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Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 11, Número: 2, Publicado: 2013
  • Documento sem título Editorial

    Fonseca, Angélica Ferreira; Martins, Carla Macedo; Pronko, Marcela Alejandra
  • Divisão sexual do trabalho: a separação da produção do espaço reprodutivo da família Ensaio

    Alves, Ana Elizabeth Santos

    Resumo em Português:

    Este ensaio tem como objetivo central analisar a divisão sexual do trabalho em torno da dissociação do trabalho produtivo do espaço da reprodução familiar, ocorrida no processo de instalação e desenvolvimento do capitalismo no Brasil, particularmente com base em reflexões sobre o contexto histórico de finais do século XIX até meados do século XX. Nossa intenção é descaracterizar análises acerca da ideologia naturalista que legitima princípios de separação entre trabalhos de homens e trabalhos de mulheres. Para tanto, tratamos de explicar essa dissociação a partir de transformações na família como base produtiva, bem como da relação entre produção e reprodução na unidade rural (tradicional). Procuramos também relatar como ocorreram algumas transformações nas práticas de família tradicional, mediante a separação entre as atividades produtivas e o dia a dia do lar, o que contribuiu para a gênese da sociedade urbanoindustrial, em face de uma consonância entre as unidades tradicionais com as unidades modernas de produção.

    Resumo em Inglês:

    This essay aims at examining the sexual division of labor around the dissociation of productive work from the family reproduction space that took place during the installation and development of capitalism in Brazil, particularly based on reflections on the historical context between the late nineteenth century and the mid-twentieth century. This shows our intent to decharacterize analyses of the naturalistic ideology that legitimizes the principles of separation of the work of men and that of women. Therefore, we try to explain this dissociation based on changes that have taken place in the family as a productive base, as well as the relationship between production and reproduction in the rural unit (traditional). We will try to report how some of the changes took place in traditional family practices, by separating productive activities from everyday life at home. This confirmed the genesis of the urbanindustrial society, in the face of consonance between traditional units and modern production units.
  • Usos e significados da qualidade de vida nos discursos contemporâneos de saúde Artigos

    Gimenes, Gabriel de Freitas

    Resumo em Português:

    O presente artigo se propõe a fazer uma análise do uso generalizado da expressão 'qualidade de vida' nas linguagens técnicas e cotidianas nas sociedades ocidentais contemporâneas. A ampla utilização desse termo é acompanhada por uma indeterminação de seu significado e por uma concepção naturalizada de sua origem. Objetivo, então, analisar os processos pelos quais o termo qualidade de vida foi impregnado de sentido na nossa cultura, assim como argumentar que a grande relevância simbólica adquirida contemporaneamente pela qualidade de vida nas ciências biomédicas, nas políticas de saúde e nas práticas individuais relativas à saúde está relacionada com um mais amplo processo de inserção dos aspectos biológicos da vida no campo político. Dessa forma, apresento brevemente o surgimento e o desenvolvimento da biopolítica na modernidade, assim como analiso algumas das características da biopolítica contemporânea, a partir do que são apresentadas as concepções de estilo de vida, promoção de saúde, risco, autonomia e responsabilidade, que, articuladas, constituem o atual campo semântico no qual a saúde é problematizada. Dessa forma, procuro situar a atual preocupação pela qualidade de vida, assim como apresentar alguns dos problemas que se articulam a ela, como a responsabilidade individual pela própria saúde e a medida da qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    This article is an attempt to analyze the widespread use of the term 'quality of life' in everyday language and techniques in contemporary Western societies. The broad use of this term is accompanied by an uncertainty with regard to its meaning and a naturalized conception of its origin. The goal, therefore, is to analyze the processes by which the term quality of life was imbued with meaning in our culture and to argue that the major symbolic meaning acquired contemporaneously by quality of life in the biomedical sciences, health policies, and practices relating to individual health is related to a broader process of integrating biological aspects of life in the political field. Thus, I briefly introduce the emergence and development of biopolitics in modernity, and analyze some of the characteristics of contemporary biopolitics based on how the concepts of lifestyle, promotion of health, risk, autonomy and responsibility are presented which, together, constitute the current semantic field in which health is problematized. Therefore, I seek to situate the current concern for quality of life, as well as to present some of the issues that are linked to it, such as individual responsibility for one's own health and the measure of quality of life.
  • Diretrizes curriculares para a formação de profissionais de saúde: competências ou práxis? Artigos

    Pereira, Ingrid D'avilla Freire; Lages, Itamar

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa os referenciais teóricos e epistemológicos da educação que constam das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) relativas à formação profissional em saúde no Brasil. Para tanto, resgata a historicidade da relação educação, saúde e sociedade e as reformas do ensino médico; descreve o movimento de instituição das DCN para a área da saúde no país; e discute as relações entre o referencial da pedagogia das competências, que alicerça as DCN, e a concepção de direito à saúde formulada pela VIII Conferência Nacional de Saúde. Os resultados desta investigação sugerem a hipótese de que, para formar profissionais de saúde comprometidos com os princípios da VIII Conferência Nacional de Saúde e com a compreensão da saúde como direito, é necessário questionar os limites da pedagogia das competências adotada pelas DCN, bem como construir uma proposta de formação que dialogue com o pressuposto da transformação social, de modo que a sua didática possibilite aos estudantes evoluírem criticamente da práxis individual e comum para a práxis histórica.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the theoretical and epistemological benchmarks of education contained in the National Curriculum Guidelines (DCN) for the training of health professionals in Brazil. To achieve its goals, it rescues the historicity of the relationship among education, health, and society and the reform of medical education; it describes the movement of instituting the DCN for the health care area in Brazil, and discusses the relationship between the benchmark of the pedagogy of skills that underpins the DCN and the concept of the right to health formulated by the 8th National Health Conference. The results of this investigation suggest the hypothesis that, to train health professionals committed to the principles of the 8th National Health Conference and with the understanding of health as a right, it is necessary to question the limits of the pedagogy of skills adopted by the DCN as well as to build a proposal for training that converses with the assumption of social transformation, so that its didactics enables students to evolve critically from the individual and common praxis to the historical one.
  • Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais Artigos

    Fadel, Cristina Berger; Baldani, Márcia Helena

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de acadêmicos formandos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, quanto ao atual projeto pedagógico. Participaram 91 formandos, os quais responderam a um questionário autoaplicado. A maioria dos alunos mostrou conhecer o projeto pedagógico do curso, com uma percepção positiva, e identificou que contempla as características das Diretrizes Curriculares Nacionais. As competências e habilidades, expressas nas Diretrizes e proporcionadas pelo curso, aquelas nas quais os formandos se consideram mais aptos a desempenhar são: ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde; disposição ao aprendizado contínuo; e tomada de decisões e atuação em equipes multiprofissionais. Quanto à estrutura curricular, grande parte dos alunos percebeu duplicação de conteúdos entre as disciplinas e dificuldades em oferecer atenção integral aos pacientes. No entanto, a maioria identifica a integração entre teoria e prática como ideal ou satisfatória. Os resultados deste estudo, somados à avaliação institucional, mostram que, apesar da percepção positiva da comunidade acadêmica, existem algumas fragilidades no atual projeto pedagógico do curso que indicam a necessidade de se avançar na construção de um currículo integrado.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to evaluate the perception graduates have of the current pedagogical project in place at the College of Dentistry at the Ponta Grossa State University State of Paraná, southern Brazil. A total of 91 students took part in the study by completing a selfadministered questionnaire. Most students were knowledgeable about the course's pedagogical project, had a positive view of it, and considered that it includes the features of the National Curriculum Guidelines. The skills and abilities, expressed in the Guidelines and provided by the course, those in which the students consider themselves as more apt to play a role are prevention, promotion, protection and rehabilitation; willingness to continuous learning, and decision-making and performance in multidisciplinary teams. As for the curricular structure, most students noted content duplication across disciplines and difficulties in providing comprehensive care to patients. However, most rated integration between theory and practice as optimal or satisfactory. The results of this study, together with the institutional assessment, show that, despite the positive perception of the academic community, there are some weaknesses in the course's current pedagogical project, pointing to the need for progress in the construction of an integrated curriculum.
  • O arco ocupacional saúde nas políticas de educação profissional Artigos

    Deluiz, Neise; Veloso, Bianca Ribeiro

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo analisar as expectativas dos alunos em relação aos cursos de qualificação profissional do arco ocupacional saúde do Projovem Trabalhador no Rio de Janeiro, as concepções e estratégias pedagógicas utilizadas nos cursos e as mudanças ocorridas em sua situação social nas dimensões educacional, econômica, psicossocial e político-social. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou grupos focais e entrevistas com os 58 alunos dos cursos. Na dimensão educacional, a qualificação profissional recebida foi insuficiente e não preparou os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. A maioria continua buscando cursos como forma de aumentar as chances de trabalho. Na dimensão econômica, a maior parte dos jovens permaneceu desempregada, e na dimensão psicossocial observou-se referência às questões relativas à subjetividade, à autoestima, melhor comunicação e sociabilidade. Quanto à dimensão político-social, o maior ganho dos alunos foi na compreensão dos seus direitos como cidadãos, mas esta não os levou a atuar nos espaços da sociedade civil, como sindicatos e movimentos sociais. Conclui-se que as percepções dos alunos e os sentidos que atribuem ao Programa refletem as contradições da política, indicando que os jovens não são somente receptores passivos, mas sujeitos de direitos e protagonistas que reivindicam uma formação que atenda aos seus interesses.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze the students' expectations with regard to the vocational training courses provided under the "Projovem Trabalhador" occupational health arch, in Rio de Janeiro, the educational concepts and strategies used in the courses, and the changes that took place in their social situation in the educational, economic, psychosocial and socio-political dimensions. This is a qualitative study that used focus groups and interviews with 58 students of the courses. In the educational dimension, vocational skills received were insufficient and did not prepare students to face the challenges of the labor market. Most continue pursuing courses in order to increase their chances of employment. In the economic dimension, most of the young people remained unemployed, while in psychosocial dimension there was reference to the issues of subjectivity, self-esteem, and improved communications and sociability. Insofar as the socio-political dimension is concerned, the students' biggest gain was in understanding their rights as citizens, but this did not lead them to act in the spaces of society, such as trade unions and social movements. It is concluded that the students' perceptions and the meanings that they attribute to the Program reflect the contradictions of the policy, indicating that young people are not mere passive recipients, rather subjects of rights and protagonists that demand an education that meets their interests.
  • Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica Artigos

    Patrocinio, Wanda Pereira; Pereira, Beltrina da Purificação da Côrte

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos de um programa de educação popular em saúde dirigido a idosos comunitários sobre suas atitudes em relação à velhice. O programa foi baseado na metodologia de Paulo Freire e na política de envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde. Constou de 16 sessões semanais de 150 minutos, oferecidas a dois grupos de idosos (n=16) com 60 a 75 anos (M=66,88±5,4). Foi realizado pré-teste, pós-teste e seguimento contendo medidas sociodemográficas, de saúde, de estilo de vida e de atitudes em relação à velhice. Análises de conteúdo mostraram diminuição estatisticamente significante na frequência de atitudes negativas, aumento das positivas e aumento da percepção de que a velhice comporta tanto ganhos quanto perdas. Os resultados sugerem que intervenções desse tipo podem favorecer a qualidade de vida de idosos, promovendo uma visão mais positiva da própria velhice. O programa desenvolvido também contribuiu para o cotidiano de profissionais que atuam na área de educação e saúde.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to evaluate the effects of a popular health education program directed to community seniors with regard to their attitudes toward aging. The program was based on the Paulo Freire methodology and on World Health Organization's active aging policy. It consisted of 16 weekly 150minute sessions offered to two groups of elderly (n=16) aged 60 to 75 years (M=66.88±5.4). Pre-testing, post-testing and follow-up were carried out to measure matters related sociodemographic, health, and lifestyle issues, as well as attitudes toward aging. Content analysis showed a statistically significant decrease in the frequency of negative attitudes, increased positive ones, and an improved perception that aging involves both gains as losses. The results suggest that such interventions can drive the quality of life of seniors by engendering a more positive view of old age itself. The program that was undertaken has also contributed to the daily lives of professionals working in the area of education and health.
  • Rede de atenção em saúde mental na perspectiva dos coordenadores de serviços de saúde Artigos

    Paes, Lucilene Gama; Schimith, Maria Denise; Barbosa, Tatiane Muniz; Righi, Liane Beatriz

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, que teve como objetivo compreender como coordenadores de serviços de saúde, envolvidos no cuidado dos sujeitos em sofrimento psíquico, percebem a organização da rede de atenção em saúde mental de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e de vinhetas nos meses de abril e maio de 2008. Participaram da pesquisa dez coordenadores de serviços de saúde. Os dados foram trabalhados mediante análise temática e, posteriormente, agrupados em três núcleos de sentido: o entendimento dos fluxos assistenciais; o funcionamento da rede; e as dificuldades e potencialidades vislumbradas. Evidenciou-se uma rede em processo de construção, destacando-se a existência de movimentos que visam à melhoria da articulação entre os serviços e consequente qualificação da assistência para os usuários da rede de cuidado em saúde mental. Propõe-se um estreitamento das relações entre os serviços, intensificando a articulação entre a atenção primária, os serviços substitutivos e a atenção hospitalar. Destaca-se o papel da gestão nesse processo, considerando a necessidade de envolvimento de diferentes setores para a efetivação de um serviço de atenção à saúde mental mais qualificado.

    Resumo em Inglês:

    This is an exploratory descriptive study based on a qualitative approach which purpose was to understand how health service coordinators involved in providing care to individuals in psychological distress perceive the organization of the mental health care network in Santa Maria, state of Rio Grande do Sul, southern Brazil. Data were collected through semi-structured interviews and vignettes in the months of April and May 2008. Ten health service coordinators participated in the study. The data were processed through thematic analyses and, subsequently, grouped into three clusters of meaning: The understanding of care flows, network operation, and of the difficulties and potential envisioned. The results showed a network under construction, highlighting the existence of movements aimed at improving coordination between the services and the resulting quality of care provided to the users of the mental health care network. The authors propose a reinforcement of the relations between the services, heightening the relationship between primary care, substitutive services, and hospital care. Emphasis is put on the role played by management in the process, considering the need for the involvement of different sectors in order to attain a more qualified mental health care service.
  • Educação pelo trabalho para a formação do médico Artigos

    Albuquerque, Guilherme Souza Cavalcanti de; Torres, Ana Áurea Revoredo; Nascimento, Bárbara do; Martin, Beatris Mario; Gracia, Diego Fabian Karvat; Orlando, Juliana Myriam Machado; Basso, Rodrigo Pirard; Perna, Paulo de Oliveira

    Resumo em Português:

    O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) visa qualificar a força de trabalho para o Sistema Único de Saúde. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a contribuição de três experiências do PET-Saúde para a formação médica. Com base no materialismo históricodialético, buscou-se compreender a inserção do PET-Saúde na educação médica como fenômeno social subordinado às condições históricas de produção econômica. Os dados foram colhidos de relatos dos estudantes, tutores, preceptores e coordenadores de três grupos do PET-Saúde de duas universidades de Curitiba, por meio de entrevistas e grupos focais. Concluiuse que, em dois grupos, as experiências vivenciadas contribuíram para a formação de trabalhadores flexíveis, efetivos na aplicação da tecnologia para a solução dos problemas nos limites impostos pela ordem vigente. No terceiro grupo, a experiência contribuiu para a formação de sujeitos críticos, capazes de questionar os limites impostos pelo Estado e pela sociedade à plena realização da vida.

    Resumo em Inglês:

    The Education Through Work for Health Program (PET-Saúde) aims to qualify the workforce for the Brazilian Unified Health System. This study was carried out to evaluate the contribution made by three PET-Saúde experiments in medical training. Based on historical and dialectical materialism, we sought to understand the integration of PET-Saúde in medical education as a social phenomenon subordinate to the historical conditions of economic production. Data were collected from reports made by students, tutors, mentors and coordinators of three groups of PET-Saúde at two universities in Curitiba, southern Brazil, through interviews and focus groups. It was concluded that, in two groups, the experiences contributed to training flexible workers, effective in the application of technology to solve issues within the limits imposed by the current order. In the third group, the experience contributed to training critical subjects, able to question the limits imposed by the State and society to the full realization of life.
  • Memorial de formação: um dispositivo de aprendizagem reflexiva para o cuidado em saúde Relato

    Buogo, Miriam; Castro, Gardenia de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências docentes no emprego do memorial de formação do cuidado como metodologia de pesquisa-formação na elaboração de trabalhos de conclusão de curso do Curso de Enfermagem. Por meio dessa abordagem de ensino, pretende-se que o estudante reflita sobre o seu próprio processo de formação a fim de tomar consciência dos acontecimentos, estratégias e espaços que, para ele, ao longo da sua vida, contribuíram como formadores. Nesse sentido, a construção do memorial oportuniza o resgate de leituras a respeito do cuidado, possibilitando aos estudantes a narrativa de suas experiências de formação, de modo significativo, no decorrer do ensino. A reflexão sobre os aprendizados durante a elaboração do memorial de formação permite que o processo de narrar e de escutar a si e ao Outro seja fator de busca de novas identidades profissionais e de novos conhecimentos. Assim, o memorial é um dispositivo pedagógico de reflexão crítica que reinventa o cuidado da pessoa consigo mesma e o cuidado com o Outro, fato que é de extre ma relevância para o futuro profissional de saúde e para o educador.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed to present teaching experiences that used the care training brief as a research-training methodology in preparing course completion papers in the College of Nursing. This teaching approach is intended to cause the students to reflect on their own training process in order to become aware of events, strategies and spaces that, to them, throughout their lives, contributed to their training. In this regard, the process of building the brief favors readings regarding care to be brought up again, enabling students to narrate their training experiences, in a significant manner, in the course of their education. Reflecting on the learning made while preparing the training brief allows the process of narrating and listening to oneself and to Others to be a factor is seeking new professional identities and new knowledge. Thus, the brief is a pedagogical tool for critical reflection that reinvents the person's care with him or herself and the care for Others, a fact that is extremely important both for the future health professional and for the educator.
  • Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Resenhas

    Teixeira, Marcia de Oliveira
  • Trabalho e dialética: Hegel, Marx e a teoria social do devir Resenhas

    Martins, Maurício Vieira
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