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Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), Volume: 56, Número: 1, Publicado: 2012
  • Apresentação

    Cortina, Arnaldo
  • Padrões de inversão do sujeito na escrita brasileira do século 19: evidências empíricas para a hipótese de competição de gramáticas Artigos Originais

    Coelho, Izete Lehmkuhl; Martins, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de uma análise dos padrões de inversão do sujeito, restrita a orações em que há um constituinte em posição pré-verbal (em contextos XV(S)), em uma amostra extraída de cinco peças de teatro escritas por brasileiros nascidos no curso do século 19, no litoral de Santa Catarina. A perspectiva teórica assumida buscará conciliar a gradação observada entre formas em variação em textos escritos e uma interpretação gramatical (estrutural) da mudança sintática (KROCH, 1989). Os resultados atestam a recorrência de diferentes padrões de inversão: (i) construções com inversão inacusativa, que são encontradas tanto nas gramáticas do Português Antigo (PA), quanto na do Português do Brasil (PB) (ou mesmo do Português Europeu (PE)); (ii) construções XVS, com inversão do sujeito (pronominal) em construções com verbos não inacusativos - inversão germânica - que parecem superficializar estruturas geradas pela gramática do PA; e (iii) construções YXV, em que o sujeito ocupa sempre a posição pré-verbal (XSV ou SXV), associadas a estruturas geradas pela gramática do PB (ou mesmo do PE). Interpretamos esses padrões empíricos como construções geradas por estruturas que refletem nos textos a competição de diferentes gramáticas do português.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of a study of the subject inversion patterns in clauses with a pre-verbal constituent in XV(S) contexts, in a sample of five plays written by Brazilian playwrights born during the 19th century on the coast of Santa Catarina, Brazil. Our theoretical basis is an attempt to conciliate the gradation observed in forms exhibiting variation in written texts and a grammatical (structural) interpretation of syntactic change (KROCH, 1989). Our results show recurrence of different inversion patterns: (i) constructions with an unaccusative inversion, which may be found both in the Old Portuguese (OP) and Brazilian Portuguese (BP) grammars (and even in the European Portuguese (EP) grammar); (ii) XVS constructions, with an inversion of (pronominal) subject in constructions with non-unaccusative verbs - Germanic inversion - which seem to surface structures generated by the grammar of OP; and (iii) constructions YXV, where the subject always takes a pre-verbal position (XSV or SXV), associated with structures generated by the BP grammar (or even EP grammar). We interpret these empirical patterns as constructions generated by different structures that reflect, in the analyzed texts, a competition between different grammars of Portuguese.
  • Restrições à posição de spreps temporais na modalidade falada Artigos Originais

    Paiva, Maria da Conceição de

    Resumo em Português:

    Diversos estudos sobre ordem de palavras atestam a importância do princípio peso final, segundo o qual constituintes mais pesados se situam na posição final da oração. Neste artigo, trazemos algumas evidências de que esse princípio explica a posição variável de sintagmas preposicionais temporais no português brasileiro falado. A ordem desses constituintes é analisada sob duas perspectivas: consideramos, inicialmente, sentenças que contêm apenas o Sprep temporal em diferentes posições; num segundo momento, estendemos a análise às sentenças em que Spreps temporais pós-verbais coocorrem com circunstanciais de lugar e de modo. Por meio de uma análise quantitativa, mensuramos o efeito da variável extensão do Sprep temporal, considerada em termos de número de palavras, sobre a posição que esse constituinte ocupa na oração. A análise mostra que o efeito do princípio peso final (end weight) é particularmente notável nas orações em que o Sprep temporal coocorre com outros circunstanciais, como os de lugar e de modo, superando restrições de natureza sintática e semântica.

    Resumo em Inglês:

    A number of functionalist studies on word order attest the importance of the end-weight principle, according to which heavier phrasal constituents tend to be places in sentence final position. In this paper we show some evidence that this principle can provide a straightforward account of the variable position of temporal Prepositional Phrases (PP) in spoken Brazilian Portuguese. The order of such constituents is analyzed in two ways: first, we consider sentences that contain only one temporal PP in different positions (initial, medial, and final); second, we extend the analysis to sentences containing time, manner, and place adverbials in post-verbal position. By means of a quantitative analysis, we verify the correlation between the length of the temporal PP and its position in the sentence. The results show that the constraints imposed by the end-weight principle are attestable particularly in sentences where the temporal PP co-occur with other adverbials, mainly place and manner adverbials, and supersede the semantic and syntactic ones.
  • Relações retóricas estabelecidas por orações gerundiais adverbiais Artigos Originais

    Antonio, Juliano Desiderato

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é propor critérios para identificação das relações implícitas estabelecidas por orações gerundiais adverbiais em um corpus formado por elocuções formais (aulas) e entrevistas. Para isso, tomam-se como fundamento teórico da pesquisa duas teorias funcionalistas, a Teoria da Estrutura Retórica do Texto (RST) e a Gramática Discursivo-Funcional (GDF). Na visão da RST, além do conteúdo explícito veiculado pelas orações de um texto, há proposições implícitas que surgem das relações que se estabelecem entre partes do texto. Foram utilizados os parâmetros da GDF, factualidade, pressuposição, e as camadas dos níveis representacional e interpessoal em que ocorrem as orações para a identificação das relações retóricas estabelecidas pelas orações gerundiais adverbiais. Foram encontradas relações de meio, de resultado, de condição e de propósito, o que não significa que não se reconheça, neste trabalho, que outras relações como tempo (anterioridade, posterioridade, simultaneidade), concessão, causa, dentre outras, podem ser estabelecidas por orações gerundiais adverbiais. Os parâmetros da GDF demonstraram ser eficientes na identificação das relações.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to set up criteria to identify the implicit relations held by adverbial gerund clauses in formal speeches (university lectures) and oral interviews in Brazilian Portuguese. The theoretical framework consists of two functional linguistic theories: Rhetorical Structure Theory (RST) and Functional Discourse Grammar (FDG). According to RST, besides the explicit content conveyed by text sentences, there are implicit relations that connect text segments. In this study, the identification of such relations was based on the FDG parameters of factuality and presupposition, and the layers of the representational and interpersonal levels. Means, result, condition, and purpose rhetorical relations were attested in the corpus. Other rhetorical relations such circumstance (anteriority, posteriority, simultaneity), concession, and cause may also be attested in further research. FDG parameters have shown to be efficient for the identification of rhetorical relations.
  • História de uma completiva: origem e desenvolvimento do complemento oracional introduzido por se do português Artigos Originais

    Sousa, Gisele Cássia de

    Resumo em Português:

    O propósito deste trabalho é investigar o percurso histórico da oração completiva iniciada pela conjunção "se" do português, que também introduz, nessa e em outras línguas românicas, uma oração adverbial condicional. Com base em registros de filólogos e romanistas, demonstra-se que a similaridade existente entre essas orações é resultado de gramaticalização da oração condicional que, no latim, passou a funcionar como oração completiva, em razão da extinção das partículas interrogativas que passaram a ser substituídas pela conjunção condicional latina si. Como oração completiva, a oração com "se" submete-se à gramaticalização, integrando-se à oração matriz de um modo que, conforme proposta de Hopper e Traugott (1993) e de Lehmann (1988), é próprio a construções completivas. A forma que tem essa oração de se gramaticalizar, incorporando-se à oração matriz, é, entretanto, diferente do que é previsto ocorrer a uma completiva introduzida por "que", uma diferença que se deve, sobretudo, ao significado hipotético que a completiva com "se" preserva de sua fonte histórica. Demonstra-se, por fim, que, do português arcaico ao português contemporâneo, a gramaticalização do complemento oracional introduzido por "se" não se configura em mudança diacrônica, já que essa gramaticalização é atestada desde períodos mais remotos, em textos do século XIV.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the historical trajectory of the complement clause initiated by the conjunction se (if/whether) in Portuguese. In Portuguese and in other Romance languages this conjunction introduces conditional adverbial clauses as well. Based on records made by philologists and latinists, it is demonstrated that the similarity between these two clause types is the result of a grammaticalization process where the conditional clause passed from the adverbial function to a complement function in Latin, due to the extinction of the interrogative particles that were replaced by the Latin conditional conjunction si. On exerting a complement function, the adverbial clause initiated by se undergoes a grammaticalization process that integrates it into the main clause as a complement construction (HOPPER & TRAUGOTT, 1993; LEHMANN, 1988). However, the grammaticalization process of the Portuguese se-adverbial clause differs from the one which is predicted to occur with a complement clause introduced by que (that). Such a difference is primarily due to the hypothetical meaning that se-complement clauses carry on from its Latin historical source. Finally, it is demonstrated that the grammaticalization of clausal complement introduced by se in Portuguese is not attested diachronically, from Archaic to Contemporary Portuguese, because this grammaticalization process has been attested to occur in more remote time, particularly in 14th century texts.
  • Representação lexical de classes verbais do PB Artigos Originais

    Cançado, Márcia; Godoy, Luisa

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresentamos uma proposta de representação lexical de algumas classes de verbos do português brasileiro, que consiste em dois níveis relacionados: o nível semântico-lexical, que é a própria estrutura argumental do verbo, e o nível sintático-lexical, que é uma estrutura de ligação entre a semântica lexical e a sintaxe sentencial. No nível semântico-lexical, está representado o sentido do verbo em uma estrutura composta por predicados primitivos, argumentos e uma raiz, similar à proposta de Levin e Hovav (1998, 2005). A estrutura de predicados é a parte compartilhada por verbos de uma mesma classe e a raiz é a parte idiossincrática do sentido de cada verbo individual. O nível sintático-lexical - representado pelas estruturas de Hale e Keyser (1993, 2002) funciona como um princípio de mapeamento entre o nível semântico e a sintaxe sentencial, sendo capaz de prever a organização e opções de realizações argumentais das classes de verbos na sintaxe. Os dois níveis estão relacionados pela raiz, que pertence a um determinado tipo ontológico na estrutura semântica e é mapeado na sintaxe lexical em uma determinada categoria gramatical. A relação entre os dois níveis não é do tipo um-para-um, pois existem mais categorias ontológicas que categorias gramaticais.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we propose a lexical representation of some verb classes in Brazilian Portuguese, consisting of two related levels: the lexical-semantic level, which is the argument structure of the verbs, and the lexical-syntactic level, which links lexical semantics and sentential syntax. On the lexical-semantic level, verb meanings are represented by a structure composed of primitive predicates, arguments, and a root, following Levin and Hovav's proposal (1998, 2005). Predicate structure is what is shared by verbs within a class and the root is the idiosyncratic part of each individual verb meaning. The lexical-syntactic level, represented by Hale and Keyser's structures (1993, 2002), operates as a mapping principle between the semantic level and sentential syntax, predicting the argument realization options of verbs; e.g. it predicts whether a verb participates in the causative-inchoative alternation. The two levels are related by the root, which pertains to a certain ontological type in the semantic structure and is mapped into a grammatical category in the lexical syntax. The relation between the two levels is a "many-to-one" relation, since there are more ontological types than grammatical categories.
  • Verbos denominais no português brasileiro: diferenciando estruturas diacrônicas e sincrônicas com uma abordagem em Morfologia Distribuída Original Articles

    Bassani, Indaiá de Santana

    Resumo em Português:

    Trabalhos recentes sobre Estrutura Argumental têm mostrado que deve existir uma relação sincrônica entre substantivos e verbos derivados que pode ser tratada em termos estruturais. No entanto a simples identidade fonológica/morfológica ou derivação diacrônica entre um verbo e um substantivo não necessariamente garantem que há uma estrutura denominal em uma abordagem sincrônica. Neste trabalho, observamos o fenômeno dos verbos denominais em Português Brasileiro defendendo uma distinção entre derivação morfológica etimológica e sincrônica. Assim, os objetivos deste trabalho são: 1) descobrir os critérios sincrônicos e formais para saber quais verbos denominais diacrônicos também podem ser considerados como tal no âmbito de uma análise sincrônica e 2) detectar os casos em que verdadeiras razões podem ser encontradas para o abandono do rótulo "denominal". Através de testes de estrutura argumental submetidos ao julgamento de falantes nativos foi possível dividir a classe inicialmente homogênea dos verbos denominais em três grandes grupos: verbos denominais reais, verbos derivados de raiz e verbos ambíguos. Em uma abordagem em Morfologia Distribuída, foi possível explicar a diferença entre esses grupos com base nas ideias de fases na palavra e restrição de localidade na interpretação das raízes.

    Resumo em Inglês:

    Recent work on argument structure has shown that there must be a synchronic relation between nouns and derived verbs that can be treated in structural terms. However, a simple phonological/morphological identity or diachronic derivation between a verb and a noun cannot guarantee that there is a denominal structure in a synchronic approach. In this paper we observe the phenomenon of Denominal Verbs in Brazilian Portuguese and argue for a distinction between etymological and synchronic morphological derivation. The objectives of this paper are 1) to identify synchronic and formal criteria to define which diachronic Denominal Verbs can also be considered denominal under a synchronic analysis; and 2) to detect in which cases the label "denominal" can be justifiably abandoned. Based on results of argument structure tests submitted to the judgments of native speakers, it was possible to classify the supposed homogenous Denominal Verbs class into three major groups: Real Denominal Verbs, Root-derived Verbs, and Ambiguous Verbs. In a Distributed Morphology approach, it was possible to explain the distinction between these groups based on the ideia of phases in words and the locality of restriction in the interpretation of roots.
  • A multifuncionalidade do advérbio "realmente" na língua portuguesa sob a perspectiva da gramaticalização de construções Artigos Originais

    Lacerda, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha

    Resumo em Português:

    Adotando a perspectiva da gramaticalização de construções (TRAUGOTT, 2003, 2009), realizamos, neste trabalho, a análise da multifuncionalidade do advérbio "realmente" na língua portuguesa, buscando instanciar seus diferentes usos e definir de que maneira seria estabelecida sua rede construcional. A partir de uma pesquisa pancrônica, que considerou corpora compreendidos entre o século XIII e o português contemporâneo, demonstramos como a multifuncionalidade de "realmente" revela um cline de gramaticalização, em que se observa uma ampliação de sua frequência de uso em contextos reconhecidamente mais subjetivos. Consideramos, portanto, que a gramaticalização pode ser concebida como um processo através do qual as construções - que primeiro expressam significados concretos/lexicais/objetivos - passariam, a partir da reiteração de seu padrão de uso, a indicar funções abstratas/pragmáticas/interpessoais baseadas na crença dos falantes (TRAUGOTT, 1995, 2010; TRAUGOTT; DASHER, 2005). Os resultados obtidos apontam, nesse sentido, que o advérbio "realmente" atuaria como um marcador epistêmico de evidência factual e subjetiva, gramaticalizando-se do factual para o subjetivo.

    Resumo em Inglês:

    From the perspective of construction grammaticalization (TRAUGOTT, 2003, 2009), this paper analyzes the multifunctionality of the Portuguese adverb realmente (really) by characterizing its different usages and defining the way its constructional network would be built up. Based on a panchronic analysis, which used corpora between the 13th century and the contemporary Portuguese, it is shown that this adverb multifunctionality reveals a grammaticalization cline on which an extension of usage in more subjective contexts is attested. It is thus considered that grammaticalization is a process of subjectification in which constructions change from expressing concrete/lexical/objective meanings to expressing - based on the reiteration of their usage patterns - abstract/pragmatic/interpersonal functions that code speakers' beliefs (TRAUGOTT, 1995, 2010; TRAUGOTT; DASHER, 2005). The study results indicate that realmente is used as an epistemic marker for factual and subjective evidence and is grammaticalized from a factual to a subjective usage.
  • Ordem de adição de afixos no português brasileiro: dados de unidades lexicais neológicas Artigos Originais

    Maroneze, Bruno

    Resumo em Português:

    Este artigo tem o objetivo de analisar como determinar a ordem de adição de afixos nos casos em que tanto prefixos quanto sufixos estão presentes. Após descrever as soluções de algumas correntes teóricas para a questão, procuramos mostrar que, para certas concepções, essa questão não se coloca como um problema; em decorrência disso, argumentamos que a ordem de adição de afixos deve ser entendida do ponto de vista da estrutura morfossemântica (semasiológica) da unidade lexical. Em seguida, com base em exemplos de unidades lexicais neológicas, apresentamos critérios para identificar a estrutura mais adequada em cada caso, bem como exemplos em que duas estruturas parecem ser igualmente possíveis. Observamos que três critérios parecem auxiliar na identificação da estrutura morfossemântica: a impossibilidade de formas intermediárias, a existência de restrições morfossintáticas ao emprego dos afixos e, principalmente, o significado da unidade lexical derivada. Também descrevemos casos em que parece haver polissemia decorrente de uma ambiguidade estrutural na interpretação da unidade lexical derivada.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses the problem affix-addition order specification in cases where both prefixes and suffixes are present. After describing the solutions presented by some outstanding theoretical approaches, we show that the order issue does not constitute a problem for some theoretical conceptions. As a result, we argue that the problem must be understood from the point of view of the lexical item morphosemantic (semasiological) structure. Based on examples of neological lexical items, we present criteria for the identification of the preferred structure in each case, as well as examples in which two structures seem to be equally possible. We note that three criteria aid the identification of the morphosemantic structure: the impossibility of intermediate forms, the existence of morphosyntactic restrictions to the use of affixes, and, especially, the meaning of the derived lexical item. We also describe cases in which there seems to be some polysemy that results from the structural ambiguity in the interpretation of the derived item.
  • Refletindo sobre a Provinha Brasil a partir das dimensões sociocultural, linguística e cognitiva da leitura Artigos Originais

    Cristofolini, Carla

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe-se a interpretar como a leitura, em suas dimensões sociocultural, linguística e cognitiva (CERUTTI-RIZZATTI, 2009), está contemplada na avaliação nacional padronizada da alfabetização, a Provinha Brasil, em sua primeira edição do ano de 2009. Para tanto, são traçadas algumas reflexões a partir de documentos norteadores da ação pedagógica tanto federais (BRASIL, 2007) quanto municipais (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2000, 2007), dos Guias que acompanham o kit da Provinha e dos resultados obtidos nessa avaliação por cinco turmas de 2º ano de uma escola pública, municipal, da grande Florianópolis. As questões da Provinha foram classificadas em dois grandes grupos (questões focadas nas habilidades de decodificação e aquelas envolvendo textualização) e são discutidas individualmente, aliando discussão teórica (conceitos pertinentes à alfabetização e letramento) com os resultados apresentados pelos alunos. Como principal conclusão, observa-se que essa edição da Provinha Brasil foca principalmente as dimensões linguística e cognitiva da leitura, em detrimento da dimensão sociocultural.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to analyze the extent to which reading, in its sociocultural, linguistic, and cognitive dimensions (CERUTTI-RIZZATTI, 2009), was taken into account in the first 2009 edition of the literacy standardized national assessment test, Provinha Brazil. To accomplish this goal, it draws on both the documents that guide the pedagogical action - both national (BRASIL, 2007) and municipal (SÃO JOSÉ, 2000, 2007) - specified in the Guide Manuals included in the Provinha kit and the results of this assessment for five 2nd-year classes of a municipal school in Grande Florianópolis. The Provinha questions were classified into two major groups (decoding skills and textualization) and discussed individually, merging theoretical discussions on literacy with the results achieved by the students. The conclusion stresses that Provinha Brasil is biased towards the linguistic and cognitive dimensions of reading to the detriment of its sociocultural dimension.
  • Ensino de língua portuguesa e inquietações teórico-metodológicas: os gêneros discursivos na aula de português e a aula (de português) como gênero discursivo Artigos Originais

    Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como tema a aula de Português, focalizando a abordagem dos gêneros discursivos nas práticas de ensino e aprendizagem em língua materna. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de cunho etnográfico, parte de um projeto maior que implica a constituição de um banco de dados sobre a aula de Língua Portuguesa na Educação Básica em redes públicas de ensino. Como parte desse projeto, este estudo objetiva responder à seguinte questão: que implicações metodológicas são depreensíveis no processo de ensino e aprendizagem de língua materna, na Educação Básica, organizado a partir da concepção dos gêneros discursivos como instrumentos para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita? Para tanto, topicaliza o trabalho com os gêneros do discurso na aula de Português, tanto quanto focaliza a aula (de Português) como gênero discursivo. As bases teóricas são estudos sobre o tema derivados de Mikhail Bakhtin e teorizações sobre letramento derivadas de Brian Street. As conclusões, a partir da abordagem de tipo etnográfico, sugerem dificuldades dos professores participantes deste recorte de pesquisa para elaborações didáticas a partir dos gêneros discursivos em sua ação metodológica, tanto quanto dificuldades em constituir a aula (de Português) como gênero discursivo.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on Portuguese language classes, concentrating on the discourse genre approach applied to native language teaching and learning practices. This qualitative and ethnographic study is part of a larger project that also involves a database creation of Portuguese classes taught in public schools at Elementary Education level. The following research question is discussed: What are the methodological implications of the process of native language teaching and learning at Elementary School level, organized in terms of the concept of discourse genre as a tool for the development of reading and writing practices? Accordingly, this study stresses the work with discourse genres in Portuguese classes and takes (Portuguese) classes to be a discourse genre. The theoretical framework includes discourse studies by Mikhail Bakhtin and theories on literacy elaborated on Brian Street. The ethnographic approach findings suggest that teachers face difficulties to deal with didactic elaborations couched in discourse genres in their methodological actions, as well as conceiving of (Portuguese) classes as a discourse genre.
  • Relação poder-saber e formas de resistência em documentos educacionais governamentais sobre ensino de língua estrangeira Artigos Originais

    Marques, Sandra Mari Kaneko

    Resumo em Português:

    Considerando o discurso político-educacional como meio de manifestação de poder, este artigo tem como objetivo propor reflexões acerca da relação poder-saber em documentos educacionais de diferentes esferas governamentais, nos quais se apresentam eventuais formas de resistência. Para verificar como se dá essa relação, serão analisadas as Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, documento elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Estrangeira Moderna - Inglês, da Secretaria da Educação de São Paulo (SEE), publicadas em 2006 e 2008, respectivamente. Para tanto, o arcabouço teórico será embasado em conceitos sobre a relação poder-saber, formas de resistência e regimes de verdade amplamente discutidos por Foucault (1971, 2008), Pêcheux (1990), Mascia (2002), Bertoldo (2003), Coracini (2003), Gregolin (2004), Orlandi (2006), Veiga-Neto (2007), Possenti (2007) e Amarante (2009). Por meio da análise desses documentos, notou-se a presença de traços argumentativos que contribuem para o estabelecimento de um regime de verdade, perpassado por relações de poder-saber. Além disso, os resultados obtidos apontam para polêmicas existentes entre as Orientações Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo no que concerne aos pressupostos teóricos e orientações práticas para o ensino e aprendizagem de línguas.

    Resumo em Inglês:

    Considering political-educational discourse as a context for power manifestation, this study goal explores the power-knowledge relationship in official educational documents in different government instances where forms of resistance can be spotted. To verify how this relationship is established, two specific curricular documents are analyzed: Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (2006), the official curriculum orientations issued by the Basic Education Department (Secretaria de Educação Básica - SEB), and Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Estrangeira Moderna-Inglês (2008), the official curriculum proposal issued by the Department of Education of São Paulo State (Secretaria da Educação de São Paulo - SEE). This study theoretical framework deals with the following concepts: power-knowledge relations, forms of resistance, and truth regimes largely discussed by Foucault (1971, 2008), Pêcheux (1990), Mascia (2002), Bertoldo (2003), Coracini (2003), Gregolin (2004), Orlandi (2006), Veiga-Neto (2007), Possenti (2007), and Amarante (2009). The analysis of the documents reveals some of their argumentative traces that contribute to the establishment of a truth regime influenced by power-knowledge relations. Moreover, results point out conflicting issues between the Curriculum Orientations and the Curriculum Proposal concerning theoretical presuppositions and practical guidelines to language teaching and learning.
  • O sujeito porta-voz é sempre um nós em construção? Artigos Originais

    Venturini, Maria Cleci

    Resumo em Português:

    Nosso objeto de estudo, neste espaço, é o discurso sobre o professor, enquanto se sustenta em um discurso o qual chamamos de discurso de e que, em seu funcionamento, sustenta e legitima o dizer e o saber em torno de sujeitos. O corpus de análise é a Revista Nova Escola, designada como "a revista de quem ensina". Entendemos que essa designação coloca num mesmo eixo o sujeito-professor e a escola, simulando, dessa forma, a constituição de um nós diante do qual perguntamos: O sujeito porta-voz é sempre um nós em construção? Concluímos que não, especialmente, no caso em que um dos elementos desse "nós" se coloca na posição daquele que detém o poder e a quem cabe dizer o que é certo e o que é errado. Sustentamos nossas posições nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso brasileira, considerando os distanciamentos e as reformulações empreendidas em relação à orientação francesa, proposta por Pêcheux.

    Resumo em Inglês:

    Our object of study is the discourse about the teacher, as a discourse that supports itself in a discourse that we name "discourse by", and, in its workings, supports and legitimizes the knowledge and speech that surround the subjects. The corpus consists of issues of the Brazilian magazine Revista Nova Escola, widely known as "The-one-who-teaches magazine". We understand that this epithet levels both the teacher and the school, simulating the constitution of a "we", which leads us to ask the following question: Is the spokesagent always a "we" in construction? Our answer is "no", especially in the case that one of the elements of that "we" places itself in the position of the one that is in charge and is the spokesagent that has the power to say what is right and what is wrong. Our theoretical background is the Brazilian Discourse Analysis, and we thus consider the distinctions and reformulations undertaken by its proponents in relation to its French affiliation inaugurated by Pêcheux.
  • A gramática de Damourette e Pichon com Lacan: uma problemática da enunciação Artigos Originais

    Machado, Bruno Focas Vieira

    Resumo em Português:

    Esse artigo pretende evidenciar a importância específica conferida à gramática Des mots à la pensée: essai de grammaire de la langue française, de Damourette e Pichon (1943) para se pensar as bases lógicas do conceito de enunciação. Para cumprir esse objetivo, coloca-se a obra dos gramáticos em diálogo com elaborações da psicanálise, mais especificamente com conceitos de Jacques Lacan (2007). Busca-se, assim, uma interface entre os campos da linguística e da psicanálise, debruçando-se sobre a dicotomia existente entre os conceitos de sujeito da enunciação e sujeito do inconsciente. A abordagem tecida é eminentemente teórica, confrontando conceitos de cada pensador e buscando compreender os seus respectivos pontos de interseção. Para atingir esse objetivo, buscou-se o estudo sobre a negação em língua francesa elaborada pelos gramáticos Damourette e Pichon (1930) e colocou-a em relação com a dicotomia enunciado-enunciação construída por Lacan (2005) principalmente no Seminário 6: o desejo e sua interpretação. Como conclusão, torna-se claro como a gramática é inevitavelmente atravessada pela subjetividade e pelos fenômenos enunciativos.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to elucidate the specific importance of Damourette and Pichon´s grammar Des mots à la pensée: Essai de grammaire de la langue française (1943) in order to think the logic basis of the utterance act notion. Accordingly, it fosters a dialogue between the grammarians' works and Jacques Lacan´s psychoanalysis notions. It is thus pursued a link between linguistic and psychoanalytic fields by investigating the existing dichotomy between the subject of an utterance act and the subject of unconcious. The strictly theoretical approach brings the three authors' notions together and attempts to catch their intersection points by compiling the French negation studies in Damourette and Pichon's grammar and relating them to the dichotomy utterance/utterance act posited by Lacan´s (2005) Seminar 6: desire and its interpretation. It concludes by stressing that both subjectivity and utterance act phenomena and grammar are interlaced.
  • Linguagem, sociedade e poder: coletânea de artigos Resenha

    Flannery, Mércia Regina Santana
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
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