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Organizações & Sociedade, Volume: 27, Número: 93, Publicado: 2020
  • Criatividade na ação política Editorial

    Davel, Eduardo Paes Barreto; Oliveira, Josiane Silva de; Ventura, Andréa Cardoso

    Resumo em Português:

    Resumo A energia da resistência criativa pode descortinar ao pesquisador em Administração e em Estudos Organizacionais vários horizontes e várias possibilidades de teorização relevantes para estimular a prática. Como poderíamos pensar de forma mais estruturada a criatividade como fonte para protestar, subverter e resistir? Como a criatividade poderia abrir novos caminhos para pensar a ação política e crítica em nosso campo de pesquisa? Será que a criatividade poderia ser uma via de resistência ao status quo e abrir caminhos inovadores para teorizarmos sobre a governança climática urbana?

    Resumo em Inglês:

    Abstract Creative resistance energy can reveal to researchers of management and organizational studies several horizons and many possibilities for relevant theorization to stimulate practice. How can creativity be more structured as a means to protest, subvert and resist? How could creativity open up new ways of thinking about political and critical action in our field of research? Could creativity be a way of resisting the status quo and opening innovative paths for theorizing about urban climate governance?
  • Caracterização do público lojista de um centro de compras no agreste das confecções: tendências disposicionais e tensões administrativas Articles

    Souza, Denise Clementino de; Martins, Thibério Leandro Duarte; Paiva, Rick Davidson Silva; Sá, Marcio Gomes de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo visa avançar no sentido de caracterizar o público lojista, proprietários de negócios e gerentes/responsáveis de um centro de compras situado em uma região específica do interior do Nordeste brasileiro. Por meio de uma leitura contextualizada da noção de habitus (Bourdieu), toma como objetivos específicos: (1) explorar similaridades e diferenças, em termos de tendências disposicionais administrativas, no referido público; e (2) identificar possíveis focos disposicionais para a tensão existente entre tal público e a administração do empreendimento. Trata-se de um estudo exploratório, em que foram aplicados 159 questionários e realizadas observações de campo de inspiração etnográfica. Acredita-se que a elaboração de uma ferramenta teórica própria (a noção de tendências disposicionais administrativas) para caracterizar esse tipo de público, nesse tipo de contexto, seja algo que pode contribuir para o conhecimento de fenômenos dessa natureza (objeto dos estudos organizacionais) e, desse modo, servir de inspiração a demais estudos no campo. Os resultados identificaram três tendências disposicionais administrativas que parecem ser significativamente recorrentes entre os pesquisados, a saber: (1) manutenção de práticas próximas à administração-feirante; (2) adaptação ao novo ambiente de negócios; e (3) hibridismos administrativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article characterizes the staff, business owners and managers of a shopping center located in a specific countryside region in northeastern Brazil. A contextualized reading of the notion of habitus (Bourdieu) was used to achieve two objectives: (1) verify similarities and differences in administrative dispositional tendencies for the target population; and (2) identify dispositional tendencies for the tension between the staff and the company’s administration. This exploratory study assessed 159 interviews and field observations of ethnographic nature. The development of a theoretical tool (the notion of administrative dispositional tendencies) to characterize this population in this specific context can contribute to the knowledge of phenomena of this nature (object of Organizational Studies) and inspire other studies in the field. The results show three administrative dispositional tendencies that seem to be significantly recurrent among respondents, namely: (1) maintenance of practices close to administration; (2) adaptation to the new business environment; and (3) administrative hybridity.
  • Desenvolvimento sustentável e trabalho precário no relato integrado da Natura: pensando um contrarrelato Articles

    Homero Junior, Paulo Frederico; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    Resumo A incorporação do(s) conceito(s) de sustentabilidade aos discursos empresariais tem se caracterizado como um movimento ideológico voltado à legitimação do poder das grandes corporações. Em 2010 o International Integrated Reporting Committee (IIRC) foi organizado com o propósito de criar uma diretriz globalmente aceita para a contabilização da sustentabilidade. Como as teorias da legitimidade apontam que a comunicação desempenha um papel central nos processos de legitimação, neste artigo comparamos a representação da força de trabalho das revendedoras de cosméticos nos relatórios corporativos de 2015 da Natura Cosméticos S/A, uma das corporações brasileiras mais engajadas nas iniciativas do IIRC, aos resultados de pesquisas acadêmicas independentes. Com isso propomos um contrarrelato, ou seja, um discurso a respeito do desempenho organizacional produzido por atores que sejam independentes da gestão da organização. Corroborando o entendimento do IIRC como um empreendimento interorganizacional para legitimar uma definição de sustentabilidade que seja amigável aos negócios, argumentamos que, em seu relato integrado, a Natura celebra a exploração de trabalho precário como uma contribuição para o desenvolvimento sustentável.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The concept of sustainability in business discourses has been characterized as an ideological movement aimed at legitimizing the power of large corporations. In 2010, the International Integrated Reporting Committee (IIRC) was launched with the aim of creating a globally accepted framework for accounting for sustainability. As legitimacy theories point that communication plays a central role in legitimation processes, in this article we compare the representation of the workforce of cosmetics sellers in 2015 corporate reports from Natura Cosméticos S/A, one of the Brazilian corporations most engaged in IIRC’s initiatives, to the results of independent academic studies. With this, we propose a counter-accounting, i.e. a discourse about organizational performance produced by actors who are independent from the organization’s management. Corroborating the understanding of the IIRC as an inter-organizational enterprise to legitimize a business-friendly definition of sustainability, we argue that in its integrated report Natura celebrates the exploitation of precarious work as a contribution to sustainable development.
  • Técnicas de gestão e silenciamento organizacional: o relato de um gerente Articles

    Moura-Paula, Marcos Júnior de; Moreira, Patricia Aparecida Abreu; Ferraz, Deise Luiza da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se analisar as mudanças nas relações estabelecidas no ambiente de trabalho condicionadas pela implementação de técnicas de gestão que caracterizam um modelo toyotista e produziram o fenômeno do silêncio organizacional. A história de um trabalhador do sistema financeiro estrutura nosso argumento. Observações e documentos mediaram a compreensão da história individual com as relações sociais gerais. Guiados pelas categorias de singularidade, particularidade e universalidade, estabelecemos os nexos entre a situação do trabalhador, as técnicas de gestão da empresa e o movimento de reestruturação produtiva. Os resultados mostram que as várias técnicas foram meios de silenciar construídos ao longo da carreira do trabalhador, à medida que as frustrações foram acumuladas e as necessidades do processo de trabalho se alteraram. O que na vida de um gestor é frustração e silêncio, no movimento de totalização são alterações no ser gestor, marcado pelo esvaziamento das funções de planejamento e controle.

    Resumo em Inglês:

    Abstract this study analyzes the changes in the relations established in the work environment conditioned by the implementation of management techniques characterizing a Toyotist model and that produced the phenomenon of organizational silence. The story of a financial system worker was used as a guide for structuring our argument. Observations and documents mediated the understanding of the individual story along with the general social relations. Guided by the categories singularity, particularity and universality, we established the links among the worker’s situation, the company’s management techniques and the productive restructuring movement. The results show that the various management techniques were means of silencing built up throughout the worker’s career, as frustrations accumulated and the needs of the work process changed. What in the life of a manager is frustration and silence, in the totalization movement are changes in the being manager marked by the emptying of planning and controlling functions.
  • Práticas e mecanismos de uma tecnologia social: proposição de um modelo a partir de uma experiência no semiárido Articles

    Souza, Ana Clara Aparecida Alves de; Pozzebon, Marlei

    Resumo em Português:

    Resumo As crescentes desigualdades sociais, que desencadeiam e acentuam a exclusão social e a pobreza, têm reforçado a relevância da inovação social para a formulação de respostas alternativas ao que tem sido oferecido em modelos consolidados pelo status quo. Esta pesquisa considera a inovação social através da lente da tecnologia social, um conceito desenvolvido e documentado por pesquisadores latinoamericanos. Considerando a relevância das tecnologias sociais para a transformação de cenários sociais desfavorecidos, este estudo busca oferecer uma contribuição central: a concepção de um modelo conceitual, de natureza processual, que permite a identificação de mecanismos-chave subjacentes à transformação promovida por uma tecnologia social. Os resultados foram produzidos a partir de um estudo de caso único e em profundidade de uma organização da sociedade civil de interesse público que atua no semiárido cearense e vem promovendo transformações sociais na região, sobretudo contribuindo para a redução do êxodo de jovens por meio do fomento ao empreendedorismo rural. Como resultado do estudo, operacionalizamos um modelo conceitual para teorizar tecnologias sociais que contribui para uma melhor compreensão de seus mecanismos de funcionamento e modos de ação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Growing social inequalities, which trigger and accentuate social exclusion and poverty, have reinforced the relevance of social innovation to formulate alternative responses to what has been offered in models consolidated by the status quo. This study analyzes social innovation through the lens of social technology, a concept developed and documented by Latin American researchers. Considering the relevance of social technologies for the transformation of disadvantaged social scenarios, this study offers a central contribution: a conceptual model of processual nature that allows for the identification of key mechanisms underlying the transformation promoted by a social technology. The results were produced from a single, in-depth case study of a civil society organization of public interest that has been promoting social transformations in the semi-arid region of Ceará, mainly contributing to reduce the exodus of young people by the promotion of rural entrepreneurship. As a result of this analysis, we developed a conceptual model to theorize social technologies that can contribute to the better understanding of their mechanisms and action model.
  • Reflexões sobre o trabalho no contexto contemporâneo da economia criativa Articles

    Haubrich, Gislene Feiten; Bessi, Vânia Gisele; Bohnenberger, Maria Cristina; Freitas, Ernani Cesar de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva refletir sobre a concepção de trabalho no campo da Economia Criativa, bem como sobre a contribuição de tal conceito para o entendimento da cultura em organizações no contexto contemporâneo. Refere-se a uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. O marco teórico tem como base as noções de trabalho, com ênfase no trabalho imaterial (Lazzarato & Negri, 2001; Schwartz & Durrive, 2015), rizoma (Deleuze & Guattari, 2000) e poder simbólico (Bourdieu, 2002) para refletir o contexto da Economia Criativa (Florida, 2011; Howkins, 2013). Como resultado principal desta reflexão teórica inicial, compreende-se que as interações pretendidas para e por trabalhadores da Economia Criativa transitam entre uma perspectiva rizomática e libertária e outra estrutural e baseada nos valores compartilhados. Nesse caso, as organizações assumem uma configuração diferenciada mediante a cultura expressa por normas e disputas simbólicas, incorporadas por cada grupo na condução de seus projetos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to reflect upon the concept of work in the field of creative economy, as well as its contribution to the understanding of the culture of these kinds of organizations in the contemporary context. It is an exploratory study, based on bibliographic and documentary research. The theoretical framework is grounded on the notions of work, with emphasis on immaterial work (Lazzarato & Negri, 2001; Schwartz & Durrive, 2015), rhizome (Deleuze & Guattari, 2000) and symbolic power (Bourdieu, 2002) to reflect on the context of creative economy (Florida, 2011; Howkins, 2013). As a main result of this initial reflection, it is understood that the interactions that are expected for and by creative economy workers move between a rhizomatic and libertarian perspective and a structural one based on shared values. In this case, organizations assume a different configuration through the culture expressed by norms and symbolic disputes, incorporated by each group in the conduct of their projects.
  • Samarco e o rompimento na barragem de Fundão: a narrativa como um recurso performativo da prática estratégica de sensegiving inerente ao strategizing pós-desastre Articles

    Ceni, Jéssica Cristina; Rese, Natália

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa possui como objetivo analisar como ocorreu o processo de sensegiving nas narrativas da Samarco, como uma prática estratégica, após o rompimento na barragem de Fundão. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com base em dados secundários, sendo coletados 307 arquivos (893 páginas) no site da Samarco, 297 arquivos (647 páginas) no site da Fundação Renova e 52 vídeos (191 minutos) no canal do Youtube Samarco Mineração. Em primeiro momento foi realizada uma análise de conteúdo cujo objetivo era observar os direcionamentos de conteúdo dado pela empresa a partir do rompimento; dessa análise foram inferidos seis momentos narrativos. Foi observado, a partir da análise narrativa, que a empresa aderiu desde o rompimento a uma estratégia discursiva que apresenta um sensegiving direcionado à volta de suas operações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzes how the sensegiving process present in the narrative of Samarco as a strategic practice regarding the rupture in the Fundão dam. This is a qualitative research based on secondary data that included 307 files (893 pages) from the Samarco website, 297 files (647 pages) from the Fundação Renova website and 52 videos (191 minutes) from the Youtube channel Samarco Mineração. At first, a content analysis was performed to observe the content directives provided by the company since the dam rupture. From the analysis were inferred six narrative moments. Ever since the dam incident, the company showed a discursive strategy grounded on presenting a sensegiving process concerning the return of its operations.
  • Um arranjo produtivo local sob a perspectiva da teoria da regulação cultural: o caso do Porto Digital englobando o Portomídia Articles

    Silva, Anderson Diego Farias da; Fernandes, Nelson da Cruz Monteiro; Paiva Júnior, Fernando Gomes de

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetiva desvelar o modo como ocorre o processo de regulação cultural na ampliação do núcleo de tecnologia da informação e comunicação Porto Digital, domiciliando um polo de economia criativa denominado Portomídia -Centro de Empreendedorismo e Tecnologia da Economia Criativa. Sob o prisma dos estudos culturais, a partir da teoria da regulação cultural, buscamos compreender os significados articulados para a expansão do escopo de atuação desse sistema tecnológico. Desenvolvemos um estudo de caso incorporado para avaliar o arranjo produtivo local Porto Digital a partir de diferentes níveis ou unidades de análise, envolvendo apreciações sobre a regulação cultural nos âmbitos do poder institucional, econômico e subjetivo. Essas categorias analíticas fundamentaram as análises que contemplam a ideia da influência do poder econômico (sistema de classes) e do poder institucional (regras e regulação) na (re)configuração dessa aglomeração de empresas intensivas em criatividade. Por sua vez, o poder subjetivo se manifesta no ato empreendedor como ação política fundamental para a expansão do polo criativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study describes how the process of cultural regulation occurs in the expansion of the center for information and communication technology Porto Digital, turning local a pole of creative economy called Portomídia - Center of Entrepreneurship and Technology of the Creative Economy. Under the prism of cultural studies, based on cultural regulation theory, we analyze the present articulated meanings to expand the scope of this technological system. We developed an embedded case study to evaluate the local productive arrangement Porto Digital with different levels or units of analysis involving assessments on cultural regulation in the areas of institutional, economic and subjective power. These analytical categories were based on the analysis of the influence of economic power (class system) and institutional power (rules and regulations) on the configuration of this cluster of creativity-intensive enterprises. In turn, subjective power manifests itself in the entrepreneurial act as a fundamental political action for the expansion of the creative pole.
  • Bricolagem na criação e trajetória de um circo contemporâneo Articles

    Machado, Hilka Pelizza Vier

    Resumo em Português:

    Resumo A bricolagem é uma abordagem que considera que a ação resulta de uma combinação de recursos para novos propósitos, com recursos disponíveis e escassos (Fisher, 2012). O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar o surgimento e a trajetória de um circo contemporâneo como um processo compreendido por meio da abordagem da bricolagem. O tipo de pesquisa foi o estudo qualitativo e exploratório, na forma de estudo de caso. Foram utilizadas entrevistas e dados secundários. Os dados foram codificados com auxílio do software N vivo 9. A codificação resultou em cinco temáticas: o nascimento do circo - making do; limitações impostas pelo ambiente; a bricolagem network; improvisação e mobilização; e reputação. A principal contribuição teórica foi utilizar a abordagem da bricolagem para explicar o surgimento e a trajetória de um circo contemporâneo, abordando o processo a partir de atores, ações e percepções.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Bricolage considers that business creation results from a combination of resources for new purposes from available elements that are scarce (Fisher, 2012). The purpose of this study was to describe and analyze the emergence of a circus by using the bricolage approach to develop explanations in a specific context. The type of research is a qualitative and exploratory study, a case study. Interviews and secondary data were used. Data were analyzed and the coding process was performed using the software Nvivo9 and resulted in five categories: the birth of the circus: making do; limitations imposed by the environment; the network bricolage; improvisation and mobilization; reputation. The main theoretical contribution was to demonstrate how the bricolage approach can be used to explain the emergence of organizations such as the circus, focus on the process, actors, actions and perceptions.
  • Entre posse e acesso: compreendendo a extensão do self no consumo colaborativo Articles

    Silva, Marianny Jessica de Brito; Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo; Costa, Marconi Freitas da; Gomes, Jairo de Pontes

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa busca compreender como se dá a extensão do self na prática do consumo colaborativo por meio do sistema de compartilhamento de bicicletas de Pernambuco. O estudo é alicerçado em abordagem qualitativa, com dados coletados por observação participante nas plataformas do Bike PE e entrevistas individuais não estruturadas com 24 usuários do projeto. Os dados foram interpretados a partir da aplicação da análise de discurso social-hermenêutica. Verificou-se que a possibilidade de pedalar pelo Bike PE representa uma oportunidade para reafirmar e construir certos elementos identitários ligados especialmente ao social e ao coletivo que estimulam ações conjuntas e/ou interativas. Assim, a identidade na prática colaborativa dos usuários do Bike PE é desenvolvida e estendida a partir do self relacional e do self influenciador e idealista. Identificou-se ainda que alguns usuários são também proprietários de bicicletas, apontando que o consumidor está disposto a experimentar novos modelos de prestação de serviços sem abandonar antigas práticas de consumo, como a aquisição de um bem. Com uma identidade multifacetada, os indivíduos buscam possibilidades de extensão e construção do self por meio do acesso e da posse, sendo a utilização do produto o elemento central na construção e extensão identitária, independentemente de o objeto usado ser próprio ou não.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes how the extension of the self in the practice of collaborative consumption in the system of sharing of bicycles of Pernambuco takes place. It has a qualitative approach, collecting the data through participant observation on Bike PE platforms and individual unstructured interviews with 24 project users. Social-hermeneutical discourse analysis was used to analyze the data. The possibility of cycling provided by Bike PE represents the opportunity to reaffirm and build certain identity elements, especially those related to the social and collective aspects that stimulate joint and/or interactive actions. Thus, two elements constitute the development and extension of identity in the collaborative practice of Bike PE users: the relational self and the influencing and idealistic self. Many users were shown to already possess a bicycle, indicating that the consumer is willing to experiment new business models without abandoning previous consumer practices such as the acquisition of a good. With a multifaceted identity, individuals want to increase their possibilities of extension and construction of self through access and possession, and the use of the referred product is a central element in the construction and extension of identity, regardless of whether the object used being their own or not.
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