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urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Volume: 9 Suplemento 1, Publicado: 2017
  • Editorial Editorial

    Barbirato, Gianna Melo; Souza, Léa Cristina Lucas de
  • Construção de um mapa climático analítico para a cidade de Belo Horizonte, Brasil Artigo Científico

    Ferreira, Daniele Gomes; Assis, Eleonora Sad de; Katzschner, Lutz

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe a adaptação e aplicação da metodologia alemã de construção de mapas climáticos aplicando conceitos de climatopos para a cidade de Belo Horizonte. Foram analisados dados de uso do solo, aspectos geográficos e informações sobre os ventos, formando diferentes camadas de mapas temáticos. A combinação das camadas possibilitou a definição de oito classes de climatopos, conformando um mapa climático urbano analítico. Verificou-se que áreas da cidade, localizadas nos extremos sul, sudeste e nordeste do município e que concentram as maiores extensões de áreas verdes, têm maior potencial dinâmico e menor carga térmica, o que favorece o resfriamento noturno. As áreas densamente ocupadas e que correspondem ao centro da cidade, por sua vez, têm baixa capacidade de resfriamento noturno, pois a carga térmica acumulada e o baixo potencial dinâmico favorecem o aquecimento das superfícies. Quanto à distribuição das classes de climatopos, observou-se que cerca da metade do território da cidade apresenta como resposta atmosférica carga térmica negativa e bom potencial dinâmico, o que indica que o impacto negativo dos elementos urbanos na carga térmica superficial pode ser considerado ainda baixo. Os resultados obtidos são a base para a formulação de recomendações para o planejamento urbano de Belo Horizonte, que tem como princípio a preservação e a ampliação de áreas urbanas que possam contribuir para a melhoria do clima local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article proposes the adaptation and application of the German methodology for the construction of climatic maps for the city of Belo Horizonte. Land use data, geographic aspects and wind information were analyzed, producing different layers of thematic maps. Their combination allowed a definition of eight classes of climatopes, making an analytical urban climatic map. It was verified that the edges of the city at south, southeast and northeast, which the green areas are concentrated, have greater dynamic potential and lower thermal load, considered an advantage for nocturnal cooling. However, the densely built-up areas located in the city center have low nocturnal cooling capacity, due to thermal load storage and the lowest dynamic potential that favor the heating of the surfaces. Concerning to the distribution of climatope classes, it was observed that about half of the city area presents a negative thermal load and a good dynamic potential as an atmospheric response. This result indicates that the negative impact of the urban elements on the surface thermal load can be considered still low. The results are also the basis for urban planning recommendations in order to preserve and expand urban areas that can contribute to the improvement of the local climate of Belo Horizonte.
  • Desenvolvimento e educação. O planeamento estratégico integrado como fator de transformação societal de um território. O caso do município da Lousã (Portugal) Artigo Científico

    Cordeiro, António Manuel Rochette; Gama, Rui; Barros, Cristina; Frias, Mafalda

    Resumo em Português:

    Resumo Num momento em que o papel das autarquias é cada vez mais relevante no domínio do planeamento estratégico territorial, tem-se como pano de fundo o trabalho que está a ser desenvolvido a este nível num dos municípios da região de Coimbra. Neste contexto, procura-se compreender a importância da componente educativa na estratégia definida no Plano Estratégico da Lousã, e como esta potenciou o desenvolvimento de um Projeto Educativo Local, assente nos princípios da democracia participativa e da cidadania ativa. Reconhecendo que as baixas qualificações da população residente são ainda um entrave ao desenvolvimento pessoal dos cidadãos e ao desenvolvimento de atividades produtivas mais intensivas em conhecimento e criatividade, perspetiva-se, no âmbito do Projeto Educativo Local, o desenvolvimento de políticas e projetos tendo como objetivos: promover o sucesso educativo; elevar os níveis de qualificação; potenciar a educação não formal e informal; aumentar a empregabilidade e promover uma cidadania ativa e qualificada. Com este artigo pretende-se, assim, discutir o processo de planeamento estratégico que está a ser desenvolvido num município de pequena dimensão (Lousã – Portugal), e como este pode ser catalisador de transformações em vários domínios. Em específico foi salientada a importância da componente Educação e como esta está a ser trabalhada a partir de um projeto específico – o Projeto Educativo Local. Apresentando uma abordagem inovadora, os resultados deste projeto deverão contribuir para a mobilização da sociedade com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e críticos da sua realidade local e global.

    Resumo em Inglês:

    Abstract During a time in which the role of municipalities concerning the territorial strategic planning is increasingly relevant, the main focus falls upon the work that is being developed in one of the Coimbra’s region municipalities. In this context, it is necessary to understand the importance of the educational factor in the strategy defined in Lousã’s Strategic Plan as well as its contribution to the development of a Local Educational Project, based on the principles of participatory democracy and active citizenship. Acknowledging that the resident’s low qualifications still appear as an obstacle to the citizens’ personal development and to the expansion of more intensive productive activities in terms of knowledge and creativity, it is perceived, within the scope of the Local Educational Project, the development of policies and projects which goals are: to promote educational success; to raise qualification levels; to intensify non-formal and informal education; to increase employability and to promote an active and qualified citizenship. This article intends to discuss the strategic planning process that is being developed in a small municipality (Lousã - Portugal), and how it can be a catalyst for transformations in several domains. In particular, the importance of the Education component was highlighted and how it is being worked out from a specific project - the Local Educational Project. Presenting an innovative approach, the results of this project should contribute to the mobilization of society with the objective of training citizens more aware and critical of their local and global reality.
  • Classificação e agrupamento das cidades brasileiras em graus-dia de aquecimento e resfriamento: 1960 a 2013 Artigo Científico

    Stensjö, Iraci Pereira; Ferreira, Camila Carvalho; Loura, Rejane Magiag

    Resumo em Português:

    Resumo Graus-dia são usualmente utilizados no mundo para estimar o consumo de energia devido ao aquecimento e/ou resfriamento em edificações. Contudo, no Brasil, não há norma técnica que estabeleça um método de cálculo e/ou um zoneamento de graus-dia. Este trabalho apresenta uma proposta de cálculo do número de graus-dia aplicável em todo o país e um zoneamento nacional decorrente dessa classificação. A base de dados é composta pelas Normais Climatológicas e médias mensais do Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa do INMET. Esses dados juntos permitem avaliar a evolução da condição climática das cidades. Os graus-dia de aquecimento (GDA) e resfriamento (GDR) foram calculados e as temperaturas de base foram definidas com base em um modelo adaptativo. Para a realização do agrupamento das cidades por GDA e GDR, foi utilizado o procedimento estatístico de cluster e, em seguida, a significância estatística dos agrupamentos gerados foi verificada através do Teste F. Como resultados, obteve-se a classificação das 317 cidades por número de GDA e GDR e o zoneamento proposto mostrou-se significante. Por fim, foram produzidos mapas do zoneamento das cidades brasileiras por demanda de aquecimento ou resfriamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Degree-days is commonly used worldwide to estimate buildings energy consumption due to heating and / or cooling. However, in Brazil, there is no a technical standard calculation method and / or a degree-days zoning. The database is composed by the Climatological Norms and monthly averages of the Meteorological Database for Teaching and Research of INMET. These data allow to evaluate the evolution of the climatic condition of the cities. This paper presents a proposal for calculating degree-days applicable throughout the country, and a national zoning resulting from this classification. The heating (GDA) and cooling degree-days (GDR) were calculated based on the methodology described by Day (2006) and the temperatures were defined based on the adaptive model proposed by De Dear and Brager (2002). The grouping of cities by GDA and GDR was carried out by the cluster statistical procedure named K-means (Bussab et al., 1990) and then the statistical significance of the clusters generated was verified by the Test F. As a result, was obtained a ranking of 291 cities by number of GDA and GDR and the grouping of these seven clusters. The F test performed was significant for the proposed zoning. Finally, the zoning maps were produced in Brazilian cities by demand for heating or cooling.
  • Quantificação dos impactos da climatização artificial na sensação térmica de transeuntes em termos de alterações no microclima Artigo Científico

    Krüger, Eduardo; Drach, Patricia

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo analisa efeitos do uso de ar-condicionado na sensação térmica devido a interferências na aclimatação de indivíduos no espaço aberto, a partir de estudo de campo no centro do Rio de Janeiro. Campanhas de monitoramento foram realizadas em períodos quentes entre 2012 e 2015, com uso de estação meteorológica concomitantemente à aplicação de questionários estruturados segundo a ISO 10551, aos quais se incluíram questões acerca do uso de ar-condicionado. O índice de conforto utilizado para interpretar dados microclimáticos foi o UTCI (Universal Thermal Climate Index). Dos resultados obtidos, notou-se que o uso frequente de ar-condicionado impacta a percepção térmica dos usuários, interferindo na definição de limites de conforto. Verificou-se uma queda de 2°C em unidades UTCI para uma situação de início de estresse térmico por calor para o grupo menos aclimatado (usuários habituais de ambientes climatizados artificialmente), fato que sugere redução na tolerância térmica ao calor dessa população. A partir dos resultados encontrados e para o desenvolvimento da área de conforto em espaços abertos no Brasil (cuja maior parte do território apresenta clima tropical), no que tange a levantamentos de percepção térmica junto à população, recomenda-se a introdução do questionamento acerca do uso de ar-condicionado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study analyzes the effects of air-conditioning (AC) usage on thermal sensation due to interferences in acclimatization in outdoor spaces, from field data in Rio de Janeiro. Field monitoring campaigns have been carried out in warm periods between 2012 and 2015, with microclimate monitoring and concurrent comfort surveys according to ISO 10551, to which questions on the use of AC were added. The thermal index employed for interpreting microclimatic data was UTCI (Universal Thermal Climate Index). Results showed that the frequent use of AC could have an impact on the thermal perception of passersby, thus confounding the definition of thermal comfort limits. A drop of 2°C was estimated in terms of UTCI units for the onset of heat thermal stress for the less acclimatized group (typical users of air-conditioned spaces), which suggests a reduction in thermal tolerance to heat in such population stratum. From results obtained and towards the development of the field area outdoor thermal comfort in Brazil (with mostly tropical climate conditions) it is recommended the introduction of questioning as regards time of residency in outdoor comfort surveys.
  • Mapping the urban form of coastal fishing towns in Algarve: Olhão and Vila Real de Santo António Scientific Article

    Pacheco, Mafalda Batista; Navarro-Amezketa, Itziar; Heitor, Teresa

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa os padrões de crescimento urbano de duas cidades piscatórias do sul de Portugal: Olhão e Vila Real de Santo António. O objectivo é investigar a relação entre as propriedades configuracionais e a organização espacial e formal dos núcleos urbanos, de forma a identificar os modelos emergentes ou geradores, e compreender a sua morfologia urbana particular. A modelação sintática destas cidades, por meio da aplicação da Teoria da Sintaxe Espacial, é utilizada na compreensão dos processos de crescimento urbano. As variáveis topológicas, como a conectividade, a integração e a inteligibilidade, são calculadas pelo Software DepthMap e é usada a Teoria da “Roda Deformada” para representar as tendências evolutivas e identificar regras genéricas. O estudo realiza-se através da comparação das duas redes urbanas em dois momentos da sua evolução, o primeiro em meados do século XX que corresponde ao núcleo histórico, e o segundo que corresponde aos dias de hoje. Os principais resultados demonstram um contraste entre a rede segregada do centro histórico irregular de Olhão e a rede integrada do centro histórico regular de Vila Real de Santo António, revelado pelo valor da variável integração. No entanto, a expansão urbana dessas cidades, durante as últimas décadas, fez diminuir o valor da integração e agravou a legibilidade da rede urbana. A aplicação de abordagens sintáticas, mais quantitativas, têm como objectivo complementar os procedimentos tradicionais de análise da história urbana, desenvolvendo um método operacional aplicável ao estudo da morfologia urbana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper examines the urban growth patterns of two coastal fishing towns in southern Portugal: Olhão and Vila Real de Santo António. The goal is to investigate the relationship between the configurational and network properties of the urban forms in order to identify generative or emergent patterns, understanding their particular urban morphology. The Space Syntax Theory, applied to the syntactical modelling of these towns, is used to understand the urban processes. Topological variables, such as connectivity, integration and intelligibility, are calculated by DepthMap Software and the Theory of the “Deformed Wheel” is used to represent the evolutionary trends and to identify generic rules. The study is developed by comparing the two urban networks in two moments of their evolution, first in the mid-20th century, which corresponds to the historic core, and second corresponding to the present day. The main results demonstrate a contrast between the segregated network of Olhão's irregular historic centre and the integrated network of Vila Real de Santo António's regular historic centre, revealed by the value of integration variable. The urban expansion of these towns during the last decades decreased the value of integration and aggravated the intelligibility of the urban fabric. The application of syntactic approaches, with quantitative analysis, aims to complement the traditional procedures of the History of Urbanism, developing an operational method adaptable to the study of urban morphology.
  • Mobilidade e qualidade espacial urbana no entorno de terminais do sistema BRT de Curitiba: desenho urbano e condições socioambientais Artigo Científico

    Lima, Cristina de Araújo; Fortunato, Rafaela Antunes

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo propõe uma reflexão a respeito das características de espaços urbanos situados nas proximidades de sistema de transporte, partindo do pressuposto de que um projeto de Desenho Urbano não atinge completamente seu objetivo sem uma avaliação da obra realizada. É necessário saber como aquele espaço projetado se apresenta após determinado tempo de uso e assimilação pela sociedade, considerando estes locais como itens definidos por projeto e regidos por legislação urbanística. Assim, o artigo relata o início de uma pesquisa que busca, inicialmente, entender as características morfológicas, funcionais e socioambientais do entorno de terminais centrais do sistema BRT de Curitiba – uma proposta curitibana reproduzida mundialmente. No estudo são focalizadas quadras, lotes, atividades e equipamentos existentes nas proximidades de alguns terminais. Nessa etapa preliminar foi testada uma metodologia baseada em sistema de pontuação derivado de seis categorias de análise definidas por características diversas aplicadas aos dados coletados em campo e provenientes de fontes secundárias. Os resultados apontam aspectos que sinalizam possibilidades de maior adensamento, diversidade de usos, serviços, equipamentos na perspectiva de consolidação de centralidades vinculadas ao Sistema BRT; evidenciam condições socioambientais como itens secundários, confirmando terminais centrais como concentradores das funções urbanas de uso cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article proposes a reflection about the characteristics of urban spaces located in the proximities of a transportation system, assuming that an Urban Design project does not reach its objective completely without an evaluation of the work done. It is necessary to know how that projected space presents after a certain time of use and assimilation by the society, considering these places as items defined by project and governed by urbanistic legislation. Thus, the article reports the beginning of a research that initially seeks to understand the morphological, functional and socio environmental characteristics of the central terminal environment of the Curitiba BRT system – a proposal reproduced worldwide. In the study are focused blocks, lots, activities and equipment existing in the vicinity of some terminals. In this preliminary stage, a methodology based on scoring system derived from six categories of analysis defined by diverse characteristics applied to the data collected in the field and from secondary sources was tested. The results point to aspects that indicate possibilities of greater densification and diversity of uses, services, equipment in the perspective of consolidation of centralities linked to the BRT System; they put in evidence socio environmental conditions as secondary items, confirming central terminals as hubs of urban functions of daily use.
  • Avaliação da conformidade de Sinais de Trânsito para melhorar a segurança rodoviária em meio urbano: uma aplicação no Centro de Guimarães, Portugal Artigo Científico

    Rodrigues, Daniel Souto; Magalhães, Carlos Eduardo Pires; Fonseca, Fernando Pereira; Duarte, António de Lima Sampaio; Ribeiro, Paulo Jorge Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo A segurança rodoviária depende da existência de uma rede de sinalética apropriada e de uma correta manutenção dos sinais ao longo do tempo. Os sinais verticais de trânsito, para serem efetivamente funcionais, devem permanecer adequadamente visíveis e percetíveis. Neste artigo apresenta-se uma metodologia para avaliar o nível de conformidade dos sinais, procurando identificar eventuais deficiências funcionais. A metodologia baseia-se numa análise multicritério, onde são considerados dois critérios e oito subcritérios relacionados com as características físicas e operacionais dos sinais. A visibilidade dos sinais foi avaliada através de uma análise em SIG, considerando as distâncias de travagem e de paragem. O nível de intervenção obtido é constituído por quatro níveis, em função da necessidade e da urgência em recuperar a função dos sinais. A metodologia foi aplicada na cidade de Guimarães, Portugal. Os resultados comprovam a funcionalidade da metodologia e revelam que mais de metade dos sinais analisados não estão totalmente em conformidade com as normas, muito por culpa da estrutura urbana compacta e da presença de vegetação nas ruas. Uma vez que, para vários sinais, as distâncias de travagem e de paragem não são adequadas, pode-se concluir que os utilizadores destas ruas estão expostos a riscos que ameaçam a sua segurança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Road safety depends on the existence of an adequate network of signs and an effective management for proper conservation. Vertical traffic signs will only be effectively functional if they still provide adequate visibility and legibility. This paper presents a methodology to evaluate the level of conformity of traffic signs, in order to identify where to improve their functionality. The methodology is based on a multicriteria analysis, using two criteria and eight subcriteria that are related with signs physical and operational attributes. Their visibility was evaluated through a spatial analysis in a geographical information system, taking into account the braking and stopping distances. The intervention level is defined by four levels related with the necessity and urgency in restoring signs functionality. This methodology was applied in the city of Guimarães, Portugal. The results showed the usefulness of the methodology and revealed that more than half of the analyzed signs not fully complied with the norms, mainly due to the compactness of the urban structure e the presence of vegetation in streets. Since the braking and stopping distances of many signs are not adequate, it can be concluded that road users are exposed to risks and their safety can be threated.
  • Modelagem dos padrões da expansão urbana da Região Metropolitana de São Paulo baseada em Autômatos Celulares Artigo Científico

    Massabki, José Augusto Rodrigues; Peixoto, Anna Silvia Palcheco; Kaiser, Ilza Machado; Manzato, Gustavo Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho foi modelar os padrões da expansão urbana da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) por meio da modelagem espacial, baseando-se em autômatos celulares (CA, do inglês: Cellular Automata). Para tanto foram utilizados dados do perímetro urbano referentes aos períodos de 1881, 1905, 1929, 1949, 1974 e 2005 para a construção de quatro modelos de expansão urbana. Esses modelos levam em consideração a combinação de variáveis as quais representam o estado inicial da célula (urbana ou não urbana), o número de células vizinhas classificadas como urbanas e o número de células vizinhas classificadas como não urbanas. Um modelo em particular, cuja configuração considera a combinação do estado inicial da célula com o número de células vizinhas classificadas como urbanas, apresentou o melhor desempenho (isto é, 94% de acertos). Na sequência, uma previsão de ocupação do território para 2030 foi avaliada por esse modelo, destacando-se tanto padrões de expansão urbana orientados por infraestruturas, como processos de ocupação urbana em áreas impróprias. Em síntese, esse estudo demonstrou que a metodologia empregada pode servir como ferramenta nos processos de planejamento urbano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to model the urban sprawl patterns of the Metropolitan Region of São Paulo (MRSP) using a spatial modeling technique based on cellular automata (CA). Therefore, we used urban perimeter data related to the periods of 1881, 1905, 1929, 1949, 1974 and 2005 for the construction of four models. These models consider the combination of variables representing the initial state of the cell (urban or non-urban), the number of neighboring cells classified as urban and the number of neighboring cells classified as non-urban. A particular model, whose configuration considers the combination of the initial state of the cell with the number of neighboring cells classified as urban, had the best performance (i.e., 94% of correct predictions). Next, a land use forecast for 2030 was evaluated by this model, highlighting both infrastructure-oriented patterns of urban expansion and urban occupation processes in inappropriate areas. In summary, this study demonstrated that the method can serve as a tool in urban planning processes.
  • Estudo exploratório da demanda potencial para um sistema de compartilhamento de bicicletas pedelecs Artigo Científico

    Cadurin, Leonardo Dal Picolo; Rodrigues da Silva, Antônio Nélson

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo exploratório é apresentar e discutir os resultados de um procedimento para avaliar a demanda potencial por um sistema de bicicletas pedelecs compartilhadas no campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Formado por duas áreas separadas por uma distância de 4,5 km, o campus parece ser particularmente adequado para implantação deste tipo de sistema de transporte. O procedimento proposto permite traçar um perfil do público-alvo. Permite ainda verificar a preferência entre os ônibus operados pela própria universidade e as pedelecs compartilhadas, visando os deslocamentos entre áreas. Para tanto, faz uso das técnicas de preferência declarada e redes neurais artificiais, para as etapas de coleta e análise dos dados, respectivamente. A partir das respostas de 397 estudantes foi possível identificar que o esforço físico, condições meteorológicas, tempo de viagem e ausência de ciclovias são fatores que restringem o uso de bicicletas convencionais. Lotação excessiva, horários de partida fixos, ausência de controle sobre o início da viagem e distância de caminhada são aspectos importantes para as pessoas não utilizarem os ônibus operados pela USP. Sobre a preferência por pedelecs, a escolha é influenciada pela presença de ciclovias/ciclofaixas, da lotação do ponto de ônibus da USP e das condições meteorológicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this exploratory study is to introduce and discuss the results of a procedure developed for assessing the potential demand for a pedelec bike-sharing system at the São Carlos campus of the University of São Paulo (USP). Formed by two areas that are 4.5 km away from one another, the campus seems to be particularly suited for the implementation of this sort of transportation system. The approach can be used to identify target groups and to check users’ preferences when choosing between the buses operated by the university and shared pedelecs to travel between the two areas. Data collection and data analysis are conducted, respectively, with stated preference surveys and artificial neural networks. The responses of 397 students suggest that the physical effort involved in cycling, unfavorable weather conditions, long travel times, and the absence of cyclepaths are the main barriers to the use of conventional bicycles. Overcrowding, inflexible and limited departure times, and long walking distances to reach the bus stops are the main obstacles for the use of the buses operated by the university. The selection of pedelecs is influenced mainly by the existence of cycle paths, the number of passengers at the university bus stop, and the weather conditions.
  • Planejamento e implantação de um programa de coleta seletiva: utilização de um sistema de informação geográfica na elaboração das rotas Artigo Científico

    Bernardo, Marcella; Lima, Renato da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída a obrigatoriedade de implantação de programas de coleta seletiva e que tais programas sejam eficientes. Tanto na implantação como na melhoria de programas já existentes, deve-se analisar principalmente três questões: quem será o agente executor; qual a modalidade será utilizada e como realizar o planejamento eficiente das rotas de coleta. Uma maneira de otimizar as rotas de coleta é a utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Assim, neste trabalho foi planejado e implementado um programa de coleta seletiva em São Lourenço, Minas Gerais, com a utilização de um SIG na elaboração das rotas. Hoje, duas rotas estão em funcionamento, possibilitando que toda a população do município seja atendida pelo programa de coleta seletiva. Além disso, percebe-se com o trabalho que a modalidade de coleta seletiva porta a porta não é a ideal no início da implantação e que a conscientização da população é a maior barreira para isto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With the National Policy on Solid Waste it has become mandatory to implement selective waste collection programs and that such programs should be efficient. In both implementation and improvement of the selective waste collection programs that already exist, we must consider mainly three questions: who will act as the collection agent; which selective waste collection model will be used and how to effectively plan the collection routes. One way to optimize the collection routes is using a Geographic Information System (GIS). Therefore, in this paper it has been planned and implemented a selective waste collection in São Lourenço, Minas Gerais, using a GIS to calculate the routes. Today, there are two collection routes working, allowing the whole population of the city to be served by the selective waste collection program. Furthermore, it has been noticed that the door-to-door collection mode is not the optimal in the beginning of the implementation, and the awareness from the population was the main barrier in the implementation.
  • O papel do programa Minha casa, minha vida no processo de construção das cidades: a perspectiva configuracional Artigo Científico

    Carvalho, Alice de Almeida Vasconcellos de; Medeiros, Valério Augusto Soares de

    Resumo em Português:

    Resumo A literatura aponta a fragmentação espacial caracterizada pela “colcha de retalhos” como uma das feições mais marcantes das cidades brasileiras. Considerando que a política habitacional recente, ao disponibilizar vultosos recursos para a construção de moradias por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), vem impactando substancialmente as estruturas urbanas, seja pela expansão ou consolidação do tecido, explora-se neste artigo a relação entre o programa e a produção do espaço urbano, na perspectiva configuracional. Utilizando-se do aparato teórico, metodológico e ferramental advindo da Sintaxe Espacial ou Teoria da Lógica Social do Espaço, analisam-se os empreendimentos contratados pelo PMCMV por meio do Fundo de Arrendamento Residencial – FAR em 24 capitais estaduais brasileiras, de modo a compreender, a partir da análise comparativa em caráter exploratório, em que medida esses empreendimentos impactam o tecido urbano, em termos relacionais. A hipótese a ser testada é de que as novas áreas impulsionadas pelo PMCMV seguem a mesma tendência de fragmentação do tecido identificada em cidades brasileiras, reforçando a segregação sócio espacial existente. No entanto, os achados apontaram um cenário heterogêneo, verificando que não se deve reputar ao programa, de forma generalizada, a piora no quadro de fragmentação/dispersão do tecido, que vem sendo uma característica das cidades do país há décadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The analysis of the literature review defines the spatial fragmentation based on a patchwork pattern as one of the main features of the Brazilian urban fabric. Considering that the recent housing policy, by providing a significance resources to build houses in “Minha Casa, Minha Vida” Program (PMCMV), impacts substantially the Brazilian cities, by either expanding or consolidating the urban grid, this paper explores the relationship between the national housing policies associated with the PMCMV and the urban configuration. The research focus is morphological, according to the theoretical, methodological and technical approach offered by the Theory of the Social Logic of Space (Space Syntax), considering a comparative and exploratory perspective. The analysis are focused in the developments contracted in the “Fundo de Arrendamento Residencial – FAR” category, in 24 Brazilian capitals, aiming at discussing to what extent these real estate developments caused impact in the urban network, taking into account a relational perspective. The evaluated hypothesis is that the new areas developed by means of the PMCMV follow the same fragmentary tendency identified in the country´s major cities, stressing the socio-spatial segregation. Findings, however, have suggested a more heterogeneous situation, in both negative and positive ways: sometimes the developments help to better connect the urban grid.
  • Avaliação da influência do contexto urbano na radiação solar para geração de energia Artigo Científico

    Didoné, Evelise Leite; Wagner, Andreas; Pereira, Fernando Oscar Ruttkay

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho desenvolveu uma metodologia para avaliar a influência do contexto urbano na radiação solar para geração de energia com uso de módulos fotovoltaicos na envoltória de edifícios verticais. A metodologia foi baseada em simulações computacionais pelos programas Diva-for-Rhino e EnergyPlus. Duas cidades brasileiras com diferentes tipos de clima foram selecionadas para o estudo: Florianópolis e Fortaleza. Foram definidos diferentes contextos urbanos considerando edifícios com alturas iguais (Elevação Uniforme) e alturas variadas (Elevação Aleatória). Através da análise de radiação solar na superfície para aplicação dos módulos fotovoltaicos analisou-se a influência do sombreamento do entorno na geração de energia de diferentes tipos de edifícios de escritório. Na sequência, foram desenvolvidas estratégias para a aplicação dos módulos fotovoltaicos na envoltória através da análise detalhada da radiação solar disponível. Os resultados mostraram que o contexto uniforme é uma boa opção para edifícios com até 6 pavimentos, onde a área com maior potencial para geração de energia foi a coberta. Os contextos aleatórios apresentaram-se como melhor opção para aplicação de módulos fotovoltaicos nas fachadas dos edifícios mais altos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this work a methodology was developed to evaluate the influence of urban context on the usable solar radiation for energy generation through photovoltaic modules on building envelope. The methodology is based on computer simulations using the programs Diva-for-Rhino and EnergyPlus. Two Brazilian cities with different climate were selected for the study: Florianopolis and Fortaleza. Different urban contexts were defined considering buildings with uniform height (Uniform Context) and random height (Random Context). Through the analysis of solar radiation on the building envelope the influence of shading on energy generation for the different office building types was determined. In addition, strategies for PV application on building envelope through the detailed analysis of available solar radiation were developed. The results showed that within an uniform context PV modules are a good option for energy generation. For buildings up to 6 floors enough energy can be generated to achieve an equalized annual energy balance. For this context the area with highest potential for energy generation is the roof. For the random contexts the facades of the high-rise buildings are an interesting option for PV application as well.
  • A influência de diferentes arranjos construtivos no comportamento da ventilação natural Artigo Científico

    Lima, Raffaela Germano de; Bittencourt, Leonardo Salazar

    Resumo em Português:

    Resumo Regiões de clima quente úmido, como a cidade de Maceió, situada no nordeste brasileiro, são caracterizadas climaticamente por apresentarem pequenas flutuações diárias de temperatura do ar e alta umidade. Para a obtenção de um melhor desempenho térmico, as construções devem evitar ganhos de calor pela radiação solar e dissipar o calor produzido internamente, assim como o absorvido pelo seu envelope, e a ventilação natural exerce função fundamental para essa dissipação. Este trabalho analisou a ventilação natural no meio urbano em diferentes arranjos construtivos considerando um recorte da cidade de Maceió. Utilizaram-se simulações com o programa Envi-Met 4.0, em uma quadra típica exposta às condições climáticas. Foram simulados oito modelos, variando os parâmetros gabarito, recuos progressivos e forma dos edifícios. Resultados indicam no modelo Compacto 4 e Linear 4 reduções da esteira de vento e melhor distribuição da ventilação natural, influenciada pela combinação entre elevado gabarito e recuos do edifício. Fato que vem sendo desconsiderado na legislação urbanística da maioria das cidades brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Regions of hot and humid climate, like Maceio, located in the northeast of Brazil, are climatically characterized by presenting small daily fluctuations in air temperature and high humidity. In order to obtain a better thermal performance, the constructs should avoid heat gain by solar radiation and dissipate heat generated internally, such as the heat absorbed by its envelope, thereby natural ventilation plays a fundamental role for this dissipation. This study analyzed the natural ventilation in urban areas in different constructive arrangements considering a cutout of Maceió. Simulations with the program Envi-Met 4.0 were used in a typical block exposed to weather conditions. Eight models were simulated, varying parameters of height and form of the building and its progressive retreat. Results indicate, in the model Compact 4 and Linear 4, reductions of currents of wind and better distribution of natural ventilation, influenced by the combination of high-level height and retreats of the building. Fact that has been disregarded in the urban legislation in most Brazilian cities.
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