaire was developed. The instrument identified distinct behavioural profiles and performed as well as the original version. Conclusions: A shorter (45 item) version of the CBI is capable of differentiating bv-FTD and AD from PD and HD. It may be useful in delineating the type and extent of problems in these disorders as well as monitoring therapeutic interventions.
  • Inventários comportamentais e de atividades de vida diária no diagnóstico de degeneração lobar fronto-temporal e doença de Alzheimer Original Articles

    Bahia, Valéria Santoro; Silva, Mari-Nilva Maia da; Viana, Rene; Smid, Jerusa; Damin, Antonio Eduardo; Radanovic, Márcia; Nitrini, Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo O diagnóstico diferencial entre degeneração lobar fronto-temporal (DLFT) e doença de Alzheimer (DA) pode ser difícil em alguns casos. Objetivos: Verificar a utilidade de inventários comportamentais e de vida diária no diagnóstico diferencial entre DLFT e DA. Métodos: Foram entrevistados os cuidadores de 12 pacientes com DLFT (nove com demência fronto-temporal, dois com demência semântica e um com afasia progressiva não fluente) e de 12 pacientes com DA provável. As versões brasileiras dos questionáros Frontal Behavioral Inventory (FBI) e o Disability Assessment for Dementia (DAD ). Resultados: A média da pontuação do MEEM foi 12,4±10,7 para pacientes com DLFT e 11,9±6,2 para pacientes com DA (p=0.93). A média dos escores do DAD foi de 33,7±27,7 para pacientes com DLFT e 55,6±29,7 para pacientes com DA (p=0.06), enquanto que com relação ao FBI a média da pontuação foi de 42,6±10,0 para pacientes com DLFT e 16,7±11,7 para pacientes com DA (p<0.01). Conclusões: Neste estudo, o FBI apresentou uma boa acurácia no diagnóstico diferencial entre DFT e DA. Embora o DAD não tenha se mostrado útil no diagnóstico diferencial em nossa amostra, acreditamos que essa escala seja importante para analisar qualitativamente e quantitativamente os déficits funcionais dos pacientes, auxiliando na avaliação da gravidade do quadro demencial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The differential diagnosis between frontotemporal lobar degeneration (FTLD) and Alzheimer's disease (AD) is often challenging. Objectives: To verify the usefulness of behavioral and activities of daily living inventories in the differential diagnosis between FTLD and AD. Methods: Caregivers of 12 patients with FTLD (nine with frontotemporal dementia, two with semantic dementia and one with progressive non-fluent aphasia) and of 12 patients with probable AD were interviewed. The Brazilian version of the Frontal Behavioral Inventory (FBI) and Disability Assessment for Dementia (DAD ) were used. Results: The mean of the MMSE score was 12.4±10.7 for patients with FTLD and 11.9±6.2 for patients with AD (p=0.93). Mean scores on the DAD were 33.7±27.7 in patients with FTLD and 55.6±29.7 in patients with AD (p=0.06), while for the FBI they were 42.6±10.0 for FTLD and 16.7±11.7 for AD (p<0.01). Conclusions: In this study, FBI was found to be a helpful tool for the differential diagnosis between FTLD and AD. Although the DAD was not useful in differential diagnosis in our sample we believe it to be important for measuring the severity of the disease through quantitative and qualitative assessment of functional deficits of the patients.
  • Influência da idade, gênero e nível educacional no desempenho na Bateria Cognitiva Breve-Edu Original Articles

    Nitrini, Ricardo; Brucki, Sonia Maria Dozzi; Smid, Jerusa; Carthery-Goulart, Maria Teresa; Anghinah, Renato; Areza-Fegyveres, Renata; Bahia, Valeria Santoro; Damin, Antonio Eduardo; Formigoni, Ana Paula; Frota, Norberto Anízio Ferreira; Guariglia, Carla; Jacinto, Alessandro F.; Kato, Eliane Mayme; Lima, Edson Erasmo Pereira; Moreira, Daniel; Nóbrega, Ana Beatriz; Porto, Claudia Sellitto; Senaha, Mirna Lie Hosogi; Silva, Mari Nilva M.; Souza-Talarico, Juliana Neri; Radanovic, Marcia; Mansur, Leticia Lessa

    Resumo em Português:

    Resumo A Bateria Breve de Rastreio Cognitivo - Edu (BBRC-Edu) contém nove testes, sete dos quais relacionados à memória de desenhos. Tem uma boa acurácia no diagnóstico de comprometimento cognitivo. Objetivos: Avaliar a influência da idade, sexo e nível educacional no desempenho nos testes relacionados à memória de desenhos da BBRC-Edu em sujeitos saudáveis. Métodos: Os participantes foram voluntários; os critérios de exclusão foram: analfabetismo, doenças neurológicas ou psiquiátricas, perda auditiva ou visual, condições clínicas descompensadas, etilismo, uso de drogas, e para aqueles com idade igual ou superior a 65 anos, informação de acompanhante de presença de comprometimento cognitivo ou funcional. Foram avaliados 325 indivíduos (207 mulheres), com idade média de 47.1 (±16.8) anos, variando de 19 a 81 nos, média de 9.8 (±5.0) anos de escolaridade. Análise univariada, correlações e regressão logística foram empregadas (a=0.05). Resultados: Houve correlações negativas significativas entre idade e os escores de quatro dos sete testes. A escolaridade correlacionou-se positivamente aos escores, embora a escolaridade diminua com a idade nesta amostra (rho= -0.323; p<0.001). Regressão Logística confirmou que o gênero tem influência no aprendizado, com melhor desempenho entre as mulheres, enquanto a idade influenciou a memória incidental, memória imediata, aprendizado e evocação das figuras; e a escolaridade influenciou a identificação, memória imediata, aprendizado, evocação e reconhecimento. Conclusão: Gênero, idade e educação tiveram influência no desempenho na memória de figuras da BBRC-Edu, embora de modo diferente entre os tipos de teste.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Brief Cognitive Battery-Edu (BCB-Edu) contains nine tests, seven of which are related to the memory of drawings, and has good accuracy in the diagnosis of cognitive impairment. Objectives: To evaluate the influence of age, gender and educational level on the performance in tests related to memory of drawings of the BCB-Edu in healthy subjects. Methods: Participants were adult volunteers; exclusion criteria were illiteracy, neurologic or psychiatric disorders, visual or hearing impairment, untreated chronic clinical conditions, alcoholism, use of drugs, and for those aged 65 or over, an informant report of cognitive or functional impairment. We evaluated 325 individuals (207 women), with a mean age of 47.1 (±16.8) years, ranging from 19 to 81, and a mean of 9.8 (±5.0) schooling-years. Univariate analyses, correlations and logistic regression were employed (a=0.05). Results: There were significant negative correlations between age and the scores in four of the seven tests. However, schooling-years were positively correlated to the scores, where schooling-years decreased with age in this sample (rho= -0.323; p<0.001). Logistic regression confirmed that gender influenced the learning of drawings, where women performed better, while age influenced incidental memory, immediate memory, learning and delayed recall of the drawings, and schooling-years influenced visual identification, immediate memory, learning, delayed recall and recognition of the drawings. Conclusion: Gender, age and education influence the performance on the memory of drawings of the BCB-Edu, although the extent of these influences differs according to the nature of the test.
  • Sintomas psiquiátricos gerais e depressivos não foram preditivos de mortalidade em uma coorte de idosos saudáveis no sul do Brasil Original Articles

    Cerveira, Maria Otilia; Franz, Adelar Pedro; Camozzato, Ana Luiza; Chaves, Márcia Lorena Fagundes

    Resumo em Português:

    Resumo Sintomas psiquiátricos gerais podem interferir com a capacidade do indivíduo cuidar de sua saúde, de envolver-se com outras atividades e desenvolver habilidades sociais, aumentando o risco de morte. Objetivo: Avaliar se os sintomas psiquiátricos são preditores de mortalidade em uma coorte de idosos de uma comunidade do sul do Brasil. Métodos: 345 idosos saudáveis, com idade igual ou superior a 60 anos, da área de abrangência de um hospital universitário de uma cidade do sul do Brasil foram acompanhados desde 1996. Os dados desse estudo representam o período de avaliação de 1996 a 2004. Os sintomas psiquiátricos na avaliação inicial foram medidos através do Self-Reporting Questionnaire (SRQ) e da Escala Montgomery-Asberg para sintomas depressivos (MADRS) e as variáveis independentes foram desempenho cognitivo no Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Dados sócio-demográficos, questionário sobre condições sociais e de saúde, e capacidade funcional também foram analizados. O desfecho principal foi mortalidade durante o seguimento, obtida através de familiares e registros de óbito. Resultados: Dos 345 idosos "baseline", dados foram obtidos de 246 no seguimento. Taxa de mortalidade global no seguimento foi de 36.9% (N=90). Aqueles que faleceram durante o período de avaliação eram mais idosos (73,5±7,5), mais globalmente dependentes e comprometidos do ponto de vista cognitivo do que os idosos que permaneceram vivos (análises univariadas). Na regressão logística, apenas idade (RC=0,93; p=0,003) e capacidade funcional (RC=0,22; p=0,007) mantiveram significância na equação final. Conclusões: Sintomas psiquiátricos não mostraram efeito preditor para mortalidade na presente amostra. Maior idade e incapacitação foram fatores de risco para mortalidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract General psychiatric symptoms may interfere with the ability of individuals to take care of their health, to get involved with activities and develop social abilities, thereby increasing risk of death. Objective: To evaluate general psychiatric symptoms as predictive factors for mortality in a community elderly cohort in Southern Brazil. Methods: 345 healthy elderly, aged ³60 years, from the catchment area of Hospital de Clinicas de Porto Alegre were followed from 1996. Data for the present study were drawn from the period 1996-2004. General psychiatric symptoms (Self-Reporting Questionnaire - SRQ), depressive symptoms (Montgomery-Asberg depressive rating scale), and Mini Mental State Examination scores at baseline were included in the study. Socio-demographic, medical conditions, and functional capacity were also analyzed. The outcome was vital status at follow-up obtained from family members, hospital records and checked against official death registers. Results: Of the 345 baseline individuals, 246 were followed-up. The global mortality rate over the study period was 36.9% (N=90). Those who deceased during the period were older (73.5±7.5), more dependent overall, and more cognitively impaired than the living elderly (univariate analyses). In the logistic regression, only age (OR=0.93; p=0.003) and functional capacity (OR=0.22; p=0.007) remained significant in the final equation. Conclusion: Psychiatric symptoms presented no association with mortality in the present sample. Older age and functional incapacity were risk factors for mortality.
  • Efeito da escolaridade em tarefas de decisão lexical auditiva Original Articles

    Naito, Fernanda; Uessugue, Vivian Leyne; Cabral, Renata Amparado; Radanovic, Márcia; Mansur, Letícia Lessa

    Resumo em Português:

    Resumo A tarefa de decisão lexical demanda o funcionamento da alça fonológica para identificação e discriminação de seqüências de sons e o conhecimento lexical, para identificar se essa seqüência é ou não uma palavra da língua. Objetivo: Verificar o efeito da escolaridade no desempenho de idosos sadios em tarefa de decisão lexical na modalidade auditiva. Métodos: Participaram deste estudo 23 idosos, com idade igual ou acima de 60 anos divididos em dois grupos segundo a escolaridade (1-8 anos e acima de 8 anos). Foi aplicado o sub-teste de decisão lexical da bateria PALPA, contendo palavras e pseudopalavras. Resultados: Não houve diferenças significativas entre os grupos, na identificação de palavras e pseudo-palavras. Predominaram nos dois grupos, erros em não-palavras. A pontuação total (decisão lexical) dos grupos diferiu, com pior desempenho do grupo menos escolarizado. Houve tendência à expressão estatística, nessa diferença. Os raros erros em palavras ocorreram predominantemente em itens de baixa imageabilidade, especialmente no grupo menos escolarizado. Nesse grupo, houve correlação positiva entre escolaridade e erros em pseudo-palavras. Conclusão: Houve discreto efeito de escolaridade, na amostra estudada. Estudos sobre decisão lexical com amostras expandidas, podem proporcionar importante contribuição para a estimativa de habilidades pré-mórbidas e contribuir para o entendimento de condições patológicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The task of lexical decision demands the functioning of the phonological loop to identify and discriminate strings of sounds and lexical knowledge to identify if this string can be taken as a real word or pseudo-word. Objective: To verify the effect of schooling on the performance of healthy elderly in lexical decision tasks, in the auditory modality. Methods: 23 Participants, aged sixty years or older were divided into two groups: 1-8 years and greater than 8 years of schooling. The PALPA lexical decision subtest containing words and pseudo-words was applied. Results: There was no significant difference between the groups in identifying words and pseudo-words. Errors in pseudo-words predominated in both groups. Total scoring of the groups differed with worse performance in the group with less schooling. There was a tendency toward statistically significant difference. The errors in words occurred predominantly in words of low-imageability, especially in the lower educated group. In this group, there was a positive correlation between schooling and errors in pseudo-words. Conclusion: There was a mild effect of schooling in this task. Studies on lexical decision with larger samples could offer an important contribution for estimating pre-morbid skills and contribute to understanding pathological conditions.
  • Leitura e compreensão textual nomeando pacientes com doença de Alzheimer Original Articles

    Rinaldi, Juciclara; Sbardelloto, Gabriela; Kristensen, Christian Haag; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta

    Resumo em Português:

    Resumo Entre as falhas lingüísticas, o reconto de histórias e os problemas lexicais ocorrem desde o início da DA. Estudos recentes têm discutido se as falhas lexicais nos pacientes com DA incluem a nomeação de ações. Objetivos: Os objetivos deste estudo foram verificar as dificuldades de nomeação e reformulação de ações em pacientes com DA e sua relação com o reconto de histórias. As principais questões que nortearam esse estudo foram: As duas habilidades lingüísticas estão prejudicadas no início da DA? Há alguma correlação entre a capacidade de nomeação de ações e de reconto de histórias? Métodos: Foram avaliados 28 idosos: 17 com DAs prováveis e 11 sem demência, com escolaridade ³4 anos. A compreensão de leitura textual foi avaliada através de quatro histórias com estrutura textual descritiva e narrativa. A nomeação foi verificada por 17 ações em vídeo, tendo primeira e segunda emissão para cada participante. Resultados: Os resultados mostraram que o reconto de histórias é uma tarefa que discrimina pacientes com DA de idosos normais; já as tarefas de nomeação e de reformulação de ações não apresentaram diferenças significativas entre os pacientes e seus controles. Foi encontrada uma correlação positiva entre as dificuldades de reconto de histórias e a reformulação da nomeação de ações. Conclusões: Esses resultados confirmam achados anteriores que mostram a preservação da nomeação de ações em pacientes com DA, nas ações familiares e que o reconto de histórias curtas é um instrumento que discrimina pacientes com DA de idosos normais. Também sugerem que as dificuldades de reconto estão relacionadas a falhas de reformulação de informações, talvez oriundas de mecanismos de memória de trabalho diminuída.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Among linguistic-cognitive failures, the retelling of stories and lexical disorders occur from the onset of AD. Recent studies have discussed whether lexical failures in AD patients include naming actions. Objectives: The aims of this study were to verify naming and reformulation of action difficulties in AD patients and their relationship with the retelling of stories. Our main questions were: Are there two linguistic abilities impaired in the early stages of AD? Is there some correlation between the capacity of naming actions and the retelling of stories? Methods: We assessed 28 elderly participants: 17 with probable AD and 11 control subjects, with schooling ³4 years. The textual reading comprehension was measured using four stories with descriptive and narrative textual structure. The lexical production was verified by 17 actions on video, assessed by the participants' first and second verbal emissions. Results: The results showed that the retelling of stories is a task that discriminates patients with AD from healthy individuals. The naming and reformulation of actions tasks did not show significant differences among the patients and their controls. A positive correlation was found between the difficulties in retelling stories and the reformulation of the naming of actions. Conclusions: These results confirm previous findings that show the preservation of naming actions in patients with AD, which involve familiar actions, and that the retelling of short stories is an instrument that discriminates patients with AD from healthy elders. Results also suggest that the difficulties in retelling are related a breakdown in reformulating information, perhaps stemming from mechanisms of decreased memory work.
  • Reabilitação cognitiva de déficits neuropsicológicos e transtorno cognitivo leve: revisão da literatura Original Articles

    Miotto, Eliane Correa; Serrao, Valéria Trunkl; Guerra, Gláucia Benutte; Lúcia, Mara Cristina Souza de; Scaff, Milberto

    Resumo em Português:

    Resumo A reabilitação cognitiva se ocupa do tratamento e otimização das incapacidades, desvantagens e deficiências cognitivas, bem como de alterações emocionais, comportamentais e de personalidade. Visa a melhor readaptação neuropsicológica, neurobiológica e social. Objetivo: Realizar revisão literária sobre os estudos científicos publicados nos últimos cinco anos em reabilitação cognitiva, em sujeitos com queixas cognitivas e pacientes idosos diagnosticados com TCL. Métodos: As informações foram obtidas nas bases de dados Mediline, PsychoInfo e EMBASE com recomendações baseadas na qualidade de evidência Classe I. Resultados: Foram encontrados 68 artigos. Destes, selecionados oito, por caracterizarem estudos randomizados, incluir técnicas de reabilitação cognitiva em pacientes com queixas cognitivas e TCL e por documentarem avaliações neuropsicológicas. Conclusões: As pesquisas que demonstraram técnicas de reabilitação com abordagens capazes de generalização para as atividades práticas da vida e uso da abordagem aprendizagem sem erro se mostraram mais efetivas quanto à manutenção no seguimento, contudo, são necessários estudos mais detalhados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Neuropsychological rehabilitation is related to the treatment or optimization of disabilities, handicaps and cognitive deficiencies including emotional, behavioral and personality alterations, aiming at the best cognitive, neurobiological and social re-adaptation. Objective: The main aim of this paper is to review scientific studies published over the last five years on cognitive training with rehabilitation, focusing on elderly subjects with cognitive complaints and patients diagnosed with MCI. Methods: Data were generated from Medline, PsychoInfo and EMBASE including publications from 2002 to 2007 using the search terms "Mild Cognitive Impairment", "Cognitive Complaints", "Rehabilitation" and "Intervention Studies". Data collection criteria were restricted to the quality of evidence Class I. Results: Eight articles out of sixty eight previously selected were chosen because of their randomized studies, including techniques of cognitive rehabilitation in patients with cognitive complaints, MCI and neuropsychological training. Conclusions: The studies showing generalization of rehabilitation techniques to practical real life situations and use of an errorless learning approach were considered more effective in terms of maintaining treatment follow up, although further studies are recommended.
  • Programa de reabilitação neuropsicológica e distúrbios de comportamento em pacientes com a Doença de Alzheimer (DA) na fase leve Original Articles

    Vieira, Vera Lúcia Duarte; Brucki, Sônia Maria Dozzi; Martins, Anna Luiza Costa Marques; Canali, Fabíola; Gois, Luciano; Oliveira, Maira Okada de; Bittencourt, Beatriz Schlecht; Leite, Lúcia Julieta Tonato; Abrisqueta-Gomez, Jacqueline; Bueno, Orlando Francisco Amodeo

    Resumo em Português:

    Resumo A doença de Alzheimer é a demência mais freqüente, o tratamento disponível específico, no estágio leve é com droga anticolinesterásico. Por outro lado a reabilitação cognitiva tem apresentado resultados satisfatórios quando associado ao tratamento farmacológico. É comum alteração de comportamento em pacientes com DA, o que contribui para uma maior sobrecarga do cuidador aumentando o risco de institucionalização. Cuidadores orientados sobre a doença pode permitir uma melhor qualidade de vida para ambos diminuindo a taxa de institucionalização. Objetivos: Avaliar os efeitos de um programa de reabilitação neuropsicológica (PRN) associado ao tratamento farmacológico de pacientes em fase leve da DA. Métodos: 12 pacientes com DA (6 mulheres) com idade média de 75.42 (6.22) e 9.58 (5.6) anos de escolaridade e dose estável de anticolinesterásicos foram avaliados com o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e Alzheimer´s Disease Assessment Scale-cognitive (ADAS-Cog) e os cuidadores responderam NPI e FAQ na avaliação inicial (T1) e depois de 8 meses do PRN (T2). O PRN foi composto por duas sessões semanais e Orientação Familiar a cada 15 dias. Resultados: MMSE (T1:23.25 (1.82)/T2: 23,42 (2,81); ADAS-Cog (T1:17.11 (6,73)/T2: 21.2 (8,59); NPI (T1:23,42 (23.38)/T2:19.83 (17,73); FAQ (T1:10,67 (7.24)/T2: 13,92 (6.92). Conclusões: Estes resultados nos mostram a importância do trabalho desenvolvido com cuidadores, propiciando orientação e suporte. Limitações aos resultados podem estar presentes pelo número reduzido de pacientes, ausência de um grupo controle que permitisse a comparação do tratamento farmacológico isolado com tratamento farmacológico e reabilitação em conjunto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Alzheimer's disease (AD) is the most frequent cause of dementia and cholinesterase inhibitors are the available treatment in the mild stage. However cognitive rehabilitation has shown satisfactory results when combined with pharmacological treatment. Behavioral alteration is common in AD patients, which burdens caregivers and raises the risk of institutionalization. Providing caregivers guidance may enable them to assure better quality of life for patient and caregiver and lower institutionalization rates. Objective: To evaluate the effects of a neuropsychological rehabilitation program (NRP) combined with pharmacological treatment in early stage AD patients. Methods: We studied 12 AD patients (6 women), average age 75.42 (6.22) with 9.58 (5.6) years education in use of stable doses of cholinesterase inhibitors. Cognitive performance was evaluated using Mini-Mental State Examination (MMSE) and Alzheimer´s Disease Assessment Scale-cognitive (ADAS-Cog). Caregivers responded to Neuropsychiatric Inventory (NPI) and Functional Activities Questionnaire (FAQ) at initial evaluation (T1), and after 8 months of rehabilitation program (T2). The program comprised two sessions every week and family guidance every fortnight. Results: MMSE (T1:23.25 (1.82)/T2:23.42 (2.81); ADAS-Cog (T1:17.11 (6.73)/T2:21.2 (8.59); NPI (T1:23.42 (23.38)/T2:19.83 (17.73); FAQ (T1:10.67 (7.24)/T2: 13.92 (6.92). Conclusions: These results show the importance of providing guidance and support for caretakers. Study limitations were the small number of patients and absence of a control group with only drug treatment to compare with combined pharmacological and rehabilitation treatments.
  • Déficits cognitivos associados à afasia óptica: contribuição neuropsicológica para o diagnóstico diferencial Case Report

    Rodrigues, Melissa de Almeida; Adda, Carla Cristina; Lucia, Mara Cristina de Souza; Scaff, Milberto; Miotto, Eliane Correa

    Resumo em Português:

    Resumo Afasia óptica consiste num déficit de nomear objetos apresentados visualmente como resultado de lesão occipito-temporal esquerda. Difere de outras desordens neuropsicológicas devido à natureza do déficit e comprometimento de funções cognitivas. Um paciente de 52 anos, internado após episódio de infarto subagudo em território de artéria cerebral posterior esquerda com acometimento da região têmporo-occipital, foi submetido à avaliação neuropsicológica como parte de investigação diagnóstica e apresentou características específicas desta desordem, bem como comprometimento de memória episódica. A relevância deste estudo é justificada não somente pela raridade com que a afasia óptica se apresenta, mas porque evidencia a importância do diagnóstico diferencial no tratamento dispensado aos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Optic aphasia is characterized by a deficit in naming objects presented visually, as a result of left occipito-temporal lesion. It differs from other neuropsychological disorders due to the nature of the deficits and impairment of cognitive function. A 52 year-old patient, admitted after an episode of sub-acute infarction in the territory of the left posterior cerebral artery involving the temporo-occipital region, was submitted to neuropsychological evaluation as part of a diagnostic investigation and presented specific characteristics of this disorder, as well as impairment to episodic memory. The relevance of the present case is justified not only due to the rarity of the disorder, but also because it highlights the importance of differential diagnosis in the treatment of patients.
  • COMPULSORY NOTIFICATION OF PRION DISEASES IN BRAZIL: WHAT HAS CHANGED SINCE 2005? Correspondence

    Cunha, José Eriton Gomes da; Oliveira, João Ricardo M.
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