Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 54, Publicado: 2018
  • Outras alteridades: apresentação Outras Alteridades

    Barros, Alessandra Santana Soares e; Silva, Gislene Maria Barral Lima Felipe da
  • Literatura infantil e a alteridade polidáctila deixada para a próxima página Outras Alteridades

    Jesus, Ivone Silva de

    Resumo em Português:

    resumo Rorbeto é um garoto polidáctilo que nos acena e assinala a presença do corpo diferente na obra literária infantil. Ainda que, na contemporaneidade, discurso e imagem, diálogos e figuras encontrem-se na literatura infantil, parte-se do pressuposto de que a alusão ao corpo diferente na obra literária infantil tem sido ainda tímida, haja vista que, quando esse corpo aparece na obra, é comum contribuir para a manutenção de estereótipos e estigmas, oriundos de processos culturais em que o estranhamento à diferença corporal tenha oportunizado o entendimento desta diferença como fator de exclusão. Por sua vez, na obra literária Um garoto chamado Rorbeto (2005), escrita por Gabriel O Pensador, e ilustrada por Daniel Bueno, percebe-se a presença de um corpo diferente, em maior amplitude, distinto do que se via em outras épocas, porém, um corpo reivindicante, ainda, de aparições mais regulares, não deslocadas, desmistificadas.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Rorbeto es un chico polidáctico que nos acentúa y señala la presencia del cuerpo diferente en la obra literaria infantil. Aunque en la contemporaneidad, discurso e imagen, diálogos y figuras se encuentren en la literatura infantil, se parte del supuesto de que la alusión al cuerpo diferente en la obra literaria infantil ha sido tímida y que, cuando ese cuerpo aparece en la obra, la misma no da cuenta de ese cuerpo, ya que puede contribuir al mantenimiento de estereotipos y estigmas, oriundos de procesos culturales en que el extrañamiento a la diferencia corporal haya utilizado el entendimiento de esta diferencia como factor de la exclusión. En la obra literaria Um garoto chamado Rorbeto (2005), escrito por Gabriel O Pensador, e ilustrado por Daniel Bueno, se puede percibir la presencia de un cuerpo diferente, en mayor amplitud, distinto del visto en otras épocas, sin embargo, un cuerpo reivindicador aún de las apariciones más regulares, no dislocadas, desmitificadas.

    Resumo em Inglês:

    abstract Rorbeto is a polydactyl boy who beckons us and signals the presence of a different body in children's literature. Although in in the present time, various discourses and images, dialogues and characters are found in children's literature, the allusion to a different body in children's literature is still sparse or incomplete. Often, when this body appears in a literary work it can contribute to stereotypes and stigmas, which stem from cultural processes that contribute to the construction of corporal difference as a means of exclusion. The literary work Um garoto chamado Rorbeto (2005), written by Gabriel O Pensador, and illustrated by Daniel Bueno, includes another type of body, one that is larger and distinct from the normative body that traditionally appears in children’s literature. This body is a demanding body that is neither displaced nor demystified.
  • Cegueira e crueldade na narrativa de Tércia Montenegro Outras Alteridades

    Magalhães, Milena

    Resumo em Português:

    resumo Este texto aborda o romance de estreia da escritora cearense Tércia Montenegro, Turismo para cegos, que traça um retrato perverso da condição da cegueira. Parto do pressuposto de que não se compreende a crueldade que abrange a totalidade dos afetos nas relações engendradas no livro sem levar em conta os “pontos cegos” da história, que resultam de uma narração fora da experiência primordial da perda da visão. Assim, levando-se em consideração que a perspectiva seleciona o narrado, o que é descrito não deve ser percebido como tal, adquirindo o status de verdade, mas, sim, resultado de uma seleção que contamina tudo o que é dito. Uma vez que a história é ambientada no terreno das artes visuais, estão em jogo os limites entre o visível e o invisível. Para analisar esse conjunto de situações, mantenho-me próxima da letra do romance e do vocabulário de Jacques Derrida quando trata sobre as artes do visível.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este texto aborda la ópera prima de la escritora Cearense Tercia Montenegro, Turismo para ciegos, que traza un retrato perverso de la condición de la ceguera. Parto del supuesto de que no se puede comprender la crueldad que abarca la totalidad de los afectos en las relaciones engendradas en el libro sin tener en cuenta los "puntos ciegos" de la historia que resultan de una narración fuera de la experiencia primordial de la pérdida de la visión. Así, teniendo en cuenta que la perspectiva selecciona lo narrado, lo que se describe no debe ser percibido como tal, adquiriendo el status de verdad, sino el resultado de una selección que contamina todo lo que se dice. Ya que la historia está ambientada en el terreno de las artes visuales, están en juego los límites entre lo visible y lo invisible. Para analizar este conjunto de situaciones, me valgo del texto de la novela y del vocabulario de Jacques Derrida cuando trata sobre las artes de lo visible.

    Resumo em Inglês:

    abstract This text approaches the debut novel of Cearense writer Tércia Montenegro’s, Turismo para cegos, which creates a perverse portrait of the condition of blindness. I propose that the cruelty that pervades all of the feelings in the relationships that the book portrays cannot be understood without taking into account the story’s “blind spots”. These blind spots are the consequence of a narration that happens outside of the primordial experience of the loss of the sight. Therefore, taking into account that the perspective determines what is narrated, what is described is not to be perceived as such, acquiring the status of truth, but rather as the result of a selection that contaminates everything that is said. Since the story is set in the field of the visual arts, what is at stake are the boundaries between the visible and the invisible. To analyze this set of situations, I closely follow the letter of the novel and Jacques Derrida’s vocabulary regarding the arts of the visible.
  • Turismo para cegos: velhos e novos simbolismos numa obra literária sobre a cegueira Outras Alteridades

    Silva, Manoela Cristina Correia Carvalho da; Barros, Alessandra Santana Soares e; Silva, Miralva dos Santos

    Resumo em Português:

    resumo Turismo para Cegos, romance de estreia de Tércia Montenegro, é mais um texto que se junta à longa tradição de obras literárias que contam com a presença de personagens cegos. Neste artigo, retomamos os valores e crenças que alimentam a representação da cegueira na literatura ocidental, bem como apontamos os estereótipos mais comuns associados a personagens cegos em obras literárias, para analisarmos o romance em questão. Além disso, nos valemos da teoria de Erving Goffman acerca do estigma para estudar o intrincado teatro de relações estabelecido entre a protagonista cega e os demais personagens do romance. Concluímos que, apesar de retomar antigos estereótipos, Turismo para cegos também inova ao desmistificar a figura do estigmatizado, elevando-o ao status de um ser humano completo, tão passível de falhas quanto qualquer outro.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Turismo para cegos, novela de estreno de Tercia Montenegro, es otro texto que se une a la larga tradición de obras literarias que cuentan con la presencia de personajes ciegos. En este artículo, retomamos los valores y creencias que alimentan la representación de la ceguera en la literatura occidental, así como resaltamos los estereotipos más comunes asociados a personajes ciegos en obras literarias, para analizar la novela en cuestión. Además, nos valemos de la teoría de Erving Goffman acerca del estigma para estudiar el intrincado teatro de relaciones establecido entre la protagonista ciega y los demás personajes de la novela. Concluimos que, a pesar de perpetuar antiguos estereotipos, Turismo para cegos también innova al desmitificar la figura del estigmatizado, elevándolo al estatus de un ser humano completo, tan susceptible de fallas como cualquier otro.

    Resumo em Inglês:

    abstract Turismo para cegos, the debut novel by Tércia Montenegro, is yet another text that joins the long tradition of literary works that rely on the presence of blind characters. In this article, we revisit the values and beliefs that fuel the representation of blindness in Western literature, while also pinpointing some of the most common stereotypes associated with blind characters in literary works, in order to analyze the novel in question. In addition, we use Erving Goffman’s theory of stigma to study the intricate theater of relationships established between the blind protagonist and the novel’s other characters. We conclude that, despite perpetuating negative stereotypes, Turismo para cegos also innovates by demystifying the stigmatized figure, elevating it to the status of a complete human being, as faulty as any other.
  • A fratura da alteridade em “Amor”, de Clarice Lispector, e Um crime delicado, de Sérgio Sant’Anna Outras Alteridades

    Fritsch, Valter Henrique de Castro

    Resumo em Português:

    resumo O presente artigo busca discutir a condição da fratura humana em sua busca hermenêutica de dar sentido ao mundo que nos cerca através da compreensão da alteridade em duas obras literárias brasileiras: “Amor”, de Clarice Lispector (1960); e Um crime delicado, de Sérgio Sant’Anna (1997). A partir da leitura e aproximação das duas obras e da jornada de seus protagonistas, busco analisar e compreender a fratura da alteridade a partir do contato das personagens Ana e Antônio Martins com pessoas com uma deficiência física - um homem cego e uma mulher manca, respectivamente - e como esse encontro com a alteridade da falta os modifica sobremaneira. Para tanto, utilizo o arcabouço teórico dos estudos do imaginário, na busca de uma hermenêutica da produção de sentidos através das imagens e da imaginação.

    Resumo em Espanhol:

    resumen El presente artículo busca discutir la condición de la fractura humana en su busca hermenéutica de dar sentido al mundo que nos rodea a través de la comprensión de la alteridad en dos obras literarias brasileñas: “Amor” de Clarice Lispector (1960) y Um crime delicado de Sérgio Sant’Anna (1997). A partir de la lectura y aproximación a las dos obras y de la jornada de sus protagonistas, busco analizar y comprender la fractura de la alteridad a partir del contacto de los personajes Ana y Antônio Martins con personas con una discapacidad física - un hombre ciego y una mujer manca, respectivamente - y como ese encuentro con la alteridad de la falta los modifica sobremanera. Para ello, utilizo el marco teórico de los estudios del imaginario, en la búsqueda de una hermenéutica de la producción de sentidos a través de las imágenes y de la imaginación.

    Resumo em Inglês:

    abstract This paper discusses the condition of human fragmentation in its hermeneutic quest to give meaning to the world that surrounds us through the understanding of otherness in two Brazilian literary works: “Amor” by Clarice Lispector (1960) and Um crime delicado by Sérgio Sant’Anna (1997). Reading the two works and their protagonists’ journeys, I analyse the fracture of otherness that comes about through the contact that the characters Ana and Antônio Martins have with people with a physical disability - a blind man and a limp woman, respectively - and how this encounter with physical otherness changes the two characters. For this purpose, I use the theoretical framework of imagery studies, in the search for hermeneutics of the production of meanings through images and imagination.
  • A representação da surdez na literatura: vivências e experiências de surdos e familiares de surdos Outras Alteridades

    Costa, Bianca Silva Lopes; Ribeiro, Sátila Souza

    Resumo em Português:

    resumo O presente estudo teve como principal objetivo analisar como foram construídas, reelaboradas e reescritas as representações sobre a surdez na literatura produzidas por sujeitos surdos e familiares de surdos. Além disso, identificar marcadores sócio-históricos e ideológicos nas produções discursivas de ambas literaturas. Para tal, recorreu-se à análise das produções literárias que tratam sobre a surdez, como as Crônicas da surdez, de Paula Pfeifer (2013), e A sonoridade da surdez, de Kátia Maria de Oliveira Franco (2013). O estudo destaca a relevância de tais produções para a compreensão acerca dessas representações na literatura. Paula Pfeifer (2013) é surda oralizada e vivencia sua surdez em um contexto oralista, diferentemente de Kátia Franco (2013), que, para sua produção discursiva, parte de suas vivências com a sua filha, que nasceu com surdez profunda e passou a utilizar a língua brasileira de sinais (Libras) como forma de comunicação. As autoras falam sobre a surdez a partir de suas próprias experiências e vivências. Estas análises constituíram-se em uma pesquisa empírica explicativa, cuja amostra foi composta de duas produções editoriais, livros de literatura brasileira que tratam sobre as vivências com a surdez. A metodologia de caráter qualitativa utilizada por este estudo foi a análise documental, à luz da análise crítica do discurso, o que permitiu a compreensão acerca das representações da surdez tecidas nas obras, bem como a identificação de marcadores culturais. Concluiu-se que este estudo possibilitou um maior aprofundamento teórico sobre conhecimentos acerca das vivências com a surdez e elucidou discursos que trazem à tona questões condizentes com as necessidades e lutas próprias desse grupo minoritário.

    Resumo em Espanhol:

    resumen El presente estudio tuvo como principal objetivo analizar la forma en que fueron construidas, reelaboradas y la reescritura de las representaciones de la sordera en la literatura producidas por sujetos sordos y familiares de sordos. Además, identificar marcadores socio-históricos e ideológicos en las producciones discursivas de ambas las literaturas. Para ello, se utilizó el análisis de las producciones literarias que tratan sobre la sordera, como Las crónicas de la sordera, de Paula Pfeifer (2013), y La sonoridad de la sordera, de Kátia Maria de Oliveira Franco (2013), el estudio destaca la relevancia de tales producciones para la comprensión acerca de estas representaciones en la literatura. Paula Pfeifer (2013) es sorda oralizada y vive a su sordera en un contexto oralista, a diferencia de Kátia Franco (2013) que para su producción discursiva parte de sus vivencias con su hija que nace con sordera profunda y utiliza la Lengua Brasileña de Señales (Libras) como forma de comunicación. Las autoras hablan sobre la sordera a partir de sus propias experiencias y vivencias con la sordera. Este análisis se constituyó en una investigación empírica explicativa, cuya muestra fue compuesta de 02 (dos) producciones editoriales, libros de literatura brasileña que tratan sobre las vivencias con la sordera. La metodología de carácter cualitativo utilizada por este estudio fue el análisis documental y, a la luz del análisis crítico del discurso, tal análisis ha permitido la comprensión acerca de las representaciones de la sordera tejidos de las obras, así como la identificación de marcadores culturales en las obras analizadas. Se concluye que, este estudio posibilitó una mayor profundización sobre conocimientos acerca de las vivencias con la sordera y aclaró discursos que traen a la luz cuestiones que coinciden con las necesidades y luchas propias de estos grupos minoritarios.

    Resumo em Inglês:

    abstract The present study had as main objective to analyze how the representations about deafness in the literature produced by deaf subjects and relatives of the deaf were constructed, reworked and rewritten. In addition, to identify markers, socio-historical and ideological in the discursive productions of both literatures. For this, we used the analysis of literary productions that deal with deafness, such as the Crônicas da surdez, of Paula Pfeifer (2013), and A sonoridade da surdez, of Kátia Maria de Oliveira Franco (2013), the study highlights the relevance about to understand these representations in the literature. Paula Pfeifer (2013) is oralized deaf and experiences her deafness in an oralistic context, unlike Kátia Franco (2013) who for her discursive production parts of her experiences with her daughter who is born with profound deafness and uses the Brazilian Sign Language (Libras) as a form of communication. The authors talk about deafness from their own experiences and particular stories with deafness. This analysis consisted of an explicative empirical research, whose sample was composed of two editorial productions, Brazilian literature books dealing with experiences with deafness. The qualitative methodology used by this study was the documentary analysis, in light of the critical discourse analysis. This analysis allowed us to understand the representations of deafness mentioned in the works, as well as the identification of cultural markers in the analyzed works. It was concluded that this study made possible a deeper understanding about the experiences with deafness and elucidated discourses that bring up issues that are in keeping with the needs and struggles of deaf communities.
  • Mãos que dançam e traduzem: poemas em língua brasileira de sinais Outras Alteridades

    Karnopp, Lodenir Becker; Bosse, Renata Heinzelmann

    Resumo em Português:

    resumo O presente artigo apresenta uma pesquisa que buscou explorar um baú de poemas em língua brasileira de sinais (Libras) que fizeram e fazem parte da história da comunidade surda brasileira. Utilizamos a imagem de um baú como forma de trazer os poemas e selecionar as preciosidades e antiguidades que são guardadas no baú, relacionando os poemas sinalizados com a ideia de riquezas dessa comunidade. O problema de pesquisa que acompanhou o desenvolvimento da investigação foi: de que modo a língua de sinais é utilizada em poemas e quais os temas mais frequentes? Em outras palavras, o que dizem os poemas e de que modo? A partir desses questionamentos, o objetivo foi analisar o uso da língua de sinais e as temáticas privilegiadas nos poemas selecionados. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa consistiu em uma análise qualitativa, considerando a utilização da bricolagem em pesquisas na área da educação, com ênfase no uso da língua de sinais por surdos em poemas sinalizados. Para isso, foram analisados dois poemas registrados em vídeos, com posterior tradução de Libras para o português, a fim de viabilizar a descrição e análise do material e registrar recorrências encontradas. Como resultado, apontamos que os poemas analisados têm relação com temas da comunidade surda, tais como a formação de surdos (em “O balé das mãos”) e os intérpretes de Libras (em “Dia dos intérpretes”) e linguisticamente salientam formas de produção artística em língua de sinais.

    Resumo em Espanhol:

    resumen El presente artículo hace parte de la investigación de maestría que buscó explorar un baúl de poemas en lengua de señas brasileña (Libras), que hicieron y hacen parte de la historia de la comunidad sorda brasileña. Utilizamos la imagen de un baúl como forma de traer los poemas y seleccionar las preciosidades y antigüedades que son guardadas en un baúl, relacionando los poemas señalados con la idea de riqueza de esa comunidad. El problema de investigación que acompañó el desarrollo del proceso fue el siguiente: ¿de qué modo la lengua de señas es utilizada en los poemas y cuáles son los temas más frecuentemente privilegiados? En otras palabras, ¿qué dicen los poemas y cómo lo dicen? A partir de esos cuestionamientos, el objetivo fue analizar el uso de la lengua de señas y las temáticas privilegiadas en los poemas seleccionados. La metodología utilizada para el desarrollo de la pesquisa se constituyó en un análisis cualitativo, considerando el uso de la lengua de señas por sordos en los poemas señalados. Para eso, fueron analizados dos poemas registrados en videos, con posterior traducción de Libras para el portugués, con el objetivo de viabilizar la descripción y análisis del material y registrar recurrencias encontradas. Como resultado, señalamos que los poemas analizados tienen relación con temas de la comunidad sorda tales como la formación de sordos (“El ballet de las manos”), y de intérpretes de Libras (“Día de los intérpretes”) y lingüísticamente destacan las formas de producción artística en lengua de señas.

    Resumo em Inglês:

    abstract This research explores the poetry chest in Brazilian Sign Language (Libras) that has been a part of the history of the Brazilian deaf community. We use the chest as an image that alludes to a collection of treasures and antiques. In this framework, the sign-language poems reference the richness of the hearing-impaired community. The research question that guides this essay is how is sign language used in poems and which are its preferred themes? In other words, what do the poems say and how? Using these questions, the objective is to analyze the use of sign language and the privileged themes in selected poems. The methodology used for the development of the research is qualitative analysis. The essay considers the use of sign language by the hearing-impaired in sign-language poems. For this, we analyze two poems recorded on videos, with subsequent translation from Libras to Portuguese, in order to facilitate the description and analysis of the material and the register recurrences found in the poems. The essay shows that the poems analyzed relate to important themes in the deaf community, such as the training of the deaf (in “O balé das mãos” [The Hands Ballet]) and Libras interpreters (in “Dia dos intérpretes” [Interpreters’ Day]) and linguistically highlight forms of artistic production in sign language.
  • À procura do berço esplêndido: a trajetória de uma geração em O filho eterno Outras Alteridades

    Boenavides, William Moreno

    Resumo em Português:

    resumo O romance O filho eterno, de Cristóvão Tezza, apresenta a trajetória de um pai não nomeado através do espelhamento em relação a seu filho, Felipe, portador da síndrome de Down. Nesse trabalho, procura-se enfatizar a trajetória do pai enquanto representante de uma geração que teve sua juventude marcada pela presença da ditadura militar e que vivenciou a transição para o processo chamado de “redemocratização” do Brasil. Para tanto, parte-se da hipótese de que o referido espelhamento se dá também em função da história do país, em relação ao qual o pai deixa entrever o viés de classe com o qual o relato é construído. Mostra-se que as maneiras pelas quais o romance vincula a trajetória do pai à do país variam ao longo do livro, mas se fazem presentes em recortes temporais enfatizados nas décadas de 1970, 1980 e nos anos 2000.

    Resumo em Espanhol:

    resumen La novela O filho eterno, de Cristóvão Tezza, presenta la trayectoria de un padre no nombrado a través del reflejo en relación con su hijo, Felipe, portador del síndrome de Down. En este trabajo, se busca enfatizar la trayectoria del padre como representante de una generación que tuvo su juventud marcada por la presencia de la dictadura militar y que vivenció la transición al proceso llamado "redemocratización" de Brasil. Para ello, se parte de la hipótesis de que dicho reflejo se da también en función de la historia del país, con relación a la cual el padre deja entrever el sesgo de clase con el que se construye el relato. Se muestra que las maneras en que la novela vincula la trayectoria del padre a la del país varían a lo largo del libro, pero se hacen presentes en recortes temporales enfatizados en las décadas de los setenta, ochenta y en el año dos mil.

    Resumo em Inglês:

    abstract The novel O filho eterno, by Cristóvão Tezza, presents the trajectory of an anonymous father through his relationship with his son, Felipe, who has Down syndrome. This essay proposes to read the father’s story as a representative of a generation that experienced the impact of the military dictatorship and the country’s redemocratization during their youth. The confluence between personal and national trajectories is related to the country’s history and the father’s class-based perspective of said history. The article examines the ways in which the novel links the trajectory of the father with that of the country and how it varies throughout the book, as indicated by specific temporal moments during the 1970s, 1980s and 2000s.
  • A relação pai e filho embalada pela síndrome de Down em O filho eterno e Mallko y papá Outras Alteridades

    Cortez, Mariana; Fellini Neto, Dinéia Ghizzo; Bogoni, Rosangela Marcilio

    Resumo em Português:

    resumo A literatura, como observa o narrador da obra O filho eterno, de Cristóvão Tezza, não trouxe à cena protagonistas com síndrome de Down. Personagens com essa síndrome quase nunca foram retratados nas narrativas literárias. Diante dessa constatação, o presente artigo tem como finalidade fazer a aproximação de duas obras literárias contemporâneas: O filho eterno, do autor brasileiro Cristóvão Tezza (2007), e Mallko y papá, de autoria do argentino Gusti Rosemffet (2016). O objetivo do artigo é evidenciar a temática da relação entre os pais e seus filhos com síndrome de Down para entender como ela metaforiza o processo social de aceitação da diferença. O referencial teórico utilizado será Bakhtin (1979, 2003), para refletir acerca do tempo e do espaço da enunciação; Perrone-Moisés (2016), para compreender as implicações do gênero autoficção; e Gilbert (2017), que abrirá caminhos para pensar a representação da síndrome de Down em produções culturais.

    Resumo em Espanhol:

    resumen La literatura, como observa el padre de la obra O filho eterno, no presenta protagonistas con el Síndrome de Down. Los personajes con este síndrome casi nunca han sido retratados en las narrativas literarias. Desde esta constatación, el presente artículo tiene la finalidad de aproximarse a dos obras literarias contemporánea: O filho eterno (2007), del autor brasileño Cristóvão Tezza, y Mallko y papá (2016), del autor argentino Gusti Rosemffet. El objetivo es poner en evidencia la temática de la relación entre padre e hijo con Síndrome de Down para entender como ella metaforiza el proceso social de la aceptación de la diferencia. El marco teórico utilizado será Bakhtin (1979, 2003) para reflexionar acerca del tiempo y del espacio de la enunciación; Perrone-Moisés (2016) para comprender las implicaciones del género de auto ficción; y Gilbert (2017) que abrirá caminos para pensar la representación del Síndrome de Down en producciones culturales.

    Resumo em Inglês:

    abstract Literature, as noted by the father character in the novel, O filho eterno by Cristóvão Tezza, did not bring to the literary scene protagonists with Down syndrome. In light of this, the present article discusses two contemporary literary works: O filho eterno, by the Brazilian author Cristóvão Tezza (2007) and Mallko y papá, by the Argentine author Gusti Rosemffet (2016). Both works portray the daily lives of parents who have children with Down syndrome. The article underscores how the relationship between fathers and sons with Down syndrome emblematizes the social process of accepting difference. The theoretical references will be Bakhtin (1979; 2003), who will be used to reflect on the time and space of enunciation; Perrone-Moisés (2016), whose work will be employed to understand the implications of the auto-fictional genre; and Gilbert (2017), whose text will assist us in thinking about the representation of Down syndrome in cultural productions.
  • Vermelho da cor do sangue, azul da cor do céu Outras Alteridades

    Santos, Juliana

    Resumo em Português:

    resumo Este trabalho apresenta uma proposta de estudo da narrativa infantojuvenil Olhos azuis coração vermelho, de Jane Tutikian (2005), e, a partir de conceitos como individuação, romance de formação e rito de passagem, discute a forma como a narrativa apresenta o processo de amadurecimento da personagem Júlia a partir da relação que estabelece com sua irmã Titi, portadora da síndrome de Down. Considerando os postulados teóricos de Carl Gustav Jung, François Jost, Arnold van Gennep, entre outros, são analisados a trajetória da protagonista em busca de sua identidade e o papel que os conflitos com sua irmã caçula tiveram nesse processo.

    Resumo em Espanhol:

    resumen En este trabajo se presenta una propuesta de estudio del relato infantil-juvenil Olhos azuis coração vermelho [Ojos celestes corazón rojo], de Jane Tutikian (2005) y, a partir de conceptos como los de individualización, la novela de formación y el rito de pasaje, se discute la forma en que el relato presenta el proceso de maduración del personaje Júlia a partir de la relación que establece con su hermana Titi, portadora del síndrome de Down. Teniendo en cuenta los postulados teóricos de Carl Gustav Jung, François Jost, Arnold van Gennep, entre otros, se analiza la trayectoria de la protagonista en busca de su identidad y también el papel que tuvieron los conflictos con su hermana menor en ese proceso.

    Resumo em Inglês:

    abstract This essay analyzes the children’s literature book Olhos azuis coração vermelho [Blue eyes red heart] by Jane Tutikian (2005). Using concepts like individuation, bildungsroman, and rite of passage, the article discusses the manner in which the narrative presents the protagonist's (Julia) development through her relationship with her sister (Titi), who has Down syndrome. Employing theoretical postulates by Carl Gustav Jung, François Jost, Arnold van Gennep, among others, the essay analyzes the protagonist's journey in search of identity and the role that her conflicts with her younger sister play in this process.
  • A crítica literária em periódicos brasileiros contemporâneos: uma aproximação inicial Outros

    Dalcastagnè, Regina

    Resumo em Português:

    resumo A partir do mapeamento e análise da crítica literária acadêmica produzida no Brasil nos últimos 15 anos, busca-se observar como a literatura brasileira (e, mais especificamente, a literatura brasileira contemporânea) é abordada nessas revistas. Com a leitura e fichamento de mais de 3 mil artigos, procurou-se identificar quais as correntes mais presentes, os autores de referência, as obras mais citadas. A intenção é alcançar um conhecimento mais profundo tanto sobre a crítica no meio universitário quanto sobre os mecanismos de legitimação do campo literário brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    resumen A partir del mapeo y análisis de la crítica literaria académica producida en Brasil en los últimos quince años, se busca observar cómo la literatura brasileña (y más concretamente la literatura brasileña contemporánea) es abordada en estas revistas. Con la lectura y fichamiento de más de 3.000 artículos, se buscó identificar cuáles son las corrientes más presentes, los autores de referencia y las obras más citadas. La intención es alcanzar un conocimiento más profundo sobre la crítica en el medio universitario y sobre los mecanismos de legitimación del campo literario brasileño.

    Resumo em Inglês:

    abstract By mapping the scholarly production from the last fifteen years, this article seeks to understand how Brazilian literature, and, in particular contemporary Brazilian literature, is broached in this output. The essay examines a corpus of more than three thousand articles to identify some of the most common literary trends, which authors are frequently referenced, and which works are quoted the most. The essay aims to better understand academic scholarship and to pinpoint the mechanisms of legitimization in the field of Brazilian literature.
  • André Carneiro: a ficção científica e os limites da literatura Otros

    Martinez, Luciana

    Resumo em Português:

    resumo A obra de André Carneiro representa uma das bases fundamentais da “GRD geração”, o primeiro movimento da ficção científica no Brasil. Tanto em sua ficção quanto em seus ensaios, Carneiro propõe uma ideia de gênero conforme a qual o exercício literário é levado a um limite, questionando as afirmações em torno da autonomia literária. Partindo de um corpus que inclui diferentes textos emblemáticos da sua narrativa, analisaremos como o autor propõe ontologias literárias que ele formula apelando à construção de uma base epistemológica que reúne conceitos próprios da prática da hipnose (que Carneiro recupera de seus textos de divulgação) ou pertencentes à parapsicologia e à mecânica quântica. Assim, a proposta final de Carneiro parece orientada a construir, sob a influência de um sincretismo epistemológico que reúne os mencionados paradigmas, um modelo singular de realismo.

    Resumo em Espanhol:

    resumen La obra de André Carneiro es una de las aristas medulares de la “Generación GRD”, primer movimiento de la ciencia ficción en Brasil. Tanto en sus ficciones como en sus ensayos, Carneiro propone una idea sobre el género según la cual el ejercicio literario es llevado a un límite, poniendo en cuestión afirmaciones sobre la autonomía literaria. Partiendo de un corpus que abarca distintos relatos emblemáticos de su narrativa, se analiza cómo el autor propone ontologías literarias que formula apelando a la construcción de una base epistemológica que reúne conceptos propios de la práctica de la hipnosis (que recupera de sus textos de divulgación científica) o pertenecientes a la parapsicología y la mecánica cuántica. En este sentido, la propuesta final de Carneiro parece orientada a construir, bajo la influencia de un sincretismo epistemológico que reúne los mencionados paradigmas, un modelo de realismo singular.

    Resumo em Inglês:

    abstract The work of André Carneiro is one of the fundamental branches of “GRD Generation”, the first Brazilian science fiction movement. Both in his fictions and essays, Carneiro proposes an idea on genre according to which the literary exercise is pushed to a limit, questioning the assertions about literary autonomy. Based on a corpus that includes different emblematic texts from his narrative, it is analyzed how the author proposes literary ontologies that he formulates by building an epistemological core that gathers concepts typical of hypnosis practices (taken from his divulgation texts) or belonging to Parapsychology and Quantum mechanics. In this regard, Carneiro’s final proposal seems to be oriented towards building, under the influence of an epistemological syncretism that gathers the paradigms above, a singular realistic model.
  • Esse vírus de science fiction: doença e alteridade em Caio Fernando Abreu Outros

    Magri, Milena Mulatti

    Resumo em Português:

    resumo Neste trabalho, procuramos analisar diferentes formas de apresentação da aids na obra de Caio Fernando Abreu, tendo em vista, sobretudo, dois momentos distintos. O primeiro momento diz respeito à divulgação dos primeiros casos de aids no Brasil, e o segundo, ao momento posterior à confirmação para o próprio autor do diagnóstico da doença. A aids é caracterizada, desde seu surgimento, como uma doença socialmente temida e estigmatizada, o que acabou promovendo formas de exclusão social de pacientes soropositivos. A comparação destes diferentes momentos permite observar uma mudança na forma de compreensão da aids na obra de Abreu, que passa de um evento alheio e temível a uma alteridade que passa a ser constitutiva do próprio sujeito.

    Resumo em Espanhol:

    resumen En este trabajo, procuramos analizar las diferentes formas de presentación del sida en la obra de Caio Fernando Abreu, mirando especialmente dos momentos diferentes. El primer momento está relacionado con la divulgación de los primeros casos de sida en Brasil, y el segundo está relacionado con la confirmación al escritor de su proprio diagnóstico de la enfermedad. El sida se caracteriza, desde su aparición, como una enfermedad temida socialmente y estigmatizada, lo que causó formas de exclusión social de pacientes con VIH. La comparación de estos diferentes momentos permite observar un cambio en la forma de comprensión del sida, en la obra de Abreu, que pasa de un evento ajeno y temible a una especie de alteridad constitutiva del proprio sujeto.

    Resumo em Inglês:

    abstract In this essay, we analyse how Caio Fernando Abreu’s work represents AIDS during two distinct moments. The first moment is concerned with the appearance of the first cases of AIDS in Brazil. The second moment is concerned with the writer’s diagnosis of the disease. AIDS is characterized, since its beginning, as a socially feared and stigmatized disease, which engendered the social exclusion of seropositive patients. The comparison of these two different moments allows us to observe a change in how Abreu’s work understands the disease. The texts shift from a perception of the disease as strange and fearsome to a form of otherness that becomes an integral part of the self-subject.
  • Maternidade negra em Um defeito de cor: a representação literária como disrupção do nacionalismo Outros

    Silva, Fabiana Carneiro da

    Resumo em Português:

    resumo Ao se configurar fundamentalmente como o relato (carta) de uma mãe negra ao filho desaparecido, o romance Um defeito de cor, publicado por Ana Maria Gonçalves em 2006, incita-nos a adentrar de modo detido no conjunto de questões pertinentes à representação da maternidade da mulher negra na literatura produzida no Brasil. Desse modo, neste artigo, recupero criticamente o estereótipo da “mãe preta” para analisar como Um defeito de cor o desconstrói e inscreve em nossa literatura uma experiência complexa de maternidade negra, a qual, de modo particular, é disruptiva em relação ao discurso nacionalista brasileiro, revelando sua dimensão ideológica e racista.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Al configurarse fundamentalmente como el relato (carta) de una madre negra al hijo desaparecido, la novela Um defeito de cor, publicada em 2006 por Ana Maria Gonçalves, incita a adentrarnos de modo detenido en el conjunto de cuestiones pertinentes a la representación de la maternidad de la mujer negra en la literatura producida en Brasil. De este modo, en este artículo, recupero críticamente el estereotipo de la “madre negra” para analizar cómo Um defeito de cor lo deconstruye e inscribe en nuestra literatura una experiencia compleja de la maternidad negra, la cual, de modo particular, es disruptiva en relación al discurso nacionalista brasileño, revelando su dimensión ideológica y racista.

    Resumo em Inglês:

    abstract Written as letter of a black mother to her disappeared child, the novel Um defeito de cor, by Ana Maria Gonçalves (2006), urges us to reflect about the representation of black motherhood in Brazilian literature. In this article, I critically recover the stereotype of the “mãe preta” to analyze how Um defeito de cor deconstructs and literarily inscribes a complex experience of black motherhood that is disruptive to Brazil’s nationalist discourse in that it reveals its ideological and racist dimension.
  • Stela do Patrocínio e a poética da clausura Outros

    Almeida, Tereza Virginia de; Bonfim, Letícia de

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo tem como objetivo abordar enquanto objeto literário a fala poética de Stela do Patrocínio, diagnosticada como esquizofrênica e mantida em clausura institucional entre 1962 e 1992. Para isto, temos como base o livro Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, no qual a filósofa Viviane Mosé transcreve em versos as falas de Stela, gravadas por sua resistência em lidar com tintas e papéis em um projeto desenvolvido pela artista plástica Neli Gutmacher. O artigo se divide em duas seções. A primeira se dedica à biografia de Stela e à própria condição da clausura como origem das falas poéticas. A segunda se detém em abordar as falas como textos e a refletir sobre o encontro entre loucura e poesia. Essa poesia que emerge de uma voz marginalizada pela instituição surpreende e nos desafia pela forma como organiza esteticamente a percepção que a poeta tem de si como objeto dentro do discurso médico.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este artículo tiene como objetivo abordar como objeto literario el habla poética de Stela del Patrocinio, diagnosticada como esquizofrénica y mantenida en clausura institucional entre 1962 y 1992. Para esto, tenemos como base el libro Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, en el que la filósofa Viviane Mosé transcribe en versos las palabras de Stela, grabadas en función de su resistencia a lidiar con tintas y papeles, en un proyecto desarrollado por la artista plástica Neli Gutmacher. El artículo se divide en dos secciones. La primera se dedica a la biografía de Stela y a la propia condición de la clausura como origen de las palabras poéticas. La segunda se detiene a abordar las palabras como textos y reflexionar sobre el encuentro entre locura y poesía. Esta poesía que emerge de una voz marginada por la institución sorprende y nos desafía por la forma en que organiza estéticamente la percepción que la poeta tiene de sí como objeto dentro del discurso médico.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article reads the poetic speech of Stela do Patrocínio, diagnosed as a schizophrenic and kept in institutional confinement between 1962 and 1992, as a literary object. We base our study on the book Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, in which the philosopher Viviane Mosé transcribes the speeches of Stela into verses. Stela’s speeches were recorded because of her resistance to dealing with paint and paper in a project developed by the visual artist Neli Gutmacher. The article is divided into two sections. The first is devoted to the biography of Stela and her confinement as the origin of her poetic speech. The second section approaches Stela’s speeches as texts so as to reflect on the encounter between madness and poetry. The poetry that emerges from a voice marginalized by the institution surprises and challenges us in how it aesthetically organizes the poet’s perception of herself as an object within medical discourse.
  • Sob o domínio do duplo: um estudo comparativo de dois contos de Ignácio de Loyola Brandão Outros

    Silva, Antonia Marly Moura da; Leite, Francisco Edson Gonçalves

    Resumo em Português:

    resumo Da tradição à modernidade, figurações do duplo denotam o prestígio da fantasia e do imaginário no vasto espaço da literatura. Na contemporaneidade, os dramas humanos são elementos inspiradores na composição do esfacelamento do eu, tornando-se uma das vias pelas quais a crise da subjetividade é representada na literatura. Assim, o presente artigo analisa as configurações assumidas pelo duplo nos contos “A mão perdida na caixa de correio” e “As cores das bolinhas da morte”, integrantes da obra O homem que odiava a segunda-feira: as aventuras possíveis, de Ignácio de Loyola Brandão (2000). Nas duas narrativas, a perda de uma parte física dos personagens centrais é o traço instigador de uma realidade fantástica. As partes mutiladas assumem, simbólica e metonimicamente, a condição de duplo das personagens e, a partir disso, uma saga é empreendida na tentativa de reincorporação dessa parte faltante ao corpo. O sentimento de incompletude gerado pela mutilação impacta profundamente na psicologia dessas personagens, arrancando-as de uma rotina de vida burocratizada e rigidamente normatizada para lançá-las num mundo de surpresas e num cotidiano imprevisível.

    Resumo em Espanhol:

    resumen De la tradición a la modernidad, figuraciones del doble denotan el prestigio de la fantasía y de lo imaginario en el vasto espacio de la literatura. En la contemporaneidad, los dramas humanos son elementos inspiradores en la composición de la desintegración del yo, convirtiéndose en una de las vías por las cuales la crisis de la subjetividad se representa en la literatura. Así, el presente artículo analiza las configuraciones asumidas por el doble en los cuentos A mão perdida na caixa de correio y As cores das bolinhas da morte, integrantes de la obra O homem que odiava a segunda-feira: as aventuras possíveis de Ignacio de Loyola Brandão (2000). En las dos narrativas, la pérdida de una parte física de los personajes centrales es el rasgo instigador de una realidad fantástica. Las partes mutiladas asumen, simbólica y metonímicamente, la condición de doble de los personajes y, a partir de eso, una saga es emprendida en la tentativa de reincorporación de esa parte faltante al cuerpo. El sentimiento de incompletud generado por la mutilación impacta profundamente en la psicología de esos personajes, arrancándolos de una rutina de vida burocratizada y rígidamente normalizada para lanzarlos en un mundo de sorpresas y en un cotidiano imprevisible.

    Resumo em Inglês:

    abstract Throughout literary tradition, the figure the double denotes the importance of fantasy and of the imaginary in the vast space of literature. In the contemporary period, human dramas inspire works that broach the shattering of the self, and become one of the ways in which literature represents the crisis of subjectivity. The present article analyzes the configurations assumed by the double in the short stories "A mão perdida na caixa do correio" and "As cores das bolinhas da morte", that appear in the volume O homem que odiava a segunda-feira: as aventuras possíveis by Ignácio de Loyola Brandão (2000). In both narratives, the loss of a physical part of the central characters is the main feature of a fantastic reality. The mutilated parts assume, symbolically and metonymically, the status of the characters’ double. The mutilation serves the starting point of an adventure to reincorporate the missing body part. The sense of incompleteness generated by the mutilation has a profound impact on the characters’ psychology, removing them from a routine of bureaucratized and rigidly standardized life and throwing them into a world of surprises and into an unpredictable daily life.
  • Deriva e exílio sexuais: sobre Stella Manhattan, de Silviano Santiago Outros

    Lima, Carlos Henrique Lucas; Caetano, Marcio

    Resumo em Português:

    resumo Propomos, neste artigo, a deriva e o exílio sexual como categorias estéticas e políticas manejadas em Stella Manhattan, visando, estrategicamente, provocar o que viemos chamando, a partir de alguns autores e autoras, derrisão da heterossexualidade compulsória. Discutiremos o conceito de deriva sexual com o auxílio de Deleuze e Guattari, e o de exílio, a partir de Said, articulando a leitura de tais autores com outros do repertório crítico pós-estruturalista, sobretudo Michel Maffesoli e Judith Butler.

    Resumo em Espanhol:

    resumen En el presente artículo proponemos la deriva y el exilio sexual como categorías estéticas y políticas manejadas en Stella Manhattan, buscando estratégicamente provocar lo que venimos llamando, a partir de algunos autores y autoras, el derrumbamiento de la heterosexualidad obligatoria. Discutiremos el concepto de deriva sexual con el auxilio de Deleuze y Guattari, y el de exilio, desde Said, articulando la lectura de tales autores con otros del repertorio crítico post-estructuralista, sobre todo Michel Maffesoli y Judith Butler.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article shows how the novel Stella Manhatten employs the condition of adriftness and sexual exile as aesthetic and political categories to strategically perform what we are calling, using some authors, a derision of compulsory heterosexuality. We will discuss the concept of sexual adriftness with the help of Deleuze and Guattari and the notion of exile using Said. We will read these authors in conjunction with other poststructuralist thinkers, in particular Michel Maffesoli and Judith Butler.
  • Entre “ós”, “ais” e “jaguanhenhéns”: voz e linguagem em Padre Antônio Vieira e Guimarães Rosa a partir de Nuno Ramos Outros

    Santos, João Guilherme Dayrell de Magalhães

    Resumo em Português:

    resumo O artigo toma por objeto a articulação voz e linguagem na obra Ó (2008), de Nuno Ramos, atentando à correlação desta bipartição à polaridade cultura e natureza, conforme consta na Política, de Aristóteles. Infere-se que Ramos elabora uma descida da linguagem à voz, procedimento que pode ser entendido como a inversão do esquema traçado por Padre Antônio Vieira no sermão “Nossa senhora do ó” (1640), no qual a voz é submetida à linguagem, o corpo ao espírito. Doravante, elegeremos o conto “Meu tio o Iauaretê”, de João Guimarães Rosa, como um possível precursor da expressão “ó” por fazer o ruído animal atravessar a comunicação, embora nossa conclusão seja a de que Nuno Ramos propõe uma decida de mão única do espírito à animalidade, do lógos à phoné, o que nos permitiria vincular sua humanista teoria da separação entre cultura e natureza àquela proposta pelo filósofo Giorgio Agamben; enquanto em Rosa haveria um procedimento perspectivista, como o teorizado pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, segundo o qual a natureza seria capaz também de possuir linguagem, saber.

    Resumo em Espanhol:

    resumen El artículo toma por objeto la articulación de voz y lenguaje en la obra Ó (2008), de Nuno Ramos, poniendo atención a la correlación en esta bipartición de la polaridad cultura y naturaleza, conforme consta en la Política, de Aristóteles. Se infiere que Ramos elabora un descenso del lenguaje a la voz, procedimiento que puede ser entendido como la inversión del esquema trazado por el Padre Antônio Vieira en el sermón Nuestra señora del ó (1640), en el que la voz es sometida al lenguaje, el cuerpo al espíritu. A partir de ello, elegiremos el cuento Meu tio o Iauaretê, de João Guimarães Rosa, como un posible precursor de la expresión “ó”, de hacer el ruido animal atravesar la comunicación, aunque nuestra conclusión es la de que Nuno Ramos propone un descenso de manera única del espíritu a la animalidad, del lógos a la phoné, lo que nos permitiría vincular su humanista teoría de la separación entre cultura y naturaleza a aquella propuesta por el filósofo Giorgio Agambens; mientras que en Rosa habría un procedimiento perspectivista, como el teorizado por el antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, según el cual la naturaleza sería capaz también de poseer un lenguaje, un saber.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article takes as its object the articulation of voice and language in Ó (2008), by Nuno Ramos, considering the correlation of this bipartition with the dichotomy culture and nature, as it is stated in Aristotle’s Politics. The essay concludes that Ramos elaborates a descent from language to the voice, a procedure that can be understood as the inversion of the scheme outlined by Padre Antônio Vieira in the sermon “Nossa Senhora do O” (1640), in which the voice is subordinated to language, body to the spirit. We choose the narrative “Meu tio o Iauaretê”, by João Guimarães Rosa, as a possible precursor of the expression "ó" for making possible the crossing of communication lines between human and animal noises, although our conclusion is that Nuno Ramos proposes a one-way street from the spirit to animality, from logos to phoné, which allows us to link his humanist theory of the separation of culture and nature to that proposed by the philosopher Giorgio Agamben; while in Rosa there is be a perspectivist procedure, similar to the one theorized by the anthropologist Eduardo Viveiros de Castro, according to which nature also possesses language, knowledge.
  • Um sertão Elomariano: identidade e modernidade na obra de Elomar Figueira Mello Outros

    Oliveira, Helder Canal de

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo visa apresentar a discussão sobre identidade na obra artística de Elomar Figueira Mello. Para tanto, busquei fazer uma discussão da identidade sertaneja do sul da Bahia, juntamente com suas alteridades mais próximas, a saber: o litoral baiano e a modernidade, e com a dinâmica existente na demarcação simbólica das diferenças culturais. Discuti, assim, a diferenciação espacial existente dentro da Bahia e a configuração dos padrões de significados entre sertão e modernidade. Finalmente, mostrei o amálgama existente entre um ethos e uma visão de mundo sertanejo e moderno, visto que ambos repartem o mesmo espaço.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este artículo pretende presentar la discusión sobre identidad en la obra artística de Elomar Figueira Mello. Para ello, busqué hacer una discusión de la identidad sertaneja del sur de Bahía, junto con sus alteridades más cercanas, a saber: el litoral baiano y la modernidad, y con la dinámica existente en la demarcación simbólica de las diferencias culturales. Discutí, así, la diferenciación espacial existente dentro de Bahía y la configuración de los patrones de significados entre sertón y modernidad. Finalmente mostré la amalgama existente entre un ethos y una visión de mundo sertanejo y moderno, ya que ambos comparten el mismo espacio.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article revisits the issue of identity in the artistic work of the composer Elomar Mello. I investigate Mello’s views on the “sertanejo” (hinterland) identity associated with southern Bahia along with his considerations on modernity, as well as the identities of coastal Bahia. I am especially interested in showing how Elomar Mello’s work translates the process of symbolic demarcation of cultural differences. This central concern leads me to deal with the geographic differences within Bahia’s territory, as well as with the specific meanings commonly attributed to both modernity and the hinterland (“sertão”). In the end, I show how the identities and world views about modernity and hinterland are amalgamated to the extent that both are part and parcel of one single symbolic terrain.
  • Haroldo de Campos, tradição e paralelismos com a poética borgiana Outros

    Rivera, Jorgelina

    Resumo em Português:

    resumo O presente artigo objetiva realizar uma leitura atenta dos textos críticos mais significativos do escritor, poeta e ensaísta Haroldo de Campos, especialmente seu ensaio “Poética sincrônica” (1969). Através dessa pesquisa pretendemos encontrar as chaves do pensamento haroldiano que consideramos ser significativas para entender uma parte essencial do desenvolvimento na história da literatura brasileira. Para isso, previamente realizamos uma contextualização no campo das letras até o surgimento do pensamento haroldiano. Em particular, demos uma especial ênfase nos aspectos da leitura e da tradição, também mencionamos alguns paralelismos evidentes com a poética de Jorge Luis Borges, importante precursor de Campos. Para cumprir nosso objetivo, utilizamos como bibliografia de embasamento alguns artigos do autor em questão que apontam para os leitores, de uma maneira muito simples, os conceitos fundamentais que articulam a máquina de seu pensamento.

    Resumo em Espanhol:

    resumen El presente artículo se propone realizar una lectura atenta de los textos críticos más significativos del escritor, poeta y ensayista Haroldo de Campos, especialmente su ensayo “Poética sincrónica” (1969). A través de esta investigación pretendemos encontrar las claves del pensamiento haroldiano que consideramos significativas para entender una parte esencial del desarrollo de la historia de la literatura brasileña. Para esto, previamente realizamos una contextualización en el campo de las letras hasta el surgimiento del pensamiento haroldiano. En particular, damos un énfasis especial a los aspectos de la lectura y de la tradición y también mencionamos algunos paralelismos evidentes con la poética de Jorge Luis Borges, importante precursor de Campos. Para cumplir nuestro objetivo utilizamos como bibliografía básica algunos artículos del autor en cuestión que presentan a los lectores, de una manera muy simple, los conceptos fundamentales que articulan la máquina de su pensamiento.

    Resumo em Inglês:

    abstract The present article aims to perform a careful reading of the most important critical texts of writer, poet and essayist Haroldo de Campos, especially his essay "Poetic Synchronic" (1969). Through this analysis, we intend to find the keys of Haroldian thought that we consider to be meaningful for understanding an essential part of the development of the history of Brazilian literature. We contextualize Brazilian literature until the emergence of Haroldian thought, with a special emphasis on the concepts of reading and tradition. The article also examines some evident parallels with the poetics of Jorge Luis Borges, an important precursor of Campos. In order to fulfill our objective, we use as background bibliography some articles by the author in question that point out to the readers, in a very simple way, the fundamental concepts that articulate the machine of their thought.
  • Literatura na escola brasileira: história, normativas e experiência no espaço escolar Outros

    Zappone, Mirian Hisae Yaegashi

    Resumo em Português:

    resumo No Brasil de hoje, marcado por tempos de reforma de ensino (em vários níveis), de supressão de disciplinas, de alterações de carga horária, mas, ao mesmo tempo, de desenvolvimento de programas (como o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - PIBID) que visam incentivar a docência de disciplinas em extinção como física, matemática química e mesmo de língua portuguesa, mais do que nunca, parece ser importante recuperar a história a fim de compreender a função das disciplinas escolares e na escola e na sociedade e o status que a elas se tem dado no momento contemporâneo. Este é o percurso que pretendo seguir ao discutir, especificamente, a história, ainda que sucinta, do ensino de literatura no Brasil, à qual se somarão algumas constatações feitas sobre o ensino de literatura em situação escolar a partir do PIBID, implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a partir de 2008.

    Resumo em Espanhol:

    resumen En el Brasil de hoy, marcado por tiempos de reforma de la enseñanza (en varios niveles), de supresión de disciplinas, de alteraciones de la carga horaria, pero al mismo tiempo de desarrollo de programas (como el Programa Institucional de Becas de Incentivo a la Docencia - PIBID) destinados a fomentar la enseñanza de las disciplinas en peligro de extinción como la física, la química, las matemáticas e incluso el portugués, parece importante más que nunca, recuperar la historia con el fin de entender la función de las materias escolares y el estatus que se les ha dado en el momento contemporáneo en la escuela y en la sociedad. Este es el recorrido que pretendo seguir al discutir, específicamente, la historia, aunque sucinta, de la enseñanza de literatura en Brasil a la que se sumarán algunas constataciones hechas sobre la enseñanza de la literatura en situación escolar a partir del PIBID, implantado por la Coordinación de Perfeccionamiento Personal de Nivel Superior (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes) a partir de 2008.

    Resumo em Inglês:

    abstract Contemporary Brazil is experiencing teaching reforms at all levels: elimination of disciplines, changes in teaching load as well as by the creation of educational programs (for instance, the Institutional Program for Teaching-Enhancing Scholarships - PIBID) that promote the teaching of threatened disciplines such as Physics, Mathematics, Chemistry and even Portuguese. It is thus important to recover the country’s pedagogical history so that the function of disciplines in school and in society and the status currently attribute to them can be properly understood. This article discusses the history of the teaching of literature in Brazil. The discussion will be backed by statements on the teaching of literature in schools since the 2008 establishment of the PIBID by the Coordination for the Upgrading of Personnel in Higher Education (Capes).
  • Em câmara lenta, de Renato Tapajós, 40 anos: autocrítica pública e sobrevivência Outros

    Cury, Maria Zilda Ferreira; Pereira, Rogério Silva

    Resumo em Português:

    resumo Em câmara lenta, romance de 1977, é narrativa pioneira em vários sentidos. Nele estão claramente definidos os temas da autocrítica e da sobrevivência - aspectos que, posteriormente, irão atravessar as várias narrativas, ficcionais ou memorialísticas, dos militantes de esquerda e ex-guerrilheiros, que se propõem contar suas experiências sobre o auge da repressão do regime militar brasileiro (1964-1985). O presente artigo, assim, lê o romance a partir dos conceitos de autocrítica (valendo-se do conceito de confissão, Foucault, 1988) e sobrevivência (Agamben, 2008).

    Resumo em Espanhol:

    resumen Em câmara lenta, novela de 1977, es una narrativa pionera en varios sentidos. En ella, los temas de autocrítica y supervivencia están claramente definidos, aspectos que luego atravesarán numerosas narraciones ficticias o memorialísticas de izquierdistas y ex militantes guerrilleros que pretenden contar sus vivencias con la represión del régimen militar brasileño (1964 -1985). Este artículo analiza la novela desde el punto de vista de la autocrítica (utilizando el concepto de confesión, Foucault, 1988) y la supervivencia (Agamben, 2008).

    Resumo em Inglês:

    abstract Em câmara lenta, a 1977 novel, is a pioneer narrative in several ways. In it, the themes of self-criticism and survival are clearly defined - aspects that will later appear in several fictional or memorialist narratives of left-wing and former guerrilla militants who intend to tell their experiences with the repression by Brazil’s military regime (1964-1985). This article analyzes the novel through the point of view of self-criticism (using the concept of confession, Foucault, 1988) and survival (Agamben, 2008).
  • Do caos do corpo ao íntimo desnudado: a estrutura do deboche no romance A casa dos budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro Outros

    Silva, Samuel Lima da; Vilalva, Walnice Aparecida Matos

    Resumo em Português:

    resumo O romance A casa dos budas ditosos (1999), de João Ubaldo Ribeiro, utiliza-se do deboche para construir toda a plataforma narrativa presentificada pela voz de uma narradora-protagonista idosa, beirando os 70 anos, identificada apenas pela sigla CLB. A trama gira em torno dessa baiana, residente no Rio de Janeiro, que decide narrar boa parte de sua vida enfatizando a luxúria, o sexo, as redomas sociais e, sobretudo, a independência do corpo. Nesse limiar, apontamos a expressão do deboche como pedra de toque para demonstrar a narrativa de Ubaldo Ribeiro como articuladora das noções de ironia, riso, vício e devassidão, engendradas pelo sexo, evidenciando o tripúdio como uma das expressões do romance moderno.

    Resumo em Espanhol:

    resumen La novela A casa dos budas ditosos (1999), escrita por João Ubaldo Ribeiro, utiliza el libertinaje para construir toda la plataforma narrativa personificada por la voz de una narradora-protagonista anciana, rayando los setenta años de edad, identificada apenas por la sigla CLB. La trama gira en torno de esa bahiana, residente en Rio de Janeiro, que decide narrar gran parte de su vida enfatizando la lujuria, el sexo, las burbujas de cristal sociales, y, sobre todo, la independencia del cuerpo. En ese aspecto, apuntamos para la expresión del libertinaje como piedra angular para presentar a la narrativa de Ubaldo Ribeiro como articuladora de las nociones de ironía, vicio y libertinaje, tocantes al sexo, evidenciando la impudicia como una de las expresiones de la novela moderna.

    Resumo em Inglês:

    abstract The novel A casa dos budas ditosos (1999), by João Ubaldo Ribeiro, uses mockery as its narrative thread. The narrative is represented by the voice of the narrator-protagonist - an elderly woman of about 70 years who only identifies herself through the initials CLB. This woman from Bahia, who now lives in Rio de Janeiro, is at the center of the plot. She decides to tell most of her life story highlighting lust, sex, social barriers and prejudices, and, above all, sexual independence. We underscore mockery as the narrative’s cornerstone to show how Ubualdo Ribeiro’s novel articulates the notions of irony, laughter, addiction and debauchery that are generated by sex. The article thus proposes mockery as one of the elements of modern novels.
  • Lilia Moritz Schwarcz - Lima Barreto: triste visionário Resenhas

    Vasconcelos, Adaylson Wagner Sousa de
  • Luiz Vilela - O filho de Machado de Assis Resenhas

    Amaral, Pauliane
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com